Menu

Parador Casa da Montanha Ecovillage, em Cambará do Sul: a combinação perfeita do rústico com a sofisticação, num paraíso ecológico

Descubra o Parador Casa da Montanha Ecovillage, em Cambará do Sul: uma combinação perfeita de rusticidade e sofisticação, num paraíso ecológico.
Parador Casa da Montanha Ecovillage

No último final de semana, fomos conhecer o Parador Casa da Montanha Ecovillage, em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, hotel que entrou imediatamente para a nossa lista top 5 dos lugares mais charmosos onde já nos hospedamos. 

Não é por nada que ele é um dos 5 hotéis gaúchos que integram os Roteiros de Charme, na categoria ametista, o que significa que se trata de um refúgio num paraíso ecológico, onde o serviço despretensioso e a decoração se identificam com a região. Aliás, ele é o único hotel no RS enquadrado nesta categoria!

O Parador é primo-irmão do Hotel Casa da Montanha de Gramado, conhecido como um dos mais charmosos do Brasil, e a ideia lá é relaxar em meio à natureza, numa fazenda localizada próxima aos famosos canyons da região. 



Parador Casa da Montanha Ecovillage

Localização do Parador Casa da Montanha


A Fazenda Camarinhas fica na Estrada do Faxinal - a RS 429 - que é a estrada que leva de Cambará do Sul ao Parque Nacional Aparados da Serra, onde fica o maravilhoso Cânion Itaimbezinho, um dos maiores do Brasil. Do hotel ao centro de visitantes do parque são apenas 20 minutos.

Não tenho palavras para descrever o quanto amei aquele lugar. 

Talvez o melhor seja dizer que eu gostaria muito de morar lá, hehehe...super aconchegante, com um estilo rústico que eu acho lindo e um toque de sofisticação na medida certa, sem ser opulento ou ostensivo, sabe?

As vistas panorâmicas dos campos, matas de araucárias, ovelhas e do Rio Camarinhas, que corre exatamente na frente da propriedade, são de uma paz e tranquilidade sem tamanho. 


Parador Casa da Montanha Ecovillage

Parador Casa da Montanha Ecovillage

Parador Casa da Montanha Ecovillage

Parador Casa da Montanha Ecovillage

Parador Casa da Montanha Ecovillage

Parador Casa da Montanha Ecovillage



Hospedagem no Casa da Montanha Ecovillage

A hospedagem é realizada em barracas térmicas inspiradas nos lodges de safáris africanos.

As tais 'barracas', bem ao contrário do que o nome possa sugerir, são totalmente equipadas, e foram especialmente desenvolvidas para suportar o frio da região - a ideia é de integração total com a natureza, e você realmente se sente como se estivesse de fato acampando - um acampamento muito glamouroso e sofisticado, sem abrir mão do conforto, diga-se de passagem! 







Eles oferecem 3 tipos de hospedagem:

Barraca Suíte Superior

São as mais top, uma mistura aconchegante de barraca e chalé, com cobertura de palha santa-fé e um deck exclusivo com jacuzzi e lareira e vista panorâmica do Rio Camarinhas. 

Essas barracas acomodam 2 pessoas em cama de casal e possuem ar condicionado, frigobar, lençol térmico, banheiro completo, TV, DVD e som ambiente.

Perfeitas para uma lua de mel!






Barraca Suíte

Foi numa destas que nos hospedamos, pois são as mais indicadas para famílias. O quarto e a sala são integrados na barraca, que acomoda 2 adultos e 2 adolescentes em um sofá-cama. 

Possuem deck com vista para o pôr-do-sol e jacuzzi.

Estas barracas têm frigobar, calefação, lençol térmico, ventilador de teto, banheiro completo, TV e DVD.


















Barraca Luxo

São as barracas mais "simples", com calefação, lençol térmico, ventilador de teto e lavabo. 

O chuveiro fica na “Casa de Banho”, que se localiza fora da barraca, e possui chuveiros individuais equipados com calefação, secador de cabelos, espelho e chinelo.




Casa de Banho

 

Restaurante do Parador Casa da Montanha

Hotel Casa da Montanha de Gramado é famoso pela gastronomia do seu Restaurante La Caceria, de carnes de caça, e a culinária do Parador não foge à tradição. 

O restaurante do Parador tem um cardápio com comidas típicas da região, elaborado por um chef local que traz muito da cultura gaúcha às mesas.

Para abrir o apetite, cachacinhas caseiras:



As 2 refeições que fizemos lá, almoço e jantar - além do maravilhoso café da manhã - foram uma coisa dos deuses, com tudo de melhor que a culinária gaúcha contemporânea oferece: de lasanha de cordeiro a risotto de charque, de feijão serrano a farofinha, de salada da horta às sobremesas regionais (não deixe de experimentar a ambrosia!). 


salada do almoço

bifinho de filé pro Lipe

feijão com arroz direto da panela de ferro


farofa especial



ambrosia digna do nome

lasanha de cordeiro no almoço



salada do jantar

sopa minestrone

risotto de charque campeiro

sorvete com calda de cereja

Um verdadeiro buffet campeiro, servido em panelas de ferro, com tudo o que você precisa provar numa visita ao sul do país. 

Para o Lipe, além do feijão com arroz, eles ofereceram outras possibilidades - bifinho de filé ou de frango, massinha na manteiga...achei muito querida essa oferta de cardápio especial para crianças, mostra o quanto o local é kids friendly

Eles também têm uma adega que parece bem boa - eu adoro tomar vinho, mas não entendo nada a respeito, então não posso garantir - mas se você é um entendedor, aguardo seus comentários 😃




O café da manhã dava a impressão de que tudo havia acabado de sair do forno - e provavelmente tinha mesmo: pães fresquinhos, bolos e biscoitos caseiros, doces e geleias caseiras, produtos coloniais, o café passado na hora, o queijo serrano, frios deliciosos, frutas, cereais, o maravilhoso iogurte com geleia de amora da Casa da Ovelha, omeletes, ovos mexidos, pães de queijo quentinhos e salsichas. 

Não deixe de experimentar ao menos 2 itens que me deixaram babando: o croissant de chocolate branco (eu nunca tinha comido um!) e os sonhos de doce de leite!

Ah, e o suco de uva! Que coisa gostosa!


croissant de chocolate branco

sonhos de doce de leite










não é muito amor um café servido assim?!?

Durante a tarde, eles servem um chá da tarde gratuito aos hóspedes, que eu preferi nem ver, pois já havia comido demais no almoço e precisava me "poupar" para o jantar hehehe...

Pelo que a moça me disse, o tal chá da tarde consiste em waffles preparados na hora com geléias da região e chá - não quero nem pensar no que perdi! 

Em alguns finais de semana, eles também preparam o tradicional churrasco no fogo de chão, como contaram as minhas amigas Francine Agnoletto no blog Viagens que Sonhamos e Alexandra Aranovich, no blog Café Viagem

A típica gastronomia gaúcha é um dos grandes diferenciais do Parador, e muitos dos produtos usados são colhidos de uma horta localizada na fazenda. Alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos 😃


fogo de chão

Lazer no Parador Casa da Montanha Ecovillage

Além de todas as atrações turísticas que a região dos Campos de Cima da Serra oferece, sobre as quais eu conto em outro post - veja o Cânion Itaimbezinho aqui, o Parador ainda apresenta várias atividades, como se precisasse! 

Para mim, ficar lá sentadinha relaxando no deck da nossa barraca já era um programão!

Aliás, vale comentar que 24hs é muito pouco tempo lá - eu aposto que você vai querer estender a sua estadia! 

Na área social do Parador, há uma sala de estar que eu adoraria ter na minha casa - linda, linda! - com uma imensa lareira de pedra, bar, mesa de bilhar e sala de jogos com cineminha

Durante todo o dia tinha café e chá à disposição lá.  

À noite, essa área social fica ainda mais acolhedora com o fogo na lareira!


tomar cafezinho nessa xicrinha 😋












internet wifi não pegava bem na nossa barraca. 

Na recepção e na área social, contudo, pegava excepcionalmente bem, o que me deixou mega surpresa - não consigo imaginar como eles conseguem ter aquela internet de primeiro mundo numa fazenda localizada numa estrada remota de chão batido no interior do Rio Grande do Sul! 

Parecia mágica - quem viu a quantidade de fotos que eu publiquei lá pode testemunhar - uso pouco o snapchat @pequenoviajante justamente porque na minha casa a conexão é sempre sofrível, e carregar vídeos é um parto a fórceps!

No nosso quarto, além da maravilhosa jacuzzi privada no deck, havia um DVD player - na recepção há uma estante lotada de DVDs, só filmes bons! 

E, como o hotel é bem childfriendly, havia uma boa seleçao de filmes infantis - o Lipe assistiu Batman, Alvin e os Esquilos e Como treinar o seu dragão, por exemplo. 





No deck, ao entardecer, há um fogo de chão que é puro romance, perfeito para olhar as estrelas e a natureza exuberante no entorno do Parador, ouvindo a lenha crepitar e tomando um chimarrão, sempre à disposição. 












No spa, tem jacuzzi e sauna seca junto à Casa de Banho

Você vai perceber que a água da jacuzzi tem uma cor diferente - isso se deve ao fato de que é a água corrente do Rio Camarinhas que abastece as hidromassagens - não vá pensar que é sujeira, hehehe...



Além de todas as atividades no próprio hotel - juro, não dava vontade de sair lá de dentro! - existem muitas outras opções, como trilhas na fazenda por dentro da mata de araucárias e também ao cume da Montanha Leão Baio

Fotografei até não poder mais, tenho mais de 500 fotos de lá! 

Atravessamos o Rio Camarinhas, que corta a propriedade, e fizemos uma longa caminhada, que delícia!

Os campos são lindos e dá gosto de ouvir os passarinhos! O Felipe a-do-rou alimentar as gralhas azuis com cascas de melancia no café da manhã!

Se você quiser, pode agendar uma cavalgada também!

Por último, eles oferecem pesca esportiva no Camarinhas, habitado por peixes como lambari, bagre e truta.




 
 
 




Detalhes no Parador Casa da Montanha Ecovillage

Não quero terminar esse post sem mencionar a riqueza e a delicadeza dos detalhes que tornam o Parador um lugar tão charmoso e aconchegante. 

Na chegada à recepção, fomos recepcionados com champagne (rosé, que eu adoro!). Para o Lipe, suquinho de frutas 😃


champagne e uma cafungada do casal de namorados mais fofo, Harry e Samantha

Na nossa barraca, mais mimos fofos: queijinho, vinho e deliciosos pãezinhos de linguiça! 

Pode fofura assim?


As amenities também são um luxo só: 



Cada vez que saíamos do nosso quarto e deixávamos tudo bagunçado, quando voltávamos estava tudo arrumado de novo - sério, o troço parecia mágica!

Nas barracas, existem roupões de banho e pantufas à disposição dos hóspedes. E, se você quiser, ainda pode adquirir um par de havaianas personalizado - uma ótima recordação da sua estadia no Parador!



Depois do jantar, ao voltarmos para a nossa barraca, nos esperavam chocolatinhos e a previsão do tempo para o dia seguinte 😃

Na hora de ir embora, uma lembrancinha para tornar a viagem mais confortável: uma garrafa de água mineral, maçã e barrinha de cereais. 

A gente já vai embora sentindo saudades!



No próximo post, mais sobre a Serra Gaúcha! Não perca!

E aí, deu vontade de conhecer o Parador Casa da Montanha? Já conhece? Conte pra gente o que você achou!

Nos hospedamos no Parador a convite do hotel, e agradecemos a gentileza. 





Veja a resenha da Pousada Volta ao Mundo, onde nós nos hospedamos em Canela!

Leia todos os nossos posts sobre a Serra Gaúcha 😃

Para ler sobre as nossas viagens aqui pelo Estado, clique em Rio Grande do Sul

Veja mais fotografias das nossas viagens à Serra Gaúcha na hashtag #LipenaSerra no Instagram



Quer conferir os preços e reservar a sua hospedagem no Parador Casa da Montanha? Clique aqui!

Em dúvida sobre onde se hospedar na Serra Gaúcha? Veja o nosso post sobre a Pousada Volta ao Mundo, onde ficamos em Canela!

Vai conhecer Gramado e Canela também? 

Veja algumas outras opções de hospedagem por lá:

       


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

4 comentários:

  1. Mas gente, que lugar lindo!! Eu sou doida pra conhecer essa região e os canions, adorei acompanhar um pouco da sua viagem pelo snap! Esse hotel é um sonho!
    E essas fotos feitas com o drone tão uma arraso só hein?!?! :)
    Só achei maldade esse tanto de foto de comida... hahahaha

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu viu só Marcela?
      Coração apertado com o drone nos canyons kkkk...
      Maldade foi ir prá lá de dieta! :(
      Bjokas

      Excluir
  2. Dizer que fiquei encantada é pouco.. estou viajando na hora do almoço. Obrigada pela riqueza de detalhes

    ResponderExcluir