11 lindas aldeias francesas na Alsácia: viajando de motorhome pela França

Roteiro de viagem de motorhome pela França
viajando de motorhome pela FrançaNesse post, vou contar a vocês como foi a nossa viagem de motorhome pela França

Fizemos um roteiro lindo de 5 dias pela Alsácia francesa, passando no total por 11 pequenas aldeias e vilarejos e grandes e lindas cidades: Wissembourg, Hunspach, Estrasburgo, Obernai, Bergheim, Ribeauvillé, Riquewihr, Kientzheim, Kaysersberg, Colmar e Eguisheim.

Se você tem vontade de viajar de motorhome pelo interior da França, ou da Europa em geral, dê uma olhada neste post e nos outros que eu já escrevi sobre as nossas andanças de motorhome pela Bélgica, Holanda, Alemanha, Luxemburgo, Liechtentstein e Suíça.

Para quem procura mais informações sobre viagens de motorhome pela Europa, leia também:

viajando de motorhome pela França
a caminho da França de motorhome

A caminho da França de motorhome

Saímos de Luxemburgo (capital) de manhã com chuva em direção a Hunspach na Alsácia, França, passando pela Alemanha no caminho. Foram 210Km.

Abastecemos € 25 = 18 l = 1,39 por litro (diesel V-Power na Alemanha) e depois de novo € 27 = 23 l = 1,18 por litro (diesel na Alemanha) e paramos num camping alemão para colocar água no motorhome.

Paramos também num mercado Lidl para fazer um 'rancho' antes de seguirmos para a França, pois não sabíamos se na França encontraríamos mercados desta rede alemã de supermercados e se os preços seriam bons como são na Alemanha.

Veja mais sobre compras para uma viagem de motorhome

Passamos por várias cidadezinhas alemãs fofas.

Na fronteira, havia uma placa do lado alemão, onde tiramos foto, e outra placa do lado francês. E só.

Já do lado francês, lembramos que havíamos esquecido de algumas compras de mercado e logo encontramos outro Lidl, muito mais bacana do que os alemães, e cheio de delícias francesas!

viajando de motorhome pela França
só soubemos que havíamos trocado de país porque vimos essas placas na estrada - não há posto de controle de passaportes

fazendo estoque do meu chocolate preferido!

deliciosos produtos comprados no Lidl francês

viajando de motorhome pela França
praticamente todas as refeições foram feitas no motorhome, o que rende uma ótima economia

Roteiro de motorhome pela França

Aqui vou colocar nosso roteiro de 5 dias de motorhome pela França resumido, passando por 11 cidades da Alsácia francesa, e abaixo vou detalhar como foi cada dia, em cada cidade, ok?

Dia 1 Luxemburgo - Wissembourg - Hunspach

Dia 2 Hunspach - Estrasburgo

Dia 3 Estrasburgo - Obernai - Bergheim - Ribeauvillé

Dia 4 Ribeauvillé - Riquewihr - Kientzheim - Kaysersberg - Colmar

Dia 5 Colmar - Eguisheim - Basel

viajando de motorhome pela França
esse roteiro pela França foi parte de um longo roteiro de motorhome pela Europa

o roteiro ia sendo traçado pelo Google Maps/Imagens conforme íamos indo

1 Wissembourg

A primeira cidadezinha francesa que visitamos foi Wissembourg, onde estacionamos na Avenue de la sous Préfecture, ao lado da Abadia e a meia quadra de distância da Maison du sel, principal ponto turístico da cidade.

Wissembourg não é uma das cidadezinhas 'famosas' da Alsácia, mas eu a-do-rei justamente por ser pouco turística e mais 'real'.

Embora não seja uma pequena aldeia, e sim uma cidade maiorzinha - tinha até um bom mercado natalino (fechado) na rua onde estacionamos - os principais pontos turísticos e a parte mais bonitinha fica concentrada nos arredores da Maison du sel, e dá para andar por tudo ali em uma hora.

Não é difícil encontrar vaga para estacionar por ali.

viajando de motorhome pela França Alsácia

Maison du sel

2 Hunspach

Depois, seguimos para Hunspach, a poucos kms dali, que faz parte da 'liga' das mais belas aldeias da França, e não é por ela ser 'bonitinha', mas sim pelo fato de ser a única cidadezinha da Alsácia que tem todas as casas em estilo enxaimel pintadas de branco!

Enquanto em outros povoados as casinhas são coloridas, pintadas na sua maioria em tons pastel, em Hunspach é tudo branquinho, o que a torna diferente de todas as outras.

A única opção 'decorativa' que resta aos moradores é escolher a cor dos gerânios que vão plantar nas janelas e, nesta época do ano (estivemos lá no auge do inverno, em dezembro), nem isso! 😂

A cidade é bem pequenina, você entra, anda umas poucas quadras e já está saindo de novo. Dá para andar por tudo a pé em uma hora.

A ruazinha mais linda é a Rue Principale, nas imediações da igreja, que tem uma torre de tijolinhos vermelhos.

Naquela noite, fizemos free camping em Hunspach num estacionamento que encontramos na Rue des Vosges.

Estacionamos nosso motorhome e passamos a noite ali de graça.

viajando de motorhome pela França Alsácia

3 Estrasburgo

No dia seguinte, seguimos viagem para Estrasburgo, a 55Km de distância de Hunspach.

Estrasburgo merece um post próprio, que você pode ler clicando aqui: Estrasburgo

Estrasburgo, França

4 Obernai

A apenas 30Km de Estrasburgo fica Obernai, outra linda aldeia francesa.

Saímos cedo de Estrasburgo para ir até Kehl e Offenburg, na Alemanha, atrás de gás, água e esgoto. Fizemos isso porque a Alemanha fica logo ali ao lado (a região da Alsácia faz fronteira com a Alemanha) e, como havíamos alugado o motorhome na Alemanha, para repor o gás era muito mais fácil encontrar o botijão certo num mercado alemão do que na França. Como encontramos uma estação de esgotamento sanitário no caminho, aproveitamos e já fizemos o "trabalho sujo" ali mesmo, para voltar à França com a casinha zerada.

Resolvidas todas as questões práticas, seguimos para Obernai.

Estacionamos na (rua) Rempart Mgr Caspar (grátis) e passeamos pela cidadezinha - adorei o presépio montado na pracinha central com animais de verdade!

Uma hora de caminhada pelo centrinho é suficiente para ver o principal.

Eles têm vários restaurantezinhos charmosos que estavam cheios de gente, e todos servem ostras e 'vin chaud'.

viu que são ovelhas de verdade no presépio em tamanho real??

5 Bergheim

De lá, seguimos por 40Km até Bergheim, onde paramos num estacionamento ao lado do portão de entrada da cidade, a Porte Haute (grátis).

O caminho é lindo, com muitos parreirais e outras aldeias nas colinas - dá vontade de entrar em cada uma delas!

O Peg voou o drone, almoçamos com vista, passeamos bastante pela cidade (a pé e de motorhome), que estava entregue às moscas, e seguimos mais 5Km até Ribeauvillé.

Bergheim é uma vila menos turística, mas talvez mais autêntica e tão bonita quanto as primas mais famosinhas. O tipo de lugar onde ainda se vê os moradores batendo os cobertores nas janelas, sabe??

Leia também:

7 dias em Paris
Passeio ao Vale do Loire na França
Roteiro de 7 dias pelo norte da França
Paris com crianças - guia e dicas
Vale do Loire, França: roteiro de 4 dias
6 dias em Paris e Normandia
Guia de bolso de Paris - do tamanho certo para levar na sua mochila

voando o drone em Bergheim

6 Ribeauvillé

Ribeauvillé é famosa pela beleza e charme e movimentadíssima, e resolvemos pernoitar e passar o Natal lá mesmo, pois conseguimos uma vaga ótima num estacionamento ('Parking Autocar') para motorhomes bem na entrada do centrinho da vila, a Grand'Rue

Esse estacionamento funciona com parquímetro das 9 às 19hs, com uma tarifa única de € 2 por 5hs. Entre 19 e 9hs não precisa pagar nada para pernoitar.

Passeamos de um lado a outro por toda a aldeia e fomos para o motorhome esperar o Papai Noel. Em uma hora de caminhada é possível atravessar a cidade, ida e volta!

Não deixe de ir, no mínimo, até a praça onde fica a Prefeitura

É uma vila beeeem turística, onde a maioria dos prédios que se vê na rua principal são, de alguma forma, dedicados ao turismo, seja na forma de lojinhas de souvenirs, restaurantes, pousadas ou mercadinhos vendendo coisas deliciosas para comer.

Natal em Ribeauvillé

Era dia 24 de dezembro, e o Papai Noel nos encontrou lá e deixou um monte de presentes para o Lipe em cima do motorhome!

Quando ele ouviu os barulhos lá em cima e correu para abrir a clarabóia, encontrou os presentes - acho que eu nunca tinha visto esse guri tão empolgado...ele estava desanimado pensando que o Papai Noel não saberia onde estávamos hahaha...

Uma ótima escolha de lugar para passar a noite de Natal, depois de passear por aquela cidadezinha encantada com todas as casinhas enfeitadas - o espírito natalino estava a mil!

7 Riquewihr

No dia seguinte, saímos de Ribeauvillé e rodamos apenas 5Km até nosso próximo destino, Riquewihr.

Paramos num estacionamento na entrada da cidade, a uma quadra do Hotel de Ville - a Prefeitura - que tem um túnel embaixo por onde se entra na cidade murada.

Esse estacionamento custa € 3 por 2hs, preço mínimo, e tem até esgotamento sanitário para motorhomes! Uma beleza, a uns 100m da vila medieval 😏

Não é difícil encontrar esses estacionamentos para turistas perto dos centros históricos destes pequenos vilarejos. Eles são bem sinalizados e é só seguir o fluxo de veículos.

Também não é difícil identificar a parte 'turística' destas cidadezinhas: elas são minúsculas e, de regra, é só ir olhando pelo Google Maps qual é a ruazinha que atravessa o povoado de um lado a outro - normalmente essa será a ruazinha onde se concentra o turismo.

Não pesquisei nada sobre essas vilinhas francesas da Alsácia antes de irmos viajar - só fui anotando dicas de nomes das aldeias que seriam as mais charmosas e olhei fotos delas no Instagram - tudo o que vimos na viagem foi surpresa para nós, não tínhamos mapas e nem guias de viagens, não li nada sobre elas em blogs e, mesmo assim, não tivemos qualquer dificuldade de chegar, estacionar e passear, identificando 'in loco' os principais pontos turísticos de cada uma.

É fácil e muito gostoso fazer assim, gente, sem "obrigações" de turistar aqui e ali; sem criar grandes expectativas, tudo o que a gente encontra pelo caminho é uma surpresa! Experimente!

A vila é cheia de vinhedos ao redor, um lugar encantador, mais ainda quando aparecia o sol.

As 2hs de estacionamento são mais do que suficientes para atravessar a cidade de um lado a outro, e ainda experimentar algumas das delícias dos mercados natalinos!

8 Kientzheim

De lá, seguimos mais 10Km até Kientzheim, dirigindo em meio aos vinhedos, numa paisagem sensacional.

Foi um dos trechos de estrada mais bonitos da viagem. Tudo aquilo que a gente imagina quando pensa nos vinhedos franceses.

Kientzheim não é muito conhecida e, assim, é fácil encontrar vaga para estacionar nas proximidades das muralhas medievais que cercam a cidade.

Essas cidadezinhas desconhecidas que a gente encontra no caminho são a cereja do bolo - na maioria das vezes, essas surpresas inesperadas no roteiro são justamente os lugares que mais nos surpreendem positivamente.

O Lipe adorou ver o tanque de guerra usado pela Legião Estrangeira para libertar a cidade em 1944, que está lá estacionado até hoje do lado de fora das muralhas.

9 Kaysersberg

Ao lado de Kientzheim está Kaysersberg, que eu arrisco a dizer que foi talvez a cidadezinha que mais gostei de visitar na Alsácia inteira

Ela tem um jeito mais alemão do que francês, menos 'frufrus', parece mais antiga e autêntica, com bem menos turistas.

Em Kaysersberg estacionamos em 2 lugares diferentes, um em cada extremo da cidade, e passeamos bastante a pé. Como não tem tantos turistas na cidade, não é difícil encontrar vaga para parar e o estacionamento é barato.

Ao lado de um deles tinha até uma pracinha, onde o Lipe se esbaldou.

Atravessamos a vila passeando de um lado a outro em mais ou menos 1 hora.

Tem uma parte da cidade onde passa o rio que parece um sonho de tão linda, uma das paisagens mais bonitas que vimos neste roteiro pela Alsácia!

Voamos o drone lá e fizemos imagens lindas com o castelo que fica numa colina sobre a cidade.

A-do-rei.

10 Colmar

Saímos de Kaysersberg em direção a Colmar, que fica a apenas 12Km de distância.

Em Colmar, se você tiver sorte de conseguir uma vaga, é uma boa ideia estacionar na Rue Turenne, que tem um local grande para estacionar bem pertinho de La Petite Venise

É uma boa porque você passeia por esta área da cidade ao sul e depois segue para estacionar no lugar que eles possuem reservado para motorhomes, que fica ao norte do centrinho, na Rue de la Cavalerie

Esse lugar reservado para motorhomes não tem parquímetro, é grátis mesmo (pelo que nós entendemos).

Não é um estacionamento fechado e muito menos um camping - é apenas uma rua normal da cidade que possui placas indicando que ali naqueles quarteirões as vagas são exclusivas para motorhomes

Vimos alguns estacionamentos com parquímetros mais perto do centro que eram proibidos para motorhomes, tenha cuidado de não parar num destes.

Acabamos decidindo então ir para essa Rue de la Cavalerie, que estava indicada no mapa da cidade como área de estacionamento para "parking camping car" e, chegando lá, já tinha uns 20 motorhomes estacionados, no mínimo, todos prontos para pernoitar lá conosco.

É o lugar perfeito para free camping em Colmar.

Essa dica foi da Andrea Gass Coelho, obrigada Andrea!!

Colmar já é uma cidade bem maior do que as outras pequenas vilinhas que passamos, embora não seja tão grande quanto Estrasburgo, e para caminhar pelo seu centro histórico, conhecendo as principais praças, igrejas e Petite Venise, precisa de umas 3 ou 4hs, no mínimo.

Petite Venise é a parte da cidade onde ficam os canais mais charmosos, por isso o nome!

Os mercados natalinos estavam lindos, muito iluminados à noite e cheios de comidas (bem francesas) deliciosas, como crepes e frutas banhadas em chocolate!

Já sentindo que essas feiras fofas estavam terminando (pois já era dia 25 de dezembro), aproveitei e experimentei os 'vin chauds' (vinho quente, igual ao nosso quentão) em quase todos os mercados de Natal da cidade, que são vários kkkkkk...

Para você ter uma ideia, cada copo custa € 2,50 e você paga € 1 a mais de depósito pelo copinho - devolvendo o copinho, recebe seu € de volta.

Aliás, vale dizer que os mercados de Colmar são os que duram mais tempo, até depois do dia 24 de dezembro! Em Estrasburgo, por exemplo, terminam no dia 24 mesmo.

Se você chegar 'atrasado' para o Natal, vá direto para Colmar!

Encontros pelo mundo

Agora vejam que #mundoovo esse encontro que rolou em Colmar: eu e a Renata Salas Collazo, do blog Maria Aqui e Ali, tentamos nos encontrar em Estrasburgo dias antes e não deu certo, pois tínhamos ido procurar gás na Alemanha, lembra?

Então, passeando pelos mercados de Natal de Colmar, nos encontramos sem querer, no meio da rua!!

Muito legal, AMEI o encontro!

11 Eguisheim

No dia seguinte, rodamos 8Km de Colmar até Eguisheim, que é uma vila francesa de apenas 1850 habitantes situada no departamento do Haut-Rhin. Pertence à rede as mais belas aldeias da França e se localiza na Rota do Vinho da Alsácia

Em Eguisheim, paramos num estacionamento na frente de uma das entradas da cidade murada, que custava € 3 por dia (tarifa única), e tinha que pagar entre as 9 e 19hs, todos os dias.

Se você quiser pernoitar de motorhome na cidade, pode ser uma boa opção de free camping, pois é grátis à noite.

Vimos outros estacionamentos ao redor da cidade também, inclusive um que parecia exclusivo para motorhomes, pois tinha vários "colegas" estacionados lá.

A cidadezinha é minúscula, e passeamos por toda ela em 1h de caminhada. Ela é toda circular, uma coisa beeeem medieval - vista de cima, parece um labirinto (voamos o drone lá, uma visão fantástica).

No miolo da aldeia, fica o castelo, onde nasceu o Papa Leão IX.

Os vinhedos nos arredores da cidadela são lindos.

De lá, seguimos mais 63Km até Basel, na Suíça. Se quiser continuar acompanhando nossa viagem de motorhome por lá, é só clicar em Suíça.

Nossos lugares preferidos na Alsácia

Entre todas as cidades e vilarejos que visitamos nestes 5 dias passados na Alsácia (foram 11 lugares diferentes, no total!) - caso você tenha menos tempo que nós e precise limitar o seu roteiro - eu indicaria pelo menos um dia em Estrasburgo e um dia entre Riquewihr e Kaysersberg

Desta forma, o seu roteiro fica bem variado e completo (e não enjoativo e repetitivo).

Foram os 3 lugares que nós mais gostamos e indicamos para que você tenha uma boa ideia do que é a Alsácia francesa.

Ok, eu sei que todo mundo indica Colmar, mas acredito que isso se deve ao fato de que todo mundo vai apenas a Colmar e não vai nas outras vilas, e aí acaba sempre indicando a mesma Colmar, que é lindíssima, sim, mas - cidade grande por cidade grande - gostei mais de Estrasburgo

Mas uma coisa é certa: poucos lugares no mundo são tão charmosos quanto a Alsácia francesa! Se você quer um lugar para passear em dezembro, eu recomendo muito!!!

Como vocês viram nas dezenas de fotos que ilustram esse post, em quase todas as aldeias existem mercados de Natal, todos os lugarejos são enfeitados com luzinhas e muitas decorações natalinas, a comida é excelente e as paisagens dos vinhedos são um colírio!

Aliás, todos os países que viajamos nesta viagem de motorhome pela Europa são indicadíssimos para viagens no mês de dezembro, especialmente a Alemanha, a BélgicaLuxemburgo, a Holanda e a França

viajando de motorhome pela França

Você já esteve na França?

Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante as nossas viagens pela França, usamos as hashtags #PVnaEuropa e #LipenaEuropa nas nossas redes sociais 😊