Menu

viajar de motorhome pelos Estados Unidos - manual de instruções

Já escrevi vários posts sobre a nossa recente viagem de motorhome pelos EUA (dez 2013 e jan 2014). 


Mas o assunto parece que não termina nunca, e sempre tem alguém querendo saber mais alguma coisa. As perguntas mais frequentes, contudo, são sempre sobre o funcionamento do RV, se dá pra tomar banho, como é o aquecimento, qual carteira de motorista precisa, como dirigir o gigante, etc...

É claro que, depois de apenas 25 dias, nós não somos experts no assunto, mas, tendo já feito 2 grandes viagens de motorhome, uma pela Nova Zelândia, e outra pelos EUA, já dá pra dizer que temos uma boa noção do assunto, e então o Peg resolveu sentar e escrever um "manual de instruções", com todas as informações que nós gostaríamos de ter tido antes da nossa primeira aventura de campervan mundo afora...teria sido bem mais fácil se alguém tivesse nos contado tudo isso ANTES!!!

Espero que ajude vocês a evitar algumas frias e perrengues, e os inspire a pegar a estrada num RV, numa verdadeira roadtrip! Boa leitura!



NOÇÕES BÁSICAS PARA VIAJAR COM UM RV PELOS STATES

Dirigir um motorhome de 8 metros de comprimento e 3,7m de altura, em outro país, a menos que você já tenha esse tipo de experiência no seu prontuário, não é uma tarefa tão fácil. Eu diria que é um desafio, para dizer o mínimo. Falo isso em função das leis de trânsito, geografia e costumes dos condutores serem, em algumas ocasiões, bem distintos dos nossos.

Como já foi detalhado aqui no Pequeno Viajante, em um post anterior, alugamos o nosso RV (Recreative Vehicle) na Cruise América, em Las Vegas: locadora altamente recomendável em função dos bons preços e know-how nos States.

Então, quero trazer primeiro algumas informações práticas sobre esse tipo de veículo, seu funcionamento, seus equipamentos, etc...

Estamos embarcados num RV Standard (veja aqui), com capacidade para 5 pessoas. Como somos um casal + 1 gurizinho de 4 anos, esse modelo caiu como uma luva para as nossas necessidades, com a ressalva de que, em grandes cidades, a coisa se complicava um pouco em função do grande fluxo e velocidade dos veículos, dos locais mais reduzidos para estacionar e também para manobrar.



Acesse esse vídeo explicativo do RV Standard, da Cruise América, aqui, que dá para ter uma nítida noção do tamanho real do veículo e principalmente do espaço interno.

 Características Físicas:

Ford E-350 / Capacidade: 5 Pessoas / Leitos: 2 camas de casal + 1 cama de solteiro (a mesa vira cama de solteiro) / Motor V-8, consumo da nossa viagem: 3,73Km/l / Comprimento: 7,92m / Altura: 3,7m / Largura: 3m / Transmissão: automática / Piloto Automático / Eixo traseiro com 4 rodas / Tanque de combustível: 208 litros de gasolina / Tanque de gás propano: 12,2 litros / Reservatório de água quente: 22,7 litros / Reservatório do esgoto (vaso): 83,3 litros / Reservatório de água suja (pias e chuveiro): 60,6 litros / Fogão com 3 bocas / Microondas (funciona quando o RV está conectado na energia elétrica (camping) ou com o gerador ligado) / Geladeira: funciona a gás ou eletricidade (modo automático).

Habilitação:

Para nós brasileiros, a CNH de categoria “B”, conforme o CTB, é suficiente. Além da idade mínima de 21 anos. Não há a necessidade de portar a Permissão Internacional para Dirigir, tampouco ser habilitado em outra categoria que não a “B”.  



Câmbio/marcha:

99,9% (se não mais) dos veículos norte-americanos possuem o câmbio automático, onde você, com o pedal do freio apertado, coloca a palanca na posição “D” (drive) e vai “toda vida”. Os RVs estão nesse maravilhoso e confortável universo. Para os leigos no assunto, o pedal da embreagem não existe - então, é só acelerar e frear. Se você nunca dirigiu um carro automático, não tenho dúvidas de que pegar um desses aqui de primeira não é nada aconselhável. Nesse caso, é melhor alugar um carro pequeno e treinar antes por uns 3 ou 4 dias, até se acostumar a não usar a embreagem, nem a perna esquerda.  

Marcha ré, manobras e ultrapassagens:

Manobrar esse monstrengo de quase 4 metros de largura e 8 de comprimento, para trás, exige confiança e uma mão (digo, visão amiga). Sempre que a manobra exigir a marcha ré, alguém deverá estar lá atrás, do lado de fora, visualizando o movimento do RV, e sinalizando para o condutor, afinal, o que vemos pelo espelho retrovisor, com essa distância toda, pode confundir e causar problemas indesejáveis (veja aqui nesse vídeo, no minuto 7:55). Lembre que, quando acionada a marcha ré, no painel, é também acionado um sinal sonoro (insuportável), que vai ficando cada vez mais intenso à medida em que o RV se aproxima de alguma coisa ou veículo.

  
Preocupação com o balanço traseiro: o espaço entre o eixo traseiro e o limite da estrutura traseira do veículo, chama-se balanço traseiro. Quanto maior for essa distância em um veículo, mais espaço lateral você terá que dispor para fazer uma conversão (curva). O balanço traseiro desse RV é muito grande, então, para sair de uma vaga de estacionamento, por exemplo, tenha certeza de que o veículo ao lado esteja suficientemente afastado. Nesse vídeo, no minuto 7:30, se visualiza perfeitamente o que quero explicar.

A menos que você esteja com muita pressa, o que nunca será o caso (afinal, você está a passeio), você não irá ultrapassar muitos outros veículos. No entanto, ocorrerão situações em que será inevitável uma ultrapassagem. Condicionar-se no sentido de que você está guiando um monstrengo de 8m X 4m é vital! Então, lembre-se de que levará mais tempo e espaço para que seu RV passe à frente do outro, e só aí você poderá voltar para a sua faixa novamente. Esse cálculo, depois da quarta ou quinta ultrapassagem, vai se aferindo e se condicionando na sua noção espaço x tempo. Bueno, nunca relaxe nessas horas.

Funcionamento dos equipamentos do RV:

Calefação: 

Em pleno inverno americano, chegamos a pegar -10°C no Grand Canyon. E “roemos uma cuíca”, como se diz aqui no sul, quando passamos trabalho. O sistema de calefação não funcionou (por pura “pane de operador”) justamente na noite mais fria da nossa viagem. Se soubéssemos como funcionava, esse perrengue não teria acontecido.

A calefação do RV funciona de 2 maneiras, com o veículo em movimento ou com ele parado:

1) Com o RV em movimento: No painel do veículo, estão os controles de ar condicionado e ar quente, como em qualquer outro carro. Basta ligar o ar quente no máximo, que dali mesmo da cabine, o ar quente vai tomar conta de toda a parte interna do RV, sem qualquer dificuldade.

2) Com o RV parado: Estando ou não em camping, onde há energia elétrica disponível, a calefação funcionará sempre somente de uma maneira: a gás. O gás propano, que nessa viagem foi reposto 4 vezes, é o responsável pelo funcionamento do aquecimento durante a noite. O controle da calefação é localizado ao lado da pia do banheiro, e consiste em apenas uma “alavanquinha” que marca ON, OFF e a temperatura interna.



Passamos uma noite com a calefação desligada porque o registro da garrafa de gás propano, que está localizado na parte direita externa, ao lado da porta principal do RV, estava FECHADO! A pessoa que repôs a primeira recarga de propano, num posto de gasolina, deixou fechado o registro (norma de segurança que nós desconhecíamos), não permitindo, assim, que o gás chegasse até a parte interna do veículo.

Aquecimento da água:

Existem 3 pontos de saída de água quente/fria no interior do RV: chuveiro, pia do banheiro e pia da cozinha. Nesses, com o inverno rigoroso, é primordial que a água esteja quente. O sistema de aquecimento de água é sustentado também pelo gás propano. Para isso, o botão “HEATER”, localizado ao lado esquerdo do microondas, deve estar na posição “ON”. Igualmente, o botão “PUMP” deverá estar acionado, pois só assim a água (tanto quente quanto fria) poderá ser bombeada para as torneiras e o chuveiro.

Banho:

Resistimos um pouco até o primeiro banho de chuveiro no nosso RV, pois achávamos que seria muito apertado. Baita bobagem!! O banho é show de bola e melhor que o de muitos campings, até mesmo dos States. Só uma ressalva: se você mede mais de 1,80m, será um pouco mais trabalhoso em função do espaço do box do chuveiro. Fora isso, a pressão e a temperatura da água são ótimas.


Procedimento:

Botão “HEATER” na posição “ON” (esperar uns 10 minutos até que aqueça a água);
Botão “PUMP” na posição “ON”;
Ambos botões localizados ao lado do microondas. Ligue o registro do chuveiro, e bom banho!
Consumo - Água quente do chuveiro: Gás / Pump (bomba): Energia elétrica ou bateria sobressalente.

Reservatórios:

Gray Water: Toda a água que for usada na pia da cozinha, na pia do banheiro e no chuveiro será depositada, pelo próprio sistema de encanamento do RV, num reservatório chamado de Gray Water.

Black Water: Tudo aquilo que é "produzido" no vaso do banheiro do RV, inclusive a água da descarga, é depositado no reservatório de Black Water.

Existe um painel com led, localizado ao lado dos botões Heater e Pump, que mostra os níveis dos reservatórios de Gray Water, Black Water, Fresh Water (água para ser consumida), Bateria e Consumo do Gerador. Esse painel indica quando você deve proceder a reposição da água limpa, a retirada da Gray Water e da Black Water, o controle da carga da bateria e o consumo do gerador. No vídeo (aqui), ele é visualizado no minuto 3:35.


Para a retirada das Gray e Black Waters, há uma tampa na parte externa traseira esquerda do RV, onde há uma saída de cano com 2 registros. Nessa saída de cano, conecta-se uma mangueira (disponível ali mesmo, é só puxar e conectar), e a sua outra ponta nós colocamos no ralo disponível nas Dump Stations (esgoto, local para descarregar “as águas”) dos campings

Abre-se, primeiramente, o registro da black water, deixando findar todo o conteúdo da “cagalhopança” gerada pelos ocupantes da campervan e, após ter saído tudo mesmo, abre-se o registro da gray water, que irá, além de esvaziar esse reservatório, “limpar” a mangueira pela parte interna. 

Terminado o procedimento, fecha-se os 2 registros, desconecta-se a mangueira da saída do cano do RV e, dispondo de uma mangueira d’água, disponível na dump station mesmo, limpa-se, esguichando-se água, o que restou da parte externa. 

Para visualizar essa função toda, veja no minuto 15:26 desse vídeo.





Geladeira:

A geladeira do motorhome tem um tamanho bastante razoável, e comporta um freezer externo também. Assim, dá para armazenar uma grande quantidade de mantimentos para 3 pessoas, confortavelmente por uma semana. Lembre-se que estamos nos EUA, onde tem um Target ou Walmart em cada esquina...

A fonte de energia da geladeira é o gás ou a eletricidade. Quando o veículo está em movimento ou parado, funciona a gás. Quando conectado à uma fonte de energia elétrica, como se vê no minuto 9:22 do vídeo, funciona à eletricidade. Para isso, o botão “AUTO” (automático) deve estar acionado.




Fogão: 

Só funciona à gás, sem maiores preocupações.

Microondas: 

Quando o RV está conectado na energia elétrica, é dessa forma que ele funciona. Se o RV está estacionado em um local onde será feito free camping, ou num estacionamento qualquer, o gerador deverá ser ligado e, aí sim, o microondas funcionará normalmente. O microondas não funciona à gás. 


Ar condicionado: 

Não tivemos essa experiência, afinal fomos no cru do inverno.

Tomadas (eletricidade): 

Para você ligar qualquer aparelho que dependa de uma tomada, o sistema do RV funciona assim:

1) Com o RV ligado à energia elétrica externa (no camping): Há 6 tomadas na parte interna do RV, que funcionarão normalmente, como se você estivesse em casa.

2) Com o gerador funcionando: Da mesma forma, as 6 tomadas funcionarão.

3) Com o RV em movimento: Somente funcionarão as 2 saídas (no painel) do isqueiro. Se você tiver um conversor 12v em 110v, terás uma tomada a mais, até mesmo com o RV desligado.
   
Eqpto/Fonte
Bateria
Gerador
Eletricidade
Gás Propano
Fogão




Geladeira


Auto 
Auto
Água quente




Calefação




Pump




Tomadas




Microondas




2 isqueiros




Luzes internas





No próximo post, eu explico direitinho como funciona o free overnight camping, ou seja, como você pode pernoitar de graça num motorhome nos Estados Unidos, veja aqui

Existem milhares de lugares onde você pode estacionar o RV e pernoitar gratuitamente, sem ter que desembolsar, diariamente, de 12 a 50 dólares em campings. Afinal, estamos embarcados em uma casa com rodas, e o barato disso tudo é justamente ter flexibilidade para irmos aonde quisermos, na hora em que quisermos, sem termos que nos preocupar com hospedagem, não é?




Para saber sobre a nossa experiência de viajar de motorhome pelos EUA e Canadá, veja estes vídeos:



Você já viajou num motorhome? Onde? Tem alguma dica especial para os nossos viajantes? Deixe aqui a sua recomendação! 

Veja mais fotografias desta viagem no Instagram @claudiarodriguespegoraro em #Lipenamotorhometrip ou em #felipeopequenoviajante.

No Twitter, procure por @pequenoviajante. Não esqueça também de curtir a fan page do Felipe, o pequeno viajante no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os minifilmes desta nossa aventura de motorhome pelos EUA no Facebook (aqui). Os filminhos maiores você assiste no YouTube (aqui).

Para ler mais, todas as nossas postagens sobre viagens de motorhome estão organizadas aqui

Você também nos encontra aqui:



Share

Marlon Sandri Pegoraro

Comente este Post:

60 comentários:

  1. Pretendo fazer o mesmo na minha lua de mel, da Califórnia até o Colorado, abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei empolgado! Farei essa viagem, com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Agora sim você me impressionou.
    Tudo detalhado. Vou usar como manual hehehe.
    PARABÉNS!
    No primeiro link, você disse que pra falar com a Cruise América tinha um Chat. Não achei.
    Muito obrigado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moacir, tá aqui nesse link: http://www.cruiseamerica.com/rent/hot_deals/
      Diz assim:
      Need help? Click here for live chat!
      É só clicar ali!

      Excluir
  4. Olá Cláudia, Peg e Felipe (rsrs)! Adorei o blog de vocês, muito útil. Estou pensando em fazer uma snow/surf trip na Califórina em janeiro/fevereiro próximos em um RV. Estou preocupado com a questão do RV em condições de frio extremo. Vocês enfrentaram essas condições, né? Como fizeram com a questão da água para chuveiro? Ouvi dizer que ela pode congelar nos canos. Como resolver essa questão? Vocês recomendam o uso de RV no inverno? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raul,
      Sim, nós viajamos justamente entre dezembro e janeiro e não tivemos problemas na Califórnia! O único lugar onde a mangueira da água congelou durante a noite foi no Grand Canyon pq nevou a noite toda quando estivemos lá, mas na Calif. não faz tanto frio! Nós adoramos, ligávamos a calefação para esquentar e logo tínhamos que desligar pq ficava quente demais lá dentro :) recomendamos muito!

      Excluir
  5. Oi, Claudia. Adoro o blog de vocês! E fiquei apaixonada pela ideia do motorhome! Não calculei os custos comparativos com carro + hotel, mas imaginar viajar por 21 dias, com 4 crianças, sem ter que fazer as malas a cada parada já me ganhou. O marido só está um pouco apreensivo em dirigir o "ônibus"! Foi difícil da primeira vez? É possível arrumar as roupas/ dar café a eles enquanto o veículo está em movimento ou devem permanecer todos sentados? Vi que você levou o assento do Felipe no leste europeu, é necessário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, não tem nenhuma dificuldade! A primeira vez foi na Nova Zelândia, onde o trânsito é mão inglesa, imagina?!? Não dá pra ficar se movimentando lá dentro com o veículo em movimento não, tem que usar cinto de segurança como se fosse um carro! Tem que levar as cadeirinhas ou assento de elevação sempre - a gente leva para economizar no aluguel :)

      Excluir
  6. Ola Claudia. Eu e meus amigos estamos morando em Denver, Colorado, e estamos planejando fazer um viagem de RV pela costa leste dos EUA. Nosso plano e' passar passar por Chicago, Detroit, Boston, Nova York, e descer toda a costa ate' Miami. Mas estamos com medo de pegar nevascas nas estradas, o que alem de perigoso tomaria muito tempo da viagem. Voces acham que deveriamos mudar nossos planos, ou acham possivel fazer esta rota? Orbigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vocês não vão ter nenhum problema, Jorge! Eu morei na Costa Leste, perto de Boston, e sempre que neva eles limpam as estradas muito rápido, e os RVs são tão pesados que ficam bem estáveis na neve e gelo. Pegamos muita neve no Grand Canyon, por exemplo, e não tivemos nenhum problema na estrada!
      Boa viagem!!

      Excluir
  7. Oi Família Pegoraro!!! O blog de vcs é realmente inspirador...
    Decidimos há cerca de 1 mês, fazer uma viagem de motorhome. Como sempre sou a responsável pelos roteiros, joguei no google nossa ideia de viagem e o blog de vcs surgiu!!! Ele tem sido extremamente útil para tirar nossas inúmeras dúvidas. Vamos fazer essa viagem em família: Marido, eu, 2 filhas de 10 e 8 anos e nosso pequeno Felipe de 1 ano. Meus sogros também vão encarar essa aventura!! Alugamos nossa RV com a Cruise America e pagamos um precinho bem salgado porque é one-way... Total U$ 4100,00!! Mas achamos que vai valer a pena hehehehe!!
    Passaremos o Natal em Nova York e iremos de avião, no dia 29 de dezembro, para o Texas. Sairemos com nossa casa de rodinhas de San Antonio, Texas no comecinho de janeiro 2015 e iremos até Nova York, sem muita pressa. Estamos bastante apreensivos pois é a primeira vez que usaremos um motorhome, e também nossa primeira vez dirigindo na neve. O pessoal da Cruise America nos alertou sobre o risco de congelamento da água dos reservatórios, o que nos impossibilitaria de usar banheiro e cozinha. O que vcs acham? Vocês passaram por algum apuro desse tipo?
    Resolvemos também não pedir os kits de cozinha e pessoais e comprar tudo novinho no Target ou Walmart...
    Como vcs faziam dentro das cidades que passeavam? Deixavam o RV num parking lot e usavam outro meio de transporte? Acredito que não seja fácil ou permitido transitar dentro das cidades ou nos centros menores. Já fui informada que não é permitido entrar em Manhattan de RV!!
    Obrigada pelas dicas que tenho aproveitado do blog de vcs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Nossa, me atrasei nas respostas e, pelo que vi, vcs já devem estar terminando a viagem! Descule não ter respondido antes! Mas acredito que não tenham tido nenhum problema de congelamento no sul dos EUA, né? No Texas nem faz tanto frio assim! Nós só passamos por um problema de congelamento da mangueira no dia que deixamos a mangueira da água enroscada na torneira do lado de fora, por esquecimento, mas foi só descongelar com água quente - nos canos a água nunca congelou, mesmo com as temperaturas negativas que pegamos no Grand Canyon!
      Acho que Manhattan deve ser provavelmente o único lugar dos EUA onde não se pode entrar de RV! Nós transitávamos por todos os lugares de motorhome, nunca deixamos nossa casinha parada para pegar outro veículo, a não ser em San Francisco, e nos arrependemos tanto que no dia seguinte passeamos por toda cidade de RV!

      Excluir
  8. Desculpa não aparecer minha identificação nos comentários a cima sobre a viagem de San Antonio a Nova York, mas não sabia como fazer!!! rsrsrs
    Adriana Cordova - Florianopolis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe não ter respondido antes, Adriana! Espero que a viagem tenha sido maravilhosa!

      Excluir
  9. Oi, minha pergunta é tosca, mas é fácil de limpar esse compartimento do toilet? É com mangueira mesmo que se faz? Porque eu vi vários vídeos no youtube que o pessoal tinha carregar uma caixa que dava ao vaso para um tipo de boca de lobo e jogar ali, sem mangueira nem nada para proteger. E a pior pergunta de todas haha, mas foi tranquilo para fazer o número dois? Esse blog é maravilhoso, tirou várias dúvidas, menos essa hehe. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tosca nada, Márcia, é a maior dúvida não confessada de todo mundo! É muito fácil, dependendo do motorhome! Em alguns modelos tu acoplas uma mangueira ali no próprio tanque e abre a válvula direto dentro do esgoto; em outros, tu retira a caixa de "detritos" de dentro do RV e despeja o conteúdo dentro do esgoto (dump station). É meio nojento, mas eles fornecem luvas e tal, bem tranquilo. E não precisa limpar todo dia, chega a durar uns 3 dias! Nunca usamos mangueira para nada! Fazer o número 2 é como em qualquer banheiro de ônibus ou de avião, por exemplo, meio apertadinho, mas igual qquer banheiro!
      Obrigada :)

      Excluir
  10. Belo Blog , Pretendo fazer a viagem em 21/01/2016 , no percurso entre SaoFrancisco a Los Angeles tem sinal de Celular ? Existe alguma precaução como assaltos ou outras a serem consideradas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre São Francisco e Los Angeles tem sinal de celular sim!
      Nós nunca tivemos preocupação com assaltos ou furtos. Claro que nunca abandonamos o RV num lugar que não parecesse seguro, mas também nunca nos sentimos inseguros em lugar nenhum nos EUA :)

      Excluir
  11. ola, excelente blog!
    gostaria de saber se da pra pegar o motorhome no mesmo dia que chega nos EUA, li que não é possível fazer isso. como coces fizeram? obrigado! estamos seguindo todos os passos de voce!
    abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Existem algumas empresas de aluguel de motorhome que realmente têm esta restrição, mas acredito que a Cruise America, com a qual nós alugamos, não tenha qualquer restrição nesse sentido! Acho que isso se justifica pq não é legal chegar cansado e sair dirigindo uma jamanta que tu nunca dirigiu antes, né?

      Excluir
  12. Tudo bem Claudia,
    gostaria de saber, se o gerador tem algum limite de uso e pelo menos alguma vez é melhor pernoitar em ´´RV Parks´´?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jussara!
      Que eu saiba, o gerador não tem limite de uso em si, mas na maioria dos lugares tem um horário para usar, porque ele faz um barulhão quando ligado, e não pode ficar incomodando outras pessoas com o barulho por muito tempo - ele serve só para coisas eventuais mesmo, como por exemplo para usar o microondas, coisa rápida! Até porque não é muito baratinho, não!
      Eu gosto de, a cada 4 ou 5 dias, pernoitar num RV Park, para tomar um banho mais "espaçoso" num chuveiro melhor, pro Lipe poder brincar na pracinha com outras crianças, tomar banho na piscina do camping, e tal. Os RV Parks são verdadeiros resorts, cheios de atrações :)

      Excluir
  13. Oi Claudia, Tudo bem?
    Sempre tive o sonho de viajar num RV e lendo seu blog tomei coragem. Minha filha completa 15 anos em setembro e resolvemos não fazer festa (muito caro por apenas 6 horas) e sim viajar apenas nós duas, será uma viagem "mãe e filha pelas estradas da Califórnia" serão 21 dias 17 de motorhome . Bem, minhas perguntas são: 1ª - como carregar a gopro hero, tablet e celulares? pretendo fazer muitas noites de free parking, onde não teremos energia elétrica? 2ª - quanto gasta o gerador? 3ª - Sou policial aqui no Brasil, vc sabe se existe a possibilidade de pernoitar próximo às delegacias? 4ª - Se eu parar para dormir num campground, posso sair no dia seguinte para passear com o motorhome e retornar? minha vaga estará assegurada? Desculpe tantas perguntas...obrigada
    Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Lilian, me desculpe! Só hoje vi teu comentário aqui :(
      Que máximo essa viagem de vocês! Conta pra gente como foi?
      Para carregar baterias, o ideal é ter adaptadores para aquelas tomadas de isqueiro que têm nos carros - nos RVs existem várias daquelas!
      Sobre o gerador depende do quanto vocês usarem...no post "quanto custa viajar de motorhome pelos EUA" eu conto exatamente quanto nós gastamos.
      Sobre delegacias, realmente não sei, nunca vi uma DP nos EUA :)
      Sobre as vagas nos campings sim, é só deixar a tua vaga reservada!
      Tomara tenha sido uma viagem maravilhosa! Me desculpe de novo não ter respondido antes, às vezes os comentarios acabam ficando perdidos aqui...sorry!
      Bjokas e feliz aniversário para tua filha!

      Excluir
  14. Caros Claudia e Pegoraro,
    Como vocês, somos um casal com uma filha (bebe) que irá nos acompanhar em nossas "aventuras". No Brasil, possuimos um Motor Home, pelo que temos bastante experiência em road trips. Ocorre que em setembro faremos nossa primeira Road Trip na Califórnia, com roteiro parecido com o que vocês fizeram. Tendo em vista nossa experiência com RV na América do Sul, temos algumas dúvidas que pode ser que consigam nos ajudar.
    Vocês entraram em grandes cidades com o RV (San Francisco, Los Angeles e Las Vegas, por exemplo)?
    É tranquilo o transito nessas cidades?
    É tranquilo encontrar local para estacionar próximo aos pontos turísticos dessas cidades?
    É tranquilo encontrar lugar para pernoite nessas cidades?
    Temos essas dúvidas para definir se nessas cidades ficaremos de RV ou alteramos a logística da viagem e alugamos carro e ficamos em hotel nessas grandes cidades.
    Grato pela atenção,
    Parabenizamos pelo blog, muito útil para os viajantes "aventureiros" que buscam informações para suas trips e não possuem tempo, experiência e paciência para compartilhar com os demais.
    Abraços.
    Família Proença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Entramos em todas as grandes cidades de RV sem problema nenhum;
      O trânsito sempre foi mais tranquilo do que em qualquer grande cidade brasileira;
      Sempre encontramos lugar para estacionar, de graça ou pagando parquímetro;
      Não há "onde não haja" um local para free camping;
      Eu certamente faria tudo de RV :)
      Desculpem não ter respondido antes - não sei como esses comentários acabaram ficando aqui sem resposta! :(
      Abraços!

      Excluir
  15. Boa noite!!
    O site de vocês é simplesmente muiiitooo bom!!!
    Estou super empolgado em planejar uma viagem de RV.
    Vc teria o mapa que do percurso que vcs fizeram com o RV nos EUA saindo de Las Vegas?

    Obrigado!!
    Christian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christian,
      Não consegui fazer o mapa no Google Maps porque são muitos destinos e o Google Maps não comportou :(
      Mas tem um post com o nosso roteiro :)
      Boa viagem!

      Excluir
  16. Olá!!! Primeiramente PARABÉNS pelo Blog! Bem, somos casal e dois filhos e estamos de partida em meados de dezembro para Califórnia onde ficaremos 35 dias. Será a primeira vez que locaremos um RV e temos uma dúvida crucial , que recorremos a vocês. Nas regiões mais frias (Lake Tahoe/Yosemite/Sequóias/Grand Canyon) às vezes até mesmo de automóvel fica difícil encarar a neve além de outros incovenientes.
    Pela experiência de vocês há algum inconveniente que nos impeça visitar estas regiões a bordo de um RV?
    Dese já agradeço a atenção! Obrigado! Edson Costa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edson,
      Nenhum inconveniente. Só tem que aprender direitinho como funciona a calefação do veículo. Nas estradas nunca há muita neve ou gelo, eles limpam muito rápido depois de cada nevasca.
      Se deres uma olhada nos nossos posts de cada um destes lugares, verás que passeamos sem nenhum problema, no auge do inverno :)
      Boa viagem!

      Excluir
  17. Bom dia..parabéns pelo Blog, muito útil e esclarecedor.
    Vamos lá as dúvidas..rsrsrsrs...em junho estarei em Mariland e teria 10 dias no meu roteiro que penso em locar um RV e subir pra o Canadá por Niagra falls e voltar por Montreal passando por Vermont e entregando o RV em New Jérsei, já que meu voo de retorno é por NYC. A grande dúvida é, vc sabe me dizer como é cruzar a fronteira de RV? Tem alguma regra específica pra RV? E a outra dúvida é, se vc já fez alguma viagem no Canadá que tenha passado por Toronto e Montreal, pq a grande dúvida é se pernoito nos Walmart da vida que é free ou se devo ficar em algum camping deixar o RV e fazer o turismo de ônibus ou metrô, pq não estou querendo locar outro carro estando com o RV. Desculpa o questionário, mas como é a primeira vez que estamos locando, temos que nos preparar pra tudo..rsrsrsrsr..muito obrigada mesmo pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neidja,
      É super tranquilo, a mesma coisa que cruzar de carro. Já cruzamos a fronteira dos EUA para o Canadá e volta 4 vezes, tanto na costa leste quanto na costa oeste, e o máximo que eles vão fazer é entrar no RV e olhar nos armários (o pessoal da vigilância sanitária).
      Já estivemos em Montreal, inclusive tem post sobre a cidade no blog. Pode pernoitar tranquila nos Walmart e fazer turismo pela cidade de motorhome.
      Qualquer dúvida pergunta!
      Beijo

      Excluir
  18. Oi Claudia, fiquei super empolgada com os seus posts sobre RV. Nao sei se vc vai ver a tempo mas... Estamos indo pra California comeco de fevereiro/16 e vamos fazer uma viagem de 7 dias saindo de LA para SF, Lake Tahoe, Yosemite e Secoia Forest retornando a LA. Iriamos fazer de carro, ficando em hoteis (todos muito caros por sinal) e sei que daria tempo, mas estamos cogitando ir de RV e economizar um pouco com essa grana de hotel... A minha duvida eh quanto a velocidade do RV, ele eh muito mais lento que um carro de passeio? Vamos perder muito mais tempo na estrada? Outra coisa,eh tranquilo rodar dentro de SF de RV? Ele cabe nos estacionamentos dentro da cidade para passear e tal? Obrigada pela ajuda! ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,
      O RV é mais lento sim, a gente anda numa média de 90Km/h. Mas não acho que isso seja "perder tempo", porque as estradas nessa região são lindas, e a graça é justamente o caminho! Quanto a SF, dá uma olhada nos meus posts sobre a cidade, contei em detalhes como foi passear por lá de RV.
      Beijo e boa viagem!

      Excluir
  19. Agora achei o post! Eu estava procurando pelo link "motorhome" lá em cima na página, mas acho que esse post é anterior ao link e não está puxando...
    Post massa!

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Claudia, adooooro o blog, viagens e as dicas de vcs. Eu, meu marido e filha (1a 10m) estaremos embarcando rumo a Califórnia em 15 dias para uma viagem de motorhome pela costa. Estou com duvidas sobre a cadeirinha de criança. Vc disse num comentário aqui em cima que leva a cadeirinha do Lipe aqui do Brasil, é isso? No relato da Ticiane ela comentou que a cadeirinha tinha que ser do tipo híbrida (precisa prender no lap belt e no Top Theter do latch system). Confirma?
    O banco que prendemos a cadeirinha fica de costas para o parabrisas, de lado ou de frente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayane,
      O banco que sempre usamos para o Lipe fica de frente, mas os outros também podem ser usados. Usamos de frente só porque o Lipe prefere :)

      Excluir
  21. Adorei seu Blog, parabéns!! Olha, quero ficar em Yosemite por 4 noites e os campings em geral lá não possuem conexões, será que o gerador e o propano (mesmo modelo que o seu) dão conta do Ar condicionado/calefação? Vamos levar nosso filhinho de 5 anos tb!!! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcus,
      Dão conta sim, só toma a precaução de pedir aos funcionários da locadora que te ensinem direitinho como é o funcionamento da calefação, como faz para recarregar o propano e tal, para não haver nenhum contratempo! Em todo caso, os outros campistas são sempre solícitos e podem te ajudar se tiveres qualquer dúvida quanto ao funcionamento!
      Vocês vão amar Yosemite, boa viagem :)
      Claudia

      Excluir
  22. Olá!!!! Meu nome é Martina, e estou planejando uma viagem com meu marido e filho.. Então, inicialmente a ideia era apenas passar o Natal em NY, mas na hora de comprar as passagens deu uma louca e adicionamos mais lugares no roteiro kkk Então, desembarcaremos em Los Angeles e depois pegaremos um avião em Las Vegas até NY. Teremos exatamente 7 dias entre LA e Las Vegas, e nesse curto espaço de tempo temos que turistar o basicão entre essas duas cidades (letreiro Hollywood, calçada da fama, etc). Isso porque não conhecemos nada dessa região ainda, é pra turistar messsmoo! Tivemos a ideia de utilizar um motorhome, pois temos conhecidos que já usaram e amaram, e também os inúmeros relatos maravilhosos que já li na internet, como aqui no blog.. MAASSS, estou chegando a conclusão de que motorhome não é exatamente para o nosso perfil de viagem, e sim para quem quer conhecer várias cidades, enfim, viajar pelas estradas dos EUA, e não para nós que teremos pouco tempo e ainda circulando entre os pontos turísticos na alta temporada... Procede? Eu não queria ter que, além do motorhome, alugar um carro também, pois ai geraria mais transtornos pra nós, e até porque o nosso único "percurso" seria de LA até Vegas... Pois então, desistimos do motorhome e reservamos logo hotel e carro, ou, pela sua experiência, ainda vale a pena apostar na casa sobre rodas?? rsrs ahh antes que eu esqueça, parabéns pelo ótimo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Martina, é difícil dizer...se vocês vão ficar rodando só pela cidade de Los Angeles talvez não seja mesmo a melhor idéia alugar um RV...vocês vão ficar todos os 5 ou 6 dias em LA ou vão aproveitar também para conhecer algumas coisas no caminho entre LA e Vegas?? Quando o tempo é curto, não recomendo muito o RV, porque nos primeiros 3 ou 4 dias a gente passa trabalho aprendendo a usá-lo, e só lá pelo 5º dia é que já estamos craques e aí já é hora de devolver...ou seja, vocês ficariam com uma má impressão, só com as lembranças dos perrengues dos primeiros dias hehehehe...

      Excluir
  23. Oi Claudia !!Meu nome é Marcelo , Parabéns pelo blog , estou indo com meus filhos e namoradas rodar pela california e Nevada , li , reli , imprimi e assisti seus videos . Uma dúvida boba : como secar as toalhas de banho durante o dia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, elas secam bem rápido penduradas dentro do RV mesmo, porque com a calefação ligada o ar fica bem seco :)

      Excluir
  24. Olá, tudo bem?

    Vou viajar agora dia 25/01 e no roteiro está uma passagem por LAKE TAHOE, onde provavelmente encararemos temperatura abaixo de 0ºC. Vi em um vídeo da Cruise America onde fala que deixando o aquecedor ligado durante a noite sem o RV estar ligado a eletricidade externa a bateria dura apenas 2 /3 horas.
    Realmente há esse risco de dormir com a calefação e descarregar a bateria do RV? Poderia nos contar como foi a experiência de vocês?

    Obrigado.

    Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rogerio, nas noites mais frias, como no Grand Canyon e Flagstaff, estávamos em camping, mas a calefação esquenta muito, não é necessário ficar com ela ligada o tempo todo. A gente desligava antes de dormir e, se sentíssemos frio no meio da madrugada, a gente ligava de novo um pouco para aquecer o RV. Nunca ficamos sem bateria!

      Excluir
  25. Oi Cláudia, adorei seu blog e as dicas de viagem!! Estamos programando uma viagem também para a Califórnia no inverno, como vocês. Seu blog foi muito esclarecedor a única pergunta que tenho é a respeito do frio. Inviabiliza muita coisa? Eu, particularmente, estou louca para ir nesse período, mas prejudicou muito sua viagem?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, nós somos gaúchos, então o frio não nos assusta, não inviabiliza absolutamente nada. Se olhares nossos posts, verás que o Lipe tomou banho de mar, inclusive, em Malibu, na Califórnia, em dezembro :)

      Excluir
  26. Ola,
    Passei por aqui, pois vou com minha família em uma RV trip na semana que vem rs
    Um pouco mais loucura pois estamos em 09 no mesmo RV (para 11) por uma parte do tempo.
    Estudamos bastante a respeito mas as dicas foram bem esclarecedoras!!!
    Uma pergunta (nao sei se vai saber), se decidirmos passar uma noite em algum Walmart em 07 pessoas, quais as chances do esgoto e agua "aguentarem" nossos banhos e necessidades??
    Obrigada e parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana, o tanque de água deve aguentar uns 5 banhos bem rápidos, mas correm o risco de ficar sem água na pia...eu ficaria sem banho nesta noite hehehe...isso se vocês não se brigarem antes disso, porque 9 no mesmo RV é Big Brother na certa kkkk

      Excluir
  27. Olá!
    estamos nos programando para fazermos a Rota 66 em janeiro/2018. Estamos organizando tudo para fazermos a rota em 14 dias!
    achei as dicas de vocês muito especiais! Já estou anotando tudo!
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  28. Olá, tostaria de saber se pode dirigir o motor home durante a noite? Obrigada.
    Muito bom o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Mariana, não há nenhuma restrição, embora não seja nem um pouco recomendado, já que a graça de uma roadtrip de RV é curtir a paisagem!
      Beijo

      Excluir
  29. Oi Claudia, tudo bem? Parabéns pelo blog!! Antes de viajar sempre damos uma passadinha por aqui.
    Em outubro iremos de Las Vegas a San Francisco, passando pelo Grand Canyon, Phoenix, San Diego, Los Angeles...
    VC tem alguma dica de free overnight camping em Los Angeles? Desde ja, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele!
      Não sei te dizer nenhum lugar em Los Angeles porque nós ficamos uma noite em Anaheim e, na noite seguinte, fomos para um camping em Malibu. Mas, assim como em Anaheim, LA tem muitos bairros residenciais onde deve ser bem fácil encontrar uma ruazinha qualquer tranquila para estacionar. Se vocês chegarem depois que estiver escuro e estacionarem num lugar onde não seja proibido estacionar, não terão problemas :)
      Boa viagem!

      Excluir
  30. Boa Tarde,
    Adoro o seu blog suas dicas sobre Motorhome estão sendo muito boas para que eu faça a minha programação de férias para as férias de minhas filhas de julho do ano que vem.
    Estarei chegando em Los Angeles no dia 23/06/2018 e volto ao Brasil dia 15/07/2018. A idéia inicial era pegar o RV dia 25/06 em Los Angeles e devolve-lo no mesmo local no dia 14/07 fazendo o seguinte trajeto, iria fazer os parques da Disney ficando uns 2 ou 3 dias perto de Anaheim depois seguiria para San Diego e ficaria mais uns 2 dias visitando o Sea Wolrd de lá seguiria para Barstow onde ficaria 1 noite seguindo no dia seguinte para o Death valey ou seja estarei atravessando o deserto no inicio de Julho faria o trajeto do deserto(será que é muito arriscado fazer este trajeto em pleno Inicio de julho) até a parte de traz do parque Yosemite dormiria uma noite em Death Valley Camping_site e no dia seguinte seguiria para dentro do parque visitando e dormindo dentro do parque por uns 3 dias no Maximo, quero ver se levo minhas filhas de 10 e 6 anos para fazer uma trilha de cavalos dentro do parque que vi em uns vídeos.
    De Yosemite partiria para São Francisco onde ficar mais uns 3 ou 4 dias descendo pela costa da Califórnia até Los Angeles e finalizando as nossas férias, resolvi descer a costa do pacifico para Los Angeles pelo simples fato do mar ficar a minha direita e eu poder parar o RV com mais facilidade sem atravessar a pista de mão dupla quando resolver ver e curtir a paisagem ou o por do sol.

    Percebi pela lista dos Walmart que a grande maioria não aceita pernoite de RVs na Califórnia(acredito que pelo grande volume de viajantes nesta cidade) isso pra mim foi uma péssima surpresa , já que eu estava contando de ficar neles quando não encontrasse Campings para pernoitar.
    Outra pergunta que gostaria de fazer é sobre o site http://www.motorhomerepublic.com/ fiz a cotação do trailer por este site , já que ele tem a opção da língua portuguêsa , te pergunto vc sabe me dizer se este site é seguro e não corro o risco de chegar lá em pleno verão americano e não conseguir ter a minha reserva efetivada por problemas do site ou coisas parecidas??? Sou super medroso de comprar pacotes de viajem por sites , sempre prefiro fazer por agencias de viagem para não correr riscos e estragar as férias logo de cara não tendo estadias feitas ou no caso de não ter o aluguel do RV.

    Gostaria de saber tbm se preciso mesmo fazer as reservas dos campings com muita antecedência para não correr o risco de não ter onde dormirnos locais onde penso em passar as noites.

    Desculpe tantas perguntas e agradeço desde Já se vc puder me ajudar nessa tão sonhada férias em família dentro de um Motorhome.

    Obrigado e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil, tenho duvidas parecidas com a sua sobre o walmart, iremos ano que vem num roteiro bem parecido, como foi a experiencia de vocès?

      Excluir
  31. Boa Noite!
    Estamos indo pros EUA em janeiro. Vamos em 5 pessoas. Gostaria de saber a respeito da cama que fica na frente em cima da cabine, ela suporta um casal? Até que peso é possível dormir lá.

    Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir