Sobre

Sobre

Recentes

Menu

Viagem de motorhome pela Flórida: dicas gerais

Dicas para viajar de motorhome pela Flórida
Dicas para viajar de motorhome pela Flórida
Dicas para viajar de motorhome pela Flórida

Alguns dos nossos melhores momentos nos últimos 7 anos foram a bordo de um motorhome em algum canto do mundo. Há poucos dias, publiquei um post contando como é e quanto custa viajar de motorhome pela Europa.

Em janeiro deste ano (2019), partimos de Miami para uma nova aventura pela Flórida, nos EUA, em um motorhome da Cruise America, que reservamos através da Motorhome Trips.

Essa era uma viagem que eu queria fazer há muito tempo, e foi uma maneira incrível de fechar com chave de ouro a nossa viagem de volta a mundo.

Exploramos lugares incríveis do estado americano mais queridinho dos brasileiros, onde nossos conterrâneos não costumam ir, e trouxemos todas as dicas quentinhas para vocês! Muita gente nos pede dicas desse destino, roteiros de motorhome pela Flórida, e vai ser uma delícia poder compartilhar esses momentos com vocês por aqui.

Veja aqui nosso roteiro de viagem pela Flórida.

Quem aí anda sonhando com uma viagem de motorhome pela Flórida? Vem com a gente, vou contar neste post tudo o que vocês precisam saber para organizar uma viagem de RV pela Flórida!

Motorhome Trips


Como nas nossas 2 últimas viagens (pelo oeste americano e pela Namíbia), reservamos nosso motorhome de novo através da Motorhome Trips, uma agência brasileira especializada em aluguel de motorhomes no exterior, que sempre nos consegue as melhores tarifas/descontos na locação de RVs, seja nos EUA ou na Namíbia! 

Já demos essa dica aqui no blog antes - tem post explicando direitinho como funciona o aluguel através dessa agência (veja aqui: Motorhome Trips: a locadora de motorhomes Cruise America no Brasil) e dezenas de leitores me escreveram agradecendo a dica e dando feedback que gostaram muito do atendimento do Francisco - até hoje nunca ninguém reclamou dele...se você sonha com uma viagem de motorhome, pede um orçamento! 

Ele não me paga nada pela recomendação, mas sempre consegue ótimos descontos e presta um excelente serviço, por isso eu indico muito a agência 😉

O número de Whatsapp dele é +55 41 99683-5723 - pode dizer que foi indicação da Claudia do pequeno viajante e chorar um descontinho 😰

Motorhome Trips funciona como canal de locação de motorhomes aqui no Brasil. Dá para fechar a reserva com a Cruise America através da Motorhome Trips com preços menores do que você consegue no site americano da empresa. E, claro, com todas as vantagens de negociar com uma empresa brasileira, que eu já expliquei neste post aqui.

Então, o que eu recomendaria é o seguinte: faça uma cotação no site da Cruise America e depois entre em contato com o Francisco, da Motorhome Trips, dizendo que no site você conseguiu por tal preço. Se ele conseguir fazer uma cotação igual ou menor, reserve através dele, e ganhe todas as vantagens e assistência de reservar com uma empresa brasileira, em português, em reais, sem IOF surpresa e com maior facilidade para resolver aqui mesmo eventuais problemas que surgirem 😏

Agora mesmo estou pensando num roteiro lindo de motorhome para as férias de julho e lembrando que tenho que mandar um Whats pro Francisco pedindo orçamento!

Dicas para viajar de motorhome pela Flórida
Viajando de motorhome pela Flórida

Melhor época para viajar de motorhome na Flórida


Já comentei antes e vou repetir aqui, para que ninguém diga que eu não avisei: o sul da Flórida, em janeiro, é extorsivo!

Entre dezembro e fevereiro é altíssima temporada por lá, quando os 'snow birds' - americanos do norte e canadenses - vão em bandos para o sul da Flórida, fugindo do frio e da neve do inverno.

Além disso, o clima na Flórida pode não ser dos melhores em janeiro, se você gosta de bastante calor, porque pode esfriar um pouco, e a água é gelada demais para fazer praia. 

Entre junho e agosto, nas férias escolares nos EUA, os preços também sobem abusivamente por lá, junto com as temperaturas. 

Então, se você puder, vá entre março e maio, quando o clima é bom e não é altíssima temporada - só fuja dos 'spring breaks'! Entre setembro e novembro também não é alta temporada, mas é a época de tufões na Flórida, o que é sempre um pequeno risco. 

Como temos um pequeno viajante que detesta faltar aulas, só nos resta viajar nas férias escolares, e não tínhamos como fugir do mês de janeiro, provavelmente o pior (= mais caro).

Em Key West, por exemplo, pagamos U$ 207 por 2 noites de camping, o campground mais caro da vida!! Mas o quarto triplo em hotel mais barato que eu encontrei em janeiro custava U$ 350 por noite 😢 então a solução foi ir para os Florida Keys de motorhome alugado em Miami, o que representou uma super economia em hospedagem. 

Os restaurantes por lá também são caros, então de novo o motorhome foi uma ótima solução para economizar em alimentação, cozinhando a nossa comida ou fazendo churrascos na churrasqueira que tínhamos na nossa vaga no camping 😉


Em resumo, a minha opinião é que em qualquer época do ano, seja alta ou baixa temporada, viajar de motorhome pela Flórida é uma solução para economizar.

Viagem de motorhome pela Flórida

Viagem de motorhome pela Flórida

A Flórida é um bom destino para viajar de motorhome?


Sim!

Não vou negar que eu amo as montanhas mais do que o mar, e para mim não existe lugar melhor para viajar de motorhome do que Utah e Arizona, no lendário oeste americano, mas o sul da Flórida é um destino incrível para uma roadtrip em família - não é por nada que tantos brasileiros voltam para esse estado americano todos os anos, religiosamente!

Mesmo que o principal objetivo da sua viagem seja os parques de Orlando, você sabia que até lá dá para ficar num camping bacanérrimo, acampando com o Tico e Teco?

Veja aqui como é esta experiência:


Nos Florida Keys, embora caros, os campings são maravilhosos, verdadeiros resorts, com piscinas aquecidas (no inverno da Flórida uma piscina aquecida é tudo de bom) e tantos animais rondando que nos sentimos como se estivéssemos hospedados numa reserva ambiental (especialmente pelicanos, iguanas e peixes-boi). 

Além disso, o mais importante é que se trata de um destino com paisagens, estradas e cenários maravilhosos para se viajar de motorhome. 

É em Key West que começa a US 1, uma das estradas mais longas dos EUA - ela vai da pontinha sul da Flórida (a milha zero da foto) até o Maine, já pensou que super roadtrip?

No trecho do sul da Flórida, ela é conhecida também como Overseas Highway, porque passa por 42 pontes sobre o mar, com o Golfo do México de um lado e, do outro, a Baía da Flórida, interligando 113 ilhas de mangue e bancos de areia. 

Uma viagem simplesmente perfeita para se fazer de motorhome!

Viagem de motorhome pela Flórida
por do sol-espetáculo na Overseas Highway, no sul da Flórida

Viagem de motorhome pela Flórida
para onde quer que se olhe, nesta região, você verá um motorhome

Viagem de motorhome pela Flórida

Viagem de motorhome pela Flórida
da janela do motorhome, estas são as vistas que você terá na Overseas Highway

Viagem de motorhome pela Flórida
Viagem de motorhome pela Flórida

Viagem de motorhome pela Flórida
as estradas são muito boas e você vai pulando de ponte em ilha, de ilha em ponte

Viagem de motorhome pela Flórida
a milha zero da US 1 fica em Key West, o fim da linha

Para começo de conversa



Eu sempre aviso, mas às vezes até esqueço da minha própria regra, então vale a pena repetir a principal dica para começar bem uma viagem de motorhome: no 1° dia de uma viagem de RV, não programe muita coisa!

Pegar o motorhome na locadora, fazer a papelada, arrumar as suas coisas lá dentro, aprender a "usar" a casinha e fazer as primeiras compras para rechear a geladeira é parte da diversão, e você vai gastar mais da metade do dia só nisso! 

Uma dica importante é ligar com antecedência e agendar o horário do seu pick-up (o horário que você vai buscar o seu veículo). 

Na locadora Cruise America de Miami South, onde nós alugamos o nosso motorhome, eles só trabalham com horários agendados, e é importante você ligar e marcar seu horário se quiser pegar o veículo mais cedo. 

Nós só conseguimos pegar o motorhome na locadora depois das 15hs, porque eu não tinha conseguido ligar com 48hs de antecedência para agendar mais cedo - estávamos voando da Malásia para Londres e depois de Londres para Miami. 

Além disso, meu cartão de crédito Visa do Banco do Brasil deu problema DE NOVO (sabe aquele cartão que só atrapalha!?). Tenha certeza de que está tudo ok com a sua carteira de habilitação e cartão de crédito, pois é simplesmente impossível alugar um motorhome sem esses 2 itens - eles não aceitam pagamento em dinheiro e, mesmo que você já tenha pago tudo antecipadamente, é obrigatório apresentar o cartão de crédito para fins de seguro. Sem um cartão de crédito e a CNH você não sai da locadora! 

Outra dica: nós fomos de Uber e Lyft do hotel para a locadora e da locadora para o aeroporto, e pagamos entre U$ 25 e U$ 30 pelas corridas. A corrida é carinha mesmo, porque a locadora fica em Miami South, bem distante do aeroporto de Miami. 

Também gosto de lembrar que vocês não saiam da locadora com dúvidas: tenham certeza que aprenderam direitinho a "operar" a calefação, o ar condicionado, a geladeira, o esgoto, a água quente...enfim, todos os equipamentos da sua casinha pelos próximos dias!

Quando for fazer a papelada, é como um carro alugado: faça eles colocarem no papel todos os arranhões que vocês encontrarem na lataria, amassados, lasquinhas no vidro...e revisem o "telhado", ou seja, por cima do motorhome: se houver algum dano lá em cima (é comum as pessoas 'esquecerem' que estão num veículo tão alto e baterem em galhos de árvores, por exemplo), você será o responsável. 

E não deixe de assistir estes 2 vídeos dos links abaixo, que vão te ajudar bastante a entender como tudo funciona no motorhome - melhor assistir os vídeos que nós fizemos com tudo explicadinho em português do que ficar lá na locadora assistindo o filminho explicativo deles em inglês 😆


No final deste texto, tem uma lista de links de posts que já publicamos aqui no blog explicando tudo sobre viagens de motorhome nos EUA, dê uma espiada lá, tem muitas dicas úteis!

Viagem de motorhome pela Flórida
preste atenção para colocar todos os pequenos danos no contrato

Viagem de motorhome pela Flórida


Viagem de motorhome pela Flórida
Viagem de motorhome pela Flórida



Viagem de motorhome pela Flórida
chegar numa locadora Cruise America para pegar um motorhome que alugamos é sempre uma alegria

Preços da gasolina


É possível encontrar preços melhores do que estes abaixo - nós não fizemos grandes esforços para procurar os postos de combustíveis mais baratos, apenas abastecemos quando foi necessário no primeiro posto que encontramos.

Se quiser encontrar a gasolina mais barata, um bom site é o Gas Buddy.

  • Key West: 2,79 galão 
  • Marathon: 2,15 galão
  • Miami: 2,10 galão
Viagem de motorhome pela Flórida
abastecendo o motorhome na Flórida

Onde encontrar propano em Miami


Para devolver o motorhome alugado em Miami, você vai ter que completar o tanque de gás propano.

A melhor opção que encontramos para colocar gás no motorhome foi na U-HAUL, que fica a uns 300m ao norte da sede da Cruise America, na mesma estrada (South Dixie Hwy, que é a mesma US 1).

Não é um posto de gasolina, é uma locadora de caminhões de mudança, o que pode causar uma certa confusão, porque normalmente a gente coloca propano em postos de gasolina.

Gastamos U$ 7 em gás em uma semana na Flórida.

O gás serve para o fogão e para aquecer água, calefação e a geladeira (quando não estamos conectados na energia elétrica de um camping). Como não usamos calefação nesta viagem (fazia calor na Flórida) e ficamos 2 noites conectados em energia elétrica no camping, gastamos bem pouco gás propano.

Normalmente viajamos de motorhome em temperaturas mais frias e fazemos muito free camping, daí nosso consumo de gás é bem maior.

Viagem de motorhome pela Flórida

Viagem de motorhome pela Flórida
colocando gás propano no motorhome em Miami

Dump station e camping em Miami


No dia de devolver o motorhome na locadora, também é necessário limpar os tanques de água suja do veículo.

Para isso, fomos até o campground do parque municipal Larry and Perry Thompson Park. É um camping público muito lindo em Miami que cobra U$ 10 para usarmos a 'dump station', onde você faz o esgotamento sanitário do motorhome e abastece água.

Se ficar hospedado no camping, o uso da dump station está incluído. O camping nos pareceu ótimo, com uma boa piscina e biblioteca, vagas com sombra, mesas de piquenique...

As diárias nas vagas 'secas' (sem 'hook ups', ou seja, sem esgotamento sanitário ou água na vaga) custam U$ 28.25. Já nas vagas normais, que incluem água, esgoto e eletricidade, as tarifas custam U$ 33.90 por dia. Mesmo ficando em uma vaga 'seca', você poderá usar a água e o esgoto coletivos do camping, só não terá essas facilidades privativas na própria vaga.

É uma boa opção de camping em Miami, para quem não quiser fazer free camping.

Larry and Perry Thompson Park
no camping municipal Larry and Perry Thompson Park em Miami

Larry and Perry Thompson Park
piscina no camping Larry and Perry Thompson Park

Larry and Perry Thompson Park
pagamos U$ 10 para usar o esgotamento sanitário no Larry and Perry Thompson Park

Como passear pelas grandes cidades de motorhome


Sempre nos perguntam como fazemos para passear pelas cidades quando viajamos de motorhome. Muitos pensam que temos que deixar o motorhome estacionado num camping e encontrar outro meio de transporte para sair para passear pelas cidades.

Vou explicar:

Normalmente, a gente anda por tudo de motorhome.

Foi assim em Las Vegas, San Francisco, Los Angeles, Santa Barbara, San Diego, Moab, e também em Madrid, Colmar, Antuérpia, Bruxelas, etc.

Circular de motorhome pelas cidades, especialmente nos EUA, que tem ruas amplas, largas e espaçosas, não costuma ser problema. Estacionar o motorhome é apenas um pouquinho mais chato do que estacionar um carro - temos que encontrar uma vaga grande e, às vezes, pagar 2 parquímetros.

Lembro de uma única vez termos deixado o motorhome estacionado distante do centro histórico de Dubrovnik, na Croácia, e ido de ônibus para o centrinho, porque era muito difícil encontrar vagas para estacionar do lado de fora das muralhas de Dubrovnik.

Não lembro de nenhuma outra ocasião em que tivéssemos deixado o RV estacionado no camping e usado outro meio de transporte, acho que isso nunca tinha acontecido. Sempre conseguimos estacionar razoavelmente perto da atração que queríamos visitar, assim como se estivéssemos de carro alugado. Essa é a regra no oeste americano e no Canadá, onde não falta espaço.

A única exceção nos EUA, até onde eu conheço (e já conheço 40 estados americanos!), é Key West. Estávamos numa ilha, com espaço limitadíssimo, e estacionar um carro custa caríssimo. Li na internet que os estacionamentos pagos no centrinho da ilha não permitem motorhomes, então nem perdemos tempo procurando. Mas o camping era longe do centro (5,5 milhas), o Uber ficava caro (uns U$ 25), e os horários de ônibus eram péssimos, tipo 1 ônibus passando a cada 2hs.

Qual foi a solução?

Encontramos um daqueles shoppings horizontais tipo 'Plaza' que são super comuns nos EUA, bem mais próximo do centro do que o camping, e estacionamos ali para almoçar, de graça. Basta colocar "Five Guys" no Google Maps que ele te leva até lá. De lá, pegamos um Lyft, que é o equivalente ao Uber na Flórida e tem tarifas melhores que as do Uber por lá - com o cupom de desconto para novos usuários, a corrida custou apenas U$ 8 😁

Cada lugar é diferente do outro, mas, como regra, as dificuldades que você vai ter para estacionar e se deslocar de motorhome são apenas um pouco maiores do que as dificuldades que você terá num carro alugado. O drama para estacionar em qualquer grande cidade americana não é muito diferente do que em Porto Alegre ou São Paulo. 

Viagem de motorhome pela Flórida
veja como é a ilha de Key West, onde fica o campground e onde fica o centrinho - um lugar complicado para estacionar motorhomes



Viagem de motorhome pela Flórida

Free camping na Flórida


Viajar de motorhome tem dezenas de vantagens, que já cansei de enumerar nos nossos posts sobre viagens de motorhome aqui no blog mas, para mim, sem dúvida, a maior de todas é poder estacionar e dormir onde eu quiser. Inclusive com a vista mais absurda da cidade, sem desembolsar um cent a mais por isso!

Nós optamos por não fazer free camping nos Florida Keys porque não sabíamos como seriam as coisas por lá - os Keys não são 'espaçosos' como o oeste americano; são ilhas em que todo o espaço útil é usado, e realmente não sobra muito espaço para grandes estacionamentos...acho que, se tivéssemos procurado bem, encontraríamos algum lugar legal para estacionar e pernoitar de graça, mas foi tãoooo legal ficar nos campings maravilhosos em Big Pine Key e em Key West, e ver (e invejar) o 'way of life' dos aposentados americanos e canadenses, que, mesmo com os preços altos dos campings, achamos que valeu muito a pena!

Recomendo muito a experiência, é uma diversão!

Já em Miami, como em qualquer grande cidade, eu tinha certeza que seria fácil encontrar lugares para estacionar na rua e pernoitar grátis no motorhome (assim como também deve ser fácil em Orlando), e realmente foi bem fácil!

Na primeira noite, ficamos um pouco mais ao sul de Miami, pois vínhamos dos Everglades, e na segunda noite ficamos nesse lugar da foto abaixo, entre Coconut Grove, Coral Gables e Little Havana, quase "vizinhos" do Vizcaya Museum (abaixo eu coloco os endereços exatos dos lugares que nós "descobrimos" para ajudar vocês a ter estadias "grátis" em Miami) 😀

Leia mais sobre o assunto aqui: Como pernoitar de graça num motorhome nos EUA

Não sei como EXPLICAR como encontrar um bom lugar para fazer free camping...é uma questão de 'feeling'...a gente vai olhando o desenho das ruas no Google Maps e dá para ver onde encontrar aquelas ruazinhas residenciais tranquilas, onde tem vários carros estacionados...se tiver um caminhão estacionado, melhor ainda!

A melhor dica é fugir das vizinhanças de milionários...essa gente muito rica costuma ser desconfiada - veem um RV parado na frente da casa deles e já é capaz de chamarem a polícia!

E uma outra coisa: lembre-se que essa é a NOSSA experiência com free camping, depois de 4 viagens de motorhome nos EUA. Nós nunca tivemos nenhum problema fazendo free camping em nenhum lugar dos Estados Unidos, seja em Washington State, Nevada, Arizona, Califórnia, Utah ou Flórida. Alguns brasileiros que moram lá já me disseram "vocês tiveram sorte, porque é ilegal fazer isso!"

Bom, se é assim, somos realmente muito sortudos, porque várias vezes já perguntamos a policiais se poderíamos estacionar e pernoitar em tal lugar e eles nos responderam afirmativamente - pelo jeito, até com os policiais que nos deparamos nas nossas viagens temos sorte!

Então, se você me perguntar se é permitido, ou se é legal, eu não poderia afirmar, pois não conheço as leis e regras de trânsito de cada cidade ou estado americano, mas o que posso afirmar é que, usando de bom senso, e estacionando apenas onde o estacionamento de motorhomes não é proibido, nunca tivemos nenhum problema.

Fiz uma pasta de destaques lá no Instagram stories só com esses assuntos de motorhome, para quem se interessar.

Viagem de motorhome pela Flórida
nos Florida Keys, você verá muitas placas como esta, dizendo que é proibido o estacionamento de motorhomes durante a noite

Viagem de motorhome pela FlóridaViagem de motorhome pela Flórida
Viagem de motorhome pela Flórida
quando encontrar uma placa assim, nem pense em estacionar para pernoitar - você será guinchado durante a madrugada!

Onde ficar a caminho de Key West


No caminho para Key West, decidimos ficar no camping The Big Pine Key Fishing Lodge, localizado entre Marathon e Key West, a mais ou menos 2h30min de Miami, no MM 33 (marcador de milha 33), passando a Spanish Harbor Bridge.

O endereço é 33000 Overseas Highway, MM 33. Telefone: 305-872-2351.

Preço salgado, como tudo naquelas bandas, especialmente nas férias de janeiro: U$ 62 a diária.

O check-in é 1pm e o check-out 1pm.

Ficamos num 'rustic site', sem luz, água, nem esgoto, mas na melhor localização do camping, na beira da água 😊

Como já expliquei acima, mesmo quando você fica numa vaga 'seca', ou 'rustic', que são as mais baratas, você poderá usar a água e o esgoto coletivos do camping, só não terá essas facilidades privativas na própria vaga.

The Big Pine Key Fishing Lodge
mapa do The Big Pine Key Fishing Lodge, nos Florida Keys

The Big Pine Key Fishing Lodge
um camping super agradável, com fogueira à noite na beira do mar

The Big Pine Key Fishing Lodge

The Big Pine Key Fishing Lodge
dump station coletiva no camping The Big Pine Key Fishing Lodge

The Big Pine Key Fishing Lodge
piscina do The Big Pine Key Fishing Lodge

The Big Pine Key Fishing Lodge

The Big Pine Key Fishing Lodge

The Big Pine Key Fishing Lodge
muitos pelicanos nos campings do sul da Flórida

Onde ficar em Key West


Em Key West, ficamos 2 noites no camping mais legal da vida: o Boyd's Key West Campground.

De novo, o preço foi mega salgado, mas os preços de hotéis eram simplesmente absurdos em Key West, então, no final, depois de muito pesquisar, acabei achando nossas vagas de camping de U$ 100 até baratas, comparando com os preços de hotéis cafofentos por U$ 400 - já disse que janeiro em Key West é só para milionários, né?

No total, com impostos incluídos, pagamos U$ 207 por 2 noites.

É um camping fenomenal e valeu muito a pena, não poderia recomendar mais! Imagina um lugar onde você encontra manatees (peixe-boi), pelicanos e iguanas ao lado do seu motorhome? Sem falar na deliciosa piscina aquecida...

Parecia um resort!

Boyd's Key West Campground
mapa do Boyd's Key West Campground

Boyd's Key West Campground
a piscina aquecida do Boyd's Key West Campground é uma delícia

Boyd's Key West Campground
esgotamento sanitário coletivo no Boyd's Key West Campground

Boyd's Key West Campground
iguanas fantásticas perambulavam livremente pelo Boyd's Key West Campground

Free camping em Miami


Em Miami, fizemos free camping nas 2 noites em que ficamos lá.

Na primeira noite, ficamos estacionados numa vaga de calçada sem parquímetro (ou seja, totalmente grátis) neste endereço: 2373 SW 70th Ct, Miami.

Na nossa 2ª noite em Miami, novamente fizemos free camping, desta vez num endereço diferente: 2390 SW 27th Ave, Miami.

Se não quiser arriscar um free camping, já deixei lá em cima  a nossa dica de camping em Miami: o campground do parque municipal Larry and Perry Thompson Park.

Preste atenção num detalhe: cada vez que eu coloco uma dica destas aqui no blog, logo começo a receber feedback de leitores que escrevem contando que 'copiaram e colaram' o endereço que eu indiquei e ficaram lá também.

Acho que mais de 100 pessoas já me escreveram contando que aproveitaram a dica que eu dei do free parking no vista point da Golden Gate Bridge em São Francisco e pernoitaram lá também - até que um dia uma leitora escreveu brava porque a polícia mandou eles saírem de lá no meio da noite!

 Acontece que vocês têm que perceber que, se todo mundo que lê o blog começar a copiar a dica tal e qual e estacionar exatamente no mesmo lugar, os moradores vão começar a implicar, né?

É até meio temerário colocar esse tipo de dica tão específica aqui, porque os mais inseguros vão querer aproveitar a dica e podem acabar se dando mal, com algum morador da vizinhança chamando a polícia, irritado com tantos motorhomes estacionando ali.

Então sejam criativos: se estiverem inseguros sobre onde pernoitar, vão até lá, deem uma olhada nesses locais que nós indicamos, e procurem um lugar parecido nos arredores, para não despertar a ira dos moradores! Imagina que saco toda noite chegar em casa e encontrar um motorhome estacionado bem na frente da tua casa? Logo tu também ia reclamar, não é?

Miami de motorhome
free camping na primeira noite em Miami

Miami de motorhome
nosso pernoite gratuito na segunda noite em Miami

Quanto custa viajar de motorhome nos EUA


Já temos vários posts aqui no blog explicando tudo em detalhes, desde preços de campings, pedágios, gasolina, gás, kits pessoal e de cozinha, gerador e todos os outros "consumos" do motorhome - não tem como detalhar tudo isso aqui novamente.

Para uma ideia geral, com valores bem detalhados, veja aqui: Viagem de motorhome nos EUA: quanto custa

Além disso, muita gente pergunta valores de diárias de locação de um motorhome, mas é difícil dar uma resposta exata, porque os preços das diárias de motorhomes variam demais de um mês para outro, dependendo da antecedência com que tu alugou, de uma cidade para outra...se você pegar um motorhome em dezembro em Las Vegas ou em Miami, os preços serão absurdamente diferentes. Tão diferentes quanto ficar em um albergue em São Paulo em abril ou num hotel 5 estrelas em Ipanema em dezembro - simplesmente não tem como dar uma informação "genérica" para a pergunta "quanto custa alugar um motorhome". 

Depende da quantidade de dias, da locadora, da cidade, da época do ano, do tamanho do veículo, da antecedência que tu alugas...são vários fatores, então não tem como dar essa resposta. Por isso, eu sempre digo que, se quiserem saber preços e pedir cotações para o aluguel de um motorhome, seja nos EUA, Europa, Oceania ou África, falem com o Francisco da Motorhome Trips - esta foi a terceira vez que alugamos motorhome com o Francisco, e ele pode dar uma cotação para vocês com o valor exato, em reais - mas você terá que informar a ele as datas certinhas, o local onde pretendem retirar e devolver o veículo, e o tamanho do motorhome que querem alugar. 

Como eu já disse, sem essas informações, não tem como responder à pergunta 'quanto custa alugar um motorhome?'

Miami de motorhome
passeando em Miami de motorhome

Miami de motorhome
desbravando os Florida Keys de motorhome

Se vocês quiserem entender melhor como isso funciona, vejam este post abaixo, onde eu mostrei como um mesmo modelo de motorhome, na mesma locadora, pode ter diárias variando entre 88 e 157 euros, dependendo da época do ano: Como é e quanto custa viajar de motorhome pela Europa.

Na nossa primeira viagem de motorhome nos EUA, relatei aqui quanto custa viajar de motorhome pelos Estados Unidos


Já na segunda viagem de motorhome pelos Estados Unidos, contei aqui quanto custou a nossa viagem de motorhome pelos EUA e Canadá

O roteiro desta segunda viagem de RV pelos EUA e Canadá está aqui: Roteiro de viagem de motorhome pelo oeste do Canadá.

Na terceira viagem, em dezembro de 2017, os custos já foram completamente diferentes, como contei aqui: Custos de uma viagem de motorhome nos EUA.

Para ver o roteiro desta terceira viagem, clique aqui: Roteiro de viagem de 15 dias de motorhome pelo oeste americano.

Se o seu destino é algum país europeu, saiba também que os custos de uma viagem de motorhome pela Europa já são bem diferentes.

Veja aqui:


Leia também o post que o Lipe (nosso pequeno viajante de 9 anos) escreveu sobre esta viagem: Minhas férias de volta ao mundo - uma longa viagem vista pelos olhos de uma criança

Para ver os melhores momentos desta viagem de motorhome pela Flórida, vá direto no minuto 21:00 deste vídeo:



Já fez uma viagem de motorhome pela Flórida? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook/Twitter/Instagram - é só procurar na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipedeMotorhomenaFlorida #LipeVoltaaoMundo

Acompanhe nossos Instagrams @claudiarodriguespegoraro e @marlonpegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá! Também fiz "destaques" lá nos stories do Instagram de cada lugar que visitamos nesta volta ao mundo - espia lá que tem muitas dicas úteis! 

Fiz uma listinha dos posts mais específicos sobre as nossas viagens de motorhome pelos EUA e Canadá. Seguem os links bem mastigadinhos para vocês se inspirarem 😏

Dicas gerais de viagens de motorhome

Roteiros para viagens de motorhome


15 parques nacionais nos EUA para viajar de motorhome

Relatos de viagens de RV dos leitores


Vídeos de viagens de motorhome


Para saber mais sobre as nossas experiências viajando de motorhome pelos Estados Unidos e Canadá, veja estes vídeos:





Para ler mais sobre a Flórida aqui no blog:



Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários:

  1. Bom dia amigos do Lipe, o pequeno viajante! Estamos indo pra Florida em jan/20. Vamos ficar 20 dias. A minha ideia de roteiro seria uma volta na florida com parada em algumas cidades estratégicas. Estamos querendo alugar um motorhome. Vcs indicam o C19 ou o C25? Somos eu, minha esposa e meu filho de 1 ano e 11 meses (terá essa idade na data da viagem). Outra dúvida: As panelas são fornecidas pela Cruise America? Os utensilios sei q são locados. As toalhas e roupas de cama vamos comprar lá pq vamos trazer para o Brasil. Estou montando o roteiro e queria algumas sugestões. Vcs podem me ajudar? Vcs estão de parabéns. Tudo facil e bem explicado. Já sei mexer em tudo no motorhome. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, dá uma olhada neste post que tem um monte de sugestões pro teu roteiro: https://www.felipeopequenoviajante.com/2019/04/roteiro-de-viagem-pela-florida-motorhome-carro.html

      Tanto o C19 quanto o C25 servirão para vocês, aí depende de gosto. Sempre pegamos o C25 porque tem mais espaço, mas o C19 é mais fácil de manobrar e estacionar.

      As panelas vêm no kit de cozinha, se tu alugares o kit.

      Obrigada! Qualquer dúvida é só perguntar!
      Boa viagem!

      Excluir