Menu

Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber

Vai viajar pela Normandia? Coloque Deauville e Trouville-sur-Mer no seu roteiro! Neste post eu conto tudo o que você precisa saber sobre os balneários mais chiques da Normandia!
Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber

Vai viajar pela Normandia? Coloque Deauville e Trouville-sur-Mer no seu roteiro! Neste post eu conto tudo o que você precisa saber sobre os balneários mais chiques da Normandia!

Deauville e Trouville-sur-Mer são 2 praias na Normandia, a 200Km de Paris. São as 2 praias mais próximas da capital francesa e, por isso, sempre foram o destino preferido dos ricos e famosos parisienses. É o lugar perfeito para você liberar seu lado estrela de cinema numa viagem pela Normandia ou, se você não tem todo esse glamour (nós certamente não temos hehehe...), pelo menos dá para ver como se divertem as elites parisienses no verão 😜

As 2 cidades são localizadas lado a lado, separadas apenas por um rio, e unidas pela Ponte des Belges, que você cruza caminhando. Não fosse pelo rio e a ponte, a gente nem saberia onde termina Deauville e onde começa Trouville!

Mas, apesar da mínima distância, depois de alguns minutos em cada uma delas, você já consegue perceber que cada uma tem uma personalidade diferente: enquanto Deauville é puro glamour, Trouville é mais reservada e discreta.

O certo é que as 2 praias se igualam no quesito elegância e se complementam perfeitamente, se tornando um lugar imperdível para observar a 'crème de la crème' francesa num roteiro pela Normandia.

Neste post, você encontra todas as dicas do que fazer em Deauville e Trouville-sur-Mer, as principais atrações turísticas, como chegar, se locomover e onde se hospedar.

Coloque estas praias da Normandia no seu roteiro pela França e vem comigo explorar todo o glamour cinematográfico e refinamento de Deauville e Trouville-sur-Mer 💓

Leia mais sobre a França aqui no blog:

Saint-Malo, França: a cidade murada mais linda da Bretanha
Chartres, na França: destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia
Normandia e o Dia D: 5 lugares da 2ª Guerra Mundial para conhecer na França
Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
Honfleur, França: o vilarejo mais charmoso da Normandia
Étretat e Le Havre, na Normandia: o que fazer
Rouen, França: o que fazer na capital da Normandia
Giverny: como visitar a Casa e os Jardins de Monet
Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris
Como é voar na classe econômica da Air France
Estrasburgo: viajando de motorhome pela França
11 lindas aldeias francesas na Alsácia: viajando de motorhome pela França
França: o que você precisa saber antes de ir
Como é um passeio bate e volta de Paris ao Vale do Loire, na França
Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa
Mercados de Natal na Europa

Guia de bolso de Paris: do tamanho certo para levar na sua mochila
Os 10 museus mais populares do mundo
Filminhos que inspiram viagens para os pequenos viajantes

Viagens dos nossos amigos pela França

Paris com crianças: guia e dicas
Roteiro de 7 dias pelo norte da França: Vale do Loire, Saint Malo e Mont Saint Michel
Vale do Loire na França: roteiro de 4 dias
6 dias em Paris e Normandia
Relato de viagem de motorhome de 2 semanas pela França, Suíça e Itália
Relato de viagem de motorhome pela França, Bélgica e Suíca, com todos os custos e perrengues
Relato de viagem pela Rota dos Contos de Fadas na Alemanha e Alsácia Francesa

Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
arquitetura tipicamente normanda em Deauville

Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
Boulevard Fernand Moureaux em Trouville-sur-Mer, na Normandia Francesa

Roteiro pela Normandia

Comecei esta série de posts sobre o nosso Roteiro pela Normandia com a visita à Casa e aos Jardins de Monet em Giverny, bem pertinho de Paris. 

De lá, seguimos viagem para Rouen, passando pelo lindinho vilarejo de Vernon no caminho. 

Depois de conhecermos as belezas da capital da Normandia (Rouen), e nos encantarmos com esta cidade mundialmente conhecida por ser o local onde Joana d'Arc foi queimada viva na fogueira, seguimos viagem para Étretat e Le Havre, porque a França não é só arte, cultura, história e gastronomia, mas também beleza natural.

Após, continuamos nossa viagem em Honfleur, o vilarejo mais charmoso da Normandia, destino imperdível em qualquer roteiro pela região.

A Barbara também foi até Étretat e Honfleur, num bate e volta desde Paris com a família, e contou tudo aqui: 6 dias em Paris e Normandia

De Honfleur, seguimos para as praias de Deauville e Trouville-sur-Mer, sobre as quais vou contar tudo neste post. 

Na minha opinião, o roteiro ideal pela Normandia seria sair bem cedinho de Paris, ir a Giverny pela manhã e passar a tarde em Rouen

Pernoite em Rouen e, no dia seguinte, siga viagem para ÉtretatLe Havre e Honfleur, com novo pernoite em Honfleur. 

Se você escolher a estrada pedagiada, que é mais rápida, serão 146Km de Paris a Rouen, incluindo a parada em Giverny no meio do caminho, 2h30min.

De Rouen até Étretat, pela rota mais rápida (com pedágio), são 83Km - 1h20min.

Entre Étretat e Le Havre são apenas 28Km - 30min de carro. 

De Le Havre a Honfleur são 25Km - 35min. Para cruzar a Ponte da Normandia sobre o Rio Sena, entre Le Havre e Honfleur, tem que pagar um pedágio de € 5,40.

Aos poucos eu vou detalhando aqui no blog todo o nosso Roteiro pela Normandia, que se estendeu até além do Monte Saint Michel.

Trouville_Normandia
mansões normandas na praia de Trouville

Deauville_Normandia

Deauville_Normandia
centro de Deauville

Trouville_Normandia
Boulevard Fernand Moureaux em Trouville

Como chegar em Deauville e Trouville-sur-Mer

Para ir de carro direto de Paris até Deauville e Trouville-sur-Mer, você vai rodar 200Km - a viagem dura cerca de 2h30min pela estrada A13, que é pedagiada.

Preste atenção para o fato de que a estrada não pedagiada é bem mais longa e leva muito mais tempo de viagem...só vale a pena se você realmente tem tempo de sobra para conhecer o interior da França.

Se fizer como nós, indo de Honfleur para as praias de Deauville e Trouville-sur-Mer, são apenas 17Km, pouco mais de 20min de viagem.

Viajando pela Normandia de carro alugado como nós, é só colocar os destinos no GPS ou no Google Maps, que não tem erro. Como viajamos com um chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa, tínhamos internet ilimitada o tempo todo, e usamos o Google Maps como nosso guia de viagens!

A melhor forma de viajar pela Normandia é mesmo o carro alugado (e, estando entre 3 ou mais pessoas, é também a maneira mais econômica), pois os deslocamentos são mais rápidos e flexíveis, você não fica dependendo dos horários dos transportes públicos, sempre pode mudar o seu roteiro, e a gente ainda consegue visitar outras cidadezinhas nos arredores. 

Mas, se você não quiser alugar um carro, dá para chegar em Deauville e Trouville usando transporte público.

Se você quiser ir até Deauville e Trouville num bate e volta de Paris, por exemplo, usando transportes públicos, coloque o destino 'Deauville' no  aplicativo Google Maps e ele vai te informar qual a melhor rota, dependendo do seu ponto de partida em Paris e do dia da semana/horário. 

Deauville e Trouville estão na rota dos trens franceses, o que facilita bastante o acesso: saindo da estação Saint Lazare em Paris, você vai direto até a estação Trouville-Deauville em apenas 2h30min.

A Gare de Trouville - Deauville fica situada ao lado da Ponte des Belges, exatamente entre as 2 cidades, super central. De lá, dá para conhecer tudo caminhando.

Antes de subir no trem, não esqueça de validar o seu bilhete, inserindo a passagem na maquininha que fica na entrada da plataforma - andar de trem com bilhete sem validar na França é multa na certa!

Se você gosta de viajar de ônibus, tem uma linha que liga Le Havre - Honfleur - Deauville - Caen. A empresa que faz este trajeto é a Bus Vert du Calvados.

Deauville_Normandia
a estação de trens fica situada exatamente entre as 2 cidades, bem pertinho do Quai de l'impératrice Eugénie em Deuville

Onde ficar em Deauville e Trouville-sur-Mer

Nos fins de semana e feriados entre maio e setembro, os preços de hotéis em Deauville e Trouville são altos. Se puder, vá durante a semana.

Além disso, saiba que os hotéis mais caros são aqueles localizados à beira-mar.

Se você puder ficar mais afastado da praia, os valores das tarifas de hospedagem serão consideravelmente menores.

Se estiver viajando de carro alugado, escolha um hotel mais afastado do centro-praia, com estacionamento incluído, que a relação custo-benefício será muito mais favorável!

Alguns lugares que eu selecionei para o caso de decidirmos pernoitar lá:

ibis Styles Deauville Centre (sem estacionamento)
ibis Deauville Centre (estacionamento pago à parte custa 10 euros por dia)
Novotel Deauville Plage (estacionamento pago à parte custa 20 euros por dia)

Se você tiver grana sobrando para esbanjar como se fosse uma das estrelas de cinema assíduas em Deauville, banque uma noite no suntuoso 5 estrelas Hôtel Barrière Le Normandy ou no Hôtel Barrière Le Royal Deauville - deve dar para ter uma boa idéia de como era ser uma Elizabeth Taylor ou um Gregory Peck.

Deauville_Normandia
Hôtel Barrière Le Normandy

Deauville_Normandia
Hôtel Barrière Le Normandy em Deauville

Deauville_Normandia
o Le Normandy é um dos hotéis mais luxuosos da Normandia

Deauville_Normandia
Hôtel Barrière Le Royal Deauville

Como se locomover em Deauville e Trouville-sur-Mer

Como falei antes, as 2 praias são localizadas lado a lado, separadas apenas pelo Rio La Touques, e unidas pela Pont des Belges, que você cruza caminhando - se não fosse pelo rio e pela ponte, a gente nem saberia onde terminou Deauville e começou Trouville - as 2 cidades são bem pequenas e o carro quase não será necessário.

Deaville pode ser facilmente percorrida a pé - a dica é estacionar o seu carro alugado em um local gratuito ou numa vaga de estacionamento/parquímetro barato e passear a pé. Aqui, de novo se aplica a mesma regra dos hotéis: quanto mais afastado do centro, mais fácil encontrar uma vaga para estacionar de graça.

Li que os engarrafamentos por lá são terríveis no verão, principalmente nos finais de semana - neste ponto, tivemos sorte e não pegamos trânsito ruim em nenhum momento.

Outra dica legal é alugar uma bicicleta para circular entre as 2 cidades - vi mais de um lugar que alugava bicicletas! Acho que é bem comum por lá.

Trouville_Normandia
Trouville e Deauville, com suas ruas estreitas, estacionamentos caros e engarrafamentos, não são lugares para passear de carro, e sim a pé ou de bicileta

Deauville: principais atrações turísticas

Localizada à beira-mar, no Departamento de Calvados, Deauville é um destino de luxo e refinamento, que atrai um público super exigente e elegante.

O pequeno balneário francês ainda lembra os tempos áureos da Belle Époque no século 19, quando as famílias mais ricas de Paris começaram a frequentar Deauville por ser a praia mais próxima da capital francesa, se tornando o balneário preferido da aristocracia parisiense.

Além das praias, os abastados também frequentavam as corridas de cavalo do Hipódromo La Touque, que fazem muito sucesso ainda hoje, assim como os campos de polo e golfe.

Já no século 20, foram construídos os grandes hotéis de luxo e o Casino Barrière de Deauville, que vieram para confirmar a reputação aristocrática e luxuosa do balneário.

Deauville_Normandia
Casino Barrière de Deauville
Nesta mesma época, em 1923, foi construído o calçadão Les Planches Promenade, onde os vestiários têm nomes de grandes estrelas do cinema que já estiveram no Festival Du Cinéma Américain de Deauville, como Jack Nicholson, Rita Hayworth, Lauren Bacall ou Kim Novak.

Sim, em Deauville o glamour e o requinte acompanham o povo até na praia, com os guarda-sóis coloridos se transformando em barracas que protegem do calorão no verão e da ventania no inverno. O calçadão de madeira Les Planches tem 600m de comprimento e serve como uma grande passarela de praia, onde ricos e famosos de todos os naipes desfilam.

As barracas de praia coloridas que enfeitam a faixa de areia, o calçadão de madeira e os vestiários são lugares para 'ver e ser visto'.

Embora a faixa de areia seja bem boa (muito melhor do que Étretat, por exemplo, onde a praia é de seixo rolado), as praias não são particularmente atraentes por ali, e ninguém em sã consciência vai a Deauville para de fato curtir praia e nadar - em poucos instantes circulando por lá, você vai perceber que o povo está lá na verdade para fazer caras e bocas e causar (chega a ser engraçado).

No caso, nós, os turistas chinfrins, somos a platéia deste grande festival - em que as estrelas são os VIPs franceses - que assiste a tudo meio boquiaberta.

Deauville ainda hoje vive do glamour de ser um refúgio das elites - um lugar que parece saber que nasceu para o estrelato, sempre pronto para receber o próximo famoso.

Deauville_Normandia
os famosos guarda-sóis coloridos de Deauville se transformam em barracas de praia

Deauville_Normandia
cabines de praia com nomes de grandes astros do cinema em Deauville

Deauville_Normandia
como você vê na foto, as praias ao norte da França, como regra geral, não são nenhum exemplo de beleza natural
(com exceção de Étretat, é claro, que é um desbunde!)

Deauville_Normandia
o Festival Du Cinéma Américain é o maior evento do ano em Deauville
Não existem muitas atrações turísticas que você precise riscar da sua lista em Deauville.

A graça é justamente aproveitar o 'dolce far niente', passear pelas feiras e mercados que vendem de produtos frescos regionais a bolsas de couro, apreciar a arquitetura típica normanda, experimentar os fresquíssimos 'Moules Frites' (mariscos com batatas-fritas - a culinária local, à base de frutos do mar, é famosa), embutidos e queijos normandos, sentar num dos muitos cafés ao redor da Place de Morny e se encantar com as vitrines impecáveis das lojas de alto luxo de decoração, moda e galerias de arte.

O objetivo, em Deauville, é relaxar, e não turistar.

Os jardins são impecáveis, tudo é limpíssimo e refinado, com um ar de tranquilidade e calmaria.

Para quem quiser mais informações, o centro de informações turísticas - Deauville Tourisme - fica bem pertinho da ponte entre as 2 cidades e da estação ferroviária, no Quai de l'impératrice Eugénie, um lugar bem lindo para um passeio.

Deauville_Normandia
o centro de informações turísticas - Deauville Tourisme - fica localizado no 1º edifício à direita na foto

Deauville_Normandia
Quai de l'impératrice Eugénie em Deauville

Deauville_Normandia
os jardins de Deauville são impecáveis

Deauville_Normandia
Prefeitura de Deauville

Deauville_Normandia
Place de Morny em Deauville
Se você é do tipo que não viaja sem uma listinha de pontos turísticos do destino, seguem alguns lugares que você pode anotar para visitar em Deauville:

Villa Strassburger - um suntuoso palácio da Belle Époque, construído em 1907 pelo Barão Henri de Rothschild em uma fazenda que pertenceu à família de Gustave Flaubert - pode ser visitado no verão.

1ª loja de Coco Chanel - eu não sabia desse fato antes de ir a Deauville, mas a cidade se orgulha por ter sido lá a 1ª loja de Coco Chanel, que vendia apenas chapéus, aberta em 1913. Meu amigo @mauriciocool me contou (olha só tudo o que a gente aprende lá pelos stories!) que em Deauville Coco Chanel começou a vida.

Ela era uma órfã que foi colocada ainda pequena em um colégio de freiras. Ali, começou a aprender a costurar. Em seguida, ela já mocinha foi trabalhar em um bar. Ali se prostituiu até conhecer Beau Brummell, o amor da vida dela, que morreu em um acidente de carro quando vinha visitá-lá. Ela criou o básico vestidinho preto por nunca mais ter se recuperado dessa perda. Alguns homens ajudaram-na a estabelecer a sua 1ª loja em Deauville, onde ela começou a criar roupas que jamais haviam sido vistas na época, inclusive a roupa de marinheiro listrada que é o símbolo da Maison.

Já famosa, ela se mudou para Paris e viveu lá durante 35 anos, em uma suíte do Hotel Ritz na Place Vendôme. Infelizmente, hoje em dia, no endereço da 1ª loja Chanel, há apenas uma loja de roupas qualquer - a única indicação da importância do local é uma uma placa.

Deauville_Normandia
Deauville se orgulha de ter sido a sede da 1ª loja de Coco Chanel na França
Praça Morny - é o ponto central de Deauville, a praça principal do balneário, cercada de lojas de alta costura, mercados gourmets, cervejarias, creperias, boulangeries artesanais (padarias) e cafés sofisticados.

Praça du Marché - uma praça linda, ao lado da Place de Morny, com arquitetura tipicamente normanda, onde acontecem as feiras e mercados gastronômicos de produtores locais (por isso o nome 'Praça do Mercado').

Mairie de Deauville - a Prefeitura do balneário, um prédio lindo em estilo arquitetônico normando.

Deauville_Normandia
o centro de Deauville é um lugar para flanar despreocupadamente, babando nas vitrines e boulangeries

Deauville_Normandia

Deauville_Normandia
Place de Morny em Deauville

Deauville_Normandia
Mairie de Deauville

Deauville_Normandia

Deauville_Normandia
loja Hermès em Deauville
Calvados Experience - Deauville fica localizada no Departamento de Calvados, que é conhecido justamente pela bebida que leva o mesmo nome, um conhaque feito de maçã que é a marca registrada da região.

Vários lugares oferecem degustações de Calvados, mas, se você quiser 'se aprofundar' nos seus conhecimentos sobre o destilado, o Calvados Experience fica na Route de Trouville, perto da Pont-l’Évêque (a uns 12Km/15min de carro do centro de Deauville), e oferece exibições em realidade virtual, degustações de várias marcas da bebida e, é claro, uma super loja de souvenirs.

O Calvados Experience funciona das 9h30min às 19hs de abril a setembro, e das 10 às 13hs e das 14 às 18hs de outubro a março. O valor da visita + degustação é € 12,50 (adultos), € 8 (entre 6 e 17  anos) e grátis para menores de 6 anos.

Deauville_Normandia
Calvados Experience

Trouville-sur-Mer: o que fazer

Trouville-sur-Mer, do outro lado do Rio La Touques, é muitas vezes referida como a prima 'pobre' de Deauville, que, de pobre, na verdade, não tem nada, e faz bem mais o meu estilo.

O clima lá é mais residencial, leve e despretensioso, menos aristocrático e estrela-de-cinema.

Como comentei antes, apesar de serem praticamente coladas uma na outra - separadas apenas pela pequena Ponte des Belges - depois de cruzar a ponte, em poucos minutos, já se percebe que as primas-irmãs têm personalidades bem distintas (e ambas merecem a sua visita): o balneário de Trouville é mais discreto e tranquilo, e me pareceu ainda mais chique e elegante que a pomposa vizinha Deauville, cheio de ruas estreitas ladeadas por casarões lindíssimos.

Fiquei en-can-ta-da com as mansões normandas dos séculos 19 e 20, todas impressionantes de lindas - fico me perguntando se ainda existem mesmo tantos parisienses com grana e dispostos a bancar a manutenção milionária daqueles imóveis de praia.

Grande Plage de Trouville é toda cheia de grandes mansões à beira-mar, cada uma delas com escadinhas que dão acesso direto e exclusivo à praia, uma mais bonita que a outra, o que deixa o lugar bem diferente de Deauville.

Trouville_Normandia
a Grande Plage de Trouville é cheia de impressionantes casarões à beira-mar

Trouville_Normandia
Grande Plage de Trouville

Trouville_Normandia
Trouville é famosa pelos seus belíssimos casarões dos séculos 19 e 20

Trouville_Normandia
calçadão à beira-mar em Trouville
A praia de Trouville também tem o seu próprio calçadão - o Promenade des Planches, construído em 1867 e decorado com os posters vintage de Raymond Savignac.

As imagens criadas por Savignac acabaram se tornando marca registrada de Trouville.

O balneário de Trouville também fez sucesso entre os grandes pintores e escritores do século 19 - sua praia inspirou artistas como Claude Monet e Eugène Boudin, assim como os escritores Marcel Proust e Gustave Flaubert, que ganhou até uma estátua em sua homenagem na cidade.

Trouville_Normandia
o Promenade des Planches de Trouville é decorado com os posters vintage de Raymond Savignac

Trouville_Normandia
mansões em estilo normando e posters de Savignac ao longo de todo o calçadão Promenade des Planches em Trouville

Trouville_Normandia
 Promenade des Planches em Trouville

Trouville_Normandia
uma das imagens mais famosas de Savignac
Trouville surgiu como um porto pesqueiro, uma vila de pescadores, o que a torna um dos melhores lugares da França para experimentar frutos do mar fresquíssimos: não deixe de fazer uma visita ao Marché aux Poissons - o mercado de peixes, bem na frente do porto - ali mesmo você pode experimentar as delícias preparadas na hora.

Um famoso e folclórico restaurante local por ali é o Les Vapeurs, também na frente do porto dos pescadores, que desde 1927 recebe VIPS de todos os tipos, com cozinha especializada, é óbvio, em frutos do mar.

Além do famoso mercado de peixes, outro lugar onde você não pode deixar de passear é no badalado Boulevard Fernand Moureaux (avenida onde está situado o próprio mercado de frutos do mar), cheio de feiras ao ar livre, pequenos restaurantes à beira-mar, cafés, boulangeries cheirosas, brasseires (cervejarias) e lojinhas vendendo souvenirs e produtos regionais por preços melhores do que em Deauville.

É ali que fica também a linda Mairie de Trouville (a Prefeitura do balneário) e, um pouco mais adiante, o famoso Casino Barrière de Trouville, na Place Foch.

Por último, se tiver tempo, faça uma visita à Église Bonsecours, do século 19, entre a Rue du Chancelier e a Rue de la Chapelle - tem um estacionamento pago ali ao lado.

Quando você voltar de viagem, não deixe de me contar qual foi a sua preferida, Deauville ou Trouville!

Trouville_Normandia
o movimentado Boulevard Fernand Moureaux é a principal via de Trouville

Trouville_Normandia
o Les Vapeurs é um dos restaurantes mais conhecidos de Trouville

Mairie de Trouville
Église Bonsecours


Trouville_Normandia
casarões em Trouville-sur-Mer na Normandia, França

Trouville_Normandia
Boulevard Fernand Moureaux em Trouville

Chip de celular para usar na França

Durante a nossa viagem pela França, Inglaterra, País de Gales e Holanda, usamos o chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa o tempo todo, e funcionou super bem - vocês viram a quantidade de stories que eu fiz, né!!

Recebi o chip em casa pelo correio (levou uns 4 dias para chegar), coloquei no celular dentro do avião, ativei os dados móveis e já chegamos na Europa conectadíssimas, usando o Google Maps desde o aeroporto!

Nós não vendemos chips de celular através do blog - nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - EasySim4U - para ver como comprar esses simcards e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar. 

No site tu encontras os preços dos planos que eles oferecem de acordo com o destino e com os planos de dados e voz que forem mais apropriados para a tua viagem.

Deauville_Normandia
praia de Deauville

Trouville_Normandia
ruas estreitas ladeadas de casarões em Trouville-sur-Mer

Trouville_Normandia
as impressionantes mansões de séculos passados em Trouville-sur-Mer

Deauville_Normandia
praia na Normandia, França
Você conheceu o interior da França? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem, usamos a hashtag #PVnaEuropa nas nossas redes sociais 😊

Fiz várias pastas de "destaques" desta viagem lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis da França!

Veja também esse vídeo das nossas aventuras numa viagem anterior a Paris:


Saint-Malo, França: a cidade murada mais linda da Bretanha
Chartres, na França: destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia
Normandia e o Dia D: 5 lugares da 2ª Guerra Mundial para conhecer na França
Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
Honfleur, França: o vilarejo mais charmoso da Normandia
Étretat e Le Havre, na Normandia: o que fazer
Rouen, França: o que fazer na capital da Normandia
Giverny: como visitar a Casa e os Jardins de Monet
Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris
Como é voar na classe econômica da Air France
Estrasburgo: viajando de motorhome pela França
11 lindas aldeias francesas na Alsácia: viajando de motorhome pela França
França: o que você precisa saber antes de ir
Como é um passeio bate e volta de Paris ao Vale do Loire, na França
Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa
Mercados de Natal na Europa

Guia de bolso de Paris: do tamanho certo para levar na sua mochila
Os 10 museus mais populares do mundo
Filminhos que inspiram viagens para os pequenos viajantes

Viagens dos nossos amigos pela França

Paris com crianças: guia e dicas
Roteiro de 7 dias pelo norte da França: Vale do Loire, Saint Malo e Mont Saint Michel
Vale do Loire na França: roteiro de 4 dias
6 dias em Paris e Normandia
Relato de viagem de motorhome de 2 semanas pela França, Suíça e Itália
Relato de viagem de motorhome pela França, Bélgica e Suíca, com todos os custos e perrengues
Relato de viagem pela Rota dos Contos de Fadas na Alemanha e Alsácia Francesa


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Veja fotografias e dicas das nossas viagens no Instagram.


Você também nos encontra aqui: Facebook / Twitter / Instagram / Pinterest / YouTube

Deauville

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: