Menu

Chartres, na França: destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia

Chartres é uma pequena cidade francesa famosa pela sua catedral gótica - um destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia, ou ainda como um passeio bate e volta desde Paris, que fica a apenas 90Km de distância.
Chartres_França
Chartres é uma pequena cidade francesa famosa pela sua catedral gótica - um destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia, ou ainda como um passeio bate e volta desde Paris, que fica a apenas 90Km de distância.
Com pouco mais de 40 mil habitantes, às margens do Rio Eure, Chartres é uma cidadezinha muito charmosa, que mantém bem conservadas várias edificações de séculos passados.

Com suas ruelas estreitinhas e sinuosas, canais, pontes antigas, prédios históricos e parques arborizados, Chartres é uma cidade romântica e histórica. 

A impressão que eu tive é que ela tem uma beleza diferente das cidadezinhas da Normandia, como Honfleur, por exemplo, ou da Alsácia, como Colmar - essas cidadezinhas são "fofinhas". 

Chartres não é assim - ela é meio monocromática, mais sisuda e elegante, entende?

O principal ponto turístico é a Catedral Notre-Dame de Chartres, construída entre os séculos 12 e 13, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A região de Chartres também é conhecida pelas suas várias fábricas de cosméticos e perfumes.

O centro histórico é bem bonito e vale uma boa caminhada - cheio de cafés, lojinhas, construções pitorescas, casas antigas às margens dos canais...não deixe de dar um passeio pelas margens do Rio Eure, com arquitetura histórica preservada e restaurantes charmosos.

A Caroline Saraiva também visitou Chartres num roteiro de 4 dias pelo Vale do Loire, e contou como foi a viagem dela aqui: Vale do Loire na França: roteiro de 4 dias.

Leia mais sobre a França aqui no blog:

Saint-Malo, França: a cidade murada mais linda da Bretanha
Chartres, na França: destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia
Normandia e o Dia D: 5 lugares da 2ª Guerra Mundial para conhecer na França
Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
Honfleur, França: o vilarejo mais charmoso da Normandia
Étretat e Le Havre, na Normandia: o que fazer
Rouen, França: o que fazer na capital da Normandia
Giverny: como visitar a Casa e os Jardins de Monet
Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris
Como é voar na classe econômica da Air France
Estrasburgo: viajando de motorhome pela França
11 lindas aldeias francesas na Alsácia: viajando de motorhome pela França
França: o que você precisa saber antes de ir
Como é um passeio bate e volta de Paris ao Vale do Loire, na França
Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa
Mercados de Natal na Europa

Guia de bolso de Paris: do tamanho certo para levar na sua mochila
Os 10 museus mais populares do mundo
Filminhos que inspiram viagens para os pequenos viajantes

Viagens dos nossos amigos pela França

Paris com crianças: guia e dicas
Roteiro de 7 dias pelo norte da França: Vale do Loire, Saint Malo e Mont Saint Michel
Vale do Loire na França: roteiro de 4 dias
6 dias em Paris e Normandia
Relato de viagem de motorhome de 2 semanas pela França, Suíça e Itália
Relato de viagem de motorhome pela França, Bélgica e Suíca, com todos os custos e perrengues
Relato de viagem pela Rota dos Contos de Fadas na Alemanha e Alsácia Francesa

Chartres_França
ruelas de Chartres, na França

Como chegar em Chartres - bate e volta desde Paris

A cidade é um dos melhores passeios bate e volta desde Paris, que fica a apenas 90Km de distância de Chartres. 

De carro, pela estrada pedagiada, que é a mais rápida, a viagem entre Paris e Chartres leva apenas 1h20min. 

Viajando pela França de carro alugado como nós, é só colocar os destinos no GPS ou no Google Maps, que não tem erro. Como viajamos com um chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa, tínhamos internet ilimitada o tempo todo, e usamos o Google Maps como nosso guia de viagens!

Mas, se você não quiser alugar um carro, dá para chegar em Chartres facilmente usando transporte público - é só usar o TER, saindo da Gare de Montparnasse em Paris. 

A viagem leva entre 1h e 1h15min, e você desembarca na Gare de Chartres, que é bem central (dá para ir caminhando até a famosa catedral). 

Veja todas as informações no site oficial.

Se você quiser ir até Chartres num bate e volta de Paris, por exemplo, usando transportes públicos, coloque o destino 'Chartres' no aplicativo Google Maps e ele vai te informar qual a melhor rota, dependendo do seu ponto de partida em Paris e do dia da semana/horário da sua viagem.

Antes de subir no trem, não esqueça de validar o seu bilhete, inserindo a passagem na maquininha que fica na entrada da plataforma - andar de trem com bilhete sem validar na França é multa na certa!

Chartres_França
as famosas estátuas da Catedral de Chartres, na França

Sugestões de roteiros pela França incluindo Chartres

Você pode incluir Chartres de várias formas no seu roteiro pela França. 

Chartres é uma cidade próxima à capital francesa que se encaixa bem tanto num passeio bate e volta desde Paris, numa combinação com Versalhes, ou ainda em roteiros maiores pela Normandia ou pelo Vale do Loire. 

Quer ver só? Vem comigo!

Chartres_França
grupo de corrida de rua em Chartres, na França

Chartres + Versalhes (1 dia)

Uma opção legal é combinar uma viagem a Chartres com uma visita ao Palácio de Versalhes

Se você for agilizado e sair cedinho, dá para visitar as 2 cidades num mesmo (e longo) dia! É um passeio bate e volta super proveitoso!

Para fazer esse trajeto de carro, dá 1h40min (107Km no total), de Paris a Versalhes e de lá até Chartres. Você vai passar umas 4hs na estrada, entre ida e volta, e vai ter umas 3hs para aproveitar Versalhes e 4hs em Chartres. Se sair às 8hs da manhã, estará de volta a Paris antes das 8hs da noite!

Fazer esse passeio usando transporte público também é perfeitamente possível, e até menos cansativo, pois você não vai precisar dirigir e nem se preocupar em encontrar lugar para estacionar tanto em Versalhes quanto em Chartres, o que sempre é um perrengue.

Chartres_França
Catedral de Chartres, na França

Roteiro pelo Vale do Loire (3 dias)

A opção mais legal, na minha opinião, seria incluir Chartres num roteiro maior pelo Vale do Loire 😙

Vale do Loire é uma região da França próxima a Paris, que abriga cidades histórias, vilarejos charmosos e muitos castelos incríveis - um lugar onde viviam reis, rainhas e as famílias nobres francesas.

Eu visitei o Vale do Loire numa excursão guiada de ônibus desde Paris, como contei aqui: 


O pacote que eu comprei (de um dia inteiro, saindo de Paris de manhã cedo e voltando de tardezinha), incluía 3 Castelos: Chambord, Chenonceau e Cheverny

Adorei essa oportunidade de conhecer um pouco do Vale do Loire, mas, além destes passeios guiados de ônibus serem caros, a gente fica limitado ao que a excursão oferece. 

Os transportes públicos também não são uma opção boa para viajar entre os vilarejos e castelos do Vale do Loire, pois as conexões e horários são ruins e as estações não ficam próximas aos pontos turísticos que você vai querer visitar. 

Certamente a melhor maneira de viajar pelo Vale do Loire é num carro alugado, por conta própria, podendo parar em cada lugar do caminho que der vontade. E, estando entre 3 ou mais pessoas, é também a maneira mais econômica! 

Os deslocamentos são mais rápidos e flexíveis, você não fica dependendo dos horários e conexões de transportes públicos, sempre pode mudar o seu roteiro a qualquer momento, e ainda consegue visitar outras cidadezinhas nos arredores. 

Por isso, a minha sugestão é que você comece o seu roteiro de carro pelo Vale do Loire visitando Versalhes e depois siga para Chartres. Assim, você pode pernoitar em Chartres e, no dia seguinte, seguir viagem pelos castelos e vilarejos mais fofos da região do Loire. 


Veja abaixo uma sugestão de roteiro de 3 dias pelo Vale do Loire que eu criei no Google Maps para vocês - ainda dá para incluir neste roteiro a cidade de Orleans, que eu deixei de fora:

Chartres_França
roteiro de 3 dias pelo Vale do Loire

Roteiro pelo Vale do Loire + Bretanha + Normandia (9 dias)

Se você tiver mais tempo, dá para esticar até Villandry e Nantes...e, se tiver mais tempo ainda, pode ir até RennesSaint-MaloMont Saint-Michel e emendar um roteiro pela Normandia, como o que nós fizemos!

Para isso, você vai precisar de, pelo menos, uns 9 dias de viagem, pois este roteiro completo, do jeito que eu sugeri, dá uns 1500Km de Paris a Paris.

Claro que também dá para fazer em menos tempo, se você cortar alguns destinos.

Veja um rascunho abaixo:

Chartres_França
roteiro de 9 dias pelo Vale do Loire, Bretanha e Normandia

Roteiro pela Normandia + Bretanha (6 dias)

Como nós não tínhamos todo esse tempo, optamos por privilegiar a Normandia, que era uma região que eu ainda não conhecia e queria muito conhecer.

Então, fizemos um roteiro completo pela Normandia, incluindo Giverny, RouenÉtretat, Le HavreHonfleurDeauville, Trouville-sur-Mer, Bayeux, as praias do desembarque no Dia DMont Saint-Michel e Saint-Malo, já na região da Bretanha, deixando para conhecer Chartres no nosso caminho de volta para Paris.

Foi perfeito também!

Se você estiver viajando de carro de Saint-Malo ou de Mont Saint-Michel de volta para Paris, obrigatoriamente passará por Chartres, pois a cidade fica no caminho, então é muito conveniente encaixar uma visita a Chartres e sua catedral neste roteiro!

Se tivéssemos mais tempo, poderíamos ter ido a Rennes também!

Para fazer este roteiro, você vai precisar de, no mínimo, uns 6 dias de viagem.

Veja todos os posts com detalhes de cada um dos nossos destinos abaixo:

Giverny: como visitar a Casa e os Jardins de Monet
Rouen, França: o que fazer na capital da Normandia
Étretat e Le Havre, na Normandia: o que fazer
Honfleur, França: o vilarejo mais charmoso da Normandia
Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
Normandia e o Dia D: 5 lugares da 2ª Guerra Mundial para conhecer na França

Saímos de Saint-Malo e percorremos 420Km de volta até Paris, parando em Chartres no caminho. A viagem de Saint-Malo até Paris dá entre 4h45min e 5hs de viagem.

De Saint-Malo até Chartres são 3h30min de viagem (330Km).

O pedágio entre Saint-Malo e Chartres deu € 23,60! Depois, até Paris, ainda pagamos mais € 6,80.

Chartres_França
roteiro de 6 dias pela Normandia e Bretanha, incluindo Chartres no caminho de volta para Paris

Onde estacionar em Chartres

Estacionamos em Chartes num estacionamento de rua, com parquímetro. As coordenadas são: 48.4480539,1.4902290. 

Custa € 2,40 por hora e você pode ficar no máximo 3hs estacionado ali (€ 7,20) - foi o tempo suficiente para conhecermos a catedral e darmos uma caminhada pelo centro histórico!

Você tem que pagar para estacionar ali entre às 8 e 12hs e das 14 às 19hs. Entre 19hs e 8hs da manhã, não se paga, e nem aos domingos e feriados. 

Fica na Rue de la Corroierie, 17, ao lado do Tertre Saint-Eman. São 7min de caminhada até a Catedral de Chartres, passando pelo Tertre Saint-Eman, Tertre de la Poissonnerie, Rue de la Poissonnerie e Rue des Changes.

Existem muitas outras opções de lugares para estacionar até melhores, estacionamentos subterrâneos talvez mais baratos ou mais próximos à catedral, mas, como nós não estávamos com paciência de procurar, largamos o carro na 1ª vaga livre que encontramos!

Chartres definitivamente não é um lugar para se passear de carro - algumas ruas são minúsculas! Teve uma ruazinha em que entramos porque o Google Maps nos mandou por ali e, quando chegamos ao final do quarteirão, a rua foi afinando e ficando tão estreita que era impossível continuar!! Resultado: tivemos que voltar de ré! Foi o quadro da dor, nossa motorista queria me matar hahahaha...😰

Nossa dica é: nem tente chegar de carro muito perto da catedral - quando chegar perto do centro histórico, encontre a 1ª vaga e estacione!

Chartres_França
regras de estacionamento no centro histórico de Chartres, na França

Catedral de Chartres

Além de ser o ponto turístico mais famoso, a Cathédrale de Notre-Dame de Chartres é também o ponto mais alto da cidade, visível a 20Km quilômetros de distância, e é uma das igrejas góticas mais importantes da Europa, tanto pela sua longa história, quanto pela arquitetura impressionante e maravilhosos vitrais coloridos.

Quem vai a Chartres tem também algumas outras opções de passeios para fazer pela cidade, que tem um centro histórico bonito por si só, mas o grande chamariz de uma visita a Chartres é, sem nenhuma dúvida, a sua catedral, que é dedicada ao culto de Maria, daí o nome Notre-Dame de Chartres.

A Catedral de Nossa Senhora de Chartres é mundialmente reconhecida como uma obra-prima da arquitetura gótica - o ponto alto da arte gótica francesa - a 1ª catedral em estilo gótico do mundo, tendo sido declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Chartres_França
a Catedral de Notre-Dame de Chartres foi construída no ponto mais alto da cidade, e é visível a 20Km quilômetros de distância

Chartres_França
Catedral de Notre-Dame de Chartres, uma das igrejas góticas mais importantes da Europa

Chartres_França
a Catedral de Nossa Senhora de Chartres, dedicada ao culto de Maria, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e é o principal ponto turísitco da cidade
É também uma das maiores catedrais católicas da França, com seus 9 portões esculpidos e uma área superior a 10 mil m², 130m de comprimento e largura de 46m. O interior impressiona pelos 37m de altura da nave central.

A Catedral de Chartres é uma das principais obras arquitetônicas edificadas entre os séculos 12 e 13, reunindo quase 4 mil estátuas esculpidas e 5 mil personagens em seus vitrais, que, pelo que li em algum lugar, totalizam mais de 2.600m²!

Só na fachada existem 24 grandes estátuas e mais de 300 figuras!

No total, são mais de 150 janelas medievais com vitrais, a maioria do século 13, que deixam entrar uma luz incrível dentro da igreja - se puder, visite num dia em que o sol esteja brilhando forte - o efeito da luz do sol entrando pelos vitrais é impressionante.

Fiquei muito impressionada com as esculturas, que foram recentemente restauradas e estão branquinhas como a neve - é muito impressionante ver a diferença entre as estátuas que ainda não estão com a restauração finalizada e as que já estão prontinhas!

Chartres_França
a Catedral de Chartres é reconhecida como a 1ª obra-prima da arquitetura gótica francesa

Chartres_França
a Catedral de Chartres é uma das maiores catedrais católicas da França

Chartres_França
algumas das milhares de estátuas da Catedral de Chartres já restauradas, branquinhas como se fossem novas, embora muitas sejam dos séculos 12 e 13

Chartres_França
quase 4 mil estátuas esculpidas em mármore enfeitam a Catedral de Chartres, narrando histórias bíblicas, que lhe renderam o apelido de 'Bíblia de Pedra'

Chartres_França
é impressionante perceber a diferença entre as estátuas que ainda não estão restauradas e as que já estão prontinhas - são muitos séculos de sujeira acumulada!

Chartres_França
a Catedral de Chartres tem 9 portões esculpidos

Chartres_França
a Catedral de Chartres tem mais de 150 janelas medievais com vitrais, a maioria do século 13
Também achei super interessante o fato de que as 2 torres são completamente diferentes uma da outra - uma românica e outra gótica - sendo que uma delas tem 103m de altura, enquanto que a outra tem 112m!

Li em vários lugares que a construção da catedral foi excepcionalmente rápida para a época - muitas das famosas catedrais do mundo que conhecemos levaram vários séculos para terem as suas construções finalizadas, e a reconstrução da Catedral de Chartres foi realmente rápida (26 anos), por isso dizem que ela tem uma grande harmonia arquitetônica e proporções elegantes, já que foi edificada quase que unicamente no estilo gótico da época. Por isso, é ainda mais estranho notar a grande diferença entre as 2 torres!

A fachada ocidental, chamada Pórtico Real, é especialmente importante devido às suas esculturas do século 12. Em outras partes da igreja, você vai encontrar relevos de Jesus Cristo, imagens do Novo Testamento, do Juízo Final, do Antigo Testamento e da Criação.

A visita à catedral é gratuita - paga-se apenas para visitar algumas áreas fechadas ao público em geral e por tours guiados.

A catedral abre diariamente, das 8h30min às 19h30min.

Para mais informações sobre a Catedral de Chartres, veja no site da UNESCO.

Chartres_França
as 2 torres da Catedral de Chartres são completamente diferentes uma da outra - uma românica e outra gótica, inclusive com alturas bem diferentes!

Chartres_França
dezenas e dezenas de janelas com vitrais coloridos do século 13 na Catedral de Chartres

Chartres_França
milhares de imagens de pedra representam personagens e contam histórias do Novo Testamento, do Juízo Final, do Antigo Testamento e da Criação na Catedral de Chartres
Chartres_FrançaChartres_França

História da Catedral de Chartres

Evidências demonstram que já havia um templo religioso neste local desde o século 4.

No ano de 876, o Rei da França Carlos, o Calvo, ofereceu à cidade de Chartres uma relíquia sagrada, que recebeu do Imperador Bizantino Constantino: uma peça de roupa que teria sido usada pela Virgem Maria, a 'Sancta Camisa'.

Segundo as lendas e tradições católicas, o manto teria sido usado por Maria quando deu à luz o menino Jesus, e por isso hoje a relíquia se chama 'Santo Véu de Maria'.

Ao longo dos séculos, a relíquia foi sendo cortada em pedaços e vendida, e o que restou foi apenas um pedacinho do véu. Esse seria justamente o motivo da construção da Catedral de Chartres: proteger o pedaço restante do manto de Maria, relíquia que pode ser vista hoje em dia durante uma visita à igreja.

A Catedral de Chartres teve a sua construção iniciada em estilo românico pelo bispo Fulberto de Chartres em 1145 depois de um incêndio no século 11, mas foi quase inteiramente consumida por um novo incêndio em 1194, no qual sobreviveram apenas a cripta e a fachada ocidental.

Foi então rapidamente reconstruída em 26 anos, em cima da igreja anterior em estilo romano, a qual, por sua vez, já havia sido construída sobre um poço celta.

No ano 1260, foi reinaugurada em estilo gótico, com a presença do Rei Luís IX.

Em 1513 foi concluída a construção da 2ª torre, um pináculo em estilo gótico flamboyant - Clocher Neuf - para combinar a composição com a 1ª torre, que já existia desde 1160. Por isso elas são tão diferentes uma da outra, como contei acima.

O único rei francês a se sagrar nesta catedral foi Henrique IV.

Chartres_França
a relíquia do Véu de Maria está protegida na Catedral de Chartres - note como as 2 torres da igreja são bem diferentes uma da outra (aquelas 2 fazendo pose na foto são a Miminha e a Anália - minha mãe e irmã - que foram comigo nesta viagem)

Chartres_França
gravuras, desenhos, pinturas e fotografias da Catedral de Chartres são vendidas na forma de cartões postais ou posters nas lojas de souvenirs do centro histórico

Vitrais da Catedral de Chartres

A Catedral de Chartres possui o mais importante e bem preservado conjunto de vitrais do século 13 - é considerada a mais antiga e mais rica coleção de vitrais da França, e ali estão alguns dos tesouros mais preciosos da igreja.

Durante a 2ª Guerra Mundial, para conservá-los, os religiosos chegaram a retirar os vitrais da catedral e os guardaram em um local seguro, acredita?

Ao todo, mais de 5 mil personagens estão representados nos vitrais da catedral! Como falei antes, são mais de 150 janelas medievais com vitrais do século 13, narrando as histórias do livro sagrados dos católicos, como se fossem uma versão ilustrada da Bíblia.

Durante sua visita à Catedral de Chartres, você vai perceber que os tons de alguns vitrais são diferentes de outros: estranhamente, justamente os vitrais mais recentes nunca alcançaram as cores maravilhosas que eles conseguiam obter no século 13!

O azul que os mestres dos vitrais daquela época conseguiam atingir ficou tão famoso que passou a ser chamado Chartres Blue - Azul de Chartres.

Procure o vitral 'Notre-Dame de la Belle Verrière', que é uma representação perfeita dos famosos vitrais azuis.

Chartres_França
os famosos vitrais da Catedral de Chartres

Labirinto da Catedral de Chartres

Na Catedral de Chartres fica um dos labirintos mais completos e mais famosos do mundo, sabia??

Muitos dos labirintos que a gente vê hoje em dia foram inspirados neste!

Construído incrustado no chão da nave central por volta do ano 1200, com 13m de diâmetro, o labirinto de Chartres é circular e pedras negras de mármore marcam o percurso nas pedras brancas.

A borda é trabalhada, assim como o centro, que tem um desenho florido.

O caminho de peregrinação tem 261,5m e era usado durante a Idade Média por peregrinos em oração, representando a peregrinação a Jerusalém.

A existência de um labirinto em uma catedral não é algo exclusivo de Chartres - outras catedrais medievais também possuem labirintos, que serviam como caminhos de peregrinação e oração.

Não esqueça que a Catedral de Chartres é um local de peregrinação cristã, e inclusive é reconhecida como parte da rota francesa de peregrinação para Santiago de Compostela, assim como a Abadia de Mont Saint-Michel.

Em Chartres, independentemente do caminho que você escolha, o labirinto sempre vai te levar ao centro. Às vezes você está chegando perto do centro do labirinto e escolhe um caminho que acaba te afastando - são os percalços da vida - mas, no final, sempre chega a Deus. Acredito que esta seja a metáfora mais acertada, embora existam várias outras teorias para a existência desses labirintos medievais em catedrais.

O labirinto da Catedral de Chartres é especialmente famoso por estar lá, sem qualquer restauro, desde o século 12 - eu acho muito impressionante pensar que estou pisando em um lugar construído há mais de 800 anos!

Infelizmente, o labirinto  da Catedral de Chartres fica grande parte do tempo parcialmente encoberto pelas cadeiras da catedral, e só é possível ver ele por completo em alguns poucos dias do ano.

Chartres_França
Labirinto da Catedral de Chartres - Foto: Smithsonian

Torre da Catedral de Chartres

Um dos lugares da catedral onde as visitas são restritas é a torre.

Para chegar até o topo e ter uma vista linda da cidade, você tem que encarar uns 300 degraus numa escadinha estreita tipo caracol.

Como eu já tinha detestado a experiência na Catedral de São Paulo em Londres poucos dias antes, nem cogitei subir - eu sou meio claustrofóbica e odeio essas escadas estreitas, onde a gente fica na obrigação de subir. Não dá nem para parar no meio do caminho, porque é realmente bem estreito - se você parar, os turistas que vêm atrás vão fazer cara feia.

Se você não gosta de altura, também é melhor não ir.

O ingresso custa € 6.

Os horários de abertura da torre da catedral são de segunda a sábado, das 9h30min às 12h30min e das 14 às 18hs. Nos domingos, o horário é das 14 às 18hs. No inverno, entre setembro e abril, fecha às 17h30min.

Chartres_França
Catedral de Chartres e suas torres gótica e romana

Cripta da Catedral de Chartres

A cripta da Catedral de Chartres é a maior da França e a 3ª maior da Europa, perdendo em tamanho apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, e para a Catedral de Canterbury, na Inglaterra.

Infelizmente, só é possível conhecer a cripta e suas capelas romanas através de uma visita guiada.

Eu não sou muito de visitas guiadas - prefiro ver as coisas no meu tempo - mas entendo que existem lugares onde essas visitas, ou audio-guides, são fundamentais para a gente entender a história do local e despertar o interesse.

Na verdade, a cripta é a antiga catedral, que havia sido construída no local em estilo romano - na visita guiada eles mostram até uma coluna desta 1ª igreja.

Também há um poço 'mágico' celta com 35m de profundidade, datado de antes de Cristo, com um fundo quadrado em que cada lado era virado para um dos pontos cardeais e a parte de cima redonda.

A entrada custa € 3, e as visitas guiadas acontecem em diversos horários (veja na foto que publiquei acima, com informações sobre as visitas à catedral).

Chartres_França
Cripta da Catedral de Chartres

Place de la Poissonnerie

O lindo prédio do escritório de turismo de Chartres fica na Place de la Poissonnerie (endereço: 8 Rue de la Poissonnerie) e merece uma visita, pois, além de mapas e folhetos bem bons, eles também têm uma lojinha que vende livros e souvenirs.

Ali pertinho, passeando pela Rue de la Poissonnerie e pela Rue des Changes, você vai ver muitas lojas, creperias, patisseries, boulangeries, cafés e um lindo Mercado de Legumes.

Para mais informações, veja o site oficial do turismo de Chartres.

Vale visitar a loja Delices Lamarque, no número 32 da Rue des Changes, que parece saída do (filme) 'O Fabuloso Destino de Amélie Poulain' 😚 - é tudo carérrimo, mas a loja é tão fofa que vale só pelo passeio, para conhecer os produtos regionais (a-do-ro!), mesmo que você não vá comprar nada.

Chartres_França
lindo prédio do escritório de turismo de Chartres na Place de la Poissonnerie

Chartres_França
Mercado de Legumes em Chartres, na França

Chartres_França
loja Delices Lamarque, em Chartres, uma fofura

Chartres_França
ali você encontra todos os produtos regionais que quiser experimentar, e muitos souvenirs - mas é tudo caro!

Chartres_França
uma lojinha que parece saída do filme 'O Fabuloso Destino de Amélie Poulain'

Chartres_França
na Rue de la Poissonnerie e na Rue des Changes em Chartres você vai encontrar muitas creperias, patisseries, boulangeries, restaurantes e cafés...

Chartres_França
e, claro, muitas lojinhas no centro histórico de Chartres, onde a Miminha e a Anália faziam a festa hahahaha...

Tertres de Chartres

Escadarias ladeadas de casas medievais em estilo enxaimel descem até o estreito canal no Rio Eure, que é atravessado por pequenas pontes para pedestres.

Esses caminhos de pedestres, estreitos, inclinados e com escadarias, que levam as pessoas da parte alta à parte baixa da cidade, são chamados Tertres.

Os nomes dessas ruelas em geral homenageiam as atividades praticadas naqueles locais na Idade Média. Assim, temos o Tertre de la Poissonnerie, por exemplo, que é a viela onde costumavam se situar as peixarias, por exemplo.

Ao sair da catedral, vá em direção ao fundo da igreja, que tem uma boa vista - de lá, desça pelos Jardins de l’Évêché e pelo Tertre Saint-Nicolas, que era usado por carregadores de água.

Chartres_França
um dos Tertres de Chartres, caminhos de pedestres estreitos e inclinados, que levam as pessoas da parte alta à parte baixa da cidade

Chartres_França
parte baixa da cidade de Chartres

Chartres_França
Chartres, na França

Rio Eure

As ruas de pedestres na parte baixa de Chartres são charmosas e valem uma caminhada.

A dica é seguir pelo Tertre Saint-Nicolas até a Rue Saint-André. Quando chegar lá, dobre à direita e cruze a Pont des Minimes. Depois, dobre à direita e siga pela Rue de la Tannerie, que é a antiga rua dos curtumes.

Essas ruas de pedestres na cidade baixa têm um jeitinho de tempos medievais, com pontes antigas, moinhos e prédios pitorescos nas margens dos canais.

Vá pela Rue de la Tannerie até a Rue de la Porte Guillaume, veja as fortificações da antiga Chartres, volte pela Pont Bouju e siga pela Rue du Bourg.

Se quiser comer, ali no 1 Rue de la Porte Guillaume tem um restaurante lindo de comida francesa, o Restaurant L'Estocade. Abre para almoço e jantar.

Infelizmente, para nós, era hora de voltarmos à Rue de la Corroierie, onde estava estacionado nosso carro, pois tínhamos que entregar o carro alugado em Paris ainda naquela noite!

Chartres_França
o estreito canal do Rio Eure é atravessado por pequenas pontes para pedestres em Chartres

Chartres_França
na Rue de la Porte Guillaume tem um restaurante lindo de comida francesa, o Restaurant L'Estocade, em estilo enxaimel

Onde dormir em Chartres, na França

Se você puder ficar para pernoitar em Chartres - no caso de visitar Versalhes e Chartres no mesmo dia, por exemplo, o ideal é dormir em Chartres para continuar viagem pelo Vale do Loire no dia seguinte - eu li que, à noite, a Catedral de Chartres fica maravilhosa, toda iluminada com uma iluminação noturna especial!

Eu adoraria ter podido pernoitar lá!

Seguem 5 dicas de hotéis ou apartamentos que pesquisei no centrinho de Chartres, para o caso de decidirmos pernoitar lá:

Hôtellerie Saint Yves
Hôtel Le Boeuf Couronné Chartres - Logis Hotels
Le Studio Cocooning
Appartement hyper centre
Le Jardin Cathedrale

Chartres_França
Chartres, na França

Chip de celular para usar na França

Durante a nossa viagem pela França, Inglaterra, País de Gales e Holanda, usamos o chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa o tempo todo, e funcionou super bem - vocês viram a quantidade de stories que eu fiz, né!!

Recebi o chip em casa pelo correio (levou uns 4 dias para chegar), coloquei no celular dentro do avião, ativei os dados móveis e já chegamos na Europa conectadíssimas, usando o Google Maps desde o aeroporto!

Nós não vendemos chips de celular através do blog - nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - EasySim4U - para ver como comprar esses simcards e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar. 

No site tu encontras os preços dos planos que eles oferecem de acordo com o destino e com os planos de dados e voz que forem mais apropriados para a tua viagem.

Você conheceu o interior da França?

Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem, usamos a hashtag #PVnaEuropa nas nossas redes sociais 😊

Fiz várias pastas de "destaques" desta viagem lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis da França!

Veja também esse vídeo das nossas aventuras numa viagem anterior a Paris:




Saint-Malo, França: a cidade murada mais linda da Bretanha
Chartres, na França: destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia
Normandia e o Dia D: 5 lugares da 2ª Guerra Mundial para conhecer na França
Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
Honfleur, França: o vilarejo mais charmoso da Normandia
Étretat e Le Havre, na Normandia: o que fazer
Rouen, França: o que fazer na capital da Normandia
Giverny: como visitar a Casa e os Jardins de Monet
Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris
Como é voar na classe econômica da Air France
Estrasburgo: viajando de motorhome pela França
11 lindas aldeias francesas na Alsácia: viajando de motorhome pela França
França: o que você precisa saber antes de ir
Como é um passeio bate e volta de Paris ao Vale do Loire, na França
Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa
Mercados de Natal na Europa

Guia de bolso de Paris: do tamanho certo para levar na sua mochila
Os 10 museus mais populares do mundo
Filminhos que inspiram viagens para os pequenos viajantes

Viagens dos nossos amigos pela França

Paris com crianças: guia e dicas
Roteiro de 7 dias pelo norte da França: Vale do Loire, Saint Malo e Mont Saint Michel
Vale do Loire na França: roteiro de 4 dias
6 dias em Paris e Normandia
Relato de viagem de motorhome de 2 semanas pela França, Suíça e Itália
Relato de viagem de motorhome pela França, Bélgica e Suíca, com todos os custos e perrengues
Relato de viagem pela Rota dos Contos de Fadas na Alemanha e Alsácia Francesa


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Veja fotografias e dicas das nossas viagens no Instagram.

Você também nos encontra aqui: Facebook / Twitter / Instagram / Pinterest / YouTube

Chartres

Chartres

Chartres

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: