Menu

Como viajar só com bagagem de mão

Como viajar só com bagagem de mão

viajar só com bagagem de mão

Como viajar só com bagagem de mão
Há muito tempo eu, o Peg e o Lipe viajamos só com bagagem de mão (ou mochilas). 

Com a minha mãe e irmã também: vamos sempre apenas com bagagem de mão, aquelas malinhas de até 10Kg que vão conosco dentro do avião, além de uma bolsa ou mochila pequena.

Além de ser mais barato (hoje em dia a maioria das companhias aéreas já cobram pela bagagem despachada), é também muito + prático viajar leve. 

Quanto menos coisa para carregar, melhor!

Neste post, quero te ajudar a viajar só com bagagem de mão - você vai ver que é um caminho sem volta!

viajar só com bagagem de mão
o Lipe nem sabe o que é esperar uma mala numa esteira - acostumou a viajar só com bagagem de mão

viajar só com bagagem de mão
viajando pela Inglaterra e País de Gales com a minha mãe e irmã apenas com malinhas de mão - até para arrumar as malas no porta-malas de um carro pequeno alugado é melhor!

Como viajar só com bagagem de mão

Eu já tinha viajado por meio mundo apenas com mochila, mas viajar pra Nova York, no INVERNO, ano passado, só com bagagem de mão, foi uma novidade pra mim 🤣

A bagagem despachada da Copa Airlines estava muitoooo cara e decidimos ir pros EUA, pela 1ª vez na vida, só com bagagem de mão.

Não que eu não goste de viajar light - adoro! Já passamos 6 meses viajando pelo mundo com um bebê só com 2 mochilas (para nós 3).

Viajei pelo México e vários países da Europa com minha mãe e irmã, nós 3 só com bagagens de mão de menos de 10Kg - sendo que a malinha da minha mãe ainda foi furtada e ficamos com apenas 2 malinhas para nós 3 🤪

Contei aqui sobre o episódio do furto da mala da minha mãe no metrô em Londres, quando estávamos a caminho do aeroporto, para embarcar pra Paris.

Viajar leve é um caminho sem volta, tão confortável que vicia e a gente nunca mais quer ver um malão na frente kkk...

Mas viajar sem malão para os EUA?? Os Estados Unidos sempre foram sinônimo de comprinhas, ainda mais NYC!

IR pros EUA só com bagagem de mão não era problema nenhum...ainda mais no inverno, quando a gente nem sua, quase não suja roupa, e uma muda de roupas basta...o drama mesmo foi VOLTAR de NYC só com bagagem de mão kkkk...

viajar só com bagagem de mão
IR para NYC apenas com esta malinha de mão foi fácil...

viajar só com bagagem de mão
difícil foi VOLTAR de NYC só com a mesma bagagem de mão!

viajar só com bagagem de mão

Então não seria desta vez, íamos viajar por vários países na Europa, inclusive voando lowcost (RyanAir), que faríamos diferente.

Especialmente com voo da RyanAir no roteiro - em que até a bagagem de mão é paga - comprar bagagem despachada seria inviável!

Nessas horas, com o preço do dólar, do euro e da libra esterlina nas alturas, o incentivo para gastar $$ apenas em diversão é grande!

Devidamente pesadas na balança, nossas malinhas prontas ficaram com aproximadamente 8,2Kg cada uma!

E, como cada vez que menciono esse assunto, recebo uma enxurrada de pedidos do tipo "ensina como faz para viajar só com bagagem de mão" - desta vez finalmente saiu um post explicativo aqui no blog!

viajar só com bagagem de mão
nos voos da RyanAir até a bagagem de mão é paga, e note que as tarifas de bagagem de mão custaram mais caras do que a própria passagem aérea - 30 euros cada uma!

aqui você vê o precinho 'camarada' que eles cobram - na RyanAir - para você embarcar com bagagens de mão no portão de embarque (se você não comprou com antecedência): 70 euros por item 👀

viajar só com bagagem de mão
pra vocês não dizerem que estou mentindo, sobrou peso na balança!

viajar só com bagagem de mão
devidamente pesadas na balança do aeroporto, nossas malinhas prontas ficaram com aproximadamente 8,2Kg cada uma!

Uma mala diferente para cada viagem

A má notícia é que não existe uma "receita de bolo" para arrumar uma mala leve e viajar apenas com bagagem de mão. 

Não dá para fazer um checklist único, pois cada destino e tipo de viagem exigem uma mala diferente.

Uma mala de verão é muito diferente de uma mala de inverno. No verão sujamos mais roupas e precisamos levar mais coisas; no inverno, sujamos menos, mas é tudo volumoso.

Se você vai para uma capital europeia, a mala obviamente vai ser muito diferente daquela que você levaria para uma trilha, e bem diferente da mochila que levaria para um safari na África

Quanto mais específico o tipo de viagem e o destino, mais fácil de fazer a mala: por exemplo, se você vai passar uma semana nas Maldivas, dá para levar uma mochilinha micro hehehe. Mas, se você vai, como nós, fazer um Trekking ao Everest no Nepal, e DEPOIS ainda passar uma semaninha nas Maldivas, a coisa complica, pois você vai precisar de todas as roupas de frio e equipamento de trekking necessários para enfrentar o Himalaia e MAIS as roupas de verão necessárias para curtir as Maldivas. 

Algumas viagens (como essa nossa última viagem) são muito ecléticas: nosso roteiro incluiu desde capitais europeias como Paris e Copenhagen até trilhas nas Ilhas Faroé e na Ilha de Skye (abaixo de chuva, vento e neve). Aí a coisa fica mais complicada, porque temos que levar de tudo um pouco.

Aproveitei que estava arrumando a minha mala e a do Lipe e fiz checklists para arrumar malas para viagens "ecléticas" na Europa no inverno - mas lembre que vários itens seriam diferentes se essa viagem fosse no verão ou para outros destinos/outras atividades!

Como disse no início, não tem receita pronta - é uma questão de começar e se apaixonar.

Dicas para viajar só com bagagem de mão

A minha melhor dica é: coloque em cima da cama aquilo que você gostaria de levar. 

Depois, tire 2/3 de tudo o que colocou em cima da cama. 

Coloque o que sobrou na malinha, veja se cabe tudo e se não passou de 9,5Kg (pese com a mala junto, claro!). 

Se passou de 9,5Kg, você vai ter que tirar alguma coisa, porque tem que deixar umas gramas sobrando para que você possa trazer algumas coisinhas a mais na volta da viagem, seja um souvenir ou um livro.

Se a viagem é no inverno, leve apenas 2 calças e 2 camisetas térmicas e um fleece. Varie nas jaquetas (as de plumas pesam muito pouco e ficam minúsculas dentro dos sacos onde elas vêm quando você compra) e nos acessórios, como cachecóis e toucas ou boinas. Assim você consegue variar os looks nas fotos com pouquíssimas coisas!

Economize nos sapatos, que pesam e ocupam muito espaço. Eu viajei 6 meses numa viagem de volta ao mundo com um tênis e um par de Havaianas - dá pra sobreviver, eu sobrevivi. 

Economize na necessàire, que pesa bastante. Você só vai poder levar embalagens de produtos de higiene de até 100ml, e elas têm que estar todas armazenadas num saquinho transparente tipo ziploc. 

Leve só o que você realmente precisa e usa no dia a dia. Não leve nada "para o caso de você vir a precisar"; se você "vier a precisar", vai ter uma farmácia no destino e você compra. O mais provável é que você não venha a precisar de porcaria nenhuma hehehehe...se você não usa no dia a dia, porque vai precisar logo na viagem!?

Outra dica importante: tenha a mala ideal para viajar só com bagagem de mão. 

viajar só com bagagem de mão
a delícia que é viajar apenas com bagagem de mão!

Nós variamos aqui em casa: às vezes vamos com malinhas duras que totalizam 115cm (com 55cm de altura, 35cm de largura e 25cm de espessura), que é o tamanho padrão permitido pelas companhias aéreas; outras vezes preferimos mochilas nas mesmas medidas - tudo depende do tipo de viagem. 

Num safari, é praticamente obrigatório ir de mochila (aqui eu explico porquê); numa viagem de motorhome, é legal ir de mochila, porque elas são mais fáceis de dobrar e guardar, sem ocupar espaço no motorhome; num trekking, é obrigatório ir de mochila, por razões meio óbvias.

Já numa viagem em que você vai rodar de carro, ou vai andar por várias cidades, por exemplo, dá bem para ir de malinha de rodinhas. 

Como falei acima, até na hora de escolher o tipo de bagagem, a escolha vai depender do destino, do tipo de viagem. 

E é importante ter uma mochila boa e/ou uma mala boa, de boa qualidade (o que não significa necessariamente que sejam caras), que não vá soltar a alça ou perder uma rodinha no meio da viagem e te deixar na mão, e o principal: que sejam leves! 

Se você só pode carregar 10Kg de bagagem, use esses 10Kg de maneira sábia, não desperdice seus quilos de franquia de bagagem de mão carregando uma mala pesadona!

Esse é um investimento que se paga rapidamente! 

Nós compramos as nossas malinhas duras há anos em shoppings de Miami e de Las Vegas por U$ 30 ou naquelas lojinhas que ficam ali pertinho do metrô Anvers em Paris (parada para quem vai a Montmartre) por 30 euros. 

viajar só com bagagem de mão
compramos as nossas malinhas de bordo duras há anos atrás por U$ 30

viajar só com bagagem de mão
nossas bagagens de mão no trem que nos levou do Aeroporto de Copenhagen ao centro da capital dinamarquesa

viajar só com bagagem de mão
outra vantagem de viajar com filhos adolescentes é que eles já carregam a própria mala!

viajar só com bagagem de mão
minha mãe e irmã também já acostumaram a viajar apenas com bagagem de mão, seja para Portugal, México, Reino Unido, Holanda, França...todas as nossas viagens juntas são apenas com bagagem de mão

E mais uma dica: se vista de maneira esperta quando for voar. Use, no voo, as roupas mais volumosas e/ou pesadas da sua bagagem. 

Eu sei, por experiência própria, que não é a coisa mais legal do mundo embarcar em Forno Porto Alegre quando os termômetros estão marcando 38ºC carregando um casacão e usando botas para trilha na neve - mas esses são ossos do ofício de todo viajante hehehehe...

Nesta última viagem, por exemplo, se o Peg fosse colocar na malinha dele as botas de trilha, teria que tirar metade das roupas que ele levou kkkkk...o mesmo com o meu casaco mais quente, que, embora de plumas, é bem volumoso, por ser mais comprido. 

O jeito foi embarcar em todos os voos do nosso roteiro vestindo esses itens. 

Nesse nosso recente roteiro pelo Reino Unido, Ilhas Faroé, Copenhagen e Paris, pegamos 11 voos e, milagrosamente, NINGUÉM quis pesar nenhuma das nossas malas, mas, no dia de voar com a RyanAir, que é uma companhia aérea que frequentemente pesa as bagagens dos passageiros na hora do embarque, estávamos preparados para viajar usando nossa "vestimenta máxima", ou seja, 2 camadas embaixo, 4 camadas em cima e as botas mais pesadas kkkkk...por sorte, não foi necessário, porque nossas malinhas estavam rigorosamente dentro dos limites da franquia de bagagem de mão.

Por último: não esqueça de colocar cadeado e uma tag com o seu nome/email/WhatsApp na bagagem de mão. 

Sempre pode ocorrer de a bagagem se extraviar de alguma forma, ou de você ter que despachar a sua bagagem de mão na porta do avião - simmm, se o voo estiver lotado, a companhia aérea pode exigir que você despache a sua bagagem de mão - então é bom que a sua bagagem, mesmo de mão, esteja sempre bem identificada!

viajar só com bagagem de mão
vários leitores me mandaram este meme dizendo que lembraram de mim quando viram na internet...não sei porquê! 😡😂

viajar só com bagagem de mão
se vista de maneira esperta quando for voar, usando no corpo os itens mais pesados e volumosos da sua bagagem, como botas de trilha 

viajar só com bagagem de mão
a RyanAir é uma companhia aérea lowcost que frequentemente pesa as bagagens dos passageiros na hora do embarque, ou exige que os passageiros testem se as malas "cabem" neste "molde" da foto acima

Mala Lipe para viagem Europa no frio

1 bota impermeável
1 tênis leve
2 calças (1 abrigo e 1 cargo)
1 calça impermeável (do tipo que vira bermuda)
1 calça térmica (serve também para dormir)
1 camisa manga longa
1 jaqueta corta-vento impermeável
1 jaqueta de gominhos (no saco)
Necessàire transparente (tudo em embalagens com menos de 100ml) - pente, escova de dentes, pasta de dentes, shampoo, desodorante, sabonete, saboneteira, protetor labial, etc
1 camiseta manga curta (para as viagens de ida e volta do Brasil, onde estava quente)
1 bermuda de banho (nunca se sabe quando haverá uma piscina ou uma chance de um mergulho no Ártico)
5 cuecas
4 meias
5 camisetas térmicas manga longa
1 moletom manga longa
1 fleece
boné/touca de lã
luvas
cachecol de fleece

Na mochila: celular, cabos, carregador, fone de ouvido, livro, etc

viajar só com bagagem de mão
mala do Lipe para a nossa viagem pela Europa no inverno

viajar só com bagagem de mão

viajar só com bagagem de mão
mala e mochila do Lipe prontas (no saco plástico, estão separadas as roupas para usar no voo)

Mala Claudia para viagem Europa no frio

Na mochila:
remédios que você precise usar durante a viagem
óculos de sol
seguro viagem, passagens e reservas impressas
guia de viagem
saco plástico de supermercado
carregador de tomada com entradas usb (o nosso tem 6 entradas)
máquina de fotos, cartões de memória
celular
baterias, carregadores, cabos, powerbank
fones de ouvido
suporte de celular para carro e carregador usb de isqueiro de carro
simcard internacional
lencinhos perfumados
passaporte
PID e CNH
certificados de vacinação
dinheiro e cartão de crédito

Na bagagem de mão:
pijama/roupa para dormir
tênis pequeno (não trambolhento, leve)
lenço ou cachecol ou buff/luva/touca/boné
maiô (se for o caso)
4 calcinhas, 4 meias, 3 sutiãs
jaqueta de gominhos
casaco leve
2 calças (jeans ou legging)
1 calça impermeável (se for fazer trilhas)
1 calça térmica
3 blusas térmicas de manga longa
1 blusa de lã ou moletom ou fleece ou dryfit que aqueça
colocar cadeado e tag com nome na bagagem de mão

Extras:
se for ficar em albergue: toalha (caso eles não forneçam) e chinelo (pra tomar banho em banheiros compartilhados)
taça de acrílico (sim, sou dessas - nos motorhomes que alugamos nunca vêm taças no kit cozinha!)

Na necessàire: só o que você realmente precisa usar diariamente, e nada com mais de 100ml

No corpo (os itens + volumosos e pesados da sua bagagem):
bota ou tênis impermeável
casaco grande

viajar só com bagagem de mão
minha mala para a nossa viagem pela Europa no inverno

viajar só com bagagem de mão
sempre levo na minha mochila, num ziploc ou qualquer outra embalagem plastificada (para não ter perigo de molhar), os nossos passaportes, dinheiro vivo, cartões de débito e crédito e outros documentos importantes - esta mochila está SEMPRE comigo, nunca deixo ela dentro do motorhome quando saímos, por exemplo

Viajando com crianças

Num post que eu gosto muito aqui no blog - 10 conselhos de uma mãe de muitas viagens - eu frisei a importância de viajar leve quando você viaja com filhos. 

Todo mundo diz que, depois que você têm filhos, cada viagem é praticamente uma mudança, que a tralha que você carrega é inimaginável. Pois eu digo o contrário. 

Repito aqui: carregue o mínimo de bagagem possível, quando você for viajar com crianças. 

Sim, viajando com criança, você vai ter que levar MENOS do que levava quando viajava sem crianças.

Isso incluindo as roupas do seu filho.

Se ainda não ficou claro, eu desenho: se você costumava levar uma mala de 32Kg só para você mesma, agora dê jeito de levar uma mochila com todas as coisas do seu pequeno viajante dentro dela, JUNTO com as suas. É mais do que suficiente.

Palavra de mãe-viajante. Veja aqui: Checklist para uma volta ao mundo de mochilão com bebê

Dica pessoal: com uma mochila nas costas, você terá sempre 2 mãos livres, seja para empurrar o carrinho ou para segurar a mão do seu melhor companheiro de viagem. 
Se optar por puxar uma mala, planeje como é que vai fazer para empurrar o carrinho.

viajar só com bagagem de mão
viajando com bebê, o ideal é levar uma mochila, que assim você fica com as 2 mãos livres para cuidar do seu filhote

Viajando com filhos adolescentes

Se você tem um filho adolescente como eu, trago boas notícias: nesta última viagem percebi que os casacos e tênis do Lipe servem perfeitamente em mim - pra não falar nos casacos do Peg, que eu já surrupiava quando cansava dos meus! 

Tem que ter alguma vantagem viajar com filho adolescente rançando, né? Pois então, usei as jaquetas dele todas as vezes que estava de saco cheio das minhas e queria variar a cor hahahaha...

E, mesmo que seu filho já tenha passado de você há horas, independente do tamanho da criaturinha, sempre dá pra dividir cachecol e toucas, pra dar uma variada nos looks para as fotos (tanto seu quanto dele!). 

Se dependesse do Felipe, ele teria ficado 100% das férias usando as mesmas calças, touca, buff de pescoço e o mesmo casaco! Só queria trocar as cuecas, meias e camisetas térmicas. As roupas dele já estavam querendo sair andando sozinhas e fugir dele! Note que certamente seu adolescente vai voltar da viagem com roupas não usadas na mala!

Imagina se eu tivesse uma filha!? Provavelmente daria para levar uma mala só para as duas!

E mais: não são só as roupas e acessórios que a gente pode compartilhar com os filhos: nós, por exemplo, levamos 2 pentes - o Lipe levou um e eu outro! Depois fiquei pensando: para que carregar 2 pentes, 2 pastas de dentes, 2 shampoos, se estamos todos juntos o tempo todo, no mesmo motorhome, no mesmo quarto de hotel, usando os mesmos banheiros, todos os dias?? Um pente e um tubo de pasta de dentes teriam sido suficientes!

Para viajar apenas com bagagem de mão, tem que pensar em tudo isso e 'economizar' em todos os itens desnecessários!

viajar só com bagagem de mão
nas Ilhas Faroé, Lipe de jaqueta azul, buff vermelho e touca verde

viajar só com bagagem de mão
aqui já estou eu de jaqueta azul e buff vermelho

viajar só com bagagem de mão
e aqui estou eu com a touca verde do Lipe

Despachando a bagagem de mão

Algumas pessoas me disseram que não gostam de viajar com bagagem de mão justamente por não gostarem de ter que ficar circulando em aeroportos e conexões com a sua malinha. Se você viaja sozinha, por exemplo, ir ao banheiro com a malinha pode ser um pé no saco, mesmo. 

Eu não vejo problema nisso. 

Pelo contrário, só vejo pontos positivos em estar sempre com a minha bagagem junto comigo: não tem risco de eles extraviarem a minha mala e ela não chegar, não ter que ficar esperando na esteira, com aquele medinho que a mala não chegue, ou que outro viajante pegue a sua mala da esteira por equívoco, poder pegar na mala qualquer coisa que eu estiver precisando a qualquer momento, enfim...só vejo vantagens. 

Mas...se você realmente se incomoda de ter que andar arrastando mala em aeroportos/conexões, saiba que, como já mencionei acima, sempre dá para tentar despachar gratuitamente a sua bagagem de mão - como falei antes, às vezes a própria companhia aérea pode exigir que você despache a sua bagagem de mão já na porta do avião, se o voo estiver muito lotado.

Olha a nossa experiência a respeito na última viagem:

No check-in da Air France em Edimburgo, perguntamos se poderíamos despachar de graça as nossas bagagens de mão, já que nosso voo não incluía bagagem despachada, e o atendente prontamente disse que poderia despachar gratuitamente nossas bagagens de mão diretamente até São Paulo, o que foi uma mão na roda para nós, já que, para passear algumas horas em Paris, ainda teríamos que encontrar e pagar 3 guarda-volumes para armazenar as nossas malas na capital francesa, enquanto batíamos perna pela cidade. 

Se você estiver numa situação assim, querendo despachar gratuitamente uma mala sem ter franquia de bagagem despachada, sempre vale a pena perguntar se eles não estão despachando bagagens de graça (mesmo que você não tenha nenhuma franquia de bagagem despachada), porque, na maioria das vezes, as companhias aéreas estão loucas para despachar bagagens de mão, já que os voos estão sempre lotados. 

Aliás, às vezes, acabam até obrigando os passageiros a despacharem bagagens de mão já na porta do avião, por não haver espaço na aeronave, mesmo a contragosto!

Eu sabia disso - despachar bagagens de mão gratuitamente na porta do avião é sempre muito fácil, se você quiser - mas tinha dúvida se, no nosso caso, seria possível despachar as malas já desde Edimburgo para São Paulo, considerando que nosso tempo de conexão em Paris seria de aproximadamente 10hs...mas deu tudo certo 😉

Alguém aí já tentou fazer isso? Deu certo? 

Fiz uma enquete a respeito lá nos stories do Instagram e 54% dos que responderam disseram que já conseguiram despachar malas em aeroportos mesmo sem ter franquia de bagagem despachada, enquanto apenas 4% relataram não ter conseguido (os outros 42% disseram nunca ter tentado fazer isso). 

viajar só com bagagem de mão
conseguimos despachar gratuitamente as nossas bagagens de mão em Edimburgo, o que facilitou para turistarmos na conexão em Paris

Como lavar roupas sujas durante a viagem

"Como vocês lavam roupas durante as viagens?"

Essa pergunta chega aqui dia sim, dia também. 

O pessoal já sabe que viajamos por muito tempo e com poucas peças de roupa, então fica a dúvida, claro!!

Para viajar para climas frios, é bem fácil, porque a gente só precisa lavar calcinhas, cuecas, meias e blusas térmicas de usar por baixo, e as roupas não sujam tanto, porque no inverno a gente não sua (e não fede), né?! 

Na praia, se suja pouquíssima roupa - a gente passa o dia todo de maiô/biquine e lava o maiô à noite no chuveiro mesmo! 

Lembro de uma viagem para a Tailândia em que o Lipe passou 5 dias em Koh Lipe com a mesma bermuda 😂 nem precisava ter levado uma muda de roupas para ele! 

Mas...e em cidades com climas quentes?? 

Olha, a maior parte das roupas nós lavamos em pias de hotel mesmo! Ainda mais roupinhas de verão, que são bem leves e fáceis de lavar na pia, e ainda secam rápido. 

Mas, quando as roupas sujas se acumulam, nunca é difícil encontrar uma lavanderia

Na nossa recente viagem de motorhome pela Irlanda, por exemplo, passamos por muitos postos de gasolina com máquinas de lavar roupas no estacionamento

No trecho entre o Castelo Dunguaire em Kinvarra e os Cliffs of Moher, por exemplo, cheguei a anotar as coordenadas de 2 destes postos de combustíveis para compartilhar com vocês aqui no blog, pois, para quem quiser lavar roupas durante uma viagem de motorhome, é uma ótima opção! 

viajar só com bagagem de mão
posto de gasolina com máquinas de lavar e secar roupas no estacionamento na Irlanda

Isso pra não mencionar que a maioria dos campings têm lavanderias para uso dos hóspedes! 

Já levo até um saquinho pequeno com sabão em pó de casa na mala, para não ter que comprar uma caixa grande durante a viagem e usar bem pouquinho!

No Japão, por exemplo, era uma maravilha: simplesmente TODOS os hotéis tinham máquinas de lavar roupas self-service para uso grátis dos hóspedes! 

Em lugares turísticos, nunca é difícil encontrar lavanderias! Na mesma viagem à Tailândia que mencionei antes, por exemplo, na Walking Street em Koh Lipe, tinha lavanderias cobrando super baratinho por quilo de roupa lavada. 

Em Bangkok também é fácil encontrar lavanderias na Khao San Road, assim como em Kathmandu lavamos quilos e mais quilos de roupas sujas do trekking ao Everest Base Camp no Thamel! 

Lembro de encontrar lavanderias em Yangshuo na China, em Dahab no Egito, ou em Puno no Peru. É muito fácil!

Nesta nossa última viagem pela Europa, fiz questão de reservar um apartamento no meio da viagem que tivesse máquina de lavar e secar roupas, o The Hans Apartment, em Klaksvík, nas Ilhas Faroé. 

Nós lavamos TODA a nossa roupa suja lá - estávamos com as malas cheias de roupas sujas, viajando desde a Irlanda sem lavar roupas!

Recomendo que, no meio do seu roteiro, especialmente se for um roteiro mais longo como o nosso (mais de 3 semanas viajando), você reserve pelo menos uma diária de hospedagem em um apartamento que tenha máquina de lavar e secar roupas, assim você pode deixar as malas de toda a família zeradas de roupas sujas, com tudo limpinho e pronto para usar novamente. 

Para quem viaja apenas com bagagem de mão como nós, essa estratégia é fundamental!

Em último caso, sempre tem uma pia 😉

viajar só com bagagem de mão
sempre que você faz uma reserva no Booking, tem a informação se a hospedagem oferece ou não máquina de lavar roupas aos hóspedes

Cuidado com itens proibidos na bagagem de mão

Como já mencionei acima, se você viaja apenas com bagagem de mão, tem que ter cuidado com alguns itens que simplesmente não podem ser levados na bagagem de mão, como tripés, paus de selfie, canivetes, isqueiros, tesouras, líquidos em embalagens acima de 100ml, etc. 

Veja, nas fotos abaixo, algumas destas limitações - e, se você têm dúvidas, verifique sempre junto à companhia aérea antes de fazer a sua mala!

Ressalto que nos aeroportos europeus eles estão bem chatinhos com relação aos líquidos: você só vai poder levar embalagens de produtos de higiene de até 100ml, e elas têm que estar todas armazenadas num saquinho transparente tipo ziploc

Tem que tirar a necessàire da mala de bordo sempre que for passar pelo raio-x e colocar a sua  necessàire à vista em uma bandeja. 

Se não fizer isso, é quase certo que eles vão querer abrir a sua mala para ver os líquidos, mesmo que em embalagens minúsculas. 

Minha necessàire é transparente e, mesmo assim, eles chegaram ao ponto de me mandar tirar os líquidos e pastosos (uma maldita pasta de dentes) de dentro da necessàire transparente e passar de novo no raio-x em um saquinho ziploc (que eles sempre fornecem em todos os aeroportos). 

Então já recomendo que, antes de passar no raio-x, você tire TUDO de líquido e de pastoso de dentro da sua mala de mão e coloque tudo num saquinho ziploc numa bandeja para passar no raio-x, que daí passa direto. 

Assim você evita de ter que ficar ali no raio-x perdendo um tempão, esperando que a sua bagagem de mão seja revistada.

No final, depois dessa chateação em vários voos, eu já carregava todos os nossos líquidos e pastosos sempre num único saco ziploc (e não nas nossas necessàires, mesmo elas sendo todas transparentes), para colocar o ziploc direto numa bandeja e passar rapidamente no raio-x.

E mais: a EMBALAGEM não pode ser acima de 100ml. Não importa se você está com uma embalagem de 150ml de perfume quase vazia. Se a embalagem for acima de 100ml, mesmo que só tenha um restinho de perfume ali dentro, eles podem confiscar!

viajar só com bagagem de mão
regras de bagagem da Copa Airlines

viajar só com bagagem de mão

viajar só com bagagem de mão

viajar só com bagagem de mão
note que medicamentos essenciais com prescrição médica e alimentação para bebês são tolerados em quantidades acima de 100ml

viajar só com bagagem de mão
fico impressionada com as coisas malucas que as pessoas querem carregar na bagagem de mão - de algemas a munição!

viajar só com bagagem de mão
minha necessàire, mesmo transparente, não substituía o saquinho ziploc - eles estão fissurados pelos tais saquinhos ziploc nos aeroportos europeus kkkkk...

Fita adesiva é fundamental

Muita gente viu, nas fotos que publiquei em redes sociais, que carrego sempre uma fita adesiva, ou uma fita crepe, na minha bagagem, e ficaram querendo saber o porquê disso. 

Nesses links abaixo eu explico melhor essa obsessão familiar: 


Pode parecer bobagem, mas, se a gente não leva, a droga da fita adesiva faz falta kkkk...nesta última viagem, por exemplo, usamos várias vezes, seja para colar um troço que estava descolando dentro do motorhome, seja para improvisar um "lacre" para uma mala quando perdemos um cadeado...pode acreditar em mim: a fita adesiva tem a sua utilidade!

Claro que, se você não está acostumado a lançar mão dela, não vai sentir a menor falta, e não faz sentido nenhum você levar um trambolho desses na sua bagagem só porque nós levamos né!? 😂

viajar só com bagagem de mão
nossa inseparável fita adesiva kkkk...

Sobre bagagem despachada, é importante saber

No Brasil, desde 2019, foi oficializada a cobrança por volume de bagagem despachada nos voos nacionais, de acordo com a tarifa escolhida. 

Para voos internacionais, as regras variam de acordo com a companhia aérea e a tarifa escolhidas.

Para ambos tipos de voo, o peso máximo permitido por volume despachado é de 23Kg, e as bagagens de mão são gratuitas.

Mala de mão: os passageiros têm direito a um volume com peso máximo de 10Kg (salvo algumas exceções). 

As companhias aéreas estão bem mais rigorosas nesses aspectos, incluindo o tamanho, que é padrão: até 115cm, com 55cm de altura, 35cm de largura e 25cm de espessura. Esse item vale para voos domésticos e internacionais.

Item pessoal: mesmo carregando uma bagagem de mão, o passageiro pode levar uma bolsa, uma sacola ou uma mochila de ombro com itens de uso pessoal. É aí que você deve levar o que precisa para viajar com uma criança: mamadeira, uma muda de roupas, fraldas, etc. Esse item pessoal precisará ser acomodado embaixo do assento.

esta é a tabela de medidas permitidas pela RyanAir, uma das "piores" companhias aéreas no sentido de rigor com o tamanho e peso das bagagens de mão

Bagagem despachada: hoje em dia, as companhias aéreas estão desobrigadas de oferecer o despacho de mala, que antigamente era sempre incluído no preço da passagem. 

Hoje funciona assim: franquia de 23Kg por volume despachado em voos nacionais, com preços que variam bastante dependendo da companhia aérea, sendo os preços normalmente mais caros no caso de franquias compradas no momento do embarque (se você vai precisar despachar bagagem, compre com antecedência para economizar!).

Nos voos internacionais que não contemplem bagagens despachadas incluídas, os valores são em torno de US$ 100 cada uma, compradas online. Sim, uma facada que dói no bolso!

viajar só com bagagem de mão
é sempre muito bom passar reto pela área de "baggage reclaim" - na foto, no Aeroporto de Dublin, desembarcando na Irlanda

viajar só com bagagem de mão
passeando por Edimburgo, na Escócia, com nossas bagagens de mão (o Lipe fica louco!)

Franquia de bagagem para crianças

Crianças de até 2 anos que viajam no colo dos pais, com passagens que custam de 10% a 30% do preço de um bilhete para adultos, têm franquia limitada de bagagem. 

Já para as crianças de até 12 anos, que viajam em assentos próprios, cujos preços podem ser de 25% a 30% mais baratos que uma passagem normal, a regra da mala é praticamente a mesma que para os adultos.

No caso das bagagens de mão de bebês, atenção: é possível levar pomadas e medicamentos líquidos de uso do bebê, limitados a 100ml. 

Porém, há a possibilidade de levar leite, papinha e mamadeira para uso durante o voo, mas é recomendável checar antes com cada companhia aérea, pois cada uma possui regras diferentes para esses itens. 

Já tive que tomar o leite do Lipe na frente de uma fiscal para ela me deixar passar com o líquido no raio x, e também já tive que despejar algumas (várias) mamadeiras de leite mundo afora 😬

viajar só com bagagem de mão
infelizmente, já faz muitos anos que este "pequeno viajante" paga preço de passagem de adulto

Leia mais


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Adorei, Cláudia!
    Eu só fico sem saber como fazer com tesourinha ou cortador de unha, que não pode na bagagem de mão. Como vcs fazem em viagens maiores? (E devo confessar que sempre viajo com meu canivete despachado, que já me salvou várias vezes...)

    ResponderExcluir