Menu

Itacaré - dicas de passeios e das praias mais bonitas do litoral baiano

Há muitos anos eu tinha vontade de conhecer Itacaré, na Bahia, e finalmente matei a vontade em janeiro deste ano. Quer dizer, não MATEI, MATEI bem a vontade, por que passamos muito pouco tempo lá, e vou ter que voltar para conhecer as praias que ficam fora da cidade, que não conhecemos.

 Leia aqui a resenha que já escrevi sobre a pousada maravilhosa em que nos hospedamos por lá: 


Como a pousada era super bem localizada no centro da vila, e as praias da cidade eram tão lindas e gostosas - enquanto que as praias de "fora da cidade" têm acessos um pouco mais complicados, com trilhas para chegar até o mar, acabamos curtindo mais a vilinha de Itacaré em si, e prometemos voltar em outra oportunidade para explorar melhor "o resto" quando o Lipe já tiver mais fôlego para fazer trilhas conosco por conta própria. 



Não que isso signifique que não é possível ir até as praias mais "selvagens" com bebês - enquanto estávamos lá, conversamos com várias pessoas que nos explicaram que algumas das trilhas são bem fáceis de se fazer com crianças, embora as praias tenham pouquíssima (ou quase nenhuma) infra-estrutura. 

No próximo (e último) post desta série sobre a Bahia, pretendo contar a vocês também sobre algumas outras descobertas que fizemos na região da Costa do Cacau, onde se localizam ItacaréIlhéusCanavieiras...como o Point das Empadas, a Cachoeira de Tijuípe e o Mirante da Praia de Serra Grande.

Mas, neste post, vamos nos compenetrar e focar na vila de Itacaré, certo?

Eu adorei a cidade! Já contei para vocês que amamos Santo AndréArraial D`Ajuda e Trancoso, mas a minha preferida foi realmente Itacaré, por ser mais "a minha cara". 

Santo André ainda não é tão desenvolvida, Arraial é um pouco mais popular, Trancoso é super sofisticada (e cara!) e Itacaré é hippie - não que nós sejamos hippies, hehehe, mas amei aquele lugar e a vibe de lá! Sem contar que - e quanto a isso não há qualquer discussão - lá ficam as praias mais bonitas do litoral baiano, de longe!


Além das praias mais bonitas - em termos de beleza natural - do litoral da Bahia, aquele ambiente rústico de Itacaré, de praias virgens e natureza preservada, é o que há de gostoso! É um lugar para quem curte aventuras, SUP, surf, capoeira, reggae, forró e cachoeiras. 

cidadezinha fica localizada no litoral sul da Bahia, a aproximadamente 250km de Salvador. O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus, a 75km de distância. De lá, você pode pegar um ônibus, táxi, transfer ou, como nós, alugar um carro para ir até Itacaré. 

A temperatura média anual é de 27 graus, e a época de chuvas vai de maio a julho. O melhor período para visitar a região é de agosto a janeiro. 

Como já falei, nós priorizamos as 5 praias centrais, urbanas, que têm fácil acesso e estrutura (e, claro, são mais cheias). 



1) Praia da Ribeira 


A primeira praia que nós visitamos foi a Praia da Ribeira, onde almoçamos um ótimo peixe em postas com arroz, feijão e salada por R$ 87,00 na primeira barraca da praia - Cabana Costinha

Tem tirolesa e um riacho que deságua no mar, ótimo para as crianças. 

O mar é com ondinhas light e a praia é bem bonita, com muitas barracas e mesas/cadeiras de plástico.

Cuidado com as águas-vivas (mãe-d'água)! São terríveis, daquelas que se grudam na pele e queimam de verdade. Vi famílias que já andavam com calamed na bolsa de praia - fiquei meio assustada!










É a praia urbana que fica mais distante do centro. Depois, voltamos em direção ao centrinho conhecendo as outras praias:

2) Praia da Costa 

Não tem nenhuma estrutura, e talvez justamente por isso é que é tão bonita!




3) Praia da Tiririca 

Tem até pista de skate na beira desta praia! 

É um point de surfe e tem cheiro de maconha no ar, então não é muito "família". 

O ponto positivo é que é uma das poucas praias com estrutura no nordeste brasileiro que não tem cadeiras de plástico na areia.




4) Praia do Resende

Bem bonita!





5) Praia da Concha

É a praia mais próxima do centro da cidade, com aluguel de caiaque e muita gente fazendo SUP naquele mar calminho.

Quando me disseram que era a mais próxima do centro, que dava tranquilamente para ir até lá a pé, e que tinha muita estrutura de bares de praia e tal, fiquei com um pé láaaaaa atrás, achando que ia ser muvucada e suja, mas a Praia da Concha foi uma ótima surpresa: é linda, tem a água bem calminha, perfeita para crianças e, pelo menos quando estivemos lá, não estava nem suja, nem cheia de gente. 

Enfim...adorei!  






Mirante Ponta do Xaréu

No canto esquerdo da Praia da Concha fica o Mirante Ponta do Xaréu, point para ver o pôr do sol, com uma vista linda do centro histórico de Itacaré.





Orla do cais e centro histórico

Passeamos pela orla do cais, lugar tri fotogênico, com todos aqueles barcos de pescadores coloridos ancorados lá! 

Itacaré tem um bonito casario, pena que está tão maltratado!



Centrinho

O centrinho da vila tem 2 ruas movimentadas, uma bem pertinho da outra, onde se concentram os restaurantes, sorveterias, bares, lojinhas e pousadas: 

1) a Passarela da Vila é um calçadão na Rua Lodônio de Almeida, que liga o centro à Pituba, e 




2) a Pituba, meca de mochileiros, hippies e gringos no sul da Bahia - um daqueles lugares gostosíssimos para um passeio a pé!

A Pituba tem vários hostels e pousadas, mas é um fervo durante a noite, então não acho que seja muito recomendável ficar por ali. 




Como comentei lá em cima, nós escolhemos a Pousada Ilha Verde.

Fui dar uma pesquisada lá no Viaje na Viagem e a ótima avaliação no Booking foi confirmada pelo Riq, que diz que "a localização Centro-Pituba é a mais conveniente para aproveitar a noite" e que "num mar de pousadas ultrabásicas, o grande destaque é a Ilha Verde, que está fora da muvuca, tem decoração de personalidade e um terreno com vegetação viçosa".

A pousada fica na Rua Athayde Setubal, nº 234, no centro da vila de Itacaré, localização perfeita para aproveitar a cidade. 

Durante o dia, para aproveitar as praias não urbanas, você vai acabar precisando de um carro independentemente de onde estiver hospedado, mas à noite, se quiser sair para passear à pé pela Pituba ou pela Passarela da Vila, a pousada está super bem localizada - perto de tudo, mas longe do barulho e da muvuca, no meio de um sítio com uma vegetação exuberante!

A impressão que se tem é a de que estávamos num hotel-fazenda, longe de tudo, mesmo estando em pleno centro da cidade - um lugar perfeito para descansar de verdade. 


Onde comer 

Nosso lugar preferido para jantar foi o Beco das Flores, mistura de pizzaria, restaurante e bar famoso na vila. 

Super indicado! 

O ambiente é ótimo, super aconchegante! Recomendo o escondidinho de camarão e os sucos de cupuaçu e abacaxi com hortelã - hummmmm...







Fica na Rua Lodônio de Almeida, nº 108, na Passarela da Vila. Pagamos R$ 107,00.

Não deixe de provar os famosos picolés do Péricles, que tem uma filial ali mesmo na Pituba.
Praias fora da cidade

Indagando daqui e dali quando estávamos lá, descobri que, fora da cidade, as praias mais famosas de Itacaré são:

1) Engenhocalocalizada no Km 12 da Rodovia BA-001, que liga Itacaré a Ilhéus. Tem uma pequena trilha de 30 minutos para chegar à praia, e frutas e tapioca para vender.

2) Havaizinho - existe uma trilha entre as praias de Engenhoca e Havaizinho.

3) Jeribucaçu - fica a 8Km da cidade, na Rodovia BA-001, e para chegar lá é necessário fazer uma trilha de aproximadamente 35 minutos. Tem aluguel de guarda-sol, frutas e tapioca à venda e o famoso peixe assado com farofa de banana. 

4) Prainha - é a praia que fica mais perto da vila, das não urbanas. É acessível por barco ou a pé, por uma trilha que sai da Praia da Ribeira (ao chegar lá você olha para a direita e verá a trilha). Dizem que é a mais bonita, o cartão postal da cidade! Tem uma barraca vendendo água de coco e frutas, banheiros e uma ducha de água doce. 

5) Itacarezinho - é um pouco mais cheia, pois tem estrutura para almoço e não precisa de trilha.

Atenção que todas essas dicas foram anotações que eu fiz por lá, perguntando para os nativos - não conheci nenhuma destas praias de fora da cidade, e portanto não me responsabilizo pelas dicas, ok?!



Você já conhece Itacaré? Qual a sua praia favorita na cidade? Tem dicas de restaurantes, pousadas? Conte pra gente, deixe a sua dica na nossa caixa de comentários abaixo!

No próximo post, mais sobre a operação #LipenaBahia!! Acompanhe a hashtag #LipenaBahia no nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro e veja lá muitas das nossas dicas!



Confira tarifas reserve aqui sua estadia na Pousada Ilha Verde pelo melhor preço!


Nós sempre usamos a Rentalcars para aluguel de carros:




Para ler mais, todas as nossas postagens sobre a Bahia estão organizadas aqui.








Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 


Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Super legal nós também já fomos
    É super calmo e relaxante para ficar com a família

    ResponderExcluir