Menu

Mont Saint-Michel, França: como visitar, o que fazer lá e as nossas dicas

O Mont Saint-Michel, na França, é uma das atrações turísticas mais fantásticas que eu já conheci, depois de visitar mais de 80 países. Neste post, todas as dicas que você precisa para visitar esse lugar incrível!
Mont Saint-Michel_França
Mont Saint-Michel, na França, é uma das atrações turísticas mais fantásticas que eu já conheci na vida - e afirmo isso depois de visitar mais de 80 países.
Você já deve ter visto uma foto deste lugar impressionante em algum lugar: um vilarejo medieval murado, que floresceu em cima de um pequeno ilhote, num pico rochoso cercado por uma baía na foz do Rio Couesnon, no norte da França, na divisa entre as regiões da Normandia e Bretanha.

O Mont Saint-Michel é ainda mais majestoso justamente em função do local onde está situado, pois é a única construção em meio à imensidão da baía. Hoje em dia, o complexo é ligado ao continente por uma ponte/passarela.

Dentro da cidadela murada, você vai passear por ruelas medievais e conhecer a histórica Abadia beneditina gótica do século 8, que fica situada lá no topo do monte e seu claustro - uma aula de história ao vivo e a cores, com paisagens inesquecíveis!

Aproveite a subida pela Grande Rue, que atravessa todo o vilarejo e abriga muitas lojas e edifícios medievais com arquitetura típica normanda. Depois da visita à Abadia, faça uma refeição num dos restaurantes que oferecem deliciosos crepes ou omeletes e, na descida pelas muralhas, tire muitas fotos das vistas panorâmicas da baía do Monte Saint-Michel, observando o incrível fenômeno das marés!

O Monte Saint-Michel é um programa completo - o deslumbramento de conhecer ao vivo um lugar tão icônico e fotogênico, uma aula de história, o melhor da gastronomia normanda, compras e um impressionante fenômeno da natureza - tudo no mesmo lugar! É tudo aquilo que você ouviu falar e muito mais.

Neste post, todas as dicas que você precisa para visitar esse lugar incrível!

Leia mais sobre a França aqui no blog:

Saint-Malo, França: a cidade murada mais linda da Bretanha
Chartres, na França: destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia
Normandia e o Dia D: 5 lugares da 2ª Guerra Mundial para conhecer na França
Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
Honfleur, França: o vilarejo mais charmoso da Normandia
Étretat e Le Havre, na Normandia: o que fazer
Rouen, França: o que fazer na capital da Normandia
Giverny: como visitar a Casa e os Jardins de Monet
Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris
Como é voar na classe econômica da Air France
Estrasburgo: viajando de motorhome pela França
11 lindas aldeias francesas na Alsácia: viajando de motorhome pela França
França: o que você precisa saber antes de ir
Como é um passeio bate e volta de Paris ao Vale do Loire, na França
Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa
Mercados de Natal na Europa

Guia de bolso de Paris: do tamanho certo para levar na sua mochila
Os 10 museus mais populares do mundo
Filminhos que inspiram viagens para os pequenos viajantes

Viagens dos nossos amigos pela França

Paris com crianças: guia e dicas
Roteiro de 7 dias pelo norte da França: Vale do Loire, Saint Malo e Mont Saint Michel
Vale do Loire na França: roteiro de 4 dias
6 dias em Paris e Normandia
Relato de viagem de motorhome de 2 semanas pela França, Suíça e Itália
Relato de viagem de motorhome pela França, Bélgica e Suíca, com todos os custos e perrengues
Relato de viagem pela Rota dos Contos de Fadas na Alemanha e Alsácia Francesa

Mont Saint-Michel_França
o Monte Saint-Michel fica no norte da França, na divisa entre as regiões da Normandia e Bretanha

Mont Saint-Michel_França
divando no Mont Saint-Michel, França

Mont Saint-Michel_França
Mont Saint-Michel, França

Visitando o Monte Saint-Michel à noite

Foi uma visão emocionante quando, vários quilômetros antes de chegar lá, ainda na estrada, avistamos o Mont Saint-Michel ao longe, banhado pela luz de um por do sol inesquecível.

É impossível não se impressionar com um lugar tão grandioso com o monte!

Tenho certeza que você também vai se emocionar a 1ª vez que avistar o Mont Saint-Michel, um dos monumentos mais visitados da França (e do mundo!), em meio aos campos das propriedades rurais da Normandia.

Antes mesmo de chegar lá, é possível entender perfeitamente porque essa atração turística é tão popular - parte da 'wishlist' de tanta gente - e apaixonante.

Mont Saint-Michel_França
a emoção de avistar pela 1ª vez o Mont Saint-Michel ao entardecer

Mont Saint-Michel_França
conforme a noite vai chegando, os turistas vão indo embora e o Mont Saint-Michel vai se iluminando e se tornando um lugar mágico
E, conforme a gente foi se aproximando, fomos ficando cada vez mais boquiabertas. De perto, o lugar consegue ser ainda mais lindo!

Chegamos ao Monte Saint-Michel  ao final de uma viagem pela Normandia, vindas do Cemitério Americano, Praias de Desembarque e Memorial do Dia D, exatamente no momento do por do sol, depois das 19hs, e nem fomos ao hotel que havíamos reservado - seguimos direto para o Mont Saint-Michel.

Deixamos nosso carro alugado no estacionamento em La Caserne e pegamos a primeira 'navette' disponível, depois de entender como as coisas funcionam por lá.

No Mont Saint-Michel, a tarifa de estacionamento é bem reduzida à noite: eles cobram € 4,50 de estacionamento entre as 19hs e 1h da manhã.

Para quem viaja de motorhome, o estacionamento específico para motorhomes fica neste local.

As navettes são ônibus grátis que levam os turistas do estacionamento em La Caserne até o Mont Saint-Michel - elas funcionam das 7h30min até a meia-noite, 7 dias por semana...mas, para se garantir, recomendo que você volte para seu hotel em La Caserne até as 23hs. Se perder a última 'navette', o jeito é voltar a pé até o estacionamento.

Não é possível ir de carro próprio até o monte - só as 'navettes' vão até lá, e alguns poucos veículos autorizados. Antigamente, havia um estacionamento lá na base do monte, mas houveram alguns acidentes com veículos que foram levados pelas marés altas e a circulação de carros particulares e o estacionamento lá foram proibidos.

Na volta para o estacionamento, use a lanterninha do celular para encontrar o seu carro nos estacionamentos mal iluminados. Trate de lembrar em qual estacionamento você deixou o seu carro (P1, P6 ou P12?!?). Sério: são muitos estacionamentos, todos iguaizinhos, e se você não gravar o número do seu, terá trabalho para encontrar o carro lá à noite, no meio da escuridão!

Vale avisar: os motoristas das 'navettes' são mega mal-educados/mal-humorados e não dão NENHUMA informação.

são vários estacionamentos no mesmo local, em La Caserne, e cada um deles tem uma placa destas indicando se há vagas

placa indicando o local de onde partem os ônibus gratuitos que levam os turistas do estacionamento em La Caserne até o Mont Saint-Michel

vista do Mont Saint-Michel de dentro da 'navette', a caminho do monte

os ônibus gratuitos que levam os turistas do estacionamento ao Mont Saint-Michel são conhecidos como 'navettes'

Mont Saint-Michel_França
este é o local onde você desembarca da 'navette' - o terminal de ônibus de Mont Saint-Michel

 mapa e instruções sobre o pagamento do estacionamento na Praça das Navettes

para pagar o estacionamento nestas máquinas automáticas, use o cartão de crédito - elas não aceitam dinheiro
Quando eu via fotos do Mont Saint-Michel, pensava que aquilo tudo que se vê nas fotografias era uma coisa só, um único monumento.

Foi só quando de fato pesquisei mais sobre o local que descobri que aquele troço majestoso que se vê nas fotos não é uma coisa só, um único conjunto arquitetônico, como a Alhambra, por exemplo: pelo contrário, o monte abriga uma vila inteira, como qualquer outra aldeia francesa!

Por isso, para entrar no Mont Saint-Michel e caminhar por suas ruelas mal iluminadas à noite, não se paga nada - como em qualquer outra cidade francesa, a entrada é gratuita e você pode entrar lá durante as 24hs do dia.

Sim, apesar de o rochedo ser todo cercado por muralhas, o portão de acesso para o Monte Saint-Michel - La Porte du Roy - fica aberto 24hs, e só é necessário pagar ingresso para visitar a Abadia em si, que fica lá no topo do monte, e só abre durante o dia. Falo sobre os valores de ingressos e sobre a visita à Abadia mais adiante.

Quando você chega lá, é como se entrasse na cidade murada e fosse teletransportado direto ao passado, há muitos e muitos séculos atrás. Passear por dentro das muralhas do Mont Saint-Michel é como fazer parte do cenário de um filme medieval, seguindo as pegadas de peregrinos que por ali passavam a caminho de Santiago de Compostela. Vale MUITO a pena fazer um passeio noturno no Mont Saint-Michel!

À noite, o Mont Saint-Michel é ainda mais impressionante do que de dia.

Durante o dia, especialmente entre as 10 e 17hs, você inevitavelmente vai bater cotovelo e disputar as melhores fotos com centenas de outros turistas passeando pelas muralhas na metade do dia (mesmo que chegue bem cedo). À noite, o lugar fica tão deserto que, nos becos mais escuros, chega a dar um certo medinho de antigos fantasmas 😝

Mont Saint-Michel_França
o Mont Saint-Michel parece um cenário de filme da época medieval

maré baixa na noite em que chegamos ao Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
a minha foto, tirada sem tripé, não ficou grande coisa, mas posso garantir que, à noite, o Mont Saint-Michel é ainda mais impressionante do que de dia

Mont Saint-Michel_França
nas pegadas dos peregrinos num passeio noturno pelo Mont Saint-Michel - não existe chance de ver essas ruelas vazias assim durante o dia

Vale a pena fazer um bate e volta ao Mont Saint-Michel?

Se eu puder dar UM pitaco na sua viagem pela Bretanha e Normandia, será: não faça um bate e volta de Paris ao Mont Saint-Michel!

#MinhaOpinião

Durma uma noite em Rouen, durma uma noite em Honfleur e, principalmente, durma uma noite em Mont Saint-Michel!

Esse lugar tem uma mágica especial à noite!

Eu costumo dizer que existem lugares que merecem uma (ou muitas) noites das nossas vidas, e o Monte Saint-Michel é definitivamente um desses lugares - me perdoe a honestidade, mas considero um desperdício ir até lá num bate e volta desde Paris.

Mont Saint-Michel_França
todo mundo deveria ter a oportunidade na vida de assistir a um entardecer no Mont Saint-Michel
Vejo posts na internet com o título "como fazer um bate e volta ao Mont Saint-Michel" e chego a me arrepiar de nervoso hahaha...eu tenho uma regra: só faço passeio bate e volta quando posso passar mais tempo no destino do que no trajeto até lá.

Nos passeios bate e volta de Paris até o Monte Saint-Michel, você acaba passando mais tempo na estrada (8hs, no mínimo) do que no monte, então, pra mim, não serve!

Sim, a rota mais rápida entre Paris e o Monte Saint-Michel atravessa quase toda a Normandia, e leva, no mínimo, 4hs de viagem - são 363Km. Isso significa que você passará pelo menos 8hs na estrada para ir e voltar de Paris ao Monte Saint-Michel - se não parar nem para fazer xixi no caminho!

Mont Saint-Michel_França
a rota mais rápida entre Paris e o Monte Saint-Michel atravessa quase toda a Normandia
Se optar por usar transportes públicos, as opções são ainda piores: você vai demorar no mínimo 6hs na estrada só para chegar no destino, e ainda vai ter que fazer uma baldeação entre trem e ônibus no meio do caminho, em Caen. Não existe nenhum transporte público que ligue diretamente Paris ao Monte Saint-Michel.

Mont Saint-Michel_França
usando transportes públicos, a viagem entre o monte e Paris leva pelo menos 6hs 
Além disso, para quem visita o Monte Saint-Michel em um bate e volta, é impossível fugir das multidões de outros  turistas que visitam o lugar entre as 10 e 17hs, como mencionei antes. Num bate e volta, não dá para escapar do 'horário do rush'.

Só faça isso se for a sua única e última opção de conhecer o monte! #MeuPitaco

Ah, e mais um aviso: num passeio bate e volta, você não conseguirá observar (por pura falta de tempo) uma das maiores "atrações" de Mont Saint-Michel: o fenômeno da natureza que é o ciclo completo da maré! Falo mais sobre isso abaixo.

Em resumo: fomos ao Monte Saint-Michel ao final de uma viagem pela Normandia, e não posso imaginar melhor maneira de encerrar com chave de ouro um roteiro pela Normandia do que com uma visita ao monte!

Mont Saint-Michel_França
o Mont Saint-Michel certamente merece uma noite da sua vida

Mont Saint-Michel_França
a melhor maneira de visitar o Mont Saint-Michel é no meio de um roteiro pela Normandia

Onde ficar em Mont Saint-Michel

Em Mont Saint-Michel, nós ficamos hospedadas no Hôtel Auberge de la Baie, na 44 Route de la Rive Ardevon, 50170 Pontorson.

No momento de escolher a sua hospedagem, é importante que você saiba o seguinte: é possível, sim, se hospedar "dentro" do próprio monte.

O Monte Saint-Michel é uma pequena cidade murada, com muitas lojas de souvenirs, alguns restaurantes e uns 6 hotéis/pousadas (que eu vi). Mas as opções lá são limitadas e, obviamente, bem caras - estavam fora do nosso orçamento!

as opções de hospedagem em Monte Saint-Michel são poucas e muito caras!
Veja quais são as opções de hospedagem que encontrei lá dentro da cidade murada - saiba que nenhum deles é muito bem avaliado pelos hóspedes, provavelmente não porque sejam ruins, e sim porque são bem caros, e aí os hóspedes acabam insatisfeitos com o custo-benefício, já que ninguém gosta de pagar caro para ficar em hotéis que são 2 ou 3 estrelas...

Tenha em mente que, se você optar por ficar lá dentro, você estará pagando caro pelo luxo de dormir DENTRO do Monte Saint-Michel, em propriedades históricas (algumas delas do século 14), e não por um quarto luxuoso, entendeu?

La Vieille Auberge
La Mère Poulard
Les Terrasses Poulard
Le Mouton Blanc
Auberge Saint Pierre (com nota 82 no Booking, este hotel 3 estrelas é o mais bem avaliado do monte)
Hôtel la Croix Blanche

Todos eles, sem exceção, ficam situados na Grande Rue, a via principal da cidadela, por onde você obrigatoriamente passará para subir até a Abadia (que fica lá no alto do monte).

Mont Saint-Michel_França
La Vieille Auberge, hotel em Monte Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
Les Terrasses Poulard, outra opção de hotel em Monte Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
mapa da região intramuros de Monte Saint-Michel
Claro que deve ser legal se hospedar lá dentro, mas eu também achei muito mais legal (e melhor) ficar hospedado fora do monte, para poder vê-lo de longe. É uma cena surreal assistir o anoitecer e o amanhecer com o Monte Saint-Michel como parte do cenário.

Para se hospedar lá dentro da cidadela, você precisa deixar seu carro no estacionamento e carregar sua mala de 'navette' e depois a pé, pelas ruelas do monte, até a sua hospedagem. A vantagem é que você já está lá dentro.

Por outro lado, se hospedando numa das pousadas que ficam nos arredores do Monte Saint-Michel, você não vai precisar arrastar sua mala até a sua hospedagem, e ainda vai ter aquela visão esplendorosa do Monte ao longe, quando acordar 😅

Mont Saint-Michel_França
acordar com essa vista do Mont Saint-Michel não tem preço...
Além disso, é importante que você entenda que o Monte Saint-Michel não é uma cidade.

O monte em si é mais um ponto turístico, uma cidadela - é como se fosse uma fortaleza murada, entende? Então, quando você estiver pesquisando hospedagem, vai encontrar muitas opções de hotéis e pousadas nos vilarejos ali ao redor, de onde se tem a vista daquele monte magnífico.

Você não deve procurar hotéis apenas EM Monte Saint-Michel, mas também nos vilarejos de PontorsonLa CaserneLa Grève, etc.

Eu adorei a nossa opção de hotel - Hôtel Auberge de la Baie - e recomendo muito! Um ótimo custo-benefício!

Mont Saint-Michel_França
Hôtel Auberge de la Baie no Monte Saint-Michel
A diária em um quarto triplo custou R$ 362,81.

café da manhã custava 9 euros - era pago à parte - e nós não experimentamos, pois havíamos feito um verdadeiro "rancho" de produtos franceses deliciosos num supermercado Lidl que visitamos na véspera.

Essa "tática" de comprar produtos típicos da Normandia em supermercados locais para jantar ou tomar café da manhã no quarto do hotel a gente recomenda muito!

Além de comer super bem, e de podermos experimentar todas as delícias locais, ainda rende muita economia!

Faça as contas: com os 27 euros que gastaríamos para nós 3 tomarmos café da manhã no hotel, é possível fazer um super rancho de vinhos, sucos, baguetes, croissants, queijos, embutidos, patês e doces num supermercado - comida suficiente para 2 cafés da manhã e 2 jantares para nós 3!

Mont Saint-Michel_França
um café da manhã muito típico e econômico no nosso quarto de hotel em Mont Saint-Michel
A recepção no hotel foi simpática. O wifi funciona bem. Limpeza ótima.

O chuveiro é daquele tipo chato que tem que ficar segurando a ducha, mas o banho é maravilhoso: bastante água quente, com uma ducha super forte. Apenas sabonete líquido disponível, shampoo não.

Nosso quarto tinha 3 camas de solteiro, e espaço suficiente.

Tínhamos secador de cabelo, toalhas e roupas de cama branquinhas.

nosso quarto triplo no Hôtel Auberge de la Baie no Monte Saint-Michel

quarto no Hôtel Auberge de la Baie no Monte Saint-Michel, França
Hôtel Auberge de la Baie tem estacionamento próprio, incluído no valor da diária.

Dá para ir caminhando do hotel até o ponto de partida das 'navettes' se você quiser economizar no estacionamento, mas isso vai aumentar uns 2Km na sua caminhada.

Do hotel dá para ver o Mont Saint-Michel e as famosas ovelhinhas das fotos de cartões postais passaram pelo nosso quarto berrando de manhã cedo! 😉

Outras opções de hospedagem que nós também gostamos ali pelos arredores do Monte Saint-Michel, com bom custo-benefício (tem hotéis, bed & breakfast, casas de temporada...):

Chambres d'Hôtes Les Vieilles Digues
Hôtel Vert
B&B La Rive - Le Mont Saint Michel
Gites Bellevue
La Jacotière
Mercure Mont Saint Michel
Mon Saint Michel
Chambres d'Hôtes Farcy
L'Hirondelle
Etoile des Grèves
Hotel Gabriel

Ah, e claro: para quem viaja de motorhome, esse é o site do camping: Camping du Mont Saint-Michel.

Mont Saint-Michel_França
acordamos no Hôtel Auberge de la Baie no Monte Saint-Michel ao som dos balidos das ovelhas de cartão postal, que passaram berrando enlouquecidas pela janela do nosso quarto

Hotel e Restaurante Auberge de la Baie no Monte Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
pelas estradinhas da Normandia, a caminho do Monte Saint-Michel

Hôtel Auberge de la Baie no Monte Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
vista do Hôtel Auberge de la Baie no Monte Saint-Michel 

Visitando o Monte Saint-Michel de dia

Fomos para o Mont Saint Michel antes das 9hs.

Como a Abadia abre as 9hs, o ideal é chegar à portaria às 8:55hs, para entrar antes do resto do mundo e poder ver tudo sem tantos turistas na sua volta. Mas, para chegar à bilheteria da Abadia antes das 9hs, você tem que sair bemmm mais cedo do hotel.

Explico:

Se você for até o monte de 'navette' (os ônibus gratuitos que te levam até a base do monte), vai ter que encontrar uma vaga para estacionar em La Caserne, achar o ponto de partida das 'navettes', esperar o ônibus chegar, ir de ônibus até a base do monte e, a partir daí, saiba que você vai perder um bom tempo embasbacado olhando o monte de longe, tirando dezenas de fotografias de todos os ângulos possíveis e, depois, ainda terá pela frente um longo caminho pela Grande Rue até a Abadia, que fica láaaaa no topo da cidadela.

Para chegar lá, você atravessa toda a cidadela caminhando pela sua via principal para pedestres - a Grande Rue - passando por 1000 lojinhas e tal...ou seja, é demorado para chegar até a bilheteria da Abadia.

Se, por outro lado, você não quiser ir de 'navette' até o Monte Saint-Michel, e sim caminhando, aí tem que sair do hotel logo que amanhecer! Isso para chegar à Abadia antes das multidões...pois é um longo caminho pela estradinha que leva até lá, e você vai querer tirar centenas de fotografias no caminho!

Dos estacionamentos até o monte são 2,9Km/40min e, se você tem tempo, eu recomendo muito que faça esse trajeto a pé - a vista é das mais lindas que eu já vi na minha vida!

Mont Saint-Michel_França
a caminho do Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
todas as informações e sinalização são em francês e inglês

Mont Saint-Michel_França
a caminho do monte pela ponte que liga os estacionamentos em La Caserne ao Monte Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
esta ponte permitiu que a água do mar voltasse a circular na área aterrada, evitando assim que a ilha vire uma península

Mont Saint-Michel_França
além das 'navettes', outra forma de ir até o Mont Saint-Michel são essas 'carruagens' puxadas por cavalos cansados

Mont Saint-Michel_França
se você decidir fazer o trajeto até o Mont Saint-Michel a pé, pode ter certeza que vai parar para muitas e muitas poses e fotos!

Mont Saint-Michel_França
vá o mais cedo possível, para evitar as multidões - li que, em alguns dias, depois das 10hs da manhã as ruelas do Mont Saint-Michel ficam intransitáveis, de tantos turistas que circulam por lá...

Mont Saint-Michel_França
chegando de manhã cedo ao Mont Saint-Michel, antes mesmo de a Abadia lá no topo do rochedo abrir
Acho que demos sorte no dia da nossa visita, pois não achei o Monte Saint-Michel tão lotado quanto eu imaginava.

ingresso para visitar a Abadia do Monte Saint-Michel custa 10 euros, e o audio-guia é pago separado, custa 4 euros. Eles têm visitas guiadas em inglês 3 horários por dia - confira os horários no site.

O horário de funcionamento da Abadia é entre 9 e 18hs. O limite de horário para entrada é 1h antes do fechamento da Abadia.

Mont Saint-Michel_França
o ingresso para visitar a Abadia do Monte Saint-Michel custa 10 euros

Mont Saint-Michel_França
o guia de visita do Monte Saint-Michel veio em português!

Mont Saint-Michel_França
no escritório de turismo eles também vendem ingressos para a visita à Abadia, e lá não tem fila - recomendo!
São mais de 20 salões que podem ser visitados, cada um com características arquitetônicas diferentes, já que a Abadia começou a ser construída no século 8, ou seja, lá se vão mais de 12 séculos de construções, ampliações, reformas e restauros.

A Igreja Abacial, por exemplo, tem uma nave no estilo românico-normando e um coro gótico flamejante.

Os principais espaços que podem ser percorridos durante a visita são a igreja, o claustro, o refeitório, a cozinha, o cartório e a cripta.

Achei bem legal a forma como a visita é organizada - eles colocaram placas com setas indicando o caminho a percorrer, de modo que é só ir seguindo a sinalização que você não se perde e acaba vendo tudo o que há para ser visto.

Abaixo, várias fotos da nossa visita à Abadia do Monte Saint-Michel:

Mont Saint-Michel_FrançaMont Saint-Michel_França
vários estilos arquitetônicos misturados em uma mesma igreja no Monte Saint-Michel



na Abadia do Monte Saint-Michel, informações em inglês, francês e também em espanhol

claustro da Abadia do Monte Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
detalhes do claustro da Abadia do Monte Saint-Michel

até no claustro da Abadia do Monte Saint-Michel essas duas dão jeito de posar para as fotos heheheh...


são mais de 20 salões que podem ser visitados na Abadia do Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
Mont Saint-Michel_França
a visita é organizada com setas indicando o caminho a percorrer, de modo que é só ir seguindo a sinalização e você não se perde e acaba vendo tudo o que há para ser visto na Abadia do Mont Saint-Michel

a Abadia do Mont Saint-Michel começou a ser construída no século 8, ou seja, lá se vão mais de 12 séculos de construções, ampliações, reformas e restauros


Mont Saint-Michel_França
claustro da Abadia do Mont Saint-Michel na França
Saímos do monte após as 12hs e pagamos 14 euros de estacionamento - é a tarifa única por 24hs na alta estação. Na baixa estação, o estacionamento custa 9 euros.

Como você vê, o estacionamento é bem caro!

Você precisará de, no mínimo, 3hs para conhecer o monte e a Abadia. No mínimo! Isso sem 'perder tempo' em lojinhas de souvenirs e sem sentar para fazer uma refeição.

Se você pretende almoçar num restaurante do monte e fazer comprinhas nas lojas, calcule umas 5hs. Dentro da Abadia você certamente 'gastará' bem mais de 1h.

Nós ficamos lá pouco mais de 3hs porque já tínhamos passeado bastante pelo monte na noite anterior, e também porque estávamos com pressa para continuar viagem, mas, se tivesse tempo sobrando, eu tranquilamente ficaria lá dentro da região intramuros umas 6hs.

pagamos 14 euros de estacionamento em La Caserne para visitar o Monte Saint-Michel


informações sobre o estacionamento em La Caserne para visitar o Monte Saint-Michel
Se você chegar bem cedo, pode subir pela ruazinha principal (a Grande Rue), cheia de lojas e restaurantes, que ainda não estará tão lotada. 

Mais tarde, essa rua fica parecendo uma procissão de gente - daí o legal é descer do monte explorando as ruazinhas de trás, especialmente pelo Chemin des Remparts - ou Caminho das Muralhas, que têm as melhores vistas da Abadia e do incrível fenômeno das marés (e menos consumo).

Essa é sem dúvida a melhor estratégia!

Para informações úteis, veja aqui: Le Mont Saint-Michel. Para ver um mapa interativo da pequena vila que fica no começo da estrada que leva ao monte, clique aqui: mapa interativo.

Anote aí as minhas dicas:

1. Vá com tênis confortáveis, pois o sobe e desce de escadas é grande - não esqueça que você está visitando uma aldeia medieval e, portanto, sem escadas rolantes, elevadores ou obras de acessibilidade. O único jeito é encarar as muitas escadarias e ladeiras monte acima, monte abaixo.

2. Use protetor solar para aproveitar cada mirante das muralhas que cercam o vilarejo. Você vai parar tantas vezes para fotografar que nem dá para cansar!

Mont Saint-Michel_França
Le Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
Mont Saint-Michel_França

Mont Saint-Michel_França
enquanto visitávamos a Abadia do Mont Saint-Michel, a maré subiu e 'abraçou' o monte!

Mont Saint-Michel_França
detalhes medievais em Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
explorando as ruazinhas de trás, que têm as melhores vistas da Abadia e do incrível fenômeno das marés no Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
arquitetura enxaimel tipicamente normanda em Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
vá com tênis confortáveis, pois o sobe e desce de escadas é grande em Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
Mont Saint-Michel_França

passeando pelo 'Chemin des Remparts' em Mont Saint-Michel

igreja em Mont Saint-Michel

vista da Grande Rue, a principal via de acesso à Abadia do Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
Abadia de Mont Saint-Michel vista do Caminho das Muralhas

o 'Chemin des Remparts' tem as melhores vistas panorâmicas da baía de Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
o Mont Saint-Michel é uma das atrações turísticas mais fantásticas que já conheci na vida - e afirmo isso depois de visitar mais de 80 países

Mont Saint-Michel_França

Onde comprar no Mont Saint-Michel

Falei das lojinhas, né?

Pois é.

A Abadia de Mont Saint-Michel tem a sua própria loja de souvenirs, com uns livros bem legais para crianças e todo tipo de souvenirs relativos ao local, em especial umas gravuras e fotografias bem lindas.

Até eu, que há tempos deixei de comprar souvenirs por não ter mais lugar para guardar tanta tralha adquirida ao longo dos anos e de tantas viagens, não me aguentei e tive que comprar uma borracha de 2 euros - Mont Saint-Michel é um lugar tão icônico, um ponto turístico tão empolgante para qualquer viajante, que pede uma lembrancinha heheheh...

Mont Saint-Michel_França
souvenir comprado na Abadia de Mont Saint-Michel

livros de atividades bem legais para crianças à venda na loja de presentes da Abadia de Mont Saint-Michel

produtos para crianças à venda na loja de presentes da Abadia de Mont Saint-Michel
Mas, como já mencionei, as oportunidades de comprinhas não se limitam à loja da Abadia. Toda a Grande Rue é cheia de lojas que vendem de espadas a armaduras - até o escritório de informações turísticas de MSM tem lembranças à venda!

Nós até aproveitamos para comprar os ingressos para visitar a Abadia lá, para evitar as filas que se formam na bilheteria - recomendo! E eles também fornecem uns mapinhas e folhetos bem bons!

Mont Saint-Michel_França
a Grande Rue é a principal rua da cidadela intramuros, e é cheia de lojas que vendem de espadas a armaduras

Mont Saint-Michel_França
Grande Rue de Mont Saint-Michel
Recomendo que você chegue cedo e visite a Abadia antes, deixando as comprinhas para depois da sua visita à Abadia, se não quiser chegar lá em cima no meio do dia e encontrar o lugar superlotado!

Ah, e também tem uma grande loja de souvenirs lá no início da estradinha que leva ao monte, no lugar de onde partem as 'navettes', em meio aos hotéis e restaurantes, a Les Galeries Du Mont-Saint Michel.

Essa loja fica aberta das 8 às 22hs, e lá vocês vão encontrar todos os produtos típicos da Normandia e da Bretanha, como Calvados, caramels au beurre, Madeleines, crêpes, galettes, tripes à la mode de Caen, jambon fumé, Sel de Guérande, queijo Camembert, livros, camisetas, cartões postais, etc.

Há também uma outra loja ali pertinho que vende produtos regionais, a Produits Regionaux LEFRANC Farmshop e também uma loja de conveniência chamada Biscuiterie de la Baie du Mont St Michel - é só colocar esses nomes no aplicativo do Google Maps que ele te leva lá.

Les Galeries du Mont-Saint Michel

Onde comer no Mont Saint-Michel

No início da passarela de acesso ao Mont Saint-Michel, ali no entorno do local de onde partem as 'navettes', existem alguns restaurantes:

La Brioche Dorée - fast food (funciona das 8 às 19hs)
Restaurant La Rôtisserie - comida francesa mais em conta
Restaurant Le Pré Salé - comida francesa mais cara

Eles ficam situados ao lado dos hotéis Hôtel VertMercure Mont Saint Michel e Hotel Gabriel.

Alguns hotéis localizados por ali também possuem restaurantes, mas aí eu já não sei dizer a vocês se eles servem refeições também para não hóspedes.

Se você quiser fazer uma refeição na região intramuros, dentro da cidadela - uma boa idéia é um almoço depois da sua visita à Abadia - vou listar aqui as melhores opções:

La Mère Poulard - para comer o famoso - e caro! - omelete que foi criado lá
La Sirène Lochet - creperia
La Cloche - creperia mais cara
La Fringale - fast food
La Belle Normande - padaria
La Nouvelle Terrasse - cervejaria
Le Chapeau Rouge - comida francesa mais em conta
Restaurant Du Guesclin - comida francesa mais cara

Se quiser experimentar a gastronomia local, saiba que os pratos mais típicos em Mont Saint-Michel são o cordeiro salgado criado ali mesmo no entorno do monte (sim, as ovelhinhas que você vê pastando ali naquelas pastagens inundadas pelas marés vão direto para a panela e para o seu prato!) e o omelete de la Mère Poulard feito no fogo à lenha - infelizmente já aviso que provavelmente serão o cordeiro e o omelete mais caros que você vai provar na sua vida.

cozinha do restaurante La Mère Poulard, de 1888

o restaurante mais famoso de Mont Saint-Michel funciona das 11h30min às 21h30min

o omelete de la Mère Poulard é feito no fogo à lenha e leva muitos e muitos ovos - mas infelizmente tenho que avisar que os preços não são nada camaradas, como você pode conferir no menu acima!

Mont Saint-Michel_França
o restaurante La Mère Poulard é famoso pelos omeletes que foram criados lá

O fenômeno das marés no Mont Saint-Michel

As marés na baía do Mont Saint-Michel são as maiores da Europa, e modificam completamente a paisagem do lugar - essa é uma das melhores razões para você ficar o máximo de tempo possível em Mont Saint-Michel: para dar tempo à natureza para trabalhar e fazer a sua mágica!

Mesmo se você não tiver a oportunidade de ficar um dia inteiro e ver o ciclo completo das marés, em algumas horas você já vai conseguir perceber o fenômeno acontecendo na frente dos seus olhos!

As águas sobem e descem na baía todos os dias - mas, em alguns dias do ano (cerca de 50 dias por ano), a maré sobe tanto que o Mont Saint-Michel vira uma ilha, completamente isolada do continente. A diferença entre a maré baixa e a maré alta (amplitude das marés) pode chegar aos 15m!

Vale a pena dar uma olhada na tábua das marés para escolher o dia da sua visita!

Mont Saint-Michel_França
quando chegamos ao Mont Saint-Michel à noite, a maré estava baixa

nesta foto é possível ver como a maré sobe rapidamente em Mont Saint-Michel...

Mont Saint-Michel_França
note como alguns minutos depois da 1ª foto (acima) a maré já havia subido um pouco!

maré na baía de Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
de repente, a maré subiu e 'engolfou' o monte!

Mont Saint-Michel_França
quando percebemos, já estávamos cercados por água de todos os lados!


Mont Saint-Michel_França
no Caminho das Muralhas é possível acompanhar o fenômeno da maré subindo em Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
e, quando você menos espera, a maré já subiu e tomou conta da baía, transformando o monte numa ilha, cercada de água por todos os lados!

Mont Saint-Michel_França
veja como estava tudo seco, com maré baixa, quando chegamos!

História do Monte Saint-Michel

Eu confesso que, antes de começar a pesquisar nosso roteiro pela Normandia, meus conhecimentos sobre o lugar eram tão toscos que eu pensava que o Mont Saint-Michel era uma fortaleza com um castelo! 😆

Como imagino que não sou a única ignorante em história da França a rondar por estas bandas, acho que não custa contar aqui um pouquinho da história desse lugar incrível - quando a gente conhece um pouco da história, a visita a qualquer lugar se torna muito mais interessante, vocês já perceram isso??

Então não - o Monte Saint-Michel nunca foi um castelo, e lá nunca viveram reis e rainhas: o lugar já nasceu no século 8 como um local de peregrinação, onde sempre viveram monges beneditinos

O ilhote murado abriga um vilarejo medieval, um mosteiro e uma abadia - a Abadia de Mont Saint-Michel - que dá nome ao monte. 

Mont Saint-Michel_França
nesta foto, você vê o Monte Saint-Michel inteiro

Mont Saint-Michel_França
já nesta foto, vê-se apenas a construção da parte superior do conjunto arquitetônico, onde fica situada a Abadia de Mont Saint-Michel em si
A história conta que Aubert, que era Bispo de Avranches, construiu a 1ª igreja que existiu no local a pedido de São Miguel Arcanjo, no ano de 708.

A pequena capela sobre o rochedo se tornou então um local de peregrinação, o que acabou dando origem a uma pequena vila medieval. A partir daí, monges beneditinos se mudaram para lá, criando um monastério. 

No ano 966, o Duque da Normandia, Ricardo I, cedeu o monte à Ordem Beneditina, e em 1017 começou a construção de uma abadia pré-romana no local.

A igreja foi reformada no século 11 e depois novamente ampliada no século 12, mas foi só no século 13 que o então Rei da França, Felipe Augusto, fortificou o lugar e começou a construção da atual Abadia, em homenagem a São Miguel Arcanjo, um 'milagre' gótico, como ficou conhecido: La Merveille

Junto com Roma, Jerusalém e Santiago de Compostela, o Mont Saint-Michel se tornou um dos principais e mais populares destinos de peregrinação do Ocidente. 

o Mont Saint-Michel é uma homenagem ao Arcanjo Miguel

Mont Saint-Michel_França
a estátua dourada que fica lá no topo da Abadia é do Arcanjo Miguel, que também é homenageado nesta estátua dentro da Abadia

maquete de como era o Mont Saint-Michel nos séculos 11 e 12
E a importância do monte não é apenas religiosa, mas também militar: as fortificações e muralhas que envolvem o Monte Saint-Michel resistiram a várias batalhas com os ingleses na Guerra dos Cem Anos, no século 15, e se tornaram um símbolo heróico de resistência nacional para os franceses - foi o único local no norte da França que nunca caiu em mãos inimigas.

Nas fotografias abaixo é possível perceber como, com o passar do tempo e as necessidades de defesa militar, o Mont Saint-Michel foi se tornando uma verdadeira fortificação, com muralhas, torres e baluartes lhe envolvendo:

Mont Saint-Michel_França
 foi no século 15, durante a Guerra dos Cem Anos, que foi construída a maior parte das fortificações que envolvem o Monte Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França


Mont Saint-Michel_França
Caminho das Muralhas no Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel_França
com o passar do tempo, e as necessidades de defesa militar, o Mont Saint-Michel foi se tornando uma verdadeira cidade murada, com torres e baluartes lhe envolvendo completamente
Depois da Revolução Francesa, em 1790, o monastério foi abolido e o monte funcionou por mais de 70 anos como uma prisão, mas, desde 1979, o Monte Saint-Michel é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO - foi o 1º lugar na França a ser reconhecido como Patrimônio da Humanidade!

As restaurações realizadas no local buscam retomar as características originais: até o fenômeno das marés, que estava prejudicado pelo aterro do entorno do monte para pastagens, foi salvo por obras finalizadas em 2015, que recuperaram a paisagem marítima, substituindo uma antiga passarela de 1878 por uma ponte projetada para permitir a circulação da água do mar, evitando que a ilha acabe se tornando uma península.  

Foi a partir daí que o acesso ao monte mudou, e já não se pode ir até lá com veículo próprio por questão de segurança, pois as marés, que já não encobriam o entorno do rochedo, voltaram a subir 😏

Hoje em dia, o Mont Saint-Michel é o 3º ponto turístico mais visitado da França, perdendo apenas para a Torre Eiffel e para o Palácio de Versalhes (que fica bem próximo de Paris) no número de visitantes!

Pode ir com a expectativa lá em cima - não tem como se decepcionar com essa obra-prima da arquitetura medieval, que ainda hoje é um local de peregrinação para os cristãos devotos do Arcanjo Miguel, reconhecido como rota francesa de peregrinação para Santiago de Compostela.

Mont Saint-Michel_França
o Mont Saint-Michel é o 3º ponto turístico mais visitado da França

Mont Saint-Michel_França
depois de visitar Roma, Jerusalém e Santiago de Compostela, completei as minhas peregrinações no Mont Saint-Michel, na França, um dos principais destinos de peregrinação católica do Ocidente

Mont Saint-Michel_França
Mont Saint-Michel_França

Mont Saint-Michel_França
o Monte Saint-Michel é Patrimônio Mundial pela UNESCO - foi o 1º lugar na França a ser reconhecido como Patrimônio da Humanidade

Mont Saint-Michel_França
o Mont Saint-Michel só perde para a Torre Eiffel e para o Palácio de Versalhes em número de visitantes

Mont Saint-Michel_França
Mont Saint-Michel_França

Mont Saint-Michel_França
o Monte Saint-Michel foi mais recentemente reconhecido como parte da rota francesa de peregrinação para Santiago de Compostela

Chip de celular para usar na França

Durante a nossa viagem pela França, Inglaterra, País de Gales e Holanda, usamos o chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa o tempo todo, e funcionou super bem - vocês viram a quantidade de stories que eu fiz, né!!

Recebi o chip em casa pelo correio (levou uns 4 dias para chegar), coloquei no celular dentro do avião, ativei os dados móveis e já chegamos na Europa conectadíssimas, usando o Google Maps desde o aeroporto!

Nós não vendemos chips de celular através do blog - nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - EasySim4U - para ver como comprar esses simcards e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar. 

No site tu encontras os preços dos planos que eles oferecem de acordo com o destino e com os planos de dados e voz que forem mais apropriados para a tua viagem.

Mont Saint-Michel_França
pode ir com as expectativas lá em cima - garanto que você não vai se decepcionar com essa obra-prima da arquitetura medieval

Mont Saint-Michel_França

Você conheceu o interior da França?

Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem, usamos a hashtag #PVnaEuropa nas nossas redes sociais 😊

Fiz várias pastas de "destaques" desta viagem lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis da França!

Veja também esse vídeo das nossas aventuras numa viagem anterior a Paris:


Saint-Malo, França: a cidade murada mais linda da Bretanha
Chartres, na França: destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia
Normandia e o Dia D: 5 lugares da 2ª Guerra Mundial para conhecer na França
Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
Honfleur, França: o vilarejo mais charmoso da Normandia
Étretat e Le Havre, na Normandia: o que fazer
Rouen, França: o que fazer na capital da Normandia
Giverny: como visitar a Casa e os Jardins de Monet
Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris
Como é voar na classe econômica da Air France
Estrasburgo: viajando de motorhome pela França
11 lindas aldeias francesas na Alsácia: viajando de motorhome pela França
França: o que você precisa saber antes de ir
Como é um passeio bate e volta de Paris ao Vale do Loire, na França
Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa
Mercados de Natal na Europa

Guia de bolso de Paris: do tamanho certo para levar na sua mochila
Os 10 museus mais populares do mundo
Filminhos que inspiram viagens para os pequenos viajantes

Viagens dos nossos amigos pela França

Paris com crianças: guia e dicas
Roteiro de 7 dias pelo norte da França: Vale do Loire, Saint Malo e Mont Saint Michel
Vale do Loire na França: roteiro de 4 dias
6 dias em Paris e Normandia
Relato de viagem de motorhome de 2 semanas pela França, Suíça e Itália
Relato de viagem de motorhome pela França, Bélgica e Suíca, com todos os custos e perrengues
Relato de viagem pela Rota dos Contos de Fadas na Alemanha e Alsácia Francesa


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Veja fotografias e dicas das nossas viagens no Instagram.


Você também nos encontra aqui: Facebook / Twitter / Instagram / Pinterest / YouTube

Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários: