Trilha do Everest com crianças: é possível?
Muitas pessoas me perguntaram porque não levamos o Lipe conosco para o trekking ao acampamento base do Everest, e se é possível fazer a trilha do Everest com crianças.
É sobre isso que eu quero escrever neste post. Precisamos falar sobre as crianças 👭
Não levamos o Lipe para o Nepal conosco na viagem em que fizemos o trekking ao acampamento base do Everest por vários motivos:
1º, porque ele estava em aulas, não tinha férias escolares em novembro, que é a época perfeita para fazer esta trilha (não é possível fazer esse trekking em julho ou janeiro, por exemplo, que são as épocas de férias escolares, por causa das condições climáticas); e
2º, porque perguntamos ao Manoel Morgado numa palestra qual a idade mínima indicada para levar crianças ao Everest Base Camp, e ele nos disse que no mínimo entre 14 e 16 anos - sendo que ele é médico pediatra, já escalou o Everest, e fez esta trilha 70+ vezes, ou seja, não existe autoridade maior para falar sobre esse assunto.
Trilha do Everest com crianças
O Morgado nos explicou que menores de 14 anos têm mais dificuldades para definir e explicar exatamente o que estão sentindo, sintomas do mal da montanha e tal, e o risco seria muito grande, pois há um risco de VIDA real nesta aventura, se você não estiver muito atento às questões que envolvem o edema cerebral e o edema pulmonar (HACE e HAPE).
Nossos leitores mais assíduos devem lembrar que, há algum tempo, traduzi para o português e publiquei no blog o texto sobre a aventura extraordinária de uma família escocesa que ficou presa em lockdown no Nepal durante a pandemia e levou os 2 filhotinhos neste trekking ao acampamento base do Everest.
O texto no blog se chama Trilha ao Everest Base Camp em família: a aventura do Clan Wander no Nepal.
Aí vocês dirão, "se eles foram, porquê não?"
Porque, como eu disse, eles são uma família EXTRAordinária, e não uma família ordinária como a minha!
Se os seus filhos cresceram desde bebês fazendo trilhas nas Highlands Escocesas, então há uma chance de que a sua família tenha sucesso nesta empreitada, mas o feito deles foi tão único que eles aplicaram inclusive ao Guinness World Records, pois o Jacob foi a pessoa mais jovem a chegar ao Everest Base Camp na história!!
Infelizmente, o recorde não foi registrado, justamente porque o Guinness não aceita registrar recordes de crianças, para não estimular sandices de pais irresponsáveis - o que obviamente não foi o caso deles, que sabiam exatamente o que estavam fazendo, e não estavam buscando quebrar nenhum recorde 🤣
O que eles fizeram, levando 2 crianças ao acampamento base do Everest, foi de fato incrível, mas é importante frisar que não é um feito para qualquer um!
Eles fizeram em condições especialíssimas, durante a pandemia, com muita ajuda de locais, e tinham muito tempo disponível - não fizeram o trekking em 12 ou 14 dias, como todo mundo costuma fazer, e sim em 45 dias, de um total de 133 dias passados nas montanhas!
Fiz questão de escrever tudo isso porque algumas empresas/guias podem tentar te convencer, de forma meio irresponsável, que esse é um programa para todo mundo, já que "até famílias com crianças" chegam lá, e NÃO É VERDADE.
Vimos até algumas agências usando fotos do Clan Wander, sem a autorização deles, para vender trekkings ao Everest Base Camp para famílias.
Em toda a trilha, nós não vimos NENHUMA família com crianças! Eu diria até que não vi nenhum trekker menor de 25 anos!
E, embora tenhamos visto muitas crianças Sherpa e Rai vivendo ao longo da trilha, no Himalaia, como vocês podem perceber pelas inúmeras fotos que ilustram este post, também não vimos nem mesmo crianças locais vivendo acima de Pangboche!
É um ambiente inóspito, não hospitaleiro, não adequado para crianças.
Sei que parece estranho logo eu, que carreguei o Lipe bebê para a Índia e para a Mongólia (e também para o próprio Nepal!), fazendo esse tipo de advertência, mas, às vezes, escuto algumas coisas irresponsáveis que me dão #medo, e achei melhor esclarecer logo, e de forma bem clara, que essa NÃO é uma aventura que eu recomende com crianças.
A não ser que a sua família seja tão extraordinária quanto o @clanwander (segue eles no Instagram, vale a pena!).
Até comentei com eles, depois que chegamos ao Everest Base Camp, que não consigo sequer imaginar COMO eles chegaram lá com 2 crianças. É simplesmente impensável!
Mais recentemente, vi que a Karina Oliani e o marido dela, Maximo Kausch, também levaram a bebezinha deles, a lindaaaa Kora, junto com eles na trilha do Everest.
O que precisa ser lembrado, contudo, é que eles os 2 são atletas profissionais, guias de montanha, já escalaram o Everest, e a Karina é médica especialista em medicina de altitude! Ou seja, eles são uma família ainda mais EXTRAordinária.
Obviamente, não é para famílias extraordinárias como estas que eu escrevo este post. Eles não precisam da minha opinião hehehe...
Mas, se a sua família é ordinária como a minha, e você quer viver uma aventura incrível com o seu filho bebê/criança, leve ele para o Nepal, sim, como nós levamos o Lipe quando ele tinha recém completado 2 aninhos de idade, mas fique pelo Vale do Kathmandu, Pokhara, Lumbini ou Chitwan 🤣
Vai ser bem mais divertido pros pequenos viajantes!
Veja mais aqui:
nosso pequeno viajante curtindo o Nepal aos 2 anos |
Lipe em Boudhanath |
desbravando Swayambhunath |
Lipe em Bhaktapur |
explorando os detalhes de Kathmandu Durbar Square |
Já esteve no Nepal? Levou o seu filhote junto??
Por favor, deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog!
Sobre o Trekking ao Everest
Trekking ao Acampamento Base do Everest: dia 1 - Kathmandu - Lukla - Benkar
Trekking ao Acampamento Base do Everest: dia 2 - Benkar - Namche Bazaar
Trekking ao Acampamento Base do Everest: dia 3 - aclimatação em Namche Bazaar
Trekking ao Acampamento Base do Everest: dia 4 - Mosteiro de Tengboche
Sobre Kathmandu
Sobre os hotéis em Kathmandu
Dicas gerais para viagens ao Nepal
Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!
Você também nos encontra aqui: Facebook / Twitter / Instagram / Pinterest / YouTube
Comente este Post:
0 comentários: