Como é o passeio ao Glaciar Pastoruri em Huaraz no Peru
Neste post eu conto todos os detalhes sobre o tour ao Nevado Pastoruri, um dos melhores passeios de aclimatação para fazer na região de Huaraz, no Peru.
Se você está planejando uma viagem ao Peru, coloque a Cordilheira Blanca, Huaraz e o passeio ao Glaciar Pastoruri no seu roteiro - você não vai se arrepender!
Sobre esta viagem a Huaraz no Peru, também já publiquei:
grupo da agência Inkaland Treks fazendo pose junto ao Nevado Pastoruri no Peru
adorei a oportunidade de conhecer a planta gigante Puya Raimondii
a trilha até o Glacial Pastoruri é quase toda pavimentada
paisagens lindas no Parque Nacional Huascarán
um almoço especial no passeio ao Glacial Pastoturi
a visita ao Glaciar Pastoruri em Huaraz é uma ótima oportunidade de ver de pertinho uma geleira
Vídeo do nosso passeio ao Glacial Pastoruri
Se preferir assistir o nosso vídeo do passeio ao Glacial Pastoruri em Huaraz (super informativo) direto no YouTube, é só clicar aqui: Glaciar Pastoruri.
Glacial Pastoruri como passeio de aclimatação
Fizemos o passeio ao Glaciar Pastoruri no nosso 1º dia no Peru com a agência mais top de Huaraz, a Inkaland Treks, que combina essa curta caminhada até o Glaciar Pastoruri com algumas outras paradas em lugares interessantes no caminho.
A Inkaland Treks sugere esse tour como um passeio de aclimatação antes de você tentar aventuras maiores, como a trilha até a Laguna 69 ou a subida ao Nevado Mateo, mas, embora seja de fato um passeio bom para aclimatação, algumas pessoas passam mal se vão lá no seu 1º dia em Huaraz, pois a altitude neste passeio chega aos 5.000m, o que é muita coisa!
Inclusive a agência deixa claro que é preciso estar bem aclimatado antes de ir - eles recomendam passar pelo menos 1 dia em Huaraz primeiro.
Nós não tivemos nenhum problema, a não ser uma dorzinha de cabeça básica - a caminhada para chegar ao Glaciar Pastorurié realmente bem light - mas a altitude de 5.000m pega!
Nosso grupo era bem pequeno (9 pessoas), vários deles já tinham inclusive feito um outro passeio de aclimatação no dia anterior à Laguna Parón e, mesmo assim, 3 pessoas do grupo passaram trabalho para chegar ao glaciar, inclusive uma moça teve muitos vômitos e passou super mal.
Então quero começar esse post avisando isso - porque realmente este é um bom passeio de aclimatação por não exigir grande esforço físico, mas não vá achando que é simples: simplesmente estar a 5.000m de altitude já é um esforço enorme para algumas pessoas.
Tem gente que já passa mal aos 4.000m 😜
Não quero assustar ninguém, só te alertar para ir com cuidado, caminhar BEMMMM devagar até o glaciar, tomar muita água para hidratar e levar os remédios mais recomendados para problemas na altitude (converse sobre isso com seu médico):
Diamox (para mal de montanha)
Vonau Flash (receitado para prevenir e tratar náuseas e vômitos)
Tylenol DC (alívio de dores de cabeça)
Além de servir como um passeio de aclimatação, o tour ao Glaciar Pastoruri também é um bom passeio para relaxar depois de um trekking puxado, por exemplo.
para algumas pessoas, o chá de coca funciona bem para ajudar na aclimatação - nem que seja como placebo hahahahaha...
a dorzinha de cabeça já começa na van, a caminho do Glaciar Pastoruri
a agência Inkaland Treks sugere esse tour como um passeio de aclimatação antes de você tentar aventuras maiores, como a trilha até a Laguna 69 ou a subida ao Nevado Mateo
fizemos o passeio ao Glaciar Pastoruri no nosso 1º dia no Peru
embora seja um passeio bom para aclimatação, algumas pessoas passam mal se vão no Pastoruri no seu 1º dia em Huaraz, pois a altitude neste passeio chega aos 5.000m, o que é muita coisa!
A emoção de ver uma geleira de perto no Glacial Pastoruri
Nós temos a sorte de já ter visto muitos glaciares mundo afora (Alaska, Islândia, Patagônia, Noruega) - muitos deles inclusive muito mais sensacionais que o Glaciar Pastoruri, e mesmo assim achamos esse passeio incrível e recomendamos muito.
Se você nunca viu um glaciar de perto, é mais imperdível ainda!
Para a maioria dos visitantes, o contato com essa geleira é uma experiência única na vida.
já conhecemos muitos glaciares viajando pelo mundo, e mesmo assim achamos que este passeio valeu muito a pena!
felizes da vida no Glacial Pastoruri em Huaraz no Peru
A parada seguinte do tour foi num local onde existem águas gaseificadas, com uma vista linda dos cumes nevados da Cordilheira Blanca ao fundo.
no início do passeio, a Inkaland Treks nos deu um tupperware com banana, chocolate e bolachinhas recheadas
entrada do Parque Nacional Huascarán
os ingressos no Parque Nacional Huascarán custam 30 soles por pessoa
a van da agência Inkaland Treks era bem confortável, mas as estradas nos arredores de Huaraz não são grande coisa
a 1ª parada do passeio foi logo na entrada do Parque Nacional Huascarán, para fotos nesta laguna linda
parada em local onde existem águas gaseificadas, com uma vista linda dos cumes nevados da Cordilheira Blanca ao fundo
águas gaseificadas
Parque Nacional Huascarán
cumes nevados da Cordilheira Blanca ao fundo
Mais adiante, fizemos uma parada especial para conhecer a planta gigante Puya Raimondii.
Sim, além de ter a visão de perto e o contato com a geleira, esse passeio ainda vai te permitir conhecer e fotografar a planta gigante Puya Raimondi, pois o tour ao Glacial Pastoruri é combinado com uma visita ao Vale de Carpa, área ao sul de Huaraz onde cresce a planta Puya de Raimondi.
Essa parada para conhecer as famosas Puyas Andinas foi muito legal!
Quem já viu uma dessas de pertinho?
A Puya Raimondii é uma espécie da família das Bromeliáceas. Uma mistura de cactus com abacaxi gigante e bromélia, é endêmica do Peru, Bolívia e norte do Chile.
Essas estranhas plantas, mais parecidas com cactos mutantes, são na verdade o maior membro da família das bromélias (parente do abacaxi).
Essa planta floresce somente nas altitudes situadas entre 3.200 e 4.800m acima do nível do mar, e está ameaçada de extinção. A espécie pode ser encontrada em apenas algumas áreas isoladas dos Andes.
O nome "Raimondii" homenageia o naturalista italiano Antonio Raimondi, que, em 1874, descobriu a espécie na região de Chavín de Húantar, perto de Huaraz.
A base baixa e espessa da Puya Raimondi forma uma grande roseta de folhas longas e pontiagudas, com cerca de 1,5m de diâmetro.
Elas alcançam até 100 anos de vida e uma altura de 15m!! Forescem uma única vez na vida, quase sempre no mês de maio e, logo depois de florescer, as plantas morrem 😭
Quando florescem, o enorme caule central fica coberto por milhares de flores desabrochando. Se você tiver a sorte de testemunhar este evento, será sem dúvidas uma visão incrível, ainda mais naquele cenário espetacular de montanhas com cumes nevados ao seu redor.
olha como eu fico minúscula ao lado da Puya Raimondii - é impressionante!
informações sobre a Puya Raimondi, da família das Bromeliaceae
o tour ao Glacial Pastoruri é combinado com uma visita ao Vale de Carpa
nesta área ao sul de Huaraz cresce a planta conhecida como Puya de Raimondi
essa parada para conhecer as famosas Puyas Andinas foi muito legal!
quem já viu uma dessas de pertinho?
Como é o passeio ao Glacial Pastoruri em Huaraz
A visita ao Glaciar Pastoruri e às Puya Raymondi é um passeio de um dia inteiro em Huaraz, uma ótima oportunidade de ver de perto e entrar em contato com uma geleira.
Por ser um dos picos nevados mais fáceis de se alcançar no Peru, é um destino turístico bem famoso na região, localizado a 80Km ao sul de Huaraz.
Depois da parada para conhecer a planta gigante Puya Raimondii, continuamos de van por mais algum tempo, e a parada seguinte do passeio foi no estacionamento do glaciar chamado Nevado Pastoruri.
Chegamos lá às 9:30hs.
Fomos de van até os 4.800m e chegamos a quase 5.000m na caminhada até o glaciar.
No estacionamento da Geleira Pastoruri desembarcamos da van, tivemos um tempo para usar os banheiros que existem ali (e só ali) e começamos a caminhada para ver de perto a geleira.
No estacionamento do Nevado Pastoruri tem banheiros por 1 sol, aproveite e vá ao banheiro ali, pois no restante da trilha só tem 'banheiro Inca'.
o Glacial Pastoruri é um destino turístico bem famoso na Cordilheira Blanca, 80Km ao sul de Huaraz
a caminho do Glacial Pastoruri, no Parque Nacional Huascarán
van da agência Inkaland Treks a caminho do Nevado Pastoruri
algumas pessoas já começam a se sentir mal na van, no caminho para o Glacial Pastoruri, pois a van nos deixa a mais de 4.800m de altitude
estacionamento da área turística do Nevado Pastoruri, no começo da trilha
Quem já chega ao estacionamento do Pastoruri se sentindo mal para encarar a trilha a pé, pode ir a cavalo. O aluguel custa 30 soles por 2 cavalos.
Aliás, vale ressaltar que este é o único lugar onde vimos cavalos para alugar e onde é possível chegar a cavalo. Na Laguna Parón ou na Laguna 69, por exemplo, não é possível chegar a cavalo.
Acho que, talvez por esse motivo - a possibilidade de chegar a cavalo - esse foi o único passeio em Huaraz em que vimos crianças (peruanas). Não vimos nenhuma criança estrangeira fazendo turismo na região de Huaraz nesta viagem ao Peru.
Também li que, embora cavalos e mulas geralmente estejam por ali disponíveis para ajudar os mais cansados, eles levam os turistas apenas até um pedaço do caminho, não chegam até a geleira.
quem chega ao estacionamento do Glacial Pastoruri se sentindo mal, pode ir a cavalo
o aluguel de 2 cavalos custa 30 soles
a trilha até a base do Nevado Pastoruri é praticamente toda pavimentada
turistas a cavalo na trilha ao Nevado Pastoruri
No fim da trilha pavimentada há um mirante ótimo para fotos e depois descemos pelo lado direito para ter uma visão bem de pertinho da geleira. Ali tem tempo para fazer um lanche e tirar muitas fotos.
Há uma caverna de gelo linda ali, mas nem pensar em entrar lá dentro, pois o risco de segurança seria enorme - ela pode desabar a qualquer momento.
Não é possível sequer tocar na geleira, pois existem cordas que a protegem.
O aquecimento global é um problema muito grave nesta região, e o Nevado Pastoruri está retrocedendo demais nos últimos anos, por isso eles têm feito o que podem para proteger o glaciar.
Anteriormente era permitido que os turistas levassem esquis, pranchas de snowboard e fizessem caminhadas na geleira. Eles até nos mostraram fotos desta época. Hoje em dia não é mais assim, e há 4 anos eles colocaram inclusive cordas delimitando até onde os turistas podem chegar para preservar a geleira - fizeram muito bem, ainda mais considerando que se trata de uma área de proteção ambiental dentro do Parque Nacional Huascarán.
Pelas minhas fotos, você consegue ver até onde é possível chegar - fomos até o limite das cordas.
O guia nos disse que, há 20 anos, essa geleira tinha o DOBRO do seu tamanho atual. Eles acreditam que, em aproximadamente 10 anos, o Nevado Pastoruri terá desaparecido.
No final do passeio, voltamos pela mesma trilha de volta ao estacionamento, usamos novamente os banheiros e seguimos para a última parada do passeio, um almoço inesquecível.
tirei esta foto do alto do mirante que existe no final da trilha pavimentada - veja que o Peg está sentado mais abaixo voando o drone
vista do mirante do Glacial Pastoruri
montanhas nevadas nos arredores do Nevado Pastoruri
painéis informativos com imagens que mostram o retrocesso do glaciar
as lindas lagoas que se formam na frente do glaciar infelizmente são um péssimo sinal do derretimento do gelo glacial
caverna de gelo no Glaciar Pastoruri, fruto de derretimento do gelo glacial
este ponto onde nosso grupo estava nesta foto é o limite onde os turistas podem chegar na visita ao Pastoruri
a oportunidade de chegar bem pertinho de uma geleira
não seja você o turista estúpido que faz esse tipo de coisa
nas imagens aéreas é possível ver claramente como o glaciar está retrocedendo rápido
as lagoas ficam bonitas nas fotos, mas são um péssimo sintoma dos problemas causados pelo aquecimento global
o Pastoruri está retrocedendo ainda mais rápido que outros glaciares da Cordilheira Blanca
A trilha ao Glaciar Pastoruri em números
Na média, a caminhada do estacionamento até a geleira leva cerca de 1h.
Entre ida e volta, incluindo todo o tempo que ficamos lá na beirada do Nevado Pastoruri tirando fotos e curtindo, foram pouco mais de 2hs.
É considerada uma trilha fácil (desconsiderando a altitude), pois praticamente todo o caminho é pavimentado.
Eles dizem que a trilha tem 2.5Km entre ida e volta, mas meu aplicativo Wikiloc (no qual confio bastante) registrou quase 4Km entre ida e volta, então acredito que eles consideram "trilha" apenas o trecho pavimentado.
Se você quiser chegar até bem pertinho da geleira, vai ter que caminhar uns 4Km.
Fomos de van até os 4.844m e chegamos a quase 5.000m na caminhada até o glaciar.
O desnível positivo registrado pelo aplicativo foi de 150m.
informações registradas no meu aplicativo Wikiloc
imagens de satélite do Wikiloc mostram a trilha que fizemos até os pés do Glaciar Pastoruri
O que vestir e o que levar na trilha ao Glaciar Pastoruri
A agência Inkaland Treks leva kit médico de primeiros socorros e garrafa de oxigênio, então você não precisa se preocupar com isso.
Como já comentei no início desse texto, algumas pessoas do nosso grupo passaram mal, então, se você ainda não está muito bem aclimatado à altitude - difícil estar, pois este é justamente um dos principais passeios de aclimatação em Huaraz - é sempre bom levar os remédios que você costuma usar.
Eu sempre levo Tylenol DC nessas trilhas em altitude, pois às vezes sinto uma dorzinha de cabeça e esses comprimidos com cafeína extra me ajudam bastante.
Aqui eu coloquei uma lista de comidinhas energéticas e itens que levamos na nossa viagem ao Peru e que podem ser úteis nas trilhas de Huaraz, como um powerbank solar: Quanto custa uma viagem para Huaraz no Peru
Lembre que você precisa levar 30 soles por pessoa para pagar os ingressos do parque nacional.
A água é por sua conta. A agência Inkaland Treks fornece café, chá e até vinho no almoço, mas a água é por conta de cada um.
Outras coisas que você deve considerar levar é algum dinheiro para dar de gorjeta ao guia (opcional) e também seguro (não é incluído).
Eu estava vestindo uma calça legging e 3 camadas em cima: camiseta térmica, fleece e jaqueta de plumas. Dá bem para ver nas fotos as roupas que estávamos usando.
Como você está indo visitar um GLACIAR situado a mais de 5.000m de altitude, não preciso nem dizer que vai ser frio, bem frio.
Eu não sou nada friorenta, e sempre que faço esforço físico costumo tirar a jaqueta em algum momento do caminho, mas, na trilha ao Glacial Pastoruri, o esforço físico não é significativo o suficiente para você sentir calor, e eu não tirei a jaqueta em nenhum momento do dia.
Nós fomos ao Glaciar Pastoruri num dia excelente - não havia vento nem muito frio (em torno de 6ºC), e mesmo assim os brasileiros que estavam conosco estavam loucos de frio hehehehe...
Simmmm, o grupo que fez este passeio conosco coincidentemente era só de brasileiros, e nós ríamos, porque os cariocas do grupo estavam loucos de frio, todos entrouxados de roupas, gorro, cachecol, luvas, e eu e o Peg (gaúchos) achando o clima SUPER tranquilo.
Para vocês verem como essas percepções de 'o que é frio' são muito relativas...
» equipamento de fotografia com bateria extra ou powerbank/cabos
» roupas em 3 camadas e impermeáveis para chuva ou neve
» tênis ou botas de trilha
» luvas, buff de pescoço e gorro
» 2 meias
» protetor solar fator 70 ou mais
» óculos de sol com proteção UV
» lencinhos higiênicos (salvam a pátria se você precisar usar um 'banheiro Inca')
não esqueça de se vestir com 3 camadas de roupas e usar óculos de sol na visita ao Nevado Pastoruri
a agência Inkaland Treks fornece café, chá e até vinho no almoço, mas a água é por conta de cada um
não tirei a jaqueta em nenhum momento do dia de visita ao Glacial Pastoruri
fomos ao Glaciar Pastoruri num dia excelente - não havia vento, nem muito frio
os cariocas do nosso grupo estavam gelados, mesmo não sendo um dia dos mais frios
levamos um powerbank solar, mas em dias nublados ele não funciona
como você está indo visitar um glaciar situado a mais de 5.000m de altitude, não preciso nem dizer que vai ser frio, bem frio
só de olhar esta foto, já dá para perceber que o Nevado Pastoruri é um lugar frio
Um almoço com vista
No passeio da Inkaland Treks, o lanchinho e o almoço são incluídos. Se você decidir ir com outra agência, leve bastante comida para o dia todo, pois você vai sair do seu hotel em Huaraz às 6:30hs e só vai chegar de volta às 15:30hs.
É um passeio de 9hs.
Recomendo que vocês leiam o post que escrevi sobre a Laguna 69 para entenderem melhor porque recomendo muito essa agência para seus passeios em Huaraz, mesmo ela sendo mais cara que as outras. Nesse mesmo post, também expliquei porque não é recomendado fazer os passeios por conta própria em Huaraz (como nós costumamos fazer).
A nossa última parada do passeio, para almoço, foi num lugar especial, escolhido a dedo pela equipe da Inkaland Treks para nos deixar deslumbrados.
Já imaginou almoçar com essa vista da Cordilheira Blanca no Peru? Isso é o que eu chamo de luxo ❤️
O mais impressionante foi que eles prepararam tudo no porta-malas da van em poucos minutos, enquanto tomávamos café e chá de coca!
O almoço estava delicioso: um quinotto com frango e maíz (milho).
Quinotto, para quem não sabe, é um risotto, mas, ao invés de ser feito com arroz, é feito com quinoa, um cereal super nutritivo nativo da região andina do Peru e da Bolívia, que é consumido por humanos há mais de 3 mil anos.
E teve até sobremesa e brinde com vinho! Excelente serviço da Inkaland Treks!
Chegamos de volta ao hotel em Huaraz às 15:30hs.
nossa última parada do passeio, para almoço, foi num lugar especial, escolhido a dedo pela equipe da Inkaland Treks para nos deixar deslumbrados
já imaginou almoçar com essa vista da Cordilheira Blanca no Peru!?
dá para imaginar uma 'área de piquenique' mais linda!?
quinotto com frango, ovo, maíz e avocado
brinde com vinho no passeio ao Nevado Pastoruri
celebrando um grande dia nas montanhas peruanas
isso é o que eu chamo de um almoço com vista!
nosso almoço super luxo no tour ao Glacial Pastoruri teve até sobremesa
Diário do Peg sobre o Glacial Pastoruri
Um lugar para ir logo - antes que acabe!
Três horas de sacolejos impiedosos dentro de uma van nos separam, em Huaraz, do início da trilha ao Glaciar Pastoruri.
Uma geleira que, há 20 anos, tinha o dobro do seu tamanho atual, mas que, segundo nosso guia, em aproximadamente 10 anos deverá virar apenas água.
A trilha, de 2.000m de distância, toda pavimentada, inicia aos 4.800m de altitude🥵, e termina aos pés do Nevado Pastoruri, a insanos 5.000m!!
A distância é muito pouca para que possamos desfalecer, mas a altitude, meu amigo...parece que os miolos saltarão a qualquer momento pelos ouvidos!!
Então Tylenol DC e Diamox, para mim, foi a solução!!
Peg na trilha até o Glaciar Pastoruri
sentindo que os miolos poderiam saltar a qualquer momento pelos ouvidos!!
Voando drone no Glaciar Pastoruri
Segundo nos informou o guia, não há vedação para se voar drones no Parque Nacional Huascarán - pelo menos não nesta região do Glacial Pastoruri...desde que você tenha um drone capaz de voar a 5.000m de altitude!
Pois é, muita gente não sabe, mas a maioria dos drones não voam no ar rarefeito! Por isso, muitas pessoas desavisadas tentam voar seus drones em Huaraz e acabam espatifando os pobrezinhos contra alguma montanha.
Nós já tivemos alguns diferentes modelos de drone, e havíamos vendido o último que tivemos, mas, quando decidimos ir a Huaraz, sabíamos que íamos querer ver aqueles lugares de cima, com a visão de um passarinho.
Ocorre que não é qualquer drone que consegue voar bem em locais que tenham altitude, já que, obviamente, o ar lá é rarefeito.
No Nevado Pastoruri, por exemplo, você estará a 5.000m de altitude no momento da decolagem, ou seja, para voar lá, você precisa de um drone que vá bem até 5.300m, e isso é raro.
Aliás, raríssimo! Pesquisando na internet, descobrimos apenas UM único modelo de drone capaz de voar com segurança até os 5.000m de altitude: o DJI Drone Mavic Air 2S.
Se você olhar nas especificações dele, está expressamente descrito: "altura máxima de serviço acima do nível do mar - 5.000m".
Foi o único drone que encontramos com essa especificação, e ele custa mais caro que os outros por isso. Embora não estivéssemos planejando gastar tanto $$$ num drone quando começamos nossa pesquisa, resolvemos investir e realmente valeu a pena!
Ver aqueles lugares com a visão de um passarinho não tem preço!
PS. A gente imagina que até seja possível voar um drone comum lá, mas obviamente é um grande risco, pois eles não têm essas características especiais que têm o Mavic Air 2S, que permitem com que ele voe até os 5.000m.
ver o Glaciar Pastoruri com a visão de um passarinho não tem preço!
Comente este Post:
0 comentários: