Quanto custa uma viagem para Huaraz no Peru
Há algum tempo eu publiquei um post aqui no blog com o título quanto custa viajar para o Peru.
Lá eu não disse quanto custou a nossa viagem, pois nem eu mesma sei, já que nunca somo custos de viagens, mas registrei o custo das coisas no Peru, especialmente na região de Cusco e no Vale Sagrado.
Naquele post você consegue ter uma boa base de quanto custam as coisas no Peru - de refeições em restaurantes e diárias de hotéis até passeios, gasolina, etc - e quanto você deverá calcular para o seu orçamento diário numa viagem a Cusco e Vale Sagrado.
Desta vez, a nossa viagem foi BEM diferente. Uma mesma viagem ao Peru pode ter custos bem diferentes dependendo do destino - Cusco ou Huaraz.
Então achei que, como essa sempre é a maior dúvida de todo mundo que me escreve - 'quanto custa essa viagem' - não custava nada registrar aqui o que gastamos na nossa recente viagem a Huaraz, no Peru.
Então, se você está querendo saber quanto custa uma viagem para Huaraz, no Peru, encontrou o que procurava. *
* Todas as informações deste post são relativas à nossa viagem a Huaraz, no Peru, em maio de 2023.
Leia também:
Dicas de viagem para Huaraz no Peru: como chegar, onde ficar, onde comer e muito mais
Como é a trilha à Laguna 69 e Lagunas Llanganuco em Huaraz, Peru
Como é o trekking Mini Circuito Huayhuash no Peru
Glaciar Pastoruri em Huaraz no Peru
![]() |
a moeda peruana é o sol |
Qual moeda usar no Peru
Bom, a moeda peruana é o sol, que está bem mais bem valorizado que o real, tornando as coisas no Peru um pouquinho mais caras do que eram antes (na última vez que tínhamos estado lá, em 2018, a cotação do sol pro real ainda era bem melhor do que é hoje).
A cotação do sol para o dólar, em maio de 2023, estava oscilando entre 3,67 ou 3,69 soles para U$ 1.
Em média, U$ 1 = 3,68 soles.
Para trocar U$ ou euros por soles, dê uma olhada e compare os preços em pelo menos 2 casas de câmbio. Ali na esquina da Plaza de Armas de Huaraz encontramos duas, uma ao lado da outra. Trocamos U$ por soles várias vezes ali durante a nossa estadia em Huaraz e não tivemos nenhum problema. Como já mencionei, a cotação ali variou pouco, ficando em média entre 3,69 e 3,69 soles para 1 dólar americano.
![]() |
as casas de câmbio são uma ao lado da outra e, às vezes, têm cotações bem diferentes uma da outra, com até 2 ou 3 centavos de diferença |
![]() |
note que as moedas recebidas são dólares e euros - não tente trocar reais no Peru! |
![]() |
veja como aqui a cotação havia caído para 3,65, enquanto na 1ª foto acima estava em 3,69 e na 2ª foto 3,68 |
Também levamos cartão de crédito VISA, que sempre levamos apenas para emergências, sem nenhuma intenção de usar, e levamos o cartão de débito NOMAD, que tenho usado nas últimas viagens e está mais do que aprovado.
O cartão NOMAD só pode ser carregado em dólares, diferente do WISE, que pode ser carregado em várias moedas. Eu já ouvi vários pros e contras sobre os 2 e, como só uso o NOMAD, não posso opinar sobre o WISE, mas acho que com qualquer um dos 2 vocês estará bem acompanhado.
Mas tem um detalhe: várias pessoas me perguntaram se é possível levar apenas cartão de débito numa viagem ao Peru. E a minha resposta é: definitivamente não recomendo!
Diferente das Ilhas Faroé e da Noruega, por exemplo, onde os cartões de débito e de crédito são universalmente aceitos para todos os pagamentos, em todos os lugares, na América do Sul as coisas ainda não evoluíram como na Escandinávia, e em diversos lugares não é possível pagar com cartão.
Muitas vezes, também, perguntei se era possível pagar com cartão de débito - como no albergue Krusty Hotel B&B, onde nos hospedamos por 5 noites, e eles disseram que sim, era possível pagar com cartão, mas acrescentariam uma taxa de 5% ao valor final para pagamento com cartão! Em outros lugares, chegaram a mencionar uma "taxa extra" de 10% para pagamentos com cartão!
Então, jamais recomendaria que alguém viajasse ao Peru APENAS com um cartão de débito - você vai, sim, precisar de cash, ou seja, de soles.
Também não adianta circular pelo Peru com dólares ou euros: a moeda no Peru é o sol, assim como no Brasil é o real, e dólares e euros não são aceitos no comércio em geral, apenas nas casas de câmbio.
Então a dica é: leve U$ ou euros e troque por soles nas casas de câmbio existentes na esquina da Plaza de Armas de Huaraz. E leve algum cartão de débito também.
Vale ressaltar que o pior lugar para trocar soles, no Peru, é o Aeroporto de Lima - a cotação lá é sempre péssima, do tipo "pega-turista". Enquanto não conseguir trocar dólares ou euros num local melhor (uma casa de câmbio FORA do aeroporto), vá gastando no cartão de débito.
É importante dizer também que levar reais para o Peru é uma besteira tremenda, ele é super pouco valorizado - isso SE você encontrar quem queira trocar reais lá! O correto é levar dólares ou euros, aí não tem erro.
![]() |
adoro a "oficialidade" dos recibos das casas de câmbio kkkkk... |
![]() |
moedas de soles peruanos |
Quanto custa uma viagem para Huaraz no Peru
Como já expliquei, vocês nunca terão de mim uma resposta objetiva para a pergunta "quanto vocês gastaram na viagem a Huaraz", simplesmente porque eu não fico somando dívidas de viagem - simplesmente prefiro não saber esses números.
Também nunca vou responder à pergunta "quanto custa uma viagem a Huaraz no Peru", porque eu acho uma temeridade dar uma informação destas, já que cada pessoa/casal/família gasta seu dinheiro de forma completamente diferente da outra. Nós ficamos hospedados num alberguezinho de U$ 12, você estaria disposto a isso para economizar?
Talvez os nossos padrões de "quanto custa uma viagem a Huaraz" sejam bemmmm diferentes, entendeu?
Pense comigo: se você ficar hospedado num albergue que custa U$ 12 a diária no quarto de casal com café da manhã incluído, você vai gastar U$ 120 em 10 dias de hospedagem em Huaraz. Por outro lado, tem gente que gasta U$ 120 em UMA diária de hotel em Huaraz. Sendo assim, como eu poderia dizer a vocês, objetivamente,' quanto custa uma viagem a Huaraz'?
Vocês percebem que seria uma irresponsabilidade?
Então o que eu vou fazer aqui é o que eu faço sempre: vou deixar registrados os custos/gastos da nossa recente viagem para Huaraz, e assim vocês poderão ter uma boa idéia de quanto custam as coisas no Peru, para planejar o orçamento da SUA viagem a Huaraz, de acordo com as SUAS prioridades.
Tenha em consideração que todos esses gastos listados abaixo são para 2 pessoas, eu e o Peg, e todas as informações deste post são relativas à nossa viagem a Huaraz, no Peru, em maio de 2023.
![]() |
4 diárias de hotel em quarto de casal com banheiro privativo e café da manhã por U$ 50 |
![]() |
nós ficamos hospedados num alberguezinho de U$ 12, você estaria disposto a isso para economizar? |
Hospedagem em Huaraz no Peru
Dividimos a nossa estadia em Huaraz no Peru em 2 hotéis diferentes.
Primeiro ficamos 3 noites no maravilhoso Hotel Andino Club, e digo que vale muito a pena ficar uns dias lá, pois é um dos melhores hotéis de Huaraz.
![]() |
em Huaraz ficamos 3 noites no maravilhoso Hotel Andino Club |
Depois, como sairíamos às 2hs da madrugada para o nosso trekking de 3 dias no Circuito Huayhuash, e não valia a pena pagar um hotel caro para não aproveitá-lo direito, precisávamos encontrar uma hospedagem mais baratinha, onde pudéssemos ficar até as 2hs da madrugada e deixar as nossas mochilas no guarda-volumes, já que não levaríamos tudo que tínhamos conosco para o trekking, apenas uma duffel bag.
O Krusty Hotel B&B foi exatamente o que precisávamos: um albergue bom e bem barato, tão limpinho que, quando voltamos a Huaraz, passamos mais 4 dias lá!
Para mais detalhes das nossas hospedagens em Huaraz, veja aqui:
Dicas de viagem para Huaraz no Peru: como chegar, onde ficar, onde comer e muito mais
Como os preços das diárias variam bastante de acordo com a época do ano (e até de acordo com os dias da semana), recomendo que você clique nos links e veja no Booking os preços das diárias na data da sua viagem.
Lembre que de maio a setembro é alta temporada em Huaraz e, consequentemente, os preços ficam mais altos nesta época.
Em Lima, nos hospedamos no Hospedaje El Tumi Aeropuerto: custou apenas 70 soles a diária no quarto de casal bem limpinho, com banheiro compartilhado no corredor (éramos os únicos hóspedes). No total, pagamos 100 soles, pois pedimos um café da manhã, que era opcional, e custou 30 soles.
Veja também:
![]() |
recepção do Krusty Hotel B&B |
![]() |
pagamos U$ 63 por 5 diárias no Krusty Hostel em Huaraz, com café da manhã |
Custos de uma viagem a Huaraz no Peru
No total, trocamos U$ 1090 por 4.016 soles durante a nossa viagem a Huaraz no Peru.- 20 soles - táxi da parada de ônibus ao hotel em Huaraz
- 60 soles - 2 entradas parque nacional Pastoruri
- 1 sol - banheiro no parque nacional
- 90 soles - jantar Café Andino
- 4 soles - água de 2L em mercadinho
- 60 soles - 2 entradas parque nacional Laguna 69
- 4 soles - água de 3L em mercadinho
- 120 soles - almoço El Rinconcito Minero
- 1,80 soles - 2 águas 600ml em mercadinho
- 25 soles - empanadas e bebidas para jantar e café da manhã na padaria Q'Delicia
- 3 soles - 2 garrafas de água de 600ml
- 86 soles - almoço California Café
- 17 soles - 4 empanadas em padaria
- 2,40 soles - 2 garrafas de água de 750ml no mercado Trujillo
- 12 soles - 2 sorvetes em Carhuaz na Heladeria Porvenir
- 10 soles - 2 ingressos Laguna Parón
- 2 soles - 2 banheiros no refúgio da Laguna Parón
- 55 soles - almoço Recreo Campestre El Mirador
- 13 soles - empanadas
- 34 soles - compras super para jantar e café da manhã
- 60 soles - 2 ingressos Nevado Mateo
- 50 soles - gorjeta guia Nevado Mateo
- 1,20 soles - 1 água de 750ml
- 100 soles - manta de lã de alpaca na feira de artesanato
- 6 soles - táxi do hostel ao terminal Cruz del Sur em Huaraz
- 4 soles - minibus até shopping Plaza Norte em Lima
- 102 soles - almoço Chili's Grill shopping Plaza Norte em Lima
- 3 soles - minibus do shopping ao aeroporto/hospedagem em Lima
- 35,20 soles - Starbucks aeroporto Lima
![]() |
cardápio do Café Andino, um clássico de Huaraz |
![]() |
se quiser economizar, você pode comprar empanadas nas diversas panaderias de Huaraz para almoçar ou jantar bem baratinho |
![]() |
sorveteria em Carhuaz |
![]() |
menu de almoço no Recreo Campestre El Mirador |
![]() |
almoço em Lima |
![]() |
os ingressos do Parque Nacional Huascarán custam salgados 30 soles por dia |
![]() |
produtos à venda na feira de artesanato em Huaraz |
![]() |
feira de artesanato da Plaza de Armas |
![]() |
menu do California Café |
![]() |
compras no mercado Trujillo |
![]() |
existem vários mercados desta rede em Huaraz, e são os melhores |
![]() |
almoço no nosso restaurante favorito em Huaraz |
![]() |
comprando garrafas de água mineral num mercadinho de Huaraz |
640 soles - Fredy Lliuya da agência Andes Adventure Holidays
- Laguna Parón: 45 soles por pessoa
- Nevado Mateo privado: 550 soles para 2 pessoas, incluindo guia certificado de montanha, transporte privado para dois e equipamentos (botas de escalada, grampones, piolet, arnes e capacete)
![]() |
pagamos 640 soles por 2 passeios com a agência do Fredy, e recomendamos muito que você faça a escalada ao Nevado Mateo guiado por ele |
Para negociar um "pacote" de passeios, seja privado, seja em grupo, com esta que é, provavelmente, a melhor agência de Huaraz, o melhor é entrar em contato pelo WhatsApp +51 943 332 193 com a Edita, dona da agência, informando os dias que você vai estar lá, os passeios que quer fazer, e pedindo um preço especial pelo combo de passeios. Mesmo em grupo, os passeios deles são excelentes - não vejo necessidade de fazer privado.
Recomendo muito que você faça com eles estes 3 passeios - de preferência nesta ordem, para facilitar a aclimatação:
- Laguna Parón
- Glacial Pastoruri
- Laguna 69 + Lagunas Llanganuco
![]() |
mesmo em grupo, os passeios da Inkaland Treks são excelentes - não vejo necessidade de fazer tours privados |
![]() |
luxos que você só vai ter com uma agência top como a Inkaland Treks |
![]() |
em todos os passeios com a Inkaland Treks você recebe essas marmitinhas com guloseimas |
Gastos no Trekking Mini Huayhuash 3 dias
- 1800 soles - pagos à agência Caleb Expeditions pelo Trekking Huayhuash de 3 dias
- 4 soles - café no caminho para Queropalca
- 80 soles - 2 ingressos 1° dia
- 60 soles - 2 ingressos 2° dia
- 60 soles - 2 ingressos 3° dia
- U$ 40 - gorjeta guia
- 20 soles - gorjeta 'arriero'
- 2 soles - conexão internet 30min em Tupac
![]() |
é possível conseguir trekkings mais baratos com outras agências, mas tenha cuidado para não comprar gato por lebre! |
![]() |
tenha o cuidado de verificar também tudo o que está - e principalmente o que NÃO está - incluído no seu pacote de trekking |
![]() |
cada vez que você entra na área de conservação explorada por uma nova comunidade camponesa, tem que pagar novos ingressos, cujos preços variam de 30 a 40 soles por pessoa |
Gastos no cartão Visa
- Táxi do aeroporto para o terminal de ônibus em Lima: 40 soles = R$ 56,90
- Uber do terminal de ônibus Plaza Norte em Lima para aeroporto/hotel: 12 soles = R$ 17,30
Gastos no cartão Nomad
130 soles (U$ 35,43) - 2 passagens de ônibus Lima - Huaraz (as passagens comuns custam 65 soles por pessoa e as leito custam 85 soles - compramos 2 comuns e pagamos 130 soles)
7 soles (U$ 1,91) - 2 refrigerantes de 600ml no terminal de ônibus (3,50 soles cada um)
58 soles (U$ 15,76) - jantar na estrada no restaurante El Tambo de Chasqu:
- 25 trucha
- 22 milanesa
- 7 coca + inka cola 600ml
- 4 água mineral 3L
110 soles (U$ 30) - jantar no restaurante do Andino Hotel (Chalet Suisse)
105 soles (U$ 28,75) - jantar El Rinconcito Minero
190 soles (U$ 51,88) - 2 passagens de ônibus Huaraz - Lima (95 soles cada uma ônibus leito)
82,50 soles (U$ 22,39) - jantar Inka Frut
131 soles (U$ 35,76) - jantar El Rinconcito Minero
![]() |
Cusqueña, a famosa cerveja local |
![]() |
passagens de ônibus Huaraz - Lima - 95 soles cada uma no ônibus leito da empresa Cruz del Sur |
![]() |
Inca Kola, o refrigerante peruano que tem gosto de chiclete líquido e você precisa experimentar |
![]() |
jantar na estrada no restaurante El Tambo de Chasqu |
Passagens aéreas para Lima
Compramos as nossas passagens aéreas de Porto Alegre para Lima pela LATAM.
Pesquisamos no Google Flights e foram as passagens mais baratas que encontramos para as datas que precisávamos: R$ 4.701,46 no total (para 2 pessoas, ida e volta).
Cada passagem custou R$ 2.350,73, e a franquia de bagagem era de 10Kg de bagagem de mão apenas, sem direito a bagagem despachada.
Descubra como chegar a Huaraz, com todos os detalhes, aqui: Dicas de viagem para Huaraz no Peru
![]() |
o voo LATAM entre Porto Alegre e Lima foi praticamente um voo panorâmico sobre o Peru e a Bolívia, e valeu cada centavo! |
![]() |
a franquia de bagagens era de apenas 10Kg de bagagem de mão por passageiro + bolsa, sem direito a bagagem despachada |
Seguro viagem para o Peru
Não estou recomendando que ninguém faça isso - veja bem!
Leia mais aqui: Sobre planos de saúde para viagens, quase-tragédias e lições de solidariedade na Indonésia - World Nomads (testado e aprovado)
Como nunca precisamos de fato usar o seguro viagem gratuito fornecido pelos cartões Visa, não sei dizer se, na hora de uma real necessidade, ele nos serviria.
![]() |
o resgate, no Peru, é a cavalo, e não de helicóptero! |
![]() |
se precisássemos de socorro durante o Trekking Huayhuash, é mais provável que conseguíssemos ajuda com essas mulas do que com um plano de saúde |
Guia Lonely Planet Peru
Chip de celular para usar no Peru
![]() |
chip de celular para usar no Peru da OMeuChip |
- Principais operadoras da América Latina
- Cobertura em 20 países
- Planos de 3 a 30 dias (pode ser renovado via suporte online)
- Não muda seu número de WhatsApp
- Recebe ligações ilimitadas do Brasil (custo de ligação local para quem liga)
- ARGENTINA
- BRASIL (apenas 1Gb)
- BOLÍVIA
- CHILE
- COLÔMBIA
- EQUADOR
- GUIANA
- GUIANA FRANCESA
- PARAGUAI
- PERU
- URUGUAI
- VENEZUELA
- COSTA RICA
- EL SALVADOR
- GUATEMALA
- HONDURAS
- NICARÁGUA
- PANAMÁ
- REPÚBLICA DOMINICANA
- PORTO RICO
Compras para a viagem ao Peru
Nós não precisamos comprar praticamente nada para esta viagem, mas tenha em mente que talvez você precise comprar algumas coisas que te faltam para levar na sua mochila, e esses itens precisam ser acrescentados no seu orçamento para a viagem.
Como já estamos há vários anos fazendo esse tipo de viagem, com trekkings envolvidos, e já estivemos no Peru várias outras vezes, nós já temos todas as camadas de roupas necessárias, tênis e outros equipamentos. Se você está treinando há algum tempo para fazer trekkings no Peru, provavelmente também já foi adquirindo, com o passar do tempo, as coisas de que precisa.
Até mesmo o kit de remédios que eu levei para o Peru foi o mesmo que tínhamos levado na viagem ao Everest Base Camp, já que fui conferir e todos os medicamentos que precisávamos, como Diamox, Tylenol DC e até mesmos os comprimidos purificadores de água baratinhos que tínhamos comprado no Nepal ainda estavam dentro do prazo de validade 😆
Só o que comprei especificamente para levar na viagem a Huaraz foram algumas comidinhas recomendadas pela nutri para dar um 'boost' na nossa energia na altitude, como granola sem açúcar, óleo essencial de limão (pra tirar o gostinho de cloro que fica na água purificada) e barrinhas de proteína, além, é claro, dos damascos, castanhas e (o Peg não ia deixar de fora) Snickers e Paçoquinhas.
Se quiser, você pode tranquilamente deixar para comprar guloseimas em Huaraz, pois, como já mencionei acima, eles têm lá várias filiais da rede de mercados Trujillo, que tem de tudo.
Ah, e também compramos um powerbank solar para levar, pois o nosso antigo não funcionava bem - e este novo infelizmente também não funcionou direito 😠 - se você tiver uma dica de carregador portátil solar que funcione direito, por favor me passe a marca e modelo, porque ainda não tive a sorte de descobrir um bom!
Se você não tiver tudo o que precisa, e não quiser investir muito dinheiro comprando equipamentos que são caros e que você vai usar pouco, saiba que algumas coisas é possível encontrar para alugar em Huaraz, como calças impermeáveis, luvas, mochilas, jaquetas de chuva, etc.
Mais dicas aqui: Dicas de viagem para Huaraz no Peru
![]() |
no Krusty Hostel havia aluguel de equipamentos, e você pode alugar mesmo sem estar hospedado lá - eles têm uma agência de turismo também |
![]() |
mercado Trujillo em Huaraz |
![]() |
também existem várias farmácias em Huaraz que podem quebrar o seu galho, mas tenha o cuidado de levar os medicamentos com os quais você está acostumado e que precisam de receitas médicas |
![]() |
o carregador solar portátil novo, adquirido especialmente para esta viagem, não funcionou direito |
![]() |
só o que comprei especificamente para levar na viagem a Huaraz foram algumas comidinhas recomendadas pela nutri para dar um 'boost' na nossa energia na altitude |
![]() |
essas bisnaguinhas de carboidratos podem te ajudar depois de horas a fio subindo montanhas |
![]() |
barrinhas de proteína que valem por uma refeição não podem faltar numa viagem como essa |
Uma dica importante para quem é "cachorreiro": leve bastante petiscos para cachorros nas trilhas em Huaraz.
É impressionante a quantidade de cachorros queridos nos trekkings fazendo a ronda nas barracas atrás de comida, ou nos perseguindo nas trilhas...é de cortar o coração.
O guia nos explicou que nesta região de vilarejos muito pobres encravados nas montanhas os cachorros são criados como animais de guarda, e não de estimação, então os pobrezinhos nem sabem brincar, raramente ganham carinho 😭
Assim como em viagens pela África e no Nepal eu recomendo levar material escolar para dar para as crianças, para o Peru eu recomendo levar petiscos para cachorros. Se sobrar espaço na sua mochila, leve até um quilo de ração - tenho certeza que você não vai se arrepender!
![]() |
é impressionante a quantidade de cachorros queridos que encontramos nos trekkings em Huaraz |
![]() |
você não vai se arrepender de levar na mochila uns petiscos para cachorros |
Como economizar para viajar
Sempre me perguntam como economizar $$ para viajar.
Essa, obviamente, não é uma pergunta com uma resposta óbvia e única - as formas de economizar são muitas, e cada um sabe da sua vida financeira.
Mas uma resposta é certeira desde que comecei a guardar $$ para viajar, quando comecei a trabalhar, aos 18 anos, dando aulas num curso de inglês: priorizar.
Essa palavrinha, pra mim, é a chave do sucesso pra tudo que você sonha na vida, seja passar num concurso público muito difícil, criar bem um filho ou viajar.
E, com as fotos abaixo, quero dar um exemplo que, embora bobinho, ilustra bem o que eu quero dizer: para viajar, você precisa de passagens aéreas e estadias em hotel, talvez um chip de celular, um seguro e um guia, mas, definitivamente, você não precisa de um look diferente para cada dia.
Nem de um look diferente para cada viagem.
Quando fui arrumar minha mochila para viajar ao Peru, percebi que a mochila estava quase idêntica à que levei para o Everest em 2021, e muito parecida com a malinha que levei pras Ilhas Faroé em fevereiro passado.
Usei até o mesmo checklist do que levar para o Everest que publiquei no blog pra não esquecer de nada.
Tenho uma jaqueta que conheceu uns 30 países junto comigo. Meus tênis de trilha já percorreram mais de 700Km - está na hora de comprar uns novos sim, mas, enquanto eles aguentam, né, pra quê outro?! As minhas calças impermeáveis, que escalaram comigo o Nevado Mateo no Peru, devem ter uns 20 anos de estrada, e já estiveram comigo no Peru em uma viagem anterior, quando fizemos a Trilha de Salkantay.
Para viajar, precisamos de passagens aéreas, e não de looks diferentes a cada viagem.
Simmmm, as fotos do Peru certamente ficaram parecendo um #tbt do Everest, mas...quem se importa?
Prefiro ir pro Peru do que ficar em casa de tênis e roupas novas 🤷♀️
Cada um com as suas PRIORIDADES.
Quer viajar muito? Trabalhe muito e priorize.
Para ver nossas dicas para viajar só com bagagem de mão (10Kg), aqui:
Como viajar só com bagagem de mão
Aqui neste post também tem um checklist bem completo para viagens de trekking:
O que levar na mochila nos Caminhos de Caravaggio: checklist completo
Está planejando uma viagem para Huaraz no Peru? Conta aí se as nossas dicas te ajudaram!
Procure a hashtag #PVno Peru no Instagram para ver nossas fotos e dicas de lá, além dos destaques dos stories, onde vocês encontram MUITAS dicas atualizadas!!
![]() |
a mochila do Peru/2023 foi quase idêntica à do Everest/2021 |
![]() |
essas jaquetas (e as camadas de baixo também!) já conheceram mais países que muita gente! |
![]() |
meus tênis de trilha já percorreram bem mais de 700Km |
Oi Claudia querida!! Te acompanho a muitos anos, já mandei algumas dúvidas em outros momentos e amo receber as tuas dicas e respostas. Essa viagem é um dos meus roteiros dos sonhos. Já fui ao Peru, mas fiquei apenas na região sul indo até Cusco. Minha dúvida é... você acha possível fazer o Circuito Huayhuash com crianças? A Laguna 69 pensei em intercalar com meu marido, após ler um pouco sobre a trilha dela... mas o resto queria muito estar com meus filhos acho que seria uma experiência ainda mais inesquecível. Na época que planejo essa viagem meu filho mais novo terá 6 anos. Eles já fizeram trilhas longas (12km, com subidas fortes, isso agora quando o mais novo não tinha completado 5 anos) inclusive de dificuldade moderada para adultos... vivendo todas as experiências e necessidades que uma trilha assim acaba exigindo. Me preocupa tanto a altitude... qual sua opinião? Forte abraço pra vocês.
ResponderExcluirOi Tamara!
ExcluirEu escrevi um pouco sobre isso aqui: https://www.felipeopequenoviajante.com/2023/06/trilha-laguna-69-huaraz-peru.html
Acho complicado porque a questão não é a quilometragem das trilhas, mas sim a altitude. E mais: achamos o Huayhuash mais difícil que a Laguna 69. Os pasos são bem difíceis, por causa da altitude. Se vocês realmente querem fazer, eu recomendaria ir com uma agência bem boa, tipo a Inkaland Treks, que é bemmm diferenciada, e talvez fazer um mini Huayhuash, um roteiro de menos tempo, tipo 5 ou 6 dias, talvez privado ou num grupo bem pequeno, com roteiro aberto, do tipo que, se os teus filhos estiverem passando mal, vocês possam alterar a rota para aclimatar melhor, ou ficar um dia a mais em um mesmo lugar descansando, algo assim, bem flexível. Minha opinião!
Olá Claudia, adorei seu blog.
ResponderExcluirVocê acha que para conhecer a huaraz e cusco é viagem ?
roteiro: lima - huaraz(ônibus) - lima - cusco (avião) - custo RJ
Quantos dias vc acha possível conhecer essas duas regiões ?
Oi, será uma SUPER viagem!!! Eu diria que no mínimo uns 4 dias em Huaraz e mais uns 4 em Cusco! No mínimo! Se tiver mais tempo, dá pra ir a Puno conhecer o Titicaca. Em Lima 2 dias dá!
ExcluirOlá Cláudia! Primeiramente obrigado por postar tantos detalhes sobre a viagem e o roteiro. Eu e minha esposa estamos indo para Huaraz, e seus relatos estão ajudando demais, evitou gastarmos um tempão com pesquisas, o seu blog é a nossa referência principal!
ResponderExcluirAproveito para perguntar - já que você menciona várias vezes os powerbanks e o carregador solar que não funcionou direito - se vocês já tiveram algum problema em embarcar em algum voo com um powerbank com mais capacidade. Pesquisei um pouco e o que tenho de 30000mA parece que é um pouco acima do limite, exigindo algum tipo de autorização para embarque. Achei estranho, por isso a pergunta. E de novo, muito obrigado por todas as informações!