Menu

wishlist: nossos 9 sonhos de viagens em família

Pela primeira vez ficamos de fora de uma blogagem coletiva :(

Nós já participamos de várias (veja aqui), e desta vez o tema era a wishlist das viagens em família. Fiquei louca de pena de não poder participar, mas foi por um ótimo motivo: nós estávamos no meio da nossa viagem pelos Bálcãs quando a blogagem aconteceu, realizando um dos meus maiores sonhos em matéria de viagem, que era justamente conhecer toda aquela parte do mundo! 

Ainda por cima, na mesma época, estávamos fazendo um sorteio de canecas do pequeno viajante no blog, em que quem quisesse participar deveria contar que lugar do mundo sonhava conhecer! Foram 193 participantes no sorteio, num verdadeiro festival de lugares novos e incríveis idéias de viagens, que só serviu para aumentar ainda mais a minha listinha! Olha aqui quantos destinos maravilhosos o pessoal lembrou. 

Pois então, agora que cheguei de viagem, fui ler todos os posts da blogagem, e não resisti: preciso atualizar a minha lista também!

A primeira coisa que eu preciso dizer é como fiquei feliz de participar de tantas bucketlists! Lendo os posts do pessoal que participou, encontrei muitas fotos nossas e muita gente dizendo que quer fazer viagens parecidas para os Bálcãs, Patagônia, parques nacionais dos EUA, Nova Zelândia, Fernando de Noronha...olha só:

Viajando com Pimpolhos
Viajar hei
Malas e Panelas

Vocês nem imaginam como a gente fica feliz de inspirar tantas viagens maravilhosas!!

Como poderíamos ficar de fora?!? Não dá, né?

Outra coisa que eu percebi, lendo os posts dos amigos blogueiros, foi quantos destinos de sonhos nós já conhecemos! A página que mais muda no blog é justamente esta aqui, com a nossa wishlist! Até poucos dias atrás, ela tinha mais 8 países, toda a ex-Iugoslávia, que eu acabo de riscar com a nossa última viagem :)

Não tem nada melhor na vida do que sonhar e REALIZAR sonhos, não é? Já sonhei tanto com a Índia, com um safári na África, com uma viagem pela Ferrovia Transiberiana, com Bonito...e é uma felicidade sem fim olhar esse bloguinho e ver quantos sonhos nós já realizamos!

Mas...voltando às blogagens coletivas (quando vários blogueiros escrevem sobre um mesmo tema), para saber mais sobre elas, leia aqui, onde eu explico tudinho!

Começamos 2014 com o post #queremosviajarpeloBrasil, sugerindo melhorias apontadas pelos blogueiros para que as famílias brasileiras se animem a viajar mais pelo nosso próprio país.

blogagem coletiva que teve até banner da Francine Agnoletto!


Para a blogagem wishlist das viagens em família, a inspiração veio do Eder Rezende, do blog Quatro cantos do mundo

Eu adoro fazer listas (veja aqui a lista dos nossos lugares preferidos no mundo), mas esta foi especialmente difícil!!!

A proposta inicial era #wishlisttop5, ou seja, deveríamos escrever sobre os 5 lugares no mundo que estão no topo da nossa lista de sonhos de viagens. 

Fácil, tão fácil que acabou ficando dificílimo: como listar APENAS 5 lugares, se nós temos pelo menos uns 15 no topo da nossa bucketlist, que é interminável???

Aqui neste link eu já fiz, há tempos, uma wishlist de países que queremos conhecer, e nós temos pelo menos uns 45 países listados!!!

Acho até engraçado quando as pessoas me dizem “ah, mas vocês já conhecem o mundo inteiro”, ou então “para onde vocês vão agora, já não conhecem tudo?”

Deus do céu, o mundo é imenso, e nós mal conhecemos uma gotinha dele!!! Quer ver só? Olha aqui! 
Asia: 14    45.16%
Africa: 4    7.14%
Caribbean: 3    13.64%
Europe: 29    60.42%
Middle East: 2    9.52%
North America: 2    50%
Pacific: 2    10%
South America: 8    61.54%
Total Visited: 64    29.63%

PS. Eles não consideram o Kosovo e Inglaterra e Escócia são "Reino Unido".

Viu só? Já estive em 66 países, e isso dá menos de 30% do mundo! Entendeu??? Faça seu próprio mapa de viagens aqui.   

Então, listar apenas 5 lugares ficou impossível, e eu resolvi, a bem da minha sanidade mental, e porque para mim é muito mais lógico, listar 9 VIAGENS que nós queremos (e vamos, porque querer é poder! Kkkkkkk) fazer em algum momento das nossas vidas!

Mãos à obra:

1 – Seattle, Vancouver, Cruzeiro ao Alaska e Banff´s Road

UPDATE: viagem realizada, veja aqui

No topo da lista, uma viagem que eu faria AMANHÃ, se tivesse férias :(

Há muitos anos nós sonhamos em passar uma temporada em Vancouver, no Canadá, onde o Peg quer fazer um curso de inglês, e nunca conseguimos. A ideia é fazer um daqueles cruzeiros incríveis até o Alaska, e depois alugar um motorhome e conhecer tudo o que houver entre Seattle, no norte dos EUA, e Banff, nas Montanhas Rochosas Canadenses.

Já conheço mais de 40 estados norte-americanos, mas nunca estive em Washington e, no Canadá, conhecemos apenas a costa leste - está mais do que na hora de suprir essas lacunas!

O cruzeiro ao Alaska está na nossa lista de desejos há muito tempo, como eu comentei aqui

Problema: essa viagem só pode ser feita entre maio e agosto, quando são feitos os cruzeiros e a Icefields Parkway está aberta. Deveríamos fazê-la em maio, quando tudo está vazio e mais barato, mas quando o Felipe entrar na escola, ano que vem, será impossível viajar em maio, e as cotações que eu fiz para aluguel de motorhome nas férias de julho são simplesmente impraticáveis :(  


2 – Islândia, Noruega e Finlândia

UPDATE: passagens compradas para a Islândia em outubro de 2016!

Outra viagem que também já deveria ter sido feita é esta, para a Escandinávia. Já estive na Dinamarca e na Suécia, e morro de vontade conhecer "o resto". 

Um dos desejos é ver a Aurora Boreal, fenômeno que só acontece no inverno. Por outro lado, sonhamos também com uma viagem de carro ao redor da Islândia e outra de motorhome pela Noruega...então com certeza não poderemos compatibilizar tudo numa única viagem à região!

Problema: o mesmo que já descrevi acima - é uma viagem para fazer em maio, na baixa temporada...

3 – Filipinas, Japão, Coreias e Dubai

É, o roteiro parece meio maluco, mas a ideia é pegar um voo que tenha stopover gratuito em Dubai e depois seguir para a Ásia, onde queremos conhecer o Japão e as duas Coreias e depois seguir para as Filipinas, de preferência num voo low cost da AirAsia

Nas Filipinas, queremos ver todas as praias paradisíacas: El Nido, Boracay, etc (veja aqui). 

Problema: a dificuldade de "entrar" na Coreia do Norte. 

4 – África Oriental

Como vocês viram no mapa que postei acima, a grande lacuna no nosso "currículo" de viajantes é o continente africano, do qual "conhecemos" apenas 7,14%! Isso, obviamente, não se deve à falta de vontade da nossa parte, já que queremos MUITO conhecer uma LISTA de lugares por lá: 

Botswana 
Burundi 
Etiópia 
Lesoto 
Malaui 
Moçambique
Zimbábue
Zâmbia 
Quênia 
Ruanda 
Tanzânia 
Uganda 
Tunísia

Andamos tangenciando o continente, no Marrocos, no Egito, na África do Sul e na Suazilândia, mas nunca tivemos oportunidade de nos enfronhar África adentro, e a vontade cada vez aumenta mais - ler o livro e o blog Saiporaí do Guilherme Canever também não ajudou muito a passar a vontade!!! kkkkk... 


Problema: é um lugar que ou você faz uma viagem roots, que não poderíamos fazer com o Felipe, ou então faz uma viagem 5 estrelas, gastando os tubos, e não é assim que queremos ver a África. Não existe meio termo :(

Então estamos em compasso de espera, sonhando que um dia o Lipe possa nos acompanhar numa expedição africana, quem sabe até lá eu ainda tenha forças para subir até o topo do Kilimanjaro!

5 – Iêmen, Irã, Uzbequistão, Kashgar, Paquistão e Ladakh 

Outro "ponto fraco" no nosso currículo é a Ásia Central :(

Não sei dizer exatamente porquê, mas morro de vontade conhecer Samarkand, Bukhara, Khiva e Tashkent, no Uzbequistão. Acho que sonhos de viagens são um pouco assim...porque Maldivas e não Seychelles? Não dá para explicar sonho, né???

O mesmo se diga em relação a Kashgar, a cidade mais ocidental da China e um dos pontos mais importantes na antiga Rota da Seda: quero porque quero, porque é um dos maiores fins de mundo que existem na face da Terra, e eu adoro fins de mundo! (e também porque ela fica em um dos extremos da estrada do Karakoram, como eu explico logo abaixo!)

Paquistão e Ladakh: na primeira vez em que fomos à Índia, em 2004, subimos até Dharamsala, e fomos ver o famoso show que acontece todo dia na fronteira com o Paquistão, mas, infelizmente, não tivemos tempo de continuar viagem, e ficou um gostinho de quero mais: quero mais Ladakh, quero mais Paquistão. 

Quero viajar pela estrada Manali - Leh, a segunda mais alta e talvez a mais bonita do mundo; quero conhecer Srinagar e a Caxemira, continuando viagem pelo Paquistão, na estrada do Karakoram (de Kashgar até Rawalpindi), outra das mais lindas do mundo, chegando pertinho do K2, se não for pedir muito :) 

Irã está na minha lista top desde sempre. Todos os maiores viajantes que eu conheço, de Tony Wheeler a Henrique Bente, juram por todos os santos que é o lugar mais hospitaleiro do mundo, e vivo pensando quando, afinal, vou conseguir colocar os pés em solo persa!

Desde que eu vi uma fotografia da capital do IêmenSana’a, quando eu tinha uns 16 anos, tenho vontade de ir lá e ver, ao vivo, esse lugar:



Problema: os conflitos que surgem na região, de uma hora para a outra, que fazem com que a gente não se sinta muito seguros para ir para lá com o Lipe ainda tão pequeno.  

6 – Butão, Tibet, Everest Base Camp, Sikkim e Sri Lanka

Esse é um outro roteiro que parece meio maluco, à primeira vista! 

Com relação ao Tibet, já contei em outro post sobre as nossas tentativas de visitar a região e como fomos sumariamente barrados pelos oficiais chineses, leia mais aqui. É claro que a vontade, desde então, só aumentou, né?!?

O Everest Base Camp é outro sonho antigo, sobre o qual também já falei muito aqui no blog (veja aqui) - temos "viajado" nessa viagem desde a primeira vez que fomos a Kathmandu, em 2004. O problema é que é necessário um grande preparo físico e bastante tempo para fazer a caminhada, além de $$$$$, coisas que ainda não se "conjuminaram", mesmo porque eu jamais ficaria 20 dias longe do Lipe...então o jeito é torcer para que as nossas pernas aguentem firmes até ele crescer e poder ir conosco - quem sabe não fazemos Kilimanjaro e EBC numa mesma viagem?!?



Quando fomos à Índia pela segunda vez, em 2011, com o Felipe a tiracolo, fomos até Darjeeling, mas, como sempre, o tempo não foi suficiente para continuarmos viagem até Sikkim, e ficou novamente aquele gostinho de quero mais - a quem interessar possa, Sikkim é uma região no norte da Índia, na cordilheira do Himalaia, entre Butão, Tibet e Nepal, conhecida como um dos lugares mais bonitos do mundo, um verdadeiro paraíso na Terra ;)  

O Butão é outro lugar que está na nossa lista desde sempre e só não fomos lá ainda porque é meio complicado, você precisa ir com uma excursão organizada, custa caro, não gosto da ideia de ter um guia no meu pé...mas com certeza iremos lá em algum momento!

Tibet, Sikkim, Everest Base Camp e Butão são 3 lugares onde se pode facilmente chegar a partir de Kathmandu...e porque eu tasquei o Sri Lanka junto??? Ora, porque o Sri Lanka é o lugar que "nos falta" conhecer na região, morremos de vontade ir lá, e pretendemos, um dia, em breve, unir o útil ao agradável, hehehe... 

– Cidades Históricas de Minas Gerais

Achou que a gente tinha esquecido das belezas do Brasil, é??? Só que não!

Há muito tempo sonho em conhecer as cidades históricas de Minas, vontade que só aumentou depois de conhecer Paraty e do nosso passeio pela Estrada Real, que eu contei aqui.

Quero passar pelo menos uma semana, de carro, passeando por Ouro Preto, Tiradentes, Mariana...e, claro, aproveitar para conhecer Belo Horizonte e o famoso Inhotim.



 Expedição pela Amazônia

Desde que eu ouvi falar, pela primeira vez, desta viagem de barco pelo Rio Amazonas, ela entrou para o topo dos meus sonhos de viagem dentro do Brasil!

É uma viagem organizada pela Our Whole Village, e todos os detalhes estão aqui. É justamente como eu sonho mostrar a Amazônia para o Felipe, numa viagem pensada especialmente para as crianças! #sonho



Parece incrível, né? Melhor ainda se "conjuminar" com uns dias em Manaus, para conhecer a capital!

9 – Guatemala, Honduras, Belize, México

Para encerrar a lista das tops, uma viagem frustrada. Já contei para vocês aqui no blog (veja aqui) que no final do ano passado nós íamos viajar pela América Central, lembram?

A viagem foi tão acalentada e planejada que comprei vários guias, li muitos blogs de viagens e já tinha até o roteiro prontinho, todo detalhadinho! 

Mais do que isso, algumas amigas me mandaram até as dicas delas, que acabaram virando posts aqui no blog, veja aqui aqui.

Chegamos a comprar as passagens aéreas para o Panamá, onde a viagem começaria. Infelizmente, como contei, não conseguimos hotéis em lugar nenhum na última hora, mudamos os planos em cima do laço e terminamos o ano na nossa #Lipenamotorhometrip, uma grande viagem de motorhome pelos Estados Unidos, passando por Nevada, Utah, Arizona e Califórnia

Foi uma viagem maravilhosa, é claro, mas a América Central ficou engasgada, e continua em alta na minha lista de desejos, sem contar que Chichén Itzá é a única maravilha do mundo moderno que nos falta conhecer, como eu contei aqui!!! 

E você, já fez a sua wishlist? Quais são os seus sonhos de viagens em família? Conte pra gente! 

Também queremos saber quais são os seus lugares preferidos no mundo! Os nossos estão aqui


Assista todos os minifilmes das nossas aventuras no Facebook. Os videoclipes você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal!

Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro. 

No Twitter, procure por @pequenoviajante. No Google+, você nos adiciona aqui

Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Você também nos encontra aqui:



Veja também os posts com as listas de desejos do pessoal que participou da blogagem coletiva, nos links abaixo:

1 – Eder Rezende – Quatro Cantos do Mundo
2 – Claudia Bins – Mosaicos do Sul
3 – Adriana Pasello – Diário de Viagem
4 – Sut-Mie Guibert – Viajando com Pimpolhos
5 – Carlos Augusto Monteiro – Para a Disney e Além

6 – Valéria Beirouth – It Babies

7 – Márcia Tanikawa – Os Caminhantes
8 – Patricia Longo Tayão – Viajar hei
9 – Liliane Inglez – Trilhas e Cantos
10 – Francine Agnoletto – Viagens que Sonhamos
11 – Elaine Castro – Viagem Massa
12 – Cássia Virgens – Fomos Juntos de Malas Prontas
13 – Regeane Nicaretta – Dicas da Rege
14 – Cristiane Martins – Dias Viajando por Aí
15 – Andrea Barros – Do RS para o Mundo
16 – Flávia Peixoto – Viajar é tudo de bom
17 – Luciana Misura – Colagem
18 – Camila Marquim – Mando um Postal
19 – Erica Piros Kovacs – Viagem com Gêmeos
20- Andreza Trivillin – Andreza Dica e Indica Disney
21 – Patricia Monahan – Our Whole Village
22 – Andrea e Luciano – Malas e Panelas
23 – Débora Galizia – Viajando em Familia
24 – Bella Gonzaga Morassi – MãeMimi
25 – Ana Luiza Fragoso – Oxente Menina
26 – Patricia Papp – Coisas de Mãe
27 – Lucia Malla – Uma Malla pelo Mundo
28 – Rebeca Meyer – Matheus Viajando
29 – Rachel e Luciano – Viagem a dois
30 – Debora Segnini – Gosto e Pronto
31 – Cynara Vianna – Cantinho de Ná
32 – Renata Luppi – Mala Inquieta
33 – Alexandra Aranovich – Café Viagem
34 – Família Müller – Viaje com a família Müller
35 – Ana Cintia Cassab Heilborn – Travelbook


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

13 comentários:

  1. Ola Claudia
    como anfitrião da blogagem nãopoderia deixar de ler sua lista. Olhando seu mapa dá para ver claramente 3 áreas do undoa ser exploradas: África que você vai mesmo amar, ásia central e américa central.

    mãos a obra ou as viagens
    Abs Eder

    ResponderExcluir
  2. Você é minha musa inspiradora Cláudia, visitar seu blog já é uma viagem! Ainda estou conhecendo o basicão, pois o vício em viajar só adquiri depois do nascimento do meu filhote, mas quando crescer, quero ser igual a você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho o máximo que tu começou a viajar justamente quando as pessoas param, Patricia!

      Excluir
  3. Cláudia,

    Temos duas trips em comum, prontas para sair da lista de desejos, rsrsrsrs
    Seattle, Vancouver, Alaska e banff….Se Deus quiser sairá ano que vem, com direito a curso de inglês e tudo!!! To vendo até escola pro Dodô. Que tal o Lipe de coleguinha??? rsrsrs

    E a de MInas só ta faltando a Gol ou a Tam coloborar com uma mega Promo, rsrsr. Já era pra ter saído do papel ano passado, mas em virtude dos motivos da nossa penúltima blogagem coletiva, não rolou ainda.

    beijo para vcs e um ótimo domingo!!!

    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria massa, hein Francine? Mas com o Lipe na escola ano que vem, ferrou :(

      Excluir
  4. Adorei!!! Mais alguns lugares para a minha wish list!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Confesso que estava mega curiosa para ler a lista de desejos de viagens de vocês... rsrsrs
    Lógico que adorei! Muita inspiração para mim também. Abraços e boas viagens para todos nós!

    ResponderExcluir
  6. Ótima Lista Cláudia!!
    Tomara que vcs consigam riscar todos estes destinos ;)
    Obrigado pela menção do livro da África!
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Claudia querida, como sempre é uma delícia de ler seus posst! Temos em comum as cidades históricas mineiras e também sonho em conhecer o Alaska, apesar de não ter incluído na minha listinha... haja tempo e $$$ rsrsrsrs. Bela lista!

    ResponderExcluir
  8. Claudia, adorei a capital do Iêmen! Acho que nunca tinha visto foto de lá! Tenho mil e uma dicas das cidades históricas de Minas - fui 2 vezes, 1 num feriado e outra vez com calma por + de 1 semana: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/post-indice-cidades-historicas-de-minas.html.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda que legal te ver por aqui :)
      Vou lá já já conferir as tuas dicas! Obrigada!

      Excluir