Menu

As melhores viagens do pequeno viajante pelo Brasil (blogagem coletiva)

Como vocês sabem, de tempos em tempos, nós promovemos blogagens coletivas (quando vários blogs amigos escrevem sobre o mesmo tema). 

Em blogagens anteriores, já escrevemos sobre a primeira viagem do pequeno viajante, sobre os perrengues das nossas viagens em família, sobre as viagens da nossa infância, sobre as mudanças que seriam necessárias para as famílias viajarem mais pelo Brasil, sobre os nossos sonhos de viagens em família, sobre as nossas 5 melhores viagens em família.

Com a turma da RBBV, também já participamos de 2 blogagens coletivas #MuseumWeek, quando escrevemos sore o Museu Botero, em Bogotá, e sobre o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, em Porto Alegre. 

Desta vez, diante da crise econômica que o nosso país está atravessando, e com essa alta absurda do dólar e do euro, resolvemos, por sugestão da Liliane Inglez, querida amiga do blog Trilhas e Cantos, nos concentrar nas viagens domésticas - não dá para deixar a peteca cair, né gente?!? - e vamos escrever sobre as nossas 5 melhores viagens em família pelo Brasil :)

Como já contei aqui no blog, na página sobre as nossas viagens pelo Brasil, com o Lipe, já estivemos em Foz do Iguaçu (3 vezes!), Fernando de Noronha (2 vezes!), já viajamos bastante pelo Estado do RS (Serra Gaúcha, Missões, região sul, Alegrete, a capital Porto Alegre), por Santa Catarina (Aparados da Serra, Urubici, Floripa e arredores), pelo Estado do Rio de Janeiro (Petrópolis, Paraty, Ilha Grande, Búzios), pela Bahia...que eu lembre!

Sem o nosso pequeno viajante, fomos a Fortaleza e Jericoacoara no Ceará, a Brasília, São Paulo (várias vezes!), Bonito no Mato Grosso do Sul, conhecemos a Ilha do Mel, Alagoas, Pernambuco, o Rio Grande do Norte...

Mas, como padecemos do mal da vida moderna - a absoluta e interminável falta de tempo, nunca consegui organizar direito os posts sobre todos estes lugares aqui no blog, e sobre alguns destes destinos nem escrevi

Como eu tinha que escolher apenas 5 destinos para este post, resolvi escrever justamente sobre aqueles 5 lugares onde recentemente fizemos grandes viagens com o Lipe, que já estão bem relatadas aqui no blog - e ressalto que elas não estão em ordem de preferência - eu nem saberia dizer qual foi a melhor delas: são todas viagens simplesmente perfeitas para você levar o seu pequeno viajante na mochila!



1. Gramado e Canela


Gramado e Canela são dois dos melhores destinos turísticos do Brasil - eu até arriscaria dizer que, para viagens com crianças, são talvez os melhores do país! 

Muita gente vai dizer "ah, mas o Brasil tem lugares muito mais bonitos!". E eu concordo. Não disse que a Serra Gaúcha seja o lugar mais bonito do país, eu disse que é um dos melhores. E, com crianças, melhor ainda!

Porque? Por que o acesso é super fácil, porque tem atrações para todas as idades, agradando de crianças a idosos, porque tem uma rede hoteleira fantástica, que atende a todos os bolsos, porque tem restaurantes maravilhosos...precisa mais???

E, se a preocupação é o frio, aprenda como se vestir para enfrentar frio e até neve clicando aqui!

Para ver muitas fotos das nossas viagens anuais pela Serra Gaúcha, dê uma olhada na hashtag #LipenaSerra

E não deixe de ver o índice de todas as nossas postagens sobre a região de Gramado e Canela e algumas dicas para ajudar você a montar o seu roteiro de viagem, com sugestão de um roteiro perfeito para 4 dias! 

São mais de 20 posts no blog sobre a região e arredores, detalhando tudo o que você precisa saber sobre as atrações, passeios, roteiros, restaurantes, lojas, hotéis e dicas práticas! Um verdadeiro Guia da Serra Gaúcha :)

Se você quiser ler todos os posts sobre Gramado & Canela em sequência (do último para o primeiro), é só clicar aqui! 

Atualizei os posts recentemente, porque estivemos lá pela última vez no final do mês passado (setembro/2015), mas sempre confirme as informações nos sites oficiais das atrações antes de viajar, pois especialmente os preços e horários de funcionamento variam bastante ;)

Com neve, Papai Noel, chocolates, fondue, beleza natural e atrações temáticas de nível internacional, não há quem não curta a Serra Gaúcha!

Veja o vídeo que fizemos lá. 



2. Litoral da Bahia


Eu já conhecia Salvador, mas sonhávamos com uma viagem de carro em família pelo litoral baiano que incluísse Santo AndréIlhéusItacaré, Arraial D`Ajuda Trancoso, dentre outros lugares sobre os quais eu já tinha ouvido falar e queria muito conhecer. 

Quando surgiram convites para conhecermos alguns hotéis all inclusive e pousadas charmosas por lá, o roteiro da nossa roadtrip por terras baianas imediatamente tomou forma, e entre janeiro e fevereiro deste ano (2015) rodamos 1878Km em 10 dias, curtindo o melhor da Bahia

Veja o índice de todas as nossas postagens sobre o litoral baiano e as nossas dicas para ajudar você a montar o seu roteiro de viagem! 

São quase 20 posts no blog sobre o estado, detalhando tudo o que você precisa saber sobre as atrações, passeios, roteiros, restaurantes, hotéis, pousadas e dicas práticas! Um verdadeiro Guia do litoral baiano :)

Para ver muitas fotos da nossa viagem pela Bahia, dê uma olhada na hashtag #LipenaBahia

Se você quiser ler todos os posts sobre a Bahia em sequência (do último para o primeiro), é só clicar aqui! 

Afinal, que criança (ou pai/mãe) não gosta de céu azul, areia branquinha, mar verde, sol brilhando, coqueirais, cachoeiras, água de coco e hotéis kids friendly??? 

O Lipe adorou os tais resorts, e só não viciou porque não ficamos tempo suficiente para isso, mas até hoje ele tem, de tempos em tempos, sérias crises de abstinência dos hotéis com área infantil e piscinas!

Veja os vídeos que fizemos lá aqui, aqui e aqui.





3. Fernando de Noronha


Fernando de Noronha é especial para nós - além de ser um dos lugares mais bonitos e bem preservados do Brasil, foi lá que passamos a nossa lua de mel, em 2002, e desde então já sonhávamos em voltar. 

Quando o Lipe chegou nas nossas vidas e decidimos levar ele para a praia, Noronha surgiu como primeira opção - se era para levar o nosso filho bebezuco para um destino de praia brasileiro, porque não logo o melhor? 

Honestamente, os inconvenientes de Noronha - alguns passeios não muito apropriados para crianças e pouca infraestrutura - não foram empecilhos para nós! Tiramos de letra todas as dificuldades e, com a parceria do pequeno Lipinho, até a descida no buraco do Sancho virou uma grande aventura :)

Diferente de Bonito, para onde nós não levamos o Lipe e não recomendamos levar crianças pequenas, consideramos Noronha um destino maravilhoso para férias com os pequenos!

Temos vários posts no blog sobre a ilha, com direito a videoclipe, dicas, muitos animais, cartões postais, planejamento e a vida marinha de Noronha, mas sem dúvida o post mais útil é o nosso roteiro de 7 dias com dicas.  

Lá vocês encontrarão, além do nosso roteiro, indicações de passeios, atrações, restaurantes, a ótima Pousada onde nos hospedamos e muitas dicas práticas para aproveitar melhor o paraíso que é Noronha! 

Se quiser ler todos os posts sobre as nossas viagens a Fernando de Noronha em sequência (do último para o primeiro), é só clicar aqui!

Não conheço ninguém que tenha voltado de Noronha sem se apaixonar, nem ninguém que tenha se arrependido de levar a família para lá - é o paraíso brasileiro, um verdadeiro aquário em mar aberto e em nenhum outro lugar no Brasil o seu pequeno viajante vai ter a oportunidade de ver, na natureza, golfinhos, arraias, peixinhos e tartarugas marinhas gigantes tão de perto!


Veja o vídeo da nossa viagem a Noronha.






4. Foz do Iguaçu


Foz do Iguaçu é um destino brasileiro maravilhoso para férias em família - eu diria até que, junto com a Serra Gaúcha, é um dos melhores! 

Quando a gente viaja pelo mundo e conversa com gringos que vieram ao Brasil, Foz do Iguaçu é sempre mencionada, junto com o Rio de Janeiro - são, certamente, os destinos brasileiros mais conhecidos mundo afora, e eu até já mencionei aqui que todo brasileiro deveria ter a oportunidade de visitar Foz, pelo menos uma vez na vida!

Estivemos lá novamente em maio deste ano (2015) pela 4ª vez - foi a 3ª vez do Lipe! 

Foz do Iguaçu foi o nosso primeiro destino brasileiro com o Lipe, quando ele tinha apenas 5 meses de vida e eu ainda estava de licença-maternidade, querendo aproveitar os últimos dias de licença para uma viagenzinha com nosso filhote! O pequeno era um bebezucho fofo!! 

Para ver mais fotografias das nossas viagens a Foz, dê uma olhada na hashtag #FelipeoPequenoViajante

E não deixe de ver o post com os nossos 10 passeios favoritos em Foz do Iguaçu

Lá vocês vão encontrar todas as dicas necessárias para aproveitar melhor cada passeio na cidade e também uma lista com os links de todos os posts que já escrevemos sobre esse destino brasileiro imperdível para famílias. 

São vários posts no blog detalhando tudo o que você precisa saber sobre as atrações, passeios, hotéis em que nós já nos hospedamos por lá e até dicas de compras no Paraguai! Um verdadeiro Guia de Foz do Iguaçu :)

Se você quiser ler todos os nossos posts sobre Foz do Iguaçu em sequência (do último para o primeiro), é só clicar aqui! 

Veja vídeos que fizemos lá aqui e aqui.

E porque Foz é tão legal assim para viagens em família? Porque é um destino relativamente barato, com ótima infraestrutura hoteleira e, mesmo que não fosse o berço de uma das maiores maravilhas da natureza (as Cataratas), ainda assim teria atrações suficientes para agradar toda a família! 



5. Estado do Rio de Janeiro


Assim como na nossa roadtrip baiana, na ocasião da nossa viagem ao Estado do Rio de Janeiro nós também já conhecíamos a capital, e queríamos muito desbravar outros pontos turísticos do Estado sobre os quais já tínhamos muito ouvido falar, como Petrópolis, Paraty, Ilha Grande, Búzios...

Então, em julho de 2013, fizemos uma viagem em família de carro deliciosa, de 12 dias, rodando exatos 1500kmque incluiu, como eu já contei neste post aquivárias cidades do Rio: Petrópolis, Teresópolis, Paraty, Trindade, Angra dos Reis, Ilha Grande (Vila do Abraão), Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Búzios, Niterói e Rio de Janeiro. 

Ficamos 1 noite em Petrópolis, 3 em Paraty, 3 na Ilha Grande (Abraão), 1 em São Pedro da Aldeia, 3 em Búzios e 1 no Rio de Janeiro - para ver os nossos hotéis em cada cidade, olhe este post aqui. 

Eu sei que os cariocas são fanáticos pela sua capital, mas, falando sério, para uma viagem com crianças, o interior foi perfeito e eu recomendo muito! 

Além de escancaradamente mais seguro, vocês vão encontrar cidadezinhas lindas, cheias de história e cultura, com atrações childfriendly (Petrópolis, Paraty), praias incríveis com paisagens belíssimas (Búzios, Ilha Grande, Trindade), natureza inesperadamente preservada (Teresópolis) e ótimas pousadas e restaurantes com preços razoáveis.

É gente...o Rio de Janeiro continua lindo - e a sua serra e litoral mais ainda!

Nos links abaixo, os posts que escrevi sobre esta viagem:

Introdução e roteiro
Petrópolis e Teresópolis
Paraty e Trindade
Estrada Real
Ilha Grande e Angra dos Reis

E, para te ajudar a planejar a viagem, outros posts com muitas dicas:

um roteiro pelo litoral e serra fluminenses (compilação das melhores dicas)
nossas pousadas em Petrópolis, Paraty, Ilha Grande e Búzios
Niterói, Rio das Ostras, Búzios e Petrópolis por Mariana Moreira
dicas da serra & litoral do Rio de Janeiro das amigas e do pequeno Pedro


Se você quiser ler todos os nossos posts sobre esta viagem ao Estado do Rio de Janeiro em sequência (do último para o primeiro), é só clicar aqui! 

E para ver muitas fotos da nossa viagem ao Estado do Rio, dê uma olhada na hashtag #OperaçãoRio2013




Gente...foi maravilhoso relembrar cada uma destas viagens incríveis! 

O meu desejo é que cada um de vocês, queridos leitores, tenha a oportunidade de fazer algumas destas viagens com as famílias de vocês! 

Como falei lá em cima, são todas viagens simplesmente perfeitas para você levar o seu pequeno viajante na mochila, e todos os brasileiros deveriam ter a oportunidade de conhecer essas belezas do nosso país!!  

Espero que este post sirva de inspiração, e eu garanto que vocês não vão se decepcionar com nenhum destes destinos que nós sugerimos!

Agora é a sua vez: quais foram as 5 melhores viagens que você já fez com a sua família pelo Brasil? Queremos saber! Pode ir contando aí na nossa caixa de comentários!



Para reservar um carro no Brasil, recomendamos a Rentalcars, que a gente usa (e gosta muito) há séculos!


Se você quiser reservar um hotel ou pousada no Brasil e ter a garantia do menor preço, nós indicamos o Booking, que é o site de reservas de hospedagem que nós usamos a vida inteira :)


Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 


Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Você também nos encontra aqui:



         
  

       

          

          

      

Ou clique nos links abaixo para ler sobre cada um dos destinos brasileiros por onde já nos aventuramos:


Para ler os posts de todas as blogagens coletivas de que já participamos, clique aqui

Leia também os posts sobre as 5 melhores viagens em família pelo Brasil do pessoal que participou da blogagem coletiva:

1. Trilhas e Cantos:
Serra da Canastra, São Miguel do Gostoso, Rota Ecológica, Serra Catarinense e Litoral Norte de SP

2. E aí, Férias!:
Beach Park, Portobello Resort & Safari, Vassouras Eco Resort e Sul de Minas

3. Rodando pelo Ceará:
Trilha Ecológica em Icapuí, Museu Brinquedim, Piscinas Naturais em Guajiru, Guaramiranga e Engenhoca Ecoparque

4. Malas e Panelas:
Arraial d'Ajuda, Florianópolis, Cambará do Sul, Cruzeiro na costa brasileira e Gramado/Canela

5. Felipe, o pequeno viajante


6. Viajando com Palavras:
Gramado, Paraty, Praia dos Carneiros, Cabo Frio, Belém

7. Viajando em família:
Fortaleza, Caldas Novas, Foz do Iguaçu, Beto Carreiro e Salvador

8. Viagens que Sonhamos:
Gramado e Canela, Santa Catarina com Beto Carrero, litoral norte de Alagoas, Praia do Forte e Porto de Galinhas

9. Viajo Com Filhos:
Taipu de Fora, Bonito, Bombinhas, Pipa, Amazônia

10. Malas & Malinhas:
Morro de São Paulo, Chapada Diamantina, Cidades Históricas de Minas Gerais, Fortaleza e Foz do Iguaçu

11. Cantinho de Ná:
Salvador, Praia do Forte, Fortaleza, Tibau do Sul e Pipa

12. Carregando Malinhas:
Gramado e Canela, Ilha Grande, Lumiar/Mury/São Pedro da Serra, Arraial do Cabo e Vitória e Vila Velha

13. Viajante em Tempo Integral
São Paulo, Rio de Janeiro, Gramado, Florianópolis e Natal

14. Viagem Simplesmente:
Bonito, Genipabú, Maceió, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçú

15. Os Caminhantes:
Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Passa Quatro, Nobres e Parque Estadual Intervales

16. Viajar hei:
Gramado e Canela, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, Porto Seguro e Chapada dos Veadeiros

17. Passeiorama:
Rio, Piauí, Curitiba, Maragogi e João Pessoa

18. Baianos no Polo Norte:
Salvador, Praia do Forte, Mangue Seco, Península de Maraú e Boipeba

19. Mezzo Mondo:
Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul

20. Vida de Viajete:
Mangue Seco, Campos do Jordão, Aracajú, Foz do Iguaçu e Gramado


Florianópolis, Gramado e Balneário Camboriú

22. Para a Disney e Além:
Teresópolis, Alfenas, Itupeva, Penedo e São Paulo

23. Dias viajando por aí:
Conservatória, Campos do Jordão, Serra Gaúcha, São Miguel do Gostoso e Galinhos

24. Ir, Ver e Viver o Mundo:
Pelotas, Lages e Serra Catarinense, Florianópolis, Morretes e Ilha do Mel

25. Diário de Viagem
Governador Celso Ramos, Mariscal, Beto Carreiro, São Paulo e Foz do Iguaçu

26. Família Viagem:
Beach Park Resort (Aquiraz/CE), Curitiba (PR), Itú (SP), Olímpia (SP) e São Paulo

27. Desempilhados:
Roteiro em São Paul
o

28. Viajando de Carro
Missões do RS, Foz do Iguaçu, Recife e Minas do Camaquã/RS


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

47 comentários:

  1. Claudia, que perdição seu post!rs Dá pra passar dias aqui planejando a próxima aventura com as pequenas.
    Realmente são maravilhosos os destinos que você listou. E como carioca, apesar de amar minha capital, também sou apaixonada pelo meu Estado. Tem lugares fantásticos que não acabam mais! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não tem como não se apaixonar por Foz, né? Nosso Brasil tem muitos lugares lindos para ver e levar nossos filhos. Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Clau,

    Essas fotos do Lipe em Noronha estão de morrer de fofas!!!!
    Noronha está na nossa bucket list faz tempo, pena que é tudo tão absurdamente caro!!!!

    Beijão para vcs!

    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós fomos de milhas as 2 vezes e ficamos em pousadinhas de pescador, então não deu pra sentir muito o drama, Fran heheheh

      Excluir
  4. Claudia,
    Foz do Iguaçu esta na nossa wish list... Vou "devorar" seu blog para pegar dicas, hein!
    Adorei seu post!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Preciso urgente conhecer Foz!!! Noronha foi meu destino de lua de mel, mas eu queria levar o Léo pra conhecer!!! #bucketlistsóaumenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, precisa mesmo, Lili!
      Noronha é muito lua de mel, né? A nossa tb foi lá!

      Excluir
  6. Cláudia amei todas as dicas! Noronha está nos meus planos futuros bem próximos rsrsrs, mas está muito caro. Vou me programar pois sei que Beatriz tb vai adorar. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que ela vai amar Barbara, crianças amam praias e lá é a melhor!

      Excluir
  7. Babei Claudia!
    Noronha e Foz são top na minha wishlist.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livi, e eu que descobri no teu post vários lugares que preciso conhecer ainda na Bahia???

      Excluir
  8. Clau, que delícia ver as fotos do Lipe pequenininho!!!! Realmente nossas listas estão parecidas e eu fiquei babando com aquele super roteiro no Rio. Já anotei aqui para a próxima viagem!

    Beijos,

    Clau @Mezzo Mondo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele roteiro foi massa, Clau, pena que não tínhamos mais uns dias para fazer Arraial do Cabo...

      Excluir
  9. Interior do Rio de Janeiro é maravilhoso, digo até melhor que a capital. Gramado fomos sem as crianças e temos que voltar. Fernando de Noronha acho massa, mas caro demais =((((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Camila, a gente não curte muito o clima de insegurança na capital, mas o interior é perfeito!

      Excluir
  10. Noronha é um sonho de quase todo mundo eu acho, eu mesma nunca fui e morro de vontade! Gramado e Canela está na nossa lista de próximas viagens, em novembro estaremos lá, estou lendo seus posts já! Rio de Janeiro é muito querido, meu marido é carioca e adoro a terra dele! Foz nunca fui e está na wishlist com prioridade, de 2016 não passa! E Bahia é Bahia, eu adoro, apesar de fazer muitos anos que não piso lá! Adorei, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde tu és Guaciara? Onde vocês moram? Que legal que vocês estão vindo pra Gramado!

      Excluir
  11. Dessa lista só falta Noronha (tomando coragem para um avião menor...haha). Conhecemos a Bahia esse ano e amamos e como vocês, também já fomos 3 vezes a Foz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que não tem voos comuns pra lá? Acho que de Recife os voos eram regulares...nós fomos as 2 vezes de Natal nos pequeninhos mesmo...

      Excluir
  12. Arraial D'Ajuda, Gramado e Canela e Foz estão em nossa wish list de viagens, os outros destinos já fomos com as crianças e adoramos. Nosso Brasil tem lugares para todos os estilos de viajantes né verdade? Bom demais!

    ResponderExcluir
  13. Oi Cláudia,
    Já falei, mas tenho uma "invejinha" de vocês do Sul, com tantas coisas lindas para conhecer. Gramado e Canela foi minha primeira viagem sozinha, em excursão de ônibus, olha só!!! Foz do Iguaçu, visitei criança, quando ainda existia Sete Quedas. Fernando de Noronha é algo que fica piscando aqui na nosssa frente e ainda não saiu da lista. E assim a wish list vai aumentando....
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Marcia, até parece que vocês aí não tem um monte de lugares lindos na volta!

      Excluir
  14. É até covardia ver o post de vocês! rsrs Já são a família campeã de viagens pelo mundo e, pelo Brasil, também fazem muito bonito! Adorei ver que o Rio de Janeiro está na lista e o prazer que tiveram em escrever sobre todos esses destinos! Parabéns! Vamos viajar! bjs, Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, sabe que tem gente que vem aqui no blog deixar comentários que "precisamos conhecer o nosso Brasil antes de viajar pelo mundo"?!? Pô, mas eu até acho que a gente viaja bastante pelo Brasil...é que nas férias compridas a gente aproveita pra ir mais longe, e aí são as internacionais que acabam chamando mais a atenção...
      Bjos e obrigada!

      Excluir
  15. Que menino tão alegre! Aquela foto com as pulseirinhas na Bahia está um arraso. Belos lugares.
    Beijo, Tati

    ResponderExcluir
  16. Super Cláudia!
    Concordo contigo, Foz do Iguaçu rende muitos repetecos. Coisa boa essa Paraná, concorda?
    Curti as imagens do fofutcho em Noronha. Que vontade de morder. =)
    Bjos
    Adriana @blogdiariodeviagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, o Paraná é demais, Adri, da Ilha do Mel a Foz! Me falta Curitiba :(

      Excluir
  17. Claudia, amei e viajei um pouquinho em cada cidade, mas Fernando de Noronha e top 1!!! Bjs

    ResponderExcluir
  18. Seus posts são incríveis! Dá pra passar dias (ou semanas) apenas navegando de um destino pra outro! Este blog é uma tentação! Foz está confirmada como um dos nosso destinos em 2016 e já comecei a destrinchar todos os seus posts! Quanta informação legal! AMEI!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada, Simone! Que comentário querido, fiquei super feliz :)
      Bjokas

      Excluir
  19. Noronha e algumas cidades da Bahia estão na nossa lista.
    Foz nós já conhecemos, mas sem a pequena. Serra gaúcha, um dos nossos xodós, já fomos sem, e com ela. As cidades aqui do RJ, são praticamente nosso quintal. rsrs...
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. O único destino que nos falta conhecer da sua lista é Fernando de Noronha, mas também, os preços não ajudam em nada né Cláudia? Gramado já ganhou no concurso de cidade mais visitada em família! Foz, Rio e Bahia também são perfeitas para levar os pequenos. Abraços!
    www.viajarhei.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pati, eu fui prá lá nas 2 vezes de milhas e ficamos em pousadas simplinhas - não doeu muito, sabe? E olha, vale a pena! O problema é que depois de lá tu vai achar todo o resto um lixo :(

      Excluir
  21. Nossa, pirei nessa lista! A Bahia então, incrível! E quando vocês vêm pro Ceará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah nós já fomos a Jeri e Fortaleza, mas depois de ler teu blog vi tannnntos outros lugares que ainda quero conhecer no Ceará...

      Excluir
  22. Lindo post!!!!! Opa só me faltam 02 lugares: Noronha e Foz hehhehehe já estão na lista
    abraços!!!!

    ResponderExcluir
  23. Estamos com muita vontade de levar a pequena a Foz! E Noronha então...
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Oi Cláudia! Essa sua lista é de arrasar. Dela conhecemos somente Foz, Gramado e Canela (sem criança). Gostei muito do Litoral da Bahia e Fernando de Noronha nem se fala. Quem sabe um dia! :) As fotos lindas como sempre. Dispensam comentário! Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Cláudia! Adorei a lista. Fernando de Noronha é um destino nacional que preciso cortar da minha wishlist com urgência. Fui para Foz antes dos meninos sonharem em existir. Preciso voltar com eles. Gramado e Canela não tem como ficar de fora, né? kkkk Bjão.

    ResponderExcluir