Como é subir o Nevado Mateo em Huaraz no Peru: dicas, dificuldades, o que vestir e quanto custa escalar a montanha de 5.150m mais "fácil" do país
Está planejando uma viagem para Huaraz no Peru? Quer tentar subir o Nevado Mateo? Aqui eu vou deixar todas as dicas para você que quer viver essa aventura emocionante, que é uma ótima oportunidade de se expor a uma grande experiência de montanha e de alpinismo pela 1ª vez.
Nós decidimos escalar o Nevado Mateo na nossa viagem a Huaraz, no Peru, em maio de 2023, e foi uma das melhores aventuras de um dia das nossas vidas, então eu recomendo muito a experiência.
Com essas dicas abaixo, tenho certeza que a sua escalada no Nevado Mateo vai ser melhor ainda!
Sobre esta viagem a Huaraz no Peru também já publiquei:
Quanto custa uma viagem para Huaraz no Peru
Dicas de viagem para Huaraz no Peru: como chegar, onde ficar, onde comer e muito mais
Como é a trilha à Laguna 69 e Lagunas Llanganuco em Huaraz, Peru
Como é o trekking Mini Circuito Huayhuash no Peru
Glaciar Pastoruri em Huaraz no Peru
Como é o passeio à Laguna Parón em Huaraz no Peru
Leia também:
# Salkantay: a trilha alternativa até Machu Picchu
escalar o Nevado Mateo foi uma das melhores aventuras de um dia das nossas vidas |
subimos o Nevado Mateo na nossa viagem a Huaraz, no Peru, em maio de 2023 |
Nevado Mateo - Cordilheira Blanca - Huaraz - Peru
para subir o Nevado Mateo, você precisa ter uma boa condição física e estar bem aclimatado à altitude |
o Nevado Mateo oferece vistas fantásticas de algumas das maiores montanhas da Cordilheira Blanca, como Huascarán, Chopicalqui e Chacraraju |
Dicas práticas para subir o Nevado Mateo em Huaraz
Fechamos a nossa subida ao Nevado Mateo como um tour privado com o Fredy Lliuya, da agência Andes Adventure Holidays, que é guia certificado oficial de alta montanha.
Descobri ele na internet, indicado num site de uma blogueira gringa cujo link infelizmente eu não salvei. Simmm, eu também pego dicas de viagens em blogs 😅
E desde já aviso: @fredy.lliuya.huaraz é O CARA para quem quiser viver essa aventura em Huaraz de subir sua 1ª montanha de 5.000m+.
Preço justo, segurança total - ele é guia de alta montanha formado, e a maioria dos 'guias' no Peru não são certificados - é super responsável, pontual e querido. Não tenho como recomendar mais.
Se quiser subir o Nevado Mateo, não contrate nenhuma agência que vai te cobrar mais caro e te oferecer um serviço com menos segurança, contrate direto um guia super responsável como o Fredy.
Ele vai fazer um briefing com você na véspera da aventura no seu hotel em Huaraz para te explicar tudo e ver o tamanho ideal para as suas botas de escalada, vai providenciar o transporte e todos os equipamentos que você precisa, como grampones, botas, piolet, arnês e capacete.
E, de brinde, ele ainda providencia uma sacolinha fofa com belisquetes para comermos no cume ❤️🍬
E mais: escolha o serviço PRIVADO.
Nenhum guia ético no Peru sobe montanha com mais de 3 clientes encordados, então não aceite se te oferecerem isso por um pouco menos $$$.
Vale a pena pagar um pouquinho mais pelo serviço privado, porque você está pagando pelo conforto e rapidez do transporte privado de carro com motorista, pela sua segurança na montanha e pra ter mais chances de chegar ao cume.
Se você olhar os vídeos que postei nos stories no Instagram, vai ver que a imensa maioria dos turistas de grupos grandes que estavam lá no mesmo dia que nós ou tiveram que desistir da subida, porque os seus coleguinhas de corda não aguentaram a puxada (e, se um desiste, o certo é todos desistirem), ou, pior ainda, foram "abandonados" pelos seus guias no meio da montanha, num lugar super íngrime e perigoso, enquanto esperavam o seu guia subir com o resto dos clientes e descer para "resgatá-los".
Não recomendo isso nunca na vida!
Podem contatar o Fredy pelo Instagram @fredy.lliuya.huaraz ou pelo WhatsApp (+51 931 888 334).
E pode dizer que foi a gente que recomendou e chorar aquele desconto "especial" para brasileiros 🤣
contatos do guia Fredy |
recomendamos muito os serviços de guia do Fredy para subir o Nevado Mateo |
sacolinha de guloseimas que o Fredy providenciou para nós |
guiass ético no Peru não sobem montanhas com mais de 3 clientes encordados, então não aceite se te oferecerem isso por um pouco menos $$$ |
recomendamos que você suba o Nevado Mateo como um tour privado |
Quanto custa subir o Nevado Mateo em Huaraz no Peru
Ah, por último, é importante lembrar que, no Peru, assim como em qualquer outro país de 3º mundo, a gorjeta é parte importante da remuneração por esse tipo de serviço, e os guias sempre esperam uma gorjeta decente.
nós pagamos pelos nossos passeios como qualquer um de vocês |
só indicamos os serviços que realmente gostamos |
na internet vi preços aburdos por este passeio ao Nevado Mateo, como esse, divulgado no Trip Advisor, que cobrava R$ 600,24 por pessoa pelo passeio em grupo |
este tour, divulgado no Get Your Guide, cobrava insanos 241,73 EUROS pelo passeio que nós pagamos 300 soles - é até constrangedor, desconfie de quem divulga esse tipo de pacote! |
eu e o Fredy começando a nossa aventura no Nevado Mateo |
Como é subir o Nevado Mateo em Huaraz no Peru
As 3:20hs o Fredy passou no nosso albergue em Huaraz Krusty Hotel B&B com o motorista Miguel num carro privado para nos buscar.
Viajamos pelo Vale Callejon de Huaylas até a cidade de Carhuaz, e depois até o distrito de Shilla, a leste, pela Quebrada de Ulta.
As 4:30hs chegamos ao Parque Nacional Huascarán e pagamos 60 soles pelos ingressos no parque.
Seguimos viagem e, aí pelas 5:20hs, finalmente chegamos ao estacionamento do Nevado Mateo na famosa Punta Olímpica, mas ainda estava escuro, então ficamos dormindo mais um pouquinho dentro do carro do nosso motorista Miguel.
O Túnel Punta Olímpica conecta o Vale Callejon de Huaylas com o Vale de Conchucos. É o túnel veicular mais longo do Peru e o mais alto do mundo, com 4.740m de altitude.
Foram 2hs de viagem de carro para chegar lá, por caminho asfaltado.
nesta foto é possível ver o carro do nosso motorista estacionado perto da entrada do túnel da Punta Olímpica |
o que é a estradinha em ziguezague que temos que percorrer para chegar lá!? |
Pouco depois, descemos do carro, colocamos as cadeirinhas e capacetes, amarramos as nossas botas de escalada, crampons e piquetas nas mochilas e as 6hs começamos a subida à montanha.
O Fredy nos deu uma bolsinha (bem fofinha) com belisquetes: bolachinhas recheadas, wafers e chocolate. Mas sempre é bom levar umas empanadas e Paçoquinhas para comer também, além de uns 2L de água. Você só vai chegar de volta a Huaraz perto do meio-dia, dependendo do tempo que demorar para subir a montanha.
Pelo que o guia nos falou, quando você vai num grupo maior de pessoas, podem acabar chegando de volta a Huaraz só lá pelas 15hs, porque tem que esperar todo mundo 😜
A subida começa com uma caminhada plana, mas curta, até o sopé da parede da morena e, em seguida, vem uma subida curta, mas complicada, até a parede da morena.
Não há trilha demarcada e, no começo, o caminho é pura rocha. Tem que ir 'escalaminhando'.
Se você tem medo de altura, é melhor não olhar pra baixo e nem para trás.
Como você está caminhando em um glaciar, devido aos problemas de aquecimento global, a rota mais segura muda constantemente, às vezes de uma semana para outra, e até por isso o serviço de um guia que conheça bem a montanha é fundamental.
a subida começa com uma caminhada plana, mas curta, até o sopé da parede da morena |
no começo, tudo parecia fácil... |
as piquetas foram penduradas do lado de fora da mochila neste trecho |
em seguida, vem uma subida curta, mas complicada, até a parede da morena |
na parte inicial da subida ao Nevado Mateo o Peg era só sorrisos |
O resto do trajeto foi uma mistura de algumas subidas exigentes com outras mais leves sobre rochas da morena, até que chegarmos ao glaciar, onde colocamos o nosso equipamento e subimos com cordas a partir dali, pela face norte da montanha.
Até chegarmos ao glaciar, não é necessário nenhum equipamento especial, além de capacete. Só colocamos as botas de escalada, grampones, piolet e cordas quando chegamos no gelo/neve do glaciar.
O caminho até o topo é mais íngreme do que eu imaginava, e botei os bofes para fora, mas realmente não tem nada que seja tecnicamente difícil.
ao chegarmos ao glaciar, colocamos nosso equipamento e subimos com cordas a partir dali |
todo o equipamento necessário para a escalada é providenciado pelo Fredy |
até chegarmos ao glaciar, não é necessário nenhum equipamento especial, além de capacete |
Lá em cima, no cume do Nevado Mateo, não tem muitooo espaço para se acomodar, e na sua volta é tudo bem íngrime, então você vai querer apreciar as incríveis vistas das montanhas ao seu redor, tirar muitas fotos e começar a descer em seguida.
Tenha muito cuidado com os seus pertences - garrafas de água, luvas, telefone celular, embalagens de chocolate - não deixe nada solto, pois as coisas rolam montanha abaixo (ou são carregadas pelo vento) e aí já era - e o pior é que as suas coisas vão virar apenas lixo poluindo a montanha.
Começamos a descer antes das 9hs e, as 10hs, já estávamos de volta no carro. O caminho de volta foi igual ao de ida.
No total, entre subida e descida, mais o tempo que ficamos no cume do Nevado Mateo, com muitas paradas para descanso, água, chocolate, fotos e vídeos, foram 4hs na montanha.
E 4hs no carro (2hs de ida + 2hs no caminho de volta). No total, foram pouco mais de 8h30min de passeio.
Chegamos de volta a Huaraz as 12hs. Exaustos.
Esse com certeza foi o maior desafio da nossa viagem a Huaraz. Ainda bem que deixamos para fazer a subida ao Nevado Mateo no nosso último dia nas montanhas peruanas, quando já estávamos bem aclimatados com a altitude da Cordilheira Blanca.
Chegar aos 5.150m de altitude não é mole, ainda mais se for subindo uma montanha bem íngreme, com trechos de rochas e neve/gelo, usando equipamentos com os quais não estamos acostumados, como piquetas e crampons.
do Nevado Mateo é possível ver algumas das maiores montanhas da Cordilheira Blanca, como Huascarán e Chopicalqui |
no cume do Nevado Mateo |
quando você finalmente chega ao cume do Nevado Mateo, olha para baixo e vê o outro lado da montanha |
muitas fotos no cume do Nevado Mateo |
no cume do Nevado Mateo, não tem muitooo espaço para se acomodar, e na sua volta é tudo bem íngrime |
Não coloquei aqui o print dos meus registros no Wikiloc e no Strava porque esqueci de começar a gravar desde o início da trilha - só fui começar a registrar quando já estávamos a 4.793m de altitude, então nem a distância, nem o tempo e nem o ganho de altimetria ficaram corretamente registrados nos aplicativos, infelizmente!
Mas o que eu posso dizer com certeza é que o Nevado Mateo tem 5.150m de altitude e o carro nos deixou a 4.701m de altitude, então o ganho de altimetria foi de, no mínimo, 450m.
Calculo que a distância, entre ida e volta, não chegou a 3Km.
A velocidade média foi de 2,5Km/hora.
a pessoa estava tão empolgada que esqueceu de começar a gravar a subida ao Nevado Mateo |
Como é o clima no Nevado Mateo
Tivemos muita sorte com o clima no dia da nossa subida ao Nevado Mateo!
A temperatura mínima que pegamos foi de -3°C, o que é considerado super razoável, e tivemos tempo aberto em toda a subida. Não era um céu azul de brigadeiro, mas dava para ver inúmeros picos da Cordilheira Blanca ao nosso redor - lindíssimo!
Também tivemos sorte com os ventos, que estavam bemmmm fracos.
Mas...logo que começamos a descer, branqueou tudo e começou a nevar.
Para nós, foi maravilhoso, pois tivemos a oportunidade de "experimentar" a montanha com 2 climas bem diferentes, mas nós tínhamos sido os primeiros e únicos a chegar no cume do Nevado Mateo aquele dia - mesmo porque fomos os primeiros a chegar à montanha de madrugada e começar a subir - todo mundo que vinha atrás de nós se deu muito mal 🤧
Fiquei pensando como deve ser difícil subir a montanha com aquele branco ao redor, e ainda nevando. Porque, além do frio, ainda tem o drama psicológico - você fica todo o tempo pensando que está fazendo aquele super esforço físico e que vai chegar lá em cima só para dizer que chegou, pois não vai conseguir ver um palmo à sua frente, nenhuma montanha à sua volta 😜
Tudo isso para te alertar que vale a pena conferir o clima dos dias seguintes quando for agendar a sua escalada do Nevado Mateo, e se preparar, tanto física quanto psicologicamente, para enfrentar o que vier pela frente - especialmente se vestindo adequadamente.
Vamos falar um pouquinho sobre isso?
este é um bom site para conferir a previsão do tempo nas montanhas, mas saiba que os prognósticos mudam o tempo todo, então não existe garantia de bom tempo |
tivemos muita sorte com o clima, temperatura e ventos no dia em que subimos o Nevado Mateo |
logo que começamos a descer o Nevado Mateo, branqueou tudo e começou a nevar - consegue ver os flocos de neve caindo nesta foto? |
O que vestir para subir o Nevado Mateo
Você precisa se vestir adequadamente com, no mínimo, 3 ou 4 camadas de roupas (blusa térmica, fleece, jaqueta de plumas e casaco impermeável e luvas e calças impermeáveis).
Eu e o Peg não somos friorentos, e não costumamos passar frio em temperaturas negativas se estivermos com 3 camadas boas, mas sei de gente que precisa de, pelo menos, 5 camadas para ficar bem.
Imagino que cariocas e nordestinos devam precisar de umas 6 camadas hehehehe...
Vimos pessoas lá usando roupas completamente inadequadas para aquela atividade - chegamos ao cúmulo de cruzar na descida com uma pobre peruana subindo usando calças jeans! Dava para ver claramente que ela não teve orientação prévia nenhuma do guia/agência que levou ela! Isso não é só desconfortável, é até um risco de segurança!
Como a gente sempre diz brincando, não existe lugar muito frio, o que existe é gente mal vestida!
Na parte de baixo, usei apenas as minhas calças impermeáveis (as mesmas que uso para esquiar na neve e que tenho há uns 20 anos kkkk), sem usar calças térmicas por baixo, e foi ótimo a -3°C.
Como o esforço físico é bem grande, se estivesse com calças térmicas por baixo das calças impermeáveis, teria sentido calor e começado a suar, o que é péssimo. Mas lembre, essa sou eu, e eu não sou friorenta.
calças impermeáveis, botas de escalada e crampons são fundamentais para caminhar na geleira |
É importante levar um gorro ou buff, imprescindível para colocar na cabeça debaixo do capacete, mas não recomendo nada volumoso, nem MUITO quente, para não começar a suar a cabeça e os cabelos.
Nem pensar em levar aquelas toucas com pompons em cima - lembre que você terá que usar um capacete em cima do gorro. Eu usei apenas um buff e foi mais do que suficiente.
Também não gosto de usar buff ou cachecol no pescoço quando estou fazendo bastante esforço físico, porque eles começam a me dar um calorão e a me sufocar, mas sempre é bom levar, porque, se estiver ventando muito no Nevado Mateo, a temperatura e a sensação térmica podem facilmente cair muito abaixo de -3°C.
No meu caso, teria sido melhor se eu estivesse com uma mochila um pouco maior, onde de fato coubessem as botas de escalada e os crampons, que são bem volumosos. Levar esses itens amarrados e balançando do lado de fora da mochila é desconfortável e, quando eles balançam, podem prejudicar o teu equilíbrio.
Também é importante ir com tênis ou botas que tenham um "grip" bom (uma sola bem aderente), pois, na parte de rocha, você usa os seus próprios tênis, não é necessário usar botas de escalada onde não há neve - você faz a troca de sapatos no meio do caminho, exatamente onde termina a rocha e começa a neve.
Claro que você pode usar as botas de escalada em todo o trajeto, se quiser, mas eu preferi usar os meus próprios tênis de corrida de trilha, que são muito mais confortáveis e me davam muito mais "grip" nas pedras. As botas de escalada têm a sola dura e são menos confortáveis.
Em resumo, coloque no seu checklist para o Nevado Mateo:
- calças impermeáveis para neve
- 3 camadas para a parte de cima (térmica, fleece e pluma)
- 1 camada extra impermeável em caso de chuva
- 2 meias grossas de lá
- óculos de sol
- água
- luvas boas impermeáveis
- buff para colocar embaixo do capacete
Importante: não use roupas demais, para não ficar suando quando começar a fazer esforço montanha acima. Se você ficar suando, depois vai sentir mais frio quando estiver sentado descansando no cume, todo molhado de suor.
para você poder se jogar na neve para descansar, precisa usar roupas boas, térmicas e impermeáveis |
usar um casaco de plumas, fleece e camiseta térmica é fundamental |
não exagere nas camadas de roupas para não ficar suando, molhado, que daí você acaba sentindo mais frio! |
todo paramentado para subir essa pirambeira! |
gorro fino debaixo do capacete, luvas, buff no pescoço e o mais importante: óculos de sol! |
É difícil subir o Nevado Mateo?
O Nevado Mateo é sempre divulgado turisticamente no Peru como "seu primeiro 5.000m", ou seja, "sua 1ª montanha de 5.000m", e isso faz parecer que a aventura é fácil, perfeita para iniciantes. E realmente é perfeita para iniciantes, pois não exige nenhum conhecimento prévio de escalada, nem nenhuma técnica de alpinismo.
Mas, definitivamente, não é uma atividade para qualquer um, como eles fazem parecer na divulgação do passeio.
Para aproveitar ao máximo a sua experiência no Nevado Mateo - e para que ela não seja traumatizante - você precisa estar em forma, saudável e bem aclimatado à altitude. Não precisa ser um atleta - eu sou a maior prova disso - mas um bom nível de condicionamento físico geral é importante.
Como indicação, o que eles recomendam é que você tem que ser capaz de caminhar por até 6hs com uma mochila de 7Kg.
Não vou mentir que foi fácil, não foi. Foi bemmm mais difícil do que eu ingenuamente pensei que seria. Não confie nos vídeos que você vai ver no YouTube sobre a subida ao Nevado Mateo.
Existem umas partes bem assustadorazinhas na rocha, para quem tem medo de altura.
A trilha até a Laguna 69 eu achei relativamente fácil, mas o Nevado Mateo não. Inclusive, eu recomendaria que você fizesse a trilha até a Laguna 69 antes de decidir se vai ou não tentar a subida ao Nevado Mateo. Se você passar mal e/ou não conseguir chegar bem à Laguna 69, não dá para tentar o Mateo.
São 3 "plataformas" na parte com neve da escalada, e a gente sente as coxas e panturrilhas fervendo na subida. A não ser que você seja um atletinha, vai sentir dor 😬🥵
Essa, da foto abaixo, é uma das chamadas "plataformas", que são partes mais largas e planas na montanha, onde a gente consegue parar pra recuperar o fôlego.
No resto do trajeto, a rota é bem íngreme, e não dá pra ficar parando para descansar muito, porque vem gente atrás de você pelo mesmo caminho, então tem que tocar pra cima, não dá para ficar 'atravancando' a rota.
todo o esforço é recompensado com esse sorrisão no cume |
uma das "plataformas" - partes mais largas e planas na montanha - onde a gente consegue parar pra recuperar o fôlego |
nas partes mais íngremes, se parávamos alguns segundos para respirar, logo vinha mais gente abaixo |
a subida ao Nevado Mateo foi mais difícil do que pensamos que seria |
Como ir ao banheiro no Nevado Mateo
Uma última dica muito importante: como você consome bastante água na escalada, dá vontade de fazer xixi, mas é BEM complicado fazer uso de um "banheiro Inca" durante a subida.
Primeiro, porque não existem "matinhos" no caminho, onde você possa se esconder atrás para tirar as calças; segundo, porque você estará amarrado com outras pessoas numa única cordada, e terceiro, porque você estará usando uma cadeirinha 😛
Já pensou no perrengue que é para uma mulher ir ao banheiro nessas condições?!
Para os homens, é fácil achar um "banheiro Inca" na parte rochosa do trajeto, onde você não está preso na corda, mesmo vestindo a cadeirinha; mas, para as mulheres, não dá mesmo!
Então essa é uma dica importante: faça xixi assim que chegar no estacionamento do Nevado Mateo, ANTES de vestir a cadeirinha! Não existe um banheiro, mas ali sim é fácil se esconder atrás de uma pedra e criar o seu próprio "banheiro Inca". Se você ficar de frescura, vai se dar mal depois, quando estiver encordado na montanha.
#EuAvisei
ir ao banheiro Inca com essa cadeirinha é impossível! |
Veja também:
Quanto custa uma viagem para Huaraz no Peru
Dicas de viagem para Huaraz no Peru: como chegar, onde ficar, onde comer e muito mais
Como é o trekking Mini Circuito Huayhuash no Peru
Como é a trilha à Laguna 69 e Lagunas Llanganuco em Huaraz, Peru
Glaciar Pastoruri em Huaraz no Peru
Como é o passeio à Laguna Parón em Huaraz no Peru
Está planejando uma viagem para Huaraz no Peru? Quer tentar subir o Nevado Mateo? Conta aí se as nossas dicas te ajudaram!
Procure a hashtag #PVno Peru no Instagram para ver nossas fotos e dicas de lá, além dos destaques dos stories, onde vocês encontram MUITAS dicas!!
Comente este Post:
0 comentários: