Como é voar com a companhia aérea Emirates Airlines, sediada em Dubai, nos Emirados Árabes
Já voamos várias vezes com a Emirates Airlines, e eu nunca tinha publicado um post aqui no blog contando mais detalhes de como é voar com essa companhia aérea, quanto custa voar com a Emirates, os benefícios que a empresa oferece aos seus passageiros, como é o Airbus A380-800, o stopover grátis em Dubai, as tretas diplomáticas deles e como é o Aeroporto de Dubai, hub da companhia.
Vou contar tudo sobre a Emirates Airlines neste post e, nos próximos, conto mais detalhes sobre a companhia aérea low cost dos Emirados Árabes, a Fly Dubai, e sobre o Dubai International Hotel, único hotel na área de conexões do Aeroporto de Dubai.
Veja mais sobre as nossas viagens anteriores com a Emirates Airlines clicando aqui:
Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes: Dubai, Abu Dhabi e Al Ain
Sri Lanka: tudo o que você precisa saber antes de ir
Como comprar passagens aéreas para uma viagem de volta ao mundo
Como é voar Fly Dubai, a low cost dos Emirados Arábes
Dubai International Hotel: onde dormir numa conexão no Aeroporto de Dubai
interior de um A380 da Emirates Airlines |
felizes da vida voando Emirates |
أهلا بك 'ahlan bik bem-vindo a Dubai! |
dá para deixar muitos dirhams em Dubai... |
um A380 no pátio do Aeroporto de Dubai |
Voando com a Emirates Airlines
Pelas minhas contas - e posso ter esquecido de alguns voos - já voamos pelo menos 7 vezes com a Emirates Airlines e, embora ela não seja mais a nossa top favorita número 1 (essa vaga foi roubada com louvor pela Qatar Airways), continua tendo um espaço enorme nos nossos corações, e a vaga de número 2, seguida de perto pela Turkish Airlines!
- Fort Lauderdale, Flórida - Dubai
- Dubai - NYC
- Mascate, Omã - Dubai
- Dubai - Colombo, Sri Lanka
- São Paulo - Dubai
- Malé, Maldivas - Dubai
- Dubai - São Paulo
Qual é a melhor companhia aérea que você já voou? Tem uma favorita?
A nossa 1ª vez voando com a Emirates Airlines foi entre Fort Lauderdale, na Flórida, e Dubai. Em resumo, foi a 1ª vez na vida que "escolhemos" um voo pelos horários, roteiro e companhia aérea, e não pelo preço das passagens, e valeu cada cent!
O Lipe adorou ganhar um monte de presentinhos!
Na volta, voamos de Dubai para Nova York e, de novo, tivemos uma 1ª vez: foi a nossa 1ª vez voando num A 380, uma emoção!
Leia sobre estes voos aqui: Roteiro de 9 dias nos Emirados Árabes: Dubai, Abu Dhabi e Al Ain
![]() |
o Lipe adorou ganhar um monte de presentinhos da Emirates Airlines |
Alguns anos depois, novamente surgiu a oportunidade de voarmos com a Emirates Airlines, desta vez entre Mascate, em Omã, Dubai e Colombo, capital do Sri Lanka.
Simmmm, eu tenho uma listinha dos voos do Lipe aqui no blog, e vocês podem ver todas as companhias aéreas que já usamos para voar com ele, de Yeti Airlines a Spice Jet, de Lion Air a Firefly.
Stopover grátis em Dubai
Poderíamos ter alongado esse stopover de forma gratuita, pois os voos da Emirates Airlines permitem isso - paradas grátis de alguns dias em Dubai, até como forma de incentivar o turismo no Emirado, pois a companhia aérea é do governo - mas, como estávamos ansiosos para chegar logo no Sri Lanka, e já tínhamos visitado os Emirados Árabes no ano anterior, optamos por não fazer a parada lá.
Aeroporto de Dubai |
Quanto custa voar Emirates Airlines
voos open jaw - que vão para um lugar e voltam de outro - são sempre mais caros do que voos de ida e volta pro mesmo destino |
A Emirates pode ser mais barata que low cost
Outra coisa que vale lembrar é que, por incrível que pareça, nem sempre as companhias aéreas low cost (de baixo custo) são efetivamente as mais baratas e as Emirates Airlines da vida serão as mais caras.
Um exemplo: quando fomos comprar nossos voos para voar entre Mascate (Omã) e Colombo (Sri Lanka), pesquisamos na Air Asia (que é uma famosa companhia aérea low cost asiática) e, por incrível que pareça, os voos da Emirates Airlines nesta rota eram mais baratos!
Então pesquise sempre todas as opções!
Na época desta viagem (em 2018), esses voos da Emirates Airlines que compramos entre Mascate - Dubai - Colombo custaram R$ 2.253,65 para nós 3 (eu, Peg e Lipe).
Leia mais sobre esses voos aqui: Sri Lanka: tudo o que você precisa saber antes de ir
voar Emirates pode ser mais barato do que viajar com uma low cost |
Seguro viagem grátis com a Emirates Airlines
Mais uma dica sobre os voos da Emirates Airlines: eles estão atualmente (nesses tempos de pandemia) com um programa de oferecer seguro viagem grátis por todo o período da viagem para os seus passageiros!
Eu nem sabia deste benefício, e foi uma boa surpresa receber as apólices de seguro viagem por e-mail depois que compramos as passagens aéreas!
Às vezes, o valor da diferença entre uma passagem da Emirates e de outra companhia aérea é pequeno, e só o fato de poder usufruir do seguro viagem gratuito que eles oferecem já pode compensar essa diferença e fazer valer a pena!
Confirme antes de comprar a sua passagem se esse benefício ainda persiste!
Aeroporto de Dubai |
O Airbus A380-800
Voar no Airbus A380-800 é sempre uma emoção! Já tínhamos voado num desses monstrengos dos ares entre EUA e Emirados Árabes e todas as vezes foram experiências ótimas!
Contei neste post como foi a nossa primeira viagem com a Emirates Airlines.
O Airbus A380 é a maior aeronave de passageiros do mundo, um avião 'widebody' quadrimotor a jato com capacidade para até 615 passageiros, dependendo da configuração - tão grande que o embarque é feito com 2 fingers: um para a 1ª classe no andar superior e outro para nós, reles mortais, no porão 😅
É verdade! O maior avião de passageiros do mundo tem 2 andares completos de ponta a ponta, e o andar de cima é exclusivo para os mais abastados, e tem até chuveiro!
Os aeroportos em que esse avião opera tiveram que ter as instalações adaptadas para acomodar a maior aeronave comercial do mundo com segurança.
Ele foi projetado para desafiar o monopólio da Boeing no mercado de grandes aeronaves, e a Emirates Airlines tem 118 A380s na sua frota, e é a maior operadora de A380s no mundo.
Já tínhamos viajado nessas aeronaves antes, mas é sempre uma experiência incrível - se tiver oportunidade, e puder escolher voar num desses aviões, eu recomendo muito a experiência ✈
Airbus A380-800 |
o Airbus A380 tem capacidade para até 615 passageiros, dependendo da configuração |
o Airbus A380 é a maior aeronave de passageiros do mundo |
o maior avião de passageiros do mundo tem 2 andares completos, de ponta a ponta |
voar no Airbus A380-800 é sempre uma emoção |
o embarque no A380 é feito com 2 fingers - um para a 1ª classe no andar superior, e outro para nós, reles mortais, no porão |
A380 nos céus de Dubai |
o A380 voltou a voar para o Brasil recentemente |
interior do A380 da Emirates Airlines |
Fiquei sabendo que ele não estava voando para o Brasil durante a pandemia, e a Emirates retomou os voos do A380 pro BR em 31 de outubro de 2021, justamente uma semana antes da nossa viagem, pra nossa sorte!
É um avião lindo, espaçoso, confortável, com luzinhas no teto que imitam um céu estrelado incrível e todos os mimos que a Emirates Airlines sempre oferece aos seus passageiros: recebemos um estojinho impermeável com protetores auriculares, tapa-olhos, máscara, álcool gel, meias, escova e pasta de dentes, etc.
Quando voamos Emirates com o Lipe, anos atrás, deram um monte de brinquedinhos para ele também! Adoro companhias aéreas que oferecem presentinhos e distrações para os pequenos viajantes.
![]() |
a Emirates Airlines enche as crianças de brinquedinhos nos voos |
a Emirates Airlines sempre oferece mimos aos seus passageiros |
bercinho de bebê no A380 da Emirates Airlines |
céu estrelado do A380 da Emirates Airlines |
Nos banheiros do A380 tem hidratante, perfume, absorventes, etc.
O monitor individual é enormeee, e a programação de bordo excelente, sempre cheia de bons filmes novos, recém lançados.
Infelizmente, eles têm wifi a bordo, mas não é grátis - pontos para a Qatar Airways!
O jantar foi muito bom e farto.
Lá pelas 6hs da manhã, serviram um salgado quente de frango e bebidas.
O tempo todo tinha biscoitinhos, chocolates e bebidas à disposição dos passageiros - é só ir buscar na 'galley' (a cozinha do avião) - eles deixam umas bandejinhas lá cheias de coisas gostosas.
Algumas horas antes de pousarmos, serviram um 'brunch' muito bom também!
Achei a comida nestes últimos voos deliciosa, melhor do que eu lembrava - na 1ª vez que viajamos com a Emirates Airlines, o Peg e o Lipe não curtiram muito as refeições, mas, desta vez, ele gostou muito!
E o melhor de tudo foi o fato de que nossos 'vizinhos' de fila fizeram um "módico" upgrade de U$ 1900 para a 1ª classe, e nós ficamos cheios de assentos vazios ao nosso redor (num avião lotado)! Nos espalhamos e ficamos SUPER confortáveis!
Nos ofereceram o tal upgrade também, mas resolvemos deixar para a próxima...pra próxima encarnação, ressalte-se!🤪
Alguém aí já voou num monstrengo desses de 2 andares? Em qual rota?? O que acharam da experiência?
o monitor individual no A380 da Emirates é enorme, e a programação de bordo excelente |
as refeições nos voos da Emirates foram melhores do que eu lembrava |
lanchinho na madrugada |
biscoitinhos, chocolates e bebidas à disposição dos passageiros na galley |
algumas horas antes de pousarmos, um brunch muito bom |
nossos vizinhos de fila fizeram um upgrade para a 1ª classe, e nós ficamos cheios de assentos vazios ao nosso redor |
nos espalhamos e voamos super confortáveis |
voando Emirates Airlines |
Como é voar Emirates Airlines
Vou contar aqui como foi a nossa última experiência de viagem com a Emirates Airlines, em novembro/dezembro de 2021, durante a pandemia.
No check-in da Emirates Airlines em São Paulo (que abriu 3hs antes do horário do voo), nos pediram, além dos passaportes, os exames PCR e os certificados de vacinação contra Covid em inglês IMPRESSOS (a versão digital no celular não servia).
Veja também:
Como é fazer o exame de Covid no Aeroporto de Guarulhos
Se você não tiver a versão impressa, dá para imprimir na floricultura do aeroporto, no andar de baixo do check-in, por R$ 5,00.
Não sei se no check-in para Dubai eles exigem esses mesmos documentos impressos - exigiram de nós porque nosso destino final era Kathmandu, e não Dubai.
Esse voo sai de SP para Dubai as 23:10hs, e chega lá as 20:20hs. São mais de 14hs de voo, 8 mil milhas de distância e o Airbus A380 voa a 13Km de altitude e 950Km/hora!!
Depois tivemos uma escala de 15h25min em Dubai, antes de continuarmos viagem para Kathmandu.
escala de quase 16hs no Aeroporto de Dubai, antes de seguirmos viagem para Kathmandu |
Você pode despachar 23Kg de bagagem de porão e levar + 10Kg de bagagem de mão.
Se for fazer apenas conexão em Dubai, as suas malas seguirão direto para o seu destino final - no nosso caso, Kathmandu. Então leve tudo o que for precisar para esse tempo de conexão na sua bagagem de mão, pois você não terá acesso à sua bagagem despachada durante o tempo em que estiver em Dubai.
Se a sua conexão for longa como a nossa (mais de 15hs!), é possível sair do aeroporto e ir passear em Dubai, mas, para isso, você terá que fazer um novo exame PCR em Dubai para poder retornar ao aeroporto e, no nosso caso, que já conhecíamos Dubai de outras viagens, concluímos que não valia a pena toda a função, mesmo porque nossa conexão de 15h25min era durante a noite.
Aliás, vale lembrar que a Emirates Airlines está oferecendo testes PCR para Covid grátis no Aeroporto de Dubai para todos os passageiros que querem visitar a Expo 2020 (com direito a ingressos grátis para a feira também), mas não há garantia de resultado rápido do exame, então você precisa ter muito cuidado, se sair da área de conexões do aeroporto, para ter certeza de que o resultado do exame PCR feito em Dubai sairá a tempo de você embarcar no seu voo de conexão!
Nós nem pensamos em arriscar!
Só fiquei com peninha de não podermos ir visitar a @expo2020dubai, que estava acontecendo justamente agora Dubai!
Como mencionei antes, passageiros da Emirates Airlines ganham ingressos grátis para a exposição mundial, e morri de pena de não poder aproveitar😪
Então, como "prêmio-consolação", decidimos passar uma boa noite de sono no hotel show de bola que fica localizado dentro do terminal 3 do Aeroporto de Dubai, na área de conexões, e seguir zerados de jet lag para o Nepal!
Veja também: Dubai International Hotel: onde dormir numa conexão no Aeroporto de Dubai
há apenas um hotel dentro do terminal 3 do Aeroporto de Dubai, na área de conexões |
nós nem saímos da área de conexões do Aeroporto de Dubai |
Fuso horário e jet lag
Aliás, pelo que consigo lembrar, esta é a 1ª vez que voamos direto para a Ásia!
Sim, já estivemos na Ásia muitas vezes antes, mas sempre no meio de viagens de volta ao mundo, ou viajando 'overland', ou depois de ter passado alguns dias na África ou na Europa antes...nunca tínhamos voado direto do Brasil pro Oriente, pelo que eu lembro, e a diferença de fuso horário é de dar #medo!
Até Dubai são 7hs de diferença, e até Kathmandu é mais ainda! Então, fazer esse pernoite em Dubai para dar uma "quebrada" na longa maratona de voos realmente não foi uma má ideia!
Depois de uma noite maravilhosa no Dubai International Hotel, chegamos em Kathmandu zeradinhos da Silva, prontos para voar as tranças pelo Thamel!
Logo eu volto com outro post aqui no blog para contar a vocês como é o Dubai International Hotel, o hotel 5 estrelas do Aeroporto de Dubai! 🌟⭐ 🌟 ⭐ 🌟
Dubai International Hotel |
Treta diplomática encerrada
tretas diplomáticas |
a tranquilidade de poder sobrevoar o espaço aéreo do Irã e do Iraque kkkk... |
Aeroporto de Dubai
Já pousamos e decolamos várias vezes neste aeroporto, pois Dubai é o hub aéreo da Emirates Airlines, então a companhia sempre faz as suas conexões lá.
Fizemos Mascate - Dubai, Dubai - Colombo, Fort Lauderdale - Dubai, Dubai - New York, São Paulo - Dubai, Malé - Dubai e Dubai - São Paulo, e todas as vezes que estivemos no Aeroporto de Dubai as escalas/conexões foram super tranquilas e organizadas, sem stress nem correria.
Eles têm um terminal inteiro do Aeroporto de Dubai, o terminal 3, dedicado apenas aos voos da Emirates Airlines!
Como desta última vez ficamos apenas na área de conexões do aeroporto, em nenhum momento fomos solicitados a mostrar nenhum documento, seja passaporte, certificado de vacinação ou teste de Covid.
O Aeroporto de Dubai é um aeroporto de 1° mundo, com wifi grátis e tudo o que você precisa, inclusive um lounge exclusivo para menores viajando desacompanhados, carrinhos de bebê MacLaren à disposição dos passageiros e tantas lojas que parece até um shopping center.
carrinhos de bebê MacLaren à disposição dos passageiros no Aeroporto de Dubai |
Numa das nossas passagens por lá, os preços na loja H&M estavam bem razoáveis - comprei umas calças iguais às que eu havia comprado no México no ano anterior, pelo mesmo preço.
Os free shops do Aeroporto de Dubai são fantásticos, os restaurantes (tem até Hard Rock Café para quem curte!) e as lojas também.
É um aeroporto "silencioso" - eles não anunciam voos ou mudanças de portão nos auto-falantes - então fique ligado nos monitores com informações de voos.
Embora eu ache que hoje em dia esse aeroporto já está um pouco "antigo" para os padrões de Dubai (quando a gente pensa em Emirados Árabes, já imagina um aeroporto super moderno e futurista, e não é assim - nem se compara aos Aeroportos de Doha, no Catar, ou de Cingapura, por exemplo), ainda assim é um ótimo aeroporto, e bem fácil de se orientar, lindo e organizado, com trens ou ônibus para levar os passageiros de um terminal a outro, cascatas e tudo mais.
Adoro as influências islâmicas que eles usam na arquitetura e, principalmente, o fato de que a gente vê o mundo inteiro passando por lá, é um 'crossroads' de culturas diferentes!
E, minha gente, QUE SAUDADES QUE EU ESTAVA DE VER O MUNDO🌎
Aeroporto de Dubai |
vendo o mundo passar diante dos nossos olhos no Aeroporto de Dubai |
lojas infinitas no Aeroporto de Dubai |
adoro as influências islâmicas na arquitetura do Aeroporto de Dubai |
Aeroporto de Dubai |
Nesta última viagem, fizemos o 1º voo com a Emirates Airlines entre SP e Dubai, e o nosso voo seguinte, de conexão entre Dubai e Kathmandu, seria operado pela Fly Dubai, que voa do terminal 2 do Aeroporto Internacional de Dubai, então pegamos um ônibus no terminal 3 para fazermos o longo percurso entre os 2 terminais.
Leia mais: Como é voar Fly Dubai, a low cost dos Emirados Arábes
Esse trajeto foi uma delícia, um super tour do pátio do Aeroporto de Dubai: passamos por uns 20 A380 no caminho, além de aeronaves de companhias aéreas das quais eu nunca tinha ouvido falar, como Ruanda Air, e víamos o Burj Khalifa o tempo todo à distância!
Como o percurso é realmente longo, saímos do hotel do Aeroporto de Dubai, onde estávamos hospedados, com bastante antecedência - não dá para fazer aquelas conexões malucas e apertadas, porque você depende do ônibus para fazer esse trajeto!
O terminal 2 do Aeroporto de Dubai é mais simplinho do que o terminal 3 da Emirates Airlines, mas também tem Starbucks, Krispy Kreme e muitas, muitas lojas de souvenirs dourados e free shops!
No Starbucks, um café + croissant de queijo custa AED 31,25 = R$ 54,00.
Na viagem de volta (Maldivas - Dubai - São Paulo), fizemos um mini lanchinho no Aeroporto de Dubai e pagamos AED 49 = R$ 84,00!
Tudo está muito mais caro do que lembrávamos das viagens anteriores - mas, na verdade, é o real que está extremamente desvalorizado frente ao dólar, o que deixa qualquer lugar (até o Nepal!) caro para nós, brasileiros!
doughnuts da Krispy Kreme no terminal 2 do Aeroporto de Dubai |
Starbucks no terminal 2 do Aeroporto de Dubai |
um café + croissant de queijo custa AED 31,25 = R$ 54,00 no Aeroporto de Dubai |
você vai precisar de uma mala extra com dirhams se quiser fazer comprinhas no Aeroporto de Dubai |
souvenirs carérrimos no Aeroporto de Dubai |
camelos preciosos |
o Burj, sempre ele, para qualquer lado que a vista alcance |
encontrei até a lâmpada mágica de Aladdin no Aeroporto de Dubai! |
souvenirs no Aeroporto de Dubai |
Um detalhe interessante é que, mesmo sendo um aeroporto moderno, de 1º mundo, ainda existem alguns banheiros em que é difícil encontrar um vaso sanitário para sentar - a coisa é naquele esquema de banheiro turco de se agachar no buraco no chão mesmo - o que bem mostra que essa é uma questão não de atraso, ou de pobreza, mas sim um costume, a cultura de um povo, que não se muda com dinheiro ou tecnologia (coisas que não faltam em Dubai).
Na nossa viagem entre Mascate (Omã) - Dubai - Colombo (Sri Lanka) ficamos 4hs no Aeroporto de Dubai em conexão, e deu tempo de comer (pagando no cartão de crédito, porque não compramos a moeda local, dirhams), passear, fazer compras (na H&M) e o Lipe foi até no parque Bounce de pula-pulas, que ele já tinha ido em Abu Dhabi no ano anterior e amado!
O parque Bounce ficava ao lado do nosso portão de embarque, e é uma alternativa maravilhosa para "gastar" as energias das crianças antes de um voo longo - eles entram no avião e caem duros dormindo depois de 30min ou 1h pulando nos pula-pulas ou subindo nas paredes de escalada hahaha...
O preço era salgadinho (e deve estar ainda mais salgado hoje em dia): 30min de diversão custavam R$ 50,00. Eles aceitam pagamento com cartões de crédito e a criança ganha um par de meias. Sério, o sossego no voo vale cada centavo!
gastando as energias no Aeroporto de Dubai, a caminho do Sri Lanka, numa conexão de voos da Emirates Airlines |
Vou contar mais sobre onde dormir numa conexão longa no Aeroporto de Dubai num próximo post, ok?
Leia aqui: Dubai International Hotel: onde dormir numa conexão no Aeroporto de Dubai
Agora me digam: essas fotos abaixo não ficaram incríveis? São do Peg, e para tirar esse tipo de foto você precisa de uma câmera DSLR - a nossa é uma Nikon D-7500 com lente de 18-300mm!
Já passo a informação aqui, porque sempre tem muita gente me perguntando hehehe...90% das fotos que eu publico são tiradas com o celular (o meu é um Samsung Note 10 plus, com ótima câmera), mas, para tirar fotos como estas abaixo, é necessário ter lentes com zoom bom, que o celular não tem😉
Leia também
Como é voar Emirates Airlines |
Comente este Post:
0 comentários: