Museu de Anchorage, no Alaska, Estados Unidos - o melhor lugar no mundo para aprender sobre o 50º estado americano é super kids friendly.
Essa semana acontece a #MuseumWeek, uma semana dedicada a celebrar os museus ao redor do mundo e, para marcar a data, uma turma de blogueiros da RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem - decidiu realizar uma blogagem coletiva sobre o tema, assim como já fizemos nos últimos anos.

Nas 2 últimas edições, participei com posts sobre o Museu Botero, em Bogotá, Colômbia, e sobre o Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, em Porto Alegre

Tenho dezenas de posts atrasados para escrever sobre museus que já visitamos - desde alguns dos mais importantes do mundo, como o Museu do Cairo, no Egito (o 'melhor pior' museu do mundo), e o Te Papa Tongarewa, em Wellington, na Nova Zelândia, até uma série de pequenos museus em Punta del Este, no Uruguai.

Como decidir então sobre qual museu iríamos escrever desta vez? Decidimos usar o critério de 'preferido da família', e escolhemos aquele museu que toda a família amou, de onde o Lipe saiu chorando, depois de muitas horas lá dentro - o Anchorage Museum - no Alaska

Localização e estacionamento

Estacionamos com parquímetro baratinho na frente da JCPenney, bem no centro de Anchorage, pertinho do museu.

O endereço do museu é 625 C St.

Há estacionamento do próprio museu também, mas os preços são mais salgados que o parquímetro. Se você for num final de semana ou à noite e fizer reservas online, então o estacionamento é grátis

Para mais informações sobre estacionamento, veja aqui

Ingressos

O preço é U$ 15 para adultos, U$ 10 para idosos, estudantes e militares com identificação e U$ 7 para crianças de 3 a 12 anos. Menores de 2 anos entram de graça.

A carteira policial do Peg rendeu um desconto de U$ 10.

Era para custar U$ 37 (15+15+7) e custou U$ 27 (10+10+7) - se você é policial, não custa tentar! Eles nos deram o mesmo desconto que dão para militares :)

Eles também oferecem guarda-volumes para as mochilas grandes, que são proibidas dentro do museu - e funcionam com moedas - e banheiros limpíssimos.

Horário de funcionamento

No inverno (01/10 a 30/04), os horários são das 10am às 6pm de terças a sábados e do meio-dia às 6pm nos domingos. Fica fechado às segundas.

No verão (01/05 a 30/09), os horários são das 9am às 6pm todos os dias da semana.

E ainda tem programação noturna nas sextas, entre 6 e 9pm.

Restaurante e cafeteria

Na cafeteria que fica no átrio do museu tomei um capuccino com scone por U$ 7.

O Anchorage Museum tem também um restaurante super bonito, o MUSE. Fica no mesmo prédio do museu e tem mesinhas ao ar livre - coisa disputadíssima no verão do Alaska!

Veja o cardápio

Por último, ainda há um café na entrada do museu, que eu só espiei (e fotografei!).

Loja do museu

A loja do museu tinha coisas lindas à venda.

Muitos livros maravilhosos, artesanato, bijouteria e até um "ioiô esquimó" que eu adorei, mas era tudo carinho e não compramos nada.

O Museu

Anchorage Museum é o maior museu do Alaska, com exposições de arte, história, meio ambiente, ciência e culturas do 50º estado americano. Eles recebem mais de 200,000 visitantes por ano, o que pode não parecer muito para quem mora em São Paulo, por exemplo, mas se você considerar a densidade populacional do Alaska, verá que é um número enorme de visitantes!

Outro título importante que o museu carrega é o de ser uma das 10 atrações mais visitadas do estado - num lugar tão cheio de incríveis belezas naturais, é uma estatística bem impressionante para um museu!

O museu é bem grande, dividido em alguns andares, mas é bem fácil de se orientar lá dentro. São diversas galerias, cada uma bem montada e com artefatos organizados por assunto.

No Smithsonian Arctic Studies Center, por exemplo, há uma exibição de mais de 600 artefatos raros dos povos nativos do Alaska.

A mostra é montada de uma maneira que a gente consegue facilmente identificar e comparar as diferenças e contrastes culturais entre os vários povos indígenas nativos que habitam a região.

Claro que, para nós, uma das galerias mais interessantes - e a razão pela qual eu fiz questão de visitar este museu - é a Alaska Gallery, que ocupa a maior parte do 2º andar e é totalmente dedicada a tudo que tem a ver com o Alaska - não há lugar melhor no mundo para aprender sobre o estado!

Eles mostram lá as primeiras explorações, a época da indústria baleeira, a corrida do ouro, as vias férreas, as indústrias de peixe e salmão enlatados, a fundação de Anchorage, os povos nativos, as guerras, os terremotos e até o óleoduto TransAlaska!

Para mim, que sempre tive muita curiosidade sobre esquimós e tudo o que se refere ao Alaska, foi um prato cheio - vontade de ficar o dia inteiro lá!

Pode parecer meio perda de tempo ir a um lugar de beleza natural tão estrondosa e "perder" tanto tempo entre 4 paredes, fechada dentro de um museu, mas mais perda de tempo ainda é ir até o Alaska e não aprender nada sobre essa região tão remota do mundo, e tão cheia de histórias incríveis e curiosidades!

No Discovery Center, área preferida do Lipe no museu, existem mais de 80 exibições interativas, onde os visitantes exploram curiosidades relativas à Terra, à vida e às ciências.

Eles também têm um planetário, mas infelizmente não deu tempo de assistirmos nada - deve ser uma experiência incrível aprender sobre astronomia e aurora boreal lá, in loco!

Outra área bacanérrima para os pequenos viajantes é o Spark!Lab Smithsonian, que estimula a criatividade de crianças e adultos, criando e inovando para solucionar problemas.

Eles te convidam a participar de inúmeras experiências científicas, e isso foi justamente o que mais nos encantou neste museu maravilhoso: a enorme interatividade.

Enfim, nunca pensei encontrar um museu tão completo, bacana, childfriendly e "primeiro mundo" num lugar tão remoto! Quer ver uma criança se divertir de verdade??? É só levar no Anchorage Museum

Só saímos do museu na hora que fechou e fomos praticamente enxotados lá de dentro, às 6pm - o Lipe não queria ir embora de jeito nenhum!

Clique abaixo para assistir ao vídeo com as melhores imagens que gravamos na nossa viagem ao Alaska - tem cenas feitas no Museu de Anchorage lá:

Você já esteve no Alaska? Visitou o Anchorage MuseumConte para a gente, deixe a sua dica na nossa caixa de comentários!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas nossas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só clicar na # e ver tudo o que postamos sobre cada lugar:

Dicas gerais, planejamento e organização da viagem

Museus

Qual é o seu museu preferido?

Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Leia também os posts dos outros blogueiros que estão participando desta blogagem coletiva!

Geral

Destinos por onde andei... - Louvre
Direto de Paris - Musée Rodin
SOSViagem - Museu do Louvre X Museu d'Orsay
Apure Guria - Antigo Egito no Museu do Louvre: incrível!
Grécia
Travel with Pedro - Museu de Arte Islâmica e Turca

América do Sul
Argentina
Sonhando em Viajar! - Buque Museo Fragata A.R.A. “Presidente Sarmiento”
Brasil
Embarque neste blog - Museu Casa Guilherme de Almeida
Vida de Turista - Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS
Mel a Mil pelo Mundo - Museu Julio de Castilhos
Devaneios de Biela - Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)
Tirando Férias - Museu de Zoologia da USP

China
Like Wanderlust - Museu Qin e os Guerreiros de Terracota
Vietnã
Brazuka - Museu da Guerra (War Remnants Museum)