Menu

Páscoa em Gramado e Canela - o coelhinho já chegou à Serra Gaúcha (e os ovos de chocolate também)

Páscoa em Gramado e Canela - o coelhinho já chegou à Serra Gaúcha (e os ovos de chocolate também).
Neste ano (2016), as festividades relativas ao período de Páscoa em Gramado e Canela vão se estender de 11 a 27 de março, e nós conseguimos nos planejar para ir ver tudo (e contar tudinho em detalhes para vocês) logo no primeiro final de semana do evento - foi perfeito!

No feriado da Páscoa, que neste ano acontece no final do mês de março, a muvuca é enorme na Serra Gaúcha, como vocês podem imaginar, com engarrafamentos de deixar qualquer santo alucinado. 

Então, se possível, tente evitar o feriadão e aproveitar as atrações de Páscoa em Gramado e Canela no período que antecede o feriado, especialmente nos finais de semana, quando a programação é mais recheada de atividades.

Veja também: Festa da Colônia em Gramado (abril/maio)

Páscoa em Canela

Vou comentar primeiro sobre as atrações de Canela porque - assim como no Natal - achei a decoração temática das ruas de Canela mais bonita do que a de Gramado (todos os anos que fui ver o Natal Luz achei sempre a decoração das ruas de Canela mais bonita!), até porque Canela não tem as multidões de Gramado pelas ruas, o que, no meu entender, por si só já a torna mais acolhedora e simpática :)

Enquanto em Gramado a decoração é mais adulta e chique, em Canela é mais infantil e fofinha, com muitos coelhos gigantes e seus ovinhos espalhados pelas calçadas e canteiros. Tem coelho passeando de bicicletinha e até uma roda-gigante cheia de coelhos! 

Para fotos, o ponto alto é o letreiro "Canela" escrito em grandes ovos decorados. 






Os melhores programas com pequenos viajantes são os brinquedos na praça principal e as fotos com os coelhos. As crianças adoram! 

Além disso, eles oferecem apresentações teatrais gratuitas ao ar livre - informe-se sobre os locais e horários. 

Se chover, não deixe de conferir a programação do Centro de Feiras, onde há o espaço Páscoa das Crianças, praça de alimentação e venda de artesanato e chocolates. 






Páscoa em Gramado 

Para ficar por dentro da programação e de tudo o que acontece, verifique na Rua Coberta, bem na frente do Palácio dos Festivais, e também nos centros de informação turística - um deles, com banheiros sempre limpos, fica bem ali pertinho da Rua Coberta. 

Eles distribuem mapas onde você poderá localizar facilmente os locais mais decorados da cidade e folders com a programação. 





Em Gramado, as principais fábricas de chocolate da região - Planalto, Caracol, Lugano, Prawer e Florybal - ficam bem enfeitadas, além de decorarem algumas das rótulas do centro da cidade.

As lojas e hotéis também se enfeitam, e a cidade toda fica uma fofura! 





As atrações - que vão desde a Egg Parade (33 ovos enormes decorados com histórias diferentes) até o parquinho infantil, contação de histórias e os desfiles - acontecem nas lojas e fábricas de chocolate, na Rua Coberta, onde há um parquinho para os pequenos, na Praça Major Nicoletti (que fica ao lado da Rua Coberta), na Avenida Borges de Medeiros e na Igreja Matriz São Pedro. 

Os grandes patrocinadores do festival são a fábrica de chocolates Caracol e o parque de neve Snowland que, junto com os outros patrocinadores, decoraram as 5 principais rótulas da cidade, nas Avenidas das Hortênsias e Borges de Medeiros. 

Os imensos ovos que decoram a Avenida Borges de Medeiros estão lindos e elegantes - como eu disse, é uma decoração chique e clean

O destaque do evento é a Parada de Páscoa, que acontece às 5pm na Avenida Borges de Medeiros, apenas nos dias 12, 19, 26 e 27 de março.

No dia 25 de março acontece a Caça ao Ninho, em que todos podem participar. As dicas de como encontrar serão dadas pela Rádio Sorriso. E, no dia 26 de março, há um show na Rua Coberta. 









Gramado Aleluia

E há ainda um evento de cunho mais religioso que acontece simultaneamente e também integra a programação da Páscoa em Gramado - o Gramado Aleluia - com recitais e missas na Igreja Matriz São Pedro e procissões pelas ruas da cidade.

Confira a programação religiosa já divulgada: 

Dia 20 de março - Procissão de Ramos
Dias 21, 22, 23, 24 e 25 de março - Via Sacra
Dia 24 de março - Lava-pés
Dia 25 de março - Procissão dos Passos

A hashtag do festival é #PascoaemGramado. Não deixe de ir lá conferir! 

Chocolates

A Páscoa é a melhor oportunidade para você dar uma escapadinha da dieta e experimentar os famosos chocolates da Serra Gaúcha - negócio levado muito a sério por aqui! 

As vitrines já estão lindas, cheias de coelhinhos, cenouras e ovos de todos os tamanhos, um mais bonito que o outro. 










Como falei lá em cima, as principais fábricas de chocolate da região são a Planalto, Caracol, Lugano, Prawer e Florybal

A Prawer foi a primeira fábrica de chocolate artesanal do país - tenho uma foto minha com uns 5 ou 6 anos com a carinha enfiada numa imagem da Velha Bruxa mexendo no seu caldeirão de chocolate (símbolo da marca) kkkk...

Não deixe de experimentar o waffle de chocolate na famosa Casa da Velha Bruxa, na Avenida Borges de Medeiros, 2746. É de comer de joelhos!



Florybal tem vários endereços, nas duas cidades, mas eu gosto da loja temática na Avenida das Hortênsias, 5436 (estrada Gramado - Canela), por que fica ao lado da loja temática da...


esta é a loja da Florybal em Canela

Caracol, na Avenida das Hortênsias, 5382. Para mim, os chocolates da Caracol são os melhores - o chocolate quente também é imperdível, para não mencionar o waffle de doce de leite dos deuses. 

Desta vez, comprei 2 ovos por preços ótimos na loja da Caracol que fica na Rua Coberta - tomara que a minha mãe não leia este post antes da Páscoa, hehehe...

Eles embrulham os ovos com plástico bolha para não quebrar e vendem sacolas térmicas ou isopor, para não ter perigo do seu chocolate derreter na viagem!  



parquinho na Rua Coberta

Ah, e não deixe de dar uma passadinha na loja da Lugano que fica na Avenida Borges de Medeiros, 2784 - a vitrine é uma atração da cidade! 

No próximo post, mais sobre Gramado & Canela! Não perca!

E aí, gostou das nossas dicas? Já conhece a Serra Gaúcha? Deixe as suas dicas nos comentários!



Leia todos os nossos posts sobre a Serra Gaúcha :)

E para ler sobre as nossas viagens aqui pelo estado, clique em Rio Grande do Sul

Veja também: Festa da Colônia em Gramado (abril/maio)

Veja mais fotografias das nossas viagens à Serra Gaúcha na hashtag #LipenaSerra no Instagram  










Vai conhecer Gramado e Canela? 

Veja algumas opções de hospedagem por lá:

       



Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Nosso snapchat é @pequenoviajante. 

Você também nos encontra aqui:




Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: