Menu

Como ir de Porto Alegre a Gramado e Canela: o melhor trajeto

Como ir de Porto Alegre a Gramado e Canela: o melhor trajeto
Para dar início à nossa série de posts sobre Gramado & Canela, nada melhor do que ajudar você a chegar lá. 

Em primeiro lugar, preciso dizer que eu imagino que ir para a Serra Gaúcha sem veículo próprio deve ser bem complicado. 

As conexões de ônibus da capital gaúcha para lá até que são bem frequentes, mas se deslocar por lá sem um carro não deve ser tarefa fácil.

Para ver os horários de ônibus Porto Alegre - Gramado - Porto Alegre, clique aqui. A empresa que faz esta rota é a Citral

Solução: se você chega de avião, alugue um carro em Porto Alegre! 

Claro que sempre existe a possibilidade de pegar um ônibus direto do Aeroporto Salgado Filho para Gramado, mas como não dá para ficar lá sem um carro, não vejo muita vantagem em pagar a passagem de ônibus (em torno de R$ 36,00 o trecho) e depois ainda ter que pagar o aluguel do carro - alugue o carro e gaste uma vez só - a não ser que você tenha pânico de dirigir na estrada! 

Como a maioria das pessoas que vai a Gramado & Canela vai desde o Aeroporto Salgado Filho, para ajudar, fizemos um mapinha explicando qual o melhor caminho até lá, na nossa opinião. 

Para deixar claro, quando eu falo de "melhor" caminho, estou falando daquele que, para nós, é o mais fácil, mais prático e mais rápido, não necessariamente o mais bonito



Gaúchos que somos, nós vamos à Serra Gaúcha desde pequenininhos, e já experimentamos praticamente todas as combinações de estradas até lá. 

Se é a sua primeira vez, sempre vale a pena considerar uma ida (ou a volta) pela chamada "Rota Romântica", que sem dúvida é o caminho mais bonito, mas também o mais cheio de curvas, enjoativo (para quem enjoa em viagens de carro) e demorado. 




Então, na nossa experiência, o melhor caminho é o que segue - para fugir do trânsito e das curvas da serra: (são 136Km)

* Saia de Porto Alegre (PoA) pela RS 448 (para evitar o congestionamento da BR 116, em Canoas e Esteio); 

* Da RS 448, entre na BR 116 (em Sapucaia do Sul);

* Da BR 116, entre na RS 239 (em Novo Hamburgo);

* Da RS 239, entre na RS 115 (em Taquara) e siga até chegar a Gramado :)

Evite seguir pela BR 116 e depois RS 373, que seria o caminho mais óbvio, primeiro por causa do engarrafamento constante (a qualquer hora do dia!) na BR 116, e segundo em função de a RS 373 ser super sinuosa, uma típica estrada de serra, a não ser que você faça questão de ir pela Rota Romântica, que, como eu falei antes, é a mais bonita - neste caso, o caminho a tomar é justamente a RS 373!

Se, por acaso, você der a sorte de ouvir no rádio que não há engarrafamento na BR 116 - milagre! - vá por ela, porque daí o trajeto fica ainda mais curto!

Ah, e não esqueça de prestar muita atenção nos limites de velocidade entre Novo Hamburgo e Gramado, onde existem muitos "pardais", os nossos controladores de velocidade!

Segue o mapa, com o nosso trajeto, para facilitar:


Outra vantagem deste caminho que nós sugerimos é que, na estrada, lá pelos lados de Igrejinha, você passará por diversas boas lojas de sapatos e bolsas, podendo fazer um pit stop para umas comprinhas :)


Mais adiante, você passará por Três Coroas, onde é possível visitar o famoso Templo Budista - mas isso já é assunto para outro post!


E aí, malas prontas para conhecer a Serra GaúchaJá conhece? Então conte pra gente qual o trajeto que você costuma fazer!


Leia aqui muitos posts com as nossas aventuras em Gramado & Canela!


Vai conhecer Gramado e Canela? Veja algumas opções de hospedagem por lá:

       



Todos os nossos posts sobre Gramado & Canela, neste link

Veja fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro, nas hashtags #LipenaSerra ou #Felipeopequenoviajante

No Twitter, procure por @pequenoviajante

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar todas as nossas aventuras! 

Assista todos os minifilmes desta viagem neste link do Facebook. Os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal! 

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Claudia, eu sugiro atenção redobrada pela RS 239. Há muito controladores de velocidade, nossos famosos pardais. Eu gosto de subir por Dois Irmãos para dar uma passadinha em Nova Petropolis.

    ResponderExcluir
  2. Aqui relato nossas preferencias...http://viagemsimplesmente.blogspot.com.br/2013/06/gramado-dicas-e-sugestoes.html?m=1

    ResponderExcluir
  3. Cláudia, como é estacionar nessas duas cidades, próximo a restaurantes e atrações?

    ResponderExcluir
  4. É meio complicado no centrinho, dependendo da época do ano, Maria Carolina, mas nada impossível - como em qualquer cidade movimentada brasileira! Como o centrinho de Gramado está todo com parquímetro, agora tá um pouco mais fácil! Nas atrações que ficam afastadas do centro é muito fácil, quase todas têm estacionamentos grandes e gratuitos!

    ResponderExcluir
  5. Eu costumo ir por Cachoeirinha até Taquara, depois tudo igual! Amando este blog.

    ResponderExcluir