Menu

Osteria della Colombina, na Estrada do Sabor de Garibaldi: uma experiência completa na região dos vinhedos da Serra Gaúcha

Osteria della Colombina, na Estrada do Sabor de Garibaldi: uma experiência completa na região dos vinhedos da Serra Gaúcha

Como contei no último post, tivemos algumas experiências gastronômicas maravilhosas no último final de semana, e já estou aqui compartilhando tudo com vocês!

Estivemos viajando pela Serra Gaúcha e fomos conhecer 2 restaurantes excelentes em Garibaldi: a Hostaria Casacurta, perfeita para jantar no centro de Garibaldi, e a Osteria della Colombina, o melhor programa da região para um almoço em família na zona rural, mais especificamente no roteiro turístico Estrada do Sabor

Já publiquei um post completo sobre a Hostaria Casacurta, onde jantamos em Garibaldi, e agora quero contar a vocês sobre o nosso almoço especialíssimo na Osteria della Colombina.

 Estrada do Sabor de Garibaldi
tem até balanço na Osteria della Colombina, na Estrada do Sabor de Garibaldi




se você chegar cedo, pode fazer uma linda caminhada por um dos 2 trajetos panorâmicos existentes na propriedade rural da dona Odete

Estrada do Sabor em Garibaldi

A Osteria é um restaurante situado no roteiro turístico rural Estrada do Sabor em Garibaldi, na Serra Gaúcha, com acesso fácil pelo famoso Vale dos Vinhedos.

O restaurante não fica bem na rota do Vale dos Vinhedos, mas é logo ali ao lado, na Linha São Jorge
.

A Estrada do Sabor é um dos roteiros turísticos na zona rural de Garibaldi, junto com a Rota dos Espumantes e a Via Orgânica

Além da Osteria della Colombina, da família Odete Bettú Lazzari, você vai encontrar diversos outros pontos de interesse nessa rota (uma parte é de estrada de terra), como as propriedades das Famílias Jorge Mariani, Olir Brugalli, Família Vaccaro e o turismo enológico do Vilmar Bettú.  


mesmo a estrada de terra é bem boa e sinalizada

Estrada do Sabor de Garibaldi
tem laguinho...

tem pomar...

vale a pena percorrer toda a rota rural

Osteria della Colombina

O almoço na Osteria della Colombina não é apenas uma refeição, mas uma experiência completa e muito autêntica na Serra Gaúcha, com direito a passeio pelas trilhas na propriedade da dona Odete, brincadeiras nos balanços, arquitetura histórica, cachacinhas, soneca nas almofadas no gramado (antes ou depois da comilança) e, principalmente, muita comida e doces deliciosos. 


Osteria della Colombina Garibaldi
os guris se divertiram

a Osteria della Colombina fica em uma linda propriedade rural na Estrada do Sabor em Garibaldi

Osteria della Colombina Garibaldi

limão siciliano usado para o sorvete da sobremesa

lugar perfeito na sombra das árvores para uma soneca pós-comilança!

Osteria della Colombina Garibaldi


e a fofura do mascote da Osteria?!


Mestre nos conceitos de slow + comfort food, o restaurante fica no porão da casa da família, o piso é de terra batida e as paredes são decoradas com objetos que contam um pouco da história da família da dona Odete Bettú Lazzari - e, de fato, a gente se sente na casa de uma família gringa da Serra Gaúcha! 

A comida é feita e servida sem pressa, e a gente tem bastante tempo para se apaixonar pelo lugar, o ambiente lindo e a experiência bem família, bem italiana 😏

Funciona somente nos finais de semana, e tem que fazer reservas antecipadas (telefones (54) 3464-7755 ou (54) 9121-1040) e chegar no horário marcado! Imprescindível!! 

Chegamos 12:10 e só saímos de lá, a contragosto, depois das 3 da tarde - como eu disse, não é apenas um almoço, é um programa completo

Preço médio: R$ 65 por pessoa.


Osteria della Colombina

Osteria della Colombina Garibaldi
não falei que o ambiente era delicioso?


com tempo sobrando para muito bate papo...


amei os detalhes da decoração

parecia que estávamos na casa de uma nonna italiana

Comilança na Osteria della Colombina

Como falei, a comida veio sem pressa para a mesa, depois de uma cachacinha perfeita para abrir o apetite.

Primeiro, uma entrada de polenta com queijo e salame e o delicioso suco de uva feito pela família. 

Depois, a sempre presente sopa de capeletti com pão caseiro, seguida da salada de folhas e frutas e da carne usada no caldo da sopa. 


cachacinhas para abrir o apetite na Osteria della Colombina

hummmm

Osteria della Colombina Garibaldi

delícia de sopinha (dá vontade de tomar 3 pratos!)

sim, nossos acompanhantes não foram na sopinha, acredita??? 😞


Osteria della Colombina Garibaldi

A seguir, um maravilhoso nhoque com molho calabresa caseiro, um galeto que conquistou definitivamente os pequenos viajantes que estavam conosco, carne com bacon e diversos legumes e, para encerrar a orgia gastronômica, uma fortaia super leve e nada gordurosa. 

Quando pensamos que não havia espaço para mais nada, eles (os filhos da dona Odete) anunciaram que a mesa das sobremesas estava pronta, e é claro que nós não resistimos: figos em calda, pudim de leite e sorvete caseiro!

Ah, e não tem refrigerante lá! Para acompanhar a comilança, água sem e com gás, vinho caseiro e suco de uva 😊

Não deixe de experimentar a polenta com queijo e salame, a sopa de capeletti (meu prato preferido!), a fortaia, o suco de uva e a salada recém colhida da horta e do pomar...aliás, tudo ali parece ter vindo diretamente do quintal para a nossa mesa, inclusive o incrível sorvete de limão siciliano com calda de uva da sobremesa!


ai, esse nhoque foi uma coisa di-vi-na





e ainda houve espaço para as sobremesas


Para completar, um cafezinho...

Na hora de ir embora - muito a contragosto, ressalte-se - mais uma mimosice: cada um de nós recebeu, para levar de lembrança desse almoço delicioso, uma pombinha feita com massa de pão - é a colombina que dá nome ao lugar.

Desfrutamos de momentos em família que vamos guardar com carinho na memória, no melhor conceito de comfort food. Já estou torcendo para voltarmos lá em breve, para uma nova dose de conforto - para o estômago, para a alma e para o coração! 

Já esteve em Garibaldi, na Serra Gaúcha? Passeou pela Estrada do Sabor? Tem outras dicas gastronômicas na região para deixar pra gente? Deixe a sua dica nos comentários!

Veja mais fotografias das nossas viagens à Serra Gaúcha na #LipenaSerra no Instagram

O nosso almoço foi uma cortesia da Osteria, e agradecemos a gentileza. 


garibaldi

cafezinho com adoçante - não dá para exagerar, né????

Estação Canela - restaurante temático de trens em Canela
Hotel Sky Gramado - opção de hospedagem boa, bonita e barata
5 programas para os dias de chuva em Gramado e Canela
10 motivos para voltar ao 
Hotel Laje de Pedra, em Canela
Laje de Pedra Hotel & Resort em Canela - um resort para famílias
Feijoada do Hotel Laje de Pedra - um almoço com vista na Serra Gaúcha
Hotel Alpestre em Gramado - perfeito para famílias
Hotel Cercano - dica de hotel boutique para famílias em Gramado
Parador Casa da Montanha Ecovillage, em Cambará do Sul
Gramado & Canela: os melhores passeios, hotéis, restaurantes e lojas
Pousada Volta ao Mundo, em Canela: hospedagem acolhedora na Serra Gaúcha
Como ir de Porto Alegre a Gramado & Canela - o melhor trajeto


Para ler sobre as nossas viagens aqui pelo Estado, clique em Rio Grande do Sul      


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários:

  1. Pena ser só almoço..... o dia acaba tomado de visitas às vinícolas e não dá prá fazer uma refeição deste tipo ao meio-dia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu fizer uma refeição dessas à noite, vais ter 3 dias de pesadelos hehehe...é exatamente o contrário do que tu falou: não dá pra fazer uma refeição dessas à noite, é muitaaaa comida! Vale a pena ir lá, ao invés de alguma vinícola, que, no fim das contas, acabam sendo passeios muito parecidos, e a Osteria é realmente um lugar especial (e próximo de várias vinícolas)

      Excluir