Menu

Holanda: 12 lugares para conhecer no país das tulipas, moinhos e tamancos

Planejando uma viagem à Holanda? Descubra 12 lugares incríveis para conhecer na Holanda e monte o seu roteiro de viagem pelo país!
Lugares para conhecer na Holanda_Keukenhof

Planejando uma viagem à Holanda? Descubra 12 lugares incríveis para conhecer na Holanda e monte o seu roteiro!

Fiz uma lista de lugares para conhecer na Holanda que vai te ajudar bastante na hora de planejar o teu roteiro de viagem pelo país.

Acabei de publicar um post completinho sobre Amsterdam e tudo o que você precisa saber para aproveitar a sua viagem à capital holandesa, mas PRECISO dizer a vocês que, embora seja um ótimo motivo, Amsterdam não é a única boa razão para uma viagem à Holanda.

Embora a capital seja a grande estrela de qualquer roteiro pela Holanda, não permita que Amsterdam seja o seu único foco - o país é cheio de cidades igualmente lindas, cheias de história, arte, arquitetura, cultura, tradições peculiares e boa gastronomia.

Quando fizemos a nossa viagem de motorhome pela Europa, passamos vários dias viajando pelo interior da Holanda, e muita gente nos perguntava "quando vão chegar em Amsterdam?", "porque não vão a Amsterdam?"

Quando mochilei pela Europa, aos 20 e poucos anos, estive algumas vezes em Amsterdam, com a minha mãe, sozinha e com a minha amiga Anita. Muitos anos depois, em 2011, voltei à capital holandesa com o Peg e o Lipe. Na 2ª viagem do Lipe à Holanda, era hora de finalmente conhecermos o interior da Holanda.

Aliás, o interior da Europa!

Nas minhas mochilagens pelo continente europeu, conheci todas as grandes capitais e muito pouco do interior. E eu recomendo demais conhecer o interior dos países europeus! O interior da Bélgica é um espetáculo, assim como o interior da França!

Se tiver mais do que 3 dias, tente desbravar um pouquinho as cidadezinhas fofas do interior, tenho certeza que vocês não vão se arrepender! Até porque não pode dizer que conhece muito bem a Holanda quem só esteve em Amsterdam 😉

Aliás, essa é justamente a graça de viajar de carro ou de motorhome! Se fosse para ficar apenas na capital, não teria sentido nenhum alugar um motorhome! Abaixo, quando eu escrevo sobre as nossas dicas para montar o seu roteiro na Holanda, eu explico melhor essa questão de alugar ou não um meio de transporte próprio (carro ou motorhome).

Mais do que os clichés de tulipas, moinhos e tamancos, a Holanda é Rembrandt, Vermeer e Van Gogh; é Delft, Gouda e Utrecht; são bicicletas, bondes, canais, brown cafes, porcelana e casinhas estreitas; é gente loira, bonita e alta; irreverência e tolerância com as diferenças; são queijos, cervejas, stroopwafels quentinhos e Vlaamse frites...um grande pequeno país!

Isso tudo para dizer que a Holanda é um lugar infinito, onde vou querer voltar sempre que surgir uma oportunidade. 

Tenho certeza que, depois que vocês descobrirem neste post quantos lugares incríveis existem para conhecer na Holanda, também vão ficar loucos para embarcar pra lá! Já estou ansiosa para voltar e fazer um roteiro incluindo Rotterdam, Maastricht, Texel, Den Haag, Leiden, Lisse e Haarlem!

Não é por nada que um antigo ditado holandês brinca que "Deus criou o mundo, mas os holandeses criaram a Holanda" 😜

Para te ajudar a planejar a tua viagem, listamos 12 lugares imperdíveis para conhecer na Holanda. Vambora??

Veja mais sobre a Holanda aqui no blog:


Lugares para conhecer na Holanda_Amsterdam
Amsterdam é linda, mas a Holanda não se resume à capital

Lugares para conhecer na Holanda_Zaanse Schans
tente explorar também um pouquinho do interior do país, onde a vida acontece num ritmo diferente

Dicas de roteiro na Holanda

Você terá que escolher os seus destinos favoritos na Holanda na lista abaixo e depois colocar no Google Maps para montar um roteirinho racional.

Lembre que a Holanda é bem pequenininha (o país inteiro é bem menor que vários estados brasileiros!), e os deslocamentos não são longos - é sempre bem rápido ir de uma cidade à outra!

É muito provável que você chegue na Holanda pelo Aeroporto Schiphol em Amsterdam. Leia mais sobre ele aqui.

A dica é começar os seus passeios pela Holanda justamente em Amsterdam

Aqui, vale fazer uma advertência:

Como já comentei no nosso guia de Amsterdam, viajar pela Holanda (e pela Europa em geral) de motorhome ou de carro alugado é super fácil e seguro. Mas preciso alertar que Amsterdam definitivamente não é uma cidade para transitar de carro, e muito menos de motorhome!

Alugar um carro durante a sua estadia lá só vai custar caro e te atrapalhar! É difícil encontrar um estacionamento por menos de € 20/dia, e você não vai poder usar seu veículo alugado para ir a lugar nenhum!

Só vale a pena alugar um carro ou motorhome para SAIR de Amsterdam para viagens pelo interior do país (foi o que fizemos).

Nós viajamos pela Holanda de motorhome, vindos da Alemanha: Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa

Mas, na nossa viagem de motorhome pela Holanda, rodamos apenas pelo interior do país, nem chegamos perto de Amsterdam, pois eu sabia que um motorhome em Amsterdam só iria causar confusão.

Se você quer conhecer Amsterdam e também o interior da Holanda, visite 1º a cidade, e depois pegue o carro ou motorhome alugado quando for SAIR de Amsterdam para conhecer o resto do país.

E mais um detalhe: se a sua intenção não é ir longe, mas apenas fazer passeios bate e volta, como Marken, Volendam, Edam, Zaanse Schans ou Keukenhof, também não vale a pena alugar transporte próprio.

Para ir passar o dia nestes lugares que ficam bem pertinho e retornar para dormir em Amsterdam, o melhor é usar o excelente sistema de transportes públicos e ir de trem ou ônibus. Isso vai te poupar muita incomodação para encontrar vagas de estacionamento.

Neste caso, vale a pena conferir se é mais conveniente ir de bus ou trem - nem sempre os ônibus são mais baratos! Pergunte aos locais, eles saberão te informar!

Para ir a Zaanse Schans, por exemplo, é melhor ir de trem, como expliquei aqui.

Para ver dicas de como chegar e circular em Amsterdam - trem, ônibus, carro, motorhome, avião,  bicicleta ou bonde clique aqui.

Se você decidir que vai ficar toda a sua estadia em Amsterdam e fazer apenas passeios bate e volta até cidadezinhas ali pelos arredores, veja aqui onde ficar em Amsterdam: dica de hotel bom e barato.

Lugares para conhecer na Holanda
é maravilhoso viajar de motorhome pelo interior da Holanda...

Lugares para conhecer na Holanda
...mas procure evitar os centros históricos das cidades - nunca é uma boa idéia tentar entrar dirigindo nestas ruazinhas estreitas onde apenas residentes podem estacionar!

Quanto tempo ficar na Holanda

máximo de tempo que você puder, claro! Se puder ficar um mês, seria o ideal! 😌

Explico: 3 dias inteiros são suficientes para ver as principais atrações de Amsterdam. Se quiser visitar vários museus ou fazer outros programas mais alternativos, vai precisar de uns 4 dias.

Para fazer passeios bate e volta, pense que precisará de 1 dia para cada um destes:
  • Zaanse Schans (meio dia)
  • Marken, Volendam e Edam (1 dia inteiro)
  • Haarlem (1 dia inteiro)
  • Parque Keukenhof (meio dia)
Ou seja: em uma semana já dá para ter um bom gostinho da Holanda, conhecendo bem Amsterdam e fazendo todos estes passeios ali pelos arredores 😃

    Mas, se você quiser ir um pouquinho além desses passeios enlatados bate e volta, que são super turísticos, e conhecer um pouquinho mais do interior da Holanda, vai precisar de mais uns dias...pelo menos 1 dia para cada uma das cidades a seguir:
    1. Utrecht
    2. Gouda
    3. Delft
    4. Kinderdijk
    Eu recomendo muito que você faça esse 'esforço' de ir para o interior do país - é de enlouquecer de bonito!

    Resumo da história: em 11 dias você consegue conhecer tudo o que nós mais amamos na Holanda! 💓

    Lugares para conhecer na Holanda_Gouda
    Gouda, a terra do queijo

    Lugares para conhecer na Holanda_Amsterdam
    a capital Amsterdam

    Lugares para conhecer na Holanda_Kinderdijk
    moinhos de vento de Kinderdijk

    Passeios bate e volta de Amsterdam

    Como já comentei acima, existem 4 passeios bate e volta de Amsterdam que são os mais comuns entre os brasileiros que visitam a Holanda:
    1. Zaanse Schans (meio dia)
    2. Marken, Volendam e Edam (1 dia inteiro)
    3. Haarlem (1 dia inteiro)
    4. Parque Keukenhof (meio dia)
    Um outro passeio bate e volta bem comum entre os turistas que visitam Amsterdam é o Castelo Muiderslot.

    Se você é do tipo que morre de medo de fazer qualquer passeio sozinho, de forma independente, esta pode ser uma solução: existem diversos tours de ônibus de dia inteiro ou de 1/2 dia que partem de Amsterdam e visitam vários vilarejos nos arredores, como Marken, Volendam, Edam e Zaanse Schans, por exemplo. 

    O lado positivo destes passeios guiados é que você não precisa se preocupar com meios de transporte, comprar bilhetes, encontrar seu caminho...eles praticamente te levam pela mão. 

    Os pontos negativos destes tours são o custo alto (mais do que o triplo que você gastaria fazendo tudo por conta própria) e a pressa: você tem a sensação de que está sempre correndo, tem 30min aqui, 1h ali...eu sempre tenho vontade de abandonar estes passeios na metade para poder ficar mais tempo em algum lugar de que gostei. Para quem curte fotografar, é um Deus-nos-acuda! 😜

    A Barbara fez um destes tours guiados saindo de Amsterdam que incluiu Zaanse Schans, Volendam e Marken. Ela contou todos os detalhes aqui: 4 dias em Amsterdam com criança

    Ah, e ela foi ao Keukenhof num passeio de 1/2 dia também! Se você tem interesse, não deixe de ler o post dela! 

    Mas saiba que é perfeitamente possível fazer todos estes passeios bate e volta de Amsterdam de forma totalmente independente, por sua própria conta, no seu tempo, de ônibus, trem e balsa.

    Eu mesma já fui a Marken, Volendam e Zaanse Schans por conta própria, e foi super tranquilo e barato!

    Lugares para conhecer na Holanda_Keukenhof
    Keukenhof, o Jardim da Europa

    Lugares para conhecer na Holanda_Zaanse Schans
    Zaanse Schans, um lugar para ver tudo de mais holandês que há nesta vida: moinhos, tamancos, queijos e tulipas!

    1 Amsterdam

    Amsterdam é uma cidade irreverente e acolhedora, que tem uma mistura literalmente intoxicante de arte, história e arquitetura com brown cafés, atitudes liberais, gente bonita, música nas ruas, mercados ao ar livre e uma indústria do sexo que virou atração turística.

    A capital holandesa é uma cidade cheia de atrações turísticas, um destino ideal tanto para jovens mochileiros, famílias com crianças e também viajantes mais velhos. Tem pontos turísticos para todos os gostos! 

    Estive em Amsterdam várias vezes nos últimos 20 anos, eu ainda devia aqui no blog um post completo sobre a cidade, com todas as minhas dicas do que acho importante que você saiba antes de embarcar numa aventura por Amsterdam. Paguei a minha dívida com este post que é um verdadeiro guia de Amsterdam: aqui vocês encontram dicas de como chegar, qual a melhor época para ir, o que fazer em Amsterdam, como circular pela cidade, onde comer, onde ficar, custos das coisas, curiosidades: 


    Nunca esqueço o quanto fiquei maravilhada com Amsterdam na minha primeira vez lá! E, todas as vezes que voltei à cidade, pude ver o mesmo olhar maravilhado nos meus companheiros de viagem! Não há quem não se encante com as ruazinhas estreitas, as casinhas ainda mais estreitinhas - e às vezes completamente tortas, os canais arborizados refletindo os prédios históricos super bem preservados, as casas-barco, os artistas de rua, o Bairro da Luz Vermelha, as igrejas, os mercados, os parques e praças, a vida noturna e os coffee shops, os museus cheios de história e de obras de arte...

    Amsterdam tem aproximadamente 1000 anos, tendo passado por todas inúmeras fases históricas, e a sua arquitetura reflete a idade avançada da cidade, com edifícios de todos os períodos espalhados por todo lado, formando uma mistura arquitetônica impressionante!

    Leia mais:

    Onde ficar em Amsterdam: dica de hotel bom e barato

    Lugares para conhecer na Holanda_Amsterdam
    os canais de Amsterdam são a coisa mais linda, em qualquer época do ano!

    Lugares para conhecer na Holanda_Amsterdam
    Amsterdam tem aproximadamente 1000 anos de história, e sua arquitetura reflete a idade

    Lugares para conhecer na Holanda_Amsterdam
    Amsterdam, Holanda

    2 Zaanse Schans

    Já falei e repito: Zaanse Schans é o melhor passeio bate e volta de Amsterdam. O mais fácil de fazer por conta própria e o mais barato. Acho imperdível, especialmente para quem não tem planos de ir conhecer os moinhos de Kinderdijk, que ficam bem mais longe de Amsterdam. 

    Já publiquei um post completo onde você vai encontrar tudo o que precisa saber para aproveitar a sua visita ao lindo vilarejo holandês de Zaanse Schans: como chegar, quanto custa, o que fazer, onde ficar e também o que comprar na típica vila dos moinhos da Holanda:


    Zaanse Schans é um bairro de Zaandam, bem pertinho de Amsterdam, conhecido por seus moinhos e casas históricas super bem preservadas dos séculos 17 a 19.

    Embora a Holanda tenha inúmeros moinhos espalhados por todo o país, são raros os lugares como Zaanse Schans e Kinderdijk, onde é possível ver vários deles num só local, conhecê-los por dentro e aprender sobre a história e utilidade dos moinhos de vento.

    O vilarejo surgiu em 1574 e hoje Zaanse Schans é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO. O lugar era uma pequena vila, até que, entre 1961 a 1974, eles tiveram a preocupação em preservar os edifícios antigos de toda a região do Zaanstreek e levaram todos para a vizinhança de Zaanse Schans, onde foi tudo perfeitamente restaurado e hoje o vilarejo se tornou um museu ao ar livre, que atrai turistas do mundo inteiro em passeios bate e volta desde Amsterdam.

    Todos os moinhos históricos espalhados pela região e que já não eram mais utilizados nos lugares onde estavam foram desmontados e remontados em Zaanse Schans, ao longo do rio.

    O bairro tem muitos moinhos em funcionamento (alguns deles transformados em museus e lojinhas de produtos típicos), tamancos, vaquinhas, ovelhas, cabras e galinhas pastando, as pessoas que trabalham nas lojas usam roupas típicas, e você ainda verá stroopwafels, bicicletas e queijos holandeses!

    É como se fosse um pequeno 'resumo' da Holanda num só lugar, uma 'mini-cidade', onde você vai passeando e aprendendo sobre a cultura e as tradições holandesas, a história do país, as construções típicas e os moinhos centenários. 

    Não deixe de conhecer o Museu dos Tamancos e a fábrica de queijos durante a sua visita a Zaanse Schans!

    Você não precisa mais do que 4hs para ir a Zaanse Schaans e voltar a Amsterdam, então dá para unir esse passeio bate e volta com alguma outra daytrip ou com outras atrações em Amsterdam. 

    Lugares para conhecer na Holanda_Zaanse Schans
    Zaanse Schans é um pequeno resumo de tudo o que há de bom na Holanda!

    Lugares para conhecer na Holanda_Zaanse Schans
    não deixe de conhecer o Museu dos Tamancos em Zaanse Schans

    Lugares para conhecer na Holanda_Zaanse Schans
    Zaanse Schans, Holanda

    3 Volendam

    Fomos de Amsterdam para Volendam de ônibus, que pegamos ali pertinho da Estação Central de Amsterdam. A viagem de ônibus leva apenas 30min.

    Volendam é uma pequena e antiga vila de pescadores bem pertinho de Amsterdam, com arquitetura do século 17, barcos de pesca e um ar bem bucólico.

    Você não precisa mais do que 3hs para conhecer o dique e o centro histórico do vilarejo, que tem pouco mais de 20 mil habitantes e inúmeras lojinhas de souvenirs e restaurantes.

    Muitas pessoas ainda usam roupas típicas holandesas em Volendam, e existem lugares onde você pode inclusive se vestir à caráter e tirar fotos como um verdadeiro holandês! O traje típico da região de Volendam é um dos mais conhecidos da Holanda - com certeza você já viu em alguma foto do país!

    No dique você consegue perceber que o nível da água fica acima do nível da vila de pescadores - algumas das casinhas tipicamente pintadas de verde ficam beeem abaixo do nível da água! É impressionante!

    Não deixe de ir conhecer a Cheese Factory Volendam! Eles fazem uma demonstração sobre como os queijos são produzidos lá, tem muitas degustações grátis por toda a loja e tudo o que vocês puderem imaginar que tenha a ver com queijo tem à venda lá!

    Coloque Volendam na sua lista de lugares para conhecer na Holanda e, se estiver com o tempo muito curto, dê preferência para Volendam e Zaanse Schans antes de Marken e Edam.

    Lugares para conhecer na Holanda_Volendam
    Volendam, Holanda

    4 Marken

    Depois de muito passear em Volendam, pegamos o ferry (balsa) de lá para Marken.

    O ferry se chama Marken Express e a viagem dura 25min.

    Marken é uma ilha que é considerada patrimônio nacional por causa das casas antigas e tradicionais. Assim como em Volendam, em Marken muita gente também usa trajes típicos holandeses, o que nos dá uma sensação de volta ao passado.

    Não é permitido entrar de carro em Marken - se você tiver alugado um carro ou motorhome, deixe estacionado no estacionamento que fica do lado de fora do vilarejo, e vá caminhando.

    Há um museu sobre a história da ilha chamado Marker Museum, e também não deixe de visitar a famosa fábrica de tamancos de Marken!

    Para voltar de Marken até Amsterdam, é só pegar o ônibus, que leva apenas 25min.

    A Barbara também foi até Volendam e Marken com a família e contou tudo aqui: 4 dias em Amsterdam com criança

    Lugares para conhecer na Holanda_Marken
    Marken, Holanda

    5 Edam

    O Mercado de Queijo de Edam existe desde a Idade Média, e desde esta época é o foco da atenção de quem vai até a cidade. Era lá que os agricultores levavam seus queijos para serem pesados, vendidos e exportados para todo o mundo. 

    Em 1520 Edam recebeu o direito de ser a sede do mercado, e 50 anos depois, o direito de ser 'casa de pesagem de queijo' foi concedido perpetuamente. Na época, este título era muito importante (Gouda também tinha esta concessão). Em função disto é que os queijos produzidos em Gouda e Edam levam os nomes das cidades.  

    Mas, em 1922, o mercado de queijos foi fechado, quando os queijos começaram a ser feitos em fábricas. Foi graças ao turismo que o mercado foi restaurado no seu lugar original e, hoje em dia, eles 'encenam' reconstituições históricas do antigo mercado medieval de queijo todas as quartas-feiras, das 10:30 às 12:30hs, durante o verão (apenas em julho e agosto). 

    A cidade de Edam data do século 14, e fica a uns 20Km de Amsterdam e menos de 5Km de Volendam. Para chegar a Edam, vá com o mesmo ônibus que te leva a Volendam!

    Mesmo se você for lá fora do verão, quando não há encenação do mercado de queijo à moda antiga, a cidadezinha não vai te decepcionar: Edam tem várias pontes levadiças de madeira, como a Kwakelbrug, uma mais bonitinha do que a outra, e é um charme para um passeio à pé. 

    O queijo Edam é delicioso - para quem não lembra, é aquele que vem redondinho, dentro de uma capa de cera vermelha, meio adocicado. Não deixe de experimentar!

    Lugares para conhecer na Holanda_Edam
    Edam, Holanda

    6 Haarlem

    Eu nunca fui a Haarlem, que fica a menos de 20min de distância de trem de Amsterdam, e morro de vontade de conhecer, por isso fiz questão de incluir a cidade aqui nesta lista de lugares para conhecer na Holanda. 

    No século 13, a cidade era muito importante e poderosa. Desde 1630 Haarlem é o maior centro de comércio de tulipas na Holanda. 

    Nos últimos séculos, foi saqueada e incendiada, mas muitas de suas principais atrações permanecem intactas ou restauradas no centro histórico, nos arredores da Grote Markt, a praça central. 

    Alguns lugares que anotei para conferir quando formos lá:
    • Amsterdamse Poort, de 1355
    • Grote Markt: Prefeitura Municipal, Vleeshal (antigo mercado de carnes que hoje é um museu), Hoofdwacht (guarita do século 17), Grote Kerk (catedral), Igreja de São Bavão
    • Kruisbrug
    • Moinho de Adriaan de 1778
    • Canais, bicicletas, arquitetura típica e ruas charmosas
    • Museus e cervejarias (a mais famosa é a Jopenkerk, do século 15, localizada numa igreja) 
    • Corrie ten Boom Huis (ela sobreviveu aos campos de concentração e ajudou muitos judeus a se esconderem na sua casa escapando da perseguição nazista - visita gratuita)
    É possível explorar a cidade de Haarlem inteirinha em um dia, visitando os principais pontos turísticos. A estação de trem fica pertinho do centro histórico e você passeia por tudo a pé. 

    Um excelente bate e volta de Amsterdam!

    Lugares para conhecer na Holanda_Haarlem
    Haarlem, Holanda

    7 Keukenhof

    A visita ao Parque Keukenhof provavelmente é a daytrip mais comum entre os visitantes que viajam a Amsterdam na primavera, entre março e maio.

    Os jardins de flores de Keukenhof tem mais de 7 milhões de tulipas, narcisos e jacintos, que dão um show de cores e perfumes durante 8 semanas do ano. O lugar é conhecido como Jardim da Europa.

    Localizado nos arredores de Amsterdam, em Lisse, o Parque Keukenhof é o maior jardim de flores do mundo. Aberto do final de março ao final de maio, o parque é uma visão espetacular de tulipas e outras flores. A melhor época para visitar é na metade de abril, quando todas as flores já desabrocharam.

    O parque é gigante e foi aberto ao público em 1949 - desde então, recebe milhões de visitantes todos os anos.

    O parque abre às 8hs da manhã e a última entrada é as 18hs, pois o parque fecha às 19h30min. A dica é chegar antes das 8hs da manhã, para pegar o parque ainda bem vazio, ou no final da tarde, lá pelas 17hs, quando ele esvazia de novo. Na metade do dia, fica superlotado, e meio insuportável...

    Ah, e durante a semana também fica mais vazio do que aos finais de semana!

    Programe-se para passar em torno de 3hs no parque, e mais 2hs de transporte ida e volta para Amsterdam. Assim como Zaanse Schans, a visita ao Parque Keukenhof é um passeio de meio dia, então dá para unir essa atração bate e volta com alguma outra daytrip ou com outras atrações em Amsterdam mesmo.

    Também dá para encaixar uma visita aos centros históricos de Lisse ou Leiden, pois o parque fica localizado pertinho das 2 cidades.

    O ingresso no parque custa 17 euros e você deve comprar antecipadamente online no site oficial para economizar tempo nas filas. Existem opções de ingressos combinados que incluem transporte, verifique a melhor opção pra você! Como não existe trem até o parque, a melhor opção é ir de ônibus.

    A Holanda - é mundialmente conhecida pelas suas tulipas. Essas flores, cultivadas em bulbos, são tão típicas que é praticamente impossível imaginar a Holanda sem tulipas. As tulipas são cultivadas em larga escala na Holanda desde a Idade de Ouro Holandesa, no século 17, quando arte, ciência e o comércio floresceram no país, e os produtores de tulipas holandeses dominam o cultivo mundial de bulbos de tulipas, produzindo bilhões de bulbos por ano.

    Assim como os tamancos e os moinhos, as tulipas são os souvenirs preferidos de todos os turistas - um dos souvenirs mais vendidos na Holanda são justamente os tamancos cheios de sementes de tulipas: 1 tamanco de porcelana com sementes custa 3 euros, enquanto que 3 tamancos recheados de sementes custam 7,50 euros.

    A Barbara visitou o Parque Keukenhof com a família e contou tudo aqui: 4 dias em Amsterdam com criança

    Nas minhas viagens de ônibus pela Holanda, lembro de passarmos por inúmeras plantações de tulipas - eram campos intermináveis, com tulipas de todas as cores possíveis, nos arredores de Leiden! Se você for à Holanda na primavera, não deixe de sair de Amsterdam para dar uma espiada nesses campos de flores infinitos e perfumados!

    Lugares para conhecer na Holanda_Keukenhof
    mapa do Parque Keukenhof

    Lugares para conhecer na Holanda_Keukenhof
    os campos de tulipas já começam a aparecer no caminho para o Parque Keukenhof

    8 Muiderslot

    O Castelo de Muiden é um castelo holandês construído em 1285 com função de defesa, localizado na foz do Rio Vecht, cerca de 15Km a sudeste de Amsterdam, em Muiden.

    É um dos castelos mais conhecidos na Holanda, e já serviu de cenário para muitos programas ambientados na Idade Média.

    O Muiderslot conta mais de 700 anos da história holandesa e, se você nunca visitou um castelo 'de verdade', é um bate e volta imperdível na sua viagem pela Holanda.

    Eles fazem demonstrações de falcoaria que as crianças adoram, não perca! Os pequenos (e grandes) viajantes que gostam de histórias de cavalheiros, instrumentos medievais de tortura, armas e armaduras vão adorar a visita ao castelo hehehe...

    O horário de abertura do castelo é das 10 às 17hs, e os ingressos para adultos custam 15,50 euros, para crianças entre 4 e 11 anos custam 9 euros e crianças até 3 anos visitam o castelo de graça. Se você tem algum passe de descontos de Amsterdam, verifique se a entrada não fica grátis.

    Com o ingresso, está incluído um audio-guia gratuito.

    A melhor forma de chegar em Muiderslot é de ônibus, veja a melhor rota no Google Maps ou pergunte a algum local em Amsterdam. O endereço é Rijksmuseum Muiderslot Herengracht 1 1398 AA Muiden.

    Para mais informações, veja o site oficial

    Lugares para conhecer na Holanda_Castelo de Muiden
    Castelo de Muiden, Holanda

    Lugares para esticar o roteiro pela Holanda

    A Holanda é o tipo de país - como a Itália, por exemplo - onde é difícil encontrar lugar feio. Tudo é bonitinho, lindinho, arrumadinho, parecendo uma casinha de bonecas.

    Tenho muita vontade voltar lá de novo para conhecer Rotterdam, Maastricht, Texel, Den Haag, Leiden, Lisse e Haarlem. Tem um monte de lugares incríveis para conhecer na Holanda!

    Nunca dá tempo de conhecer TUDO o que a gente gostaria né?? Mesmo já tendo ido várias vezes lá, ainda existem muitos lugares que eu gostaria de visitar na Holanda.

    Nesta lista abaixo, contudo, vou tentar resumir e colocar apenas as cidadezinhas do interior holandês que nós já conhecemos e indicamos muito.

    Veja nosso roteiro pelo interior da Holanda aqui: Roteiro para uma viagem de motorhome de 30 dias pela Europa

    Lugares para conhecer na Holanda_Kinderdijk
    moinhos de vento em Kinderdijk, no sul da Holanda

    9 Utrecht

    Utrecht é a cidade mais antiga da Holanda, e uma das mais bonitas do país, com um incrível centro histórico medieval e muitos elementos góticos na arquitetura que dão um toque 'artístico' às atrações turísticas.

    É a 4ª maior cidade da Holanda, e também o centro religioso do país desde o século 18.

    Os principais pontos turísticos de Utrecht são:
    • Domtoren, a maior igreja em estilo gótico da Holanda, construída entre 1284 e 1520, com uma torre de 112m de altura
    • Catedral de Saint Martin, um feito arquitetônico em estilo gótico que começou a ser construído em 1254 e só foi concluído mais de 200 anos depois
    • Casa Rietveld Schroder, que é Patrimônio da Humanidade
    • Museu Speelklok, com uma famosa coleção de relógios, caixas de música e instrumentos musicais
    • Molen Rijn en Zon, fora do centro histórico - imperdível moinho de 1913
    Mas, mais do que 'ticar' atrações turísticas, o mais legal em Utrecht é passear pelas suas ruas estreitas, conhecer o incrível sistema de canais criados para que o Rio Reno não invadisse o centro da cidade e apreciar a arquitetura medieval da cidade.

    O complexo sistema de canais de Utrecht é super interessante de conhecer porque é diferente de Amsterdam - foi projetado na Idade Média para que as mercadorias vindas pelo Rio Reno abastecessem a cidade - hoje em dia esses porões formam um incrível conjunto arquitetônico que abriga lojas, bares e restaurantes.

    A cidade é sim um pouco parecida com Amsterdam pelos canais, arquitetura e pelas milhares de bicicletas - mas uma Amsterdam mais calma, menos cheia de turistas - e os próprios canais de Utrecht são bem diferentes dos de Amsterdam, como falei acima, inclusive com moradias bem abaixo do nível das calçadas.

    Utrecht, para mim, é mais 'cidade', e menos 'cenário' do que Amsterdam. Uma cidade para passear a pé ou, no verão, de bicicleta. Um lugar lugar incrível para conhecer na Holanda, que definitivamente merece a sua visita!

    Leia o post completo com todas as nossas dicas de Utrecht aqui: A Holanda não se resume a Amsterdam

    Lugares para conhecer na Holanda_Utrecht
    passeando em Utrecht

    Lugares para conhecer na Holanda_Utrecht
    Domtoren, a maior igreja em estilo gótico da Holanda

    Lugares para conhecer na Holanda_Utrecht
    os canais de Utrecht são bem diferentes dos de Amsterdam, com moradias bem abaixo do nível das calçadas

    10 Gouda

    Gouda é uma típica cidade holandesa, com muitos canais e edifícios antigos lindíssimos.

    É um lugar perfeito para uma esticadinha, devido às ótimas conexões de trem, pois fica pertinho de Amsterdam, Rotterdam e Den Haag, além de Utrecht

    A cidade de Gouda, assim como Edam, é mundialmente conhecida pelo queijo de mesmo nome que é produzido nos arredores, mas também é famosa na Holanda por ter sido lá que foram inventados os stroopwafels.

    Stroopwafels são doces tipo wafels, redondos e recheados com caramelo, criados em Gouda no começo do século 19. Você encontra stroopwafels à venda em qualquer supermercado da Holanda, mas as versões empacotadas não são nem de longe parecidas com os stroopwafels quentinhos artesanais com caramelo escorrendo que você come em Gouda - não deixe de experimentar um original! 😋

    O queijo Gouda você pode experimentar e comprar em inúmeras lojinhas na rua principal da cidade - as marcas mais famosas são Uniekaas, Haastrecht, Stolwijk e Reeuwijk.

    Esse queijo é produzido desde o século 17 da mesma forma, em fazendas nos arredores de Gouda.

    Aliás, se você pesquisa 'Gouda? no Google, o que mais aparece é infomação sobr eo famoso queijo de casca amarela - há bem pouca informação turística sobre a cidade em si!

    Veja aqui o post completo que escrevi sobre a nossa visita a GoudaMuito mais do que um tipo de queijo

    Não vá embora sem tirar uma fotinho 'jacú' abraçado numa pilha de enormes queijos (de mentirinha) - você encontra esses queijos 'fake' por toda a cidade!

    A atrações turísticas mais importantes de Gouda são:
    1. Stadhuis: o maravilhoso edifício da Prefeitura, em estilo gótico do século 15, com janelas vermelhas, bem no meio da praça central
    2. Markt: a enorme praça central, cercada de edifícios com aquela típica arquitetura holandesa de 3 andares e fachadas estreitinhas, da época em que os impostos eram cobrados de acordo com o tamanho da fachada do prédio
    3. Sint Janskerk: uma igreja linda com vitrais impressionantes de 1530, dedicada ao santo patrono da cidade, São João Batista, que começou a ser construída no século 14 e só foi concluída, depois de vários incêndios, no século 16
    4. Waag: local onde os queijos eram pesados e são comercializados até hoje, desde 1668 - no térreo há uma lojinha de souvenirs (e de queijos, claro!), e também um museu que conta a história do comércio de queijo em Gouda e região
    O centrinho da cidade é bem compacto e totalmente cercado por canais, a apenas 5 minutos (a pé) da estação de trens.

    Ao redor da praça Markt, você vai encontrar vários restaurantes e cafés - eu diria que é o melhor lugar da cidade (e provavelmente o mais caro) para sentar numa mesinha e ficar vendo a vida passar com uma boa cerveja holandesa bem na minha frente 😉

    Duas curiosidades sobre Gouda:
    1. Há uma lei municipal em Gouda que estabelece que nenhum prédio da cidade pode ser mais alto que o da Prefeitura
    2. Durante a 2ª Guerra Mundial, os vitrais da Igreja Sint Janskerk foram removidos e escondidos, para serem preservados da destruição
    E, para quem vai a Gouda no verão, fica a dica: há um famoso mercado de rua (como em Edam) - o Gouda Cheese Market - que acontece na praça Markt nas quintas-feiras de manhã, onde o queijo é comercializado como antigamente - deve ser fantástico ir lá participar deste verdadeiro 'ritual' de venda do queijo!

    Eu amei passear em Gouda - a cidadezinha é super fácil de se orientar e a praça central é muito linda! Coloque Gouda na sua lista de lugares para conhecer na Holanda!

    Lugares para conhecer na Holanda_Gouda
    ruazinhas de Gouda enfeitadas para o Natal

    Lugares para conhecer na Holanda_Gouda
    queijos locais à venda em Gouda

    Lugares para conhecer na Holanda_Gouda
    muitas fotos com o maravilhoso edifício da Prefeitura de Gouda, em estilo gótico do século 15

    11 Delft

    Dentre todas as cidadezinhas holandesas que conhecemos na nossa viagem de motorhome pela HolandaDelft foi a minha preferida, a que eu achei mais charmosinha, romântica e simpática!

    Sabe amor à primeira vista?? Eu moraria lá fácil, fácil!

    Delft é uma cidadezinha pitoresca localizada no sul da Holanda, mundialmente conhecida pela sua porcelana azul e branca, conhecida por Delft Blue, que tem sido produzida na cidade desde o século 17.

    Entre 1600 e 1800, essa porcelana era popular entre as famílias ricas, que exibiam suas coleções umas às outras. Apesar do nome 'porcelana' usado pelos criadores, ela era apenas uma versão mais barata da verdadeira porcelana chinesa.

    Em seu apogeu, chegaram a existir 33 fábricas de porcelana em Delft - de todas estas, resta apenas a Royal Delft, empresa que continua produzindo a porcelana de Delft de acordo com os métodos tradicionais.

    Nas inúmeras lojinhas de souvenir ao redor da praça do mercado - Grote Markt - é possível ver a porcelana típica de Delft.

    Delft é uma das cidades históricas mais bem preservadas da Holanda, onde você pode passear pelos canais tranquilos, passando por caminhos charmosos e românticos, que parecem saídos de um livro de história, e deixam transparecer como deve ter sido a ‘Velha Holanda’.

    Fiquei o tempo todo me sentindo como se estivesse dentro de uma pintura de Vermeer, pintor que nasceu e viveu lá!

    Se você assistiu ao filme 'Moça com brinco de pérola', vai lembrar que essa obra-prima foi pintada por um nativo de Delft, o pintor Jan Vermeer. Fãs podem encontrar todo tipo de souvenirs no Vermeer Centrum.

    Em Delft, também não deixe de visitar a Oude Kerk, uma igreja com mais de 800 anos que tem 2 metros de inclinação - fiquei aflita olhando, parecia que ela ia despencar a qualquer momento! Tipo a Torre de Pisa, sabe?? É lá que está enterrado o pintor Jan Vermeer.

    Outro famoso ponto turístico de Delft é o Museu Stedelijk Het Prinsenhof, um palácio urbano construído na Idade Média como um mosteiro, que conta a história da guerra dos 80 anos, onde ainda podem ser encontrados os buracos deixados pelas balas que mataram William de Orange em 1584.

    Outros pontos turísticos para conhecer em Delft:
    • Prédio da Prefeitura, em estilo renascentista, na Markt Square
    • Nieuwe Kerk, do século 14, defronte a Prefeitura, com a tumba de William de Orange
    Aliás, na Igreja Nova - que de 'nova' não tem nada - são enterrados os membros da família real holandesa. A cidade é conhecida pela sua associação com a querida família real do país, conhecida como Casa de Orange-Nassau. É possível subir na Torre da Nieuwe Kerk - são 375 degraus!

    A arquitetura linda e o clima bacana de Delft a tornam um destino perfeito na Holanda. Dá para conhecê-la até num bate e volta de Amsterdam, mas eu diria que Delft definitivamente merece uma noite da sua vida!

    Aliás, Delft é um lugar perfeito para uma esticadinha de várias partes da Holanda, pois ela fica pertinho de AmsterdamGouda, Rotterdam (18Km), Den Haag (9Km), Kinderdijk e Utrecht.


    Lugares para conhecer na Holanda_Delft
    Delft é mundialmente conhecida pela sua porcelana azul e branca, conhecida por 'Delft Blue'

    Lugares para conhecer na Holanda

    Lugares para conhecer na Holanda_Delft
    Lugares para conhecer na Holanda_Delft

    Lugares para conhecer na Holanda
    Delft, Holanda

    12 Kinderdijk

    Kinderdijk fica a apenas 16Km de distância de Rotterdam, e é uma vila holandesa onde você encontrará nada menos que 19 moinhos de vento lindos de morrer em um só local, datados de 1740.

    É um lugar encantador e um dos principais pontos turísticos da Holanda. Foi designado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997.

    Fomos até lá na nossa viagem de motorhome de 30 dias pela Europa, e de longe já era possível ver os lindos moinhos à distância!

    A entrada no local é grátis se você estiver à pé ou de bike. Se estiver com algum veículo, terá que pagar apenas a taxa de estacionamento de € 7,50 - e essa taxinha ainda dá direito a um café grátis 😏

    Se quiser assistir ao filminho que eles exibem no centro de visitantes, ou entrar no museu que existe em um dos moinhos, aí paga ingresso.

    Mas o programa legal em Kinderdijk é passear a pé pelos diques, ao longo de uma trilha de 3Km, e visitar um dos moinhos por dentro.

    Nós fizemos toda a trilha ao longo dos moinhos com o Lipe, que aguentou firme o passeio conosco!

    Você pode fazer o passeio de bicicleta alugada ou ainda num barquinho hop on, hop off, que faz 4 paradas no trajeto e você desembarca e embarca de novo no barco seguinte. Nesse caso, o aluguel de bicicletas e o passeio de barco são pagos à parte, é claro.

    Reserve no mínimo 2hs para ficar lá.

    É um passeio bem diferente de Zaanse Schans, embora também se trate de ver moinhos de vento.

    Zaanse Schans é bem pertinho de Amsterdam, recebe muito mais turistas e é mais "fake", mais "cenário", além de ser bem mais "comercial", com um monte de lojinhas e restaurantes.

    Já Kinderdijk é bem mais distante de Amsterdam, e por isso recebe muito menos turistas - ou seria pelo fato de que visitamos Kinderdijk no inverno?!?

    Bom, fato é que os moinhos de Kinderdijk parecem bem mais autênticos, o lugar como um todo parece ser mais "original", e menos produzido "para turista ver", entende?

    Eu simplesmente me apaixonei por Kinderdijk - fiquei o tempo todo me sentindo como se estivesse dentro de um cartão postal. Para ficar melhor ainda, pegamos um fim de tarde maravilhoso lá, e o lugar é mega fotogênico!

    Leve um cartão de memória extra!

    Veja nosso post completo sobre Kinderdijk aqui: O melhor lugar para ver moinhos de vento na Holanda

    Lugares para conhecer na Holanda_Kinderdijk

    Lugares para conhecer na Holanda_Kinderdijk
     Kinderdijk é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

    Lugares para conhecer na Holanda_Kinderdijk
    em Kinderdijk você encontrará nada menos que 19 moinhos de vento

    Lugares para conhecer na Holanda_Kinderdijk
    Kinderdijk, Holanda
    Você já esteve na Holanda? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor! 

    Durante as nossas viagens pela Holanda, usamos as hashtags #PVnaEuropa e #LipenaEuropa nas redes sociais 😏

    Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - fiz várias pastas de "destaques" desta viagem lá nos stories. Espia lá que tem muitas dicas úteis!



    Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

    Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

    Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

    Você também nos encontra aqui:


    Share

    Claudia Rodrigues Pegoraro

    Comente este Post:

    2 comentários:

    1. oi Claudia! Excelente post! Que saudades desse lugar! Aliás, que saudades de viajar!

      Fomos lá em 2018, na época em que a Holanda não fazia tanta questão de ser chamada pelo nome do país todo. Hoje eles querem ser chamados de "Países Baixos".

      Realmente, tudo e todos os lugares onde estivemos por lá foram bem agradáveis. É, sem dúvida, um dos países mais interessantes da Europa!

      Difícil limitar o tempo em alguns lugares. Passamos o dia todo (9 horas andando tudo, e tirando umas 1000 fotos) no Keukenhoff!

      Ficamos só metade de dia no Zaanse Schans (mas daria pra ficar lá o dia todo), alugamos uma bike e percorremos com calma todos os caminhos, passando por moinhos, além de visitar a pequena vila e lojinhas.

      Gostaria de acrescentar à sua lista, a capital administrativa Haia, ou Den Haag, onde fomos de trem a partir de Amsterdam, e fizemos um passeio de dia todo. Destacaram-se, para mim, 3 pontos em Haia:

      1) Maurithuis (Museu não muito grande, mas com pinturas belíssimas, onde era a antiga casa de Maurício de Nassau, o mesmo que governou Pernambuco. O grande destaques é a pintura "A Moça com o Brinco de Pérola", de Vermeer, um dos quadros mais famosos do mundo);

      2) Escher in Het Paleis (museu bem interessante, dedicado às obras do artista neerlandês Escher, famoso pelas suas obras com interessantes ilusões de ótica);

      3) Madurodam (um parque de miniaturas, que reproduz construções famosas de diversos lugares dos Países Baixos, com excelente qualidade de detalhes, e também um ótimo lugar para as crianças se divertirem)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Rodrigo, obrigada por tantas dicas! Morro de vontade voltar à Holanda para ir a Den Haag!

        Excluir