Menu

Amsterdam, Holanda: o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem

Procurando dicas de Amsterdam? Aqui você vai encontrar tudo o que precisa: o que fazer em Amsterdam, como circular pela cidade, onde comer, onde ficar e muito mais!
Amsterdam, Holanda: o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem

Procurando dicas de Amsterdam? Aqui você vai encontrar tudo o que precisa para aproveitar sua viagem para lá: o que fazer em Amsterdam, como circular pela cidade, onde comer, onde ficar e muito mais!

Em setembro de 2019 eu, minha mãe e minha irmã resolvemos fazer uma #girlstrip pela Europa. 

Demos largada nas nossas aventuras pelo Velho Mundo em Amsterdam, a espetacular capital do turismo na Holanda, uma cidade irreverente e acolhedora que tem uma mistura literalmente intoxicante de arte, história e arquitetura com brown cafés, atitudes liberais, gente bonita, música nas ruas, mercados ao ar livre e uma indústria do sexo que virou atração turística.

Veja: Holanda: 12 lugares para conhecer no país das tulipas, moinhos e tamancos

Já estive em Amsterdam - e na Holanda - de todas as formas e com todas as companhias possíveis. 

Primeiro, em sonhos. 

Depois, ainda na década de 90, fui sozinha, de busão, ficando em albergue baratex. Caminhei até gastar as solas das botas, levei esporro de dezenas de ciclistas, quase fui atropelada por um tram, tomei cerveja na happy hour, entrei em todos os coffee shops e jantava batatas-fritas para economizar. 

Outra vez fui encontrar uma amiga espanhola e com ela passei uns dias em Amsterdam. Choramos muito na casa da Anne Frank e fizemos caretas para as prostitutas nas vitrines do Red Light District 😳 

Na viagem seguinte, estava com a minha mãe, ficamos no ótimo albergue localizado no Vondelpark e fizemos todos os passeios pagos, museus e daytrips a Marken, Volendam e Edam que, nas minhas viagens anteriores, eu não tinha tido florins suficientes para pagar. Sim, nessa época não existiam euros ainda, e a moeda usada na Holanda era o velho e bom florim. 

Também estive em Amsterdam em 2011 com o Peg e o Lipe, para nos 'civilizarmos' de novo depois de passarmos 4 meses mochilando pela Ásia. Passeamos de barco pelos canais, enchemos a cara no tour da Heineken e tiramos um monte de selfies no letreiro I Amsterdam. O Lipe tinha 2 aninhos e foi super tranquilo passear com ele de carrinho pelas ruas planas e asfaltadas de Amsterdam.

Holanda: cartões postais da primeira vez do pequeno viajante em Amsterdam

Amsterdam, Holanda: o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem

Amsterdam, Holanda: o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem

Amsterdam, Holanda: o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem
1ª vez do Lipe na Holanda, aos 2 anos

Numa outra viagem com o Peg e o Lipe, pulamos Amsterdam e fomos desbravar o ma-ra-vi-lho-so interior das Terras Baixas, começando por Utrecht, passando por Gouda e Delft e encerrando uma incrível viagem de motorhome com chave de ouro em Kinderdijk.

Veja também:

Utrecht: porque a Holanda não se resume a Amsterdam
Gouda, Holanda: muito mais do que um tipo de queijo
Delft: porcelana, canais e arquitetura típica na cidade mais romântica da Holanda
Kinderdijk: o melhor lugar para ver moinhos de vento na Holanda

Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa
Roteiros Motorhome

Também teve viagem pela Europa em que fizemos apenas uma escala rápida no ótimo Aeroporto de Schipol, voando KLM.

Escrevi sobre essa viagem aqui: Como é voar para Amsterdam com a KLM

Desta última vez, tinha chegado a oportunidade de apresentar Amsterdam e seus canais para minha irmã - e, quem sabe, finalmente dar uma esticadinha até Zaanse Schans.

Amsterdam, Holanda
#girlstrip pela Holanda

Amsterdam, Holanda

Já publiquei um post sobre esse vilarejo, leia aqui:

Zaanse Schans, Holanda: o melhor bate e volta de Amsterdam

E, mesmo com todas essas viagens pela Holanda e passagens por Amsterdam nos últimos 20 anos, eu ainda devia aqui no blog um post completo sobre a capital holandesa. Nunca tinha parado para registrar aqui as minhas dicas e tudo o que eu acho importante que você saiba antes de embarcar numa aventura por Amsterdam.

Pois agora estou pagando a minha dívida: neste post vocês vão encontrar dicas de como chegar, qual a melhor época para ir, o que fazer em Amsterdam, como circular pela cidade, onde comer, onde ficar, curiosidades, chip de celular para usar e muito mais!

Vambora??

Veja também:
4 dias em Amsterdam com criança

Amsterdam, Holanda
bicicleta, o meio de transporte mais usado na Holanda

Como chegar em Amsterdam

Existem várias maneiras de chegar a Amsterdam, mais ou menos econômicas - tudo vai depender do seu orçamento, ponto de partida ou conveniência.

Amsterdam, Holanda

Ônibus ou trem

Nas minhas primeiras viagens para Amsterdam, com dinheiro curto, cheguei lá da maneira mais barata possível: de ônibus. É muito fácil chegar em Amsterdam pegando um busão em Paris, Londres, Bruxelas ou Colônia, por exemplo.

Recomendo as companhias Eurolines e Busabout, que têm passes de ônibus super econômicos para viajar pela Europa!

Da mesma forma, Amsterdam tem ótimas conexões de trem com várias capitais européias - a diferença é que os trens são bem mais caros que os ônibus.

Para circular dentro da Holanda, existem passes de trem que deixam as viagens bem mais econômicas - informe-se! Às vezes, os descontos podem chegar a 65%.

estação central de trens de Amsterdam

esperando o trem na Holanda

Carro ou motorhome

Também já viajamos pela Holanda de motorhome, vindos da Alemanha:

Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa
Holanda: 12 lugares para conhecer no país das tulipas, moinhos e tamancos

Viajar pela Holanda (e pela Europa em geral) de motorhome ou de carro alugado é super fácil e seguro. Mas preciso alertar que Amsterdam definitivamente não é uma cidade para transitar de carro, e muito menos de motorhome!

Alugar um carro durante a sua estadia lá só vai custar caro e te atrapalhar! É difícil encontrar um estacionamento por menos de € 20/dia, e você não vai poder usar seu veículo alugado para ir a lugar nenhum!

Só vale a pena alugar um carro ou motorhome para SAIR de Amsterdam para viagens pelo interior do país (foi o que fizemos).

Na nossa viagem de motorhome pela Holanda, rodamos apenas pelo interior do país, nem chegamos perto de Amsterdam, pois eu sabia que um motorhome em Amsterdam só iria causar confusão.

Se você quer conhecer Amsterdam e também o interior da Holanda, visite primeiro a cidade e depois pegue o carro ou motorhome alugado quando for sair de Amsterdam para conhecer o resto do país.

E mais um detalhe: se a sua intenção não é ir longe, mas apenas fazer passeios bate e volta, como Marken, Volendam, Edam, Zaanse Schans ou Keukenhof, também não vale a pena alugar transporte próprio.

Para ir passar o dia nestes lugares que ficam bem pertinho e retornar para dormir em Amsterdam, o melhor é usar o excelente sistema de transportes públicos e ir de trem ou ônibus. Isso vai te poupar muita incomodação para encontrar vagas de estacionamento.

Neste caso, vale a pena conferir se é mais conveniente ir de bus ou trem - nem sempre os ônibus são mais baratos! Pergunte aos locais, eles saberão te informar!

Para ir a Zaanse Schans, por exemplo, é melhor ir de trem, como expliquei aqui.

Amsterdam, Holanda
dividir as ruas de Amsterdam dirigindo um carro ou motorhome com trams e bicicletas nunca é uma boa idéia...

Avião

Nas viagens seguintes, cheguei a Amsterdam pelo Aeroporto Internacional Schiphol.

Existem inúmeras companhias aéreas que voam para Amsterdam - nós já voamos para lá com a low cost EasyJet, num voo Londres - Amsterdam - Londres; com a holandesa KLM num voo Rio de Janeiro - Amsterdam - Londres e, também com a KLM, num voo São Paulo - Amsterdam - Berlim - Amsterdam - São Paulo.

Veja estes 2 posts em que eu conto mais detalhes destes voos:

Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris
Como é voar para Amsterdam com a KLM

Saiba que a KLM oferece stopovers grátis em Amsterdam em praticamente todos os seus voos com conexão na Europa, então esta pode ser a sua chance d econhecer Amsterdam GRÁTIS! Foi o que nós fizemos!

a 1ª viagem do Lipe para Amsterdam foi com a low cost EasyJet, num voo Londres - Amsterdam

os holandeses não desperdiçam espaço: até o mar é usado para produzir energia!

Aeroporto Schiphol em Amsterdam

A chegada no Aeroporto Schiphol em Amsterdam é bem tranquila.

Seguimos com as nossas bagagens de mão direto para a imigração e, como não tínhamos que pegar malas na esteira, foi só ir atrás do trem que nos levaria ao hotel.

O oficial da imigração apenas perguntou "o que vocês vão fazer em Amsterdam?" e eu respondi "passear" 😊

Imagino que isso é o normal. Mas já nos aconteceu de dar perrengue com a imigração holandesa em outra oportunidade, então não custa avisar:

Sempre pensei que ter um passaporte cheio de carimbos fosse uma coisa boa - afinal, na maioria das fronteiras, os fiscais de imigração olham nossos documentos e, ao ver um monte de carimbos de entradas em vários países nos passaportes, mal olham para as nossas caras e nos mandam passar direto. Devem perceber, pelos muitos carimbos, que somos viajantes frequentes, e não prováveis imigrantes ilegais.

Em Amsterdam, contudo, em uma oportunidade, a policial bocaberta se atirou com toda vontade no primeiro carimbo europeu que encontrou no meu passaporte - no caso, um carimbo de entrada em Lisboa de 2014 - e pensou que estivéssemos 'ilegais' na Europa há mais de 2 anos, com direito a nos tirar da fila e nos levar para salinha com outros policiais e tudo!!

Mesmo depois de explicarmos por A+B que aquele carimbo era velho e que o carimbo de entrada na Holanda há 2 semanas estava em outra página, demorou um bom tempo para nos liberarem!

Já conhecíamos o Aeroporto Schiphol de outras viagens, e dá para ficar umas boas horas passeando lá dentro - parece mais um imenso shopping center, com ótimas livrarias, restaurantes, loja da Lego, da MAC, Starbucks...

Com tantas atrações e sendo um aeroporto tão grande, tem que ter cuidado para não perder a hora do seu voo!

A conexão de internet lá é gratuita e ilimitada.

Não deixe de ver o famoso relógio com um homenzinho que fica "dentro" dele pintando os minutos/horas - é genial.

Os carrinhos de carregar bagagem são de uso gratuito e os banheiros são muito limpos!

O Aeroporto Schiphol também tem poltronas de reclinar mega confortáveis na área de conexões - coisa rara de encontrar em aeroportos!

Uma coisa que precisa ser dita é que, embora o aeroporto holandês seja imenso, ele é super bem sinalizado, com informações em inglês por todos os cantos. Aliás, vale dizer que os holandeses, como regra geral, falam inglês fluentemente. Já outras línguas, como o espanhol, não são tão comuns por lá.

Se você se comunica bem em inglês, não vai ter nenhum problema na Holanda! Se não fala inglês, o jeito é apelar para a mímica e a simpatia brasileira 😙

Amsterdam, Holanda
a simpatia brasileira nos leva longe, e não é difícil rir de alegria em Amsterdam!

Onde ficar em Amsterdam

O hotel barato em Amsterdam que eu recomendo para todo mundo que me pergunta onde ficar em Amsterdam é o Meininger Hotel Amsterdam Amstel.

Ficamos hospedadas lá na nossa última viagem a Amsterdam e amamos - quando voltar à cidade, certamente ficarei lá de novo.

Essa dica de hotel em Amsterdam vale ouro!

Amsterdam é uma cidade famosa pela dificuldade de se encontrar opções baratas de hospedagem, então vale a pena dar uma espiada neste post que escrevi contando todos os detalhes sobre este hotel e também sobre outros lugares onde nós (ou nossos amigos) já nos hospedamos em Amsterdam - tem dica de casa-barco, albergue, hotel bacana, hotel fora da cidade, etc.

Veja aqui

Como é se hospedar em uma casa-barco em Amsterdam

Amsterdam, Holanda
casa-barco em Amsterdam, uma das opções de hospedagem mais charmosas da cidade

Como circular em Amsterdam

A melhor maneira de circular em Amsterdam é a pé, gastando a sola do seu sapato!

Amsterdam é uma cidade linda, completamente plana, maravilhosa para desbravar caminhando! Acho que dá para afirmar que, de todas as capitais europeias, é uma das melhores para explorar a pé!

Só preciso alertar que tem que ter muito cuidado com as bicicletas e trams - eles têm preferência e têm suas próprias vias, então não dê uma de louco que você pode acabar atropelado!

E ainda vai ouvir muitos xingamentos!

Para ir do Aeroporto Internacional Schiphol até o Meininger Hotel Amsterdam Amstel, de trem, pagamos 5,10 euros. Você faz apenas uma baldeação no caminho e chega na Amstel Station, que fica exatamente ao lado do hotel.

Para circular em Amsterdam, a melhor pedida é comprar o passe diário de 8 euros chamado GVB travel ticket - que não vale nem para ir ao aeroporto, nem para ir até Zaanse Schans - e que pode ser utilizado infinitamente durante o período de 24hs em bondes (trams), trens e ônibus.

Se for ficar mais tempo na cidade, existem travel tickets para uso ilimitado de 48, 72 e até 96 horas - eles são mais econômicos do que comprar um passe por dia.

Nós compramos nossos passes no próprio hotel, mas eles são vendidos nas estações também.

Para ir de trem da Estação Central de Amsterdam ao Aeroporto Schiphol custa 5,50 euros, e o trem vai direto até o aeroporto, sem baldeação, em menos de 20min.

Melhor jeito de ir pro aeroporto, que fica a 18Km do centro da cidade.

Outra boa idéia para circular em Amsterdam é o Uber.

Uma corrida de Uber do nosso hotel ao centro de Amsterdam custava em torno de 8 euros. Do hotel até a Heineken Experience de Uber eram aproximadamente 6 euros.

Para corridas curtas dentro de Amsterdam, e dividindo entre 3 pessoas, o Uber acaba ficando mais em conta do que o transporte público!

Amsterdam, Holanda
o tram (bonde) é o meio de transporte favorito dos holandeses, depois da bicicleta, é claro!

o bilhete de trem da Estação Central de Amsterdam ao Aeroporto Schiphol custa 5,50 euros

Amsterdam, Holanda
Amsterdam, Holanda
Amsterdam, Holanda
use sempre o aplicativo do Google Maps no celular para encontrar o melhor caminho até o seu destino em Amsterdam

passe diário de transporte ilimitado em Amsterdam GVB travel ticket

Bicicletas em Amsterdam

Você sabia que Amsterdam tem mais bicicletas do que habitantes? E que eles têm estacionamentos de até 4 andares para guardar tantas bikes? Nem parece, pela quantidade de bicicletas que a gente vê "guardadas" pelas ruas de Amsterdam!

Alugar uma bicicleta para fazer um passeio por conta própria em Amsterdam é praticamente um 'must' na lista de coisas imperdíveis a fazer em Amsterdam, pois você pode otimizar seu tempo e consegue visitar um monte de atrações turísticas espalhadas por toda a cidade.

O aluguel de uma bici custa de 12 a 15 euros por dia em Amsterdam, e você precisa deixar um passaporte e cartão de crédito ou depósito em dinheiro como garantia - mas olha só: tem que saber andar de bike BEM, ok? Eles são profissas, e não têm muita tolerância com principiantes kkkk...muita atenção com o trânsito, especialmente com turistas descuidados (como você!) e com os trams (bondes)!

Existem muitas empresas de aluguel de bicicletas espalhadas pela cidade, e muitos albergues/hotéis também alugam bikes para os hóspedes.

A cidade é totalmente adaptada ao ciclismo urbano, contando com quase 500Km de ciclovias, e as bikes são o meio de transporte mais usado, mais típico e tradicional de Amsterdam. Como falei, a cidade é plana, e por isso é um ótimo lugar para se deslocar de bicicleta - o passeio fica super prático!

Mais 2 dicas:

1. os furtos de bicis são provavelmente os crimes mais comuns em Amsterdam (se você falar com um policial, ele nem vai dar muita atenção), então não esqueça de passar a corrente/cadeado na sua bike alugada de jeito nenhum!

2. preste muita atenção no lugar onde você a 'estacionou': no meio de outras dezenas ou centenas de bicicletas, fica praticamente impossível encontrar a sua! Sim, já aconteceu comigo...

Amsterdam, Holanda
não é fácil encontrar a sua bike de aluguel no meio de outras dezenas de bicicletas iguais!

Amsterdam tem quase 500Km de ciclovias


Amsterdam, Holanda
Amsterdam, Holanda


Amsterdam, Holanda
muitas áreas da cidade têm trânsito proibido, exceto para bicicletas

Amsterdam com crianças

Dica para quem viaja com 'malinhas' como nós: se seu filhote tiver até 6 anos, leve carrinho na sua viagem a Amsterdam!

Nós levamos carrinho em todas as nossas viagens, até o Lipe fazer 6 anos e começar a se 'recusar' a andar de carrinho, porque 'não era mais bebê'! 😝

Pensando bem, acho que em quase todas as nossas fotos de Amsterdam com o Lipe (que tinha 2 anos), ele está sentadinho bem faceiro no carrinho dele!

Amsterdam é bem plana e toda asfaltada/calçada. Se o pequeno cansar de caminhar, o carrinho salva!

Amsterdam, Holanda
Amsterdam é plana e toda calçada, ideal para passear com carrinho de bebê

Amsterdam, Holanda
na minha opinião, Amsterdam é uma das melhores capitais européias para passear com crianças
Quando fomos a Amsterdam com o Lipe, ele tinha 2 anos, e estava naquela fase que qualquer programa serve! Só ficar atiradão brincando num gramado já era uma baita diversão para ele! Lembro que até o passeio de barco pelos canais ele achou mega divertido! Os artistas de rua então...nem se fala!

Por isso eu digo a todo mundo que aproveitem para viajar com os filhos enquanto eles são pequenos. Depois que crescem, fica bem mais difícil agradar!

Mas não faltam programas legais para os pequenos viajantes em Amsterdam:
  1. Um passeio de bicicleta pode ser uma boa idéia: é possível alugar bicicletas com assentos para crianças;
  2. Num dia de chuva, o melhor programa com crianças em Amsterdam é o NEMO - Museu de Ciência e Tecnologia;
  3. Se chover de novo, vá ao Madame Tussauds - as crianças adoram! Mas, se não chover, não recomendo ir ao museu de Amsterdam! O museu de cera de Londres da mesma franquia é bem mais legal;
  4. Amsterdam tem o seu próprio zoo, o Artis Royal Zoo, completo com aquário e planetário;
  5. O Vondelpark é o maior parque de Amsterdam, e é ótimo para crianças: faça um piquenique e deixe seu pequeno gastar as energias antes do próximo passeio!
A Barbara também esteve em Amsterdam com o filho pequeno e contou tudo aqui: 


Vocês já estiveram em Amsterdam com crianças? Que programas fizeram voltados para os pequenos? Vou adorar acrescentar as dicas de vocês aqui!

aos 2 anos, os pequenos viajantes se divertem até olhando a própria imagem refletida num espelho...

Amsterdam, Holanda
qualquer coisa é motivo para achar graça, e não é necessário se preocupar com programas especiais para as crianças

Amsterdam, Holanda
você pode alugar uma bicicleta com assento para seu filhote em Amsterdam e passear em família

artistas de rua fazem a alegria da criançada nas praças de Amsterdam

Amsterdam, Holanda
batendo ponto no museu de cera Madame Tussauds na Praça Dam em Amsterdam - mas ainda preferimos a filial de Londres

Melhor época para ir a Amsterdam

Estive em Amsterdam na primavera, no outono e no inverno, e é difícil escolher qual a melhor época para visitar Amsterdam e a Holanda!

O inverno não é tão frio e é a época do ano em que tudo fica mais vazio e um pouco mais barato, por ser baixa temporada. Se você for para a Holanda na época de Natal, como nós, vai ficar encantado com as decorações natalinas, os mercados de Natal, as luzinhas deixando tudo mais aconchegante...é uma época de sonhos!

O outono é maravilhoso, com folhas pelas calçadas de Amsterdam e aquele clima delicioso para passear sem sentir calor. Estivemos em Amsterdam 2 vezes em setembro e sou suspeita para falar, pois o outono é a minha estação do ano favorita em qualquer lugar do mundo, imagina em Amsterdam!

Amsterdam, Holanda
Amsterdam no outono
Mas, é claro, não dá para negar que a estação do ano mais concorrida para ir à Holanda é a primavera, única época do ano em que você vai ter a oportunidade de ver milhares, senão milhões, de tulipas espalhadas pelos campos de flores do país.

E na primavera ainda tem o Dia do Rei, a maior festa nacional, celebrada em 27 de abril.

O 'problema' de visitar Amsterdam na primavera é que todo mundo vai ter a mesma idéia que você, e o país fica superlotado de gente querendo celebrar Koningsdag e ver tulipas, deixando tudo mais caro e cheio de gente.

A única época do ano em que eu não recomendo visitar Amsterdam é no verão - acho péssimo passear em cidades morrendo de calor, suando debaixo do sol forte...verão, para mim, é época de ir à praia, e não de bater pernas nas capitais! Mas, de novo, sou suspeita pra falar, porque essa sou eu, uma pessoa que não gosta de passar calor...se você adora verão na cidade, vai amar o verão em Amsterdam hehehehe...

Ah, e visitar Amsterdam a partir de maio tem uma vantagem: os dias são super longos, dá para aproveitar bastante!

Amsterdam, HolandaAmsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda
Amsterdam na primavera

Amsterdam, Holanda
Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda
Amsterdam é linda o ano inteiro!

Quantos dias ficar em Amsterdam

O máximo de tempo que você puder, claro! Se puder ficar uma semana, seria o ideal!

Explico: 3 dias inteiros são suficientes para ver as principais atrações de Amsterdam. Se quiser visitar vários museus ou fazer outros programas mais alternativos, vai precisar de uns 4 dias.

Mas, para fazer passeios bate e volta, pense que precisará de 1 dia para cada um destes:
  • Zaanse Schans (meio dia)
  • Marken, Volendam e Edam (1 dia inteiro)
  • Haarlem (1 dia inteiro)
  • Parque Keukenhof (meio dia)
Ou seja: em uma semana dá certinho para fazer todos estes passeios pelos arredores e ainda conhecer bem Amsterdam 😃

Veja também: Holanda: 12 lugares para conhecer no país das tulipas, moinhos e tamancos

Amsterdam, Holanda
uma semana é o tempo ideal para ficar em Amsterdam, na Holanda

8 curiosidades sobre Amsterdam

1 Uma capital 'desgovernada'

A capital constitucional oficial da Holanda (dos Países Baixos) - Netherlands - é Amsterdam, mas a sede do Governo e a maioria das embaixadas ficam localizadas em Haia, também conhecida por The Hague ou Den Haag, em holandês.

2 Holandês ou neerlandês?

O idioma oficial dos Países Baixos é o holandês, que também é conhecido como neerlandês.

É uma língua de origem germânica - por isso, se você for também à Alemanha, os sons vão te parecer familiares.

O holandês é a língua oficial de Aruba também!

Assim como acontece com a língua holandês = neerlandês, os 'neerlandeses' são o grupo étnico predominante nos Países Baixos, e são também popularmente chamados de 'holandeses'.

Algumas palavrinhas úteis em neerlandês para a sua viagem pela Holanda (embora todo mundo lá fale inglês perfeitamente bem):
  • hallo = olá
  • dag = tchau
  • ja = sim
  • nee = não
  • alsjeblieft = por favor
  • bedankt = obrigado
Amsterdam, Holanda
você não vai ter muita chance de praticar o seu holandês, já que todos holandeses falam inglês perfeito

3 Arquitetura em Amsterdam

Nunca vou esquecer o quanto fiquei maravilhada com a arquitetura típica holandesa na minha 1ª viagem a Amsterdam! E todas as vezes que voltei lá pude ver o mesmo olhar maravilhado em todos meus companheiros de viagem! Não há quem não se encante com as ruazinhas estreitas, as casinhas ainda mais estreitinhas - e às vezes completamente tortas, os canais refletindo os prédios históricos...

Conhecemos uma casa em Amsterdam que alguém nos garantiu ser a casa com a fachada mais estreita de Amsterdam - eu não sei se realmente era a "mais estreita", mas de fato é impossível imaginar alguém vivendo num edifício tão estreitinho!

Essas fachadas tão pequenas são fruto de uma lei do século 16 que estabelecia que os impostos deveriam ser cobrados de acordo com a largura das fachadas dos imóveis. Como os holandeses não são bobos, as fachadas foram ficando cada vez mais estreitas!

Nos disseram que a menor fachada de Amsterdam tem apenas 90cm de largura, dá para acreditar?

Amsterdam, Holanda
a menor fachada de Amsterdam tem apenas 90cm de largura!

Amsterdam, Holanda
casinhas que parecem de brinquedo em Amsterdam

Amsterdam, Holanda
não há quem não fique meio abobalhado com a beleza de Amsterdam!
E não são só as casinhas típicas holandesas - que, claro, já viraram souvenir - que servem de colírio aos olhos dos turistas: a arquitetura medieval, renascentista e moderna de edifícios como igrejas, museus e outros prédios públicos também impressiona!

Amsterdam tem aproximadamente 1000 anos, tendo passado por todas essas fases históricas, e a sua arquitetura reflete a idade avançada da cidade, com edifícios de todos esses períodos espalhados por todo lado, formando uma mistura arquitetônica impressionante!

Muitas destas riquezas são da Era Dourada da Holanda, que durou entre os anos 1580 e 1740.

Nesta época, os ricos mercadores da Dutch East India Company bancavam artistas como Vermeer e Rembrandt e as ciências floresceram: foi neste período que foram descobertos os anéis de Saturno e inventado o relógio de pêndulo, por exemplo!

Amsterdam, Holanda
é claro que essa arquitetura tão peculiar só poderia virar souvenir, né! (ímãs de geladeira)

Amsterdam, Holanda
detalhes charmosos nas fachadas de Amsterdam

Amsterdam, Holanda
não é uma fofura??

Amsterdam, Holanda
Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda
note como TODOS os edifícios estreitos possuem um suporte para guincho na fachada - a única maneira de carregar objetos grandes para os apartamentos é pelas janelas, já que as escadas são tão estreitas quanto as fachadas!

Amsterdam, Holanda
não dá vontade de morar??

Amsterdam, Holanda
fachadas super decoradas e cheias de detalhes em Amsterdam

Amsterdam, Holanda
arquitetura típica holandesa em Amsterdam, Holanda

4 Casas-barco

As casas barco são um dos clichês de Amsterdam, uma cidade construída ao redor de canais.

Nos primórdios da formação da cidade, as mercadorias eram descarregadas dos navios no porto e levadas para os comerciantes em barcaças pelos canais de Amsterdam, que eram as vias de transporte da cidade. 

Hoje, os canais de Amsterdam estão congestionados por inúmeras casas flutuantes que não mais circulam, mas ficam permanentemente ancoradas ali, servindo de moradia e também de hospedagem para turistas.

Sempre prometo a mim mesma que, na próxima vez que for a Amsterdam, vou reservar uma casa-barco para experimentar este estilo de vida tão típico holandês, mas os preços são sempre salgados e acabo desistindo.

A Katiane fez isso com a família, e amou a experiência. Ela ficou na HouseBoat Prince Willian & HouseBoat Prince Arthur, e contou tudo em detalhes aqui no blog:

Onde ficar em Amsterdam: dica de hotel bom e barato

No passeio de barco que fizemos pelos canais de Amsterdam, eles contaram que há já muito tempo não é mais possível conseguir licenças para ancorar novas casas flutuantes nos canais de Amsterdam - ou seja, quem conseguiu, ou herdou de sua família, ou comprou uma casa-barco ancorada, tem a licença, e quem não tem, que vá lamber os beiços...ou gastar uma pequena fortuna para comprar uma casa flutuante, pois hoje em dia uma casa-barco simplinha custa uma verdadeira fortuna!

Amsterdam, Holanda
que tal uma estadia numa casa-barco em Amsterdam?

5 Arte, músicos e artistas

Quando penso em Amsterdam, a primeira coisa que me vem à cabeça é arte: museus de arte, arte de rua, arte antiga, arte moderna e contemporânea, street artists, músicos...

Amsterdam lembra Rembrandt, Vermeer e Van Gogh, o Museu Stedelijk, o FOAM - Museu da Fotografia de Amsterdam, escolas de arte e design.

Fiquei triste que, na nossa última visita a Amsterdam, não deu tempo de ir conhecer o mural pintado pelo brasileiro Eduardo Kobra retratando a Anne Frank - estou louca para conhecer!

O mural fica em NDSM-werf - dá para ir até lá de ferry/ônibus, é só colocar no Google Maps que ele te indica o melhor trajeto! Se você for, me conte o que achou!

Amsterdam, Holanda
artistas de rua em Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda
Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda
música nas ruas de Amsterdam

Amsterdam, Holanda
arte nas calçadas de Amsterdam


Amsterdam, Holanda

6 Koningsdag, o Dia do Rei

O Dia do Rei - Koningsdag - é o feriado nacional mais comemorado na Holanda.

É celebrado em 27 de abril, dia do aniversário do rei Guilherme Alexandre. No caso do dia 27 de abril cair em um domingo, o feriado é antecipado para o dia 26 de abril.

Todo mundo se veste de cor de laranja - a cor nacional, como o nosso verde e amarelo, as ruas ficam coloridas e lotadas de gente, e o festerê rola solto, com festas acontecendo por toda a cidade, shows ao ar livre, desfiles nos canais, festinhas particulares rolando nas casas-barco e bares/pubs/restaurantes...como se fosse um Carnaval!

O unico problema do Koningsdag é que a população de Amsterdam praticamente dobra nesta época, quando milhares de pessoas vão para a capital celebrar o Dia do Rei - então, se você não curte multidões, não é uma boa época para estar em Amsterdam. Mas que é um dia maravilhoso para ver como os holandeses festejam, ah isso é!

Se for a Amsterdam nesta época, reserve sua estadia com bastante antecedência.

Amsterdam, Holanda
Koningsdag é o dia de comemorar todas as coisas holandesas

7 Tulipas

Amsterdam - e a Holanda - é mundialmente conhecida pelas suas tulipas.

Essas flores, cultivadas em bulbos, são tão típicas de Amsterdam que é praticamente impossível imaginar a cidade sem tulipas.

Assim como os tamancos e as casinhas com arquitetura típica holandesa, são os souvenirs preferidos de todos os turistas - um dos souvenirs mais vendidos na Holanda são justamente os tamancos cheios de sementes de tulipas!

No Mercado de Flores de Amsterdam, você verá tulipas sem fim, e também as tulipas-souvenirs, sejam as de madeira, sejam os tamancos: 1 tamanco de porcelana com sementes custa 3 euros, enquanto que 3 tamancos recheados de sementes custam 7,50 euros.

As tulipas são cultivadas em larga escala na Holanda desde a Idade de Ouro Holandesa, no século 17, quando arte, ciência e o comércio floresceram no país.

Os produtores de tulipas holandeses dominam o cultivo mundial de bulbos de tulipas, produzindo bilhões de bulbos por ano.

Todo mundo diz que o melhor lugar para ver as famosas tulipas holandesas são os jardins de tulipas do Parque Keukenhof, localizados perto de Amsterdam, em Lisse, e abertos do final de março ao final de maio - mas não posso dar maiores informações, porque nunca estive lá. Outro bom motivo para voltar à Holanda!

A Barbara visitou o Parque Keukenhof com a família e contou tudo aqui:


Nas minhas viagens de ônibus pela Holanda, lembro de passarmos por inúmeras plantações de tulipas - eram campos intermináveis, com tulipas de todas as cores possíveis, nos arredores de Leiden!

bulbos e sementes de flores à venda no Mercado de Flores de Amsterdam

Amsterdam, Holanda

8 Tamancos

Os tamancos são praticamente uma instituição holandesa. Você verá tamancos de todos os modelos e materiais em Amsterdam, desde pequenos souvenirs, tamancos de verdade para calçar e até tamancos gigantescos onde você pode entrar dentro e tirar as selfies mais esperadas da sua viagem à Holanda!

A impressão que dá é que os tamancos são uma coisa do passado, mas a verdade é que eles são ainda hoje muito usados no dia a dia nas áreas mais rurais da Holanda e, dependendo do modelo, são bem confortáveis! Difícil acreditar, né?

Visitei o Museu do Tamanco e lá aprendi que sapatos de madeira absorvem a transpiração, os pés 'respiram' melhor e, ainda por cima, são naturalmente 'térmicos': mantém os pés quentinhos no inverno e frequinhos no verão!

Se você tiver vontade de conhecer também os famosos moinhos holandeses, que são verdadeiros ícones do país, dê uma olhada no post sobre Zaanse Schans, o vilarejo dos moinhos localizado bem pertinho de Amsterdam:

Zaanse Schans, Holanda: o melhor bate e volta de Amsterdam

Amsterdam, Holanda
os famosos tamancos holandeses

O que fazer em Amsterdam

Amsterdam é uma cidade cheia de atrações turísticas, um destino ideal tanto para jovens mochileiros, famílias com crianças e também viajantes mais velhos. Tem pontos turísticos para todos os gostos!

É uma cidade tão diferente e tão especial pela sua própria geografia e arquitetura tão peculiares, que nem precisaria tantas atrações para atrair turistas de todas as partes do mundo.

Pra mim, só caminhar pelas ruas estreitas de Amsterdam, ao longo dos lindíssimos canais que refletem aquelas casinhas charmosíssimas, aborvendo a atmosfera especial da capital holandesa, já é o suficiente. Não preciso de nenhuma outra atração para me deixar feliz.

Amsterdam, Holanda
um passeio pelas ruas estreitas de Amsterdam é mais do que suficiente para alegrar qualquer um

Canais de Amsterdam

Quando me perguntam 'o que fazer em Amsterdam', tudo o que eu quero responder é caminhe! Caminhe ao longo dos 4 principais canais, que atravessam quase todo o miolo de Amsterdam.

São eles (veja mapa abaixo):
  1. Canal Singel
  2. Herengracht (canal dos cavalheiros, onde moravam os mercadores ricos do século 17)
  3. Keizersgracht (canal do imperador)
  4. Prisengracht (canal do príncipe)
Se perder pelos canais de Amsterdam - com direito a muitasssss fotos no caminho - é sem dúvida o melhor programa da cidade!

mapa do centro histórico de Amsterdam
mapa do centro histórico de Amsterdam: note que os canais formam círculos

Amsterdam, Holanda
passeando pelos canais de Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda
os canais de Amsterdam inspiram romance...e muitas fotos!

Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda
cisne no canal em Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda
cena comum em Amsterdam: família de gente loira e bonita passeando de barco pelos canais num domingo de sol

Amsterdam, Holanda

Mercados de Amsterdam

Em Amsterdam, vá aos mercados!

Tenho 3 preferidos:
  1. Albert Cuypmarkt (domingo fechado; resto da semana das 9 às 17hs - é o maior e mais movimentado mercado de rua de Amsterdam, com mais de 100 anos de idade)
  2. Waterlooplein Flea Market (Mercado de Pulgas - compramos um MONTE de antiguidades lá que temos na nossa casa até hoje, nem sei como conseguimos carregar tantas coisas hehehe...)
  3. Bloemenmarkt (Mercado das Flores - é o único mercado de flores flutuante no mundo e existe desde 1862 - as barracas ficam em casas flutuantes e fazem lembrar a época em que o mercado era abastecido diariamente pelas barcaças que vinham pelo canal)
Ainda sobre o Mercado de Flores de Amsterdam, lá você vai encontrar todos os tipos de tulipas, além de gerânios e muitos outros tipos de flores.

Dá para comprar sementes ou bulbos, e todas as barracas vendem muitos outros souvenirs e lembrancinhas de Amsterdam, como ímãs de geladeira (3 ímãs por 5 euros; 1 ímã por 2 euros), ou tamancos de porcelana com sementes (3 por 7,50 euros; ou 1 tamanco por 3 euros).

Mercado de Flores de Amsterdam
o Mercado de Flores de Amsterdam é o único mercado de flores flutuante no mundo - veja as barracas na margem esquerda do canal

Mercado de Flores de Amsterdam
produtos à venda no Mercado de Flores de Amsterdam

Amsterdam
mercado em Amsterdam

Amsterdam
souvenirs à venda no mercado em Amsterdam
Experimente os deliciosos stroopwafels, cheire as tulipas, absorva a arquitetura histórica do século 16 e os canais românticos, tome cerveja na happy hour, entre em alguns coffee shops e passeie pelo Red Light District depois que a noite cair.

Esses são de fato meus programas preferidos em Amsterdam.

Mas, para você que está planejando a sua 1ª viagem à capital holandesa, vou listar abaixo os principais pontos turísticos de Amsterdam.

Amsterdam

Museus de Amsterdam

Lembre-se que, em se tratando dos principais pontos turísticos de Amsterdam, às vezes as filas de espera são enormes tanto para comprar ingressos como também para entrar nas atrações. Em alguns lugares, como a Casa de Anne Frank, se você não se organizar com bastante antecedência, não vai conseguir visitar!

Então veja quais atrações você realmente quer muito conhecer, sempre que possível compre ingressos online com antecedência para evitar filas, verifique os horários de abertura e fechamento e se planeje para não perder seu precioso tempo em Amsterdam!

Para te ajudar no planejamento, fiz uma lista com os principais pontos turísticos de Amsterdam, começando pelos seus 4 principais museus, todos mundialmente conhecidos:
  1. Casa de Anne Frank
  2. Rijksmuseum
  3. Van Gogh Museum
  4. Stedelijk Museum 
Os 3 últimos museus da lista ficam todos situados numa enorme praça chamada Museumplein - para quem ama arte e cultura, esta praça é uma coisa quase afrodisíaca! Mas não recomendo visitar mais de um destes museus por dia, pois eles são enormes e, mesmo sendo interessantíssimos, acaba ficando bem cansativo visitar 2 museus na sequência (a menos que esteja chovendo). 

Antigamente havia um enorme letreiro escrito I Amsterdam na Praça dos Museus - as letras ficavam exatamente na frente do prédio maravilhoso do Rijksmuseum, e os turistas brigavam para tirar fotos lá - e não era por menos: as fotos realmente ficavam ótimas, era um cartão-postal de Amsterdam. Mas, infelizmente, na nossa última viagem a Amsterdam, em setembro de 2019, o letreiro I Amsterdam já não estava mais lá. 

Você já deve ter visto fotos deste letreiro na internet/redes sociais, então já fica o aviso para você não ir na expectativa e se decepcionar.

Mais uma dica: Amsterdam tem vários passes turísticos que oferecem entradas gratuitas ou com descontos nas principais atrações da cidade, com diferentes regras para uso, valores e validade. Decida que museus e atrações você quer visitar, some os valores de cada uma delas e faça as contas para ver se algum destes passes compensam pra você.

Eu nunca usei estes passes em Amsterdam, então não saberia opinar qual é o melhor, mas dê uma conferida nestes:
  • Amsterdam Museum Card
  • I Amsterdam City Card
Museumplein em Amsterdam
o gramadão de Museumplein em Amsterdam é um ótimo lugar para deixar seu pequeno viajante gastar as energias entre uma visita a um museu e outro

Museumplein em Amsterdam
a casa de concertos de Amsterdam também fica em Museumplein

Museumplein em Amsterdam
o antigo letreiro I Amsterdam em Museumplein não está mais lá

Museumplein em Amsterdam
agora o que você vai encontrar na frente do Rijksmuseum é esse troço cor de rosa meio estranho, que eu não curti muito...

Casa de Anne Frank

Acho que a primeira vez que eu li o Diário de Anne Frank eu devia ter uns 11 ou 12 anos, e desde então li e assisti tudo o que me caiu nas mãos sobre ela. Somos super interessados em histórias de guerra e sobre o Holocausto aqui em casa (o Lipe tem a quem puxar!), então, na minha opinião, não tem como ir a Amsterdam e não visitar a Casa de Anne Frank, um museu biográfico que conta a famosa história desta menina judia vítima do nazismo. 

O museu foi fundado em 1960 pelo Otto Frank, pai da Anne, e está situado no exato local onde Anne e sua família (8 pessoas no total) se esconderam por mais de 2 anos dos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial - o Anexo Secreto - esconderijo de importância histórica inestimável, e exibe trechos do diário e muitas fotos de Anne Frank, que infelizmente acabou se tornando um ícone do Holocausto, a vítima mais famosa da perseguição nazista.

A primeira vez que estive lá fiquei emocionadíssima - é um lugar triste, silencioso, solene e perturbador. Impossível não se emocionar com a tragédia da menina que viveu seus melhores anos escondida junto de sua família num sótão.

Algumas pessoas me disseram que acharam o museu quase tão perturbador quanto as visitas aos campos de concentração nazistas na Polônia (Auschwitz) ou na Alemanha (Dachau).

Eu discordo, pois a visita à Anne Frank Huis é emocionante, mas não é tão pesada quanto os campos de concentração. Hoje em dia, eu até levaria o Felipe (10 anos) lá, se pudesse, pois acho que ele já tem idade para entender toda a história e acharia o lugar interessantíssimo.

A visita à Casa de Anne Frank é fundamental para entender a história de Amsterdam, uma cidade que abrigou milhares de refugiados judeus fugindo do genocídio nazista, e também a própria história da 2ª Guerra Mundial.

Principal dica: compre seu ingresso online com 2 meses de antecedência - não existe venda de ingressos no local e eles esgotam rapidinho, devido ao pequeno número de ingressos liberados por dia. 80% dos ingressos são liberados para venda com exatamente 2 meses de antecedência, ao meio-dia. Os outros 20% dos ingressos são colocados à venda no dia, às 9hs, apenas pelo site.

Os ingressos adultos custam 12,50 euros, pessoas entre 10 e 17 anos pagam 6,50 euros e crianças até 9 anos pagam apenas a taxa de 1 euro.

O horário de funcionamento é das 9:30 às 16:30, diariamente. Reserve pelo menos uma hora para visitar o museu.

Não pode fotografar dentro do museu, e eles oferecem um audiotour grátis muito bom, em português!

Dentro do museu há uma loja e um café.

O endereço é Westermarkt 20. Mais informações aqui.

Casa de Anne Frank
© Anne Frank House Photographer: Cris Toala Olivares

estátua de Anne Frank em Amsterdam
estátua de Anne Frank em Amsterdam

Rijksmuseum

Amsterdam é lar de alguns dos melhores museus de arte da Europa e, dentre eles, certamente o mais famoso é o Rijksmuseum, famoso pela beleza arquitetônica do edifício que o abriga - um dos cartões-postais de Amsterdam - e também pelas obras de arte que ele exibe.

O Rijks é o museu mais visitado da Holanda e também o maior - é o equivalente ao Louvre holandês. Como falei antes, ele é imenso, abarca mais de 800 anos de história da arte, e eu diria que é quase impossível conhecê-lo inteiro em uma única visita. Escolha as áreas que mais te interessam e FOCO nelas.

A obra de arte mais famosa do Rijksmuseum é a Ronda Noturna, de Rembrandt, de 1650. Continuando com a nossa analogia ao similar parisiense, é como se fosse a Monalisa do Rijks. Não saia de lá sem vê-la, mesmo tendo que encarar filas gigantes!

Procure pelos Vermeers também.

Dentro do museu tem restaurante, café, loja, banheiro e guarda-volumes.

Foi lá na loja do Rijks que eu vi o souvenir mais fofo e original de Amsterdam: um Playmobil da Ronda Noturna, por 5 euros! Irresistível!

Você vai achar o edifício do Rijksmuseum parecido com a Amsterdam Centraal Station: é porque os 2 prédios são obra do mesmo arquiteto, Pierre Cuypers, muito famoso lá pelos 1850.

Compre ingressos online para evitar filas e economizar seus euros!

Os jardins do museu são lindíssimos, cheios de obras de arte, e a visita é grátis! 😜

Rijksmuseum
note como o edifício do Rijksmuseum tem o mesmo estilo arquitetônico da Amsterdam Centraal Station!

Rijksmuseum
os jardins do Rijksmuseum são lindíssimos

Rijksmuseum
jardins do Rijksmuseum, cheios de obras de arte e com entrada grátis!

Rijksmuseum
loja do Rijksmuseum

Rijksmuseum
Rijksmuseum em Asmterdam

Rijksmuseum
Rijksmuseum

Rijksmuseum
no Rijksmuseum você vai encontrar todos os souvenirs da Ronda Noturna que puder imaginar, de quebra-cabeças a calendários e sacolas de pano com o Pato Donald encenando a pintura mais famosa do museu!

RijksmuseumRijksmuseum
Rijksmuseum
essa selfie no Rijksmuseum é obrigatória para quem vai a Amsterdam hehehe...

Rijksmuseum
o souvenir mais fofo e original de Amsterdam: um Playmobil da Ronda Noturna!

Museu Van Gogh

O outro museu mega-famoso de Museumplein é o Van Gogh Museum, dedicado ao gênio holandês, e organizado em ordem cronológica.

São mais de 200 pinturas, 500 desenhos e também cartas de Van Gogh - a maior coleção de obras do artista no mundo.

Mesmo que você não seja um fanático por Van Gogh, ainda assim acredito que vale a visita, pois todas as obras de arte mais famosas do pintor estão lá, e é a sua chance de se apaixonar.

Você também vai encontrar no Van Gogh Museum pinturas dos amigos dele, Gauguin, Toulouse-Lautrec e Monet.

Não deixe de visitar a loja do museu, que é espetacular, cheia de produtos exclusivos com estampas e imagens das obras de Van Gogh que você não encontra em nenhum outro lugar do mundo - ficamos (eu, minha mãe e irmã) enlouquecidas na lojinha, dava vontade de comprar tudo hahahaha...

Museu Van Gogh
Museu Van Gogh em Amsterdam

Museu Van Gogh
todas as pinturas mais famosas de Van Gogh estão no museu dedicado a ele em Amsterdam

Museu Van Gogh

Museu Van Gogh
a loja do Museu Van Gogh em Amsterdam tem centenas de produtos personalizados que você só encontra lá!

Stedelijk Museum

Eu nunca visitei o Museu Stedelijk em Amsterdam.

Fundado na década de 1870, é o maior museu de arte moderna e contemporânea do país, e também de design.

Lá você vai encontrar em pinturas, desenhos e esculturas de Andy Warhol, Lichtenstein, Piet Mondrian, Henri Matisse, Wassily Kandisky, Jackson Pollock, Picasso, Monet, Rodin e Marc Chagall, dentre outros nomes famosos da arte moderna.

Mesmo que você decida não visitá-lo, não deixe de admirar a nova sede do museu, inaugurada em 2012 em Museumplein (a praça dedicada aos museus em Amsterdam): o edifício parece uma banheira!

Stedelijk Museum
 o Museu Stedelijk em Amsterdam parece uma banheira!

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam

Já escrevi acima sobre os lindíssimos canais de Amsterdam, mas o que eu não contei é que existe um jeito super relaxante de passear pelos canais: de barco!

Já fiz este passeio 3 vezes, inclusive com o Lipe bebê, e também na minha última viagem a Amsterdam em 2019, e não enjoo nunca: depois de gastar a sola do sapato o dia inteiro batendo perna em Amsterdam, nada mais gostoso do que sentar no barco à tardinha e fazer um passeio bem preguiçoso, vendo Amsterdam de uma perspectiva completamente diferente!

O passeio de barco pelos canais em Amsterdam é realmente um programa imperdível, na minha opinião.

Custa 12 euros para adultos e 8 euros para crianças de 4 a 12 anos.

O tour guiado (em inglês) tem duração de 1h, e nós pegamos o barco da empresa que fica exatamente na frente da Amsterdam Central Station - se chama The Original Amsterdam Canal Tour.

Amsterdam tem mais de 100Km de canais cortando a cidade - são 160 canais e 1500 pontes, de acordo com o nosso guia do tour de barco!

O conjunto de canais do século 17, que conferem uma forma semicircular à cidade de Amsterdam, foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Não é por nada que a cidade é chamada 'Veneza do Norte' - mas a verdade é que Amsterdam tem mais pontes e canais que a própria Veneza, além de dezenas de ilhas!

No final do dia, as pontes começam a se iluminar, assim como as fachadas dos prédios históricos, e o cenário fica super romântico - sério, dá para sentir o clima de romance no ar mesmo viajando com um bebê ou com a sua mãe!

Na minha opinião, você não deve deixar de fazer um passeio de barco pelos canais de Amsterdam - é sempre muito interessante ver a cidade de outros pontos de vista.

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
todos os barcos de passeios pelos canais de Amsterdam têm esse mesmo formato, para poder passar debaixo das pontes baixinhas

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
o Lipe curtiu o passeio de barco pelos canais de Amsterdam

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
barco de passeio pelos canais de Amsterdam

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
pagamos 12 euros por pessoa pelo passeio de barco em Amsterdam

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
pegamos o barco neste pier localizado bem na frente da Estação Central de Amsterdam

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
na hora de escolher, dê preferência para barcos que estejam com os vidros bem limpos e abertos - do contrário o passeio fica meio claustrofóbico

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
o passeio de barco pelos canais é um clássico em Amsterdam

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam
existem inúmeras empresas que realizam estes passeios de barco pelos canais de Amsterdam

Vondelpark

Amsterdam está entre as cidades mais verdes da Europa, mesmo tendo a maior densidade populacional do continente europeu e sendo uma cidade super urbanizada.

Todos os bairros tem seus parques e existem muitas praças - não é difícil achar uma área verde e sombreada para sentar, descansar e fazer um piquenique na paz, longe do burburinho - mas o Vondelpark é o maior parque de Amsterdam, com lagos, gramados, trilhas e cafés ao ar livre.

O Vondelpark é o parque mais famoso entre os turistas que visitam Amsterdam e é cheio de hotéis ali pelos arredores. Aliás, 2 dos hotéis/albergues indicados neste post ficam lá:

Onde ficar em Amsterdam: dica de hotel bom e barato

Uma boa estratégia é visitar os museus em Museumplein e depois dar uma relaxada ou fazer um piquenique no Vondelpark, ainda mais se você está viajando com crianças - o parque fica bem próximo da praça dedicada aos museus!

Vondelpark
o Vondelpark é o maior parque de Amsterdam

Praça Dam, Palácio Real, Nieuwe Kerk e compras em Amsterdam

A Praça Dam fica localizada bem no coração de Amsterdam, e é a principal praça da cidade - The Dam.

É lá que ficam o National Monument e o Palácio Real de Amsterdam, além da Nieuwe Kerk (Igreja Nova) e do museu de cera Madame Tussauds.

É muito difícil explorar Amsterdam sem acabar passando por ali em algum momento.

O Palácio Real não é a residência oficial do Rei da Holanda (a realeza não mora em Amsterdam), e você pode visitá-lo num tour guiado.

Nieuwe Kerk é uma basílica em estilo gótico onde são coroados os reis da Holanda, com um órgão enorme e vitrais lindos.

Outra coisa que preciso contar: ali nos arredores da Praça Dam estão localizadas algumas das minhas lojas favoritas: Uniqlo, H&M, Zara, Foot Locker, Primark, Topshop, etc. Se você está louco por umas comprinhas, esse é o lugar!

Se você prefere lojas mais bacanas, o seu negócio é ali também: a maior loja de departamentos de luxo de Amsterdam - De Bijenkorf - fica na Praça Dam, cheia de marcas como Louis Vuitton, Gucci, etc.

Palácio Real de Amsterdam
Lipinho fazendo pose no carrinho com o Palácio Real de Amsterdam ao fundo, na Praça Dam

Amsterdam, Holanda
policiais de bicicleta na Praça Dam

a maior loja de departamentos de luxo de Amsterdam - De Bijenkorf - fica na Praça Dam
a maior loja de departamentos de luxo de Amsterdam - De Bijenkorf - fica na Praça Dam, ao fundo à direita na foto

Oude Kerk

Na Praça Dam fica localizada a Nieuwe Kerk, que significa Igreja Nova e, não muito distante dali, fica a Oude Kerk, que significa Igreja Antiga - uma igreja espetacular, monumental, bem no meio do Bairro da Luz Vermelha.

É o edifício mais antigo de Amsterdam, do século 14.

Exatamente na frente da igreja fica o Quartier Putain, que dispensa traduções, né?! Coisas que a gente só vê em Amsterdam!

A Old Church é difícil de fotografar, pois tem um formato meio circular e fica envolta pelos prédios ao seu redor, e tem uma curiosidade: dentro dela existem mais de 2500 lápides, sendo uma delas (a de nº 29), da esposa de Rembrandt.

Amsterdam, Holanda
Quartier Putain, ao lado da igreja mais antiga de Amsterdam, uma cidade tolerante e que respeita as diferenças

Begijnhof

Begijnhof é uma antiga comunidade religiosa feminina do século 14, um refúgio de paz no meio da agitação da capital holandesa.

Se você não estiver procurando o Begijnhof, não vai passar pelo convento 'sem querer', então é um lugar que vale a pena colocar na sua lista d'o que fazer em Amsterdam', até porque fica bem próximo à Praça Dam (5 min caminhando).

Você cruza uma portinha e chega a um jardim silencioso com casinhas super preservadas de séculos passados - sabe um lugar que te dá a sensação de ter parado no tempo? É assim, espetacular.

A entrada é gratuita.

Begijnhof em Amsterdam
Begijnhof em Amsterdam

Waag

O Waag é um prédio monumental, super imponente e muito famoso entre os moradores de Amsterdam, localizado bem no meio da Praça Nieuwmarkt.

A praça é cheia de mercados e pubs, e o Waag foi originalmente construído no século 15 para servir como um dos portões de entrada de Amsterdam.

No século 17, o edifício servia como casa de pesagem para mercadorias comercializadas em Amsterdam.

Só pelos séculos de história e pela beleza do edifício, já vale a visita!

À noite, ele fica lindamente iluminado, parece até um castelo daqueles de contos de fadas!

Waag
o Waag é um dos edifícios históricos mais bonitos de Amsterdam

Waag
não parece até um castelo de contos de fadas?

Praça Nieuwmarkt em Amsterdam
ele fica localizado na Praça Nieuwmarkt em Amsterdam

Vida noturna em Amsterdam e coffee shops

Amsterdam é famosa pela sua vida noturna. Provavelmente é uma das capitais européias mais legais para se passear à noite, com lugar para gente de todas as tribos.

E o melhor é que não precisa ter muito dinheiro ou estar bem vestido, ou ir a algum clube famoso para aproveitar a noite em Amsterdam: basta uma caminhada pelo Red Light District, uns bons drinks num bar, um chopp num pub...

Um chopp grande num pub custa em média 7 euros. Adorei o pub irlandês Molly Malone's, que fica numa rua bem tranquila, ao lado de um canal (endereço: Oudezijds Kolk 9).

pub irlandês Molly Malone's em Amsterdam
pub irlandês Molly Malone's em Amsterdam
Vale lembrar que a vida noturna lá não precisa ir até muito tarde: muitos estabelecimentos fecham por volta da 1 da manhã. Mas, se você quiser, certamente vai encontrar onde virar a madrugada festeando selvagemente!

O famoso Bairro da Luz Vermelha em Amsterdam é mundialmente conhecido - certamente é o bairro mais curioso e mais procurado pelos turistas que visitam a cidade, e também o maior cliché de Amsterdam, cheio de restaurantes, bares, coffee shops, lojas especializadas em entretenimento para adultos e as famosas vitrines com profissionais do sexo. Se quiser se aprofundar no assunto, pode visitar o Museu da Prostituição ou o Museu Erótico.

O nome 'oficial' do bairro é De Wallen, e ele fica localizado bem no centro medieval de Amsterdam, atravessado por canais e ruelas estreitas ladeadas por bares tradicionais iluminados por luzes de néon vermelho - um lugar sempre vibrante, cheio de gente, agitado.

A rua mais famosa, que você deve procurar por lá para poder dizer que efetivamente 'conheceu' o Red Light District, é a Warmoestraat, no coração do bairro.

Originalmente, a cidade de Amsterdam consistia em apenas algumas fileiras de casas ao longo do Rio Amstel. Com o tempo, a cidade foi se expandindo ao longo dos canais, que eram usados ​​para transporte de mercadorias e de pessoas. Por ali passavam muitos marinheiros, e foi essa clientela que acabou trazendo um grande número de profissionais do sexo para essa área. A demanda dos marinheiros por sexo pago foi o que atraiu a prostituição para o Bairo da Luz Vermelha, e as profissionais acabaram ficando por lá desde então.

Ali ao lado do Red Light District fica a Chinatown de Amsterdam, um lugar ótimo para jantar nos restaurantes asiáticos. Tem até um templo chinês bem característico lá.

templo na Chinatown de Amsterdam
templo na Chinatown de Amsterdam
Também não posso deixar de mencionar os famosos coffee shops de Amsterdam.

Como você já deve saber, os coffee shops são os lugares onde você pode comprar e consumir licitamente Cannabis (maconha) e Hashish (haxixe).

Eles chamam esses lugares bruin café (café marrom), por causa das manchas de fumaça que ficam impregnadas nas paredes.

A maioria dos coffee shops de Amsterdam é bem aconchegante e relax. Muitos servem comidas e bebidas também, mas o foco principal é outro. O coffee shop mais famoso, que tem várias filiais, é o The Bulldog. Se decidir experimentar um 'Space cake', vá com calma, porque ele demora para fazer efeito - não exagere!

Amsterdam, Holanda
o coffee shop mais famoso de Amsterdam é o The Bulldog, mais velho do que eu, de 1975!

Amsterdam, Holanda
Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda
o Museu Erótico em Amsterdam fica situado neste edifício histórico no centro da cidade
Importante 1: nem deveria precisar dizer isso, mas obviamente não é permitido tirar fotografias das mulheres nas vitrines! Elas estão lá trabalhando, e ninguém te autorizou a fotografar e filmar, certo? Ou você gostaria de ser fotografado no seu local de trabalho e ver a sua intimidade exposta no Instagram sem a sua autorização?

Importante 2: o Red Light District é uma das poucas áreas de Amsterdam onde você pode beber na rua, mas não exagere. A área é super bem policiada, e você não quer se meter numa enrascada com a polícia holandesa. Ou, pior ainda, acabar nadando em um canal...

Importante 3: como falei, o bairro é bem policiado, mas você deve ter lá os mesmos cuidados que teria num lugar lotado no Brasil - furtos são muito comuns, fique de olho no seu passaporte, documentos, bolsas, mochilas, celulares e câmeras fotográficas!

Golpes de rua também são infelizmente muito comuns - não compre drogas na rua (é ilícito), e não dê assunto para pessoas que se aproximam querendo papo, lhe oferecendo um 'ótimo' negócio! O Red Light District é um prato cheio para golpistas, já que é um lugar que fica cheio de gente chapada, bêbada e bocaberta, prontinhos para cair nos golpes mais bobos!

Além do Bairro da Luz Vermelha, outro ponto de Amsterdam famoso pela vida noturna é Leidseplein. Quem procura um lugar um pouco 'menos turístico' deve conferir 😏

Amsterdam, Holanda
a indústria do sexo em Amsterdam atrai muitos turistas em busca de diversão (sexual ou não)

Amsterdam, Holanda
Red Light District em Amsterdam: as luzes vermelhas no bairro serviam para avisar aos marinheiros que ali tinha o que eles estavam buscando...

Red Light District em Amsterdam
Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda
Red Light District em Amsterdam

Amsterdam, Holanda
Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda
Amsterdam é uma cidade onde você vê todo tipo de gente, uma cidade aberta e hospitaleira

Amsterdam, Holanda
é um prazer dar um passeio à pé por Amsterdam à noite

Amsterdam, Holanda
à noite, Amsterdam parece ficar ainda mais linda, com as fachadas dos prédios iluminadas

Amsterdam, Holanda
Amsterdam é uma cidade muito bem policiada e segura

Outros lugares para conhecer em Amsterdam

Acima eu listei alguns dos principais pontos turísticos de Amsterdam (abaixo tem mais!), para ajudar quem está pesquisando o que fazer na Holanda a montar o seu roteiro na capital holandesa.

Mas, é claro, fica impossível esgotar num único post todas as atrações de Amsterdam. Por isso, vou listar outros lugares aleatórios que conhecemos na capital da Holanda:
  • Rembrandtplein (praça)
  • Rembrandt House (museu)
  • Amsterdams Historisch Museum
  • Magere Brug (ponte) 
  • FOAM - Fotografie Museum Amsterdam (para ver fotos de Annie Leibovitz e Henri Cartier-Bresson)
  • Jordaan (bairro super bacana próximo à Casa de Anne Frank)
Amsterdam
Amsterdam tem diversas pontes levadiças, uma mais lindinha que a outra!

Amsterdam
Rembrandtplein em Amsterdam
Abaixo, mais alguns lugares que merecem sua visita em Amsterdam, e que podem ser vistos no mesmo dia, na sequência - alguns deles têm excelentes vistas de Amsterdam e são grátis!  

Observe que os barcos/balsas que saem da Estação Central de Amsterdam em direção ao A'dam Lookout e ao Eye Film Museum são grátis e os ferries partem quase que de 5 em 5 minutos, 24 horas por dia, e levam tipo 3 minutos para atravessar o canal. 

Só esse passeio grátis de ferry já vale a pena!

Eu faria este roteiro em Amsterdam nesta sequência:
  • OBA (Biblioteca Pública de Amsterdã) - tem uma ótima vista grátis da cidade
  • Mr. J.J. van der Veldebrug (ponte peatonal entre a biblioteca e o NEMO)
  • NEMO - Museu de Ciência e Tecnologia de Amsterdam (ótimo para crianças, e a vista do terraço também é grátis)
  • Centraal Station (estação central de trens de Amsterdam, com uma arquitetura linda)
  • A'dam Lookout (observatório panorâmico com um balanço para fotos que virou febre no Instagram - passeio pago, inclusive o balanço)
  • Eye Film Museum (museu lindo sobre cinema, com um prédio cujo design super moderno lembra uma espaçonave decolando na beira da água e, ao mesmo tempo, um enorme olho se abrindo - o café do museu tem uma vista linda, e a entrada no edifício é grátis)
Mesmo que não queira visitar o museu do cinema, vale a pena ir até lá para conhecer o prédio e ver as vistas do café. 

E, se você quiser esticar mais um pouco o seu passeio, dali é bem fácil seguir até o mural da Anne Frank pintado pelo brasileiro Eduardo Kobra!

Vai ser um dia lindo em Amsterdam!

NEMO - Museu de Ciência e Tecnologia de Amsterdam
NEMO - Museu de Ciência e Tecnologia de Amsterdam

Centraal Station
Centraal Station em Amsterdam

Eye Film Museum e observatório panorâmico A'dam Lookout em Amsterdam
Eye Film Museum e observatório panorâmico A'dam Lookout em Amsterdam

Passeios bate e volta de Amsterdam

Já escrevi um post completo sobre Zaanse Schans, lugar que eu considero o melhor passeio bate e volta de Amsterdam:

Zaanse Schans, Holanda: o melhor bate e volta de Amsterdam

Também estou escrevendo um post com um guia de lugares para conhecer na Holanda, que inclui os passeios bate e volta de Amsterdam e também outros lugares imperdíveis para quem quer esticar o roteiro pelo país das tulipas, tamancos e moinhos:

Holanda: 12 lugares para conhecer no país das tulipas, moinhos e tamancos

Por isso, não vou ficar me repetindo aqui...se você quer saber o que há de legal para conhecer nos arredores de Amsterdam e no resto da Holanda, é só ler o post que está no link acima, onde vai encontrar todas as dicas!

Veja também:

Utrecht: porque a Holanda não se resume a Amsterdam
Gouda, Holanda: muito mais do que um tipo de queijo
Delft: porcelana, canais e arquitetura típica na cidade mais romântica da Holanda
Kinderdijk: o melhor lugar para ver moinhos de vento na Holanda


Zaanse Schans
Zaanse Schans, o melhor bate e volta de Amsterdam

O que e onde comer e beber em Amsterdam

Cervejas, queijos, stroopwafels quentinhos e Vlaamse frites (batatas-fritas) com molho de curry - precisa mais algum motivo para ir a Amsterdam??

Lembre-se que experimentar a comida típica de um país não engorda, é praticamente uma obrigação de todo viajante, e encare as calorias sem medo!

A comida típica holandesa é do tipo comfort food, deliciosa.

Comece experimentando os famosérrimos stroopwafels: é tipo um waffle, doce, feito com 2 camadas de massa fininhas e um recheio tipo caramelo (fico pensando se eles colocassem um doce de leite Conaprole ali no meio...).

Outro doce holandês que todo mundo precisa experimentar são as panquequinhas poffertjes, uma delícia!

Os holandeses também adoram bolinhas de carne, tipo almôndegas. Eles comem tipo croquetes, fritas - chamadas bitterballen, ou então num prato chamado stamppot, quando as almôndegas (ou salsichas defumadas) vêm com purê de batatas e repolho. Um outro prato muito parecido é o hutspot, com batatas, cebolas, cenouras e carne.

Vlaamse frites
em Amsterdam, você pode experimentar Vlaamse frites com dezenas de molhos diferentes, desde curry e manteiga de amendoim até o velho e bom catchup ou molho de queijo!
Na Holanda também é impossível não experimentar muitos queijos regionais - seria uma heresia! Em Amsterdam existe uma loja de queijos em cada quarteirão, e nós queríamos entrar em todas elas hehehehe...

A maioria das queijarias oferece degustações grátis para atrair turistas.

Além de Amsterdam, outros lugares onde você precisa experimentar muitos queijos são Zaanse Schans, Gouda e Edam.

Acredita que os holandeses consomem 17Kg de queijo por pessoa ao ano??

Veja aqui:

Zaanse Schans, Holanda: o melhor bate e volta de Amsterdam
Gouda, Holanda: muito mais do que um tipo de queijo

Amsterdam, Holanda
Amsterdam, Holanda

Amsterdam, Holanda
a maioria das queijarias de Amsterdam oferece degustações grátis para atrair turistas
Para comer comida boa e muito barata em Amsterdam, recomendo os restaurantes da rede Wok to Walk, um fast food de comida asiática que tem pelo menos umas 5 filiais em Amsterdam.

Comemos noodles and vegetables no Wok to Walk que fica ali pertinho de Rembrandtplein por 5 euros! Um pratão delicioso! Jantar bem em Amsterdam por 5 euros é bom demais!

Mas se você realmente precisa economizar messsssmo, outra solução barata é comprar lanches nos mercados da rede Albert Heijn - existe um em cada quarteirão em Amsterdam! Muffins, croissants e salgados custam 1,90 cada um; latas pequenas de Heineken custam 2,50 euros.

Ali pelos arredores da estação central também tem vários lugares do tipo 'pega-turista', onde a comida não é grande coisa, mas é barata e mata a fome, tipo pizza Margherita, sabe?

No Pizza Pasta Bar, por exemplo, eles tinham pizzas grandes por 5 euros! Só para sentar ali, numa das calçadas mais movimentadas de Amsterdam, e ficar descansando as pernas e curtindo a vida já vale os 5 euros - e a pizza estava bem boa!

Também é fácil encontrar comida turca ou libanesa boa e barata em Amsterdam: comi lá alguns shwarmas e falafels melhores que os de Istambul!

Um ótimo lugar para comer em Amsterdam é a Praça Nieuwmarkt, onde fica o Waag (escrevi sobre ele acima). Lá tem vários cafés, restaurantes e coffee shops ao redor da praça.

Um lugar super recomendado que eu ainda não fui conhecer é o Omelegg, uma omeleteria que sempre tem fila de espera, mas todo mundo diz que vale a pena esperar! O endereço é Nieuwebrugsteeg 24.

Também vale a pena experimentar a torta de maçã da Winkel 43, é super famosa! Só tem que ter paciência, porque o lugar está sempre lotado...fica perto da Casa de Anne Frank, na Noordermarkt 43.

Se o seu orçamento permitir, Amsterdam tem restaurantes mega famosos, do tipo que levam comida super a sério, cheios de estrelas Michelin: são no total 18 restaurantes estreladíssimos, isso só em Amsterdam!

Mas atenção: os holandeses jantam cedo: a maioria dos restaurantes lota por volta das 19hs e fecham as cozinhas entre 21 e 22hs. Não vá perder a hora do jantar!

A Barbara também esteve em Amsterdam e comeu em vários restaurantes legais, que ela recomenda neste post aqui: 4 dias em Amsterdam

Amsterdam
pizza barata e bem localizada em Amsterdam

Amsterdam
fast food em Amsterdam

Amsterdam
os mercados da rede holandesa Albert Heijn são os mais comuns em Amsterdam

Amsterdam
em Amsterdam você encontra lugares que vendem hamburgers em máquinas - é só colocar o dinheiro e pegar o seu burgão!

Heineken Experience

E para beber? Cerveja, é claro!

As cervejas holandesas não são tão famosas quanto as vizinhas belgas, mas, afinal, a Holanda é a maior exportadora de cerveja do mundo, com a sua Heineken.

Se você já pesquisou um pouquinho sobre Amsterdam, devia estar estranhando o fato de eu chegar quase ao fim de um post sobre Amsterdam sem falar nesta que é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade...mas não esqueci!

A Heineken é, segundo consta, a 3ª maior cerveja fabricada comercialmente no mundo. A cervejaria foi fundada em Amsterdam em 1873, e a visita à sua sede no centro de Amsterdam é um 'must' entre os turistas que visitam a cidade!

Deve ser o tour em cervejaria mais famoso do mundo - não acredito que haja uma cervejaria desativada mais visitada do que esta! Sim, hoje em dia (desde 1988) eles não fabricam mais cervejas lá!

Fiz o tour autoguiado de 1h30min chamado Heineken Experience na antiga fábrica da Heineken, que fica situada no centro da cidade, 2 vezes, e acho que é um programa bem divertido - vale a pena, mesmo sabendo que existem cervejas holandesas bem melhores!

A experiência inclui exibições multimídia que agradam até os pequenos viajantes. Ganhei até certificado!

A degustação, ao final, é bem generosa...se você não tiver comido nada antes de ir lá, dá para sair tontinho!

Todos os tours são em inglês.

Reserve seus ingressos online com antecedência para evitar longas filas e economizar 3 euros - eles começam a vender ingressos com 3 meses de antecedência.

Os ingressos para adultos custam 18 euros (comprados no local são 21 euros); pessoas entre 12 e 17 anos pagam 14,50 euros, e até 11 anos entram grátis.

Crianças ganham refrigerantes na degustação - e não pode fazer o tour com carinho de bebê, tem que deixar o carrinho na recepção.

A loja é cheia de coisas legais - difícil sair de lá sem comprar nada!

A dica é evitar esse passeio aos sábados, que é o dia mais lotado. De segunda a quinta o horário de funcionamento é das 10:30 às 19:30, com última entrada às 17:30. De sexta a domingo, das 10:30 às  21:00 (última entrada às 19hs).

O endereço é Stadhouderskade 78. Mais informações aqui.

Heineken Experience
Heineken Experience

Heineken Experience
Heineken Experience em Amsterdam

Heineken Experience
aprendendo como tirar um chopp perfeito na Heineken Experience em Amsterdam

Heineken Experience
ganhei até certificado do meu curso a jato de 'draughtmaster' na Heineken Experience

Quanto custam as coisas em Amsterdam

  • 1 ímã de geladeira: 2 euros
  • 3 ímãs de geladeira: 5 euros
  • 1 tamanco de porcelana com sementes: 3 euros
  • 3 tamancos de porcelana com sementes: 7,50 euros
  • Playmobil na loja do Rijksmuseum: 5 euros
  • Banheiro na estação central de Amsterdam: 0,50 centavos
  • Guarda-volumes na estação central por 24hs: 10 euros (grande) ou 7 euros (pequeno)
  • Aluguel de bicicleta: 12 a 15 euros por dia
  • Passe diário de transportes coletivos GVB travel ticket (24hs): 8 euros
  • Bilhete de trem da Estação Central de Amsterdam ao Aeroporto Schiphol: 5,50 euros
  • Passeio de barco pelos canais: 12 euros para adultos e 8 euros para crianças de 4 a 12 anos
  • Heineken Experience: 18 euros (adultos)
  • Casa de Anne Frank: 12,50 euros (adultos)
  • Batatas-fritas médias: 3 euros
  • Chopp grande em pub: 7 euros
  • Muffins, croissants e salgados em mercados: 1,90 euros
  • Latas pequenas de Heineken em mercados: 2,50 euros
  • Prato de noodles and vegetables no Wok to Walk: 5 euros
  • Garrafa de água de 600ml: 2 ou 3 euros, dependendo do lugar, mas dá para tomar água da torneira em qualquer lugar na Holanda - é só levar sempre uma garrafinha com você e encher em qualquer banheiro!
Pagar 3 euros por uma garrafinha de água é dose, né!? De morrer de sede!

Amsterdam, Holanda
3 ímãs de geladeira à venda em Amsterdam por 5 euros, um ótimo souvenir!

para usar o banheiro na estação central de Amsterdam você terá que pagar 0,50 centavos de euro

Trocando dinheiro em Amsterdam

Outra dica boa de 'economia' em Amsterdam: caso você vá continuar viagem para Londres, e esteja precisando comprar libras, vale a pena conferir a cotação da libra esterlina em Amsterdam!

Nós compramos apenas 100 libras, só para não chegarmos em Londres sem nada de dinheiro, e nos arrependemos muito, pois a cotação estava muito melhor para comprarmos libras em Amsterdam do que em Londres!

Compramos 100 libras esterlinas em Amsterdam por 113,50 euros. Verifique a cotação nas muitas casas de câmbio que existem ali perto da estação central de Amsterdam.

compramos 100 libras esterlinas em Amsterdam por 113,50 euros

Dica de guarda-volumes em Amsterdam

A única coisa que achei meio chata no Meininger Hotel Amsterdam Amstel, onde nos hospedamos, foi que o guarda-volumes do hotel é pago, e não incluído na diária, então, se você quer fazer check-out e deixar as malas no hotel, tem que pagar.

O que nós fizemos foi sair do hotel após o check-out com as nossas malas e guardá-las nos lockers da estação central de Amsterdam.

O preço dos lockers da estação de trens de Amsterdam era quase o mesmo preço do guarda-volumes do hotel, e assim não precisamos nem voltar ao hotel para buscar as nossas malas antes de irmos para o aeroporto: bastou pegarmos as malas que já estavam guardadas na estação central e seguirmos de lá direto com o trem para o aeroporto!

Segue então a dica de guarda-volumes na estação central de trens de Amsterdam: o armário grande custa 10 euros e o pequeno custa 7 euros, por cada período de 24hs.

No grande cabem 2 malas de bordo, e no pequeno cabe uma. Para guardar nossas 3 malas, tivemos que pegar 1 locker grande e 1 pequeno, por 17 euros. Foi um bom negócio, acredite!

guarda-volumes da estação central de trens de Amsterdam

o armário grande custa 10 euros e o pequeno (na foto) custa 7 euros, por cada período de 24hs

Chip de celular para usar na Holanda

Durante a nossa viagem pela Holanda, Inglaterra, País de Gales e França, usamos o chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa o tempo todo, e funcionou super bem - vocês viram a quantidade de stories que eu fiz, né!!

Recebi o chip em casa pelo correio (levou uns 4 dias para chegar), coloquei no celular dentro do avião, ativei os dados móveis e já chegamos na Europa conectadíssimas, usando o Google Maps desde o aeroporto de Amsterdam!

Nós não vendemos chips de celular através do blog - nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - EasySim4U - para ver como comprar esses simcards e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar. 

No site tu encontras os preços dos planos que eles oferecem de acordo com o destino e com os planos de dados e voz que forem mais apropriados para a tua viagem.

chip de celular para usar na Holanda
chip de celular para usar na Holanda

Você já esteve em Amsterdam? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante as nossas viagens pela Holanda, usamos as hashtags #PVnaEuropa e #LipenaEuropa nas redes sociais 😏

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - fiz várias pastas de "destaques" desta viagem lá nos stories. Espia lá que tem muitas dicas úteis!



Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

Facebook / Twitter / Instagram / Pinterest / YouTube

Amsterdam, Holanda: o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem
Amsterdam, Holanda: o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem

Amsterdam, Holanda: o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: