Menu

Relato de viagem de motorhome pela costa oeste dos Estados Unidos com orçamento e roteiro de 33 dias da Maria Inês

Relato de viagem de motorhome pela costa oeste dos Estados Unidos com orçamento e roteiro de 33 dias.
Nós temos uma dúzia de leitores aqui do blog que são o nosso fã clube declarado, os leitores mais top, mais queridos, mais fiéis que um blogueiro pode sonhar em ter. 

Não me entendam mal - todos os nossos leitores são queridos para nós, mas tem uma turma que curte, comenta e compartilha TODOS os nossos posts, acompanha TODAS as nossas viagens, da Bósnia aos EUA, da Patagônia ao Canadá. 

A Maria Inês Ribeiro de Souza Vargas é uma dessas queridonas. E não tem como a gente não ficar feliz, não se emocionar, não acompanhar também as viagens deles.

Quando soube que o sonho da viagem de motorhome pela Costa Oeste americana da família dela ia finalmente se realizar, fiquei mega feliz por ela. Acompanhei a viagem toda pelos posts e fotos no Facebook e me emocionei junto, porque é uma delícia ver as pessoas que a gente gosta realizando sonhos e saber que nós tivemos uma participaçãozinha nisso, estimulando, incentivando...

Sendo assim, é ÓBVIO que a Maria Inês TINHA QUE compartilhar conosco aqui no pequeno viajante TUDO sobre a viagem da família dela, vocês não concordam comigo?

Afinal, se você ainda não sabe, temos uma seção aqui no blog só sobre viagens de motorhome, clique no link em vermelho para ler mais (lá estão todos os detalhes das nossas 4 viagens de motorhome pelos Estados Unidos, Europa, Nova Zelândia e Canadá).

A seguir, passo a palavra a ela, que escreveu uma "bíblia" para dividir toda a viagem da família com vocês e continuar encorajando essa turma linda de leitores a se aventurarem de motorhome pelos EUA - obrigada, Maria Inês!


Quando a Claudia me convidou para escrever sobre a nossa viagem no blog do Felipe foi um prazer enorme, pois esta sempre é a minha primeira fonte de consulta para nossas viagens! Quanta emoção!

Vamos lá!

Aqui em casa somos 3: eu, o marido Ney (o fiel motorista!), e a filhota Maria Luisa, a aventureira de 9 anos!

Estamos programando esta road trip há 2 anos, desde quando eu estava acompanhando a deles!

Durante este período, fomos sanando nossas dúvidas e curiosidades com outros relatos e com a incansável Claudia!

Fomos juntando informações a respeito do trajeto, campgrounds, lugares para fazer free camping, aplicativos para celular (Good Sam, KOA, Overnight Park Finder), o que fazer, aonde comer, tudo! 

Tudo ao longo desses 2 anos foi sendo organizado e planejado, afinal nada poderia dar errado, era a viagem dos nossos sonhos, e muito dinheiro envolvido!

A parte que mais me preocupava era a violência, afinal estaríamos dentro de um carro!! Somos moradores de Niterói - RJ, e aqui a chapa esquenta!

Como temos o hábito de acampar desde adolescentes, a parte do pouco espaço, o banho que não pode ser demorado, o perrengue do dia a dia não me preocupava, já estamos acostumados!

Com as férias marcadas, as passagens compradas, o roteiro definido, o chip de celular encomendado, os ingressos dos parques nas mãos, e o seguro de saúde contratado, ficamos aguardando uma promoção da Cruise America, dada nos anos anteriores, em que, a partir da 7ª noite, as diárias seguintes ficavam mais baratas, mas esta promoção não apareceu, então fechamos o aluguel do RV (Recreational Vehicle = motorhome) em cima da hora, alguns dias antes!

Passei na pediatra para uma listinha básica de remédios, tudo pronto para embarcarmos!!

Nossa viagem começou e terminou em Las Vegas, foi a forma mais barata da junção passagem aérea + aluguel do RV.

Com relação aos gastos, vou relacionar os gastos com o RV e os passeios, pois gastos com comida são muito relativos, o que é bom para a nossa família pode ser muito ou pouco para outras. 

Sempre que podíamos, nós fazíamos as refeições no RV, por ser mais barato, mas...devo confessar que eu tinha uma lista dos restaurantes que eu queria ir!


Dia 01 (sexta 18/12/2015) RIO - ATLANTA - Embarcamos com destino a Las Vegas no aeroporto Galeão - RJ pela Delta com uma escala de 10 horas em Atlanta.

Dia 02 (sábado 19/12/2015) ATLANTA - LAS VEGAS - Chegamos em Atlanta e, para aproveitarmos as 10 horas de conexão, decidimos ir ao Georgia Aquarium, compramos os tickets de metrô, que se chama Marta, e partimos para o Aquário ! Fácil de chegar ! Muito legal e divertido ! Almoçamos por lá, e 3 horas antes da hora do embarque retornamos, pois teríamos de passar por todo o procedimento de segurança de novo, uma vez que saímos do aeroporto. 

Tudo certo, próximo destino: Las Vegas !! Chegando em Vegas, pegamos nosso carro alugado na Sixt (alugamos ainda no Brasil, pagando em reais para fugir do IOF), passamos no Whole Foods para um lanche e partimos para o Stratosphere. Reservei um quarto na Torre Select, a mais nova, solicitei non-smoking room, e fui atendida. Gostei do hotel, mesmo ele sendo bem longe da Strip, porque queríamos subir na torre de observação, e hóspedes não pagam para subir na torre, apenas para andar nos brinquedos, assim já economizamos U$ 60.00 ! Exaustos das horas de avião, fomos dormir !

Georgia Aquarium - U$ 119.73 ( U$ 38.95 adulto / U$ 32.95 criança)
Marta - U$ 18.00

Dia 03 (domingo 20/12/2015) LAS VEGAS - Logo pela manhã fomos passear! Ainda no Brasil fiz uma listinha do que gostaríamos de ver em Vegas, visitei vários blogs e grupos de viagens no Facebook.

Escolhemos ir ao Trato Feito, um programa de TV filmado em Vegas ! Queria muito ter visto o ChumLee !!

Seguimos para a famosa placa THE FABULOUS LAS VEGAS !

Depois para a Strip ! Sensacional ! Estacionamos no MGM, aproveitamos para comprar os ingressos do Cirque de Soleil Michael Jackson. Ainda no Brasil me cadastrei nos programas MLife e TotalRewards, que dá descontos em atrações credenciadas em cada uma das redes.

Total Rewards - Caesar Palace, The Linq (Righ Rooler), Ballys, Flamingo, Rio, Paris Paris (Torre Eiffel), Planet Hollywood, entre outros.

MLife - MGM (David Cooperfield), Mandalay Bay (Michael Jackson), Bellagio (Cirque de Soleil - O), Luxor (Blue Man Group), Vdara, Aria, Monte Carlo, New York New York (Rooler Coaster) entre outros. 

Assim consegui descontos em algumas atrações !

Almoçamos no RainForest, fomos na loja da Coca-Cola, M&M, passeamos bastante.

Seguimos para outro programa de TV: COUNTS KUSTOMS (Loucos por Carros), também muito legal ver tudo ao vivo ! Show de bola !

Retornamos para a Strip, estacionamos no Bellagio, passear por dentro dele é um luxo só ! Seus jardins, os lustres de vidro, tudo enfeitado para o Natal ! E a dança das águas !? Imperdível ! Acontece a cada meia hora ! Dia e noite ! Não pode perder ! Eu ficaria por ali o dia todo assistindo ! Pretendíamos ir na exposição de Picasso, mas nossa filhota já estava cansada, então fomos embora para o nosso hotel, não sem antes subir na torre de observação para contemplar Vegas à noite, quando ela fica ainda mais bonita !


 

















Dia 04 (segunda 21/12/2015) LAS VEGAS - Dia de pegar o RV na parte da tarde !!

Pela manhã fomos tomar café da manhã no IHop, delícia !

Depois Strip de novo ! Desta vez fomos ao Venetian e Palazzo, também muito luxuosos, eles se misturam, não se sabe quando acaba um e começa o outro !

Não resisti e comprei alguns doces no Carlos Bake Shop ! Deliciosos ! Vimos as gôndolas - não estive ainda em Veneza, mas me senti como se estivesse !

Almoçamos na praça de alimentação - Panda Express.

Depois do almoço - partiu Henderson ! Pick up the RV !! Ainda no Brasil fiz uma lista do que deveríamos verificar antes de receber o RV, visto que algumas famílias brasileiras tiveram problemas com o RV durante suas viagens. O atendimento do funcionário Francisco foi impecável - nos explicou tudo com muita paciência. Nós já havíamos assistido aos vídeos da Cruise America várias vezes, os vídeos da Claudia mais vezes ainda, então lá na hora foi apenas mais uma verificação do que já sabíamos. Comentei com ele sobre as reclamações dos brasileiros, ele me disse estar ciente, e que se desculpava pela empresa.

Conforme combinado na contratação (já havíamos pago um valor de U$ 300.00 pela reserva - tudo contratado online no chat da Cruise America), pagamos mais U$ 49.00 de aluguel por dia (26 dias de contrato) e 2000 milhas (U$ 0.34 por milha), depósito obrigatório U$ 500.00 (que será devolvido caso não haja nenhum dano ao veículo) , U$ 35.00 (caso o dump-esgoto não tivesse sido feito na devolução), U$ 35.00 (caso o tanque do propano não estivesse cheio na devolução). Estes dois últimos reembolsáveis. Total de U$ 2387.94, já com a taxa de 8.10% cobrada no Estado de Nevada.

As milhas não utilizadas seriam reembolsadas também e milhas extras seriam cobradas na devolução. Não contratamos os kits de cozinha e os de lençóis e toalhas. Levei do Brasil os lençóis e as toalhas (até porque toalha nova não seca, né !) e os pratos, talheres e panelas deixei para comprar lá. E para nossa boa surpresa, o kit de pratos etc ... estava todo no RV !! Boa surpresa ! Mais uma economia !!

Assim, por 26 noites teríamos carro e hotel incluídos por U$ 2387.94. 

Fiz e refiz esta conta diversas vezes, e mesmo escolhendo o carro mais barato e os hotéis mais em conta, sempre sempre e sempre ficava mais caro a dupla carro+hotel do que o aluguel do RV. E ainda que ficasse mais caro o RV, era o nosso sonho ! E não há como mensurar a praticidade de estarmos sempre em casa ! No meio do deserto deu fome ? Pára, cozinha, lava a louça e segue viagem ! Em plena Los Angeles, nossa filhota ainda dormia quando fomos os primeiros a chegar no estacionamento do parque da Universal, aí ela acordou, tomou banho, café da manhã, e só depois entramos no parque ! Muito prático ! Mas tem que ter espírito esportivo na hora de fazer o dump (esgotar o RV - os vídeos da Claudia explicam tudo direitinho!), na hora de economizar no banho, encher o tanque de água, na hora de limpar o RV !!

Tudo explicado e entendido sobre o RV, partimos para devolver o carro alugado na Sixt. Neste momento já era noite, e tínhamos que achar um Walmart para comprar cobertores, comida, material de limpeza, e para fazer o primeiro free camping da viagem ! Confesso que não me acostumei até o último dia de viagem com free camping !! Eu tinha um aplicativo que me mostrava Walmart e SamsClub que permitiam freecamping ! E ... bingo ! Fomos para um deles, e já havia um RV estacionado ! Beleza ! 

Fizemos as compras, preparei o jantar, o maridão lavou a louça ! Preparados para dormir...não !! Ficamos com receio de ligar o aquecedor e a bateria do RV acabar !! Vou explicar melhor ! O aquecedor é a gás propano, tudo bem ! Mas a ventoinha do aquecedor é elétrica, e puxa carga da bateria. O Francisco nos explicou que ela só pode ficar ligada por 2 horas, depois teríamos de ligar o RV por uns 40 minutos para o alternador recarregar a bateria ... E o medo de ligar a geringonça do aquecedor e descarregar toda a bateria do RV ??!! Enfim, passamos a maior friaca de nossas vidas dentro daquela lata de metal !! Já pela manhã, mandei uma mensagem para a Deusa Claudia, que me explicou tudo de novo !!! A ventoinha não fica ligada todo o tempo !! Ela liga por alguns minutos até alcançar a temperatura, daí o termostato a desliga novamente ! ENTENDEU !!! kkkkkk agora estou rindo !! Mas na hora...

Pegamos o RV com 28108 milhas
Gasolina U$ 60.65 - 26.57 galões - 28325 milhas (217 milhas rodadas)

 no alto da torre Stratosphere

 The Venetian


Dia 05 (terça-feira 22/12/2015) - LAS VEGAS - PAGE - Logo pela manhã, depois de sanadas as dúvidas a respeito do aquecedor, e ter a certeza de querer continuar com o RV, partimos para Page para ver o Antelope Canyon ! Paramos em um estacionamento qualquer para prepararmos o almoço. 

Chegamos à noite e ficamos no CampGround Page Lake Powel, que achamos no aplicativo para celular Good Sam.

Dia 06 (quarta-feira 23/12/2015) - PAGE - MONUMENT VALLEY - Pela manhã, enquanto o marido fazia o nosso primeiro dump, encontramos com uma família de brasileiros, também em um RV, mas de 7 lugares ! Eram do Paraná, então o frio não estava sendo um problema para eles ! Tampouco para o bebê Felipe de apenas alguns meses ! Faziam um trajeto um pouco diferente do nosso !

Logo depois, seguimos para a famosa Horseshoe Bend do Rio Colorado ! Que lugar lindo ! Nossas fotos são tiradas com os nossos celulares, então não dá para esperar grandes coisas, mas com máquinas melhores ... as fotos ficam sensacionais !!

Em seguida, fomos para o tão esperado tour ao Antelope Canyon, fechamos com a empresa Kens Tour, que já havíamos pesquisado antes. Mas tem outras, não sei se melhores ou piores. Como só havia horário para 11:00 (o melhor horário é o das 12:00, em função da incidência do sol dentro do canyon), compramos os ingressos e voltamos para o RV para prepararmos algum lanche ! 

Este canyon é qualquer coisa de extraordinário ! A erosão causada pela água e pelo vento o fizeram assim ! Lindo ! Qualquer celular tira fotos magníficas !!

Depois da maravilhosa experiência no Antelope Canyon, partimos direto para o Monument Valley, queríamos vê-lo ainda neste dia ! Partimos em direção a Kayenta, na estrada ele já aparecia ... coberto de neve ! Lindo ! E dito e feito: olhando pelo espelho retrovisor ! Lá estavam eles, os famosos do filme Forest Gump ! Sensacional ! Corremos pela estrada, tiramos a famosa foto e, para finalizar este dia, estacionamos o RV no acostamento, e preparamos um lanche. 

Depois desta vista magnífica, fomos procurar um camping em Goulding, uma cidadezinha que passamos antes do Monument Valley. E procura daqui, procura dali, achamos o camping: tem banheiros com chuveiro, lavanderia, lojinha de conveniência! Tudo o que estávamos precisando ! 

Kens Tour - U$ 52.00 (U$ 20.00 adulto / U$ 12.00 criança)

 Horseshoe Bend

Antelope Canyon

Monument Valley

Dia 07 (quinta-feira 24/12/2015) - GOULDING - GRAND CANYON - O dia amanheceu nevando ! Muito legal ! Aproveitamos para lavar as roupas que já estavam acumulando ! E sabe aquela família que encontramos em Page ? Então ! Nos encontramos aqui de novo ! É a Michelle Mariano ! Também seguidora da Claudia! Ê mundo pequeno!!

Depois da roupa lavada, dump feito, tanque de água cheio ... partimos para o Grand Canyon ! Afinal, era véspera de Natal ! E Papai Noel iria nos visitar nesta noite ! Uma estrada linda ! Cheia de pontos de parada para fotos ! Almoço no RV no meio da estrada. Pagamos a taxa para a entrada no Grand Canyon National Park e fizemos nosso check-in no Trailler Village Campground com full hook up (contratamos por 2 noites). O outro campground dentro do South Rim é o Mather Campground, mas não tem hook up

Passeamos mais um pouco pela vila, comprei algumas coisas para a nossa ceia de Natal e fomos dormir ... esperando o Bom Velhinho entrar pela nossa chaminé !

Campground Goulding - U$ 33.72
Gasolina U$ 56.76 - 25.82 galões - 28585 milhas (260 milhas rodadas)
Gasolina U$ 13.05 - 13.05 galões - 28707 milhas (122 milhas rodadas)
Propano U$ 5.00
Entrada Grand Canyon National Park - U$ 30.00

 Goulding Campground 
Dia 08 (sexta-feira 25/12/2015) - GRAND CANYON - Merry Christmas ! Natal com neve ! Muita neve ! Nevou a noite inteira, resultado: nossa água e esgoto estavam congelados !

Tivemos ajuda do vizinho, um outro motorhome que possuía todos os equipamentos necessários para todas as situações, e tudo resolvido. 

Nossa filhota brincou com os filhos deste novo amigo com os brinquedos que ganharam no Natal ! Legal ver esta interação ! Depois fomos passear pelo Grand Canyon. Optamos por deixar nosso RV estacionado em algum parking e utilizar os shuttles oferecidos pelo parque. São 3 linhas, uma delas estava desativada devido à forte nevasca da noite anterior. Passeamos muito neste dia ! Fizemos todas as linhas, tiramos muitas fotos ! 

Neste dia todas as refeições foram feitas no RV.



Dia 09 (sábado 26/12/2015) - GRAND CANYON - FLAGSTAFF - Acordamos cedo e, como nossa água e esgoto estavam novamente congelados, resolvemos tomar banho no Mather CampGround, pois no Trailler Village os banheiros não tem chuveiros. Um super banho com duração de 8 minutos ! Isso mesmo ! Você coloca 8 moedas de 25 cents na máquina e tens direito a 8 minutos de banho com água super forte e quente ! E não é que deu tempo até para lavar os cabelos !!

Partimos para Flagstaff pela US 180, pois queríamos passar pela Bedrock City, a cidade dos Flintstones ! Nesta estrada também ficam localizados vários centros invernais, e queríamos brincar na neve ! 

Paramos no Flagstaff Nordic Center, mas ao longo desta estrada existem vários pontos de parada gratuitos, quem já tiver o sledding (ou culipatin) pode parar e brincar à vontade ! Vimos muitas famílias fazendo churrasco e brincando na neve com seus filhos ! Eu aluguei uma snow bike e a Malu ficou com esqui nórdico (ela prefere esqui alpino, mas ...) e o papai ficou correndo atrás de nós na brincadeira ! Muito divertido e gelado ! Que dia legal !

Depois de um dia de brincadeiras, partimos para a cidade, tivemos uma dica de outro motorhomer de que a rede Cracker Barrel permite que RV's façam free camping no estacionamento, então partimos para lá ! Além do free camping, a comida é excelente ! Super dica!

Trailler Village Grand Canyon - U$ 76.70
Flagstaff Nordic Center - U$ 60.00 (U$ 30.00 aluguel snowbike + U$ 18.00 aluguel esqui + U$ 12.00 passe)


Flagstaff 

Flagstaff Nordic Center 

Dia 10 (domingo 27/12/2015) - FLAGSTAFF - SAN DIEGO - Acordamos ainda no escuro e fizemos em uma pernada só, cerca de 800 km !! Passamos por Sedona, Camp Verde, contornamos Phoenix, Gila Blend, Yuma, várias cidades no meio do deserto. 

Muitas usinas de geração de energia eólica e solar pelo caminho ! Coisa de primeiro mundo mesmo ! Claro que paramos no meio do deserto para o preparo do almoço ! E do lanche !

Chegamos em San Diego já no escuro, e fomos direto para o Mission Bay RV Resort, por ser mais central do que os demais. Como não tínhamos feito reserva, não havia mais vagas. Ligamos para o KOA San Diego, em Chula Vista, e reservamos nossa vaga mais do que depressa. Fizemos o check in, e tudo certo. Ainda conseguimos um desconto, pois a Cruise America tem um convênio com o KOA ! Campground lotado, sorte que ainda havia uma vaga para nossa casinha ! Vaga com full hook up. Amamos este campground, além das vagas para RV, também há espaço para barracas, e cabanas para aluguel. Pula-pula, piscina aquecida, aluguel de bike, parquinho, lavanderia ! Um espetáculo ! Boa troca !

Gasolina U$ 51.68 - 24.62 galões - 28898 milhas (191 milhas rodadas)
Gasolina U$ 49.45 - 25.37 galões - 29162 milhas (264 milhas rodadas)
Propano U$ 21.16 - 7.04 galões
Campground KOA San Diego - U$ 239.78

  
Dia 11 (segunda-feira 28/12/2015) - SAN DIEGO - Ao acordarmos, pudemos observar o quanto este campground é legal ! A Malu passou a manhã toda brincando enquanto eu lavava mais roupas e arrumava o RV ! Ela alugou uma bicicleta, e ficou passeando pela "vila", como ela apelidou o KOA San Diego ! Solta ! Muitas crianças brincando, e ela se relacionando com todas elas ! Muito legal.! 

Já quase na hora do almoço, seguimos de RV para o Sea World. Pagamos o estacionamento de U$ 21.00 ! Caro demais ! Os ingressos já havíamos comprado no Brasil com o dólar ainda a 3.50! O parque não estava muito cheio, conseguimos ir a todos os brinquedos programados, inclusive a temida Manta! Assistimos aos shows das baleias, golfinhos e leões marinhos, diversão pura ! Acabamos na hora certa ! Começou a chover, e saímos correndo para o nosso RV. 

Ainda sobrou energia para o jantar no Red Lobster !! Delícia !

Estacionamento RV - U$ 21.00

 KOA San Diego

Sea World

Dia 12 (terça-feira 29/12/2015) - SAN DIEGO - Mais uma manhã de diversão no KOA San Diego ! Todos nós alugamos bike ! Muito divertido ! 

Depois partimos para o Zoo San Diego para ver os famosos ursinhos panda ! Ao contrário do Sea World, o estacionamento é grátis. Este zoológico fica dentro do Balboa Park, um parque público, com diversas atrações: Museu de História Natural, Museu do Homem, Museu do Espaço. Dá para passar um dia todo por lá passeando, mas não tínhamos este tempo todo, então escolhemos o zoológico, até porque os ingressos já estavam comprados. Neste dia o zoológico estava lotado, foi um pouco estressante, mas com uma dica que conseguimos na web, começamos os passeios pelo tour de ônibus e sentamos na parte de cima e do lado direito ! Dá para ter uma boa visão de todo o parque, que é gigantesco ! Depois escolhemos os nossos amigos primatas para começarmos o tour a pé ! 

Tigres, rinocerontes, ursos polares, grandes felinos, elefantes e, como a fila para ver os pandas estava enorme, deixamos para o final. E no final já estava escuro !! As fotos não ficaram muito boas ! Mas valeu super a pena ! Não almoçamos por lá, as comidas nos parques são sempre muito caras, então fizemos apenas um lanche e deixamos para jantar no RV. 

No final deste dia, antes de voltarmos para o KOA, ainda passamos no Red Lobster.

KOA San Diego 




Dia 13 (quarta-feira 30/12/2015) - SAN DIEGO - Acordamos cedo e fomos passear por San Diego ! Começamos por La Jolla ! Um lugarejo lindo ! Com uma praia mais linda ainda ! E olha que temos um litoral considerável aqui no Rio...

De lá partimos para Coronado, atravessando a Coronado Bay Bridge ! Que lugarzinho legal ! Moraria por ali com certeza ! Uma pena não termos encontrado lugar para estacionar, gostaria de ter ficado por ali passeando. Na hora do almoço, almoçamos no The Cheesecake Factory ! Delícia ! 

Seguimos para o USS Midway, um porta-aviões que foi transformado em museu, sensacional! No último deck existem vários aviões expostos, em alguns até pode entrar! Pudemos conhecer como é um porta-aviões por dentro. Fizemos no Rio um passeio parecido, no Museu da Marinha, na Praça XV, em um submarino. 

Outra vez foi um desafio estacionar nossa casinha! Pagamos caro pelo estacionamento. Conhecemos também a famosa estátua do beijo. Já de noite, seguimos para o Gaslamp Quarter, no intuito de jantarmos, mas...difícil estacionar! RV e cidades grandes não combinam muito bem !! Então, partimos para o Taco Bell bem ao lado do campground ! E foi muito divertido também !

Estacionamento RV - U$ 20.00 ( U$ 20.00 adulto + U$ 10.00 criança)
Entrada USS Midway - U$ 50.00
Propano - U$ 11.94 - 3.07 galões

La Jolla 


USS Midway 

Dia 14 (quinta-feira 31/12/2015) - SAN DIEGO - LOS ANGELES - Nos despedimos do KOA San Diego com a promessa de voltarmos muito em breve para esta cidade e para este mesmo campgound ! Que lugar divertido ! 

Próximo destino: Los Angeles - Pier de Santa Monica ! Usamos nesta road trip o Google Maps e o aplicativo Here Maps para navegação, e não tivemos nenhum problema nas temidas freeways de Los Angeles ! 

Estacionamos no Pier de Santa Monica: caro, mas valeu a pena ! Tinha na minha memória este pier dos filmes americanos ! A montanha-russa, a roda-gigante, os brinquedos de tiro ao alvo...a realização de um sonho ! E sim ! Eu andei na montanha-russa, na roda-gigante... não ganhei o ursinho de pelúcia do marido, ele disse que a mira estava ruim !! Almoçamos no Bubba Gump, não podia ser em outro, né !! 

Resolvemos deixar nosso RV estacionado ali mesmo e ir até Venice Beach de transporte público, foi até engraçado ! Somente nós de turistas dentro do ônibus !! Assistimos os artistas de rua e conhecemos a Muscle Beach. 

Depois retornamos e fomos passear na Promenade. Voltamos para o Pier e aplaudimos o por-do-sol, assim como fazemos aqui no Rio, foi tudo maravilhoso...e depois disso passamos o maior perrengue do ano !! 

Nas minhas anotações, eu tinha 3 campgrounds como opção para Los Angeles (Malibu Beach RV Park , Dockweiler RV Park Playa Del Rey e o Balboa RV Park), e nenhuma opção de free camping - fazer free camping em cidades grandes é um pouco complicado. Ao ligarmos para os 3 campgrounds, nenhum deles tinha vaga disponível para aquela noite ! Até eles estavam achando diferente aquele movimento todo ! Não é normal para aquela época do ano não haver nenhuma vaga disponível. Nos passaram mais uns 3 telefones, e nada de vaga disponível ! O estacionamento aonde estávamos fecharia as 2AM e nós seríamos guinchados !! Daí que o maridão teve a idéia de falar com o gerente do estacionamento para ver se ele liberava de ficarmos por ali, mesmo com a placa de No Overnight Parking ! Ele nos orientou a falarmos com a polícia e explicar a situação. Foi o que fizemos e, na amizade, não é que o policial deixou !!! Nos deu uma autorização para passarmos a noite por ali !! Ainda na parte da tarde encontramos uma outra família brasileira, um casal e dois filhos de São Paulo, a Renata e o Raul com seus filhos, a Clara e o Pedro (que também usaram o blog da Claudia como base para a sua roadtrip!!) também de RV e que estavam na mesma situação que a nossa: não tinham reservado nenhum lugar para ficar, e na conversa com o policial, o maridão ainda conseguiu a autorização para eles também !! HAPPY NEW YEAR!!!

Gasolina - U$ 100.00 - 29.42 galões - 29487 milhas - (325 milhas rodadas)
Estacionamento Pier Santa Monica - U$ 24.00
Brinquedos Pier - U$ 36.00




Dia 15 (sexta-feira 01/01/2016) - LOS ANGELES - ANAHEIM - Depois do sufoco de ontem à noite, fomos nos divertir no parque da Universal Studios. 

Fomos uns dos primeiros a chegar no estacionamento, com a filhota ainda dormindo na caminha do RV ! Acordou, tomou banho, café da manhã, e partimos para o dia de parque ! Estava um dia lindo de sol ! Fomos recepcionados com o tapete vermelho de Hollywood !! Este parque é dividido em duas áreas, Upper Lot e Lower Lot e são interligados por enormes escadas-rolantes ! As maiores que já vi na vida ! Seguindo a recomendação da Andreza, seguimos direto para Studios Tour, e foi muito maneiro !! Ver como os filmes são feitos ! Legal demais !! O parque não estava cheio, brincamos à vontade ! Ainda mais quando Malu descobriu a "single rider", que é opção de ir sozinho em um carrinho que não foi totalmente ocupado. Aí ela já estava se achando uma adolescente ! Indo sozinha nos brinquedos mais radicais !! E dando um descanso para o labirinto dos pais que já estavam tontos ! Montanha-russa dos Simpsons, Transformers 3D, The Revenge of the Mummy, Supper Silly Fun Land, Despicable Me, Minion, Shrek 4D. Tiramos muitas fotos com nossos personagens favoritos ! Este dia foi muito, mais muito divertido mesmo ! Almoçamos e lanchamos por lá ! 

Nossa intenção era ficar mais 2 dias em Los Angeles, para irmos à calçada da fama, Rodeo Dr, Beverlly Hills, Chinese Theatre, Madame Tussauds, Griffith Observatory e The Getty Center, mas a previsão do tempo indicava chuva a partir de segunda dia 04/01, justamente nos dias reservados para irmos à Disneyland e Disney Adventure, então refiz o roteiro e partimos nesta mesma noite para Anaheim, cidade onde ficam as 2 Disneys, mesmo sabendo que estariam lotados de gente, visto que era um mega feriadão nos EUA. 

Consultamos o site para saber sobre a lotação prevista para aqueles dias. E, para o sábado, a Disney Adventure não parecia estar tão cheia, ao contrário da Disneyland no domingo, mas vamos assim mesmo, prefiro filas a não podermos ir em função da chuva. Voltaríamos a LA logo depois de Anaheim para os programas indoor. Partiu Disney !! Em Anaheim eu tinha a indicação de 2 campgrounds, e adivinha ?! Lotados ! Não havia mais vagas para nosso RV, de novo ! Sabe a Renata e o Raul que ajudamos em LA a permanecer estacionados no Pier? Então, desta vez eles que nos ajudaram a achar uma vaga ! Eles já estavam estacionados no Anaheim Harbor RV Park. Mexe daqui, arruma dali, e conseguimos uma vaga para aquela noite ! 

Estacionamento Universal - U$ 25.00
Gasolina - U$ 84.76 - 28.26 galões - 29698 milhas - (211 milhas rodadas)






Dia 16 (sábado 02/01/2016) - ANAHEIM - Amanhecemos em Anaheim no Harbor RV Park. Na correria da noite passada, o nosso adaptador da mangueira que faz o dump quebrou, e não dava mais para esgotar nada, todo o esgoto caía direto no chão. Sorte nossa, na lojinha do campground vendia o adaptador que precisávamos. Guardamos a notinha para o reembolso, pois a Cruise America reembolsa até U$ 70.00 de despesas justificadas. Enquanto o marido fazia a parte "suja" da brincadeira, fui lavar roupas na lavanderia. Beleza !! Em seguida, partimos para a Disney Adventure. 

Fomos de carona no RV do Raul, que depois voltou para estacionar o RV no campground novamente e retornou a pé para a Disney, de tão perto que era !! O parque não estava cheio, e seguindo as dicas da Debora, pegamos logo todos os fast passes possíveis e a diversão foi garantida ! E a história do "single rider" foi um sucesso novamente ! Quando não conseguíamos o fast pass, íamos de "single rider". A parte que mais nos agradou foi o Paradise Pier, aonde ficam os brinquedos mais radicais do parque. California Screamin’ - a montanha-russa que parece de madeira, Mickey’s Fun Wheel - a roda gigante com a cara do Mickey, e também a Silly Symphony Swings, umas cadeiras que giram e sobem ao mesmo tempo, e a montanha-russa do Pateta. Já no final do dia ainda sobrou tempo para o Toy Story Midway Mania. 

Nesta parte também acontece o World of Color, o show de encerramento com imagens projetadas em uma cortina de água !! Na Hollywood Land , fica a The Twilight Zone Tower of Terror, o elevador que cai, quase morri de susto ! Na nova área do parque fica o Radiator Springs Racers, o brinquedo do filme Carros ! Muito divertido ! E muito legal também é o Soarin’ Over California, na Condor Flats, que simula um voo de asa delta por toda a California. Imagino um desses com cenários do Brasil, ia fazer sucesso, com certeza !! Ficamos até o final, para o show de encerramento às 22 horas, e exaustos, ainda voltamos a pé para o RV ! Fizemos todas as refeiçoes deste dia no parque.

Anaheim Harbor RV Park Campground - U$ 150.93
Adaptador para o dump - U$ 15.39



Dia 17 (domingo 03/01/2016) - ANAHEIM - Nos despedimos dos nossos novos amigos, que partiram para outro destino, e seguimos para a Disneyland ! O parque estava tão cheio, mas tão cheio, que achei até que fosse pegadinha conosco, já que no dia anterior estava uma beleza. Tinha filas para tudo: banheiro, comida, fotos com personagens, lojinhas e, principalmente, os brinquedos. Conseguimos apenas um fast pass. Os demais tínhamos que ficar na fila mesmo. Na Space Mountain, por exemplo, o tempo de espera na fila chegou a 150 minutos. Daí desistimos, e fomos para os brinquedos de filas menores. Que decepção...tentamos seguir as dicas da Debora novamente, mas não era possível. 

Em um dia inteiro de parque só conseguimos ir na Materhorn Bobsleds, Peter Pan’s Flight, Big Thunder Mountain, Indiana Jones Adventure, Buzz Lightyear Blaster, Autopia e Star Wars. Tudo bem que são os mais importantes, mas, visto que no dia anterior repetimos brinquedos importantes mais de 5 vezes, não tem como não se decepcionar. 

Uma coisa super engraçada aconteceu: estávamos na área Star Wars e os stormtroopers cismaram conosco, com aquela voz característica nos enquadraram e ficavam nos pedindo os ingressos, deu até um medinho! 

Assistimos a parada noturna chamada Paint the Night, e até conseguimos o fast pass para o show de luzes chamado Fantasmic, mas após a parada começa o Disneyland Forever, um show de fogos na frente do castelo, e como, pela primeira vez neste dia, estávamos em uma posição privilegiada, ficamos por ali mesmo. Até porque, na noite anterior, já havíamos assistido o World of Color. 

A melhor parte deste dia aconteceu na hora do jantar: escolhemos o restaurante da ESPN, na Downtown Disney, muito legal. Comemos um big hamburguer, tudo assistindo a uma big televisão de milhares de led's !! Muito show. E, depois deste dia cansativo, voltamos para o campground de táxi !



















Dia 18 (segunda-feira 04/01/2016) - ANAHEIM - LOS ANGELES - Como a previsão de tempo para este dia era de começo de chuva na parte da tarde, partimos bem cedo para Los Angeles com o intuito de vermos ainda sem chuva a calçada da fama com suas estrelas marcadas no chão, o Teatro Chinês e o Dolby Theatre. Quando a chuva começasse entraríamos no Madame Tussauds. 

Consultei o site para saber aonde estavam as estrelas dos meus artistas favoritos. Sim, eu me programei até para isto !! E não é que a meteorologia acertou mesmo? À tarde começou uma chuva fina e fria !! Paramos o RV bem distante das atrações, e pagamos 2 parquímetros, pois nossa casinha não cabia em uma vaga só !! Tudo bem, depois disso seguimos para o Griffith Observatory, mesmo sem poder ver o pôr do sol, mas o Observatory estava fechado!

Para nossa surpresa, o tempo deu uma melhorada, o que ainda nos rendeu algumas boas fotos do pôr do sol em LA. Combinado, voltaríamos no dia seguinte para assistir às 3 apresentações sobre o universo. E partimos para o Malibu Beach RV Park, que desta vez tinha vagas de sobra. Escolhemos uma vaga com vista para o mar ! Que maravilha ! Que vista ! Que lugar lindo ! Jantar na casinha !

Parquímetro por 2 horas para 2 vagas - U$ 6.00
Madame Tussauds - U$ 85.00
Malibu Beach RV Park Campground - U$ 110.80




Dia 19 (terça-feira 05/01/2016) - LOS ANGELES - Choveu muito a noite inteira, e o nosso RV permaneceu sequinho por dentro ! Outros amigos com os quais mantínhamos contato pelo Facebook relataram goteiras pelas janelas de ventilação superiores do RV deles ... que chato. 

Tiramos a parte da manhã para descansar e dormir até mais tarde - já tinham sido 18 dias de pauleira !! Almoço no RV e depois partimos em direção ao Griffith Observatory, já que as atividades por lá são indoor. Só não seria possível a observação do céu, devido à chuva. Que lugar legal ! Vimos o pêndulo de Foucault em funcionamento, uma demonstração da bobina de Tesla e a gaiola de Faraday ! E tudo de graça ! Compramos apenas as entradas para as 3 apresentações: Centered in the universe - que fala a respeito da formação do universo e suas galáxias; Water is life - mostra a importância da água na formação da vida na terra; e Light of the Valkyries - fala sobre a relação entre a mitologia nórdica e a aurora boreal, tudo isso em um planetário muito confortável ! Valeu muito a pena ! As apresentações são todas em inglês, portanto quem não entende muito bem, vai perder um pouco, mas ainda assim vale pelo visual do cinema 180 graus. 

Lá dentro tem uma lojinha e lanchonete. Saímos já era noite, e ainda tentamos seguir para o Farmer´s Market, mas pouca coisa ainda estava aberta, uma pena. Passamos no Whole Foods quase em frente, para comprarmos o jantar, Japanese Food, delicious!

Propano - U$ 13.00 - 4.3 galões
3 Apresentações Griffith Observatory - U$ 51.00 - (U$ 7.00 adulto + U$ 3.00 criança)




Dia 20 (quarta-feira 06/01/2016) - LOS ANGELES - CAMARILLO - Em nosso roteiro original, neste dia seguiríamos para a Hw1, mas como a chuva ainda persistia, decidimos seguir para Camarillo, onde existe um outlet, para as compras, e tentar no outro dia pegar a Hw1 com sol. 

Compras, chuva, compras e chuva. O outlet é aberto !! Não é como um shopping. Mas tudo bem, não compramos muita coisa, com o dólar tão alto compensava muito pouco. Nesta noite fizemos mais um free camping em um estacionamento do Target. Devo confessar que não me sinto segura ... sei que pode ser coisa da minha cabeça, mas ...


Dia 21 (quinta-feira 07/01/2016) - CAMARILLO - SANTA BÁRBARA - PISMO BEACH - SAN LUIS OBISPO - MORRO BAY - SAN SIMEON - O dia amanheceu nublado, mas sem chuva, e a meteorologia seguia com uma melhora, então fomos em direção a Santa Bárbara, para vermos a Missão de Santa Bárbara, um lugar lindo, silencioso e cheio de paz ! 

Passaria um longo tempo por ali, mas ainda tínhamos muito o que ver. O tempo seguia melhorando, a meteorologia aqui na América acerta mesmo !! Seguimos passeando sem rumo certo pela cidade, nos perdendo de propósito ! E que lugar lindo ! Mudei de opinião ... não quero mais morar em San Diego, agora quero morar em Santa Bárbara ! Fomos em direção ao pier, o Stearns Wharf, bem menor do que o pier de Santa Monica, mas muito charmoso. Havia vários surfistas e fotógrafos por ali, pois devido à forte tempestade dos dias anteriores o mar estava com muitas ondas. Paramos a umas três quadras de distância, ok - passear por ali não era problema ! 

Tomamos um café em um restaurante do pier e apreciamos a vista ! Lindo lugar ! Seguimos direto para Pismo Beach, não paramos em mais nenhuma cidade, infelizmente o tempo que programei para a HW1 foi curto, certamente este trecho merece mais uns dois dias, para curtir cada lugarejo encontrado pelo caminho. Fica para a próxima ! Santa Bárbara, we will be back !! 

Almoçamos em Pismo Beach, em um restaurante de massas que encontrei no Tripadvisor. Seguimos para San Luis Obispo, todas estas cidades se parecem muito em sua arquitetura, deve ser devido à colonização espanhola. Telhas coloniais, varandas em arco ... Lindo ! Me senti em Búzios, no litoral do Rio ! 

Depois de Morro Bay começa o trecho beirando o mar. Que espetáculo ! Paisagens magníficas, e abismos do outro lado da estrada. Como fizemos a Hw1 subindo em direção a San Francisco, os mirantes ficavam do outro lado da estrada, mas não tivemos problema algum com nosso RV para atravessarmos a estrada. Ou então parávamos o RV no acostamento do lado direiro e atravessávamos a pé. Sem problemas ! Não fomos ao Hearst Castle, estávamos interessados em outra coisa .... os elefantes marinhos !! E logo depois de San Simeon, lá estávam eles ! Em qualquer praia, espalhados pela areia ! Fazendo o maior barulho e a maior bagunça ! As fêmeas com seus filhotes, amamentando ! Sensacional ! Devo confessar que se eu estivesse estado aqui antes da ida ao Sea World, não teria achado nenhuma graça do show do elefante marinho por lá. Os animais soltos são muito mais interessantes .... Vários e vários ! Centenas ! 

Depois de ficarmos por ali umas duas horas observando aquela algazarra toda, partimos para achar um campground que eu havia anotado: o Kirk Creek Campground, público e sem nenhum hook up, apenas estacionar e ficar. O esquema é o seguinte: pode-se fazer a reserva antecipada pela internet, ou chegar na hora, como nós, e pegar as vagas oferecidas, que eram somente 4 ! Ufa ! Chegamos a tempo desta vez ! O sistema de pagamento é o seguinte: eles disponibilizam um envelope, daí você preenche com seus dados, dados do veículo, coloca o dinheiro dentro do envelope, lacra e deposita o envelope em uma caixa. Assim, tudo na confiança .... ah .... a América !! Love U !! Jantar na casinha, com vista para as milhares de centenas de estrelas no céu ! Não poderia ter sido melhor !

Gasolina - U$ 72.56 - 25.92 galões - 29939 milhas - (241 milhas rodadas)
Kirk Creek Campground - U$ 25.00



Dia 22 (sexta-feira 08/01/2016) - SAN SIMEON - SAN FRANCISCO - Ao acordarmos vimos o quão linda é a vista deste campground para o mar ! Como chegamos já à noite não percebemos. Fica no alto de uma falésia ...debruçado sobre o mar ! Lindo ! Nós achamos o trecho San Siemon até a Big Sur o mais bonito ! Vale a pena passar algum tempo admirando a vista ! Mas com criança não rola essa de admirar a vista por muito tempo ! Ainda mais ao lado de abismos !! 

Paramos no Julia Pfeiffer Burns State Park - uma praia com cachoeira, a McWay Falls, fica na beira da rodovia. Paramos no acostamento mesmo. Existe uma passagem subterrânea ligando o State Park com a trilha para ver a McWay Falls. Não se pode descer na praia. Nesta trilha estavam muitas pessoas de binóculos observando as baleias, que nesta época dão as caras por aqui !! Não consegui ver nenhuma ... que pena ! Mas vi centenas de elefantes marinhos no dia anterior !! E soltos !! Ainda estou entusiasmada com isso ! Dá vontade de apertar aqueles gorduchos !! 

Existem muitos mirantes nesta parte, e justamente no mirante para ver a famosa ponte Bixby Bridge tinha um carro da polícia impedindo que qualquer carro parasse ali ...poxa !! Não consegui tirar fotos da ponte ! Mais um motivo para voltar ! 

Enfim chegamos a Carmel ! Que charme ! Ficamos muito tempo brincando na areia da praia - apesar do vento frio, estava sol ! E com a ressaca dos dias anteriores, havia muitas algas na areia, daquelas de desenho do Bob Esponja ! 

Seguimos para Monterey pela 17 Mile Drive, para vermos o Cipreste Solitário. Tá ... o cipreste que sobrevive há 250 anos naquela pedra. Não achei muita graça não ... mas, tá visto ! O condomínio é lindo, um luxo só ! Vários campos de golfe bem cuidados, mansões voltadas para o mar. Pagamos a taxa para entrar. Me disseram que é com este pagamento que os condôminos mantêm os campos de golfe. Será ?! Americano sabe mesmo fazer dinheiro ! Certos ! Ponto para eles !! 

Já em Monterey paramos o nosso RV em um estacionamento, pois nas ruas foi impossível. Seguimos para o almoço no pier de Monterey. Os restaurantes mantém uma banca em frente a cada um deles oferecendo uma amostra da famosa Clam Chowder para atrair os clientes, e eu, que não sou nadinha gulosa, acabei experimentando todas as amostras daquele pier !! Todas muito saborosas !! Esqueci de mencionar, mas a cada restaurante que nós entramos nesta viagem toda, todos os que tinham a tão falada clam chowder, eu fazia questão de experimentar, para no final dar a minha nota 10! Comemos camarões, lulas e lagostins, todos deliciosos !! Passeamos, fizemos comprinhas, vimos alguns pelicanos, algumas focas livres e soltas por ali ... ótimo ! Ainda passeamos por Cannery Row, com muita vontade de parar novamente, mas já estava tarde e ainda tínhamos de seguir para San Francisco. 

Não fomos ao aquário de Monterey, pois já tínhamos ido ao de Atlanta e no Sea World. Chegamos em San Francisco já tarde da noite, precisando achar um campground, pois dali para 2 noites à frente faríamos free camping na Golden Gate. Nas estradas existem umas áreas chamadas 'Rest Area', destinadas ao descanso dos motoristas, aonde se encontram banheiros, áreas para dump, reabastecimento de água e mesas para picnic. Vimos algumas nesta estrada para SF, mas não conseguimos parar em nenhuma, então fomos para o San Francisco RV Park. Ainda sobrou energia para lavar e secar a roupa e fazer o jantar.

Gasolina - U$ 79.41 - 27.39 galões - 30165 milhas - (226 milhas rodadas)
Entrada na 17 Mile Drive - U$ 10.00


McWay Falls

Carmel  

The Lone Cypress 
  
Monterey

Dia 23 (sábado 09/01/2016) - SAN FRANCISCO - Acordamos com chuva .... que pena ! Mas, como diz a Silvia do Matraqueando, turista não pode reclamar dos dias de chuva ! Então, partiu fazer programas indoor !! California Academy of Science. 

Bem que a Claudia já havia me falado - você não precisa ter tudinho programado, mas precisa saber das opções que tens. Quais passeios são possíveis de serem feitos, principalmente em dias de chuva. Neste dia tínhamos programado ir a Sausalito e Muir Woods para ver as sequóias gigantes, mas não deu ! Fizemos uma excelente troca ! Este museu de ciências é tudo de bom ! Totalmente interativo ! Almoço inclusive! Estacionamos o RV em uma das ruas permitidas, sem custos. Começamos pelo planetário, depois a rainforest, color of life, e mais um aquário, o que foi até engraçado, pois tem uma parte que é de peixes da floresta tropical, e vimos vários peixes que tivemos oportunidade de observar em Bonito e no Pantanal, quando estivemos por lá em abril/2015. A nossa Malu reconheceu alguns deles! Foi muito interessante ! Participamos de uma simulação de um terremoto, que coisa medonha !! Fiquei com medo, afinal estamos bem no meio da falha de San Andreas ... me lembrei das cenas do filme!! 

Eles dispõem de microscópios e várias amostras de tecido de animais para as crianças utilizarem, tudo com os monitores sempre presentes e dispostos a dar explicações. Não preciso nem dizer que o marido e a filhota ficaram ali por um bom tempo (nerds!). E eu fui procurar por alguma comida (gulodices!). Já estava desmaiando! Passamos o dia inteiro por lá ! Este museu fica dentro do Golden Gate Park, um espaço cheio de coisas interessantes para fazer: Jardim Botânico, Young Museum, Japanese Tea Garden, várias trilhas para bicicleta e corrida ! Muito bom ! 

Na parte da tarde seguimos de RV em direção às Painted Ladies, aquelas casinhas charmosas, mas estava havendo uma filmagem por ali, e estacionar era proibido. Tiramos apenas algumas fotos e logo seguimos para Fisherman's Wharf. Quando estacionamos o RV foi uma festa ! Achamos 2 vagas juntas ! Oba ! Algumas quadras distante, mas ok ! 

Passeamos pelo Fisherman's Wharf, entramos na famosa Boulding para experimentar a sopa e pude constatar que a nota 10 para clam chowder vai para eles !! Sem sombra de dúvidas !! E no Pier 39 a Malu ainda brincou na escada-piano que toca músicas ! Muito animado por lá, com vários artistas de rua ! Depois seguimos para o vista point da Golden Gate, onde faríamos free camping. Estava cheio de turistas por lá ! Uma festa ! Muitas fotos depois, entramos para o preparo do jantar com vista para a famosa ponte. 

Só que ...conforme a noite caía, e a madrugada adentrava, os "causos" foram começando ! A Bridge Patrol, que é uma espécie de polícia da ponte Golden Gate, manda os carros que estão cometendo alguma infração na ponte pararem justamente neste vista point que estávamos fazendo free camping. Parece coisa de filme mesmo! Eles ligam aquele holofote em direção ao carro suspeito, falam bem alto no alto-falante, coisa de filme de sessão da tarde ! E aí quem consegue dormir depois !? Eu tremendo de medo, o marido empolgadíssimo, quase saindo do RV para ajudar na abordagem, e a filhota dormindo o sono dos anjos !! Nesta noite, eles fiscalizaram um ônibus ! Isso mesmo, me parece que havia uma festa dentro deste ônibus e uma algazarra tremenda, daí a Bridge Patrol enquadrou todos eles ! Todos com as mãos para o alto, encostados no ônibus, sendo revistados. Uma coisa de doido! Depois de umas 2 horas a confusão foi desfeita, e eu rezei para tentar pegar no sono novamente.

A questão do estacionamento do RV para nós sempre foi um problema. Muito difícil de encontrar 2 vagas juntas, os estacionamentos pagos no Fisherman's Wharf não aceitavam RVs...decidimos então que no dia seguinte o RV ficaria estacionado perto do Palace of Fine Arts, no Crissy Field, e seguiríamos pela cidade de transporte público. Nos informamos a respeito do Muni, um passe de transportes que dá direito a todos os meios de transporte por uma única tarifa, e pode ser adquirido nos ônibus, cable cars ou até na Wallgreens. Pode ser um passe para 1, 3 ou 7 dias. 

San Francisco RV Park Campground - U$ 71.68
Gasolina - U$ 70.05 - 25.95 galões - 30431 milhas - (266 milhas rodadas)
California Academy of Science - U$ 94.85 (U$ 34.95 adulto + U$ 24.95 criança)

 California Academy Of Science 


 Boudin 

 Pier 39 

Vista point Golden Gate 

Dia 24 (domingo 10/01/2016) - SAN FRANCISCO - O sol !! Ele deu as caras ! Que bom ! Depois de uma noite de muitas emoções, seguimos em direção do Palace of Fine Arts, para estacionarmos no Crissy Field, dica boa da Claudia, é claro ! Procuramos o ponto de ônibus mais perto para comprar o Muni, e começarmos os passeios ! Mas... o motorista do ônibus nos informou que, com aquele mesmo ticket, poderíamos andar em qualquer ônibus até às 18 horas do domingo. Não sei se esta forma de cobrança é por ser um domingo, ou se é sempre assim, mas acabamos comprando depois somente o ticket do cable car. Que me arrependi, pois com o Muni poderíamos ter passeado mais de bondinho, que foi uma curtição ! 

Para a nossa surpresa, dentro do ônibus havia muitos turistas, com mapas e cara de quem está perdido, assim como nós !! Descemos do ônibus na Ghirardelli Square, comemos chocolates, tomamos café, e continuamos a pé até o ponto final do cable car. Tomamos a linha Powell-Hyde e seguimos até a Union Square ! Que sensacional passear de bondinho ! E que ladeiras ! Passeamos na Union Square, caminhamos até Chinatown para ver o Dragon Gate...muitas lojas, cafés e hotéis e também muitos moradores de rua. Não nos importunaram, mas dá uma sensação ruim. Preferi voltar para a boa sensação do bondinho ! Na volta, pegamos, já no meio do caminho, a linha Powell-Mason, e fomos pendurados no bonde ! Sabe ?! Assim, tipo filme ?! Dei um jeitinho brasileiro, e consegui fazer a Malu se sentar, mas eu e o marido fomos em pé !! Tirando fotos e fazendo filmes !! Descendo e subindo as ladeiras ! 

Paramos na Lombard Street para as fotos do Fusquinha Herbie ! Quanta curtição !! Dali seguimos a pé para o Pier 39, é distante e a filhota começou a reclamar ... tadinha é longe mesmo ! Já no Pier 39 ficamos um bom tempo descansando e observando os leões marinhos, quanta bagunça ! Eles sobem e descem do tablado com muita rapidez e destreza, nem parece que pesam uns 300 kg ! Depois partimos para o almoço ! O escolhido foi o In-N-out ! Pedimos o menu secreto ! Muito bom ! Saboroso e barato !! Energia para a bicicleta que viria a seguir ! 

Alugamos por 2 horas 2 bicicletas: uma de 2 lugares chamada tandem para o marido e a Malu, e uma outra normal para mim ! Seguimos em direção à Golden Gate, passamos pela Marina, chegamos no Crissy Field - checamos e o nosso RV estava lá intacto ! Continuamos até o Bridge Café, e cruzamos por baixo da ponte, até alcançarmos a faixa para bicicletas ! EU PEDALEI NA GOLDEN GATE !!! Não acredito até agora ! Eu, como engenheira, me senti realizada por estar nesta façanha !! Tirei muitas fotos ! O vento lá em cima era de cortar, mas a empolgação era muita ! O retorno foi mais tranquilo, pois a maior parte é descida ! Aconselho a quem for alugar, pegar a bike mais cedo e fazer o percurso até Sausalito e retornar de ferry, como foi sugerido pela loja de aluguel, mas não havia mais tempo para isso, o ideal teria sido alugar na parte da manhã ... fica pra próxima ! 

Exaustos da aventura, ainda ficamos um bom tempo sentados no Pier 39 descansando ! Pegamos o ônibus de volta ao Palace of Fine Arts, o RV ainda estava no Crissy Field, e retornamos para o vista point da Golden Gate para mais uma noite de free camping ! E para mais uma aventura com a Bridge Patrol ! Mas desta vez foi uma abordagem normal ! Era somente um homem em uma Ferrari sendo revistado pelos policiais !! Deve ter sido excesso de velocidade e de riqueza, nada demais !! Good night !

Ônibus - U$ 5.50 (U$ 2.25 adulto + U$ 1.00 criança)
Cable car - U$ 42.00 (U$ 7.00)
Aluguel das bicicletas - U$ 46.00 (Tandem U$ 15.00 por hora + normal U$ 8.00 por hora)

Ghirardelli 
Lombard Street 
Tandem
Golden Gate 

Cable Car 

Dia 25 (segunda-feira 11/01/2016) - SAN FRANCISCO - YOSEMITE - MARIPOSA - Estava escuro ainda, deveria ser umas 6 horas da manhã, quando partimos com destino ao Yosemite National Park, e vimos a cena mais triste de toda a nossa viagem: um carro estava sendo arrombado bem na nossa frente. Ao seguir por uma das avenidas de San Francisco, o bandido estacionou ao lado do carro, ligou o pisca-alerta (porque bandido americano é educado!), sacou um pé de cabra e arrombou a mala do outro carro ! Quase infartei, e o marido também ... Tudo isso não levou mais do que 30 segundos ... O que eu temia acontecer conosco estava acontecendo bem na minha frente. Que pena. Mas não deixei de gostar desta cidade, amamos São Francisco, um lugar alegre, cheio de pessoas praticando esportes, com um ar de saúde por todos os lados ! Miss U SanFran !! 

Depois que amanheceu, paramos no Walmart em Oakdale para um café da manhã, acho que eles nunca viram turistas por aqui ... Entramos no Yosemite pela Big Oak Flat Entrance, mas ... quando paramos o carro na portaria para pagarmos a taxa, nos foi questionado se nós tínhamos correntes no RV, pois devido à nevasca que havia caído nos últimos dias somente com correntes nas rodas poderíamos entrar no parque. O QUÊ ?! Nós não tínhamos correntes, e ainda por cima assinamos um termo na Cruise America em que dizia ser proibido o uso de correntes. E agora ?! Que decepção ... eu saí do Brasil, 25 dias atrás, sonhando com aquelas paisagens e não poderia vê-las ?! Até tinha lido as dicas da Mari no Ideias na Mala e tal, mas não pensei que fosse acontecer conosco !! 

A ranger nos informou que na entrada por Mariposa talvez não houvesse a necessidade do uso das correntes, mas que deveríamos tê-las no carro, pois se houvesse a necessidade do uso e não as tivéssemos seríamos multados. Então acabou. Não poderíamos ir ao Yosemite, pois com a assinatura do termo com a Cruise America, não sabíamos se as correntes poderiam danificar as rodas. Outra decepção: a ida ao Sequoia também estava comprometida, pois este parque também iria exigir as correntes, na roda ou guardadas. Mas aí, lembrei de um post que havia lido sobre hospedagem em Mariposa e um tal ônibus que ia para o Yosemite ! Partiu Mariposa !! 

Chegamos no centro de informações da cidade, e a senhorinha que nos atendeu foi muito solícita ! Nos explicou tudinho: este ônibus se chama Yarts, custa U$ 12.00 ida e volta, e a criança não paga ! Vocês poderão comprar o ticket na hora, ele passa em horários determinados em locais determinados. A entrada do parque já está incluída no preço do Yarts ! Lá no Yosemite, nós poderíamos usar o shuttle do próprio parque para passear e também comprar um tour que nos levaria até Tunnel View, trecho que o shuttle não cobre. BELEZA PURA !! Ah, muleque !! Tá vendo como é bom ler blogs de viagem? Valeu, Alessandra !! Tudo bem, e o RV ? Aonde estacionar ? Sem problemas ! A senhorinha nos indicou um campground na cidade ! Fica dentro do Mariposa Fairgrounds, uma espécie de local para rodeios ... sei lá ! 

O mesmo esquema do campground na HW1, pega o envelope, preenche os seus dados, coloca o dinheiro lá dentro, lacra e deposita em uma caixa ! Assim ! Ah, detalhe - com full hook up, banheiros com chuveiro, e wifi ! Pra quem achava que não iria ao Yosemite, eu estava que era só sorrisos ! Fomos jantar na cidade, tomamos uma sopinha quente, fizemos umas comprinhas e dormir porque queria pegar o ônibus das 06:20. Dormi sorrindo !

Mariposa Fairgrounds campground - U$ 60.00



Dia 26 (terça-feira 12/01/2016) - YOSEMITE - Acordamos super cedo, seguimos para o ponto indicado: um estacionamento onde poderíamos deixar nosso RV estacionado por todo o dia, e esperamos o Yarts. OK - no horário determinado no folder ele estava lá - 06h02 ! Poucas pessoas, alguns rangers indo para o trabalho. A viagem durou cerca de 2 horas. O amanhecer se deu já dentro do parque ! Lindo ! Este seria um lindo dia do sol ! O parque completamente coberto de neve fresquinha ! Floquinhos para todos os lados ! Nenhuma foto demonstra a beleza deste lugar ! Realmente estávamos inseridos em um vale, rodeados por montanhas gigantescas de granito, impressionante ! Me senti em verdadeiro contato com a natureza. 

Apesar de toda estrutura que o parque oferece (restaurantes, hotéis, campgrounds, lojas, visitor center), a natureza continua intocada por ali ! Lindo demais ! Descemos do Yarts em uma das paradas já dentro do parque e ficamos aguardando o primeiro shuttle passar para começarmos o passeio. Enquanto isso ... boneco de neve, guerra de bolinhas de neve, deita na neve, rola na neve ! A-do-ro neve gente ! Fomos direto para o Yosemite Lodge para um cafe da manhã e para comprar o tour que nos levaria por todo o parque além das paradas do shuttle. Este tour dura cerca de 2 horas e a primeira partida seria às 10 horas, ok. Conseguimos comprar um pacote para a família. 

O motorista deste tour é um ranger que vai nos contando tudo a respeito do parque. Vimos as Yosemite Falls, o hotel The Ahwahnee, a Sentinel Bridge, onde se tem uma vista linda para o Half Dome, Swinging Bridge, as Cathedral Rocks, o El Capitan, Tunnel View com uma vista magnífica do vale, várias paradas pelo caminho com direito a muitas fotos. Valeu super a pena! 

No retorno, almoçamos no Yosemite Lodge. Depois do almoço usamos o shuttle oferecido pelo parque durante toda a tarde, paramos em todos pontos, brincamos mais ainda na neve ! Retornamos a alguns pontos do passeio do tour para mais fotos ! Estava um dia realmente especial ! Com sol, mas frio ! As roupas de neve foram essenciais, senão teríamos ficado ensopados de tanta brincadeira ! Às 04h40 pegamos o ônibus de volta para Mariposa, chegamos no Park and Drive onde deixamos nosso RV e já estava escuro. 

Retornando para o campground paramos em um food truck na beira da estrada, e comi, sem brincadeira, o MELHOR hamburguer de toda a viagem ! Suculento, com um queijo maravilhoso, cebolas caramelizadas, alface crocante e um pão quentinho ! Que surpresa agradável ! Adoro quando isso acontece ! Ficou com água na boca ? Eu também ! Dormi sorrindo ... de novo !

YARTS - U$ 24.00 (U$ 12.00 adulto e criança menos de 12 anos não paga !)
Tour Yosemite - U$ 54.00 (2 Adults +1 Child Family Rate)






Dia 27 (quarta-feira 13/01/2016) - YOSEMITE - DEATH VALLEY - Na nossa programação, nesta data seguiríamos para o Sequoia National Park, mas com a notícia das correntes, tivemos que deixar para a próxima oportunidade, ok - tudo bem ! Mais um ótimo motivo para voltar na primavera, que me disseram ser a melhor época ! Sol, flores, água nas cachoeiras, e baixa temporada ! 

Seguimos então para mais uma grande pernada da viagem. Saímos às 8 horas da manhã, rumo ao Death Valley, cerca de 700 km de distância. Passamos por cidades minúsculas, outras um pouco maiores, plantações de laranja, pêssegos, pastagens. Paramos para o almoço em Bakersfield. Seguindo a dica da Claudia, reabastecemos o RV antes da entrada do parque, em Panamint Springs, pois no parque a gasolina era muito mais cara. E por falar em entrada ... não há uma "entrada" oficial, como no Grand Canyon ou no Yosemite. Já estava escuro, e em Stovepipe Wells paramos para umas comprinhas e perguntamos sobre o pagamento da taxa de entrada no parque e daí a moça nos orientou que a taxa poderia ser paga na manhã seguinte em Furnace Creek. 

Ok, seguimos para o estacionamento do Mesquite Sand Dunes para observar as estrelas: que isso ??!! Muitas estrelas no céu ! Acho que pude observar todas as estrelas da nossa galáxia ! Penso que cheguei a ver Andrômeda !! O rastro da Via Láctea ! As constelações que vimos no planetário do Griffith Observatory estavam lá no céu sem nenhuma dificuldade para serem reconhecidas !! Sen-sa-ci-o-nal !! Já havíamos observado um céu assim também na nossa viagem ao Pantanal, mas como este ... nunca ! 

Nos dirigimos para o Furnace Creek Campground, que é administrado pelo parque. Só havia vagas sem nenhum hook up, mas estávamos bem de água e esgoto, então, ok. O procedimento foi o seguinte: eles deixam uma lista das vagas que podem ser ocupadas, as demais, mesmo sem nenhum RV estacionado, não podem ser ocupadas. Ainda ficamos mais um pouco observando o céu. Jantar a bordo !

Gasolina - U$ 52.31 - 19.38 galões - 30599 milhas - (168 milhas rodadas)
Gasolina - U$ 76.38 - 26.34 galões - 30827 milhas - (228 milhas rodadas)


Dia 28 (quinta-feira 14/01/2016) - DEATH VALLEY - O dia amanheceu lindo ! Sol e até um pouco mais quente, afinal estamos no deserto, né !! Havia uma advertência em nosso pára-brisas ! Não havíamos pago a entrada e a taxa ! Ora ! Não pagamos pois não havia como ser pago ! Nos dirigimos para a portaria para acertarmos as nossas pendências ! Ok, tudo pago e resolvido: eles colocam esta advertência apenas para nos lembrar ... Pegamos os mapas e o material do parque para a nossa daytrip através do Death Valley ! 

O dia estava tão lindo que eu achei que a nossa filhota merecia um campground com uma infraestrutura melhor ! Fomos até o Furnace Creek Resort, um pequeno complexo com loja, restaurantes, hotéis, museu e RV Park. Conta ainda com uma piscina aquecida, campo de golfe, quadras poliesportivas e playground para crianças ! Acertado: ficaríamos ali naquele dia. 

Partimos para os passeios, fomos direto até Bad Water, o ponto mais baixo dos EUA ! Fica 86 metros abaixo do nível do mar, e lá em cima no paredão em frente está a marca do nível do mar ! Tiramos muitas fotos engraçadas com a ilusão de ótica que se forma ! Neste trajeto até Bad Water existem vários atrativos, e paramos em todos eles na volta para a vila ! Natural Bridge: é preciso pegar uma estradinha de terra de uns 3 km para ver uma formação nas rochas, devido à ação da água e do vento, que formou uma ponte de pedra natural, interessante também o eco que se forma neste canyon, brincamos muito por ali ! Depois a próxima parada foi no Devils Golf Course, sal purinho ! A tradução chega a ser engraçada ! 

Depois seguimos para uma estradinha paralela à estrada principal chamada Artist Pallete, esta estrada é proibida para veículos maiores de 25 pés - o nosso tinha exatamente isso ! E se entalar ?! kkkkkk !! Um lugar lindíssimo ! Com as formações rochosas cada uma de uma cor: marrom, verde, branca, rosa, vermelha - uma verdadeira paleta de cores para um artista ! Dali partem algumas trilhas, deve ser muito legal tentar chegar até o topo ! E será que pode ?! Logo em seguida paramos no Golden Canyon, paredes de areia dourada ! A Malu ficou brincando de escalar todas estas rochas ! Com a história do Minecraft, se acha mineradora ! Foi bom, legal, muito lindo ! Mas a impressão que tivemos é que todas as paisagens se repetem ... muito do mesmo ! Mas como não tínhamos visto nenhum deserto na vida, valeu a ida até lá ! Fizemos todo este percurso na parte da manhã, e seguimos para a Vila de Furnace Creek Resort para o almoço ! 

Nesta data havia somente uma lanchonete em funcionamento, a The Wrangler Steakhouse, e decidimos por hamburguer com batatas fritas ! Ótimo ! Logo depois do almoço combinamos de seguir para o outro lado da estrada, na bifurcação, sentido Zabriskie Point, Twenty Mule Team canyon e ver o por do sol no Dantes View, mas ...quando a Malu viu toda aquela estrutura de diversão pra ela, não quis sair dali ! Jogamos golfe, tênis, vôlei, subiu na árvore, só não deixei entrar na piscina porque já estava esfriando um pouco ! Mãe neurótica ! E sabe aquele ditado: "Em Roma faça como os romanos"? Então, nos EUA, faça como os americanos: asse marshmallow na fogueira e faça s'mores !! Delícia ! Tudo de bom ! Logo outras crianças chegaram e foi uma festa ! Afinal criança é igual em qualquer parte do planeta, né !! As famílias americanas querendo saber sobre a nossa cultura e sobre o nosso Brasil ! Intrigados com a nossa aventura ! Foi muito legal ! Já era tarde da noite quando decidimos voltar para o RV e dormir !

Furnace Creek Campground - U$ 18.00
Entrada no Death Valley - U$ 20.00
Furnace Creek Resort - U$ 38.00








Dia 29 (sexta-feira 15/01/2016) - DEATH VALLEY - LAS VEGAS - Partimos do Death Valley em direção a Vegas, e decidimos ir para a Hoover Dam, a represa que já apareceu em alguns filmes de Hollywood ! Uma obra de arte ! Tiramos várias fotos e ficamos por ali admirando a grandiosidade do lugar ! Fica na divisa entre o estado de Nevada e Arizona. Não fizemos nenhum tour oferecido, apenas ficamos por ali observando. Ainda fomos na ponte que interliga estes dois estados americanos, mais tarde pesquisando e lendo sobre a sua execução fiquei mais impressionada ainda ! 

Já era quase noite, e seguimos para o South Outlet em Vegas, para as últimas compras e para arrumarmos o RV, esta seria a última noite ... :-( 

Nos hospedamos no Circus Circus RV park, anexo ao hotel de mesmo nome. Uma confusão dentro do motorhome ! Como conseguimos juntar tanta tralha em 29 dias de passeio ?? Oba, coube tudinho dentro das malas !! Último jantar a bordo !! Feijão, arroz, ovos, bacon e saladas ! Sobremesa: donuts !!

Gasolina - U$ 30.00 - 10.35 galões - 31180 milhas - (353 milhas rodadas)
Gasolina - U$ 85.36 - 35.58 galões - 31249 milhas - (69 milhas rodadas)



Dia 30 (sábado 16/01/2016) - LAS VEGAS - Dia de acordar cedo, para pegarmos o carro alugado na Sixt. Arrumar toda aquela tralha dentro das malas foi dureza ! E agora com o pouco espaço dentro de um carro ... eu quero meu RV de volta !! 

OK ... seguimos até Henderson para a devolução do RV: tudo muito prático, verificaram a quilometragem, o tanque cheio de gasolina, o tanque cheio de gás propano, o tanque vazio do esgoto, e a água. Ainda sobraram algumas comidas na geladeira, que deixamos para eles (mas nos certificamos de que não seria cobrada a multa pela falta da limpeza). Comemos uma mosquinha na entrega, pois não enchemos o tanque de gás propano por completo, então aquela taxa de U$ 35 que pagamos no início, nos foi descontada. Contratamos 2000 milhas e rodamos 3222 milhas (5155 km! coisa pacas!) 

Como havia um depósito de U$ 500 de caução, os U$ 35 do dump que estava ok, e não tivemos consumo considerável de gerador, tivemos ainda um reembolso de U$ 88.70 ! Beleza pura !! Bye bye RV !! Foi muito bom estar com você durante este tempo ! 

Seguimos para o hotel, o check in estava previsto para as 14 horas, mas com todas aquelas malas no carrinho, não poderíamos continuar os passeios por Vegas. Escolhemos um hotel bem simples distante da Strip, chama-se Baymont Inn, que reservamos pelo Booking, assim como o hotel da nossa chegada em Vegas. Totalmente non-smoking, da área da recepção até os quartos não se pode fumar em nenhum local. Adorei isso ! Quem já foi para Vegas vai concordar conosco: a distância do estacionamento até a porta do quarto é muito grande ! Cansa empurrar mala até lá ! Dá preguiça só de pensar ! Mas neste hotel não ! Pequeno e com vagas bem na frente ! A recepcionista nos deixou entrar no quarto bem mais cedo do que o previsto, visto que o quarto já estava vago e limpo ! Ponto pra eles !! Arrumamos nossas coisas no quarto, e eu não resisti ! Tomei um banho beeeeeem demorado, coisa que não fazia há tempos ! No RV nós tínhamos que economizar água ! 

Depois seguimos para a Strip mais uma vez ! Adorei Vegas ! Cidade alegre, divertida, cheia de gente de todos os cantos do mundo ! Estacionamos no Ceasar Palace e almoçamos no restaurante do Gordon Ramsay, muito bom, mas ainda achei o hambúrguer do food truck em Mariposa mais gostoso !! Passeamos pelo hotel que tem como tema a Roma antiga ! Gostei, de muito bom gosto ! Visitamos as piscinas onde acontecem as pool parties ... deve ser uma loucura !! 

Hora de seguir para a High Rooler, no hotel The Linq. Com o cartão Total Rewards obtivemos um bom desconto no ingresso ! Passeamos pela Promenade, sorvete, mesmo com frio, embarcamos e que vista ! Ela roda bem devagarinho, não dá pra sentir ! Vimos o por do sol lá de cima !! Queria ver as fontes do Bellagio dançando mais uma vez ! Na verdade queria vê-las para sempre ! São sensacionais ! Mágicas ! 

Ainda não tínhamos visto a Fremont Experience, e corremos para ver umas das primeiras apresentações, pois haviam me dito que mais tarde aquele lugar ferve ! E não é apropriado para crianças ... Paramos o carro facilmente ! Que diferença ! E já na Fremont, realmente parece até piada !! Cada figura ! A Malu ficou empolgadíssima com as tirolesas, mas não havia mais tempo, o Freddie Mercure já havia tirado mais uma peça de roupa ! Assistimos ao show no teto de led chamado de VivaVision, que por sinal é fantástico ! Acontece todos os dias a partir das 20 horas, muito lindo ! No telão de led aparece um clipe muito animado, acompanhado de música ! Animadíssimo ! O Freddie também estava ficando muito animado para o nosso gosto, então hora de partir para o nosso hotelzinho simples, e non-smoking, e com estacionamento quase na porta do quarto ! Mas não sem antes dar uma passadinha no Olive Garden ! O penúltimo restaurante da minha lisitinha ! 

Righ Rooler - U$ 40.00
Estacionamento Fremont Experience - U$ 3.00







Dia 31 (domingo 17/01/2016) - LAS VEGAS - Último dia da nossa grande aventura ! Já estávamos com saudades ... Para mais um pouco de emoção, fizemos uma surpresa para a Malu ! Vegas Indoor Skydiving ! Um túnel de vento que simula um voo em queda livre ! Só que a Malu é levinha, então ela quase saiu voando pelo teto !! Quase morri de susto ! Brincadeiras à parte, tudo é muito seguro, com roupas e calçados apropriados. Eles dão uma explicação antes, e nós íamos traduzindo pra ela. Eu não fui, mas deve ser uma experiência fantástica !! Ela adorou !! Eles vendem um pacote com fotos e o vídeo, mas no final da viagem não rola mais esses extras !!

Partimos para o hotel New York ! Escolhemos o Shake Shake para o almoço, que tinha uma filinha considerável, comida boa, dizem ser sem conservantes, tudo natureba e orgânico ! Depois a loja do Hersheys, e uma volta na montanha russa do NY NY, mas a Malu não tinha altura suficiente ... frustação, mas tudo bem ! Compensamos com os brinquedos de fichinhas para crianças ! Bem legal ! 

Saímos de carro em direção ao Mandalay Bay e Luxor, eram os últimos da minha lista. Sou super fã do Michael Jackson, então reservei para mim mesma, na última noite da nossa road trip, uma mega surpresa, que custou caro, mas como disse no primeiro dia da viagem, com o cartão MLife conseguimos um excelente desconto. O show é do Cirque de Soleil, e acontece no hotel Mandalay Bay, que por dentro é mais do que lindo ! Todo inspirado no fundo do mar, lá está o Shark Reef, onde você pode ver tubarões de perto. O Luxor fica logo ao lado, eles estão ligados por um shopping, então você sai de um e entra no outro sem nem perceber!

O Luxor é em forma de piramide e tem como tema o Egito, com a esfinge e tudo ! Fizemos um lanche no McDonalds aguardando a hora do show começar. Aproveitamos para driblar a segurança e passear no elevador inclinado ! ahahha muito legal ! O Luxor também é um hotel non-smoking. Dada a hora, retornamos para o Mandalay para a entrada no teatro. E que teatro ! Logo na chegada, muitos posters do Michael, que todos tiram suas fotos, uma lojinha com o tema do show, camisas, jaquetas, copos, canecas, chaveiros ! Não se pode filmar ou fotografar lá dentro, e não vou dar uma de spoiler e contar o que acontece, mas posso dizer que o show é qualquer coisa de outro planeta, se você é fã, ou pouco fã, ou simplesmente quer assistir a um espetáculo com música, dança e até um pouco de comédia, você TEM que assistir ao Cirque de Soleil One - Michael Jackson ! Como depois disso nada mais me impressionaria, voltamos para o hotel !! Feliz !! Hora de acabar de arrumar as coisas no hotel para o embarque ao Brasil na manhã seguinte.

Vegas Indoor Skydiving - U$ 75.00
Brinquedos de fichinha NY NY - U$ 20.00






Dia 32 (segunda-feira 18/01/2016) - LAS VEGAS - ATLANTA - RIO DE JANEIRO - O marido acordou mais cedo e foi devolver o carro na locadora Sixt, enquanto eu e a Malu estávamos tomando o café da manhã ! Sim ! Este hotel oferece café da manhã ! E sim ! Eles têm um transfer que nos leva e busca no aeroporto ! 

Balcão da Delta lotado de gente .... opa ... alguma coisa estava errada ! Os voos vindos da costa leste estavam atrasados, e estavam atrasando os demais. Conclusão: nosso voo até Atlanta estava mega atrasado, e se embarcássemos nele, perderíamos nossa conexão em Atlanta para o Rio de janeiro. Reclama daqui, reclama dali, e nada. Tenta America Airlines, Air Canada, ... nada. Atrasos ocasionados por más condições climáticas não são passíveis de voucher de hotel ou de refeições. Ganhamos apenas um voucher do táxi para o retorno ao hotel, e na manhã seguinte o retorno ao aeroporto. Eu ganhei mais uma noite em Vegas ?! SIM !! Believe it or not !! 

Retornamos para o hotel, mas o marido e a filhota estavam cansados ... até pensei em assistir mais um show, o Le Rêve, que acontece todo na água, mas estava muito caro, além das nossas condições. 

E ... sim !! O nosso hotelzinho têm piscina coberta e aquecida !! Passamos o dia todo por lá ... curtindo uma piscininha, comendo petiscos, e aguardando a manhã seguinte !

imagem retirada do site do hotel

Dia 33 (terça-feira 19/01/2016) - LAS VEGAS - ATLANTA - RIO DE JANEIRO - Usamos o voucher que ganhamos da Delta, e seguimos para o aeroporto. Desta vez tudo ok, voos no horário. Bye bye Vegas, bye bye América ! Bye bye USA ! Obrigada por tudo ! 

We will be back, for sure !! 

Conclusões

A-DO-RA-MOS a nossa grande aventura. Nunca havíamos passado tanto tempo longe de casa. Nossa maior viagem até então foram 18 dias nos Lagos Andinos na Argentina e Chile.

Passear de RV foi muito, mas muito legal. Estar sempre em casa, e em qualquer lugar, é incrível! 

Na questão da segurança, não tivemos nenhum episódio (a não ser aquela visão horrenda em San Francisco) que pudesse sequer me assustar. 

A eficiência, pontualidade, organização, honestidade, alegria, e segurança dos americanos nos conquistaram! 

A questão do estacionamento do RV nas cidades grandes é um pouco complicada, mas com paciência, bom humor e um pouco de organização e planejamento tudo se resolve facilmente. 

Enfim, amamos tudo nestes 33 dias! Até o que deu errado no final deu certo! Nos fez rir, nos fez nos unirmos ainda mais! 

Fiz muitas pesquisas, acompanhei muitos relatos, fiz muitas perguntas e assim pude tirar minhas dúvidas. Tenho muitas pessoas a agradecer, mas para não ser injusta e esquecer de alguém vou agradecer a uma só pessoa, que é, certamente o elo que me une aos demais: Claudia Rodrigues! MUITO OBRIGADA! Pelo roteiro e pela oportunidade de compartilhar meu roteiro com outras pessoas!

Para saber sobre a nossa experiência de viajar de motorhome pelos EUA e Canadá, veja estes vídeos:





As nossas postagens sobre viagens de motorhome estão todas organizadas aqui.

Para ler todos os nossos posts sobre a Disney, veja aqui

Veja fotografias da nossa viagem de motorhome pelos EUA no Instagram, nas hashtags #Lipenamotorhometrip ou #felipeopequenoviajante.

Você também fez uma viagem de motorhome? Mande seu relato para publicarmos!


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

25 comentários:

  1. Oi Cláudia!! Até eu fico emocionada lendo esses relatos, imagino você! Sério, eu nunca cogitei a ideia de fazer uma viagem de RV antes de ler os seus relatos... Achava que ia ser perrengue, que era muito complexo, que a gente não ia dar conta... E depois que li sobre a suas viagens, viajar de RV virou o sonho de consumo número 1!! :)

    Adorei o relato, super detalhado! Vou tomar vergonha na cara e te mandar logo sobre a viagem do Oregon e em agosto sobre o Alaska!! hhahahhahaha

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, não é de ficar emocionada??!
      Sobre criar vergonha na cara, é bom mesmo...ahahahahah
      Beijos

      Excluir
    2. hhahaha
      Se liga!! To separando as fotos e já comecei a escrever o texto do Oregon!! Aproveitando que to em casa forçada essa semana... Agora vai sair, questão de honra! Me passa o seu email pra gente conversar? Não sei como você prefere que eu te mande as fotos/textos...

      :)

      Beijão!

      Excluir
  2. Que demais!!! Eu embarco numa viagem de 23 dias no dia 16 de fevereiro e meus "medos" são os mesmos que a Maria Inês relatou... Aquecedor, free camping, segurança... Mas depois de ler sobre a viagem deles, já consigo relaxar um pouco mais...rs
    Amo suas postagens, ler as aventuras de vcs pelo mundo!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    O nosso sonho de viagem, meu e do meu marido, sempre foi ir pra África. Somos doidos p fazer um safári e ver os animais em seu habitat.
    Mas, há pouco tempo, lançaram um filme chamado "América Selvagem: uma aventura pelos parques nacionais" e uma amiga nossa sugeriu uma viagem num motorhome pelos parques. De imediato, nossas atenções saíram da África e se voltaram p essa viagem. Não conseguimos mais parar de pensar nisso.
    Comecei a pesquisar e, claro, achei o blog maravilhoso de vcs. Parabéns pelo material e muito obrigada por postarem tantas informações úteis e relevantes q n achamos em nenhum lugar.
    A nossa viagem será em dez/jan. Passaremos 20 dias e o roteiro inclui Nevada, Arizona, California... Estamos conseguindo fazer com mais tranquilidade graças ao blog. Mais uma vez, obrigada. :)
    Mas nós temos uma preocupação enorme. Iremos no inverno e sempre q pesquisamos sobre uma viagem de motorhome no inverno, aparecem inúmeros links falando sobre o congelamento dos tanques, mangueiras e qt custa p fazer reparos (caríssimo. Mtos mils dólares!!!)
    Pelos relatos q lemos no blog, o de vcs e o da Maria Inês, vcs já enfrentaram isso.
    E nós estamos precisamos de uma ajudinha de vcs. Temos tantas dúvidas em relação a esse tópico.
    Como proceder se os tanques congelarem? Existe algo q possamos fazer p evitar q isso aconteça?
    Se a temperatura estiver abaixo de zero grau (e com certeza vai chegar), n podemos usar o chuveiro/pia/banheiro?
    Se os tanques chegarem a congelar, é só esperar descongelar e usar normalmente?
    Conversei c um atendente no chat online da Cruise America sobre o assunto, mas ele foi mto imparcial. N consegui nenhuma resposta q nos ajudasse.
    Morro de medo de congelar tudo e n saber o q fazer ou ter q pagar uma bolada por danos. :O

    Bom, seria isso, até o momento. Até o dia do embarque, tenho certeza de q mais dúvidas surgirão.

    Mais uma vez, parabéns por todo o conteúdo do blog. Tem muita informação, mas é td escrito de forma tão leve. Uma delícia de ler.

    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiana, nós viajamos na mesma época que vocês (dezembro/janeiro) e pelos mesmos lugares, e não tivemos nenhum problema. Pegamos inclusive temperaturas bem negativas, na região do Grand Canyon - tu viu nossos posts de lá e de Flagstaff? - e a mangueira externa congelou mas em nenhum momento paramos de usar a água no RV.
      Acho que se congela tem que parar de usar, mas não tenho a menor ideia do que fazer para evitar isso, ou de como descongelar. Nós usamos o método mais precário do mundo para descongelar a mangueira e poder desenroscar: jogamos água fervendo no gelo kkkkkk...
      Pergunta lá para eles o que fazer nesses casos no momento do pick up, ao vivo eles vão ter que te dar alguma informação mais precisa. Mas não esquenta com isso...frio mesmo só no Arizona...na Califórnia faz até calor!
      Beijos e qualquer coisa, pergunta!

      Excluir
    2. Fiquei bem mais tranquila c isso agora. Ufa!
      Vou te dando detalhes dessa viagem incrível. Estamos muito ansiosos.
      Beijos e muitíssimo obrigada pela resposta.

      Excluir
  4. Que delicia de relato !!! Obrigada Maria Inês !!!! Estou lendo tudo o que posso pq já me decidi em ir para Califa de RV em 2017 e lendo relatos como o seu me ajuda a esclarecer as dúvidas.
    Cláudia MARAVILHOSA essa idéia de convidar outros viajantes para contar suas aventuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de perguntar se tem como disponibilizar essa lista do que deveríamos verificar antes de receber o RV que a Maria Inês comentou. Eu sempre faço listinha de check up para os carros que alugo srs

      Excluir
    2. Olá AMB !! Que bom que gostou !! Muito prazer poder te ajudar !!
      Então ! Ainda tenho a listinha do check list, mas agora que já passei pela experiência, devo confessar que foi um pouco de exagero meu !! Mas eu te entendo perfeitamente !
      Segue aí a lista já com as conclusões que tiramos na volta:

      * sobre os pedágios - passamos por duas rodovias pedagiadas, e os valores do pedágio foram cobrados posteriormente pela Cruiser America no nosso cartão de crédito, sem multas por não ter pago naquele momento.
      * como ficam as conexões de água e esgoto na neve ? podem ficar conectadas durantes a nevasca ?? - Na nossa primeira noite no Grand Canyon, houve uma nevasca durante toda a madrugada e a temperatura chegou a -15º C, congelando nossa água e esgoto, o que fizemos foi o mesmo da Claudia, jogamos água quente nas conexões e conseguimos desconectar as mangueira de água e esgoto, mas os tanques permaneciam congelados. Na noite seguinte, fizemos como o nosso viznho havia sugerido - deixamos o nosso RV desconectado.

      * Ver os vídeos na internet e anotar tudo para fazer as perguntas - os vídeos da Claudia e os vídeos da Cruiser America.

      * Verificar se a tomada (12V) do carregador do painel está em funcionamento - aquela tomada do acendedor de cigarros !!

      * Verificar se não há vazamento na grew e black water e se a tampa da descarga (Igual a do avião) está fechando - observar se não há vazamentos nos tanques de esgoto. Observar também se o conector da mangueira está OK. O nosso conector quebrou e compramos outro ao longo do caminho. A tampa do vaso sanitário do RV é igual ao do avião. Possui uma espécie de válvula que se abre quando a descarga é acionada e se fecha em seguida para o odor não retornar.
      * verificar se as torneiras da pia e lavatório, e o chuveiro estão funcionando.
      * Tanques em geral, se estão cheios ou vazios, e solicitar que estejam cheios (água e gás) .

      * Checar o funcionamento do micro-ondas, ar condicionado, e aquecedor, e exaustor do banheiro.

      * Janelas e portas com trancas em funcionamento.

      * Chave da “mala” - aquele compartimento do lado de fora do RV que serve para guardar a mangueira de água e as malas dos passageiros.

      Veja bem !!! Todas as dicas são válidas, mas chegando lá tudo é diversão !! Até o que dá errado no final dá certo !! Vocês irão se divertir !!

      Qualquer dúvida, é só chamar !!
      BOA VIAGEM !!!!

      Excluir
    3. É uma super lista !!! Valeu Maria Ines :)

      Excluir
  5. Olá Maria Inês ou Claudia, tudo bem?
    Lendo os relatos aqui, nós tivemos uma dúvida.
    Vimos os vídeos da American Cruise sobre o funcionamento do RV e lá fala que para deixar o aquecedor ligado durante a noite, precisa ter o sistema elétrico do camping ligado no RV. E que se n estiver, a bateria dura apenas 2 horas. Exatamente como disseram p Maria Inês.
    Vi que vcs passaram frio na primeira noite por causa dessas instruções, mas n entendi como resolveram. É só deixar o aquecedor ligado a noite toda? Como sabemos que a bateria n está ligada também?
    Se vcs puderem explicar melhor esse procedimento, agradecemos imensamente. Viajaremos semana que vem. :)

    E uma outra dúvida boba. Existe algum procedimento a realizar pra deixar a geladeira ligada enquanto o motorhome está desligado? Ou isso é automático?

    Agradecemos desde já pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também possuo a mesma dúvida se o aquecimento pode ficar ligado durante a noite toda, visto que a instrução da Cruise América não é nesse sentido. Alguém poderia esclarecer?

      Excluir
    2. Oi Rogerio, nas noites mais frias, como no Grand Canyon e Flagstaff, estávamos em camping, mas a calefação esquenta muito, não é necessário ficar com ela ligada o tempo todo. A gente desligava antes de dormir e, se sentíssemos frio no meio da madrugada, a gente ligava de novo um pouco para aquecer o RV. Nunca ficamos sem bateria, mesmo porque a calefação funciona a gás.
      Sobre a geladeira, Tiana, tem que selecionar a opção "automático" e deixar sempre ali. Aí, quando o motorhome não estiver ligado, a geladeira ficará automaticamente funcionando a gás também :)

      Excluir
  6. Ola tenho um amigo brasileiro que mora em Orlando e aluga Motorhomes, talvez possa te ajudar com orientação e planejamento dos roteiros e seus Motorhomes são bem diferenciados.
    Caso tenha interesse meu mail é ale.pratali@hotmail.com
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se o teu amigo é quem aluga os motorhomes, seria bom se tu colocasse aqui o email dele, e não o teu :)

      Excluir
  7. Esse relato foi realmente muito legal. Parabéns pela coragem e pelo ótimo texto. Com certeza viraria um ótimo livro.
    Estamos decididos em fazer nossa primeira experiencia de RV agora em jan/fev. Mas estamos nos descabelando para fechar um roteiro que seja legal e viável. Temos 22 dias, sendo 15 previstos para o RV. Mas como vamos com dois adolescentes de 12 anos, queremos abraçar o mundo e juntar parques temáticos em LA, a HW1, Las Vegas, parques naturais (Grand Canyon, Death Valley e acabamos desistindo de Yosemite) e estação de ski. Tinha concebido inicialmente começar por SFO e entregar em LAS, para descer a HW1 e não gastar tempo desnecessário com retorno. Mas a Cruise não aceitou, propondo o oposto. Como nunca dirigi RV e é inverno, estou com algum receio dos desafios dos longos deslocamentos.

    Segue roteiro que estamos considerando:

    Dia;Data;Cidade;Carro/RV;Roteiro
    1;25/01/2018; LAS ; Carro ;decola / Chega em LAS 21:30
    2;26/01/2018; LAS ; Carro ;(day tour / Bellagio dança das aguas / Stratosphere / ???)
    3;27/01/2018; LAS ; RV ;Pegar RV / compras
    4;28/01/2018; LAS ; RV ;->Mount Charleston (ski perto de LAS) / voltar LV ou pernoitar?
    5;29/01/2018;FlagStaff; RV ;-> Flagstaff (neve se tiver) / Mather Campground
    6;30/01/2018;GrandCan; RV ;Grand Canyon South Rim (um dia é suficiente ou realmente precisa mais de um?)
    7;31/01/2018; LAS ; RV ;-> Las Vegas
    8;01/02/2018;; RV ;-> Death Valley (é realmente imperdível, considerando esta proposta ou pode abrir mão?)
    9;02/02/2018;; RV ; -> Calico ghost town / San Diego
    10;03/02/2018; SAN ; RV ;San Diego (USS Midway / La Jolla)
    11;04/02/2018; LAX ; RV ;-> LAX / Universal
    12;05/02/2018; LAX ; RV ;Disney California Adventure
    13;06/02/2018; LAX ; RV ;Day tour - Santa Monica Bay/Hollywood Sign / Beverly Hills / Hall da fama ??
    14;07/02/2018; LAX ; RV ;Los Angeles (praias/ six flag??)
    15;08/02/2018;; RV ;-> Santa Barbara / Solvang / San Luis Obispo
    16;09/02/2018;; RV ;-> San Simeon (elefante marinho) / Big sur - Hw1 está interditada agora. Acompanhar liberação
    17;10/02/2018;; RV ;-> Monterey / San Jose
    18;11/02/2018;; RV ;-> San Francisco (devolver RV)
    19;12/02/2018;; Carro ;San Francisco (lombardi street / bondinho / ...)
    20;13/02/2018;; Carro ;San Francisco
    21;14/02/2018;; Carro ;San Francisco
    22;15/02/2018; SFR ; Carro ;volta (23:00)

    Desculpe o post longo, mas a ajuda dos experientes será muito valiosa para termos uma experiencia mais proveitosa

    ResponderExcluir
  8. Cara que post monstro.. não sou de ler posts tão grandes, mas este eu li tudinho e estava super interessante, irei com certeza em uma rota similar com a minha familia.. parabéns ao Blog e a família viajante..

    ResponderExcluir
  9. Claudia , gostaria do seu contato. Estarei viajando dia dezembro/19 com tres crianças num motorhome pela california, tenho algumas duvidas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, coloca as tuas dúvidas aqui, que daí já ajudamos outros viajantes! Ou, se for particular, faz contato comigo lá pelo direct no Instagram ou pelas mensagens do Facebook...

      Excluir
  10. Olá,
    qual o app que vcs usaram para localizar os free campings?
    Muito completa as dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos EUA eu uso sempre o sanidumps.com, mas recentemente usei o park4night na Europa e foi ótimo, vale experimentar!

      Excluir