No nosso primeiro dia em Whistler, fizemos alguns passeios sobre os quais já contei aqui - andamos na Peak 2 Peak Gondola, fomos à Family Adventure Zone e ao Squamish Lil´wat Cultural Centre, dentre outros.
Mas foi no segundo dia na cidade que fizemos o passeio mais esperado pelo Lipe na viagem inteira: o circuito de tirolesas e arborismo Ziptrek Ecotour!
Desde a primeira vez que fizemos tirolesa com o Lipe (com o coração na mão!), no Alpen Park, em Canela, na Serra Gaúcha, ele pedia para repetir a dose - fazer o quê se o guri ama uma aventura radical tanto quanto os pais?!?
Então, quando planejamos as atrações que queríamos conhecer em Whistler, não tivemos nenhuma dúvida em incluir o circuito de tirolesas mais legal da cidade no nosso roteiro!
O vídeo da nossa aventura completa ainda não ficou pronto (reclamem com o Peg!), mas neste videozinho que eu gravei já dá para ter uma idéia da diversão que é!
Whistler é o mais importante centro de ecoturismo e de atividades radicais na Costa Leste do Canadá, e muito se engana quem pensa que a cidade "funciona" apenas no inverno, como estação de esqui.
No verão, seja pelo mountain bike, seja pelos eventos que ocorrem lá, a cidade bomba tanto quanto no inverno.
E, no cardápio das "atividades radicais" disponíveis por lá, em especial dentre aquelas adequadas para crianças, as tirolesas e circuitos de arborismo são a número 1!
super compenetrado, prestando atenção nas instruções
Como são os tours
Eles disponibilizam 4 passeios diferentes: Bear Tour, Eagle Tour, Mammoth Tour ou Treetrek Canopy Walk.
A Treetrek Canopy Walk é uma caminhada light de 2hs pelo topo das árvores - um passeio apenas de arborismo, para quem não quer fazer tirolesas.
No Mammoth Tour são 10 tirolesas, 8 pontes de arborismo e a duração é de 4,5hs.
Tanto no Bear Tour quanto no Eagle Tour, são 5 tirolesas, 4 pontes de arborismo e ambos têm a duração de 2,5 a 3hs. A diferença entre eles é que, no Eagle Tour, há uma tirolesa-monstro que te leva "voando" de volta à Whistler Village.
As desvantagens do Eagle Tour são que você já tem que ter experiência prévia em tirolesas, eles não aceitam crianças e custa mais caro.
Sendo assim, é claro que nós optamos pelo Bear Tour, que, para sorte do Lipe, aceita crianças a partir de 6 anos, com um peso mínimo de 30 quilos!
É...ser gordinho tem que ter alguma vantagem...
Mas, se a criança pesa menos, também não tem problema! Tendo 6 anos pode ir, só que neste caso, nas 2 tirolesas mais longas do circuito, a criança vai pendurada no meio das pernas do instrutor, como o Lipe foi nesta aqui (clique para ver o vídeo).
É o que eles chamam de "tandem zipping". Foi até um alívio...
O peso máximo é 125 quilos.
Preços
* Bear Tour (preço regular/reduzido) - adulto $ 119/99 - jovem ou senior $ 99/79
* Eagle Tour (preço regular/reduzido) - adulto $ 139/119 - jovem ou senior $ 119/99
* Mammoth Tour (apenas preço regular) - adulto $ 199 - jovem ou senior $ 179
* Treetrek Canopy Walk (apenas preço regular) - adulto $ 39 - jovem ou senior $ 29
O preço reduzido está disponível apenas nos primeiros horários da manhã ou nos últimos horários da tarde - vale a pena conferir se há disponibilidade!
O Mammoth Tour inclui lanche.
Jovens são considerados aqueles entre 6 e 14 anos, e seniors aqueles com mais de 65 anos.
Atenção: eles oferecem pacotes combinados em que, se você compra o passe da Peak 2 Peak Gondola + o Ziptrek Ecotour junto, você ganha um bom desconto! Informe-se antes de comprar!
A nossa experiência
Fizemos check-in as 9h45min para o nosso Bear Tour das 10AM na Skiers Plaza, em Whistler Village.
É impossível não ver o toldo da Ziptrek Ecotour, que fica montado bem no meio da Skiers Plaza, praticamente ao lado do local onde você vai para pegar a Whistler Mountain Gondola.
Na véspera, nós já tínhamos dado uma passadinha no escritório deles na Garbanzo Bike & Bean, no Carleton Lodge, que fica também na própria Skiers Plaza, então já sabíamos direitinho aonde ir.
Fomos lá justamente para perguntar que roupas/sapatos deveríamos usar: roupas confortáveis/esportivas, e sapatos de caminhada/tênis fechados são obrigatórios.
Os tours acontecem 365 dias por ano, mesmo no auge do inverno e abaixo de neve ou chuva, então vista-se de acordo com o clima. Claro que sempre é bom levar um casaquinho, mesmo no verão, mas lembre-se que você estará fazendo caminhadas e exercícios físicos, então não exagere na quantidade de roupa, ou logo estará suando!
Outra coisa: você não pode fazer as tirolesas com mochila nas costas, então sua mochila ficará com eles - não leve dinheiro ou objetos de valor.
E o principal: não dá pra levar muitos equipamentos de foto e vídeo, pois tudo o que você levar terá que voar com você na tirolesa - e ninguém vai arriscar perder o celular no meio da floresta, né?
Levei apenas a minha máquina fotográfica pequena, que cabia no bolso do meu colete, que é bem fechado com fecho. Nem pense em levar nada no bolso se o seu bolso não for fechado com fecho!
O Peg também levou a GoPro Hero - se você tem uma, não deixe de levar! E não esqueça de levar baterias e um cartão de memória extra - acredita que o nosso cartão de memória acabou logo durante o passeio?!?
O tour acontece num lugar incrível: exatamente no vale entre as duas montanhas da cidade, Whistler e Blackcomb Mountains.
Neste vale passa o (riacho) Fitzsimmons Creek, e a rede de tirolesas que faz parte do circuito fica suspensa sobre este riacho, no meio da floresta.
Veja na ilustração abaixo o lugar para entender melhor:
A gente fez o check-in na Skiers Plaza, assinamos alguns documentos e colocamos o equipamento e recebemos as primeiras instruções dos nossos guias ali mesmo.
São dois guias para cada grupo.
O uso do capacete é obrigatório.
cada um carrega o seu equipamento
Depois, eles nos levam em uma van até o local, já no meio da floresta de Blackcomb Mountain, onde começa o circuito do Bear Tour. São uns 10 minutos na van.
No caminho, os guias vão dando explicações sobre o local, a fauna e a flora, o passeio - os nossos eram 2 australianos super queridos!
esperando a van
Como já referi, neste circuito são 5 tirolesas e 4 pontes de arborismo. Mais do que isso, é uma verdadeira rede de pontes suspensas, passarelas, plataformas de observação e trilhas pela floresta.
Olhar a estrutura toda lá de cima é de arrepiar - a gente fica pensando como é que as pessoas não se batem umas nas outras, porque você está voando numa tirolesa lá em cima e quando vê há um outro turista voando numa tirolesa apenas alguns metros abaixo de você!
É uma teia de aranha de tirolesas kkkkk...
Mas, muito mais do que a adrenalina das tirolesas que fizemos (algumas delas chegaram a 370 metros de comprimento e 89 metros de altura!), o que nos encantou nesse passeio foi justamente o contato tão próximo com a natureza - quando percebemos, estávamos caminhando ao redor da copa de uma árvore de 800 anos de idade, a 50 metros de altura!
Para o Felipe, foi simplesmente a aventura do ano!
Sobre o Bear Tour, especificamente, ainda tenho que dizer que é o passeio mais tradicional que eles oferecem - o primeiro que foi criado pela empresa e, até hoje, o mais popular.
Além disso, é o mais recomendado para iniciantes e famílias. Recomendamos muito, de todos tours que eles oferecem, é o que tem a melhor relação custo-benefício!
No final do passeio, já estávamos tão craques que começamos até a experimentar algumas "artes" - eu, que comecei com o coração apertado de ver o meu filhotinho se atirando sozinho de 89 metros de altura, no final já estava achando o máximo ver ele fazendo altos truques e voando pendurado até de cabeça para baixo!!!
Para saber todos os detalhes sobre o Bear Tour e fazer a sua reserva (reservando online com antecedência tem descontão!), clique aqui.
Olhe também em "perguntas e respostas" para tirar todas as suas dúvidas (em inglês).
Antes de voltar na van para Whistler Village, uma paradinha para tomar água e se gabar da aventura!
Observações importantes