Menu

Festa da Colônia em Gramado - para se encantar com as gostosuras e tradições das colônias alemã, italiana e portuguesa

Festa da Colônia em Gramado - para se encantar com as gostosuras e tradições das colônias alemã, italiana e portuguesa.
A Festa da Colônia de Gramado acontece neste ano (2016) de 14 de abril até 1° de maio - e é uma boa oportunidade de se deliciar (e se empanturrar) com as gostosuras deste evento dedicado a celebrar a imigração italiana, alemã e portuguesa na região! 

Estivemos lá no último final de semana e a cidade já estava lindamente decorada para a ocasião. É impressionante ver como Gramado e Canela não param: estivemos lá em março (mês passado) e as cidades estavam um encanto com a decoração de Páscoa :)


Já participei diversas vezes da Festa da Colônia - esse período entre abril e maio sempre é farto em Congressos na Serra Gaúcha, e a gente sempre dava uma "fugidinha" do evento para comer um pão de linguiça kkkk...mas nunca tinha lembrado de escrever aqui no blog a respeito!
Essa foi a primeira vez que estive lá neste período com a minha família e, com o Lipe por perto, acabo sempre achando tudo mais divertido hehehe...até os espantalhos espalhados pelas ruas de Gramado ficam mais fofos!



Desta vez, nos hospedamos no Hotel Alpestre Gramado (adoramos!), que também estava lindamente decorado - olha que fofa a decoração da recepção do hotel na foto abaixo!

Aliás, esta é uma característica da Serra Gaúcha: quando ficamos no Hotel Cercano, mês passado, ele também estava com uma decoração linda de Páscoa :)



A festa é sempre bem animada, com apresentações de bandinhas (as alemãs são super divertidas!), presença de rainhas e princesas escolhidas para a ocasião, exposição e venda de artesanato produzido pelas artesãs das Colônias, desfiles temáticos de carros típicos (carroças, carretas de bois e tudo mais), corais, apresentações de danças folclóricas, atrações artísticas, jogos e muita, mas muitaaaaaa degustação de comidas, doces e bebidas típicas.


Além das feiras de receitas típicas da colônia, onde você pode comprar geléias e cucas deliciosas, massas artesanais, framboesas frescas, frutas secas e infinitas guloseimas produzidas na zona rural, há ainda as refeições coloniais, com cafés, salgados, tortas, chopp e muito bolinho de batata! 

Sei que todo mundo ama a gastronomia italiana (sopa de capeletti, massas, molhos, polenta) - mas, neste evento, recomendo muito que você prove a comida alemã, que é mais diferente e igualmente de lamber os beiços!






É bonito ver como eles se orgulham, respeitam e cultuam os costumes e tradições dos seus antepassados, preservando as receitas e os produtos da colônia, que hoje fazem parte do patrimônio histórico e cultural da região serrana. 


A festança acontece na ExpoGramado, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 4111.

É, sem dúvida, a festa mais saborosa de Gramado - mais até do que a Páscoa e seus chocolates! - com a deliciosa gastronomia típica alemã, italiana e portuguesa comandando o espetáculo da comilança. 

Se você estiver viajando pela Serra Gaúcha nesta época, não perca a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a colonização no sul do país e, de quebra, tome um suco de uva e coma uma cuca, um bolinho de batata ou um pão de linguiça com queijo derretido por mim! 


Se você quiser ler todos os posts sobre Gramado & Canela em sequência (do último para o primeiro), é só clicar aqui

E aí, gostou das nossas dicas? Concorda, discorda? Deixe as suas nos comentários! 

Veja mais fotografias das nossas viagens à Serra na hashtag #LipenaSerra no Instagram

Flashback Aparados da Serra (Cambará do Sul)

Leia todos os nossos posts sobre a Serra Gaúcha :)

Para ler sobre as nossas viagens aqui pelo Estado, clique em Rio Grande do Sul


Em dúvida sobre onde se hospedar na Serra Gaúcha? 

Veja os nossos posts sobre o Hotel Cercano Gramado e sobre a Pousada Volta ao Mundo em Canela!

Mais dicas de hotéis que já experimentamos em Gramado e Canela aqui

Nossas dicas de hospedagem em Cambará do Sul:


Dicas de hospedagem em São Francisco de Paula:


Veja algumas outras opções de hospedagem por lá:

       


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Nosso snapchat é @pequenoviajante. 

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: