Menu

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo

França de motorhome: dicas de Estrasburgo


No último post, contei como foi a nossa viagem de motorhome pelo interior da França - fizemos um roteiro lindo de 5 dias pela Alsácia. E, naquele post, contei que, dentre todas as 11 cidades e vilarejos que visitamos neste roteiro pela França, as minhas preferidas foram EstrasburgoRiquewihr e Kaysersberg

E, como Estrasburgo é uma cidade grande, cheia de atrações, onde você certamente passará mais tempo do que nos vilarejos, a cidade vai ganhar um post próprio só para ela. 

Ok, eu sei que todo mundo indica Colmar como a cidade mais turística da Alsácia francesa e, de fato, Colmar é mesmo um amor, mas acredito que isso se deve ao fato de que todo mundo vai apenas a Colmar e não vai até os outros vilarejos, e aí acaba sempre indicando a mesma Colmar, que é lindíssima, sim, mas - cidade grande por cidade grande - gostei mais de Estrasburgo. Gosto é gosto, não é?

Estivemos lá em dezembro, e talvez tenha sido por causa dos mercados de Natal, das luzinhas coloridas, das decorações natalinas, do vin chaud (quentão), das musiquinhas de Natal tocando nas ruas e das banquinhas vendendo comfort food...mas o fato é que morri de amores por Strasbourg!

Aliás, também vale repetir que todos os países por onde viajamos nesta viagem de motorhome pela Europa são indicadíssimos para viagens no mês de dezembro, especialmente a Alemanha, a BélgicaLuxemburgo, a Holanda e a França

Para quem procura mais informações sobre viagens de motorhome pela Europa, leia também:

* Viajando de motorhome: onde comprar e o que comprar no supermercado
* Viajando de motorhome: conhecendo um veículo desses por dentro
* Como é viajar de motorhome pela Espanha, com todos os custos 

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo
passeando pelos Mercados de Natal de Estrasburgo, na França

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo
a decoração de Natal das lojas é incrível

comfort food à venda nas banquinhas dos mercados natalinos de Estrasburgo 😜

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo
preços dos crepes nas banquinhas de rua de Strasbourg


Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo
luzinhas de Natal em Strasbourg, na França

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo
todas as praças têm seus mercados natalinos, e muito movimento de gente!

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo
não tem como não se apaixonar por Estrasburgo!

Estrasburgo e os mercados de Natal

Depois de visitar as 2 lindas aldeias francesas de Wissembourg e Hunspach, seguimos viagem para Estrasburgo, a 55Km de distância de Hunspach. 

Estrasburgo (ou Strasbourg) foi o local onde, em 1570, ocorreu a primeira edição do mais antigo mercado de Natal na Europa, que era chamado de Christkindelsmärik (mercado do Menino Jesus). 

Desde então, Estrasburgo mantém a tradição de um mercado de Natal autêntico na linda região da Alsácia.

Cada praça da cidade, pequena ou grande, tem o seu mercado, nunca vi tantos e tão variados! Alguns mais moderninhos, outros bem tradicionais, alguns só de comidas (ah, as delícias francesas...), outros de artesanato...

É só passear pelo centro histórico e seguir as placas e o seu faro que não tem erro!

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo



Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo
shows ao ar livre nos mercados de Natal de Estrasburgo

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo
linda decoração de Natal nas ruas de Estrasburgo

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo




Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo

Viajando de motorhome pela França: Estrasburgo

Pontos turísticos em Estrasburgo 

Estrasburgo fica no leste da França, fronteira com a Alemanha, na margem esquerda do Rio Reno. 

Coloque na sua lista de atrações imperdíveis:

1 A charmosíssima área de Petite France, com os canais e arquitetura enxaimel. A região de Petite France é um bairro histórico da cidade, localizado no extremo oeste da Grande Île (Grande Ilha), que contém o centro histórico da cidade.

2 A Barrage Vauban com sua Terrasse Panoramique.

3 As praças Kléber, Gutenberg, du Château e Broglie. Essas são as 4 principais praças do centro da cidade, e qualquer roteiro a pé naturalmente vai incluí-las. 

4 Na Place du Château fica a Cathédrale Notre Dame, considerada um dos maiores feitos arquitetônicos de toda Europa! A Catedral de Nossa Senhora de Estrasburgo é uma catedral católica romana, e vale a visita, mesmo se você não é católico, pela sua arquitetura incrível!

O Palais des Rohan é um palácio barroco situado junto à Catedral e ao seu museu.

6 As Ponts Couverts são um conjunto de 3 pontes e 4 torres defensivas erguidas no século XIII no Rio Ill. As 3 pontes cruzam os 4 canais do rio que atravessam o bairro histórico de Petite France.



estrasburgo france

estrasburgo france

estrasburgo france

estrasburgo france

estrasburgo france

estrasburgo france

Estrasburgo não é como as cidadezinhas pequenas, que dá para conhecer em 2 ou 3hs de passeio. 

Embora não seja uma cidade com muitos pontos turísticos tradicionais para se visitar, como museus igrejas, campanários, etc...

É uma cidade lindíssima para se caminhar, e você vai precisar de, no mínimo, umas 4hs para dar uma boa caminhada






















Estrasburgo é mais linda de dia

Eu sempre gosto de ver as cidades de dia e depois vê-las de novo à noite. São raras as cidades em que é 'dispensável' passar a noite - sempre tendo a achar que todas ficam ainda mais lindas à noite. Imaginem com as luzes de Natal então!

Estrasburgo não é exceção: dei minha tradicional caminhadinha noturna e adorei o passeio, especialmente pela decoração de Natal. Mas...devo dizer que não sei se em outras épocas do ano (em que não existe a iluminação natalina) o passeio noturno é tão imperdível...

Achei que, excepcionalmente, Estrasburgo, diferentemente das outras cidades que já tínhamos visitado nesta viagem, é mais bonita de dia do que à noite! 

Não sei se porque de dia é melhor de ver o colorido dos prediozinhos, pintados em cores pastel, ou se porque de noite os mesmos prediozinhos não são bem iluminados (como em Gent, na Bélgica, por exemplo, onde a iluminação premiada é um espetáculo), mas o fato é que, mesmo com o dia cinza que pegamos em Estrasburgo, achei a cidade linda de dia, mais do que de noite! 




Onde estacionar e pernoitar em Estrasburgo

Nós estacionamos num lugar ótimo, perto do fervo mas não no meio dele - até porque todo o centro histórico estava fechado para circulação de veículos nesta época dos mercados natalinos! 

O parquímetro era de, no máximo, 3hs por € 1, baratíssimo! 

Passadas 3hs, era só alimentar o bichinho de novo e colocar o comprovante bem visível no para-brisa. Acho que foi o parquímetro mais barato de toda a viagem. E só precisa pagar entre 9 e 19hs - entre 19 e 9hs, é grátis - aproveitamos e já pernoitamos lá mesmo

Esse lugar tão perfeito fica exatamente na frente do Museu Adolf Michaelis, no fim da Avenue de la Liberté. É o próprio estacionamento do museu - na fachada do prédio diz 'Universidade de Estrasburgo', mas no Google Maps consta que é um museu mesmo (imagino que o museu seja da Universidade, se alguém souber e puder confirmar, agradeço!).






Preocupações com segurança na França

Como esta viagem de motorhome pela Europa foi em dezembro, época de grandes concentrações de pessoas nos mercados natalinos, e haviam recentemente acontecido atentados terroristas na Alemanha e na França, em todos os países por onde passamos vimos muito policiamento nas ruas, inclusive na Bélgica. 

Estrasburgo foi o primeiro lugar da viagem onde, na rua, para entrar numa das pontes que levam à Grande Île (Grande Ilha, o 'miolo' da cidade), a polícia nos revistou e pediu para olhar nossas mochilas. 

Eles são super educados (os policiais) e nada estressados, então o procedimento só serve para nos sentirmos bem seguros - do jeito que eles fecham o cerco e impedem o tráfego de veículos, fica difícil imaginar um ato de terrorismo lá. 

Além disso, tenho que dizer que não houve cidade europeia por onde passássemos que eu não me sentisse super segura. Muitas vezes a bateria do Peg e do Lipe terminava antes da minha, e eles iam para o motorhome e eu continuava passeando mais um pouco, sozinha, à noite, pelas ruas, e sempre me senti super segura! 

Que felicidade que é poder passear pelas ruas de uma grande cidade à noite, em becos escuros, ruelas vazias, me sentindo SEGURA 😊


a revista Charlie Hebdo, sempre polêmica

Onde conseguir água, esgoto, energia e gás

Saímos cedo de Estrasburgo para ir até Kehl e Offenburg, na Alemanha, atrás de gás, água e esgoto. 

Fizemos isso porque a Alemanha fica logo ali ao lado (a região da Alsácia faz fronteira com a Alemanha) e, como havíamos alugado o motorhome na Alemanha, em Frankfurt, para repor o gás era muito mais fácil encontrar o botijão certo num mercado alemão do que na França. 

Como encontramos uma estação de esgotamento sanitário no caminho, aproveitamos e já fizemos o "trabalho sujo" ali mesmo, para voltar à França com a casinha zerada. 

Mas vou explicar melhor essa história:

A fronteira alemã fica a menos de 10Km de Estrasburgo, e a primeira cidade do lado alemão é Kehl

Ali, em Kehl, nós encontramos um camping park com lugar para pegar água, fazer esgotamento sanitário e carregar energia elétrica. É como se fosse um camping, mas desabitado, ou seja, sem recepção, tudo funciona com máquinas operadas com moedas

O nome do lugar, que você vai encontrar facilmente colocando no GPS ou Google Maps, é Campingpark-Gaststätte, Rheindammstraße, Kehl, Alemanha. 

Se você estiver precisando fazer uma "faxina" no motorhome, esse lugar é uma ótima opção, bem pertinho de Estrasburgo. Talvez tenha outro camping até na própria Estrasburgo - nós não pesquisamos. 

No entanto, não sabíamos como conseguir gás - quase fizemos uma M bem grande, tentando colocar o gás errado num posto de gasolina - mas, na última hora, o Papai Noel nos salvou e acabamos descobrindo o lugar ideal para comprar gás na Alemanha, um hipermercado que se chama OBI MARKT. 

Eles têm uma filial bem pertinho de Estrasburgo: Obi Markt Offenburg, Freiburger Straße, Offenburg, Alemanha. 

Se você precisar comprar um tanque de gás, aproveite e compre aqui! De novo, vale ressaltar que pode ser que tenha gás em outros mercados e até mais próximo de Estrasburgo, não chegamos a pesquisar! 

A questão é que os tanques não são iguais em toda Europa - ao que parece, cada país usa um modelo de tanque de gás diferente - e nós não podíamos trocar nossos tanques alemães por um tanque francês, por exemplo. Como havíamos alugado o motorhome em Frankfurt, Alemanha, tivemos que ter este cuidado de trocar o tanque somente em solo alemão - não esqueça deste detalhe!

Custa € 18 cada tanque - nós aproveitamos e compramos 2, para garantir que teríamos gás (e calor/calefação!) de sobra até o final da viagem!

A apenas 30Km de Estrasburgo fica Obernai, outra linda aldeia francesa, onde continuamos nossa viagem, que você acompanha aqui



Roteiro de motorhome pela França

Nosso roteiro de 5 dias de motorhome pela França resumido, passando por 11 cidades da Alsácia francesa, ficou assim:

Dia 1 Luxemburgo - Wissembourg - Hunspach

Dia 2 Hunspach - Estrasburgo

Dia 3 Estrasburgo - Obernai - Bergheim - Ribeauvillé

Dia 4 Ribeauvillé - Riquewihr - Kientzheim - Kaysersberg - Colmar

Dia 5 Colmar - Eguisheim - Basel

Leia o post completo sobre a nossa viagem de motorhome pela França para saber todos os detalhes de cada vilarejo.  









Você já esteve na França?

Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante as nossas viagens pela França, usamos as hashtags #PVnaEuropa e #LipenaEuropa nas nossas redes sociais 😊

Veja também esse vídeo das nossas aventuras numa viagem a Paris:




Saint-Malo, França: a cidade murada mais linda da Bretanha
Chartres, na França: destino imperdível nos roteiros pelo Vale do Loire e pela Normandia
Normandia e o Dia D: 5 lugares da 2ª Guerra Mundial para conhecer na França
Deauville e Trouville-sur-Mer, na Normandia: tudo o que você precisa saber
Honfleur, França: o vilarejo mais charmoso da Normandia
Étretat e Le Havre, na Normandia: o que fazer
Rouen, França: o que fazer na capital da Normandia
Giverny: como visitar a Casa e os Jardins de Monet
Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris
Como é voar na classe econômica da Air France
Estrasburgo: viajando de motorhome pela França
11 lindas aldeias francesas na Alsácia: viajando de motorhome pela França
França: o que você precisa saber antes de ir
Como é um passeio bate e volta de Paris ao Vale do Loire, na França
Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa
Mercados de Natal na Europa

Guia de bolso de Paris: do tamanho certo para levar na sua mochila
Os 10 museus mais populares do mundo
Filminhos que inspiram viagens para os pequenos viajantes

Viagens dos nossos amigos pela França

Paris com crianças: guia e dicas
Roteiro de 7 dias pelo norte da França: Vale do Loire, Saint Malo e Mont Saint Michel
Vale do Loire na França: roteiro de 4 dias
6 dias em Paris e Normandia
Relato de viagem de motorhome de 2 semanas pela França, Suíça e Itália
Relato de viagem de motorhome pela França, Bélgica e Suíca, com todos os custos e perrengues
Relato de viagem pela Rota dos Contos de Fadas na Alemanha e Alsácia Francesa


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Veja fotografias e dicas das nossas viagens no Instagram.

Você também nos encontra aqui: Facebook / Twitter / Instagram / Pinterest / YouTube

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

5 comentários:

  1. Tenho que admitir que me senti muito nostálgica ao ler a tua publicação porque fui a Estrasburgo em Fevereiro e foi das cidades mais bonitas que visitei! Uma agradável surpresa :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo no inverno ela é linda, não é Marli?? Imagina na primavera, toda florida!

      Excluir
  2. Olá! Acho essa região do norte da França maravilhosa. Você teve a oportunidade de visitar Eguisheim? Parece saída de um filme da Disney. Vi que vocês visitaram a região no inverno, com a decoração de Natal. Minha sugestão é visitar na primavera ou verão, quando o sol brilha forte e a cidade está completamente florida. Caso tenham interesse em dar uma olhada, segue um post sobre minha visita e minhas impressões de Estrasburgo: https://vanessaomenezes.wordpress.com/2014/07/21/aventura-pela-europa-capitulo-19-estrasburgo/. Sou professora de Turismo, especialista em Hotelaria, e tenho uma visão muito particular que mescla a turista com a turismóloga. Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, sim, viajamos por 11 aldeias e cidades da Alsácia, inclusive Eguisheim, um amor! Mas minhas preferidas foram Kaysersberg e Riquewihr :)

      Excluir
  3. Boa tarde, Gostaria de alugar em carro em Amsterdã e ir até Estrasburgo, e depois voltar para entregar o carro, vc acha que vale a pena? Ou seria melhor pagar para devolver na França mesmo.

    ResponderExcluir