Quase todos os voos para o Peru chegam ao Aeroporto Internacional Jorge Chávez, localizado na cidade de Lima, a capital do país.
Na chegada, não precisamos pegar malas despachadas, pois levamos apenas bagagem de mão, e então fomos direto para a imigração.
A moça fez apenas as perguntas de praxe - motivo da visita, quantos dias ficam - e carimbou nossos passaportes.
|
ganhamos vistos no Aeroporto de Lima para permanecer até 60 dias no Peru |
|
quase todos os voos para o Peru chegam ao Aeroporto Internacional Jorge Chávez, localizado na cidade de Lima, a capital do país |
|
Aeroporto Internacional de Lima no Peru |
Já estávamos com chips de celular @omeuchip, que tínhamos levado do Brasil, e não quisemos trocar dólares por soles no aeroporto, porque a cotação é ruim lá.
Fomos direto pegar um táxi no aeroporto e, depois de muito negociar, o melhor que conseguimos foi pagar (caros) 40 soles = R$ 56,90 pela corrida até o terminal de ônibus da Movil Tours (corrida de uns 20min) 😩
Pagamos com cartão.
Podíamos ter tentado chamar um Cabify (baixe o app do Cabify no seu telefone com antecedência, pois é o aplicativo de corridas de carro mais comumente usado lá), mas estávamos com pressa para não perder o último ônibus diurno para Huaraz e, pelo que entendi, carros de aplicativo não entram no estacionamento do aeroporto, pois, para entrar lá, precisam pagar uma taxa salgada de estacionamento.
Se não estivéssemos com pressa, certamente teríamos saído de dentro do pátio do aeroporto e pegado um transporte público ou um táxi qualquer no meio da rua, depois de negociar preço (a rua que passa na frente do aeroporto é bem movimentada), mas, estando com pressa como estávamos, optamos por aceitar ser explorados pelos taxistas que fazem ponto no aeroporto 😜
De Lima você viaja até Huaraz por via terrestre.
A rota mais popular é pegar um dos muitos ônibus interprovinciais diários de Lima para a cidade de Huaraz (a aproximadamente 3.090m de altitude), que é uma viagem de 8 ou 9hs, de cerca de 400Km.
Se você optar por usar o ônibus interprovincial de Lima a Huaraz, recomendamos estas 2 empresas:
Cruz del Sur e
Movil Tours.
Parece que há uma outra empresa também, chamada
Zbuss, que não é tão conhecida - deixe para usar só em último caso.
Ouvi falar bem da empresa
Oltursa também, mas, pelo que pesquisei online, no momento eles não estão fazendo a rota Lima - Huaraz - Lima. Verifique online, porque essa informação pode ter sido alterada na data da sua viagem.
Em Huaraz vimos diversos escritórios de outras empresas de ônibus menos conhecidas que fazem a rota para Lima - vale pesquisar os valores das passagens, mas tenha cuidado para não escolher apenas pelo menor preço, porque é uma viagem longa e é melhor escolher uma empresa que tenha ônibus confortáveis e com boa manutenção, para não ter problemas no caminho.
|
terminal da Movil Tours em Lima |
|
terminal da Zbuss em Huaraz |
|
terminal da Cruz del Sur em Huaraz |
Outro fator que você precisa ter atenção: as empresas de ônibus no Peru não funcionam a partir de rodoviárias, como no Brasil.
Os ônibus partem e chegam dos escritórios das empresas, e a Movil Tours, por exemplo, tem 2 terminais diferentes em Lima - preste atenção para comprar o bilhete para partida/chegada do terminal que é mais conveniente para você e, na hora de ir embarcar, atenção para não ir para o terminal errado (se você optar por comprar os bilhetes online com antecedência).
Em Lima, por exemplo, como comentei acima, a Movil Tours tem um terminal na Av. Nicolás Arriola 780, La Victoria, que fica a 50min do aeroporto, e também tem um terminal na Av. Tomas Valle 651 (na frente das Oficinas de Serpost), a apenas 20min do aeroporto.
Para nós, que chegaríamos no Aeroporto de Lima e queríamos pegar o 1º ônibus diurno disponível para Huaraz, é óbvio que era muito mais conveniente comprar a passagem do terminal da Av. Tomas Valle 651, a apenas 20min do aeroporto, inclusive porque o táxi do aeroporto até lá seria muito mais barato!
Atenção a esses detalhes!
Não tínhamos comprado passagens de ônibus online com antecedência porque sempre há o risco de o voo atrasar e você acabar perdendo as passagens de ônibus.
Deixamos para comprar as passagens de ônibus chegando lá em Lima, e não foi problema. Chegamos no terminal da Movil Tours e ainda tinha bastante assentos disponíveis.
Mas vale registrar que, logo que desembarcamos do avião, eu, que já estava com o chip de celular
@omeuchip funcionando no telefone, entrei no site da
Movil Tours para comprar as passagens de ônibus online e não havia disponibilidade.
Me assustei, achando que não tinha mais passagens disponíveis para o ônibus diurno que queríamos pegar, mas, chegando no terminal da Movil Tours, a moça me disse que o ônibus ainda estava bem vazio, com muitos assentos disponíveis.
O que acontece é que eles bloqueiam as vendas online no dia da viagem. Você só consegue comprar online com mais antecedência; no mesmo dia da viagem não consegue comprar pela internet, só indo pessoalmente ao terminal!
Faço questão de avisar para que você não se assuste ao chegar ao aeroporto e tentar comprar passagens online, como aconteceu conosco. Quase que deixamos de ir ao terminal de ônibus naquele horário, pensando que não tinha mais passagens disponíveis para o ônibus que queríamos pegar!
|
a Movil Tours tem 2 terminais diferentes em Lima - preste atenção para comprar o bilhete para partida/chegada do terminal que é mais conveniente para você |
|
o terminal de ônibus da Movil Tours em Lima é bem limpo e arrumado |
|
ônibus da Movil Tours |
|
achamos as poltronas comuns (e a vista lá de cima) excelentes - não acho que haja muita vantagem em pagar os bilhetes 'leito', mais caros |
Escolhemos ir de Lima para Huaraz no ônibus da Movil Tours porque foi o único ônibus nesse horário diurno que encontrei; a maioria das agências têm apenas ônibus noturnos nesta rota Lima - Huaraz - Lima.
Na viagem de volta de Huaraz para Lima, fomos no ônibus noturno da
Cruz del Sur, muito bom também!
Recomendo que você não deixe para pegar um ônibus em Huaraz que vá chegar de volta a Lima num horário muito próximo do seu voo, pois é bem comum haver atrasos de HORAS nas rotas desses ônibus - imagina você perder o seu avião porque o ônibus atrasou!? Nós optamos por voltar de Huaraz para Lima com MUITA antecedência, para não correr riscos!
Existem muitos ônibus noturnos nesta rota Lima - Huaraz - Lima, mas poucos ônibus diurnos.
Nosso voo chegou em Lima por volta das 11hs, e o ônibus que queríamos pegar (o único diurno que encontrei) era as 13:15hs.
Como já conhecíamos bem a capital Lima de outras viagens ao Peru, não tínhamos interesse em ficar lá, então queríamos pegar o 1º ônibus disponível para Huaraz. Se você ainda não conhece Lima, vale muito a pena ficar lá pelo menos 2 dias, e depois pegar o ônibus noturno para Huaraz.
Para mais dicas de Lima, veja aqui:
Pagamos U$ 35,43 por 2 passagens de ônibus da Movil Tours no trecho Lima - Huaraz. As passagens comuns custavam 65 soles por pessoa e as leito custavam 85 soles - compramos 2 comuns e pagamos 130 soles. Pagamos com cartão de débito Nomad.
Na volta, pagamos 190 soles (U$ 51,88) por 2 passagens de ônibus da empresa Cruz del Sur no trecho Huaraz - Lima. Custou 95 soles cada passagem leito.
No terminal de ônibus da Movil Tours em Lima, que é bem limpo e arrumado, pagamos U$ 1,91 por 2 refrigerantes de 600ml (3,50 soles cada um).
O terminal também tem banheiros, wifi e lanchonete.
Depois de comprar os bilhetes de ônibus, você despacha o seu mochilão num balcão, e aí é só esperar o ônibus chegar e embarcar. Eles pedem que você esteja no terminal com 30min de antecedência da hora marcada. Nosso ônibus atrasou uns 15min e saímos pouco depois das 13:30hs.
Os ônibus da Movil Tours (e os da Cruz del Sur também) são super confortáveis, de 2 andares, muito bons mesmo. Têm banheiros.
As poltronas "leito" ficam no andar de baixo e as poltronas comuns na parte de cima. Achamos as poltronas comuns (e a vista lá de cima) excelentes. Não acho que haja muita vantagem em pagar os bilhetes 'leito' (mais caros).
|
o ônibus da Movil Tours foi o único em horário diurno que encontrei |
|
as poltronas "leito" nos ônibus da Movil Tours ficam no andar de baixo |
|
na volta de Huaraz para Lima, fomos no ônibus noturno da Cruz del Sur |
|
as empresas de ônibus no Peru não funcionam a partir de rodoviárias, como no Brasil |
|
cada empresa tem o seu próprio terminal, de onde partem os respectivos ônibus |
O trajeto foi bem variado, grande parte dele costeando o Oceano Pacífico, numa região bem desértica, cheia de dunas de areia.
Fizemos uma parada em Barranca e depois o bus entrou para o interior do país e começaram a aparecer as montanhas, lindas. Vimos muitos tuk-tuks no caminho também ❤️
O por do sol, atrás das montanhas, foi lindo! 😎
|
alguém sabe dizer se isso vermelho na foto é pimenta secando? |
|
parte do trajeto de ônibus entre Lima e Huaraz foi costeando o Oceano Pacífico, numa região bem desértica, cheia de dunas de areia |
Outra parada para jantar na estrada por volta das 18hs, no Restaurante El Tambo de Chasqu.
Pagamos a conta novamente no cartão Nomad, custou U$ 15,76 (58 soles):
👉25 trucha (com arroz e batatas-fritas)
👉22 milanesa (com arroz e batatas-fritas)
👉7 coca + inka cola 600ml
👉4 água mineral 3L
A comida do restaurante estava bem ok e o parador era limpo e arrumado. Tinha wifi. Mas não recomendo que você coma muito, porque logo depois dessa parada o ônibus começa a subir em ziguezague pelas montanhas e você pode se sentir mal com a altitude, que ali começa a aumentar - será pior ainda se estiver com o estômago cheio, pois é bem comum sentir náuseas, enjoos, etc.
Recomendo que você tome uma sopa que eles servem (vi os locais fazendo isso).
|
parada para jantar na estrada no Restaurante El Tambo de Chasqu |
|
comi trucha com arroz e batatas-fritas |
Recomendo também que leve lanchinhos e água para esta viagem de ônibus, pois você só vai parar as 18hs para comer e beber alguma coisa. Também vale a pena levar uma almofada, daquelas de pescoço, e tapa-ouvidos, para não ter que ouvir o filme ruim que eles colocam a todo volume no bus depois dessa parada.
Seguimos viagem e começamos a ganhar MUITA altitude rapidamente.
Lembre que saímos de Lima, que fica ao nível do mar. Fui acompanhando no app
Wikiloc e, quando vi, já estávamos a mais de 4.000m de altitude 😳
Se você estiver se sentindo meio mal no ônibus, não estranhe, certamente é por causa desse súbito ganho de altitude - ainda mais numa estrada cheia de curvas e ziguezagues.
Huaraz fica a aproximadamente 3.090m de altitude, ou seja, subimos até 4.018m de altitude na estrada para Huaraz e depois descemos para chegar lá, o que é bem bom para a aclimatação (é a regra do suba alto, durma baixo).
Chegamos em Huaraz às 23hs. Normalmente esse ônibus chega entre 22 e 22:30hs.
Em Huaraz, o terminal da Movil Tours é na Av. Confraternidad Internacional Oeste 451 - Independencia (a 2,5Km do Hotel Andino).
De lá do terminal, pegamos um táxi para o
Hotel Andino por absurdos 20 soles (quando o preço normal seriam uns 10 soles), mas, às 23hs, a 3.100m de altitude, nós sequer tínhamos energia para barganhar com o taxista 🤪
Para mais informações, veja:
|
saímos de Lima, que fica ao nível do mar e, quando percebi, já estávamos a mais de 4.000m de altitude |
Sobre Huaraz
Huaraz é a capital do Departamento de Ancash. Tem uma infraestrutura turística bem desenvolvida, com hotéis, restaurantes, cafés, serviços de lavanderia, etc. É o local ideal para se aclimatar, antes de partir para aventuras nas montanhas, em altitudes ainda maiores.
Como eu disse acima, Huaraz foi quase que totalmente destruída pelo terremoto de 1970, e a cidade certamente não está destinada a ganhar nenhum concurso de beleza dos Andes, mas basta uma saidinha para um passeio rápido pela sua Plaza de Armas que você vai perceber que o que falta em beleza sobra em personalidade, em fiestas típicas religiosas, e em recursos para o mochileiro e para quem gosta de trekking.
Bons restaurantes, várias casas de câmbio, um museu bem decente, lojinhas de venda e aluguel de equipamentos para trekking, mercados de artesanato, padarias, cafés, farmácias, lavanderias, mercadinhos, dezenas de agências oferecendo passeios, tours e roteiros de trekking e de esportes de aventura...enfim, tudo o que o mochileiro pode precisar para suas andanças pelas montanhas peruanas!
No período de maio a setembro, que é alta temporada por lá (considerada a estação seca), a metrópole peruana das trilhas fica com suas ruas cheias de aventureiros recém chegados de trilhas difíceis e de grupos de turistas planejando sua próxima expedição nos cafés da cidade.
Os meses de maio a setembro são o "verão andino", a melhor época para visitar a região. O clima pode ficar um pouco mais frio (entre 10 e 20°C na cidade, bem menos nas montanhas), mas chove muito pouco.
Situada a 3.090m de altitude, entre a Cordilheira Blanca e a Cordilheira Negra, e próxima da Cordilheira Huayhuash, Huaraz é uma típica cidade andina moderna, a base ideal para organizar aventuras nas montanhas, e a cidade também serve como uma ótima base para passeios bate e volta pelo Callejón de Huaylas e pelo Callejón de Conchucos.
A gente ama essa 'vibe' mochileira de Huaraz e, com a 'ajudinha' de albergues bem decentes que custam U$ 12 por dia no quarto de casal com banheiro privativo e café da manhã incluído, eu toparia ficar lá por muitoooo mais tempo do que as minhas férias me permitiam 😨
Para ver nossas dicas de
seguro viagem para o Peru,
guia de viagem e
chip de celular para usar no Peru, clique
aqui.
Para mais dicas de uso de drone em Huaraz:
Para dicas de Huaraz com crianças, escrevi mais especificamente nestes posts:
Você sabia? Terremotos e aluviões em Huaraz
A região de Huaraz e seus arredores foi vítima de alguns terremotos devastadores nas últimas décadas, quando todos os seus edifícios coloniais foram reduzidos a escombros.
Toda a região tem uma história bem triste de vários terremotos que a destruíram pelo menos 3 vezes. Por isso Huaraz não é uma cidade bonitinha, com edifícios coloniais como Cusco: porque todos os prédios antigos foram destruídos no último terremoto, que ocorreu na década de 70.
Os edifícios mais modernos - como nosso albergue - todos têm placas informando que são "zona segura" em caso de terremotos 😨
Inclusive, como já comentei no post sobre o nosso
roteiro de 11 dias em Huaraz, uma das ruazinhas mais bonitinhas da cidade é o
Jirón José Olaya, a única ruazinha que permaneceu intacta em Huaraz depois dos terremotos que destruíram a maior parte da cidade e, por isso, ela oferece uma "amostrinha" de como era a antiga Huaraz.
|
uma das ruazinhas mais bonitinhas de Huaraz é o Jirón José Olaya |
|
o Jirón José Olaya é a única ruazinha que permaneceu intacta em Huaraz depois dos terremotos que destruíram a maior parte da cidade |
|
o Jirón José Olaya oferece uma "amostrinha" de como era a antiga Huaraz |
|
Jirón José Olaya em Huaraz |
|
nesta ruazinha ficam os únicos edifícios de Huaraz que sobreviveram ao último terremoto, na década de 70 |
E o pior, nesta região, não são nem os terremotos, mas sim os aluviões: misturas mortais de avalanches de neve, enxurradas e deslizamentos de terras, que ocorrem por ali há uns 300 anos, e causaram muita devastação em pelo menos 3 ocasiões mais recentes.
Em 1941, uma avalanche causou a ruptura nas margens de uma laguna e a água invadiu Huaraz, causando a morte de mais de 5.000 habitantes e a completa destruição da cidade.
Depois, em 1962, novamente outra enorme avalanche, desta vez no Huascarán, desceu pela encosta e matou mais de 4.000 pessoas em um povoado próximo.
Mas o pior desastre aconteceu em 31 de maio de 1970, durante o jogo de abertura da Copa do Mundo, entre México e União Soviética, quando um imenso terremoto de 45 segundos e quase 8 graus de magnitude na escala Richter destruiu o centro do Peru, matando cerca de 70 mil pessoas.
Metade dos 30 mil habitantes de Huaraz morreram nesta ocasião e 90% da cidade ficou completamente destruída após a tragédia.
A cidade de Yungay, ali pertinho, por onde passamos várias vezes nos nossos passeios, foi completamente invadida pelo aluvião fatal que se seguiu ao terremoto, matando quase todos os seus 25 mil habitantes soterrados.
O maior desastre da história dos Andes causou o deslizamento de 50 milhões de m3 de pedra, gelo e neve do Nevado Huascarán. Esse aluvião, que nada mais é que uma avalanche de detritos, desceu 15Km de encostas em apenas 3min, numa velocidade de 335Km/h, soterrando a cidade de Yungay inteira e quase todos os seus habitantes debaixo de 12m de escombros.
A cidade inteira desapareceu do mapa em 3min. É uma loucura pensar que quase todos os yungayanos que nasceram antes de 1955 estão enterrados ali num túmulo gigante construído pela natureza 😓
Nosso guia Eliseo contou detalhes desta tragédia pra mim e pro Peg durante o
trekking Mini Circuito Huayhuash e, embora eu já tivesse lido sobre essa história triste antes de viajar, ouvi-la de uma pessoa de lá, que por sua vez ouviu a história dos seus pais, com todos os detalhes pessoais que a internet não conta, e que perdeu antepassados no evento, é de cortar o coração.
Se vocês fizerem esse trekking com o Eliseo, como eu recomendo, sugiro que peçam para ele contar a vocês mais detalhes da história do terremoto de Yungay, vai ser muito interessante!
Peça para ele te contar a história dos sobreviventes que estavam no cemitério e no circo!
Hoje em dia você pode visitar o Campo Santo, lugar onde ficava situada a antiga cidade de Yungay.
Mas fique tranquilo: estou contando tudo isso para que vocês fiquem cientes da história local e se cuidem, mas não com o objetivo de assustar ninguém, pois, desde que esses episódios aconteceram, eles têm controlado os níveis dos lagos, construído barragens e túneis, e sistemas de alertas para terremotos, para minimizar as chances de que catástrofes como essas ocorram novamente.
|
os edifícios mais modernos de Huaraz - como nosso albergue - todos têm placas informando que são "zona segura" em caso de terremotos |
|
por toda a cidade de Huaraz você vê essas placas com rotas de evacuação |
Os melhores passeios e roteiros de Huaraz
Tenho muitas dicas sobre os passeios que fizemos em Huaraz, sobre qual é a melhor forma de fazer cada passeio, como escolher uma agência ou guia para te levar, etc, mas já escrevi detalhadamente sobre tudo isso nos posts específicos sobre cada passeio que fizemos, que já estão todos publicados aqui no blog, então não vou repetir tudo novamente aqui.
Veja aqui:
|
Catedral de Huaraz |
|
Plaza de Armas de Huaraz |
|
Plaza de Armas de Huaraz |
|
apresentação de banda regional na Plaza de Armas de Huaraz |
|
Museu Arqueológico de Ancash |
|
Museu Arqueológico de Ancash |
|
Museu Arqueológico de Ancash |
Onde comer e o que comer em Huaraz
Uma preocupação que ninguém precisa ter no Peru é com a comida - a não ser que você seja realmente chato pra comer!
Esta foi a nossa 4ª viagem ao Peru, e nunca tivemos qualquer problema com alimentação lá!
Claro que tem que tomar aqueles cuidados básicos que a gente tem em qualquer país de 3° mundo (inclusive os gringos no Brasil!), para evitar uma infecção intestinal provocada por algum bichinho com o qual nosso corpo não está acostumado: evitar saladas/vegetais crus, frutas que não possam ser descascadas e, principalmente, tomar MUITO cuidado com a água que você consome - cuidado inclusive para não engolir água no chuveiro, ao escovar os dentes, ou tomando sucos feitos com água/pedrinhas de gelo!
Água só engarrafada e LACRADA.
Nada de aceitar água "filtrada". Se for tomar a água fervida que eles oferecem nos trekkings, vale usar comprimidos purificadores como precaução, se o seu estômago não está acostumado ou se você é sensível a problemas estomacais/intestinais.
Se você tomar esses cuidados, e não comer em 'chifas' de aparência sujinha, não vai ter problemas!
Chifa é uma palavra usada para descrever um tipo de culinária servida no Peru que é uma mistura de comida peruana e chinesa, uma fusão da gastronomia chinesa com a peruana, trazida ao Peru pelos imigrantes que vieram do leste da Ásia no final do século 19. Os restaurantes Chifa servem comida típica chinesa feita com ingredientes da América do Sul e tradições peruanas. Os pratos começam com uma base de comida tradicional chinesa e são então acrescentados ingredientes ou condimentos típicos da culinária peruana, como as batatas ou até carne de alpaca, por exemplo, que geralmente não são usadas na comida tradicional chinesa.
Não estou dizendo que você não deva experimentar uma 'chifa' - não só pode como deve! Uma visita a uma chifa é fundamental numa viagem ao Peru! Só estou avisando que elas podem ser fonte de muitos problemas de saúde hehehehe, então tenha cuidado ao escolher a chifa onde você vai enfiar o pé na jaca 😜
|
você também vai encontrar comidas de rua no Peru - tenha cuidado com as condições de higiene ao comer nestes lugares: empanadas são sempre tranquilas, mas ceviche, por exemplo, exige um cuidado maior! |
|
uma das coisas que você não pode deixar de experimentar numa viagem ao Peru é o refrigerante Inca Kola, que tem gosto de chiclete e cor de gasolina 😜 |
Em Huaraz, comemos em alguns restaurantes excelentes, e quero recomendar aqui para vocês 5 lugares especiais que nós gostamos muito - abaixo vou colocar muitas fotos de todos eles, das comidas, e dos cardápios:
1
Restaurante Chalet Suisse no
Hotel Andino (mistura de comida peruana com suíça, maravilhoso)
2 Restaurante El Rinconcito Minero (comida típica peruana, nosso favorito, fomos lá várias vezes)
3 Restaurante Inka Frut (ambiente e comida igualmente gostosos, pequeno e lotado, chegue cedo)
4 California Café (ambiente gostoso e comida ótima - amei os falafels - muito bom para café da manhã ou da tarde)
5 Café Andino (típico restaurante "para gringo", bonito e aconchegante, com comida e ambiente ótimos)
E você, tem alguma dica especial de alimentação para quem vai ao Peru, além do trio pisco, cuy e ceviche??
|
Restaurante Chalet Suisse no Hotel Andino |
|
Restaurante Chalet Suisse no Hotel Andino |
|
Restaurante Chalet Suisse no Hotel Andino |
|
Restaurante Chalet Suisse no Hotel Andino |
|
Restaurante El Rinconcito Minero |
|
Restaurante El Rinconcito Minero |
|
Restaurante El Rinconcito Minero |
|
Restaurante El Rinconcito Minero |
|
Restaurante El Rinconcito Minero |
|
Restaurante El Rinconcito Minero |
|
Restaurante El Rinconcito Minero
|
|
Restaurante El Rinconcito Minero |
|
Restaurante El Rinconcito Minero |
|
Restaurante El Rinconcito Minero |
|
Restaurante El Rinconcito Minero |
|
Restaurante El Rinconcito Minero |
|
Restaurante Inka Frut |
|
Restaurante Inka Frut |
|
Restaurante Inka Frut |
|
Restaurante Inka Frut |
|
California Café |
|
California Café |
|
California Café |
|
California Café |
|
California Café |
|
California Café |
|
California Café |
|
Café Andino |
|
Café Andino |
|
Café Andino |
|
Café Andino |
|
Café Andino |
|
Café Andino |
Comente este Post:
0 comentários: