Menu

O que fazer em Londres | Inglaterra: lista completa com as melhores atrações da capital inglesa

O que fazer em Londres | Inglaterra: lista completa com as melhores atrações da capital inglesa
O que fazer em Londres | Inglaterra

Depois de 5 visitas à capital inglesa, percebi que não tinha aqui no blog, ainda, uma lista completa com as melhores atrações de Londres, então decidi escrever um post com um resumo do que fazer em Londres - um checklist dos pontos turísticos que não podem faltar no seu roteiro pela cidade. 

Minha 1ª vez em Londres foi ainda nos anos 90. Eu viajava de mochila pela Europa com um passe de ônibus da Eurolines e só tomava água de bebedor para economizar hehehe...ainda lembro que na fronteira, vinda num busão de Amsterdam, sofri o maior interrogatório da vida na imigração inglesa 😨 

Fiquei 4 dias num albergue ótimo na City, pertinho do metrô Blackfriars e da famosa catedral, num prédio bonito, chamado YHA London St Paul's, e rodei Londres inteira a pé, num inverno gelado, com direito a assistir a uma sessão do Parlamento inglês na Câmara dos Lordes com a presença do então Primeiro-Ministro do Reino Unido, Tony Blair. 

Em 2011, voltamos a Londres, desta vez com o Lipe, que tinha 1 aninho, para o casamento real da Kate & William - foi uma alegria!

Londres inteira estava em festa, o povo nas ruas usando máscaras com os rostos dos noivos, muitas bandeiras e 'street parties'. Vimos o cortejo do casamento com as carruagens da família real passar por nós a caminho da Abadia de Westminster e acompanhamos o restante da festa pelos telões montados no Hyde Park.

Veja mais aqui: Vídeo da nossa viagem a Londres

Depois de 4 dias inteiros curtindo a capital inglesa na primavera, alugamos um carro e saímos de Londres para uma roadtrip pelo interior da Inglaterra - detalhe: dirigindo na mão inglesa, sem GPS!! Na época, não tínhamos Waze ou Google Maps, e nos virávamos com o bom e velho mapa de papel. Quem aprendeu a viajar como nós viajávamos nos 'good old times' nunca mais se perde 😂 

Leia mais: Como as viagens mudaram nos últimos 20 anos

Fomos a SalisburyStonehengeBath, Oxford, Cambrige, Stratford-upon-Avon, ao Castelo de Warwick e rodamos pelos Cotswolds, certamente a região mais linda da Inglaterra! Depois, seguimos para a Escócia.

Voltamos a Londres com o Lipe mais 2 vezes, para escalas em diferentes viagens de volta ao mundo.

Veja também: Como comprar passagens aéreas para uma viagem de volta ao mundo

Na última vez, em setembro de 2019, viajei com minha mãe e irmã. Depois de passar por WindsorLiverpool e pelo País de Gales, voltamos a Londres para curtir muito bate-perna nessa cidade incrível! Nem a minha mãe, nem minha irmã conheciam a cidade ainda, então fizemos todos os passeios clássicos em 3 dias lindos de outuno!

Quero voltar logo ao Reino Unido para fazer uma roadtrip, de preferência de motorhome, pela Irlanda e Irlanda do Norte, além das Highlands escocesas, passando pela Ilha de Skye...são alguns dos poucos lugares que sonho muito ainda conhecer na Europa! Quem sabe uma esticadinha até as Ilhas Faroé??

Mas, enquanto a nossa viagem pelo Reino Unido e Irlanda do Norte não sai do papel, quero deixar algumas dicas aqui no blog, afinal, depois de 5 vezes na capital inglesa, já tenho algumas dicas na manga, que podem te ajudar - seja para uma estadia de 1 dia, seja para quem puder esbanjar um mês em Londres.

Veja abaixo a minha lista completa com as melhores atrações de Londres!

O que fazer em Londres | Inglaterra
Lipe na roda-gigante London Eye em 2011

O que fazer em Londres | Inglaterra
com a Miminha e a Anália na Ponte de Westminster em setembro de 2019

Para ler mais sobre a Inglaterra

Onde ficar em Londres: dicas de hospedagens boas e baratas na capital inglesa
14 lugares para conhecer na Inglaterra
O que fazer em Windsor | Inglaterra
O que fazer em Greenwich, Londres
O que fazer em Liverpool, a cidade dos Beatles
Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris

País de Gales

País de Gales: roteiro de viagem de Cardiff até Snowdonia

O que fazer em Londres

Uma frase famosa de Samuel Johnson diz que "when you're tired of London, you're tired of life", e eu concordo que só cansa DE Londres quem for louco, chato ou estiver cansado da vida - mas vamos combinar que cansar EM Londres não é tão difícil!

Especialmente quando o despertador toca as 8hs e tu só chega de volta ao albergue as 23hs 😂

Na nossa última viagem para lá, parecia que tínhamos pulado 3 noites de Carnaval atrás do trio elétrico...fizemos um roteiro estilo "conheça Londres em 1 dia" kkkkk...

É possível cansar de Londres? Nunca! O mínimo de tempo que você precisa para ver o básico da cidade são 4 dias - isso sem ficar entrando em muitos museus, que são uma terrível tentação, porque maravilhosos e a maioria gratuitos. Mas, se tiver apenas o tempo de uma conexão, corra direto para as Casas do Parlamento e a Westminster Bridge! Ali dá para ver a London Eye, o Big Ben, os clássicos táxis pretos, o Rio Tâmisa, a Abadia de Westminster, o Tube, os ônibus vermelhos de 2 andares, as típicas cabines telefônicas e quase todos os outros ícones ingleses! 

Quem conhece Londres concorda comigo? Aonde você iria se tivesse apenas algumas horas em Londres - e ainda não conhecesse a cidade?

Ano passado tivemos esse desafio em NYC e escolhemos a região do Rockfeller Center, mas muita gente me disse que iria para o Central Park, se tivesse apenas algumas horas em NYC...qual a sua escolha?

Leia mais: Nova York: o que fazer numa conexão de 10hs na Big Apple

Voltando a Londres, é uma cidade inesgotável. Pra mim, basta andar caminhando pelas ruas de Londres - cruzando com velhinhas puritanas e punks de cabelo lilás - pra ficar feliz!

Lembro que, na 1ª vez que estive em Londres, no século passado, escrevi no meu diário que Londres é como NYC e Paris - excitação em cada esquina. Saio caminhando e demoro horas para chegar no meu objetivo, porque sempre paro em outros 50 lugares pelo caminho kkk...

Sempre tem algo interessante acontecendo, basta sair pelas ruas de olhos bem abertos e tu vais encontrar um monumento famoso, um protesto, street artists fazendo um espetáculo, uma equipe de televisão filmando um comercial ou vais te dar de cara com um lugar sobre o qual sempre ouviu falar - é emocionante!

E não acaba nunca, não se passam 5min sem que a gente aprenda alguma coisa nova...chega a cansar a cabeça!

Aos 20 e poucos anos eu já pressentia que sempre haveria um bom motivo para voltar a Londres - eu sempre tenho vários!

Veja também: 14 lugares para conhecer na Inglaterra

Tower Bridge e o Rio Tâmisa vistos do alto do The Shard em Londres
Tower Bridge e o Rio Tâmisa vistos do alto do The Shard em Londres: esse edifício estava sendo construído quando estivemos lá em 2011

street artists em Covent Garden, Londres
apresentação de street artists em Covent Garden, Londres

regata no Rio Tâmisa em Londres
regata no Rio Tâmisa em Londres

Southbank
show ao ar livre em Southbank, Londres

Piccadilly Circus
drag queens em Piccadilly Circus

Chinatown Londres
festival de danças chinesas em Chinatown

bucolismo no Regent's Canal em Camden Town
bucolismo no Regent's Canal em Camden Town

Lista completa com as melhores atrações de Londres

E se você tivesse um mês para ver Londres com calma, o que faria?

Para esses sortudos, vou deixar aqui a minha lista 'best of London', com um checklist dos melhores de Londres: museus, parques, mercados, igrejas, monumentos, pontos turísticos famosos, lojas, pontes, ruas, atrações para crianças, ícones ingleses, etc.

Só não vou colocar aqui os melhores passeios bate e volta de Londres, porque fiz um post específico sobre eles: 14 lugares para conhecer na Inglaterra.

Tenho publicado posts super completos aqui no blog sobre WindsorLiverpoolGreenwich, Amsterdam, Zaanse Schans, a Holanda e outros destinos das nossas últimas viagens, mas honestamente não tinha como fazer um guia completo de Londres num único post - teria que ser um livro de 200 páginas para escrever tudooo sobre as melhores atrações de Londres.

Então optei por resumir meus lugares favoritos em Londres num checklist bem prático para você imprimir e levar na sua viagem!

Pretendo fazer o mesmo com Paris, outra cidade impossível de 'resumir' os principais pontos turísticos num único post!

Aproveite tudo de melhor que a capital inglesa tem a oferecer!

Tower Bridge
Tower Bridge

Big Ben e as Casas do Parlamento inglês
Big Ben e as Casas do Parlamento inglês

London Eye
London Eye

Monumentos e pontos turísticos famosos

  1. Trafalgar Square - Coluna de Nelson (famosa praça que marca o centro de Londres)
  2. Big Ben - esse é o nome do sino, de 1858, e não o nome da torre, sabia?
  3. Houses of Parliament - Casas do Parlamento
  4. Palácio de Buckingham - compre ingressos online com antecedência e não perca a troca da guarda!
  5. Admiralty Arch (arco entre The Mall e a Trafalgar Square)
  6. Horse Guards Parade
  7. Torre de Londres
  8. Palácio de Kensington
  9. Piccadilly Circus - Estátua de Eros (rotatória famosa na área comercial que é como uma 'Broadway inglesa')
  10. Leicester Square (praça na zona dos teatros, cinemas e casas noturnas)
  11. Shakespeare's Globe Theatre
  12. 10 Downing Street (casa onde vive o Primeiro-Ministro)
  13. Covent Garden - Royal Opera House
  14. Marble Arch - Speaker's Corner
  15. Royal Albert Hall
  16. Canary Wharf
  17. HMS Belfast (navio de guerra que é um museu a céu aberto e pode ser visitado)
  18. British Library (gratuito)
  19. Kew Gardens - Royal Botanic Gardens
  20. Gherkin (edifício moderno famoso)
  21. City Hall
👉O City Hall é a Prefeitura de Londres, em Southwark, e abriga o gabinete do Prefeito e a Assembleia de Londres. A Prefeitura fica localizada às margens do Rio Tâmisa, próxima à Tower Bridge. O edifício super moderno, inaugurado em 2002, foi criado pelo famoso arquiteto inglês Norman Foster.

👉O Big Ben e as Casas do Parlamento estão sendo restaurados (provavelmente estarão em obras até 2021), com grande parte do edifício coberta por tapumes e andaimes, mas, ainda assim, a Westminster Bridge continua tendo as melhores vistas de Londres!

Big Ben e as Casas do Parlamento em Londres
Big Ben e as Casas do Parlamento em Londres

City Hall e o arranha-céu The Shard
City Hall e o arranha-céu The Shard em Londres

O que fazer em LondresO que fazer em Londres



Torre de Londres
Torre de Londres

Ruas bonitas e divertidas

  1. The Mall (avenida linda entre o Palácio de Buckingham e o Admiralty Arch)
  2. Regent Street (lojas da Uniqlo, COS, Nespresso, Barbour, Burberrys)
  3. Savile Row (rua dos alfaiates tradicionais)
  4. Carnaby Street (rua apenas para pedestres, veja a loja Liberty, que é linda)
  5. Oxford Street - Oxford Circus (Nike, H&M, Topshop)
  6. Piccadilly Street (é lá que fica a maravilhosa loja de departamentos Fortnum & Mason)
  7. Long Acre (lojas da H&M, Gap, Barbour, Jigsaw)
  8. Charing Cross Road (sebos e lojinhas de antiguidades)
  9. Bond Street (joalherias e lojas de luxo como Louis Vuitton, Prada e Chanel)
  10. Brick Lane (rua mais alternativa, com galerias de arte, brechós, grafites e restaurantes indianos)
The Mall
The Mall

Carnaby Street
Carnaby Street

Londres

Pontes sobre o Rio Tâmisa

  1. Ponte de Westminster
  2. Ponte Jubilee (apenas para pedestres)
  3. Ponte Millennium (apenas para pedestres)
  4. Tower Bridge (nas passarelas superiores há uma exposição sobre a torre, com ingresso pago)
  5. London Bridge
Tower Bridge
Tower Bridge

Ponte Millennium
Ponte Millennium vista do alto da Catedral de São Paulo, com a galeria Tate ao fundo

Londres

Tower Bridge
atravessando a Tower Bridge

Ponte de Westminster
Ponte de Westminster

Rio Tâmisa em Londres
várias pontes cruzam o Rio Tâmisa em Londres

Londres com crianças

  1. London Aquarium
  2. London Zoo (na saída, faça um lanche no Honest Sausage, em Regent's Park)
  3. London Duck Tours
  4. London Trocadero (no West End, com boliche, simuladores, videogames...)
  5. Coram's Fields (adultos só podem entrar acompanhados por crianças - aproveite enquanto você tem uma criança pra te levar lá!)
  6. Shrek Adventure
  7. Sea Aquarium
  8. London Dungeon (apenas para crianças maiores, pois os pequenos ficam com medo)
  9. King´s Cross Station (para fãs de Harry Potter, há até uma placa entre as plataformas 9 e 10)
👉Veja mais aqui: 15 programas para fazer em Londres com crianças

👉Londres é uma cidade bem childfriendly, na minha opinião! Tem um monte de ótimos playgrounds nos parques, dá para passear nos ônibus hop-on, hop-off (o Lipe adorou), de metrô ou de barco pelo Rio Tâmisa, para os pequenos não cansarem as pernocas, e os museus sempre têm atrações que agradam ou mesmo áreas inteiras voltadas para as crianças! Até as lojas, como a Hamleys e a Harrods, acabam se tornando atrações para as crianças também, com departamentos espetaculares de brinquedos - difícil é sair de lá sem deixar muitas libras!

Londres com crianças
roda-gigante London Eye

Great Court no Museu Britânico
Great Court no Museu Britânico

Londres com crianças
carrossel em Southbank

Londres com crianças
Piccadilly Circus

Londres com crianças
St. James's Park

Igrejas imperdíveis em Londres

  1. Catedral de St Paul (onde casaram Charles e Lady Di)
  2. Abadia de Westminster (onde casaram Kate e William, palco de várias coroações e do funeral de Lady Di)
  3. Catedral de Westminster (é diferente da Abadia de Westminster!)
  4. Southwark Cathedral (pertinho do Borough Market)
👉Leia mais: Londres em dia de casamento real

Abadia de Westminster
Abadia de Westminster

Catedral de St Paul
Catedral de St Paul

Mercados famosos

  1. Camden Market - Camden Lock (melhor mercado para comprar roupas e outras traquifâncias)
  2. Notting Hill - Portobello Road Market (mercado de rua numa região linda para passear ao ar livre numa manhã de sábado)
  3. Borough Market (melhor lugar para tomar café da manhã em Londres!)
  4. Old Spitalfields Market (para comprar moda, música, bijoux, acessórios e itens de decoração)
  5. Mercato Metropolitano (mercado coberto de comidas de rua do mundo todo)
no bairro de Notting Hill acontece o Portobello Road Market
no bairro de Notting Hill acontece o Portobello Road Market

Borough Market
Borough Market

Camden Market - Camden Lock
Mercado de Camden em Camden Lock

Museus

  1. British Museum (gratuito - pela nossa experiência, as crianças gostam de correr pelo Great Court 😌)
  2. Natural History Museum (gratuito - as crianças a-do-ram!)
  3. Science Museum (gratuito)
  4. Imperial War Museum (gratuito)
  5. National Gallery (gratuito)
  6. National Portrait Gallery (gratuito)
  7. Tate Britain (gratuito)
  8. Tate Modern (gratuito)
  9. Victoria & Albert Museum (gratuito)
  10. Madame Tussaud's (compre ingressos pela internet para evitar longas filas)
  11. Sherlock Holmes Museum
  12. Wallace Collection (gratuito)
  13. Dalí Universe
  14. Saatchi Gallery
  15. Fashion & Textile Museum
  16. Serpentine Gallery
  17. Museum of London
  18. Cabinet War Rooms
  19. London Transport Museum
  20. Design Museum
  21. Museum of Childhood
👉Conheci apenas os 11 primeiros museus da lista acima, que são, na sua maioria, grátis, mas ainda tenho muitos outros a conhecer - muitas razões para voltar a Londres!

British Museum
British Museum em Londres

Natural History Museum
Natural History Museum em Londres

museu de cera Madame Tussaud's em Londres
museu de cera Madame Tussaud's em Londres

National Gallery em Londres
National Gallery em Londres

Parques públicos

  1. Hyde Park - Speaker's Corner e Serpentine Sackler Gallery (arquitetura de Zaha Hadid)
  2. Kensington Gardens - leve seu pequeno viajante para brincar no Princess Diana Memorial Playground e para ver a estátua do Peter Pan
  3. St. James's Park - pertinho do Palácio de Buckingham
  4. Green Park - pertinho do Palácio de Buckingham
  5. Regent's Park - Queen Mary's Gardens
  6. Hampstead Heath
  7. Battersea Park
Hyde Park
Hyde Park em Londres

Princess Diana Memorial Playground em Kensington Gardens, Londres
Princess Diana Memorial Playground em Kensington Gardens, Londres

Green Park
Green Park

St. James's Park
playground em St. James's Park

St. James's Park
St. James's Park

Regent's Park
Regent's Park

Regent's Canal
Regent's Canal

Para ver Londres de cima

  1. London Eye - famosa roda-gigante com 135m de altura - compre ingressos com antecedência pela internet/a volta completa leva 30min
  2. Golden Gallery de St Paul's Cathedral - apenas para não claustrofóbicos
  3. Sky Garden - endereço: 20 Fenchurch St - fazer reserva grátis um mês antes
  4. The Shard - arranha-céu mais alto de Londres
👉O The Shard é um arranha-céu em forma de pirâmide inaugurado em 2012 em Southwark. Com mais de 310m de altura e 95 andares, é o edifício mais alto da União Europeia e levou mais de 3 anos para ser construído. É uma obra do arquiteto Renzo Piano.

London Eye
London Eye

London Eye
Casas do Parlamento vistas do alto da London Eye

The Shard Londres
Tower Bridge vista do alto do arranha-céu The Shard

The Shard Londres
Londres vista do The Shard

The Shard Londres
Torres de Londres vista do The Shard

The Shard Londres
The Shard visto do alto da Catedral de São Paulo

Lojas que são praticamente pontos turísticos

  1. Harrods (loja de departamentos que é um clássico inglês, onde a Rainha faz suas compras, com um Food Hall maravilhoso)
  2. Hamleys (as crianças enlouquecem lá, é uma loja de brinquedos de 5 andares!)
  3. Fortnum & Mason (loja de departamentos na Piccadilly Street com vitrines lindas e um mercado gourmet no térreo)
  4. Harvey Nichols (loja de departamentos)
  5. Selfridges (loja de departamentos super luxuosa)
  6. John Lewis (loja de departamentos um pouco mais popular e frequentada por locais)
  7. Liberty (loja de departamentos na Carnaby Sreet)
  8. Harvey Nichols (loja de departamentos luxuosa e com menos turistas)
  9. Primark (para comprar roupas super em conta - tem uma filial bem pertinho do British Museum!)
loja de brinquedos Hamleys, em Londres
loja de brinquedos Hamleys, em Londres

Londres
souvenirs com imagens da Família Real inglesa à venda em Londres

Londres
loja de souvenirs em Londres

loja no Stables Market em Camden

Primark
Primark em Londres

Para comer bem e barato em Londres

  • Wagamama (curry, ramen, teppanyaki, donburi, kokoro bowls, saladas)
  • Ping Pong (rede de restaurantes chineses de dim sum)
  • Pubs (você não pode deixar de experimentar a comida gorda de um pub inglês)
  • Chinatown (bom lugar para comer em buffets livres baratos, são mais de 80 restaurantes ali)
👉Os melhores mercados que encontramos em Londres são Sainsbury's, Boots, Waitrose e Tesco, todos bem baratos, com muitas comidas prontas (sanduíches, saladas, wraps, Scotch eggs) ou congeladas, frutas descascadas e cortadinhas, produtos para bebês, etc...só ficamos um pouco traumatizados com a Mark's and Spencer, porque a única vez na vida em que o Lipe passou mal numa viagem foi com um leite de lá 😭 teve diarréia a noite toda, e nós estávamos hospedados num quarto com banheiro compartilhado no corredor do andar de baixo - imagina o perrengue?

👉Aliás, esse episódio reforça a minha tese de que dá para viajar com crianças para qualquer lugar do mundo: vejam que, de 60+ países onde já estivemos com o Lipe, ele foi escolher passar mal logo onde?! Podia ter adoecido na Índia, na Mongólia, no Kosovo, na Colômbia...podia ter se estragado do estômago com lassis, curries ou pad thais, mas foi ter infecção intestinal logo com um leite inglês de 1º mundo da Mark's and Spencer!

👉Leia mais: Dia a dia na estrada com um bebê: Londres

Wagamama
Wagamama em Londres

Chinatown em Londres
Chinatown em Londres

Chinatown em Londres
jantando 'all you can eat' na Chinatown em Londres

Londres
para economizar em Londres, a melhor estratégia é comprar comida nos mercados

17 ícones ingleses

Não pode voltar de uma viagem à Londres e à Inglaterra sem ver estes 17 ícones nacionais:
  1. Guarda Real
  2. Double-decker buses (típicos ônibus londrinos vermelhos de 2 andares)
  3. Black cabs (os famosos táxis pretos característicos de Londres)
  4. Red telephone booths (cabines vermelhas de telefone)
  5. Bandeira Union Jack (a linda bandeira do Reino Unido, que é diferente da bandeira da Inglaterra)
  6. Tube (apelido do metrô de Londres)
  7. Família Real
  8. Chá Twinings e o tradicional chá da tarde inglês com scones
  9. Shakespeare
  10. Pubs
  11. Pimm's
  12. Scotch eggs (o famoso bolovo)
  13. Fish and chips
  14. Direção na mão inglesa
  15. Libra esterlina
  16. Fog
  17. Punks
👉Não há nada mais londrino que um Pimm's numa manhã de sábado ensolarada! Não tem nenhuma experiência mais 'Londoner' no verão do que esse drink à base de gin, gelo, limonada tipo Schweppes Citrus, folhas de hortelã, pepino, laranja e morangos. Pena que no inverno é simplesmente impossível encontrar um Pimm's, mas, se você for a Londres no verão ou na primavera, já vá pedindo logo uma jarra num dos pubs do Southbank (entre £ 16 e 36)!

👉Veja também: Ícones ingleses

Londres
Londres

famosos táxis pretos característicos de Londres
os famosos táxis pretos característicos de Londres são um dos ícones ingleses

bandeira do Reino Unido
o Lipe gostou da bandeira do Reino Unido

símbolo do metrô londrino
símbolo do metrô londrino

Londres
os ingleses têm uma verdadeira obsessão com a Família Real

Londres
Londres

libra esterlina
2 orgulhos nacionais ingleses: a Rainha e a libra esterlina

Aeroportos

  1. Heathrow
  2. Gatwick
  3. Stansted
  4. London City
  5. Luton
👉Leia mais aqui: Como voar grátis de Amsterdam para Londres e Paris

London City Airport
chegando em Londres pelo London City Airport

Oyster Card

👉 Não é um ponto turístico, mas é uma dica de Londres que não posso esquecer de deixar registrada aqui para vocês. Assim que chegar em Londres, compre um Oyster Card, o cartão que te dá direito a usar os transportes públicos em Londres!

Observe o mapa turístico de Londres e você vai perceber que as principais atrações turísticas da capital inglesa se espalham por toda a área central da cidade - que é imensa - você certamente vai precisar usar os transportes públicos - ônibus e metrô - se quiser conhecer os pontos turísticos desta lista!

Oyster Card
é bem fácil adquirir um Oyster Card nas máquinas automáticas das estações de metrô

Oyster Card
Oyster Card em Londres

The Tube em Londres
The Tube em Londres

Roteiro de 3 dias em Londres

Como muitos me pediram, vou colocar aqui resumidamente o roteiro dos nossos 3 dias em Londres em setembro de 2019.

Preciso lembrar que foi a minha 5ª vez em Londres, então é óbvio que ficaram de fora deste roteiro muitos lugares que eu já conhecia.

De qualquer forma, foi a 1ª vez da minha mãe e da minha irmã em Londres, e dei jeito de incluir no nosso roteiro todos os clássicos londrinos e os lugares que elas queriam muito conhecer! O nosso roteiro do dia 1, em especial, é simplesmente perfeito para o seu 1º dia em Londres - recomendo que você copie e cole!

Depois, faça os roteiros dos dias 2 e 3 e, nos outros dias que você tiver em Londres, explore a lista de atrações turísticas de Londres acima e construa o seu prórpio roteiro "melhores de Londres"!

A única certeza que eu tenho é que 3 dias é muito pouco tempo para ver Londres! Como falei antes, eu recomendaria no mínimo 4 dias para ver o básico!

No dia 4, eu incluiria no roteiro Notting Hill, o Hyde Park, os museus de História Natural e Victoria & Albert, a loja Harrods e o Sky Garden com certeza!

Leia mais: Onde ficar em Londres

Casas do Parlamento e o Big Ben em Londres
Casas do Parlamento e o Big Ben em Londres

Tower Bridge
Tower Bridge

Dia 1 em Londres

Pegamos o metrô e começamos o dia tomando um café da manhã no Borough Market.

Eles vendem pães recheados maravilhosos por 2 ou 3 euros, Pimm's por 5 libras (um dia que começa com gin só pode ser um grande dia kkkkk), ou 5 nectarinas por 2 libras!

Um achado para comer bem e barato em Londres 😜

Depois visitamos a Southwark Cathedral, que fica ao lado do mercado, subimos no observatório do 72º andar do The Shard e ficamos um tempão lá, pois as vistas são incríveis.

Não deixe de aproveitar a sua visita a este arranha-céu para ir ao banheiro - duvido que você encontre outro banheiro com aquela vista de Londres!!

Os valores dos ingressos são super salgados: 32 libras para adultos e 25 para crianças.

The Shard
vista do observatório do 72º andar do The Shard

The Shard
London Eye vista do The Shard
Continuamos a pé passando pelo City Hall, atravessamos a Tower Bridge e tomamos chopp por 6 libras e mais Pimm's por 7 libras na feirinha de comidas ao lado da Tower Bridge.

Você pode visitar as passarelas superiores da Tower Bridge, onde há uma exposição sobre a torre - tem que subir 200 degraus.

Os ingressos custam 9,80 libras para adultos e 4,20 libras para crianças. O horário de funcionamento é das 9:30 às 17hs.

Visitamos também a feira ao lado da Torre de Londres, uma linda fortaleza e prisão do século 11 (compre ingressos com antecedência se quiser visitar as jóias da Coroa).

Tower Bridge
Tower Bridge

Tower Bridge
visita à Tower Bridge

City Hall, a Prefeitura de Londres
City Hall, a Prefeitura de Londres

Torre de Londres

Torre de Londres
Torre de Londres

Torre de Londres
feira ao ar livre ao lado da Torre de Londres
Depois seguimos para a St Paul's Cathedral.

Neste exato lugar, há mais de 1400 anos foi construída uma Catedral dedicada a São Paulo. O edifício obviamente mudou muito nesse tempo todo, mas continua sendo um lugar de paz no meio da capital inglesa.

Adorei a visita autoguiada com o áudio-guia que é incluído no valor do ingresso, mas achei a subida de 528 degraus até o mirante da Golden Gallery bem claustrofóbica, não curti, embora as vistas sejam lindas lá do alto. Ela foi o prédio mais alto da cidade até algumas décadas atrás.

Na cripta, não deixe de espiar os memoriais a alguns dos maiores herois ingleses: Florence Nightingale, Nelson e Winston Churchill.

A Catedral, obra do famoso arquiteto inglês Christopher Wren, abre de segunda a sábado, das 8:30 às 16:30hs. Os ingressos custam salgadas 20 libras para adultos e 8,50 libras para menores entre 6 e 17 anos.

St Paul's Cathedral
os ingressos para visitar St Paul's Cathedral têm valores bem salgados

St Paul's Cathedral
St Paul's Cathedral em Londres

St Paul's Cathedral
cúpula de St Paul's Cathedral

St Paul's Cathedral
cripta de St Paul's Cathedral em Londres

St Paul's Cathedral
vista do alto da St Paul's Cathedral em Londres
Atravessamos a ponte para pedestres Millennium, visitamos o museu de arte moderna Tate Modern (localizado numa antiga usina, lá do alto tem vistas ótimas também), olhamos o Shakespeare's Globe Theatre (teatro a céu aberto onde são representadas peças do mais famoso escritor inglês), passamos pela OXO Tower e pelo Royal National Theatre e seguimos caminhando pelo Southbank até a London Eye.

É ali que ficam o London Dungeon, o Shrek Adventure e o Sea Aquarium.

Ah, antes de chegar na famosa roda-gigante, você ainda vai passar pelo Southbank Centre, um complexo cultural super legal, onde existem diversos foodtrucks e uma maravilhosa feira de livros usados debaixo da Ponte Waterloo.

Depois, cruzamos a Ponte de Westminster, vimos as Casas do Parlamento e o Big Ben em reformas e seguimos em direção a 10 Downing Street, a residência oficial do Primeiro-Ministro inglês.

Londres

London Eye
London Eye

Ponte de Westminster
Ponte de Westminster

Casas do Parlamento em Londres
Casas do Parlamento em Londres
Como já estava ficando tarde, deixamos para visitar a Abadia de Westminster, que fica ali pertinho, no dia 2 do nosso roteiro em Londres.

Seguimos em direção a Trafalgar Square, vimos a National Gallery (se tiver mais tempo, vale a visita, que é grátis, e tanto o acervo quanto o próprio edifício são espetaculares) e a Coluna de Nelson (que derrotou Napoleão na Batalha de Trafalgar), a Anália deu jeito de escalar os leões para tirar uma foto e continuamos caminhando até Leicester Square e seus cinemas gigantes.

Ali você vai encontrar lojas da M&Ms, da Lego, um Rainforest Cafe, Bubba Gump, Shake Shack e todas essas atrações estilo 'Broadway'.

Jantamos em Chinatown no Restaurante Mr Wu, um 'all you can eat' de comida chinesa por 8 libras.

Revigoradas pelo jantar, depois de caminhar bem mais de 8Km desde cedo da manhã, seguimos para a rotatória Piccadilly Circus, com a Estátua de Eros e os painéis luminosos gigantes. Ali tem uma farmácia Boots gigantesca, onde minha mãe e irmã compraram tudo o que não tinham comprado o dia inteiro 😏

Subimos a Regent Street espiando as vitrines da Uniqlo, Nespresso, Barfour, Burberrys...passamos na famosa Savile Row e na Carnaby Street e ainda fomos caminhando até o cruzamento de Oxford Circus, onde minhas pernas pediram arrego!

Veja mais: Onde ficar em Londres: dicas de hospedagens boas e baratas na capital inglesa

Leicester Square
 Trafalgar Square

Leicester Square em Londres
Leicester Square em Londres

Leicester Square em Londres

Chinatown em Londres
restaurante em Chinatown

Londres

Londres

Londres

Dia 2 em Londres

Acordamos cedo e seguimos para Greenwich num dos típicos ônibus londrinos vermelhos de 2 andares.

Já contei tudoooo sobre Greenwich aqui:O que fazer em Greenwich, Londres

Voltamos de Greenwich até a área central de Londres de ferry (barco), que você pega ali no Greenwich Pier, no centrinho de Greenwich, ao lado do centro de informações turísticas.

A nossa volta de ferry de Greenwich até Westminster custou £ 7,50 - é um passeio de barco fantástico por Londres, super panorâmico, e bem barato!

Você passa por Canary Wharf, uma região financeira super moderna de Londres. Repito: esse passeio de barco vale a pena! Você vai vendo diversos pontos turísticos de Londres a partir do Rio Tâmisa, de uma perspectiva bem diferente.

passeio de barco pelo Rio Tâmisa em Londres
passeio de barco pelo Rio Tâmisa em Londres

passeio de barco pelo Rio Tâmisa em Londres
galeria Tate Modern vista de um passeio de barco pelo Rio Tâmisa em Londres
Desembarcamos do ferry em Westminster e seguimos direto para a Abadia de Westminster, pois queríamos aproveitar a missa Evensong das 15hs para visitar a igreja sem precisar pagar ingressos.

O ruim de conhecer a abadia desta forma é que não dá para conhecer todos os detalhes e nem fotografar, pois você está lá para assistir a uma cerimônia religiosa, e não para fazer uma visita turística, mas é um jeito de economizar em ingressos se o seu orçamento não é ilimitado! E também uma bela forma de descansar as pernas exaustas e ouvir o coral entoar músicas lindas de graça!

Saímos da abadia, compramos coisas gostosas para comer num mercado e fomos fazer um piquenique no St. James's Park, que estava lindo com as cores do outono chegando, tão lindo quanto eu lembrava dele na primavera!

Abadia de Westminster
Abadia de Westminster

Abadia de Westminster

Abadia de Westminster

Abadia de Westminster
horários das missas na Abadia de Westminster, quando você pode entrar na igreja sem pagar ingresso -
mas não pode fazer visita turística, nem fotografar

Abadia de Westminster

Depois fomos ao Palácio de Buckingham, cujos ingressos são difíceis de se conseguir na véspera - é melhor comprar online com antecedência.

A casa da Rainha só abre ao público de 20 de julho a 29 de setembro, a partir das 9:30hs. O tour leva em torno de 2h30min.

Não existem banheiros disponíveis durante a visita, então vá preparado! Ah, e não é permitido fotografar os State Rooms - somente na área externa do Palácio.

Os ingressos são bem salgados: 25 libras para adultos e 14 libras para menores entre 6 e 17 anos.

Palácio de Buckingham
Palácio de Buckingham

Palácio de Buckingham
Guarda Real no Palácio de Buckingham

Palácio de Buckingham
bilheteria do Palácio de Buckingham - todo mundo compra ingressos com antecedência

Palácio de Buckingham

Continuamos nosso passeio passando pelo Green Park e caminhamos pelo The Mall até o Admiralty Arch.

No caminho, entramos à direita na Horse Guards Road e fizemos um desvio para conhecer a Horse Guards Parade, um espaço aberto onde são celebrados eventos militares como o 'Trooping the Colour' (cerimônia de comemoração do aniversário da Rainha).

Depois, passamos novamente por Trafalgar Square, fomos até Covent Garden Piazza (muitas lojas e restaurantes), vimos a Royal Opera House e o London Transport Museum e fomos jantar no Soho, um dos bairros mais animados de Londres, cheio de restaurantes e lojas legais.

Se você viaja com criança, saiba que acontecem muitas apresentações de 'street artists' em Covent Garden Piazza - o Lipe amou e não queria sair de lá hehehe...

Admiralty Arch
Admiralty Arch, Londres

Trafalgar Square, o coração de Londres
Trafalgar Square, o coração de Londres

Covent Garden
Covent Garden

Londres

Soho, Londres
Soho, Londres - uma área bem animada para passear à noite

Dia 3 em Londres

Fomos de metrô até Camden Town, o bairro punk de Londres.

Logo que você sai da estação de metrô, se depara com uma infinidade de lojinhas vendendo bugigangas - é ali, com certeza, o melhor lugar para comprar souvenirs em Londres!

Depois vimos as comportas de Camden Lock, passeamos pelo Stables Market, que são antigos estábulos de cavalos convertidos em um mercado super legal, tiramos fotos com a estátua da Amy Winehouse, que era nativa do bairro, procuramos os grafites do Banksy (encontramos apenas 2, debaixo das pontes do Regent´s Canal), conhecemos a loja Cyberdog, que é uma viagem futurista e fizemos comprinhas nas lojinhas de rua.

Ainda fomos até o Regent's Park caminhando pelas margens do Regent's Canal e ficamos impressionadas em encontrar um lugar bucólico como aquele no meio da metrópole!

Adorei o passeio pelo canal, os barcos bem estreitinhos, os salsos-chorões - que paz!

Camden Town
lojas de rua em Camden Town

Camden Town

Camden Town
não há o que não haja em Camden Town

Camden Town
Camden Town é um ótimo lugar para comprar bugigangas em Londres

Camden Town
Camden Lock

Camden Market
Camden Market

Camden Market

Camden Market
Stables Market

Camden Town
fotos com a estátua da Amy Winehouse em Camden Town

Camden Market
Camden Market

Camden Town

loja cyberdog

loja cyberdog
loja futurista Cyberdog em Camden Town

Regent's Canal em Londres

Regent's Canal em Londres
Regent's Canal em Londres

Regent's Canal em Londres

Banksy em Camden Town
Banksy em Camden Town
Depois voltamos de metrô até o British Museum, o museu mais antigo do mundo - é só descer na estação de Tottenham Court Road.

A entrada no British Museum é grátis e o Great Court (saguão principal) é uma maravilha da arquitetura.

O acervo do Museu Britânico é um dos maiores do mundo, com quase 8 milhões de peças que contam a história das conquistas culturais da humanidade desde o início dos tempos. É difícil limitar seu tempo lá dentro a 3hs, e nós extrapolamos, pois não poderíamos sair de lá sem ver as peças mais importantes do museu: a Pedra da Rosetta, as esculturas do Partenon, o Gato de Gayer-Anderson, as múmias egípcias, os moais da Ilha de Páscoa, o Tesouro de Oxus, o Jogo Real de Ur e o guerreiro Samurai.

Depois de tanta cultura, um pouco de consumo na Oxford Street, especialmente na loja Primark, que fica ali pertinho do museu, para encerrar com chave de ouro mais uma visita a Londres, que certamente não foi a última!

Museu Britânico
Museu Britânico
Museu Britânico
múmias egípcias no Museu Britânico

Museu Britânico

Museu Britânico
Gato de Gayer-Anderson no Museu Britânico

4 dicas infalíveis para quem vai a Londres

  1. Leve um guarda-chuva portátil na mochila, pois é comum chover;
  2. Use sapatos confortáveis, pois você vai andar muito;
  3. Use o app do Google Maps no seu celular para te levar a todos os lugares; e
  4. Aproveite as visitas a lojas de departamentos, restaurantes e pontos turísticos para usar o banheiro.
Londres
quando a distância for grande, é só usar o Underground (metrô)

The Shard
dá para acreditar num banheiro com esta vista de Londres? só no The Shard!

Trocando euros ou dólares por libras em Londres

Aviso importante para quem vai a Amsterdam E Londres/Greenwich/Windsor: compramos 100 libras por 113 euros em Amsterdam e 100 libras por 125 euros em Londres. A cotação na Inglaterra estava bem pior do que na Holanda!

Em Amsterdam, compramos libras com euros pela cotação de 1,13 euros por libra.

Em Windsor, ainda conseguimos trocar euros com a cotação de 1,17 euros por libra, mas em Londres a cotação estava abusivos 1,25 euros por libra! 😣

No centro de informações turísticas Discover Greenwich, em Greenwich, eles trocam euros por libras também - trocamos lá a 1,21, e foi a melhor cotação que conseguimos na Inglaterra e Gales! 

Ou seja: se você for a Amsterdam antes de ir à Londres, compre libras em Amsterdam! Vai ser uma boa economia! Se não, aproveite a sua ida a Greenwich para trocar euros por libras! A cotação lá é melhor do que no centro de Londres.

Leia mais: O que fazer em Greenwich, Londres

Em qualquer caso, não troque dinheiro no Aeroporto London City de jeito nenhum: a cotação era absurda - 1,65 euros por libra!

Se alguém souber de algum 'money exchange' que tenha uma boa cotação para troca de euros em Londres, por favor deixe a dica na nossa caixa de comentários!

Greenwich, Londres
no centro de informações turísticas Discover Greenwich eles trocam euros por libras por uma cotação razoável

Chip de celular para usar na Inglaterra

Durante a nossa viagem pela Inglaterra, País de Gales, Holanda e França, usamos o chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa o tempo todo, e funcionou super bem - vocês viram a quantidade de stories que eu fiz, né!!

Recebi o chip em casa pelo correio (levou uns 4 dias para chegar), coloquei no celular dentro do avião, ativei os dados móveis e já chegamos na Europa conectadíssimas, usando o Google Maps desde o aeroporto!

Nós não vendemos chips de celular através do blog - nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - EasySim4U - para ver como comprar esses simcards e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar. 

No site tu encontras os preços dos planos que eles oferecem de acordo com o destino e com os planos de dados e voz que forem mais apropriados para a tua viagem.

Você conheceu Londres? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem pela Inglaterra, País de Gales, França e Holanda, usamos a hashtag #PVnaEuropa nas nossas redes sociais 😊

Fiz várias pastas de "destaques" desta viagem lá nos stories do Instagram - espia lá que tem muitas dicas úteis de Londres!

LondresLondres



Regent's Canal
Regent's Canal

Tower Bridge
Tower Bridge

Covent Garden em Londres
Covent Garden em Londres

Tower Bridge
cruzando a Tower Bridge de carrinho


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Veja fotografias e dicas das nossas viagens no Instagram.


Você também nos encontra aqui: Facebook / Twitter / Instagram / Pinterest / YouTube

O que fazer em Londres

O que fazer em Londres

O que fazer em Londres

O que fazer em Londres

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: