Menu

Roteiro de 11 dias em Huaraz, Peru: os lugares mais bonitos da Cordilheira Blanca e do Circuito Huayhuash

Roteiro de viagem a Huaraz, no Peru - 11 dias nas Cordilheiras Branca e Huayhuash

roteiro_huaraz_peru

Roteiro de viagem a Huaraz, no Peru - 11 dias nas Cordilheiras Branca e Huayhuash

Para começar a contar a vocês sobre esta nossa última e sensacional viagem ao Peru, vou deixar registrado aqui o nosso roteiro de 11 dias em Huaraz, explorando as paisagens mais bonitas da Cordilheira Blanca e da Cordilheira Huayhuash. 

Se você está planejando conhecer o Peru e sonha em conhecer as paisagens incríveis dos arredores de Huaraz, nas Cordilheiras Blaca e Huayhuash, encontrou aqui o roteiro de 11 dias bem completinho que você precisava!

Também já publiquei outros posts sobre esta viagem: 

Quanto custa uma viagem para Huaraz no Peru

Dicas de viagem para Huaraz no Peru: como chegar, onde ficar, onde comer e muito mais

Como é a trilha à Laguna 69 e Lagunas Llanganuco em Huaraz, Peru

Como é o trekking Mini Circuito Huayhuash no Peru

Glaciar Pastoruri em Huaraz no Peru

Como é o passeio à Laguna Parón em Huaraz no Peru

Como é subir o Nevado Mateo em Huaraz, no Peru

Leia também:


roteiro Huaraz Peru
pernoite na Laguna Carhuacocha durante o Trekking Huayhuash

roteiro Huaraz Peru
chegando à Laguna 69, na Cordilheira Blanca

Melhor época para ir a Huaraz - Peru

Já começo dizendo que a melhor época para fazer esta viagem a Huaraz é entre entre maio e setembro, que é a época seca no Peru, quando as chuvas são mais raras e as vistas mais claras. Dos 11 dias que estivemos lá, pegamos chuva apenas em um fim de tarde em Huaraz. 

Já viajamos ao Peru em outras épocas - fizemos a Trilha Inca em fevereiro, por exemplo - mas de fato pegamos muito mais chuva. Não é impossível ir ao Peru entre outubro e abril, mas também não é o mais recomendado, pois são os meses mais úmidos, chuvosos, nublados e, por isso, as trilhas ficam mais cheias de lama também. 

Se puder escolher, vá entre maio e setembro, que você não vai se arrepender. Faz bastante frio, mas o clima é uma delícia!

roteiro Huaraz Peru
pegar esse clima maravilhoso em plena escalada do Nevado Mateo é muita sorte!

Quanto tempo ficar em Huaraz - Peru

Sobre a quantidade de dias, eu diria que o mínimo de tempo que você precisa para fazer esta viagem são uns 9 dias. Menos que isto, você já vai chegar lá querendo voltar, pois o tempo não será suficiente para fazer sequer os passeios mais importantes. 

Além disso, é uma viagem super puxada, com trekkings longos e difíceis no roteiro, além da questão da altitude (precisa tempo para aclimatar), então você certamente vai querer ter pelo menos um "dia de descanso", para ficar curtindo Huaraz de boas, sem fazer passeios fora da cidade. 

Nós fizemos 2 dias de "folga" no nosso roteiro, e eles foram fundamentais para o sucesso da nossa viagem - do contrário, teríamos ficado exaustos. 

Se tivéssemos mais tempo, acho que o ideal mesmo teriam sido uns 20 dias, porque poderíamos ter feito um trekking um pouquinho mais longo na Cordilheira Huayhuash e também teríamos tido tempo de ir conhecer lugares que não deu tempo de ir e que ficaram na minha listinha para uma próxima vez:

  1. Chavin de Húantar
  2. Laguna 513
  3. Laguna Churup (dá para fazer por conta própria com transporte público desde Pitec)
  4. Paso Portachuelo
  5. Travessia Quebrada Santa Cruz (são 4 dias)

Eu sei que parece exagero, mas essa região tem atrativos e belezas naturais para você explorar por um mês ou mais, tranquilamente! Se você ficar 30 dias, não vai faltar o que fazer (se você gosta de trilhas, é claro!). 

Só o Circuito Huayhuash completo é um trekking de 10 dias!

Mas a questão é que todos os passeios em Huaraz são bem cansativos e, depois de um tempo, você pode acabar cansando do mesmo tipo de tours em vans que vão sacolejando por estradas de chão horas a fio - você vai terminar enjoando da beleza natural de Huaraz, por incrível que pareça!

Então, de um modo geral, se você não é um aficcionado por trilhas, que poderia passar o resto da vida explorando as montanhas de Huaraz, acho que o nosso roteiro de 11 dias vai ser perfeito.

Veja também: Quanto custa uma viagem para Huaraz no Peru

roteiro_huaraz_peru
é bom ter dias livres no roteiro para descansar e aproveitar da vida local

roteiro_huaraz_peru
será que é possível enjoar disso?

O que conhecer na Cordilheira Blanca e no Circuito Huayhuash

No nosso roteiro em Huaraz - Peru, fizemos um total de 11 dias, assim divididos:

  • 4 passeios de 1 dia
  • 2 dias de descanso em Huaraz
  • 2 dias de viagem ida e volta
  • 3 dias de trekking em Huayhuash
Lembre que você precisa contar com os voos de ida e volta do Brasil a Lima e as viagens de ônibus Lima - Huaraz - Lima.

Os 4 passeios de 1 dia que nós fizemos a partir de Huaraz foram:
  • Glacial Pastoruri
  • Laguna 69 + Lagunas Llanganuco
  • Laguna Parón (Paramount)
  • Escalada Nevado Mateo
Também fizemos um trekking de 3 dias pelo Circuito Huayhuash que depois vou contar em detalhes num outro post aqui no blog. 

Os passeios de aclimatação mais famosos de Huaraz são 6:

  1. Glacial Pastoruri
  2. Laguna Parón (Paramount)
  3. Chavin de Húantar
  4. Laguna 513
  5. Laguna Churup (dá para fazer por conta própria com transporte público desde Pitec)
  6. Laguna 69 + Lagunas Llanganuco
Trekking Cordilheira Huayhuash
Cordilheira Huayhuash

Sobre Huaraz | Peru

No interior do Peru, a aproximadamente 400Km de Lima, ficam situadas algumas das trilhas mais bonitas do mundo: a Travessia Santa Cruz-Llanganuco, na Cordilheira Blanca, e o Circuito Huayhuash.

O ponto de partida para essas trilhas é a cidade de Huaraz, localizada a cerca de 8hs de viagem de ônibus da capital Lima. 

Huaraz é o ponto estratégico para conhecer a Cordilheira Branca, as atrações localizadas dentro do Parque Nacional Huascarán - uma região cheia de montanhas nevadas, lagos de cor turquesa e vales verdes cercados por glaciares, a Cordilheira Negra e a Cordilheira Huayhuash.

A cidade de Huaraz fica no meio de um vale cortado pelo Rio Santa, que é flanqueado a leste pela Cordilheira Blanca, com seus picos cobertos de neve e, a oeste, pela Cordilheira Negra. 

A estrada asfaltada que cruza este vale é conhecida como Callejón de Huaylas, e ela liga vários povoados nos arredores de Huaraz. 

A Cordilheira Blanca, com 20Km de largura e 180Km de extensão, é a maior cadeia de montanhas do mundo, depois do Himalaia, tem dezenas de cumes acima dos 5.700m de altitude, e 18 picos majestosos com mais de 6.000m, incluindo a maior montanha do Peru, o Nevado Huascarán, com 6.768m, que é também o maior cume da zona tropical da terra, e o Nevado Alpamayo que, com 5.947m de altitude, já foi chamado de "o mais belo pico do mundo".

Para que vocês tenham um parâmetro de comparação, a América do Norte tem apenas 3 montanhas que ultrapassam os 5.700m de altitude, e a Europa não tem nenhuma. 

O Parque Nacional Huascarán fica situado na Cordilheira Blanca. 

O Parque Nacional Huascarán foi criado em 1975, e sua área compreende praticamente toda a região da Cordilheira Blanca situada acima dos 4.000m de altitude, incluindo cerca de 600 glaciares e centenas de lagoas - e é justamente por isso que algumas lagoas lá sequer têm um nome, mas sim apenas um número, como a Laguna 513 e a Laguna 69 - embora algumas mentes mais sujas já pensem logo no conteúdo sexual do número 69! 😜

Lembre que é necessário adquirir ingressos válidos para todos os dias que você estiver dentro do parque nacional. Em seguida vou publicar um outro post contando sobre os custos da nossa viagem. 

As trilhas lá nos arredores de Huaraz chegam até os 5.000m, então um dos principais desafios dos turistas é a aclimatação à altitude.

Não é recomendado chegar a Huaraz, que fica próxima dos 3.100m de altitude, e já partir direto para as trilhas mais puxadas. 

O negócio é chegar lá e ficar os primeiros dias fazendo passeios mais leves, para se aclimatar à altitude, como por exemplo os tours ao Glacial Pastoruri, à Laguna Parón e ao sítio arqueológico Chavin de Húantar.

Ainda, ao sul de Huaraz, fica situada a Cordilheira Huayhuash, que é menor, mais acidentada e bem mais remota e menos visitada, mas ainda mais espetacular. Ali fica situada a 2ª maior montanha do Peru, Yerupajá, com 6.634m de altitude.

Leia mais: Dicas de viagem para Huaraz no Peru - como chegar, onde ficar, onde comer e muito mais

roteiro_huaraz_peru
a Cordilheira Blanca é 2ª maior cadeia de montanhas do mundo, depois do Himalaia

roteiro_huaraz_peru
a área do Parque Nacional Huascarán compreende praticamente toda a região da Cordilheira Blanca situada acima dos 4.000m de altitude

roteiro_huaraz_peru
para visitar o Parque Nacional Huascarán é necessário adquirir ingressos

Roteiro de 11 dias em Huaraz - Peru

Vou registrar aqui então resumidamente como foi o nosso roteiro em Huaraz de 11 dias, abarcando alguns dos lugares mais bonitos da Cordilheira Blanca e do Circuito Huayhuash

Depois, com o tempo, vou contando aqui em detalhes como foi cada um dos passeios que fizemos na Cordilheira Blanca (Glacial Pastoruri, Laguna 69, Lagunas Llanganuco, Laguna Parón, Escalada Nevado Mateo) e o trekking na Cordilheira Huayhuash. 

Ressalto que as únicas reservas que havíamos feito com antededência, antes de sair do Brasil, eram os passeios dos 2 primeiros dias, com a Inkaland Treks, e as reservas de hotel das 3 primeiras noites, no Hotel Andino Club. Todos os outros passeios e hospedagens eu fui reservando durante a viagem. 


Trekking Cordilheira Huayhuash
Trekking Cordilheira Huayhuash

Laguna Parón, na Cordilheira Blanca
Laguna Parón, na Cordilheira Blanca

Dia 1 Viagem de ida para Huaraz 

Pegamos o voo LATAM de Porto Alegre (RS) para Lima (Peru) às 7:20hs da manhã, chegando em Lima às 10:45hs. 

Já em Lima, pegamos um táxi do aeroporto ao terminal de ônibus, e fomos para Huaraz no ônibus da Movil Tours às 13:15hs. 

O terminal mais próximo desta empresa fica na Av. Tomas Valle, 651 (na frente das Oficinas de Serpost), a uns 20min do aeroporto.

O ônibus chegou em Huaraz depois das 22hs e fomos direto de táxi para a nossa hospedagem, o Hotel Andino Club.

Noutro post contei com todos os detalhes como chegar em Huaraz.

roteiro Huaraz Peru
primeiro, um voo em que você mal consegue piscar os olhos, de tão lindas que são as paisagens vistas da janelinha do avião quando você sobrevoa os vulcões bolivianos

roteiro Huaraz Peru
depois, uma loooooooonga viagem de ônibus - bem confortável - entre Lima e Huaraz

Dia 2 Glacial Pastoruri  

Passeio ao Glacial Pastoruri com a agência Inkaland Treks, com direito a parada para conhecer as Puyas Andinas de Raimondi.

Contei tudo sobre esse tour aqui: Glaciar Pastoruri em Huaraz no Peru

Fomos na Plaza de Armas, trocamos U$ por soles (moeda peruana) e jantamos no Café Andino.

Hospedagem no Hotel Andino Club.

Para ler mais sobre as nossas dicas de hospedagem em Huaraz: Dicas de viagem para Huaraz no Peru

Glacial Pastoruri
fizemos o passeio ao Glacial Pastoruri com a agência Inkaland Treks

pastoruri
Glacial Pastoruri

Puya de Raimondi
Puya de Raimondi

Dia 3 Laguna 69 + Lagunas Llanganuco

Passeio à Laguna 69 + Lagunas Llanganuco com a agência Inkaland Treks.

Contei todos os detalhes aqui: Como é a trilha à Laguna 69 e Lagunas Llanganuco em Huaraz

Jantamos no restaurante do Hotel Andino, o Chalet Suisse. Foi uma ótima pedida, pois, neste dia, chegamos bem exaustos do trekking à Laguna 69, sem o menor ânimo para sair para jantar na rua - uma delícia poder jantar no excelente restaurante do hotel nesta noite!

Hospedagem no Hotel Andino Club.

Lagunas Llanganuco
café da manhã numa das Lagunas Llanganuco 

Laguna 69
almoço na Laguna 69

Dia 4 Livre

Depois de 1 dia cansativo de viagem até Huaraz e de 2 dias intensos de passeios e trilhas nos arredores de Huaraz, no 4º dia estávamos precisando de uma "folga" da correria, até para ajudar na nossa aclimatação. E, por sorte, era um domingo!

Dica do pequeno viajante: se for possível, faça seu dia livre em Huaraz num sábado ou domingo, pois, nos finais de semana, os peruanos sempre têm fiestas tipicas, eventos religiosos, mercados de artesanato, feiras de comidas...enfim, é um dia bem legal para passear pelas ruas de Huaraz (ou de qualquer cidade peruana). 

Presenciamos vários destes eventos nos 2 dias que ficamos "descansando" em Huaraz.

Leia mais:

Peru: a alegria e o colorido das fiestas típicas

Dicas de viagem para Huaraz no Peru: como chegar, onde ficar, onde comer e muito mais

Inclusive há uma feira de comidas regionais numa das ruazinhas mais bonitinhas de Huaraz que acontece somente nos finais de semana, o Jirón José Olaya. Esta foi a única ruazinha que permaneceu intacta em Huaraz depois dos terremotos que destruíram a maior parte da cidade, e por isso ela oferece uma "amostrinha" de como era a antiga Huaraz. 

Huaraz
domingo é sempre dia de fiestas no Peru

Huaraz
o Jirón José Olaya é a única ruazinha que permaneceu intacta depois dos terremotos que destruíram a maior parte de Huaraz

Ficamos 3 noites no maravilhoso Hotel Andino Club, e digo que vale muito a pena ficar uns dias lá, pois é um dos melhores hotéis de Huaraz. Mas, nesta próxima madrugada, sairíamos às 2hs da madrugada para o nosso trekking de 3 dias no Circuito Huayhuash, e não vale a pena pagar um hotel caro para não aproveitá-lo direito, né? 

Sendo assim, precisávamos encontrar uma hospedagem bem baratinha, onde pudéssemos ficar até as 2hs da madrugada e deixar as nossas mochilas no guarda-volumes, já que não levaríamos tudo para o trekking, apenas uma duffel bag. 

Krusty Hotel B&B foi exatamente o que precisávamos: um albergue bom e bem barato, tão limpinho que, quando voltamos a Huaraz, passamos mais 4 dias lá!

Trocamos de hotel, almoçamos no restaurante El Rinconcito Minero (nosso favorito em Huaraz) e curtimos as 'fiestas' na Plaza de Armas.

Às 17hs tivemos um briefing com o Fredy, da agência Andes Adventure Holidays, para acertar os passeios que faríamos com ele no retorno do trekking. 

Às 19hs tivemos outro briefing, desta vez com o Abel, da agência Caleb Expeditions, para acertar com ele o Trekking Huayhuash, que começaríamos no dia seguinte: Como é o trekking Mini Circuito Huayhuash no Peru

 Compramos empanadas para jantar na Panaderia Q'Delicia.

Hospedagem no Krusty Hotel B&B.

Como vocês devem ter percebido, na verdade, esses dias de "descanso" em Huaraz não são dias para ficar completamente parado, descansando no hotel - pois ficar parado não vai ajudar em nada na sua aclimatação. 

São dias para ficar de boas, pegar leve, passeando em Huaraz, fazendo atividades necessárias como acertar passeios nas agências, trocar dinheiro, comprar lanchinhos e bebidas nos mercados, comprar souvenirs na feira de artesanato, visitar o museu de Huaraz, se alimentar bem nos bons cafés e restaurantes da cidade, tomar bastante líquidos para se hidratar, arrumar as mochilas para o próximo trekking e dormir cedo para se preparar para as aventuras do dia seguinte!

Huaraz
dia de trocar de hotel

Plaza de Armas de Huaraz
Plaza de Armas de Huaraz

restaurante El Rinconcito Minero
almoçamos no restaurante El Rinconcito Minero, nosso favorito em Huaraz

Dia 5 Trekking Mini Huayhuash

Às 2hs da madrugada a van da Caleb Expeditions nos pegou no albergue para começarmos nosso Trekking Mini Huayhuash: Huaraz - Queropalca - Laguna Carhuacocha.

Contei todos os detalhes desse trekking magnífico aqui: Como é o Mini Circuito Huayhuash no Peru

huayhuash_peru
na primeira hora do trekking já ficamos boquiabertos com a beleza das paisagens de Queropalca

Dia 6 Trekking Mini Huayhuash

Trekking Mini Huayhuash: Laguna Carhuacocha - Siula Lakes - Paso Siula - acampamento Huayhuash - Como é o trekking Mini Circuito Huayhuash no Peru

huayhuash_peru
a felicidade de - finalmente! - chegar ao Paso Siula

Dia 7 Trekking Mini Huayhuash

Trekking Mini Huayhuash: acampamento Huayhuash - Tupac - Huaraz.

Chegamos de volta em Huaraz às 16hs.

Jantamos no restaurante El Rinconcito Minero.

Hospedagem no Krusty Hotel B&B.

Leia mais: Como é o Mini Circuito Huayhuash

huayhuash_peru
Mini Huayhuash a caminho de Tupac

huayhuash_peru
povoado de Tupac

Dia 8 Livre

Outro dia livre em Huaraz pos-trekking - é fundamental ter um dia de descanso depois de um trekking puxado, seja de 3 ou 10 dias. Você chega sujo, cansado, querendo lavar umas roupas, descansar, tomar uma Cusqueña...definitivamente não é uma boa idéia marcar um longo e cansativo passeio no dia depois de voltar de um trekking. 

Além disso, tínhamos que ir na empresa Cruz del Sur para comprar nossas passagens de ônibus de volta para Lima, precisávamos devolver a duffel bag para o Abel da Caleb Expeditions (as mochilas que a gente usa na trilha, em que as mulas carregam 5kg por cliente, são emprestadas pela empresa), e ainda tínhamos que encontrar o Fredy, da agência Andes Adventure Holidays, para experimentar os equipamentos que usaríamos na escalada ao Nevado Mateo: as botas, principalmente, você tem que provar para acertar bem o seu tamanho. 

Almoçamos no Califórnia Café.

Depois ainda fomos na Feria Artesanal La Plaza, passeamos nos arredores da Plaza de Armas, trocamos mais dinheiro, compramos empanadas e água para o dia seguinte, etc. 

Jantamos no restaurante Inka Frut.

Para ver nossas dicas de restaurantes em Huaraz: Dicas de viagem para Huaraz no Peru

Hospedagem no Krusty Hotel B&B.

Feria Artesanal La Plaza
Feria Artesanal La Plaza

Califórnia Café em Huaraz
almoçamos no Califórnia Café em Huaraz

Dia 9 Laguna Parón

Passeio à Laguna Parón com a agência K2 Peru Adventures

Hospedagem no Krusty Hotel B&B.

Contei todos os detalhes sobre este passeio aqui: Como é o passeio à Laguna Parón em Huaraz no Peru

Laguna Parón
Laguna Parón

Dia 10 Nevado Mateo

Saímos às 3hs para a escalada no Nevado Mateo (5.150m) com o Fredy, da agência Andes Adventure Holidays.

Contei todos os detalhes aqui: Como é subir o Nevado Mateo em Huaraz, no Peru

Jantamos no restaurante El Rinconcito Minero.

Hospedagem no Krusty Hotel B&B - pagamos mais uma diária para ficarmos com o quarto até as 22hs. Acho que é possível negociar apenas um 'late check-out', mas a diária neste albergue é tão barata que nem me dei ao trabalho de barganhar. 

Voltamos de Huaraz para Lima com o ônibus da empresa Cruz del Sur das 22:30hs.

Nevado Mateo
Nevado Mateo

Dia 11 Lima

Chegamos em Lima de ônibus pouco antes das 6hs da manhã no terminal Plaza Norte. 

Pegamos um táxi para a hospedagem baratinha que conseguimos em Lima bem pertinho do aeroporto (mais tarde fomos a pé para o aeroporto): Hospedaje El Tumi Aeropuerto - custou apenas 70 soles a diária no quarto de casal bem limpinho.

Almoço no shopping Plaza Norte: Chili's Grill. Fomos e voltamos lá de minibus. 

Voo LATAM às 23:50hs de Lima para Porto Alegre, onde chegamos às 6:15hs da manhã seguinte. 

Este foi, muito resumidamente, nosso roteiro de 11 dias em Huaraz, Peru

Está planejando uma viagem para lá? Conta aí se nosso roteiro te ajudou!

Veja também: Quanto custa uma viagem para Huaraz no Peru

Dicas de viagem para Huaraz no Peru: como chegar, onde ficar, onde comer e muito mais

Fica por aí que, em breve, posto tudo com mais detalhes e dicas!

Procure a hashtag #PVno Peru no Instagram para ver nossas fotos e dicas de lá, além dos destaques dos stories, onde vocês encontram MUITAS dicas atualizadas!!

huaraz_peru
até breve, Peru!



Veja mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá no nosso canal.

Você também nos encontra aqui:


Roteiro de 11 dias em Huaraz, Peru

Roteiro de 11 dias em Huaraz, Peru

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Olá
    Teria uma média de gastos com passeios e hospedagem?

    ResponderExcluir
  2. Todos os detalhes aqui - https://www.felipeopequenoviajante.com/2023/06/quanto-custa-viagem-huaraz-peru.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Felipe! Sou de Porto Alegre e vou fazer este roteiro em Agosto mesmo voo Latam saindo daqui 7 : 20 h . Só estou em dúvida como comprar a passagem de ônibus pra Huaraz. Você acha viável comprar quando chegar no terminal. Gostaria de ir no kesmo horário que vocês foram. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Estou escrevendo um post específico sobre isso onde explico todos os detalhes, volta aqui no blog daqui uns dias que já vai estar publicado, mas sim, podes deixar pra comprar no terminal de ônibus quando chegares lá!

      Excluir
  4. Parabéns pelo post! gostaria de saber quais passeios de 1 dia vc considera que nao posso perder. Pois queria fazer o mini trekking da cordilheira huayhuash e mais 3 dias de passeios bate e volta.

    ResponderExcluir