Menu

Como usar o metrô em Nova York e como ir do Aeroporto JFK para Manhattan

O metrô de Nova York é o meio de transporte mais econômico e prático para se deslocar na Big Apple. Veja aqui como usar o metrô em Nova York e como ir do Aeroporto JFK para Manhattan.
Como usar o metrô em Nova York

Como usar o metrô em Nova York e como ir do Aeroporto JFK para Manhattan - essas são as 2 dúvidas práticas mais comuns de quem vai a Nova York pela primeira vez.

Eu já escrevi brevemente sobre como ir do Aeroporto JFK para Manhattan (e para outras partes de NYC), mas essa pergunta continua chegando por aqui, então vou explicar melhor como funcionam o Air Train e o Metrocard e como usar o metrô de Nova York.

Leia também: O que fazer numa conexão de 10hs em Nova York

Já tentamos usar outras formas de transporte para ir de Manhattan ao Aeroporto JFK: uma vez, contratamos um serviço de limousine para nos levar de Manhattan ao Aeroporto JFK - éramos 4 pessoas com 8 malas, então o preço compensava - mas furou um pneu da maldita limousine no meio do caminho e quase perdemos nosso voo!

Depois disso, não há quem me convença a usar outro meio de transporte que não o metrô para ir/voltar do Aeroporto JFK para Manhattan - não tem outro jeito mais seguro e econômico de fazer este trajeto!

Para se deslocar em Nova York é a mesma coisa: já usamos os famosos táxis amarelos - 'yellow cabs', já rodamos por Manhattan de carro alugado e também de ônibus e de bicicleta, mas nenhum outro meio de transporte é tão rápido, econômico e eficiente quanto o metrô.

Então aqui neste post vocês vão encontrar dicas de como ir do Aeroporto JFK para Manhattan e como usar o metrô em Nova York.

Como ir do Aeroporto JFK para Manhattan e usar o metrô em Nova York
Como ir do Aeroporto JFK para Manhattan e usar o metrô em Nova York

mapa do metrô de Nova York
mapa do metrô de Nova York

Estivemos em Nova York recentemente e já escrevi posts novinhos sobre várias atrações e bairros da cidade, vocês viram?

O que fazer no Central Park: as melhores atrações do parque mais famoso de Nova York
Lower Manhattan em Nova York: roteiro pelo sul da ilha
16 lugares para conhecer em Hudson Yards, Chelsea e no Meatpacking District
Passeio de helicóptero em Nova York

Também já publiquei vários posts com roteirinhos em Nova York - tem roteiro para quem quer conhecer as principais atrações de NYC com economia com o CityPASS, roteiro de Nova York com crianças e até um roteiro especial para quem ama street art e quer ver os murais do brasileiro Kobra em Nova York:

Onde encontrar murais do Eduardo Kobra em Nova York

Se vocês precisam também de dicas onde ficar em Nova York sem gastar muito, vejam aqui:

Onde ficar em Nova York gastando pouco: West Side YMCA
22 hotéis baratos em New York: dicas testadas e aprovadas

já usamos os famosos táxis amarelos de Nova York várias vezes, para trajetos mais curtos, mas eles são lentos no trânsito e caros

Como ir do Aeroporto JFK para Manhattan

Para ir do Aeroporto JFK para Manhattan, você vai precisar comprar 2 bilhetes diferentes: o bilhete do Airtrain e um Metrocard.

O AirTrain é um trem que conecta o Aeroporto JFK com as estações de metrô mais próximas (Jamaica Station ou Howard Beach).

O Metrocard é o cartão oficial dos transportes públicos de Nova York. Esse cartão, que você deve adquirir assim que desembarcar em NYC, é aceito nos ônibus e nos metrôs da cidade.

Quando você desembarca no Aeroporto JFK, após passar pela imigração e pegar suas bagagens na esteira, siga as placas que dizem 'AirTrain'.

Você então pega o AirTrain até a estação de metrô e só vai pagar pelo bilhete do AirTrain na saída, quando chegar na estação de metrô. Isso mesmo: você paga pelo bilhete na saída do AirTrain, antes da entrada da estação do metrô.

O trajeto de AirTrain custa U$ 7,75. No mesmo local, você já compra o seu Metrocard, que vai custar U$ 33.

O Metrocard de U$ 33 te dá direito a viagens ilimitadas de trem e bus em NYC durante uma semana. O ticket para 1 viagem individual de metrô custa U$ 2,75, então o bilhete semanal compensa muito mais!

Sim, você já vai sair do Aeroporto JFK gastando mais de U$ 40 (!!!) mas, em compensação, terá direito a usar os transportes públicos de Nova York por uma semana inteirinha, de forma ilimitada, sem ter que se preocupar em adquirir um bilhete para cada viagem, ou ficar querendo economizar em viagens de metrô!

Como ir do Aeroporto JFK para Manhattan
o caminho até o Air Train é bem sinalizado no Aeroporto JFK em Nova York

Como ir do Aeroporto JFK para Manhattan
cartazes explicam como adquirir seu Metrocard para usar o metrô em Nova York

O trajeto do Aeroporto JFK até Manhattan de Air Train + metrô dura mais ou menos 1h - dependendo, é claro, de qual é o seu destino em Manhattan.

As máquinas automáticas que vendem os cartões de transportes públicos oferecem diversas opções. Você pode comprar bilhetes individuais para cada viagem de metrô (custam U$ 2,75), pode inserir quantias em dinheiro e ir abatendo do seu crédito conforme for usando o cartão, ou pode comprar bilhetes de 7 ou 30 dias, para usar ônibus e metrôs de forma ilimitada.

Essas máquinas aceitam dinheiro em espécie e cartões de crédito/débito.

Resumindo: se você não quiser comprar o Metrocard semanal, pode comprar o AirTrain de U$ 7,75 e mais um Metrocard para viagem individual de U$ 2,75 - no total, vai gastar U$ 10,50 para ir do Aeroporto JFK até Manhattan.

Se você decidir comprar o Metrocard de 7 dias ilimitado, vai pagar U$ 7,75 pelo AirTrain e mais U$ 33 pelo bilhete semanal.

Para ficar bem claro: não dá para pagar o AirTrain com o bilhete ilimitado do Metrocard! O bilhete semanal do Metrocard não é válido para usar o AirTran!

Como ir do Aeroporto JFK para Manhattan
Como ir do Aeroporto JFK para Manhattan

Como ir do Aeroporto JFK para Manhattan
mapa do Air Train em Nova York

Como ir do Aeroporto JFK para Manhattan
as estações do Air Train são bem sinalizadas

Como usar o metrô em Nova York

A lógica do sistema de subways (metrôs) de Nova York não é das mais fáceis de se entender.

Nos metrôs europeus, eu costumo me orientar com a maior facilidade, e em Nova York, ao contrário, frequentemente me perco, e prefiro sempre confirmar com algum outro passageiro que estamos de fato no lugar certo hehehe...

Veja o mapa do metrô de Nova York aqui.

Mas, depois dos primeiros dias na cidade, a gente acaba pegando o jeito. E, se pegar o metrô pro lado errado sem querer, é só voltar, sem dramas...😓 saia sempre com antecedência se você tiver um programa com hora marcada!

Mesmo se perdendo, o metrô é sempre mais rápido do que outras formas de transporte em Nova York, pois, lá embaixo, é raro ter congestionamentos de trens!

Além disso, os metrôs levam você a quase todos os cantinhos de Nova York - a malha de trens é enorme, com mais de 1100Km de trilhos! E, se o metrô não chegar a algum determinado ponto, você combina facilmente com um ônibus, que certamente vai te levar até onde você precisa ir.

Os ônibus são lentos, mas são bons para ir curtindo a paisagem, e são bem úteis para atravessar Manhattan no sentido leste-oeste-leste. Em Manhattan, os metrôs funcionam melhor no sentido norte-sul, mas, no sentido leste-oeste, os ônibus funcionam melhor.

As baldeações entre metrôs e ônibus são grátis - você insere seu cartão, mas ele não vai ser debitado.

Os metrôs funcionam 24hs em Nova York, mas à noite a frequência diminui muito e permanecem em atividade apenas as linhas locais.

Evite pegar metrôs nos horários de rush (entre 8hs e 9h30min e entre 16h30min e 18h30min).

As linhas de metrô em Nova York são identificadas por cores, e têm opções locais ou expressas. Os trens expressos são muito mais rápidos, mas não param em todas as estações - então, antes de embarcar num trem expresso, certifique-se de que ele vai mesmo parar na estação onde você quer desembarcar. As linhas locais param em todas as estações.

Sempre que você ver placas indicando 'Uptown' e 'Downtown' saiba que Uptown é para destinos ao norte de Manhattan, e Downtown é para destinos ao sul da ilha de Manhattan:

Uptown = norte
Downtown = sul

como usar o metrô em Nova York
estação de metrô em Nova York

como usar o metrô em Nova York

como usar o metrô em Nova York

como usar o metrô em Nova York
os metrôs de Nova York nem sempre são muito acessíveis ou childfriendly...na maior parte das vezes os elevadores ficam bem escondidos e não existem escadas rolantes...cansamos de subir essas escadarias de estações de metrô em NYC carregando o Lipe com carrinho e tudo...

Usando Google Maps no metrô de NYC

O segredo do sucesso para usar o metrô em Nova York é usar o aplicativo do Google Maps no seu celular o tempo todo: você digita o destino desejado, escolhe a opção de transporte metrô, e ele vai te apresentar as várias opções de transportes públicos que você pode usar para chegar ao seu destino.

Aí então você clica em cima da opção mais rápida que o Google Maps te apresentou e ele vai te mostrar o mapa do percurso e uma descrição detalhada do trajeto que você deve percorrer.

Na descrição do trajeto, ele vai te informar até por onde você deve entrar na estação de metrô e as placas que deve seguir para chegar ao trem correto.

No mapa, você vai acompanhando o trajeto, para ver se está indo pelo caminho certo (se a internet for boa, dá para acompanhar o deslocamento do metrô direitinho!).

Veja nos prints abaixo:

como usar o metrô em Nova York
como usar o metrô em Nova York

como usar o metrô em Nova York
como usar o metrô em Nova York

Os mapinhas impressos do metrô de NYC são bons para se ter uma noção geral do trajeto, mas o Google Maps também tem a vantagem de te mostrar em tempo real o status das linhas de trem naquele momento, já que o sistema metroviário de Nova York vive em obras.

Além disso, nos finais de semana, as regras das linhas mudam, algumas delas fazem o trajeto de outras por causa de obras nos trilhos, algumas estações deixam de funcionar...e o único jeito de você ficar sabendo disso tudo é usando o aplicativo.

como usar o metrô em Nova York
sempre é bom ter um mapa impresso do metrô de NYC caso a internet resolva não colaborar

Compre o Metrocard ilimitado para usar o metrô em NYC

Reforço que vale muito a pena comprar o bilhete semanal ilimitado do Metrocard que custa U$ 33: mesmo que adore caminhar - nós caminhamos uma média de 12Km por dia em NYC na última viagem - você vai usar o metrô em Nova York muito mais do que imagina!

Só para vocês terem uma idéia, na nossa última viagem, pegamos uma média de 5 metrôs por dia em Nova York. Se fôssemos comprar bilhetes individuais de U$ 2,75, veja quanto gastaríamos em transportes em NYC durante uma semana:

5 viagens por dia de U$ 2,75 = U$ 13,75
U$ 13,75 por dia X 7 dias = U$ 96,25

Mesmo que você pegue apenas 2 metrôs de U$ 2,75 por dia em Nova York, ao final de 7 dias terá gasto U$ 38,50!! Ou seja, o bilhete semanal de U$ 33 vale muito a pena! Isso para não falar na conveniência de pagar uma única vez e poder rodar de forma ilimitada a semana inteira!

como usar o metrô em Nova York
Metrocards ilimitados de 7 dias e bilhetes do Air Train para ir e voltar do Aeroporto JFK em Nova York

Só precisa ter um cuidado: não pode perder o cartão!

Sim, uma vez o Peg perdeu o Metrocard semanal ilimitado dele lá pelo 3º dia de viagem, e aí não tem jeito...só comprando outro Metrocard de novo!

E aí vale lembrar que o Metrocard semanal é individual: você não pode compartilhar o seu Metrocard com seu companheiro de viagem, pois existe um tempo de espera de 20min entre cada utilização do cartão ilimitado.

Funciona assim: depois que você usa o seu cartão Metrocard para passar pela catraca, tem que esperar 20min para poder passar de novo.

Por isso, antes de passar pela catraca, confirme se está mesmo na estação correta para pegar o metrô que você realmente precisa, pois, depois que passar pela roleta, se descobrir que está no lugar errado, terá que esperar 20min para pegar outro metrô!

Uma única desvantagem que eu vejo em usar o metrô em Nova York, e acho que não custa avisar: é comum ver ratos enormes no metrô de Nova York (assim como no de Paris, no de Londres, etc)...não se assuste! Já vi cada ratão lá que parecem até criados a Toddynho! Se você é do tipo que morre de medo de ratos, vá com o espírito preparado! 🐹🐁

como usar o metrô em Nova York
como usar o metrô em Nova York

3 dicas para usar o metrô em Nova York

Eu nunca morei numa cidade que tivesse metrô, então algumas "regras de etiqueta" no metrô que podem ser naturais para quem vive em São Paulo, por exemplo, nunca foram "naturais" pra mim - aprendi na marra, passando vergonha, assim como vejo muitos brasileiros passando vergonha e sendo mal-educados em viagens no exterior, muitas vezes por pura falta de conhecimento dessas 3 regrinhas básicas de educação para usar o metrô.

Por isso, vou compartilhar com vocês essas 3 dicas para não ser mal educado no metrô de Nova York sem querer hehehehe...

1. Já chegue na estação com o seu Metrocard na mão - é muito chato ficar bocabertiando na frente da catraca, procurando o seu cartão na mochila, enquanto um monte de nova iorquinos apressados e impacientes xingam até a sua bisavó - lembre-se que a maioria das pessoas está ali usando transporte público para trabalhar, não estão a passeio como você, e eles têm pressa;

2. Na hora de embarcar no metrô, não se plante estilo bananeira na porta de entrada do trem - primeiro tem que esperar os passageiros desembarcarem, para depois você poder embarcar...chegue para o lado da porta e espere os outros passageiros desembarcarem antes de tentar entrar!

3. Nas escadas rolantes, a regra de ouro é que você deve se posicionar à direita se for ficar parado na escada rolante - o lado esquerdo das escadas é reservado para quem está com pressa e quer descer ou subir os degraus correndo. Não fique atravancando o caminho dos outros 😦

E aí, já conhecia essas regrinhas de etiqueta para andar de metrô?

Você já esteve em Nova York? Como foi do Aeroporto JFK para Manhattan? Andou de metrô por lá?

Deixe a sua dica na nossa caixa de comentários, por favor! 

Acompanhe tudo no nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #‎PVemNYC.

Já tem um monte de dicas e fotos lá das nossas viagens à Big Apple!

Mostrei muito mais dos nossos passeios em New York lá nos stories do Instagram - espia lá que está tudo salvo em várias pastas de destaques de New York!

como usar o metrô em Nova York
nas escadas rolantes, posicione-se sempre à direita

como usar o metrô em Nova York
como usar o metrô em Nova York

como usar o metrô em Nova York
nosso pequeno viajante estreou no metrô de Nova York com apenas 3 meses

Chip de celular para usar internet em NYC

Durante a nossa viagem a Nova York, usamos o tempo todo chips de celular da Easysim4u.

Com os chips da Easysim4u nos nossos telefones, quando pousamos no Aeroporto JFK recebemos mensagens nos celulares nos dando as "boas vindas", e já estávamos automaticamente conectados à internet, inclusive para usar o Google Maps e conseguir chegar ao nosso albergue West Side YMCA de metrô.  

Já usamos os chips da Easysim4u em uns 30 países, e foram raras as vezes em que não tivemos cobertura - apenas em alguns lugares bemmmm remotos, ou em países onde eles mesmos avisam que não existe conexão.

Recebemos os chips de telefone em casa, antes de sair do Brasil, colocamos eles nos nossos celulares ainda no avião, e já chegamos em Nova York com internet funcionando nos telefones!

Nós não vendemos esses chips através do blog - nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante não visa lucro, é um blog só para compartilhar dicas de viagem mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - Easysim4u - para ver como comprar esses chips e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar.

Chip de celular para usar internet em NYC
Chip de celular para usar internet em NYC


Se quiser muito mais dicas de NYC, é só clicar neste link, onde estão todos os posts de Nova York no blog: New York City

O que fazer no Central Park: as melhores atrações do parque mais famoso de Nova York


Clique aqui para comparar tarifas de hotéis e fazer a sua reserva!



Não esqueça de curtir nossa fan page no Facebook e nos seguir no Instagram para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

Facebook / Twitter / Instagram / Pinterest / YouTube

Como usar o metrô em Nova York
Como usar o metrô em Nova York


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários:

  1. Clau, vim aqui compartilhar nossa experiência com o metrô de NY em nossa última viagem em dez/22, com 2 pre adolescentes: seguimos todas as dicas daqui, saímos do aeroporto de metrô e usamos o cartão ilimitado de 7 dias. Fiquei impressionada em ver como fazer o trajeto aeroporto-Manhattan de metrô é muito mais conveniente que usar o taxi. Chegamos na Penn Station em menos de 1 hora. De lá ao nosso hotel, uns 5 minutos caminhando. Simplesmente perfeito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom saber que mesmo para 4 pessoas compensou ir de metrô! Pena que eu nem fiquei sabendo dessa viagem para acompanhar pelos stories :(

      Excluir