Menu

Como é a trilha à Laguna 69 e Lagunas Llanganuco em Huaraz, Peru

Como é a trilha à Laguna 69 e Lagunas Llanganuco em Huaraz, Peru

 Laguna 69 e Lagunas Llanganuco em Huaraz

Como é a trilha à Laguna 69 e Lagunas Llanganuco em Huaraz, Peru
Na nossa última viagem ao Peru, fizemos a trilha à Laguna 69 em Huaraz e aproveitamos para conhecer as lindíssimas Lagunas Llanganuco no caminho.

Olhando minhas milhares de fotos do Peru, percebi que mal deu tempo de mostrar a vocês nos stories, durante a viagem, como havia sido o difícil trekking à Laguna 69, certamente um dos passeios mais famosos de Huaraz e, talvez, do próprio Peru! Então fiz uma retrospectiva da trilha à Laguna 69 lá nos stories do Instagram, e agora, neste post, vou contar todos os detalhes que vocês precisam saber sobre esta aventura. 

Se você já viu fotos da Laguna 69 por aí, e estava sonhando com esta viagem a Huaraz, aqui neste post tem tudo o que precisa saber para encarar essa trilha espetacular 👇 

Sobre esta viagem a Huaraz no Peru, também já publiquei:

Quanto custa uma viagem para Huaraz no Peru

Dicas de viagem para Huaraz no Peru: como chegar, onde ficar, onde comer e muito mais

Roteiro de 11 dias em Huaraz, Peru: os lugares mais bonitos da Cordilheira Blanca e do Circuito Huayhuash

Como é o trekking Mini Circuito Huayhuash no Peru

Glaciar Pastoruri em Huaraz no Peru

Como é o passeio à Laguna Parón em Huaraz no Peru

Como é subir o Nevado Mateo em Huaraz, no Peru

Leia também:


Laguna 69 Huaraz Peru
descansinho na Laguna Consuelo, a 4.297m de altitude, no caminho para a Laguna 69

Laguna 69 Huaraz Peru
no começo, a trilha para a Laguna 69 é plana e tranquila, mas o cenário ao nosso redor já dá mostras do deslumbramento que é esta região

Laguna 69 Huaraz Peru
conforme vamos ganhando altitude, os picos nevados mais dramáticos da Cordilheira Blanca nos cercam por todos os lados

Laguna 69 Huaraz Peru
a paisagem é uma mistura de Canadá com Suíça, mas os preços são peruanos kkkk...

Laguna 69 Huaraz Peru
cascatas despencam das montanhas ao longo do vale, emolduradas por flores coloridas

Laguna 69 Huaraz Peru
o alívio de finalmente alcançar a Laguna 69, encravada no meio das montanhas, a 4.604m de altitude 

Laguna 69 Huaraz Peru
toda a beleza da Laguna 69 vista pelos olhos de um passarinho

Como fazer o passeio à Laguna 69 e Lagunas Llanganuco

Várias pessoas, leitores 'das antigas', comentaram comigo durante a nossa viagem ao Peru que estranharam nos ver fazendo passeios/hikes com agências de turismo, já que todo mundo sabe que a nossa preferência é sempre por fazer tudo por conta própria, quando possível. 

A questão é justamente que temos que nos adaptar ao "way of life" de cada destino (e, modéstia à parte, acho que fazemos isso muito bem). 

Em Huaraz, o modo de fazer as coisas não é por conta própria - a não ser que tu queiras gastar mais $$$ para passar perrengue. 

O único jeito de fazer as coisas por conta própria, de forma independente, no Peru, sem passar perrengue, seria se estivéssemos lá com um motorhome próprio, onde poderíamos pernoitar. 

Aí a gente poderia ir de um lugar para outro diretamente, sem ter que ficar indo e voltando a Huaraz, que é a base para todos os tours, todos os dias. 

Quem não tem motorhome para se deslocar e pernoitar (ou seja, mais de 99% dos turistas lá), só tem que fazer base em Huaraz mesmo, e fazer os hikes/tours/passeios a partir da cidade-base da Cordilheira Blanca. 

E, estando baseado em Huaraz, são poucos os lugares onde você consegue chegar com transporte público. 

Para ir na maioria dos lugares onde estivemos durante a nossa viagem, como, por exemplo, o Nevado Pastoruri, a Laguna Parón, as Lagunas Llanganuco e a Laguna 69, o único jeito é ir com um tour, e um tour em grupo acaba saindo BEM mais em conta do que ir de táxi, por exemplo! Até porque você teria que pagar o tempo de espera do taxista para poder voltar com ele - teria que contratá-lo pelo dia inteiro. 

O único lugar onde é recomendado ir por conta própria é a Laguna Churup, pois você consegue ir com transporte público até o povoado de Pitec, e ouvi falar que, mesmo lá, às vezes compensa mais financeiramente ir com um grupo organizado. 

Até daria para tentar alugar um carro (eu nem sei se existem locadoras de veículos em Huaraz, e nunca ouvi falar de alguém que tenha alugado carro lá), mas as estradas são horrorosas e alugar carro seria muito mais caro e cansativo do que ir com um grupo. 

Pensa sair do hotel em Huaraz as 3hs da manhã, dirigir 3hs numa estrada de chão terrível e perigosa sacolejando no escuro, fazer essas trilhas difíceis na altitude e voltar depois mais 3hs até o seu hotel em Huaraz dirigindo pelas estradas terríveis de novo??! Impossível né! 

Quando entrávamos de volta nas vans das agências no final dos passeios, todo mundo só queria voltar roncando no caminho até Huaraz! 

Por isso, em resumo, não é recomendado fazer esses passeios em Huaraz sem agência kkkk...e, pra ser bemmmm honesta, não foi nem um pouco ruim fazer os tours com uma agência top como a Inkaland Treks, que nos ofereceu um delicioso café da manhã na beira da Laguna Llanganuco ❤️

Laguna 69 Huaraz Peru
 café da manhã na beira da Laguna Llanganuco

Laguna 69 Huaraz Peru
parada estratégica na beira da Laguna Chinancocha a caminho da Laguna 69

Laguna 69 Huaraz Peru
a van da Inkaland Treks faz uma parada para café da manhã às margens de uma das Lagunas Llanganuco

Laguna 69 Huaraz Peru
quando entrávamos de volta nas vans das agências no final dos passeios, todo mundo só queria voltar roncando no caminho até Huaraz

Qual agência contratar para os passeios em Huaraz no Peru

Agendamos nossos tours à Laguna 69, Lagunas Llanganuco e Glaciar Pastoruri com a agência mais top de Huaraz, a Inkaland Treks

Escolhemos esta agência depois de ler várias recomendações confiáveis (da Lily do blog Apaixonados Por Viagens e da Carlinha do blog Fui, Gostei, Contei), e ratifico os relatos das 2 para dizer que a agência é mesmo excelente - não é por nada que, no TripAdvisor, eles estão entre as agências mais bem indicadas de Huaraz.

Outro motivo para escolher essa agência foi porque eles combinam o passeio à Laguna 69 com uma parada para café da manhã nas Lagunas Llanganuco, e assim teríamos a oportunidade de fazer um combo 2 em 1: conhecer 2 pontos turísticos incríveis de Huaraz num mesmo dia. 

Muitas agências fazem uma paradinha rápida nas Lagunas Llanganuco a caminho da Laguna 69, mas é uma paradinha rápida mesmooooo e, com a Inkaland Treks, a parada é um pouco mais longa, tanto que eles oferecem um pequeno café da manhã ali, e assim eu sabia que teríamos mais tempo para aproveitar esse lugar maravilhoso - o que de fato ocorreu, tanto que o Peg teve tempo suficiente até para voar o drone lá e fazer imagens incríveis das lagoas. 

Laguna 69 Huaraz Peru
deu tempo até para voar o drone na parada para café da manhã nas Lagunas Llanganuco

Laguna 69 Huaraz Peru
a Inkaland Treks combina o passeio à Laguna 69 com uma parada nas Lagunas Llanganuco

A maior parte dos passeios desta agência são privados e um pouquinho mais caros que os de outras agências 'barateiras'. 

Nós tivemos sorte de que havia um grupo de brasileiros que iam fazer os passeios ao Glaciar Pastoruri e às Lagunas Llanganuco e 69 nos mesmos dias que nós, então foi possível dividir os custos e os tours ficaram mais em conta.

Para negociar um "pacote" de passeios, seja privado, seja em grupo, com esta que é, provavelmente, a melhor agência de Huaraz, o melhor é entrar em contato pelo WhatsApp +51 943 332 193 com a Edita, dona da agência, informando os dias que você vai estar lá, os passeios que quer fazer, e pedindo um preço especial pelo combo de passeios. 

Mesmo em grupos, os passeios deles são excelentes - não vejo necessidade de fazer esse tipo de passeio privado - diferente do Nevado Mateo, que recomendo fazer privado, como já expliquei aqui.

Recomendo muito que você faça com a Inkaland Treks estes 3 passeios - de preferência nesta ordem, para facilitar a aclimatação:
  • Laguna Parón
  • Glacial Pastoruri
  • Laguna 69 + Lagunas Llanganuco
Ressalto novamente que é possível fazer estes passeios com outras agências meia boca por muito menos $$$, mas não recomendo.

Provavelmente o alto padrão de qualidade dos 2 primeiros tours que fizemos em Huaraz com a Inkaland Treks nos deixou mal-acostumados, mas não recomendo pra ninguém - a não ser pra jovens mochileiros querendo economizar cada centavo - esses tours + baratinhos, em grupos grandes.

Por um dia, como foi o nosso caso, ok; no 2° dia, você já fica incomodado; no 3° dia, vai estar odiando Huaraz, amaldiçoando os incas até a 5ª geração e brigando até com o pisco sour do jantar!

Só para quem realmente precisa economizar, pois a diferença de qualidade é abissal. No post sobre o nosso passeio à Laguna Parón, vocês entenderão bem a diferença: Como é o passeio à Laguna Parón em Huaraz

Sim, nós mesmos fizemos um dos passeios "baratinhos" (45 soles por pessoa) com a agência K2 Peru Adventures (para a Laguna Parón) e nos arrependemos, pois a diferença a mais no preço da Inkaland Treks realmente compensa pela qualidade muito superior da experiência que você vai ter.

Será que eu estou ficando velha!? 😜

A questão é que a Inkaland Treks só trabalha com grupos bem menores, eles saem bem mais cedo do que as outras agências (e assim você chega mais cedo aos lugares, antes dos outros turistas, e tem mais tranquilidade para tirar fotos e curtir os pontos turísticos sem muvucas), as vans deles são boas e confortáveis, os guias são ótimos, respeitam o ritmo de cada cliente nas caminhadas e não colocam músicas chatas, a todo volume no trajeto, e a Edita, dona da agência, é super querida e boa de tratar por WhatsApp.

Mas talvez a maior diferença das outras agências, e que justifica os preços mais altos, é que os tours da Inkaland Treks sempre têm almoço e snacks incluídos, e comida BOA!

Olhem o local onde nós tomamos café da manhã na Laguna Llanganuco, a quantidade de lanches que eles nos forneceram para almoçarmos na Laguna 69 e o lugar es-pe-ta-cu-lar onde eles nos levaram para almoçar depois da trilha até o Nevado Pastoruri, e vocês vão entender porque os tours da Inkaland Treks valem a pena!

Laguna 69 Huaraz Peru
'box lunch' que eles nos forneceram para almoçarmos na Laguna 69

Lagunas Llanganuco em Huaraz
local onde nós tomamos café da manhã na Laguna Llanganuco

Laguna 69 Huaraz Peru
fomos praticamente o primeiro grupo a chegar na Laguna 69

Huaraz Peru
lugar es-pe-ta-cu-lar onde a Inkaland Treks faz a parada para almoço depois da trilha até o Nevado Pastoruri

Lagunas Llanganuco

No mesmo dia que marcamos a caminhada à Laguna 69 em Huaraz, iríamos aproveitar para conhecer no caminho também as lindíssimas Lagunas Llanganuco, que são 2 lagoas irmãs na Cordilheira Blanca, uma ao lado da outra: Laguna Chinancocha e Laguna Horconcocha.

A van da Inkaland Treks passou no Hotel Andino Club para nos buscar às 4hs da madrugada.

Saímos de Huaraz e dirigimos para o norte, ao longo do vale Callejon de Huaylas, seguindo o curso do Rio Santa no vale que divide a Cordilheira Branca ao leste e a Cordilheira Negra ao oeste.

Passamos por povoados tradicionais com suas fazendas e logo começaram a aparecer as vistas dos picos da Cordilheira Branca. Ao chegarmos a Yungay, subimos por uma estrada de terra para o nordeste, onde está localizado o Vale de Llanganuco.

Esssa estrada de terra sobre 1.350m a nordeste de Yungay, ao longo de 28Km, até o Vale de Llanganuco e suas espetaculares lagoas. 

Chegamos às 7hs ao Setor Llanganuco do Parque Nacional Huascarán, para um dos maiores desafios desta nossa viagem: a subida à Laguna 69 😨❤️

Logo na entrada do vale, paramos no ponto de verificação do Parque Nacional Huascarán para nos registrarmos. 

Ali o banheiro custa 1 sol, e pagamos os ingressos do parque nacional (30 soles por pessoa). 

Logo depois começa uma subida vertiginosa em ziguezague impressionante por um vale entre 2 paredões de rocha incríveis. 

Logo chegamos à Laguna Chinancocha (no idioma quéchua), ou "Laguna Fêmea". 

Ela tem 28m de profundidade e é rica em trutas. 

É por causa da sua grande profundidade que ela tem esse tom verde-azulado maravilhoso. A sua laguna-irmã, ali ao lado, que não é tão profunda, não tem essa mesma coloração incrível. 

Situadas em um vale glaciar a cerca de 1.000m abaixo da linha da neve, essas lagoas intocadas brilham sob o sol, refletindo tudo ao redor nas suas águas em tons turquesa e esmeralda. 

Foi ali que tomamos nosso café da manhã, naquele cenário de filme. Ali eles nos deram café, chá de coca e um sanduíche.  

As árvores que você vai ver ali são típicas desta região, chamadas QUEÑUALES, e são algumas das poucas espécies que crescem nessas altitudes! Algumas foram encontradas até 5.000m de altitude!

Lagunas Llanganuco em Huaraz
chegando ao Setor Llanganuco do Parque Nacional Huascarán

Lagunas Llanganuco em Huaraz
cenário de cinema na Laguna Chinancocha

Lagunas Llanganuco em Huaraz
os picos nevados já começavam a aparecer lá no fundo

Lagunas Llanganuco em Huaraz
queñuales na Laguna Chinancocha

Lagunas Llanganuco em Huaraz
a Laguna Chinancocha tem esse tom verde-azulado maravilhoso por causa da sua grande profundidade

Lagunas Llanganuco em Huaraz
estrada que leva à Laguna 69, passando pelas Lagunas Llanganuco

Lagunas Llanganuco em Huaraz
tomamos nosso café da manhã nesse cenário de filme das Laguna Chinancocha

Lagunas Llanganuco em Huaraz
queñuales são árvores típicas desta região, algumas das poucas espécies que crescem nessas altitudes

Lagunas Llanganuco em Huaraz
Laguna Chinancocha

Existem trilhas ao longo da Laguna Chinancocha, uma área de piquenique e um molhe onde você pode contratar passeios de barco pela lagoa - mas você só vai conseguir fazer isso se estiver por conta própria, pois os passeios organizados pelas agências não te dão tempo suficiente para isso. 

Depois, seguimos viagem e passamos pela Laguna Horconcocha (que, claro, significa "Laguna Macho"), que é mais rasa do que a sua laguna-irmã, mas também rica em trutas. 

No idioma quéchua, "cocha" significa laguna. 

Ainda passamos por Cebollapampa, a 3.900m, e então, enfim, já com os olhos cheios de colírio dessas 2 lagunas fantásticas, chegamos ao ponto de início da trilha que leva à Laguna 69.

Lagunas Llanganuco em Huaraz
Laguna Horconcocha

Laguna 69 Huaraz Peru
paisagem sensacional do ponto de início da trilha que leva à Laguna 69

Laguna 69

A Laguna 69 fica situada nos flancos das montanhas Pisco e Chacraraju (6.112m), e é considerada, pelo tom de azul da sua água, um dos mais belos lagos glaciais no norte da Cordilheira Branca. 

É, sem dúvida, uma das caminhadas panorâmicas mais impressionantes de toda a Cordilheira Blanca, um lugar único e especial. 

Em dias claros, você pode olhar diretamente para as pedras no fundo do lago através das águas de cor azul profundo, e ainda tem uma cachoeira incrível caindo bem no final do lago, que cria um cenário maravilhoso. 

Esta caminhada é classificada como de média a difícil, devido à altitude e o esforço de caminhada desafiador na última seção, antes de chegarmos ao lago.

A trilha combina vistas panorâmicas dos principais picos da Cordilheira Blanca, lindos lagos coloridos, rica vegetação, muitas flores e cachoeiras espetaculares caindo ao longo do vale.

Laguna 69 Huaraz Peru
o incrível azul da Laguna 69

Laguna 69 Huaraz Peru
flores e vegetação diferente por todo caminho

Laguna 69 Huaraz Peru
montanhas por todos os lados na trilha até a Laguna 69

Laguna 69 Huaraz Peru
cachoeiras espetaculares despencando das montanhas ao longo do vale

Laguna 69 Huaraz Peru
flores coloridas e montanhas nevadas na trilha para a Laguna 69

Laguna 69 Huaraz Peru
lagos coloridos refletindo as montanhas ao redor no caminho até a Laguna 69

Laguna 69 Huaraz Peru
montanhas da Cordilheira Blanca na trilha à Laguna 69

No início, é uma caminhada agradável e tranquila numa área quase plana, por cerca de 1h, passando por árvores quenuais, com uma vista linda de montanhas nevadas ao fundo - você vai ter vistas da Montanha Huascarán, pico mais alto da Cordilheira Blanca, do Chopicalqui e do Yanapaccha. 

Mas, em seguida, começa a subida por um caminho em ziguezague bem demarcado até o 1º pequeno lago da trilha, a Laguna Consuelo, já a 4.297m de altitude. 

Pense que você saiu de 3.900m de altitude e ainda precisa chegar até os 4.607m da Laguna 69!

À medida que vamos ganhando altitude, os picos glaciais dramáticos das montanhas Chacraraju (6.112m), Yanapaccha, Huascarán (6.768m) e Chopicalqui (6.345m) aparecem, se destacando no horizonte, além das quedas d'água no vale. 

Continuamos subindo por um último caminho em ziguezague até a Laguna 69, e essa é realmente a parte mais difícil do trajeto. Ali você realmente começa a sentir os efeitos da altitude, as pernas ficam bambas e precisa fazer aquele último esforço para finalmente chegar ao lago. 

Laguna 69 Huaraz Peru
começando a trilha até a Laguna 69 no Parque Nacional Huascarán

Laguna 69 Huaraz Peru
no início, a caminhada é tranquila, numa área quase plana lindíssima, por cerca de 1h

Laguna 69 Huaraz Peru
no começo da trilha, só sorrisos deslumbrados com o cenário de filme ao nosso redor

Laguna 69 Huaraz Peru
vamos ganhando altitude, e os picos nevados das montanhas Chacraraju, Yanapaccha, Huascarán e Chopicalqui aparecem, além das cascatas no vale

Laguna 69 Huaraz Peru
logo começa uma subida forte em ziguezague até o 1º pequeno lago da trilha, a Laguna Consuelo, a 4.297m de altitude

Laguna 69 Huaraz Peru
árvores quenuais, típicas desta região, que só crescem na altitude

Laguna 69 Huaraz Peru
no caminho até a Laguna 69, você vai ter vistas da Montanha Huascarán, pico mais alto da Cordilheira Blanca, do Chopicalqui e do Nevado Yanapaccha

Laguna 69 Huaraz Peru
o alívio de ver esta placa de "falta apenas 1Km" logo se esvai, quando vimos a imensa subida em ziguezague que teríamos pela frente justamente neste último quilômetro!

Laguna 69 Huaraz Peru
nem a vaca acredita na pirambeira que temos que vencer neste último quilômetro 😛

Quando você chega lá, percebe que todo o seu esforço foi recompensado - parece que está chegando ao paraíso, com aquelas flores coloridas pela trilha, a beleza do azul da Laguna 69 e as montanhas Pisco e Chacraraju ali pertinho. 

Então é hora de relaxar, tirar muitas fotos, respirar fundo e almoçar desfrutando da paisagem ao seu redor.

Uma das grandes vantagens que eu vi em ir à Laguna 69 com a Inkaland Treks foi que nós fomos o 1º grupo a chegar ao início da trilha. 

Quando chegamos lá, ainda não tinha nenhuma van, nenhum grupo lá. Fizemos 95% da trilha sem ver ninguém no caminho, além das pessoas do nosso grupo, que era de 6 pessoas no total, incluindo nós 2. 

Só quando já estávamos no último trecho, na parte mais difícil da trilha, progredindo mais devagar, que uns 3 ou 4 gringos estilo cabrito-montês nos alcançaram e ultrapassaram. Então, quando chegamos à Laguna 69, apenas essas 3 ou 4 pessoas estavam lá. 

Mas, depois de uns 20min que estávamos lá desfrutando da Laguna 69 vazia, o lugar começou a encher de gente, assim como a trilha, na descida, já estava lotada de grupos de turistas botando os bofes para fora. 

Fiquei pensando que, se tivéssemos feito o passeio com qualquer outra agência, com um grupo grande de pessoas, teríamos chegado lá na Laguna 69 e já encontrado o local lotado de gente 😝

É, às vezes compensa acordar 3:30hs da manhã!

Laguna 69 Huaraz Peru
ao chegar à Laguna 69, parece que você está chegando ao paraíso, com aquelas flores coloridas pela trilha, a beleza do azul da Laguna 69 e as montanhas Pisco e Chacraraju ali pertinho

Laguna 69 Huaraz Peru
e então você percebe que todo o seu esforço para chegar à Laguna 69 foi plenamente recompensado

Laguna 69 Huaraz Peru
há uma cachoeira incrível caindo bem na margem oposta da Laguna 69, que cria um cenário maravilhoso

Laguna 69 Huaraz Peru
é possível ver as pedras no fundo da Laguna 69 através das águas azul profundo do lago

Laguna 69 Huaraz Peru
quando fomos embora da Laguna 69, o lugar já estava cheio de turistas

A Inkaland Treks havia nos entregado, ainda na van, um tupperware com o que eles chamam de "box lunch": frutas, chocolates, bolachinhas, suco de caixinha e 2 sanduíches, um de frango e um de queijo. 

Você escolhe, de toda aquela comilança, o que vai carregar na sua mochila durante a trilha para comer lá em cima, quando chegar na Laguna 69. 

Não é recomendado levar tudo - todas as comidas - na sua mochila: 1) porque é comida demais, e você não quer carregar peso desnecessariamente; e 2) porque você vai querer deixar algumas coisinhas na van para ter o que comer no caminho de volta até Huaraz.

Lembre que você chega de volta na van por volta das 14hs e ainda terá uma viagem de 3hs pela frente até chegar de volta ao seu hotel em Huaraz.

Atenção: se você decidir fazer esse passeio com outra agência que não a Inkaland Treks, leve bastante comida, pois as outras agências não providenciam café da manhã e nem almoço na trilha!

Laguna 69 Huaraz Peru
cenário do nosso 'box lunch' na Laguna 69

Laguna 69 Huaraz Peru
se você fizer este passeio com outras agências, leve comida, pois as outras não providenciam almoço para a trilha

Laguna 69 Huaraz Peru
a Inkaland Treks fornece um tupperware com lanchinhos e você escolhe o que vai querer carregar na sua mochila durante a trilha para comer quando chegar na Laguna 69

Para mim, o caminho de volta foi bem fácil. 

Eu tenho bastante resistência e meus joelhos não incomodam nas descidas (meu problema maior é o fôlego na subida). Mas, para pessoas que sentem desconforto nos joelhos nas descidas, o caminho de volta pode ser bem desafiador! 

Descemos pelo mesmo caminho até Cebollapampa, onde nosso transporte estava nos esperando no ponto inicial/final da trilha para nos levar de volta ao nosso hotel em Huaraz. 

Laguna 69 Huaraz Peru
no caminho de volta para Huaraz, passamos novamente pelas Lagunas Llanganuco

Como a Inkaland Treks tinha 2 guias, um deles ia mais na frente na trilha, acompanhando os mais rápidos do grupo, enquanto que o outro ia bem no final, dando apoio para os mais lentos. 

O grupo - que, no nosso caso, era de 6 pessoas apenas - não anda grudado o tempo todo - cada um vai no seu ritmo. Quando chegamos de volta na van, ainda ficamos um bom tempinho alongando (importante!) e esperando os últimos chegarem.

Como a trilha é bem demarcada, se você está se sentindo bem e tem um pouquinho de experiência em trilhas, é bem tranquilo fazer sem guia, sozinho. Não tem nenhum perigo de se perder, por exemplo!

Se você é MUITOOO lento, talvez valha a pena fazer esse passeio de forma privada. 

Soube de várias pessoas que não conseguiram chegar à Laguna 69 porque foram com essas agências mais 'barateiras', que levam grupos grandes e ficam apressando os clientes para ir mais rápido e chegar num determinado horário. 

Se você é mais lento, e tem um horário marcado para chegar de volta na van, pode acabar passando mal, devido à altitude, tentando ir mais rápido do que o teu ritmo te permite, e acaba tendo que desistir. 

Se quer garantir que você vai ter todas as chances de conseguir chegar até as margens da Laguna 69, o melhor é ir com uma agência top, num grupo pequeno, sem esse stress de ficarem te apressando!

Laguna 69 Huaraz Peru
nosso guia Mário, da agência Inkaland Treks

Laguna 69 Huaraz Peru
a Inkaland Treks tinha 2 guias para um grupo pequeno de 6 clientes (além do motorista da van), então um deles ia mais na frente na trilha, acompanhando os mais rápidos do grupo, enquanto que o outro ia bem no final, dando apoio para os mais lentos

Laguna 69 Huaraz Peru
na maior parte do caminho, fizemos a trilha completamente sozinhos, sem ninguém por perto

Laguna 69 Huaraz Peru
você não precisa ir grudado no resto do grupo, e nem o guia é necessário, pois a trilha é bem demarcada

Laguna 69 em números

Laguna 69 está a 4.607m de altitude, sendo que a caminhada até lá começa a 3.900m. Ou seja, durante o tour, você subirá mais de 700m de altitude (e mais ainda de altimetria)! 

O meu aplicativo Strava registrou 798m de ganho de elevação. 

A trilha tem, ao todo, pouco mais de 14Km (de muitas subidas e descidas), sendo 7Km de ida e 7Km de volta.

O passeio dura o dia inteiro. Só o percurso de ônibus/van até lá leva, em média, pouco mais de 3hs. São mais de 6hs entre ida e volta.

Já a trilha toda, + o tempo de descanso/curtição na Laguna 69, leva, aproximadamente, 6:30hs: 
  • 3:10hs subindo
  • 1h na lagoa
  • 2:20hs descendo
Saímos do hotel às 4hs da manhã, começamos a caminhada as 7:30hs, chegamos de volta na van as 14hs, e chegamos de volta ao Hotel Andino em Huaraz as 17hs. 

Exaustos. 

Inclusive, uma dica boa, se você decidir se hospedar no Hotel Andino também, é aproveitar para jantar neste dia no maravilhoso restaurante do hotel, o Chalet Suisse

Para nós foi uma ótima pedida, pois chegamos bem cansados do trekking à Laguna 69, sem o menor ânimo para sair para jantar na rua - uma delícia poder jantar no excelente restaurante do hotel nesta noite!
Laguna 69 Huaraz Peru
neste ponto da estrada as vans estacionam e aqui começa o 'sendero' até a Laguna 69

Laguna 69 Huaraz Peru
muita gente pensa que chegou à Laguna 69 quando vê a Laguna Consuelo, mas é justamente ali que começa a parte mais difícil do trajeto

Laguna 69 Huaraz Peru
registros no meu aplicativo Strava

Laguna 69 Huaraz Peru
o meu aplicativo Strava registrou 798m de ganho de elevação

Laguna 69 Huaraz Peru
a alegria de chegar à Laguna 69 😂

Origens do nome Laguna 69

Várias pessoas perguntaram o porquê do nome Laguna 69

Vale esclarecer que, embora pareça que o nome 'Laguna 69' tem uma conotação sexual, a explicação para a denominação dessa lagoa não tem nada a ver com isso! 

A realidade é bem mais prosaica: a área do Parque Nacional Huascarán compreende praticamente toda a região da Cordilheira Blanca situada acima dos 4.000m de altitude, incluindo cerca de 600 glaciares e centenas de lagoas - e é justamente por isso que algumas lagoas lá sequer têm um nome, mas sim apenas um número, como a Laguna 513 e a Laguna 69 - embora algumas mentes mais sujas já pensem logo no conteúdo sexual do número 69! 😜

Laguna 69 Huaraz Peru
a explicação para o nome da Laguna 69 é bem mais simples do que parece!

Laguna 69 Huaraz Peru
a famosa Laguna 69 em Huaraz no Peru

O que vestir e levar para a trilha à Laguna 69

A Inkaland Treks leva kit médico de primeiros socorros e garrafa de oxigênio, então você não precisa se preocupar com isso. 

Leve apenas os remédios que você costuma usar - eu sempre levo Tylenol DC nessas trilhas em altitude, pois às vezes sinto uma dorzinha de cabeça e esses comprimidos com cafeína extra me ajudam bastante. Levei folhas de coca, mas nem masquei. 

Aqui eu coloquei uma lista de comidinhas energéticas e itens que levamos na nossa viagem ao Peru e que podem ser úteis na trilha, como powerbank solarQuanto custa uma viagem para Huaraz no Peru


Lembre que você precisa levar 30 soles por pessoa para pagar os ingressos do parque nacional. 

A água para a trilha também é por sua conta. A agência Inkaland Treks fornece café e chá no café da manhã e uma caixinha de suquinho no 'box lunch'. 

Outras coisas que você deve considerar levar é algum dinheiro para dar de gorjeta ao guia (opcional) e também seguro (não é incluído). 

O checklist recomendado pelas agências inclui:

» documento de identificação (RG ou passaporte)
» equipamento de fotografia com bateria extra ou powerbank/cabos
» roupas em 3 camadas e impermeáveis para chuva ou neve
» tênis ou botas de trilha
» luvas, buff de pescoço e gorro
» boné
» 2 meias
» protetor solar fator 70 ou mais
» óculos de sol com proteção UV
» repelente de insetos
» lencinhos higiênicos (salvam a pátria se você precisa usar um 'banheiro Inca')

Laguna 69 Huaraz Peru
no início da trilha à Laguna 69, de manhã cedo, sem sol, ainda de jaqueta

Laguna 69 Huaraz Peru
mais adiante na trilha, a jaqueta já estava guardada, pois, com o esforço físico, você não pode usar muitas camadas de roupa, senão acaba suando

Laguna 69 Huaraz Peru
levei folhas de coca na trilha à Laguna 69, mas nem masquei

Laguna 69 Huaraz Peru
a água para a trilha à Laguna 69 é por sua conta, e é recomendado levar pelo menos 2L

É difícil a trilha até a Laguna 69?

Como expliquei acima, fizemos essa trilha com o apoio da @inkaland_treks, e foi perfeito. 

A gente vê que o guia é bom não quando ele vai lá na frente, liderando a correria, louco para chegar logo, mas sim quando ele vai lá atrás, dando apoio moral pro último do grupo, que está passando mal, conseguir chegar e realizar o sonho também. 

Guia bom é o que não deixa ninguém do grupo pra trás, e o Mário foi ótimo na Laguna 69!

Muitas pessoas me perguntaram sobre o grau de dificuldade da trilha à Laguna 69, mas isso, como é óbvio, é muito difícil de mensurar. 

Primeiro, porque o nível de dificuldade de qualquer trilha vai depender do seu preparo físico e das suas experiências prévias. Para um atleta, obviamente qualquer trilha será mais fácil do que para mim. 

Além disso, sempre tem a questão do dia, do clima que você vai pegar na trilha. Nós tivemos a sorte de pegar um dia maravilhoso na Laguna 69.

A temperatura era de 5ºC, pouco vento e céu azul e sol. Pra mim, o clima estava simplesmente perfeito, tanto que fiz grande parte da trilha de camiseta! Só nublou um pouquinho quando chegamos lá na Laguna 69, mas ainda deu tempo de vê-la brilhando sob o sol!

Laguna 69 Huaraz Peru
no início da trilha, uma caminhada agradável e tranquila numa área quase plana, por cerca de 1h 

Laguna 69 Huaraz Peru
Laguna Consuelo, já a 4.297m de altitude

Laguna 69 Huaraz Peru
esforço plenamente recompensado ao chegar à Laguna 69

E, por último, as trilhas no Peru sempre têm o complicador da altitude

Como nós já tínhamos feito as Trilha Inca e de Salkantay no Peru, além da trilha na montanha do arco-íris e outras, e também já tínhamos a experiência da trilha ao Everest base Camp no Nepal, quando chegamos relativamente tranquilos aos 5.364m de altitude, já sabíamos como nossos corpos se comportariam a 4.607m de altitude, então não tínhamos essa preocupação extra. 

Mas, se você nunca teve experiências de fazer trilhas em altitude antes, realmente precisa ter cuidado. Vimos várias pessoas passando bem mal lá no caminho.  

O que eu posso dizer, em resumo, é o seguinte: foi menos difícil do que pensei que seria! 

Diferente da subida ao Nevado Mateo, que, como contei aqui, foi mais difícil do que eu esperava, a Laguna 69 foi mais fácil do que eu esperava. Acho que é tudo um pouco psicológico, uma questão das expectativas que havíamos criado assistindo vídeos no YouTube, que nos deram impressões equivocadas sobre as 2 trilhas heheheheh...

Eu via vídeos no YouTube do povo passando mal no meio da trilha, vomitando, desistindo de exaustão...enfim, muito drama envolvido. 

Pensei que chegaria lá em cima, a 4.607m de altitude, me arrastando. Não foi assim. 

Para quem tem um médio preparo físico como eu e está acostumado a fazer trilhas com altimetria, dá para chegar bem tranquilo! 

Inclusive, posso dizer que também achei a travessia do Paso Siula, no Trekking Huayhuash, mais difícil que a trilha à Laguna 69. 

Aliás, recomendo que você faça a trilha à Laguna 69 como aclimatação antes de fazer o Trekking Circuito Huayhuash no Peru e a subida ao Nevado Mateo, porque ela é mais fácil do que ambos!

Mas também é importante aclimatar um pouco antes de ir à Laguna 69. 

Nós demos uma de loucos de ir à Laguna 69 logo no nosso 2º dia em Huaraz. Fizemos isso só para aproveitar a agenda com o grupo da agência Inkaland Treks, como comentei acima. Poderia ter dado errado. Por sorte, deu certo! 🙏

O ideal é fazer os passeios em Huaraz nesta ordem, para aclimatar bem:
  1. Chavin de Húantar
  2. Glacial Pastoruri
  3. Laguna Parón
  4. Laguna 69 e Lagunas Llanganuco

Laguna 69 Huaraz Peru
corredeiras no início da trilha

Laguna 69 Huaraz Peru
ultrapassando a Laguna Consuelo, a 4.297m de altitude, tem um trecho plano onde você aproveita para recuperar o fôlego

Em síntese, o segredo para o sucesso nestas trilhas em altitude, para nós, é: muita água para hidratar, passos de tartaruga para o soroche não te pegar e um Tylenol DC se der dor de cabeça. 

Mesmo que você se sinta muito bem e fitness, não vá rápido! O segredo da boa aclimatação, que aprendi depois de várias experiências na altitude, é subir a passos de tartaruga, mesmo que você se sinta como uma lebre! 

Quem tenta subir no estilo lebre, não estando muito bem aclimatado, acaba passando mal ali na frente. 

Já passei, no meu passinho-de-mula-manca, por várias lebres vomitando. 

Sem falar que as tartarugas conhecem o caminho muito melhor do que as lebres, e chegam ao destino com as melhores fotos no cartão de memória. 

Nas montanhas, seja uma tartaruga e vença as lebres 🐇🐢💪

Lá nos destaques dos stories no Instagram eu fiz uma #retrospectiva completa da trilha à Laguna 69, e vocês encontram MUITAS dicas, fotos e vídeos!!

Laguna 69 Huaraz Peru
no início da trilha, dá para dar um gás, pois o trajeto é plano

Laguna 69 Huaraz Peru
vegetação na trilha à Laguna 69

Laguna 69 Huaraz Peru
de animais, vimos apenas vacas, 'vizcachas' e cachorros na trilha

Laguna 69 Huaraz Peru
muitas flores coloridas ao longo da trilha à Laguna 69

Laguna 69 Huaraz Peru
picos nevados do Parque Nacional Huascarán na trilha para a Laguna 69

Laguna 69 com crianças

Eu, pessoalmente, não recomendo. 
Aliás, como um todo, não recomendo a viagem a Huaraz como um destino de viagem para famílias com crianças, em razão da questão da altitude. 
Não é que crianças tenham dificuldade para aclimatar à altitude. Não, pelo contrário. Estivemos com o Lipe em lugares com altitude, especialmente no Atacama, e ele não teve problemas com a altitude. 

A questão, em Huaraz, é que os passeios sempre envolvem TRILHAS na altitude, e é aí que eu acho que complica com crianças. 

O problema não é fazer uma trilha de 14Km com crianças. O problema é fazer uma trilha que tem quase 800m de altimetria, chegando a 4.600 de altitude, com crianças. 

Como explica o montanhista Manoel Morgado, que é médico pediatra e especialista no assunto 'altitude', as crianças não conseguem manifestar claramente o que estão sentindo, os sintomas que têm, e aí fica muito difícil diagnosticar o 'soroche'. 

Não vou me alongar mais aqui, mas, se vocês quiserem ler mais sobre o assunto, vejam este post: Trilha do Everest com crianças: é possível?

Laguna 69 Huaraz Peru

Laguna 69 Huaraz Peru
não recomendo a viagem a Huaraz como um destino de viagem para famílias com crianças, em razão da questão da altitude

Drone para voar na altitude

Nós já tivemos alguns diferentes modelos de drone, e havíamos vendido o último que tivemos, mas, quando decidimos ir a Huaraz, sabíamos que íamos querer ver aqueles lugares de cima, com a visão de um passarinho. 

Ocorre que não é qualquer drone que consegue voar bem em locais que tenham altitude, já que, obviamente, o ar lá é rarefeito. 

Na Laguna 69, por exemplo, você está a 4.607m de altitude, ou seja, para voar lá, você precisa de um drone que vá bem até 5.000m, e isso é raro. 

Aliás, raríssimo! Pesquisando na internet, descobrimos apenas UM único modelo de drone capaz de voar com segurança até os 5.000m de altitude: o DJI Drone Mavic Air 2S.

Se você olhar nas especificações dele, está expressamente descrito: "altura máxima de serviço acima do nível do mar - 5.000m". 

Foi o único drone que encontramos com essa especificação, e ele custa mais caro que os outros por isso. Embora não estivéssemos planejando gastar tanto $$$ num drone quando começamos nossa pesquisa, resolvemos investir e realmente valeu a pena! 

Ver aqueles lugares com a visão de um passarinho não tem preço!

PS. A gente imagina que até seja possível voar um drone comum lá, mas obviamente é um risco, pois eles não têm essas características especiais que têm o Mavic Air 2Sque permitem com que ele voe até os 5.000m.

Laguna 69 Huaraz Peru

Laguna 69 Huaraz Peru
fotos feitas com o drone Mavic Air 2S na trilha à Laguna 69

Laguna 69 Huaraz Peru

Laguna 69 Huaraz Peru

Laguna 69 Huaraz Peru
fotos que fizemos com nosso drone na trilha para a Laguna 69

Aprendizados da Laguna 69

Desde que eu vi, pela 1ª vez, uma foto da Laguna 69, fiquei querendo ir conhecê-la. E esse dia finalmente chegou! 

Posso dizer que ver a Laguna 69 foi uma das principais razões desta viagem para Huaraz ter acontecido - embora agora eu possa afirmar que a Laguna 69 foi só um pedacinho micro dos colírios que tivemos nesta viagem ao Peru! 

Lá em cima, me peguei pensando que realizar sonhos não é difícil. 

Os mais cínicos diriam "sim, basta ter dinheiro". Mas definitivamente não é só isso. 

Além de $$, temos que ter saúde, preparo físico, disposição, um bom psicólogico e tempo. 

Mais que tudo, é necessário querer. Querer muito, querer profundamente. Como eu sempre digo, tem que priorizar. 

E, mais uma vez, assim como no acampamento base do Everest, lá em cima eu percebi que posso realizar todos os sonhos que eu quiser. Até pode levar bastante tempo - pra mim, sempre leva - eu fico anos alimentando meus sonhos. Mas, um dia, do nada, tu te belisca e mal consegue acreditar que estás lá mesmo, vivendo teu sonho, almoçando um sanduíche de queijo de frente para a Laguna 69. 

Basta querer. Alimente os seus sonhos. Todos eles.

Laguna 69 Huaraz Peru

Laguna 69 Huaraz Peru

Laguna 69 Huaraz Peru

Laguna 69 Huaraz Peru

Procure a hashtag #PVno Peru no Instagram para ver nossas fotos e dicas de lá, além dos destaques dos stories, onde vocês encontram MUITAS dicas!!



Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal.

Você também nos encontra aqui:


trilha à Laguna 69 e Lagunas Llanganuco em Huaraz, Peru

trilha à Laguna 69 e Lagunas Llanganuco em Huaraz, Peru

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: