Menu

Guia completo de Curitiba: o que fazer na capital paranaense e outras dicas

Guia completo de Curitiba: o que fazer na capital paranaense, onde comer, beber, comprar, onde se hospedar e outras dicas

Guia completo de Curitiba

Guia completo de Curitiba: o que fazer na capital paranaense, onde comer, beber, comprar, onde se hospedar e outras dicas

Estivemos em Curitiba recentemente e gostei tanto da cidade que já corri para publicar este post super completo, onde vocês vão encontrar dicas do que fazer em Curitiba, onde ficar na capital paranaense, onde comer, beber, comprar, os principais pontos turísticos de Curitiba, e muito mais. 

Se você está planejando uma viagem para a capital do Paraná e estava procurando dicas das principais atrações turísticas de Curitiba e de coisas legais para fazer por lá, encontrou aqui o que procurava!

Leia também:

Guia completo de Curitiba
Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos de Curitiba

Guia completo de Curitiba
Restaurante Q Ceviche

Guia completo de Curitiba
Memorial Ucraniano de Curitiba

Guia completo de Curitiba
café da manhã do hotel Novotel Curitiba Batel

Guia completo de Curitiba
Cervejaria Bodebrown em Curitiba

Guia completo de Curitiba
Catedral de Curitiba

Guia completo de Curitiba
centro histórico de Curitiba

Guia completo de Curitiba
rodamos mais de 70Km por todos os cantos da capital paranaense

Como funciona o passeio de ônibus da Linha Turismo em Curitiba

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial com 2 andares, tipo 'double decker', que passa por 26 pontos turísticos de Curitiba. 

Com esse ônibus turístico de Curitiba, é possível conhecer as praças (Tiradentes e Rui Barbosa), os principais parques da cidade (Barigui, Tanguá), os bosques (Alemão, do Papa), o Jardim Botânico (maior cartão postal de Curitiba) e outras atrações turísticas da capital paranaense, como a famosa Rua das Flores. 

A Linha Turismo de Curitiba circula a cada 30min, percorrendo aproximadamente 48Km em cerca de 3hs. 

O roteiro começa na Rua 24 Horas (portal de entrada da Rua Visconde de Nácar), no centro da cidade, mas você pode embarcar nos ônibus e iniciar o trajeto em qualquer uma das paradas (veja no mapa abaixo). 

Para percorrer o trajeto, você compra um bilhete, no valor de R$ 50,00 por pessoa, que pode ser comprado dentro dos ônibus, em qualquer ponto de embarque, e que dá direito a embarques ilimitados nos ônibus da Linha Turismo, em um período de 24hs após a 1ª utilização.

A forma de pagamento do cartão de embarque pode ser dinheiro, cartão de débito ou de crédito.

O cartão é de uso individual e a reutilização só pode ser feita após 30min. Crianças até 5 anos não pagam a tarifa (a partir dos 6 anos completos já pagam).

passeio de ônibus da Linha Turismo em Curitiba
cartões de embarque no ônibus turístico de Curitiba

passeio de ônibus da Linha Turismo em Curitiba
ônibus da Linha Turismo em Curitiba no 1º ponto de embarque do roteiro, a Rua 24 Horas

Nós achamos o passeio muito bom! Deu aquela (boa) impressão de termos conhecido todos os principais pontos turísticos de Curitiba em algumas horas. 

Claaaaro que, para entrar nos museus e aproveitar os parques, precisaríamos de, pelo menos, 3 dias inteiros na cidade (como explico melhor abaixo), mas, fazendo esse passeio de ônibus da Linha Turismo, você já consegue ter uma ótima 1ª impressão de Curitiba! 

A Linha Turismo de Curitiba funciona super bem e é possível descer em todas as atrações que você quiser e, a cada 30min, um novo ônibus passa pelos atrativos e você pode subir e continuar o seu passeio. 

A linha especial de ônibus circula pelos principais pontos turísticos da cidade, parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, o centro histórico, o bairro gastronômico, memoriais étnicos e o Mercado Municipal.

O serviço opera de terças a domingos, a partir das 8h30min até as 17hs. 

Nos períodos de férias de julho e de dezembro a fevereiro, a Linha Turismo passa a funcionar todos os dias. 

Atenção: a Linha Turismo não opera nas segundas-feiras (exceto nos períodos de férias escolares e em feriados nacionais). 

Em períodos de férias e feriados prolongados, a frequência de passagem dos ônibus passa para 15min.

Dica: não será possível fazer o passeio completo se você embarcar no último horário do ônibus. Observe o display dos ônibus, que indicam o horário em que ele para de operar, quando retorna à Rua 24 Horas.

Somente os ônibus identificados com "adesivo Bicicleta" fixado na porta traseira têm possibilidade de transporte de bicicletas ou de carrinhos de bebês.

Não é permitido o transporte de animais de estimação na Linha Turismo, exceto cão-guia, infelizmente.

Para mais informações, acesse: Linha Turismo

Dica especial do pequeno viajante: baixe o aplicativo Curitiba 156 no seu celular, faça o seu cadastro e acompanhe a posição dos ônibus da Linha Turismo - fiz isso e funcionou super bem para saber exatamente quando passaria o próximo ônibus da Linha Turismo no ponto em que estávamos esperando:
Sem dúvida é o melhor jeito de conhecer Curitiba de uma forma rápida e barata!

passeio de ônibus da Linha Turismo em Curitiba
mapa com o roteiro completo dos ônibus da Linha Turismo de Curitiba

passeio de ônibus da Linha Turismo em Curitiba
dica especial do pequeno viajante: baixe o aplicativo Curitiba 156 no seu celular

passeio de ônibus da Linha Turismo em Curitiba
neste app você consegue saber exatamente quando passará o próximo ônibus da Linha Turismo no ponto de embarque em que está esperando

passeio de ônibus da Linha Turismo em Curitiba
adoramos o passeio de ônibus da Linha Turismo pelos principais pontos turísticos de Curitiba

passeio de ônibus da Linha Turismo em Curitiba
passando pela Catedral de Curitiba no ônibus da Linha Turismo

passeio de ônibus da Linha Turismo em Curitiba
alguns dos ônibus de 2 andares são abertos e outros têm cobertura no 2º andar

1 Rua 24 Horas

Inaugurada em 1991, a Rua 24 Horas foi restaurada e reaberta em 2011, voltando a ostentar a arquitetura que a tornou conhecida mundo afora, os grandes arcos e o relógio com as 24hs do dia, e reabriu com uma mistura de comércio e serviços, sendo um ponto de referência e encontro para quem procura boa comida, presentes, leituras e lazer no centro de Curitiba. 

Abre todos os dias da semana das 9 às 23hs.  

Me disseram que o Bar Bávaro é bem legal, mas infelizmente não deu tempo de ir conhecer!

Este é o 1º e principal ponto de embarque dos ônibus da Linha Turismo - começamos e terminamos o nosso trajeto de ônibus turístico aqui. E a boa notícia é que a Rua 24 Horas fica bem pertinho do Novotel Curitiba Batel, onde nos hospedamos - deu para ir e voltar a pé desde o hotel. 

Local de embarque: Avenida Visconde de Nacar, s/n - Centro, em frente à Rua 24 Horas.

Rua 24 Horas
Rua 24 Horas em Curitiba

Rua 24 Horas
aqui começou e terminou o nosso passeio de ônibus da Linha Turismo

2 Praça Rui Barbosa

A Praça Rui Barbosa é de 1913, fica no centro de Curitiba, e é um espaço de lazer e importante centro de conexão de transportes públicos. 

É nesta praça que fica situado o Mercado Central de Curitiba, e ela está cercada por prédios históricos, como a Santa Casa da Misericórdia e a Igreja Bom Jesus

O nome da praça é uma homenagem ao mais importante jurista brasileiro, o baiano Ruy Barbosa, conhecido como Águia de Haia e Patrono do Senado.

Local de embarque: Praça Rui Barbosa, em frente ao Hospital de Caridade/Santa Casa.

Praça Rui Barbosa
a Praça Rui Barbosa fica no centro de Curitiba, e é um importante ponto de conexão de transportes públicos

3 Museu Ferroviário

Construído no local da antiga Estação Ferroviária de Curitiba, este museu conta a história ferroviária do Estado do Paraná, especialmente a história da construção da ferrovia que liga Paranaguá (cidade litorânea) a Curitiba.

No prédio anexo, está situado o Shopping Estação, o Teatro de Bonecos Dr. Botica, o Teatro Regina Vogue e o Estação Embratel Convention Center, um centro de eventos.

Abre de terças a sábados, das 10 às 18hs, e domingos das 12 às 19hs.

Local de embarque: acesso à Rua Rockefeller, na lateral do shopping Estação.

4 Teatro Paiol

Um antigo paiol de pólvora foi restaurado para se tornar este teatro de arena em 1971. Batizado pelo poeta Vinícius de Moraes, marcou o início da transformação arquitetônica e cultural de Curitiba.

Aliás, o Teatro Paiol foi inaugurado com um show de Vinícius de Morais, Toquinho e Marília Medalha, e ganhou uma música em sua homenagem, “Paiol de Pólvora”, composta por Vinícius.

A construção original, de 1906, era de fato um paiol de pólvora, o qual foi posteriormente modificado pelo arquiteto Abrão Assad, que manteve os traços arquitetônicos romanos em forma circular. 

 Abre de terças a sextas-feiras, das 14 às 18h30min, e sábados e domigos, das 15 às 18h30min.

Local de embarque: Rua Coronel Zacarias, em frente ao teatro.

Teatro Paiol
Teatro Paiol em Curitiba

5 Jardim Botânico

O Jardim Botânico, inspirado nos jardins franceses, foi inaugurado em 1991, e é a marca registrada de Curitiba e a atração turística mais visitada da cidade - parada obrigatória em todos os roteiros por Curitiba.

A estrutura metálica abriga diversas espécies botânicas que são referência nacional, e o Museu Botânico atrai pesquisadores do mundo inteiro, com espaços para exposições, biblioteca e auditório. 

Além do museu e da estufa metálica, que lembra o antigo Palácio de Cristal de Londres, você ainda pode ver os jardins geométricos e o bosque de mata nativa.

Também é possível visitar o Jardim das Sensações/Jardim das 4 Estações, uma trilha de 200m de extensão linda, linda, linda 💓

Amamos conhecer! Quem aí já conhece??

Abre das 6hs às 19h30min, e a entrada é gratuita.

Local de embarque: Rua Engº Ostoja Roguski, entrada principal do Jardim Botânico.

Jardim Botânico de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba
o Jardim Botânico é a atração turística mais visitada da cidade - parada obrigatória em todos os roteiros por Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba
inspirado nos jardins franceses, o Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado em 1991

Jardim Botânico de Curitiba
a estufa metálica lembra o antigo Palácio de Cristal de Londres

Jardim Botânico de Curitiba
jardins geométricos do Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba
o Jardim Botânico de Curitiba é o cartão postal da capital paranaense

Jardim Botânico de Curitiba
a entrada no Jardim Botânico de Curitiba é gratuita

Jardim Botânico de Curitiba
Jardim das 4 Estações, uma trilha de 200m de extensão linda, linda, linda

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba
selfie no Jardim Botânico de Curitiba

6 Rodoferroviária, Mercado Municipal e de Orgânicos

O Mercado Municipal é um tradicional ponto para comprar iguarias de todas as regiões do Brasil e de todo o mundo em seus muitos boxes.

Me falaram muito bem do @fujii.cozinhajaponesa, se você quiser almoçar uma comida japonesa de respeito no Mercado Municipal.

A praça de alimentação, que tem boas opções de restaurantes, é compartilhada com o novo Mercado de Orgânicos, o 1º do Brasil, que comercializa produtos alimentícios livres de agrotóxicos e produzidos com responsabilidade ambiental.

Abre de terças a sábados, das 8 às 18hs, e aos domingos, das 8 às 13hs (restaurantes até 15hs). 

A Rodoferroviária de Curitiba, inaugurada em 1972, representa um marco no país em terminais de transporte, graças à sua concepção moderna e funcional. 

Local de embarque: Avenida 7 de Setembro, na parte da frente do Mercado Municipal.

Mercado Municipal de Curitiba
Mercado Municipal de Curitiba

7 Teatro Guaíra e Univ. Federal do Paraná

O Teatro Guaíra, um dos maiores da América Latina, fica localizado na Praça Santos Andrade. 

Foi inaugurado em 1884, reconstruído em 1952, e só ficou totalmente pronto na década de 70. Têm 3 auditórios, o maior deles com 2.173 lugares, e um painel em alto-relevo de Poty Lazzarotto na entrada principal.

Na sua frente, do outro lado da praça, fica situada a Universidade Federal do Paraná, a 1ª do Brasil, fundada em 1912 e considerada um monumento arquitetônico em estilo neoclássico. 

 A UFPR abre de segundas a sextas, das 7 às 22hs.

Local de embarque: Rua 15 de Novembro, ao lado do Teatro Guaíra.

Universidade Federal do Paraná
a Universidade Federal do Paraná foi a 1ª do Brasil, fundada em 1912, em estilo neoclássico

8 Paço da Liberdade

Antiga sede da Prefeitura de Curitiba, foi recentemente restaurada, mantendo as características originais do edifício, e é o único patrimônio de Curitiba tombado nas 3 esferas (nacional, estadual e municipal), abrigando atualmente um centro cultural, com café, livraria, biblioteca, auditório e salas para exposições e realização de cursos.

A linda construção é de 1916, com detalhes nos estilos neoclássico e art nouveau. 

Dentro do edifício, é possível observar amostras da pintura original e trechos do sistema de escoamento da água através de pisos de vidro - antes de ser o prédio da Prefeitura, o local abrigava o Mercado Municipal.  

Abre de terças a sextas-feiras, das 10 às 21hs, sábados das 10 às 17h45min, e domingos e feriados das 11 às 17hs.

Local de embarque: Rua Riachuelo, na frente do Paço da Liberdade.

Paço da Liberdade em Curitiba
Paço da Liberdade em Curitiba

9 Passeio Público e Memorial Árabe

O Passeio Público foi o 1º parque público e o 1º zoológico de Curitiba. No início abrigava animais de grande porte, porém, atualmente, só existem animais pequenos lá.

Inaugurado em 1886, foi também a 1ª grande obra de saneamento da cidade. O charco que havia no local foi transformado em espaço de lazer, com lagos, pontes e ilhas em meio ao verde. 

O portão é uma cópia do que existe no Cemitério dos Cães de Paris. 

O Passeio Público abre de terças a domingos, das 6 às 18hs.

O Memorial Árabe, construído em homenagem à cultura do Oriente Médio, funciona como uma biblioteca especializada. 

Situado na Praça Gibran Khalil, é uma construção moderna, inspirada nos povos do deserto. Elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais remetem às edificações mouriscas. 

O interior da construção abriga uma escultura do escritor Gibran Khalil Gibran. 

Abre de segundas a sextas, das 8 às 12hs, sábados das 9 às 11h30min, e domingos das 9 às 13h30min.

Local de embarque: Praça Gibran Khalil Gibran, ao lado do Memorial Árabe.

Memorial Árabe na Praça Gibran Khalil Gibran em Curitiba
Memorial Árabe na Praça Gibran Khalil Gibran em Curitiba

10 Centro Cívico

O Centro Cívico é a sede dos 3 Poderes do Estado do Paraná - Executivo, Legislativo e Judiciário - e foi implantado em 1953, no centenário da emancipação política do estado.

Ali perto está a atual sede da Prefeitura de Curitiba.

Vi até o Tribunal do Júri ali, em meio a outros prédios!

Local de embarque: Rua Êrnani Santiago de Oliveira, perto da Prefeitura de Curitiba.

11 Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês

Em Curitiba, a imigração polonesa começou em 1871. 

O Memorial da Imigração Polonesa de Curitiba é composto por 7 casas, todas construídas de troncos encaixados de araucárias, que representam a lembrança viva da fé e da luta dos imigrantes poloneses, contendo um acervo histórico com objetos como uma antiga carroça, uma pipa de azedar repolho e uma imagem da Padroeira, a Virgem Negra de Czestochowa. 

As casas que fazem parte do museu ao ar livre são do final do século 19 e foram trazidas das antigas colônias polonesas, dos arredores da capital Curitiba. 

O quadro da padroeira está na casa que foi abençoada pelo Papa, e que serviu de capela no dia de sua visita à cidade, em 1980.

Há também no local uma linda coleção de Pêssankas.
Pêssanka é um ovo escrito e colorido à mão, uma forma de arte de origem muito antiga e tradição de Páscoa eslava (são muito comuns na Polônia, Ucrânia, Rússia e República Tcheca). Eles simbolizam a continuidade da vida e a ressureição de Cristo, saúde e prosperidade.
Memorial Polonês foi inaugurado logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.

Adorei esse lugar, fiquei imaginando que maravilha deve ser morar pelos arredores e poder passear ali todo dia! Mas cuidado com os mosquitinhos malignos que existem ali (e por toda cidade também)! Recomendo levar um repelente! No Memorial Ucraniano eles também estavam a 1.000 por hora!

Abre de terças a domingos, das 9 às 18hs.

Na frente do Bosque do Papa, um local lindo também para caminhadas, há uma confeitaria polonesa onde você pode experimentar um almoço típico polonês, a Kawiarnia Krakowiak.

Local de embarque: Rua Mateus Leme, próximo ao Portal Polonês.

Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês
Memorial da Imigração Polonesa de Curitiba

Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês
o Bosque do Papa é um local lindo para caminhadas

Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês
o Memorial Polonês é composto por 7 casas, todas construídas de troncos encaixados de araucárias

Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês
as casas que fazem parte do museu ao ar livre são do final do século 19 e foram trazidas das antigas colônias polonesas

Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês

Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês
o Memorial Polonês foi inaugurado logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba, em 1980

Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês

Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês
as casas contêm um acervo histórico com objetos como uma antiga carroça, uma pipa de azedar repolho, um moinho manual de milho e outros

Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês

Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês
coleção de Pêssankas no Memorial Polonês

Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês
escultura em madeira em homenagem ao Papa João Paulo II 

Bosque do Papa João Paulo II e Memorial Polonês
na frente do Bosque do Papa há uma confeitaria onde você pode experimentar um almoço típico polonês

12 Museu Oscar Niemeyer

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o "olho", concebido em 2001 e inspirado na araucária, árvore de grande porte e símbolo do Paraná, completa uma antiga obra que o próprio Niemeyer construiu, e é o maior e mais moderno museu do Brasil, dentro de uma grande área verde. 

O famoso Museu do Olho ou Museu Oscar Niemayer, é um dos maiores da América Latina, e o prédio principal foi projetado por Oscar Niemayer em 1967, mas o complexo somente se tornou museu após o arquiteto completar a sua obra, com o novo anexo do “olho”.

Foram justamente a forma elíptica e as paredes de vidro desse novo anexo que deram ao MON o carinhoso e popular apelido de “Museu do Olho”.

Eu sou muito fã da arquitetura de Oscar Niemayer, já visitei várias de suas criações - seja em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro ou Niterói - e adorei poder conhecer essa obra tão famosa. 

Além do prédio em si, e de exposições de arte, o MON abriga também um grande acervo com as obras do arquiteto, e mais de 2.200 obras de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. 

E tem também um café e uma loja com produtos lindos - adorei os livros, especialmente!

Para visitar o museu, você precisa comprar ingresso, que custa R$ 30,00. 

Meia entrada (R$ 15,00) mediante apresentação de documento comprovatório para professores e estudantes, doadores de sangue, pessoas com deficiência, titulares da ID Jovem e portadores de câncer.

Grátis para menores de 12 anos, maiores de 60 anos, grupos pré-agendados de estudantes de escolas públicas, guias de turismo acompanhados de grupos, jornalistas, taxistas credenciados à URBS, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP) e membros do International Council of Museums (ICOM).

Horário de funcionamento de terças a domingos, das 10 às 18hs. 

Nas quartas-feiras a entrada é gratuita, e o estacionamento tem 50% de desconto. Confirme antes de ir!

Mochilas e bolsas grandes, alimentos e líquidos não podem entrar no museu - deixe no guarda-volumes. 


Local de embarque: Rua Manoel Eufrásio, ao lado do Museu Oscar Niemeyer.

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer

13 Bosque Alemão

O Bosque Alemão de Curitiba homenageia os imigrantes alemães na cidade e o legado da cultura alemã - é o Memorial Germânico da capital, um lugar lindo e muito verde, em meio à floresta nativa.

Entre os destaques deste bosque, que parece ter saído diretamente de um conto de fadas, está a Trilha de João e Maria, que narra a história dos contos dos Irmãos Grimm através de painéis ilustrados, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, um mirante em madeira que oferece uma vista panorâmica da cidade de Curitiba e da Serra do Mar.

O final da Trilha de João e Maria é na Praça da Poesia Germânica, onde fica o portal que reproduz a fachada da Casa Mila, uma construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade. 

É um dos espaços públicos mais bonitos da cidade.

Uma réplica de uma antiga igreja presbiteriana abriga uma sala de concertos musicais. 

Abre todos os dias, das 6 às 19hs.

Local de embarque: Rua Francisco Schafer, em frente à Praça da Poesia Germânica.

Bosque Alemão
na Praça da Poesia Germânica fica o portal que reproduz a fachada da Casa Mila

Bosque Alemão
o Bosque Alemão de Curitiba homenageia os imigrantes alemães na cidade

14 Unilivre e Bosque Zaninelli

A Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) foi a 1ª universidade criada para estudar o desenvolvimento com preservação ambiental, inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Costeau.

Em meio ao verde do Bosque Zaninelli, onde antigamente funcionava uma pedreira, com um grande paredão de granito e um lago, hoje está situada a Escola Municipal de Sustentabilidade.

O projeto arquitetônico, executado com materiais rústicos, representa os 4 elementos da natureza na forma e nas cores (terra, fogo, água e ar), formando um conjunto impressionante.

Abre todos os dias, das 8 às 18hs.

Local de embarque: Rua Victor Benato, em frente ao Bosque Zaninelli.

15 Parque São Lourenço e Memorial Paranista

Este parque, um dos mais antigos da cidade, implantado em 1972, foi construído numa antiga fábrica de cola, e une natureza, arte e cultura, com um Centro de Criatividade que oferece cursos, oficinas e exposições. 

Lugar perfeito para caminhar, andar de carrinho de rolimã e contemplar a área verde nativa, o Parque São Lourenço também possui uma pista de corrida, um lago cercado por mata nativa, e conta também com o Memorial Paranista e o Jardim das Esculturas João Turin - com esculturas do grande nome do Paranismo, João Turin, considerado o precursor da escultura no Estado. 
O Movimento Paranista teve como objetivo a construção de uma identidade regional para o Estado do Paraná, contando com a participação de intelectuais, artistas e literatos que cultuavam e divulgavam a história e as tradições da terra paranaense durante os anos 1920 e 1930, por meio de esculturas, desenhos, pinturas e decoração. 
Abre todos os dias, das 8 às 18hs.

Local de embarque: Rua Mateus Leme, 4.556.

Memorial Paranista
Memorial Paranista

Memorial Paranista
não conseguimos visitar o Memorial Paranista por falta de tempo, mas conheci mais sobre o Movimento Paranista e sobre as obras de João Turin visitando o Memorial de Curitiba

Memorial Paranista

Memorial Paranista

16 Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski

A Ópera de Arame é um teatro integrado à natureza, construído em uma estrutura tubular com teto transparente - um dos símbolos icônicos de Curitiba.

Inaugurada em 1992, com capacidade para 1.572 espectadores, a Ópera de Arame acolhe todos os tipos de espetáculos, dos mais populares aos clássicos.

Em meio a lagos, vegetação típica regional e cascatas, ela faz parte do Parque das Pedreiras.

Ali ao lado, a Pedreira Paulo Leminski desde 1989 é palco para grandes acontecimentos artísticos e culturais na cidade, como por exemplo a encenação da Paixão de Cristo, podendo abrigar, ao ar livre, até 20 mil pessoas.

Para visitar, você precisa comprar ingresso, que custa R$ 15,00. A meia entrada custa R$ 7,50 e crianças até 7 anos não pagam. 

A Ópera de Arame abre para visitação diariamente, das 10 às 18hs.

Animais de estimação podem entrar, desde que com guia - só não podem circular nas áreas de alimentação e nos espaços internos. 

Verifique a programação, pois sempre tem eventos legais acontecendo por lá. A trilha sonora, quando chegamos, era jazz 😍

Há um café/restaurante no piso inferior. Imperdível!

Local de embarque: Rua João Gava, na frente da Ópera de Arame.

Ópera de Arame
a Ópera de Arame é um dos símbolos icônicos de Curitiba

Ópera de Arame
ao lado da Ópera de Arame há uma lojinha que vende água mineral a R$ 2,50 e vários souvenirs

Ópera de Arame
os mini-pratinhos custam R$ 9,90

Ópera de Arame
um turista cansado kkkk

Ópera de Arame
a Ópera de Arame fica situada numa grande área verde, o Parque das Pedreiras, em meio a lagos, vegetação típica regional e cascatas

Ópera de Arame
loja oficial da Ópera de Arame

Ópera de Arame

Ópera de Arame
verifique a programação da Ópera de Arame antes de ir, pois sempre tem eventos legais acontecendo por lá

Ópera de Arame
a Ópera de Arame é um teatro integrado à natureza, construído em uma estrutura tubular com teto transparente

17 Parque Tanguá

O Parque Tanguá, inaugurado em 1996, é um ótimo exemplo de reaproveitamento do espaço urbano, construído no lugar de antigas pedreiras, e considerado um dos melhores lugares para ver o pôr do sol em Curitiba. 

Neste parque se destacam especialmente 2 pedreiras, unidas por um túnel de 45m que atravessa a rocha e que pode ser atravessado a pé por uma passarela sobre a água, unindo os lagos. 

O parque é parte do projeto de preservação do Rio Barigui, juntamente com os Parques Tingui e Barigui, e tem pista de cooper, ciclovia, mirante, lanchonete e o Jardim Poty Lazzarotto. 

Abre todos os dias, das 6 às 22hs.

Para fazer uma visita guiada pelo túnel - o Laboratório Geológico do Parque Tanguá - você pode se inscrever pelo e-mail visitaguiadatunel@smma.curitiba.pr.gov.br. Não é feito agendamento por telefone. As visitas acontecem aos sábados, às 9h30min, e têm duração de 1h30min, apenas para maiores de 15 anos.

Local de embarque: Rua Oswaldo Maciel, perto do módulo da Guarda Municipal.

18 Parque Tingui

O Parque Tingui homenageia os 1ºs ocupantes dos Campos de Curitiba, os índios da Nação Guarani.

Criado em 1994, fica situado na faixa de preservação junto ao Rio Barigui. 

Tem pista de caminhada, parquinho e academia ao ar livre - um ótimo local para se exercitar e apreciar a natureza. 

Abre todos os dias, das 6 às 22hs.

Local de embarque: Rua Melchiades Silveira do Valle, próximo ao portal de entrada da Avenida Fredolin Wolf.

Parque Tingui
Parque Tingui em Curitiba

Parque Tingui
o Parque Tingui fica situado numa grande área de preservação junto ao Rio Barigui em Curitiba

19 Memorial Ucraniano

O Memorial Ucraniano está localizado no Parque Tingui, e é uma homenagem ao centenário da chegada dos pioneiros da etnia na região. 

Com cúpula de bronze, a Igreja Ucraniana é uma réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo, do final do século 19, construída por imigrantes ucranianos e localizada na Serra do Tigre, em Marechal Mallet, no interior do Estado do Paraná. 

O estilo arquitetônico é bizantino, e sua construção segue as normas da religião ortodoxa: a cúpula oitavada revestida de cobre, no formato de uma cebola, faces representando os quadrantes do entendimento humano, altar voltado para o leste e telhado em pinho. 

O Memorial ainda abriga uma exposição de pêssankas e ícones religiosos, muito lindos (veja fotos abaixo). 

Ao lado, um campanário externo.  

A cidade de Curitiba inteira é linda, limpa, segura, arrumada, florida e caprichada, mas esse lugar é excepcional! Emocionante de tão bonito! Foi meu lugar favorito em Curitiba!

Mas, como já escrevi acima, lembre de usar repelente! Os mosquitinhos lá são tinhosos!

Há um pequeno mercado ali no Memorial vendendo souvenirs. Também há banheiro e estacionamento.

Abre de terças a domingos, das 10 às 18hs. Fica fechado no intervalo entre as 13 e 14hs

Local de embarque: Rua Dr. Mbá de Ferrante, em frente ao Memorial Ucraniano.

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

Memorial Ucraniano Curitiba

20 Portal Italiano

O Portal Italiano sinaliza a entrada no Bairro de Santa Felicidade, e reproduz as edificações típicas da imigração italiana do bairro.

Local de embarque: Avenida Manoel Ribas, 2.551, após o Portal Italiano.

21 Bairro de Santa Felicidade

O Bairro de Santa Felicidade é a colônia dos imigrantes italianos. As casas típicas do bairro são unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental.

É hoje o principal eixo gastronômico de Curitiba: a região é muito conhecida pelos seus excelentes restaurantes, como o Família Madalosso, famoso por ser um dos maiores da América - escrevi sobre a refeição maravilhosa que fizemos lá mais abaixo neste texto, no capítulo 'onde comer em Curitiba'. 

Santa Felicidade foi a 1ª colônia de italianos de Curitiba, formada por imigrantes da região do Vêneto na Itália, que chegaram ao Brasil em 1878. 

Das suas tradições e costumes nasceram as atrações que caracterizam o bairro, como a grande quantidade de restaurantes típicos italianos, as vinícolas e as lojas de artesanato e de móveis de vime. 

A igreja centenária é uma marca da religiosidade dos italianos. 

A poucas quadras dela, fica situado o Cemitério de Santa Felicidade, com o seu inédito panteão constituído por 18 capelas em estilo neoclássico e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico. 

No bairro também merecem destaque, por sua arquitetura, a Casa dos Gerânios, a Casa dos Pintura, a Casa dos Arcos (veja foto abaixo) e a Casa Culpi.

Um outro lugar muito visitado pelos turistas em Santa Felicidade é a Adega Durigan, com degustação de vinhos, sucos, espumantes, chocolates e frios. 

Parada intermediária dos ônibus em Santa Felicidade:
  • Região Central do Polo Gastronômico Santa Felicidade, em frente ao Restaurante Siciliano
  • Igreja de São José e Santa Felicidade - Vinícolas, Comércios e Restaurantes
Local de embarque: Rua Me Clélia Merloni.

Bairro de Santa Felicidade
as casas típicas do bairro são unidades de interesse de preservação pelo valor histórico, arquitetônico ou sentimental

Bairro de Santa Felicidade
a Adega Durigan oferece degustação de vinhos, sucos, espumantes, chocolates e frios no Bairro de Santa Felicidade

22 Parque Barigui

Criado em 1972, o Parque Barigui é um dos maiores de Curitiba, sendo refúgio de diversos animais nativos e migratórios. 

Esse parque foi escolhido pelos curitibanos como um dos preferidos para caminhadas, com diversas opções de lazer, como churrasqueiras, quiosques, pistas de  bicicross e aeromodelismo, canchas poliesportivas, equipamentos de ginástica, parque de diversões, estacionamento, restaurante, Parque de Exposições e Centro de Convenções, a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam e o Teatro da Maria Fumaça.

É lá que se localiza também o Museu do Automóvel.

Abre todos os dias.

Local de embarque: Avenida Cândido Hartmann, na frente do Museu do Automóvel.

Parque Barigui
Museu do Automóvel de Curitiba

23 Torre Panorâmica

Única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto à visitação, com 109,5m de altura.

Foi inaugurada em 1991 e é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba - o mirante oferece uma vista de 360º da cidade e dos contornos da Serra do Mar. 

No piso, um mapa em relevo indica pontos importantes de Curitiba, e um painel de Poty Lazzarotto mostra o desenvolvimento da capital. 

Na entrada da Torre Panorâmica de Curitiba está localizado o Museu do Telefone.

Para visitar, você precisa comprar ingresso.

Local de embarque: Rua Jacarezinho, ao lado da Torre Panorâmica.

Torre Panorâmica de Curitiba
do ônibus turístico, a nossa visão da Torre Panorâmica de Curitiba ficou "um pouco" obstruída pela fiação de energia elétrica heheheh...

24 Centro Histórico

O Centro Histórico de Curitiba é um passeio imperdível por lugares que mostram o passado da antiga Vila Nossa Senhora da Luz e preservam a memória da cidade através de casarões coloridos bem cuidados, igrejas e calçamento de pedras irregulares.

O lugar abriga o Relógio das Flores, a Fonte da Memória, a Fundação Cultural de Curitiba, antigos casarões transformados em espaços culturais, a Igreja do Rosário, onde é celebrada, aos domingos pela manhã, a Missa do Turista, e a Primeira Igreja Presbiteriana Independente.

A Fonte da Memória, em forma de uma cabeça de cavalo, é um tributo aos imigrantes e tropeiros que vinham a Curitiba para comercializar seus produtos transportados por carroças e mulas. Os animais utilizavam o velho bebedouro, ainda existente, no Largo da Ordem. O monumento, que marca um ciclo da história da cidade, foi instalado na Praça Garibaldi em 1995.

Na rua com calçamento de pedras fica o casario colorido bem preservado, a Igreja da Ordem, o Palacete Wolf, a Sociedade Garibaldi, as ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, do início do século 19, nunca concluída, e o Museu Paranaense.

Tem até uma mesquita - a Mesquita de Curitiba - bem linda, aberta para visitação de segundas a sextas-feiras das 9 às 12hs, aos sábados das 9 às 11h30min e nos domingos das 9 às 13h30min. 

Também achei muito bonito o Belvedere, um edifício art nouveau construído em 1915 na Praça João Cândido.

Guia completo de Curitiba
Mesquita de Curitiba

Guia completo de Curitiba

Guia completo de Curitiba
o centro histórico de Curitiba é um passeio imperdível

Guia completo de Curitiba
adorei os casarões coloridos bem cuidados, as igrejas e o calçamento de pedras irregulares no centro histórico de Curitiba

Guia completo de Curitiba

Guia completo de Curitiba
casario bem preservado no centro histórico de Curitiba

Guia completo de Curitiba
Igreja do Rosário no centro histórico de Curitiba

Guia completo de Curitiba
Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba

Guia completo de Curitiba
Fonte da Memória no centro histórico de Curitiba, com o Palacete Wolf ao fundo (amarelo)

Guia completo de Curitiba

Guia completo de Curitiba
Palacete da Sociedade Garibaldi em Curitiba

Guia completo de Curitiba
Museu Paranaense em Curitiba

Guia completo de Curitiba
Belvedere, edifício art nouveau construído em 1915 na Praça João Cândido

Guia completo de Curitiba
ruínas da Igreja de São Francisco de Paula, do início do século 19, nunca concluída

Guia completo de Curitiba

Guia completo de Curitiba

Um dos maiores destaques do centro histórico é o Memorial de Curitiba

Eu amei esse lugar, cheio de salas de exposições (Salão Paranaguá, Salão Paraná e Salão Brasil), com um auditório de 144 lugares (Teatro Londrina), o Mirante do Marumbi e uma praça interna para grandes eventos (Praça do Iguaçu), onde estava havendo um show de jazz quando estivemos lá!

Amei as muitas obras de arte expostas no andar térreo e as exposições permanentes nos pisos superiores - vale a pena conhecer, e é grátis!

Memorial de Curitiba
Memorial de Curitiba

Memorial de Curitiba

Memorial de Curitiba

Memorial de Curitiba

Memorial de Curitiba

Memorial de Curitiba

Memorial de Curitiba

Memorial de Curitiba

Memorial de Curitiba

Memorial de Curitiba

Memorial de Curitiba

Memorial de Curitiba
bela vista do centro histórico do alto do Memorial de Curitiba

Aos domingos, das 9 às 14hs, no centro histórico de Curitiba, acontece a tradicional Feira de Artesanato do Largo da Ordem, com mais de 1.000 artesãos, ponto de encontro dos curitibanos. 

Estando em Curitiba em um domingo, é um programa 'obrigatório' em todos os roteiros visitar essa feira, que possui à venda uma variedade imensa de artesanatos, livros, objetos de decoração, comidas, etc.

No domingo em que estivemos lá, um dia lindo de sol e calor, a feira estava lotada de gente feliz, e ficamos impressionados com o tamanho (a quantidade de barracas) - perto dela, o Bric da Redenção em Porto Alegre é minúsculo! 

Inclusive fiquei pensando que, se você quiser simplesmente conhecer o centro histórico e seus edifícios históricos bem preservados, e fotografar, é melhor ir lá noutro dia da semana, já que, em domingo de feira, fica simplesmente impossível tirar qualquer foto decente hehehehe...

Tomamos na feira o melhor caldo de cana com limão que já experimentei, a R$ 12,00 o copo de 500ml.

O centro histórico também é ponto de encontro dos curitibanos à noite, nos seus diversos bares. 

Local de embarque: Praça Garibaldi, na frente da Sociedade Garibaldi.

Feira de Artesanato do Largo da Ordem em Curitiba
Feira de Artesanato do Largo da Ordem em Curitiba

Feira de Artesanato do Largo da Ordem em Curitiba

Feira de Artesanato do Largo da Ordem em Curitiba
ficamos impressionados com o tamanho - a quantidade de barracas - na feira de artesanato de Curitiba

Feira de Artesanato do Largo da Ordem em Curitiba

Feira de Artesanato do Largo da Ordem em Curitiba
tomamos na feira de domingo o melhor caldo de cana com limão que já experimentei

Feira de Artesanato do Largo da Ordem em Curitiba

25 Praça Tiradentes e Catedral Basílica

A Praça Tiradentes é o marco zero da cidade, e abriga a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, com mais de 100 anos. 

Em estilo neogótico, essa catedral reverencia a Santa Padroeira de Curitiba.

Em 1889 esse espaço ganhou o seu nome atual, Praça Tiradentes. 

Além de uma estátua do Herói da Inconfidência, 2 obeliscos chamam a atenção no local: um demarca as distâncias, e o outro marca a presença dos portugueses. 

O piso de vidro permite observar o antigo calçamento da praça, descoberto durante a reforma realizada no local em 2008. 

Local de embarque: Praça Tiradentes, próximo à Catedral.

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
Catedral de Curitiba

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
o piso de vidro permite observar o antigo calçamento da praça

26 Rua das Flores

Trecho da principal rua de Curitiba, este foi o 1º calçadão para pedestres do país, e é considerado um dos marcos da revolução cultural da cidade.

É considerada um verdadeiro shopping center a céu aberto, com muitos comércios, serviços e cafés. 

Destaque para a Boca Maldita, uma tribuna livre onde as pessoas se encontram para conversar e debater sobre os mais diversos temas. 

Junto à Rua das Flores, está a Avenida Luiz Xavier, a menor do mundo, e o Palácio Avenida, local onde são realizadas as apresentações de Natal.

Local de embarque: Avenida Luiz Xavier, na frente da Galeria Tijucas.

Mais informações sobre os ônibus da Linha Turismo em Curitiba.

Palácio Avenida
Palácio Avenida, local onde são realizadas as apresentações de Natal em Curitiba

10 principais pontos turísticos de Curitiba

  1. Jardim Botânico
  2. Memorial Ucraniano
  3. Ópera de Arame
  4. Mercado Municipal
  5. Parque Barigui
  6. Museu Oscar Niemeyer
  7. Memorial Polonês
  8. Bosque Alemão
  9. Centro histórico
  10. Bairro de Santa Felicidade
Guia completo de Curitiba
Bosque do Papa - Memorial Polonês

Guia completo de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba

Guia completo de Curitiba
centro histórico de Curitiba

Guia completo de Curitiba
Museu Oscar Niemeyer - MON

Guia completo de Curitiba
Memorial Ucraniano

Onde beber em Curitiba: Cervejaria Bodebrown

Como o Peg é um apaixonado por cervejas artesanais, quando decidimos ir a Curitiba, o 1º lugar da lista dele era a Cervejaria Bodebrown, também conhecida como a "cervejaria do Iron Maiden".

Há tempos o Peg tinha ouvido falar nessa cerveja, e ela não nos decepcionou. Depois de um dia cheio de passeios turísticos, foi ótimo sentar lá com várias latas de cervejas geladas diferentes e dar uma boa relaxada.

O local não é grande coisa - a visita à fábrica só acontece nos sábados, e durante a semana há apenas uma loja aberta, com um biergarten simplinho do lado de fora onde você pode sentar e tomar as suas latas de cerveja em copos de plástico - mas a cerveja é realmente muito boa!

As latas de cerveja não são baratas, mas, pela qualidade top, achamos que valeu a pena.

O Uber do Novotel Curitiba Batel até lá custou R$ 20,00 - ida e volta foi R$ 40,00. 

Cervejaria Bodebrown
Cervejaria Bodebrown em Curitiba, também conhecida como a "cervejaria oficial do Iron Maiden no Brasil"

Cervejaria Bodebrown
o local não é grande coisa - um biergarten simplinho do lado de fora da loja, onde você pode sentar e tomar as suas latas de cerveja em copos de plástico

Cervejaria Bodebrown
mas a cerveja é realmente muito boa - podemos atestar, pois experimentamos váriassss hehehehe...

Cervejaria Bodebrown
depois de um dia cheio de passeios turísticos em Curitiba, foi ótimo sentar lá com várias latas de cervejas geladas diferentes e dar uma boa relaxada

Cervejaria Bodebrown
a Trooper ficou em 2º lugar no nosso ranking

Cervejaria Bodebrown
Cacau IPA, a nossa preferida

Cervejaria Bodebrown
Cervejaria Bodebrown, a "cervejaria do Iron Maiden"

Cervejaria Bodebrown
a visita à fábrica só acontece nos sábados

4 passeios perto de Curitiba

Passeios a partir de Curitiba que ficaram para a próxima vez:
  • Parque Estadual Vila Velha - passeio de dia inteiro, fica a 80Km de Curitiba. É considerado o principal atrativo natural de Ponta Grossa, uma unidade de conservação com Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada, além de uma fauna variada. 
  • Trem Serra do Mar para Morretes - passeio de dia inteiro, parte da estação ferroviária no Centro de Curitiba. É uma viagem pela Serra do Mar paranaense até Morretes, onde você pode experimentar o prato típico local, o Barreado acompanhado de frutos do mar, e a cachaça de Morretes. 
  • Ilha do Mel - tem que ir e ficar pelo menos 2 ou 3 dias lá! Foi uma das primeiras viagens que eu e o Peg fizemos juntos, em 2002, no túnel do tempo! Nesta reserva ficam as melhores praias do litoral paranaense, além de várias atrações turísticas, como a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. 
  • Colônia Witmarsum - colonização menonita perto de Ponta Grossa, possui cerca de 2 mil habitantes, sendo que 1200 são menonitas que procuram manter vivas as tradições e a cultura alemã, desde o idioma até a típica gastronomia.
Guia completo de Curitiba
travessia para a Ilha do Mel em 2002, no túnel do tempo - o Peg parecia o Felipe!

Guia completo de Curitiba
uma Claudia de 20 e poucos anos visitando a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres na Ilha do Mel

Onde ficar em Curitiba

Ficamos hospedados no hotel Novotel Curitiba Batel e amamos a experiência lá!

O hotel é um 4 estrelas, com serviço de quarto e recepção simpática 24hs. Além disso, a decoração, tantos dos quartos quanto do lounge, é linda, e o serviço é ótimo.

Mas o melhor de tudo é a localização do hotel, no Bairro Batel, o melhor de Curitiba, seguro para passear a pé de noite, perto de tudo, inclusive do centro histórico, da parada incial do ônibus da Linha Turismo, de vários restaurantes, padarias e shopping centers! Fizemos muita coisa a pé a partir dali!

Os quartos têm ar-condicionado, frigobar, cofre, armários, bancada de trabalho, local para as malas, televisão, banheiro compartimentado com chuveiro, vaso e pia separados (adoro), secador de cabelos, cama e travesseiros confortáveis, roupas de cama e toalhas branquinhas e cheirosas.

Nosso quarto era bem espaçoso, com uma decoração bonita e iluminação aconchegante.

O Novotel Curitiba Batel também tem academia, sala de passar roupas, wifi e um lindo lounge compartilhado, além do excelente restaurante peruano Q Ceviche, onde nós almoçamos um dia e comi o melhor ceviche da vida (sendo que todas as outras vezes que havia comido ceviche foram no Peru!) - hehehe o ceviche brasileiro foi 'the best'!

Me disseram que o pisco que eles servem no bar é maravilhoso também, mas infelizmente não deu tempo de experimentar!

Novotel Curitiba Batel
lounge e recepção do Novotel Curitiba Batel 

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel
nosso quarto lindo no Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel
adoro hotéis com banheiros compartimentados, com chuveiro, vaso e pia separados

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

O café da manhã, em estilo buffet, com opções sem glúten, é muito, muito bom! Adorei que eles têm um espaço "regional" onde servem, por exemplo, o famoso "Barreado" e também "Vina", que foi uma novidade pra mim!

Você já experimentou alguma dessas "iguarias" paranaenses??
Barreado ou carne barreada é um prato de origem açoriana, próprio da cultura caiçara, e típico do litoral paranaense - o mais tradicional do estado - que segue um ritual de mais de 300 anos no seu preparo, feito num caldeirão de barro. A origem é atribuída aos portugueses que vieram para o litoral do Paraná no século 18. Eles realizavam mutirões com a população local de caboclos e indígenas, e se reuniam todos, por exemplo, em colheitas, festas de Carnaval e construções de igrejas e escolas, ocasiões em que sempre serviam cachaça e refeições com bastante 'sustância', como a carne bovina barreada, que era considerada simples e de fácil preparo, podendo ser requentada diversas vezes no fogo à lenha, sem perder o sabor.

Novotel Curitiba Batel
"mini" Barreado no Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel
molho de "vina", já experimentou?

Adorei a panquequinha com molho de chocolate, o mini brownie e os pãezinhos de queijo do café da manhã do hotel. 

Havia muitas frutas, cafés, sucos, bolos, pães, frios, doces e salgados.

Veja mais fotos do café da manhã abaixo:

Novotel Curitiba Batel
café da manhã no Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel

Novotel Curitiba Batel
Novotel Curitiba Batel

Para ver os valores das diárias na data da sua viagem, clique aqui: Novotel Curitiba Batel

Além do Novotel Curitiba Batel, onde adoramos nos hospedar, vi vários outros hotéis de redes conhecidas onde já nos hospedamos nesta mesma região, que é perfeita, e na mesma faixa de preços:
E, se você quiser ficar num dos melhores hotéis de Curitiba, numa faixa de preços um pouco mais cara, veja o QOYA Hotel Curitiba, Curio Collection by Hilton.

ibis Curitiba
ibis Curitiba

Quantos dias ficar em Curitiba

Nós ficamos apenas um final de semana, e deu para ter uma boa ideia geral da cidade, visitando todos os principais pontos turísticos, como vocês viram neste post, mas foi bemmmm corrido!

Como vocês podem ver no print que coloquei abaixo, nossos dias turistando são dias de mais de 15hs! Em um único dia em Curitiba, percorremos mais de 68Km! 😂 

Eu recomendo ficar em Curitiba pelo menos 3 dias inteiros - em 3 dias já teria dado tempo de conhecer outros lugares que ficaram na minha listinha - veja abaixo no capítulo 10 dicas de Curitiba que não pude aproveitar.

Acima também coloquei 4 passeios perto de Curitiba que fiquei com vontade de fazer - e, para fazer todos eles, você precisaria de, pelo menos, mais uns 5 ou 6 dias!

Nós ficamos realmente encantados com Curitiba - de todas as capitais brasileiras que conhecemos, é a única onde eu certamente gostaria de morar, não só pelo clima (eu gosto de friozinho), mas principalmente pela segurança, limpeza, capricho e arrumação da cidade!

Andando pelo centro histórico à noite, me senti super segura para fotografar com meu celular, e nos impressionou a limpeza nos espaços públicos (não se via uma sujeirinha sequer no meio fio das calçadas!) e o cuidado - grama cortada, canteiros floridos bem arrumados, as lindas araucárias preservadas, asfalto pintado, sinalização impecável, praças e parques públicos maravilhosos para se exercitar, prédios históricos bem conservados...enfim, uma cidade de sonhos! 

Perto dela, nossa querida Porto Alegre infelizmente parece um chiqueiro 😞

Guia completo de Curitiba
em um único dia em Curitiba, percorremos mais de 68Km!

Guia completo de Curitiba
uma das curiosidades de Curitiba que mais me impressionou foi a altitude de 1000m, bem acima de Gramado, na Serra Gaúcha!  

Guia completo de Curitiba
a limpeza e iluminação das praças

Guia completo de Curitiba
os prédios antigos bem conservados

Guia completo de Curitiba
e bem pintados!

Guia completo de Curitiba
paradas de ônibus em Curitiba

Guia completo de Curitiba
eu amei essas paradas de ônibus!

Guia completo de Curitiba
street art em Curitiba

Guia completo de Curitiba

Guia completo de Curitiba

Como ir do Aeroporto de Curitiba para o centro

Chegamos em Curitiba de avião, pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena.

O Aeroporto Internacional de Curitiba na verdade não fica situado na capital paranaense, mas sim em torno de 30min de Curitiba, na cidade de São José dos Pinhais. 

Tanto na chegada ao aeroporto para ir pro centro de Curitiba, quanto no nosso retorno ao aeroporto, fomos de Uber - foi prático e econômico. Recomendo!

Pelo que me recordo, as corridas custaram entre R$ 30,00 e R$ 40,00 cada uma.

Quando você pedir o Uber, não esqueça de mandar uma mensagem ao motorista pelo aplicativo avisando em qual entrada você estará esperando por ele. 

Aeroporto Internacional de Curitiba
não esqueça de mandar uma mensagem ao motorista do Uber avisando em qual entrada você estará esperando por ele

Aeroporto Internacional de Curitiba
Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais

Aeroporto Internacional de Curitiba
já quero voltar!

Onde comer em Curitiba

Foi uma estadia rápida, mas comemos muito e comemos bem em Curitiba hahahaha...

Embora tenhamos ficado poucos dias em Curitiba, foram dias de comilança infinita, e tenho ótimos restaurantes para recomendar a vocês:

Curitiba
passamos muitooooo bem em Curitiba!

Curitiba
o Hard Rock Cafe de Curitiba supostamente é bem legal, mas a fila estava imensa, e eu jamais ficaria numa fila para entrar num restaurante...então não foi desta vez kkkkk!

1 Confeitaria Holandesa

Na esquina do nosso hotel no Batel - o Novotel Curitiba - descobrimos essa confeitaria maravilhosa e bem simples. 

A coxinha com camarão e catupiry e o camafeu estavam ma-ra-vi-lho-sos! Depois fiquei sabendo, por locais, que a coxinha dali é mesmo famosa por ser uma das melhores da cidade. 

Acertamos em cheio na nossa 1ª parada na cidade kkkk...

Confeitaria Holandesa Curitiba
o camafeu estava ma-ra-vi-lho-so

Confeitaria Holandesa Curitiba

Confeitaria Holandesa Curitiba
coxinha com camarão e catupiry da Confeitaria Holandesa em Curitiba

Confeitaria Holandesa Curitiba
ambiente simples e tradicional da Confeitaria Holandesa em Curitiba

2 Bar do Alemão

O almoço de domingo no Bar do Alemão, no Largo da Ordem, centro histórico de Curitiba, foi recomendado por muitos nativos, então tínhamos que experimentar. 

E não me arrependi! 

O bar mais alemão de Curitiba desde 1979 tem um ambiente rústico, tradicional das tabernas germânicas e, ao mesmo tempo, alegre e descontraído - uma verdadeira instituição da boemia curitibana!

Experimentamos um prato que vem com vários aperitivos e foi uma boa escolha para acompanhar a cerveja, pois assim pudemos provar a famosa carne de onça local!
Carne de onça é carne bovina CRUA moída e temperada com sal, pimenta e azeite, o prato típico da capital Curitiba. Não se preocupe que não são usadas onças no preparo desse prato hehehehe...o nome provavelmente se originou do bafo que a gente fica depois de comer esse aperitivo, pois ele é servido sobre uma broa e coberto de uma grande quantidade de cebola branca crua e cebolinha bem picadas 😅
Não deixe de experimentar também a criação mais famosa do Bar do Alemão: o Chopp Submarino - uma caneca de chopp grande com uma dose de Steinhäger colocada numa canequinha pequena estrategicamente posicionada dentro do caneco. 

As canequinhas são personalizadas com temas variados ao longo do ano, exaltando datas comemorativas, temas atuais ou personalidades e, claro, depois de tomar o seu caneco de Chopp Submarino, você pode levar a sua canequinha para casa - é o melhor souvenir que você poderia ter de Curitiba!

Bar do Alemão Curitiba
Bar do Alemão, no Largo da Ordem, centro histórico de Curitiba

Bar do Alemão Curitiba

Bar do Alemão Curitiba
 cardápio do Bar do Alemão em Curitiba

Bar do Alemão Curitiba
Bar do Alemão em Curitiba

Bar do Alemão Curitiba
 ambiente rústico, tradicional das tabernas germânicas, no Bar do Alemão em Curitiba 

Bar do Alemão Curitiba
Chopp Submarino no Bar do Alemão em Curitiba

Bar do Alemão Curitiba
algumas das canequinhas usadas no Chopp Submarino ao longo dos últimos anos

Bar do Alemão Curitiba
nosso prato tinha, além da carne de onça, as salsichas alemãs Bockwurst (vermelha) e Bratwurst (branca) 

Bar do Alemão Curitiba
a famosa carne de onça, prato típico de Curitiba

3 Família Madalosso

O restaurante Família Madalosso, no Bairro Santa Felicidade, em Curitiba, é famoso por ter sido reconhecido pelo Guiness Book of Records como o maior restaurante do mundo - um motivo de orgulho para os curitibanos.

Quando soube disso, e da fama de boa comida italiana que eles servem desde 1963, eu sabia que tinha de ir lá conhecer. 

O sistema é de rodízio. Vários pratos são trazidos à mesa (como vocês veem na foto dos pratos e do cardápio abaixo) e outros ficam passando pelas mesas e você escolhe os que quer experimentar. 

Nós, é claro, provamos praticamente todos, e saímos de lá cambaleando. Não deixe de experimentar o Rondelli de Romeu e Julieta e o Gnocchi ao molho Alfredo 😜

Sobremesas e bebidas são pagas à parte. Pagamos R$ 218,30 pelo jantar para nós 2 (infelizmente não lembro exatamente do valor do rodízio por pessoa, mas era algo em torno de R$ 85,00 por pessoa). 

A área kids do restaurante é bem legal, mas não é grátis - pelo contrário, achei bem caro: R$ 25,00 por apenas 45min. Depois disso, cada 30min custam R$ 20,00.

Família Madalosso
restaurante Família Madalosso, em Curitiba, servindo boa comida italiana desde 1963

Família Madalosso
o restaurante Família Madalosso, em Curitiba, é famoso por ser o maior restaurante do mundo

Família Madalosso
o restaurante fica localizado no Bairro Santa Felicidade, colônia formada em 1878 por imigrantes italianos 

Família Madalosso
cardápio do restaurante italiano Família Madalosso

Família Madalosso
pratos do cardápio que são servidos na mesa (os demais passam em sistema de rodízio)

Família Madalosso
e eles ainda têm cerveja própria!

Família Madalosso
a área kids do restaurante é bem legal, mas não é grátis

Família Madalosso
Restaurante Família Madalosso em Curitiba

4 3 Chefes Cozinha Criativa

O restaurante 3 Chefes Cozinha Criativa é um bistrô maravilhoso que fomos conhecer junto com o pessoal da Motorhome Trips

Essa empresa brasileira de aluguel de motorhomes no exterior é nossa velha conhecida - eu alugo motorhomes com eles desde 2017, e sempre indico aqui no blog os serviços deles - então foi uma alegria, depois de tantos anos conversando apenas por WhatsApp para alugar motorhomes para as nossas viagens, finalmente conhecer pessoalmente essa turma de gente querida e descobrir que a equipe é muito maior do que eu pensava!

Eles estavam tendo um evento especial da empresa e nos convidaram para participar - claro que nós aceitamos - e adoramos o convite! Achei um amor o cardápio personalizado que o bistrô 3 Chefes Cozinha Criativa preparou especialmente para o evento deles!

Já vou dizer para vocês o que nós experimentamos e nossos favoritos: entre os drinks, AMEI o Basil Smash, feito com basílico, limão siciliano e gin!

A tábua de antepastos também é uma loucura - não saberia dizer qual meu antepasto favorito, um melhor que o outro. 

Eu, é óooooobvio, fui de risoto tai com camarões e especiarias e meu prato estava uma lou-cu-ra, mas o Peg jura que o filé dele, com molho de vinho tinto, estava ainda melhor. Aí se criou um impasse!

Eles abrem para Happy Hour de terça a sábado das 18 às 19:30hs e para jantar das 19:30 às 22:30hs. 

Aos sábados, tem feijoada completa a partir do meio-dia - já fiquei louca para voltar num sábado!

3 Chefes Cozinha Criativa
turma da Motorhome Trips no bistrô 3 Chefes Cozinha Criativa

3 Chefes Cozinha Criativa
um amor o cardápio personalizado que o bistrô 3 Chefes Cozinha Criativa preparou especialmente para o evento

3 Chefes Cozinha Criativa
amamos o convite para participar do evento da empresa Motorhome Trips

3 Chefes Cozinha Criativa
drink Basil Smash, feito com basílico, limão siciliano e gin

3 Chefes Cozinha Criativa
Sakerinhas de morango e kiwi

3 Chefes Cozinha Criativa
tábua de antepastos e focaccia do 3 Chefes Cozinha Criativa

3 Chefes Cozinha Criativa
eu fui de risoto tai com camarões e especiarias e meu prato estava uma lou-cu-ra

3 Chefes Cozinha Criativa
o Peg jura que o filé dele, com molho de vinho tinto, estava ainda melhor

3 Chefes Cozinha Criativa

3 Chefes Cozinha Criativa
brownie com calda quente e sorvete de sobremesa

5 Q Ceviche

Como contei acima, as outras vezes que eu havia comido ceviche foram em viagens ao Peru - e, embora tenham sido todas experiências bem autênticas, foram também muito, digamos, "rústicas" hehehehe, tipo botecos de beira de estrada numa parada de ônibus perto de Nazca.

Então esta foi, de fato, a 1ª vez que comi um ceviche "alto padrão", preparado com higiene, digamos assim...e eu amei!

Acho que tive sorte na minha escolha, porque depois fiquei sabendo que o Q Ceviche, restaurante peruano do Novotel Curitiba, é justamente conhecido pelo seu excelente ceviche.

O Peg, que ficou meio "traumado" com as nossas experiências anteriores de ceviches peruanos, resolveu se garantir e foi de salada, dá para acreditar???

Como prato principal, pedimos talharim criollo com pescado e strogonoff de carne e, de sobremesa, é claro que fomos na típica torta Tres Leches, um pão de ló molhadinho delicioso!

Já comentei antes que me disseram que o pisco que eles servem no bar é maravilhoso também, mas infelizmente não deu tempo de provar!

Q Ceviche
Q Ceviche, restaurante peruano do Novotel Curitiba

Q Ceviche

Q Ceviche
cardápio do dia no Q Ceviche em Curitiba

Q Ceviche
ceviche de pescado

Q Ceviche
talharim criollo com pescado

Q Ceviche
 strogonoff de carne do Q Ceviche

Q Ceviche
de sobremesa, fomos na torta Tres Leches, um pão de ló molhadinho delicioso

Q Ceviche

6 The Ox Room Steakhouse

O lugar perfeito para um happy hour na região mais bacana de Curitiba, o Batel. 

The Ox Room Steakhouse é um restaurante bem moderno, uma mistura de lounge e american bar, com uma gastronomia requintada - superior à de uma churrascaria tradicional - acompanhada de drinks autorais.

O Moscow Mule estava tão 'light' que tomei dois e nem senti. 

Depois ainda experimentamos várias 'finger foods' do cardápio deles: canapé de Stracciatella, crochetta de porco defumado com molho barbecue, brisket defumado, steak tartare e bolinho de costela com brie. Nem sei dizer qual eu gostei mais, mas o steak tartare estava uma delícia!

Eles têm uma proposta diferente - de servir carnes na brasa, com cortes especiais e acompanhamentos - inspirada nas steakhouses dos EUA, onde o churrasco é preparado e apresentado de maneira especial em um ambiente descontraído e ao mesmo tempo diferenciado.

De sobremesa, recomendo a mousse de chocolate com calda de laranja e cachaça e um toque de flor de sal 😘

O Ox Room Steakhouse têm vários ambientes, todos lindos - eles inclusive já ganharam alguns prêmios de design relacionados ao seu projeto arquitetônico. Veja nas fotos abaixo!

Horários de funcionamento: todos os dias a partir das 11:30hs até 15:30hs e das 17:30 às 23hs. Sextas e sábados, até meia-noite. 

The Ox Room Steakhouse em Curitiba
The Ox Room Steakhouse em Curitiba

The Ox Room Steakhouse em Curitiba
lugar perfeito para um happy hour na região mais bacana de Curitiba, o Batel

The Ox Room Steakhouse em Curitiba
o Ox Room Steakhouse têm vários ambientes, todos lindos - eles inclusive já ganharam alguns prêmios de design relacionados ao seu projeto arquitetônico

The Ox Room Steakhouse em Curitiba
desvirtualizando com essas queridas no The Ox Room Steakhouse em Curitiba 

The Ox Room Steakhouse em Curitiba

The Ox Room Steakhouse em Curitiba

The Ox Room Steakhouse em Curitiba
canapé de Stracciatella

The Ox Room Steakhouse em Curitiba
o Moscow Mule estava tão 'light' que tomei dois e nem senti

The Ox Room Steakhouse em Curitiba
The Ox Room Steakhouse em Curitiba

The Ox Room Steakhouse em Curitiba
como sobremesa, vá na mousse de chocolate com calda de laranja e cachaça e um toque de flor de sal 

Onde comprar em Curitiba

Gente do céu, eu não sou uma grande frequentadora de shopping centers, mas que cidade para ter shoppings legais que é Curitiba!

Acho que nós estávamos hospedados no antro dos shoppings da cidade, porque havia um a cada poucos metros! E parecia um mais legal que o outro 😝

Passamos no Novo Batel, no Estação e no Shopping Curitiba, mas vimos que ali perto havia também o Pátio Batel, o Crystal, o Shopping Itália e o Shopping Mueller.

Se você gosta de fazer compras em shoppings, pode ter certeza que Curitiba será a sua perdição!

Mas, se você ainda prefere uma feirinha, não esqueça de ir conhecer a famosa Feira do Largo da Ordem aos domingos, no centro histórico de Curitiba, sobre a qual já escrevi acima, que tem uma infinidade de opções de barracas vendendo todo tipo de artesanato, livros, objetos de decoração, bijoux, antiguidades e tudo mais que você imaginar (além de comida). 

E, ainda, não posso deixar de relembrar o melhor presente que você pode (se) comprar em Curitiba: as cervejas na loja da Cervejaria Bodebrown

Desta vez certamente extrapolamos a cota de bagagens da Latam no voo de retorno - nossa sorte foi que eles não pesaram as mochilas 😝

Onde comprar em Curitiba
Shopping Curitiba

Onde comprar em Curitiba
Shopping Estação

Onde comprar em Curitiba
Feira do Largo da Ordem no centro histórico de Curitiba no domingo

Cervejaria Bodebrown
loja da Cervejaria Bodebrown

Cervejaria Bodebrown
esta cerveja Cacau IPA foi a preferida por unanimidade

10 dicas de Curitiba que não pude aproveitar

Quando contei que estávamos em Curitiba, muita gente me mandou ótimas dicas pelas redes sociais. 

Muitas delas nós já tínhamos na nossa listinha e conseguimos aproveitar, mas infelizmente nossa passagem pela capital paranaense foi rápida demais e não deu tempo de aproveitar muitas dicas dos nossos leitores e amigos, então vou deixar tudo registrado aqui para visitarmos esses lugares na nossa próxima ida a Curitiba - se vocês forem conhecer algum destes lugares, depois me contem como foi!
  1. Bar Bávaro na Rua 24 Horas
  2. Atelier de Pães @ateliedepaes pertinho do MON (dizem que o Museu do Olho fica ainda mais lindo de noite)
  3. @fujii.cozinhajaponesa, se quiser almoçar uma comida japonesa de respeito no Mercado Municipal
  4. Culto na @pibcuritiba no domingo
  5. @delicesdesucre ou @sotilepasticceria - os doces desses lugares são uma perdição!
  6. Rua do Outono (fiquei louca para visitar, mas não deu tempo)
  7. @chiffoncakecuritiba - no ano passado ganhou o prêmio da melhor coxinha da cidade, mas o melhor desse café (que também é casa de chá), são os fofíssimos Chiffon Cake, sem contar toda a hospitalidade trazida diretamente do Japão
  8. Restaurante romântico @terrazza40, com uma visão sensacional da cidade
  9. Cenacolo Restaurante e Eventos, restaurante que fica numa casa tombada com comida excelente
  10. Restaurante Spaghetto @restaurantespaghetto, uma cantina típica italiana
Guia completo de Curitiba
Rua 24 Horas

Guia completo de Curitiba
centro histórico de Curitiba - já quero voltar!

Obrigada a todos que nos mandaram dicas pelo Facebook e Instagram.

Leia também sobre Foz do Iguaçu aqui no blog: Foz do Iguaçu

Você também nos encontra aqui:


Guia completo de Curitiba

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários: