Menu

O que fazer em Liverpool, a cidade dos Beatles

Descubra o que fazer em Liverpool, onde ficar, quantos dias passar em Liverpool e muitas curiosidades sobre a cidade onde nasceram os Beatles.
O que fazer em Liverpool, a cidade dos Beatles

Eu não tinha a menor ideia de que Liverpool, na Inglaterra, seria uma cidade tão cheia de lugares para conhecer - e o melhor: quase tudo grátis! Foi um lugar que superou em muito as minhas expectativas!

Só ali na região à beira do Rio Mersey existem pontos turísticos suficientes para no mínimo 2 dias turistando em Liverpool!

Em Albert Dock tem o Merseyside Maritime Museum, com uma exposição incrível sobre o Titanic, o International Slavery Museum, sobre a escravidão no mundo, a Tate Liverpool e o The Beatles Story (que é o único museu pago), além de muitas estátuas, foodtrucks e a própria arquitetura bem típica inglesa de Albert Dock.

Mas tem mais: no Pier Head tem o lindo Museu de Liverpool, passeios de ferry pelo Rio Mersey, um café e uma loja Fab 4, com tuuuudo dos Beatles, as Three Graces - um trio de prédios 'eduardianos' lindos, e ainda uma famosa estátua dos Beatles.

Para completar o cenário, tinha um navio da Disney atracado ali! Isso só na beira do rio, sem falar no resto da cidade inteira!

Para quem pensava que Liverpool era só Beatlemania, foi uma surpresa e tanto!

Neste post, vou contar o que fazer em Liverpool, onde ficar hospedado, quantos dias passar em Liverpool e muitas curiosidades sobre a cidade onde nasceram os Beatles. Vem comigo!

Com essas dicas vai ficar fácil montar o seu roteiro em Liverpool!

Fiz uma pasta no Instagram stories específica sobre Liverpool, cheia de dicas úteis! Espia lá!

Leia também:
Escócia: cartões postais de Edimburgo

Cavern Club em Liverpool
uma noite animada no Cavern Club em Liverpool

Sobre Liverpool

Liverpool existe desde 1207, e foi elevada à categoria de cidade em 1880. 

Para quem pretende fazer um roteiro pelo interior da Inglaterra, é uma parada imperdível, com algumas áreas de Liverpool consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A cidade também consta do Guinness World of Records como capital internacional do pop, graças aos Beatles, que surgiram na cidade no início dos anos 60, quando 4 garotos de Liverpool criaram aquela que se tornaria uma das maiores bandas de todos os tempos.

Além de música e história, a cidade também é famosa pelo seu time de futebol, o mundialmente famoso Liverpool F.C.

Localizada na foz do Rio Mersey, em Liverpool foi registrado o famoso transatlântico Titanic, que naufragou na 1ª viagem. 

O porto de Liverpool é um dos mais importantes do mundo desde o século 18, e o clima de cidade portuária fica bem evidente pela diversidade de povos que vive lá, como a Chinatown mais antiga da Europa, a mais antiga comunidade africana negra da Inglaterra e uma grande população de origem irlandesa, que chegou a Liverpool em 1840 fugindo da Grande Fome que assolou a Irlanda.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Liverpool foi uma das cidades mais atingidas pelos bombardeios aéreos da Luftwaffe, por causa da sua posição estratégica, fundamental para que a marinha inglesa combatesse os nazistas. A cidade teve metade da sua região metropolitana destruída por mais de 80 ataques aéreos, que resultaram em 2.500 mortos.

Liverpool
Liverpool tem cicatrizes da 2ª Guerra Mundial, mas renasceu linda nas últimas décadas

Onde ficar em Liverpool

Tenho 3 ótimas sugestões de hospedagem em Liverpool, uma para mãos de vaca de orçamento curto como nós, uma para aquelas famílias com crianças que gostam do meio-termo, e outra para aqueles que puderem esbanjar numa noite temática 'Beatles' inesquecível. 

Veja onde ficar em Liverpool:

1 Dream Apartments Water Street

Nós ficamos hospedadas em Liverpool no Dream Apartments Water Street, e não poderíamos recomendar mais!

Além de termos um apartamento inteiro só para nós, a localização era excelente. 

Dream Apartments Water Street fica a apenas 300m do Pier Head, 700m de Albert Dock, 300m do Cavern Club na Mathew Street e 1 quadra do City Hall. Dá para imaginar um hotel mais bem situado, com diária de £ 69 num quarto triplo??

Tem um mercado Sainsbury's bem ali pertinho, na North John Street. É provavelmente o hotel barato mais bem localizado que já vi na vida! Coloque o endereço - 8 Rumford Street - no Google Maps e confira.

E veja bem, não estou falando de um quarto, mas de um apartamento inteiro, com direito a cozinha equipada com geladeira, fogão, forno, microondas, torradeira, jarra elétrica, etc. 

Tínhamos um quarto com cama de casal e mais um sofá-cama de casal na sala (daria bem para acomodar 4 pessoas). Lençóis e toalhas brancos. Entradas USB nas tomadas. Televisão e ferro de passar. Internet wifi funciona bem. 

O banheiro era ótimo e grande, tinha secador de cabelo e produtos de banho. 

Um detalhe importante que você não pode esquecer em qualquer viagem pela Inglaterra é o adaptador de tomadas: o plug inglês tem 3 pinos chatos - 2 paralelos na horizontal e um separado na vertical.

A recepção do Dream Apartments Water Street funciona 24hs. 

A única desvantagem que eu vi nessa opção de hospedagem foi que o estacionamento deles fica na outra sede, e é meio distante. Mas, como nós chegamos ao hotel para fazer check-in só depois das 17hs, pagamos apenas 1h de parquímetro (2 libras) e deixamos o carro estacionado na frente do prédio. Entre 18hs e 8hs da manhã não precisa alimentar o parquímetro. 

Como falei, pagamos £ 69 pela diária para 3 adultas, o que dá 23 libras para cada uma: mais barato que diária de albergue! Esse valor não inclui café da manhã, mas com toda aquela cozinha à  nossa disposição, compramos um monte de comidinhas no Sainsbury's e fizemos um super jantar e café da manhã no hotel mesmo!

Dream Apartments Water Street Liverpool onde ficar
quarto do Dream Apartments Water Street em Liverpool

Dream Apartments Water Street Liverpool onde ficar
banheiro do Dream Apartments Water Street em Liverpool

Dream Apartments Water Street Liverpool onde ficar
sala do Dream Apartments Water Street em Liverpool

Dream Apartments Water Street Liverpool onde ficar
ficamos super bem acomodadas no Dream Apartments Water Street em Liverpool

Dream Apartments Water Street Liverpool onde ficar
cozinha do nosso apartamento em Liverpool

tinha um mercado Sainsbury's bem pertinho do nosso apartamento em Liverpool, na North John Street

2 Crowne Plaza Liverpool City Centre

Esta dica de hospedagem em Liverpool na verdade não é minha, e sim da Erika, que se hospedou lá com o marido e os 2 filhotes quando foram até Liverpool para assistir um clássico do futebol inglês no Anfield Stadium, Liverpool x Arsenal (conto mais sobre o estádio abaixo). 

Eles ficaram no Crowne Plaza Liverpool City Centre, um hotel 4 estrelas super bacana, com uma localização excelente no Pier Head (melhor, impossível), preço mediano e vistas do Royal Liver Building e do Rio Mersey. 

A avaliação deste hotel no Booking é 'fantástico', com nota 9. 

A cereja do bolo para famílias com crianças é que o hotel tem uma piscina aquecida - a Erika conta que, para os filhos dela, esse foi um dos pontos altos da viagem deles!


Crowne Plaza Liverpool City Centre
Crowne Plaza Liverpool City Centre

3 Hard Days Night Hotel

Quem tiver grana sobrando e puder esbanjar um pouquinho, pode se dar ao luxo de bancar uma noite temática no Hard Days Night Hotel, um sonho de consumo para quem é fã dos Beatles.

Hard Days Night é um incrível hotel temático 4 estrelas, super bem localizado no centro de Liverpool, cheio de fotos e estátuas dos Beatles decorando cada cantinho do hotel, desde a sua fachada.

Se eu tivesse dinheiro sobrando, passaria uma noite lá, com certeza 😜

Endereço: North John Street, no bairro de Cavern Quarter, a menos de 100m do Cavern Club.

Hard Days Night Hotel em Liverpool
Hard Days Night Hotel em Liverpool

Como circular em Liverpool

Liverpool não tem um sistema de metrô maravilhoso como Londres, então a solução lá é ficar hospedado num lugar central (como as 2 sugestões que eu dei acima) para poder fazer quase todos os passeios a pé

Nós estávamos viajando pelo interior da Inglaterra e País de Gales de carro (na mão inglesa!), e passeamos bastante de carro logo que chegamos a Liverpool, passando pelo Pier Head, Albert Dock, a Liverpool Cathedral, a Metropolitan Cathedral of Christ the King, o Arco de Chinatown, etc.

Liverpool tem muitos pontos turísticos concentrados no Cavern Quarter e à beira do Rio Mersey (nas áreas de Albert Dock e Pier Head). Se você ficar hospedado numa das 3 opções de hotel que indiquei acima, vai poder fazer tudo por ali a pé

O problema é que existem alguns outros pontos turísticos que ficam localizados em áreas mais distantes e até nos subúrbios, como a Catedral de Liverpool, Chinatown, o estádio do Liverpool F.C. e várias atrações relacionadas aos Beatles e, para visitar esses lugares, você vai precisar de alguma forma de transporte.

Liverpool
nós passeamos de carro por Liverpool, uma cidade super tranquila para dirigir, mesmo na mão inglesa!
(minha irmã, por incrível que pareça, mandou super bem como nossa motorista oficial na Inglaterra kkk...)
Se não estiver de carro, como nós, existem algumas opções:

1 Magical Mystery Tour

Se você está indo a Liverpool com intenção de conhecer os pontos turísticos relativos aos Beatles, recomendo o Magical Mistery Tour, um ônibus colorido de 2 andares que sai de Albert Dock e faz um tour completo passando pelas casas onde os Beatles viveram na infância, pelas escolas onde estudaram, as ruas que frequentavam, etc. 

Para Beatlemaníacos é um passeio imperdível, até porque os guias sabem muito e contam muitas curiosidades sobre os Beatles que você nunca vai encontrar em outros lugares - só da boca de um conterrâneo mesmo hehehehe...

O passeio de 2hs termina no Cavern Club.

2 Ônibus turístico hop-on, hop-off

Peguei o folheto do ônibus turístico hop-on, hop-off da empresa City Explorer e achei o trajeto deles bem interessante, passando pelos pontos turísticos principais de Liverpool.

E eles têm a possibilidade de um ingresso combinado de 2 rotas, uma delas incluindo a ida até o Anfield Stadium, o estádio do Liverpool. 

Em 2019 o ingresso combinado (city tour + estádio) adulto válido por 48hs custava 15 libras.

Há uma outra empresa, a City Sights, que inclui um tour específico com paradas em lugares icônicos para os fãs dos beatles, o The City & Beatles Tour (esse apenas em inglês).

Em 2019 o ingresso combinado (city tour + Beatles tour) adulto válido por 48hs custava 16 libras. Acho que esse tem o custo-benefício muito bom!

Esses tours incluem audio-guia em português e paradas em lugares definidos do roteiro, onde você pode descer, passear pela região, e pegar novamente o ônibus seguinte. 

Nós adoramos fazer esses passeios turísticos em ônibus sobe-desce: para quem anda com crianças que reclamam se tiverem que caminhar muito, é uma mão na roda!

Liverpool
ônibus turístico hop-on, hop-off da empresa City Explorer em Liverpool

3 Uber

Não é barato se deslocar de Uber, mas ainda assim fica mais em conta do que andar de táxi! 

Se você quer ir a um lugar específico, como Penny Lane ou Strawberry Fields, por exemplo, que ficam bem distantes do centro de Liverpool, acredito que a melhor solução, se você não tiver um carro alugado como nós, é ir de Uber (até porque é possível simular a viagem antes e saber com antecedência qual vai ser o valor da facada). 

4 Bicicleta

Liverpool é uma cidade plana, ótima para passear de bike. 

Para aluguel de bicicletas, veja o esquema da CityBike - você adquire um passe pelo aplicativo, pega a bicicleta em qualquer das estações pelo tempo que quiser e devolve a bicicleta em qualquer estação. 

Em 2019 o aluguel de uma bici era 1 libra por hora. 

5 Passeio de barco Mersey Ferries

Uma maneira de passear por Liverpool e ver a cidade/skyline de uma outra perspectiva é num passeio de barco pelo Rio Mersey, nos Mersey Ferries.

Os ferries partem do Pier Head e os passeios duram cerca de 50min, com narração turística.

Eles vendem ingressos combinados para passeios de barco com tours nos ônibus turísticos hop-on, hop-off. 

Não achei o Mersey River grande coisa, mas pode ser uma opção legal de passeio se você tiver um 3º dia sobrando em Liverpool, pois é possível visualizar o lindo complexo arquitetônico da Waterfront de Liverpool de um ponto de vista diferente.

É interessante saber que era neste mesmo terminal marítimo que milhares de emigrantes se despediam de Liverpool e partiam em busca de um futuro melhor no Novo Mundo.

passeio de barco pelo Rio Mersey em Liverpool
passeio de barco pelo Rio Mersey em Liverpool

Quanto tempo ficar em Liverpool

Liverpool é uma cidade super injustiçada nos roteiros de viagens - não encontrei um único relato na internet de alguém que tenha passado mais de 2 dias lá. A maioria dos turistas passa menos de 1 dia, na verdade, fazendo apenas um bate e volta desde Londres. Raros os relatos de quem tenha pernoitado lá!

Posso garantir que Liverpool tem atrações suficientes para 3 dias cheios na cidade, ou mais!

E mais: é um desperdício ir a Liverpool e não passar pelo menos uma noite lá, não curtir a atmosfera noturna da Mathew Street, um show no Cavern Club...sei que eles têm shows até pela manhã, mas pelamor, né...

Ficamos 2 dias e fomos embora com a sensação de que não aproveitamos nem metade do que a cidade tinha para oferecer - já parti querendo voltar uma próxima vez com o Peg e o Lipe (desta vez a viagem foi com a minha mãe e minha irmã). 

Então o meu conselho é: fique o máximo que puder. No mínimo, se a sua intenção é ir e voltar de/para Londres, vá num dia de manhã, faça um pernoite em Liverpool e volte para Londres no dia seguinte à noite 😜

Liverpool
Liverpool é uma cidade cheia de surpresas, que superou as minhas expectativas

O que fazer em Liverpool

Para ajudar você a aproveitar melhor a sua estadia em Liverpool, listei abaixo todas as principais atrações turísticas da cidade. São mais de 40 sugestões de lugares para conhecer e passeios para fazer em Liverpool!

Liverpool é famosa por causa dos Beatles, e acredito que a maioria dos turistas que vai até lá tem a intenção de fazer um Beatles Tour, mas acredite quando eu digo que há muito mais para fazer lá além de visitar os pontos relacionados aos 'Fab Four' - tenho certeza que a cidade vai te surpreender, assim como me surpreendeu e superou as minhas expectativas!

Além de toda a temática dos Beatles - e da oportunidade de visitar as ruas por onde John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr andavam, as casas onde cresceram, os lugares onde fizeram os primeiros shows e o museu construído para eternizar o legado dos 4 garotos - Liverpool foi escolhida como Capital Européia da Cultura em 2008 e não foi por nada: a cidade é cheia de museus interessantíssimos, a maioria deles gratuitos, igrejas famosas, áreas consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a herança portuária revitalizada nas Docas...

Prepare a sua playlist para entrar no clima e descubra quais os lugares que você não pode deixar de fora do seu roteiro em Liverpool. 

Não esqueça de incluir as minhas 24 músicas favoritas dos Beatles na sua playlist:
  1. Hey Jude
  2. Let It Be
  3. Come Together
  4. Eleanor Rigby
  5. Ticket To Ride
  6. Here Comes the Sun
  7. Penny Lane
  8. Yellow Submarine
  9. All You Need Is Love
  10. Strawberry Fields Forever
  11. With A Little Help From My Friends
  12. Don´t Let Me Down
  13. Lucy In The Sky With Diamonds
  14. We Can Work It Out
  15. The Long And Winding Road
  16. A Hard Day's Night
  17. I Want To Hold Your Hand
  18. Yesterday
  19. Imagine
  20. Can't Buy Me Love
  21. Love Me Do
  22. My Sweet Lord
  23. Help
  24. Twist and Shout
Liverpool
o Rio Mersey sempre teve muita importância estratégica para a Inglaterra

Liverpool
as docas de Liverpool são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco

Cavern Quarter

A gente vai se aproximando da Mathew Street e já começa a sentir o clima boêmio dessa região de Liverpool.

A via estreita onde fica localizado o icônico clube noturno onde os Beatles alcançaram o sucesso é uma ruazinha cheia de lembranças da época em que Paul, John, Ringo e George se apresentavam por lá, para delírio de seus fãs, que lotavam a rua em longas filas para conseguir lugar no clube.

Ali vocês vão encontrar vários clubes noturnos, bares, pubs e lojas.

O ponto mais procurado na Mathew Street, é claro, é o lendário The Cavern Club - um bar com música ao vivo que ficou mundialmente conhecido por ter sido lá que os Beatles começaram a sua carreira.

Mas, antes de chegar lá, logo no começo da rua, você vai ver uma parede de tijolos com nomes de todas as bandas e cantores famosos que passaram por lá. É o Wall of Fame.

A lista de nomes é bem impressionante: Rolling Stones, Eric Clapton, Queen, Rod Stewart, Elton John, The Who, Oasis e muitos outros.

Ao lado do muro, há uma estátua do famoso Beatle (abaixo) e ali pertinho há também uma estátua da cantora Cilla Black.

Muito importante: ao lado da Wall of Fame, há uma casa noturna chamada Cavern Pub - não se engane! Apesar do nome, esse pub NÃO tem nada a ver com o Cavern Club que ficou famoso por causa dos Beatles. O clube que você procura está situado do outro lado da rua, um pouco mais adiante, na mesma Mathew Street.

Um pouquinho mais adiante, passando o Cavern Club atual, ainda é possível ver a entrada do Cavern Club original, exatamente nesse lugar da foto abaixo. Há uma saída de emergência ali com uma placa contando a história do local.

Cavern Quarter em Liverpool

Cavern Quarter em Liverpool
os tijolos da Wall of Fame homenageiam artistas e bandas que tocaram no Cavern Club desde 1957

Cavern Quarter em Liverpool
a Mathew Street tem um clima boêmio bem legal à noite

Cavern Quarter em LiverpoolCavern Quarter em Liverpool


Cavern Quarter em Liverpool
entrada do Cavern Club original em Liverpool

The Cavern Club

A entrada do Cavern Club é fácil de encontrar na Mathew Street - tem um letreiro grande e bem iluminado, mas é uma entradinha pequena e apertada, com uma escadaria que desce ao porão onde fica o clube (daí o nome 'caverna'). 

Fico pensando como ainda hoje eles permitem que funcione um lugar como aquele...depois do Caso Kiss, acho que não existem mais muitos lugares socados num porão como esse. 

Na entrada há uma bilheteria onde você compra o seu ingresso e ganha um carimbo no pulso antes de descer a escadaria até a 'caverna'.

The Cavern Club LiverpoolThe Cavern Club Liverpool


The Cavern Club Liverpool
escadarias que levam ao The Cavern
Apesar da entradinha pequena, lá em baixo o espaço é bem amplo e, por incrível que possa parecer, não é nada claustrofóbico. Tem algumas mesinhas, mas ninguém quer saber de sentar: a maior parte do público quer mais é ficar de pé, dançando e curtindo a música ao vivo e aquele ambiente mágico. 

O Cavern Club foi inaugurado em 1957 e ficou famoso por ter sido o lugar em que os Beatles ganharam fama, onde fizeram as suas primeiras apresentações 'oficiais', autointitulado 'o mais famoso clube do mundo'. 

O clube parece apenas mais um pub inglês, em meio a tantos outros pubs que a gente encontra numa viagem pela Inglaterra, mas foi nesse lugar que os Beatles conquistaram os primeiros fãs. Foram quase 300 apresentações dos Beatles lá, muitas no horário do almoço! 

Em 1961, o The Cavern Club se tornou um bar de rock'n'roll, com shows quase que diários, e foi nessa época que os Beatles começaram a tocar por lá, onde continuaram se apresentando até 1963, quando viajaram para uma turnê pelos EUA.

Os Beatles começaram a vida na música em outros clubes, e até tocaram mais vezes em outros locais, como o The Jacaranda, mas o Cavern Club acabou se tornando a casa de shows mais conhecida onde eles tocaram em Liverpool.

Foi no The Cavern que o empresário Brian Epstein assistiu a um show da banda e se ofereceu para empresariar os Beatles - a partir daí, a carreira do quarteto de Liverpool decolou, até se tornar o fenômeno mundial que conhecemos. 

Infelizmente, para tristeza de muitos, o bar original onde eles se apresentavam não existe mais - foi destruído em 1973, em meio a inúmeros protestos, para abrir caminho a uma linha de metrô que acabou nunca sendo construída 😡

Mas o Cavern Club atual foi reconstruído nos anos 80 e reabriu suas portas em 1984 como uma réplica quase idêntica, a 14m do clube original, e hoje é uma das principais atrações turísticas da Inglaterra! 

Não foi possível usar o local original para a reconstrução porque, devido às demolições na década de 70, eles descobriram alguns problemas estruturais. O clube atual tem 75% do tamanho do original e, pelo que dizem, usaram até os tijolos da construção anterior para garantir uma réplica perfeita.

É um pecado ir a Liverpool e não passar uma noite incrível no The Cavern Club - algo como ir a Roma e...bom, vocês sabem!

O lugar onde os Beatles começaram a carreira não mostra apenas o legado da banda, mas também é e foi palco para dezenas de novos novos músicos - eles continuam tendo shows de rock diários, e até o ex-Beatle Paul McCartney já tocou lá.

The Cavern Club Liverpool
o Cavern Club tem esse nome porque o local parece mesmo uma caverna no subsolo de um armazém na Mathew Street

The Cavern Club Liverpool
palco do Cavern Club em Liverpool

The Cavern Club Liverpool

The Cavern Club Liverpool
momentos especiais dos Beatles eternizados em fotografias nas paredes do The Cavern
Localizado no subterrâneo de um dos prédios da legendária Mathew Street, é difícil não sentir ali a energia do início da carreira dos Beatles. Mesmo não fãs devem curtir ver lá objetos que John, Paul, George e Ringo usavam, escritos nas paredes, ingressos, posters dos shows e fotos, o famoso palco com ótimas bandas tocando rock'n'roll ao vivo e um bar num ambiente maravilhoso e super animado para uma noite inesquecível em Liverpool. 

Não imaginei que eu ia me emocionar tanto nessa caverna! Realizando sonhos no clube mais famoso do mundo!

É incrível pensar que o Cavern Club nasceu ali em 1957, no subsolo de um armazém, e abriu as portas pela última vez naquele lugar em 1973. 

Uma escadinha estreita de 18 degraus levava os fãs a um porão com uma atmosfera excitante, onde as pessoas iam para ouvir jazz, blues, rock ou Merseybeat. 

O clube foi palco para centenas de nomes legendários, de Rod Stewart ao Queen, do Oasis ao Arctic Monkeys, mas foram as 292 apresentações dos Beatles e o sucesso deles mundo afora que deram ao The Cavern o status de lugar mágico. 

Ainda hoje é possível sentir a atmosfera vibrante desse lugar - eu simplesmente amei! 

O ingresso custou apenas 4 libras e foram as 4 libras mais bem empregadas desta viagem! ❤

Não é por nada que, numa eleição do Trip Advisor, o The Cavern Club chegou na frente da casa da Rainha - o Palácio de Buckingham - como lugar mais popular para conhecer no Reino Unido!

Você pode usar o seu ingresso do Magical Mystery Tour para entrar de graça no show noturno do Cavern Club no mesmo dia do passeio.

Existem shows no Cavern Club diariamente, em vários horários (inclusive de dia). No site você encontra a programação completa. Confira o que vai estar rolando na época da sua viagem.

 Endereço: 10 Mathew St.

The Cavern Club Liverpool

The Cavern Club Liverpool
assistimos a um show de rock'n'roll maravilhoso no The Cavern em Liverpool

The Cavern Club Liverpool
souvenirs à venda no Cavern Club

The Cavern Club Liverpool
encontrei até uma camiseta da Seleção Brasileira no Cavern Club em Liverpool

The Cavern Club Liverpool
o Cavern Club é frequentado até pela realeza britânica hehehe...

The Cavern Club Liverpool
uma noite emocionante no Cavern Club em Liverpool

The Cavern Club Liverpool
guitara do Queen em exposição no Cavern Club em Liverpool

The Cavern Club Liverpool
The Cavern Club em Liverpool

Magical Mystery Tour

Já falei acima que o Magical Mystery Tour é uma boa forma de circular pelos lugares turísticos de Liverpool relativos aos Beatles, mas quero deixar registrados aqui mais alguns detalhes deste passeio imperdível para quem quer conhecer a casa da família McCartney e os locais que inspiraram as músicas dos Beatles, como Penny Lane e Strawberry Field.

Os lugares que fizeram parte da vida pessoal e da inância e juventude dos 4 rapazes de Liverpool ficam todos situados nos subúrbios - como falei antes, você pode fazer um 'tour' por estes lugares se estiver viajando de carro alugado pelo interior da Inglaterra (nosso caso), ou pode ir de Uber também - mas acredito que este é um daqueles poucos casos em que um tour guiado de ônibus realmente vale a pena. 

O Beatles Magical Mystery Tour - que acontece num ônibus todo psicodélico inspirado no filme e disco dos Beatles de mesmo nome - sai de uma das esquinas de Albert Dock e passa por todos os locais emblemáticos da história dos Beatles em Liverpool com os sucessos deles de trilha sonora. 

O tour acontece entre as 9h30min e 16h30min, e o passeio dura 2hs.

Primeiro você passa pela Catedral de Liverpool e depois ruma aos subúrbios da cidade. 

Algumas atrações são vistas apenas de dentro do busão, mas em outras o ônibus para e é possível desembarcar para fotos, como na placa da rua Penny Lane (tema de uma das músicas mais famosas dos Beatles) e no muro do orfanato Strawberry Field (onde John Lennon brincava no pátio quando criança e inspiração para sua música Strawberry Fields Forever).

O ônibus passa também pela Smithdown Road (descrita na música Penny Lane), pelas casas onde moraram Paul McCartney, John Lennon e Ringo Starr na infância, a casa onde nasceu George Harrison, e o lugar onde McCartney e Lennon se conheceram, 

Os guias são muito bons, super animados e grandes conhecedores das histórias do quarteto - óbvio que eles só contratam os top fãs dos Beatles para esse trabalho, né! 

Importante avisar que os tours são em inglês, mas eles vendem um folheto na bilheteria por £ 1 com os principais pontos de interesse do passeio traduzidos em vários idiomas, inclusive espanhol (não tem em português).

No trajeto de volta, o ônibus passa pela região portuária revitalizada e pela enorme roda gigante de Liverpool, terminando o tour no Cavern Club. 

É possível comprar o ingresso para o Magical Mystery Tour na hora nas bilheterias de Albert Dock (num pátio na esquina da Gower Street com Salthouse Quay) ou no Cavern Club, mas já ouvi relatos de dias em que os ingressos se esgotam, então pode ser interessante comprar com antecedência pela internet, para garantir.

Magical Mystery Tour
ônibus colorido do Magical Mystery Tour em Liverpool

Penny Lane

A rua Penny Lane é tema de uma das músicas mais famosas dos Beatles, mas o curioso é que a rua descrita na famosa música de Paul McCartney não é realmente a Penny Lane kkkkk...

Sério. Explico: a verdadeira Penny Lane é uma ruazinha sem graça, ao lado do Parque Millennium Green. É ali que ficam as placas de nomes de rua mais fotografadas da cidade. Mas a rua que McCartney descreveu na sua famosa música é, na verdade, a Smithdown Road, próxima ao The Penny Lane Hotel

Paul, George e John circulavam bastante por lá na juventude, mas a verdade é que muitos dos cenários e personagens da música não existem mais ali ou nunca existiram.

Recentemente, a Penny Lane virou objeto de protestos dos manifestantes britânicos do  grupo #BlackLivesMatter, pois os manifestantes acreditam que a rua que inspirou um dos maiores hits dos Beatles foi nomeada em homenagem a um traficante de escravos, James Penny. 

O Prefeito de Liverpool resolveu investigar se o nome Penny Lane é realmente uma homenagem ao traficante para renomear a rua se o fato for confirmado. 

Por ora, concluíram que a palavra 'Penny' pode se referir ao centavo britânico, chamado de 'penny', em razão do pedágio que era pago para cruzar a Penny Lane, mas o Prefeito continua com as investigações. 

Por outro lado, o International Slavery Museum, incrível museu de Liverpool sobre a escravidão que nós visitamos e adoramos, já afirmou que o nome da rua não tem ligação nenhuma com James Penny. 

Espero que não tenha mesmo, mas o jeito é ir logo a Liverpool se você quiser garantir a sua foto de Penny Lane, pois a rua que os Beatles tornaram famosa ainda corre o risco de ser renomeada!

Penny Lane
a controvertida Penny Lane em Liverpool

Strawberry Field

Strawberry Field é um orfanato onde John Lennon brincava no pátio quando criança, tema de sua música Strawberry Fields Forever, uma canção psicodélica que é considerada uma das melhores da banda.

Lennon se inspirou nesse antigo orfanato mantido pelo Exército da Salvação, onde pulava os muros do fundo, próximos da rua onde morava. 

Hoje o orfanato está desativado, e só existem árvores dentro dos muros, não sendo possível visitar o lugar. A maioria dos turistas se contentam com fotos na antiga entrada principal, num portão de ferro vermelho com o nome 'Strawberry Field' pintado ao lado.

Strawberry Field
muro do orfanato Strawberry Field em Liverpool

Casa de John Lennon - Mendips

Foi numa casa de 2 andares cinza que Lennon viveu com a tia Mimi desde a infância até alcançar a fama com os Beatles.

A parte triste da história é que sua mãe morreu atropelada por um carro na frente desta casa, quando atravessava a Menlove Avenue depois de visitar o filho John Lennon. 

O lugar não abre para visitas todos os dias. Veja mais informações sobre a casa de John Lennon aqui.

Endereço: 251 Menlove Avenue.

casa de John Lennon em Liverpool
casa de John Lennon em Liverpool

Casa de Paul McCartney

A casa de Paul McCartney visitada nas excursões temáticas dos Beatles não é a casa onde ele nasceu, e sim a casa onde viveu durante os anos mais turbulentos da sua adolescência, na época da morte  precoce de sua mãe Mary (a 'mother Mary' de Let It Be), de câncer de mama, e onde compôs algumas músicas com John Lennon anos antes de os Beatles ficarem famosos.

A casa tem uma fachada de tijolos aparentes e é mais humilde que a casa de John. 

O lugar não abre para visitas todos os dias. Veja mais informações sobre a casa de Paul McCartney aqui

Endereço: 20 Forthlin Road.

Se você quiser visitar qualquer um destes lugares por conta própria, basta colocar o nome/endereço que coloquei acima no Google Maps, que ele te leva lá facilmente. 

Vale lembrar que os álbuns dos Beatles não foram gravados em Liverpool, e sim em Londres, nos famosos estúdios da Abbey Road, que também virou ponto turístico!

Casa de Paul McCartney em Liverpool
casa de Paul McCartney em Liverpool

Royal Albert Dock

Parada obrigatória em Liverpool, e considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCORoyal Albert Dock é uma área de Liverpool às margens do Rio Mersey onde ficam situados antigos armazéns de tijolos à vista que concentram algumas das principais atrações turísticas da cidade. Uma região revitalizada recentemente que hoje é cheia de museus, restaurantes e bares - um dos lugares mais visitados do Reino Unido!

O complexo de antigos galpões que faziam parte das docas do porto da cidade foi inaugurado em 1847, e era muito moderno para a sua época, pois contava com um sistema de 'bolsões' que permitiam que os barcos se aproximassem das docas para descarregar as mercadorias direto nos armazéns, além de um sistema de guindastes hidráulicos que ajudavam a transportar as cargas mais pesadas, reduzindo pela metade o tempo necessário para descarregar os navios, o que aumentou a competitividade do porto de Liverpool.

Royal Albert Dock em Liverpool
Royal Albert Dock em Liverpool

Royal Albert Dock em Liverpool
os antigos armazéns de Albert Dock hoje concentram algumas das principais atrações turísticas de Liverpool

Royal Albert Dock em Liverpool

Foi a 1ª estrutura na Grã-Bretanha construída apenas de tijolo, ferro fundido e pedra, sem vigas de madeira na estrutura, o que diminuía os riscos de incêndios nos depósitos de mercadorias do cais do porto.

Albert Dock foi alvo de bombardeios alemães durante a 2ª Guerra Mundial, sofrendo muitos danos, pois era um importante ponto estratégico para a logística britânica. Na metade do século 20, com a chegada de navios a vapor cada vez maiores e o declínio da atividade marítima, as docas foram desativadas em 1972. 

Hoje Albert Dock não funciona mais como porto. Nos anos 80, um processo de revitalização começou a transformar as docas de Liverpool naquilo que são hoje: um centro cultural e de entretenimento recheado de atrações fantásticas para turistas, com os velhos galpões sendo ocupados por hotéis, restaurantes, bares e museus.

Nós achamos Albert Dock uma das áreas mais bacanas de Liverpool. Além da arquitetura bem típica inglesa de tijolinhos à vista, vimos ali muitas estátuas, foodtrucks, monumentos e vários dos museus mais interessantes de Liverpool, muitos deles gratuitos.

Royal Albert Dock em Liverpool

Royal Albert Dock em Liverpool

Royal Albert Dock em Liverpool
foodtrucks em Royal Albert Dock

Royal Albert Dock em Liverpool

Royal Albert Dock em Liverpool

Royal Albert Dock em Liverpool

Museu Marítimo Merseyside

Num mesmo edifício de Albert Dock existem 2 museus super bacanas, com entrada grátis, o International Slavery Museum, no 3º andar, e o Merseyside Maritime Museum, no 2º andar, um museu marítimo com exposições ótimas sobre a história marítima na Inglaterra, a vida a bordo dos navios, protótipos e réplicas de embarcações inglesas famosas, e uma exposição incrível sobre o famoso navio Titanic

O porto é emblemático para a história da cidade de Liverpool, que se tornou um ponto estratégico para a Inglaterra ao longo dos séculos, tanto no comércio marítimo, quanto na atuação naval do Império Britânico, pois a foz do Rio Mersey dava acesso às importantes rotas marítimas do Mar da Irlanda - é essa a história contada pelo Museu Marítimo Merseyside.

Não perca a exposição sobre o Titanic, foi a minha preferida! 

Você sabia que o famoso transatlântico, que naufragou ao colidir com um iceberg a caminho de Nova York, embora tendo zarpado para a sua viagem inaugural do Porto de Southampton, era registrado no Porto de Liverpool?? Além disso, Liverpool é a cidade-sede da empresa que construiu o azarado navio.

Mais informações aqui: Merseyside Maritime Museum

Museu Marítimo Merseyside em Liverpool
Museu Marítimo Merseyside em Liverpool

Museu Marítimo Merseyside em Liverpool
exposição sobre o Titanic no Museu Marítimo Merseyside em Liverpool

Museu Marítimo Merseyside em Liverpool
réplica do navio no Museu Marítimo Merseyside em Liverpool

Museu Marítimo Merseyside em Liverpool
área kids com roupas de época para os pequenos viajantes se fantasiarem como passageiros do Titanic no Museu Marítimo Merseyside em Liverpool

Museu Marítimo Merseyside em Liverpool
Museu Marítimo Merseyside em Liverpool

Museu Marítimo Merseyside em Liverpool
objetos dos passageiros do Titanic no Museu Marítimo Merseyside em Liverpool

Museu Marítimo Merseyside em Liverpool
objetos encontrados no fundo do mar junto aos destroços do Titanic no Museu Marítimo Merseyside em Liverpool

International Slavery Museum

Justamente em função das atividades da marinha mercante no seu porto, Liverpool testemunhou, por séculos, o tráfico de escravos - para contar essa triste parte da sua história, a cidade criou o International Slavery Museum, um museu emocionante que conta a tragédia da escravidão no mundo, desde o tráfico transatlântico até a abolição da escravatura, e faz uma homenagem a grandes nomes que representam a raça negra e a defesa dos direitos humanos.

Como comentei antes, esse museu lindo fica situado no 3º andar do mesmo edifício onde está localizado o Museu Marítimo Merseyside, e também tem entrada gratuita.

Além destes 2 museus, o edifício ainda tem uma exposição impressionante sobre muamba (itens apreendidos nas alfândegas inglesas ao longo dos tempos), e outra exibição sobre os emigrantes que zarparam de Liverpool para o Novo Mundo.

E mais: tem uma loja no térreo com cafeteria e um restaurante no último andar.

Os museus abrem diariamente, das 10 às 17hs, e são todos gratuitos.

International Slavery MuseumInternational Slavery Museum

International Slavery Museum

International Slavery Museum
Museu Internacional da Escravidão em Liverpool

no mesmo edifício do Museu Marítimo, uma exposição interessantíssima sobre itens apreendidos nas alfândegas britânicas ao longo dos tempos - um mundo onde as coisas nem sempre são o que parecem...

produtos falsificados apreendidos pela polícia alfandegária

exibições interativas

livros que carregam drogas ou diamantes contrabandeados

roupa interior de uma mulher búlgara que embarcou em um cruzeiro no Brasil carregando 6 quilos de cocaína no corpo

peles e outras partes de animais selvagens contrabandeadas 😓

exposição sobre emigrantes em Liverpool

Tate Liverpool

Albert Dock também é lar da galeria Tate Liverpool, um museu de arte moderna e contemporânea britânica e internacional com exposições interativas e algumas obras clássicas também (ao lado do Museu Marítimo).

O ingresso é grátis, e você tem que deixar mochilas no guarda-volumes.

Se você ainda não conhece, a instituição Tate Collection tem 4 museus famosos na Inglaterra - Tate Britain (museu de arte britânica em Londres), Tate Modern (museu de arte moderna em Londres), Tate Liverpool e Tate St. Ives (galeria de arte na Cornualha).

A sede de Liverpool foi inaugurada em 1988 num dos antigos armazéns do porto, e é considerada um marco na revitalização de Albert Dock nos anos 80 - é muito legal ver toda aquela arte contemporânea supermoderna naquele prédio de tijolinhos à vista bem tradicional. 

O acervo permanente da Tate Liverpool é de altíssimo nível, com obras de nomes famosos como Andy Warhol, Juan Miró, Picasso, Salvador Dalí, Mondrian e Matisse. Não perca!

A galeria abre diariamente das 10 às 17hs.

Tate Liverpool
Tate Liverpool em Albert Dock

Tate Liverpool
arte contemporânea na filial da Tate em Liverpool

Tate Liverpool

Tate Liverpool

Tate Liverpool
arte moderna na galeria Tate Liverpool

The Beatles Story

Localizado em Albert Dock, ao lado da roda-gigante, The Beatles Story foi inaugurado em 1990 e é  desde então uma das atrações turísticas mais visitadas de Liverpool.

É também o principal museu no mundo sobre a trajetória dos Beatles, a maior exibição permanente dedicada ao quarteto.

Li em alguns relatos mais antigos que o museu era dividido em 2 edifícios diferentes, mas hoje em dia não é mais assim: eles reuniram todo o enorme acervo em um único prédio.

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
Museu The Beatles Story em Liverpool
O museu leva os visitantes a uma viagem pela história dos Beatles, contando sobre a vida e música do Fab 4 desde muito antes da fama até a explosão da Beatlemania pelo mundo - uma verdadeira jornada através da vida dos rapazes de Liverpool, cobrindo todas as fases da banda, inclusive as carreiras-solo pos-Beatles dos seus membros, por meio de objetos que pertenceram a eles, áudios, fotos e vídeos organizados por várias salas com cenários que retratam cada fase do grupo. 

Pra mim, o grande diferencial do Beatles Story são justamente os cenários dos locais mais importantes na carreira deles que foram reconstruídos dentro do museu: você verá lá o clube The Casbah, os estúdios da Abbey Road e o Cavern Club, tudo em tamanho real! A gente vai passando pelas salas e é como se estivéssemos revivendo os locais por onde os Beatles passaram. 

Para quem não sabe, The Casbah Coffee Club foi um clube musical para adolescentes criado por Mona Best para seus filhos e os amigos deles no porão da casa da família, que funcionou de 1959 a 1962. Na época, clubes como o The Cavern tocavam apenas jazz, e os adolescentes queriam ouvir o rock and roll que estava então surgindo. Na inauguração do clube, a banda que tocou foi The Quarrymen, então integrada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ken Brown. Eles até ajudaram Mona a terminar de pintar o clube antes da 1ª apresentação 😍

O curioso é que no 'The Casbah' não eram servidas bebidas alcoólicas, mas apenas Coca-Cola, tortas e café expresso, que nenhum outro clube da cidade tinha até então.

O Casbah fez um super sucesso até 1962, mas, com o nascimento do seu 3º filho, Mona decidiu fechar o clube e, no último dia, os Beatles foram o último grupo a se apresentar lá, totalizando 37 shows no local. 

Hoje em dia, o Casbah recebe visitantes, mas apenas com reservas prévias. 

Voltando ao museu The Beatles Story, amei a exposição sobre a viagem da banda à Rishikesh, na Índia, uma fase dos Beatles sobre a qual eu não sabia quase nada, e a área dedicada às carreiras-solo dos integrantes da banda, sobre as quais eu também pouco sabia. 

Já no fim do seu trajeto dentro do museu, você vai se deparar com uma sala emocionante: o cenário do clip de 'Imagine', com aquele piano branco e a sala toda branca. Ao mesmo tempo em que aquele lugar dá uma paz, saí de lá arrepiada de emoção. 

Parece que o Lennon está lá, tocando pra ti 😏

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
objetos pessoais dos Beatles em exibição no The Beatles Story

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
The_Beatles_Story_Museu_Liverpool

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
recriação do Cavern Quarter de Liverpool no The Beatles Story

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
no The Beatles Story tem até uma réplica do palco do The Cavern Club

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
recriação dos estúdios da Abbey Road em Londres no The Beatles Story

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
exibição sobre o período da Beatlemania no The Beatles Story em Liverpool

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
réplica do avião da PAN AM que levou os Beatles pelo seu 1º tour nos EUA

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
o quarteto de Liverpool foi recebido com entusiasmo (e um pouco de histeria) nos EUA

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
réplicas das roupas usadas pelos Beatles para fotografar a capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
óculos do John Lennon no The Beatles Story

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
exposição sobre os protestos patrocinados por Lennon e Yoko Ono no The Beatles Story

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
no The Beatles Story eles têm em exposição vários objetos importantes que eram propriedade dos Beatles, como o último piano de John Lennon

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
muitas fotos lindas e inéditas, como esta com Mick Jagger, no The Beatles Story

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
cenário de 'Imagine' recriado no museu The Beatles Story
The Beatles Story é o único museu que visitamos em Liverpool onde se paga ingresso para entrar, e posso garantir que vale muito a pena! Não dá para ir a Liverpool e não ir lá! Os ingressos podem ser comprados online antecipadamente. 

O museu abre 9hs e já estávamos lá quando abriu, o que eu recomendo muito, porque, com o passar das horas, ele vai ficando cada vez mais cheio!

O audioguide incluído com o ingresso é muito bom, e você vai precisar de pelo menos 2hs para conseguir ler e ouvir tudo! Eles têm um tour autoguiado inclusive com a opção "português brasileiro". 

Além da exposição, há uma área interativa para crianças fantástica, wifi, banheiros e uma loja com tudo o que você puder sonhar relativo aos Beatles, desde ímãs de geladeira e chaveiros até camisetas e canecas.

Abre diariamente, no verão das 9 às 19hs, e no inverno das 10 às 18hs. 

O estacionamento por 5hs bem ali na frente do 'The Beatles Story' nos custou 10 libras.

Veja mais informações aqui: The Beatles Story.

Leia também: Museu dos Beatles em Canela: o 1° museu no Brasil dedicado à maior banda de rock and roll de todos os tempos

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
o audioguia em português é incluído no valor do ingresso do The Beatles Story

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
a área kids do The Beatles Story é muito legal!

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
tem até mini réplicas das roupas usadas pelos Beatles para os pequenos viajantes se fantasiarem

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
as crianças podem se distrair e brincar nesta área enquanto você visita o museu The Beatles Story com calma

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool
coisas lindas na loja The Fab 4 no The Beatles Story

The_Beatles_Story_Museu_Liverpool

Roda Gigante Wheel of Liverpool

Ao lado do Museu The Beatles Story fica a Wheel of Liverpool, uma roda-gigante com 60m de altura e 42 cápsulas de vidro. Lá do alto dá para ver todo o Waterfront da cidade e o Rio Mersey de um ponto de vista bem diferente.

O ingresso custa 10 libras por adulto e eles têm ingressos especiais com descontos para famílias. 

O passeio leva cerca de 12min.

A roda-gigante de Liverpool funciona de domingo a quinta das 10 às 21hs; sexta das 10 às 23hs e sábado das 9 às 23hs.

Roda Gigante Wheel of Liverpool
roda gigante Wheel of Liverpool

Pier Head

A região de Pier Head é praticamente uma continuação de Albert Dock, numa esplanada em frente ao Rio Mersey, e é até difícil saber onde termina um e onde começa outro. 

Também é uma área de Liverpool que foi revitalizada e que hoje abriga várias opções culturais e de entretenimento, monumentos e algumas das construções mais bonitas de Liverpool.

É de Pier Head que partem os passeios de barco pelo Rio Mersey que mencionei acima, os Mersey Ferries.

Pier Head em Liverpool
Pier Head em Liverpool

Mersey Ferries em Pier Head
edifício novo e moderno da companhia de balsas Mersey Ferries em Pier Head
Também é ali que você vai ver 3 charmosos edifícios comerciais do início do século 20 com arquitetura linda e imponente, que ficam do lado oposto ao rio, conhecidos como Three Graces, ou 'As 3 Graças':

1 The Royal Liver Building, o que tem relógios no topo e torres decoradas pelos 'Liver Birds', pássaros que são símbolo da cidade - um deles é virado para o rio e outro para a terra. Com 98m de altura, foi o 1º arranha-céu da Europa. A torre é aberta para visitantes, com ótimas vistas do Rio Mersey, mas prepare as pernas, pois você terá que vencer 124 degraus em espiral para chegar lá.

2 The Cunard Building, com formato quadrado e linhas retas, recentemente passou a ser lar do British Music Experience, um museu sobre música que não deu tempo de visitarmos, infelizmente. Um bom motivo para voltar a Liverpool 😕

3 The Port of Liverpool Building, o que tem a cúpula arredondada que parece a de uma igreja, com estilo barroco eduardiano.

O trio de prédios 'eduardianos' rende lindas fotos da skyline de Liverpool, e a famosa estátua dos Beatles fica ali, na frente do Liver Building.

Three Graces em Liverpool
Three Graces em Liverpool

Three Graces em Liverpool
The Port of Liverpool Building

Three Graces em Liverpool
The Royal Liver Building
Nessa área chamada Pier Head, ou Waterfront, você ainda vai encontrar um café e uma loja Fab 4 ma-ra-vi-lho-sa, com tuuuudo dos Beatles.

Mas já aviso: se não quiser gastar suas libras a torto e a direito, nem entre, pois essa loja é realmente uma perdição - mesmo eu, que não sou nada consumista, me vi escolhendo várias bugigangas Beatlemaníacas para trazer para casa!

Não tem nada feio ali, só coisinhas lindas! 😜

Ainda em Pier Head você verá o Memorial aos Heróis da Casa de Máquinas do Titanic, em homenagem aos 244 mecânicos que morreram no naufrágio enquanto tentavam fazer o transatlântico resistir por mais tempo.

Esse monumento é famoso na Inglaterra por ter sido o 1º do país dedicado à classe trabalhadora.

The Fab 4 Café em Liverpool
The Fab 4 Café em Liverpool

loja The Fab 4 em Liverpool
coisinhas lindas à venda na loja The Fab 4 em Liverpool

loja The Fab 4 em Liverpool

Estátua dos Beatles

A estátua mais famosa e mais bonita já criada em homenagem aos Beatles é esta que fica na frente do Liver Building, em Pier Head. 

Ela trás todo o quarteto em bronze, de terno, com Paul e George conversando, John olhando para o alto e Ringo acompanhando os outros 3 colegas de banda. 

Eu duvido você conseguir ir a Liverpool e deixar a cidade sem uma foto ali. Pelo menos é o que parecia quando estivemos lá: dezenas de turistas se acotovelando para garantir a sua selfie com os Fab 4.

Nós garantimos a nossa! E a legenda é The Fab 7 😝

Estátua dos Beatles
foto obrigatória que todo turista 'precisa' tirar na estátua dos Beatles em Pier Head

Estátua dos Beatles
estátua dos Beatles na frente do Liver Building, em Pier Head, Liverpool

Museu de Liverpool

O Museu de Liverpool foi inaugurado em 2011 num edifício super moderno com uma fachada branca e janelas espelhadas, situado na esplanada às margens do Rio Mersey, em Pier Head, e tem como objetivo contar a história da cidade desde as atividades marítimas até sua crescente importância cultural e nos esportes - especialmente no futebol, é claro!

As exibições também lembram momentos importantes e grandes eventos históricos que marcaram Liverpool, como a expansão do Império Britânico, a Revolução Industrial, as 2 Guerras Mundiais, seu povo e os personagens mais marcantes. 

O espaço é gigantesco, abrigando mais de 6.000 objetos, com exposições bem montadas que combinam peças arqueológicas, objetos históricos, vídeos, fotos e cenários para mostrar o desenvolvimento social e urbano de Liverpool de um jeito interessante, com trilhas temáticas divididas em Comunidade Negra, Judaica, Irlandesa e uma trilha especial para crianças. 

Vale a pena dar uma chegadinha lá, nem que seja apenas pela vista linda que se tem das 'Three Graces'.

O Museum of Liverpool abre diariamente, das 10 às 17hs, com entrada grátis.

Museum of Liverpool
Museu de Liverpool em Pier Head

Museum of Liverpool
o Museu de Liverpool fica num edifício super moderno com uma fachada branca e janelas espelhadas

Museum of Liverpool
do Museu de Liverpool se tem lindas vistas do Waterfront

Catedral de Liverpool

Em estilo neogótico britânico, essa catedral anglicana colossal de 101m de altura é a principal igreja da cidade, a maior do Reino Unido e a 5ª maior do mundo.

Além de ser considerada a igreja mais comprida do mundo, com 189m de comprimento, é também uma das mais altas. Outro destaque da Catedral de Liverpool são os seus grandes vitrais coloridos. Ela foi projetada pelo mesmo arquiteto que criou as famosas cabines telefônicas inglesas, Sir Giles Gilbert Scott.

Foi a nossa maior surpresa em Liverpool, por incrível que pareça!

estacionamento na Liverpool Cathedral é gratuito por 30min, mas já aviso que 30min é pouco tempo para visitar essa catedral incrível, toda diferentona por fora e por dentro também! 

Dá para imaginar uma igreja com espaço para festas, com uma cafeteria lá dentro, uma loja enorme e um letreiro em neon? É fantástica! 

Eu achei ela linda, linda, mas a parte mais linda é uma capela que fica atrás do altar, do lado direito - espetacular, não perca!

Essa catedral ainda tem o maior órgão do Reino Unido, o maior e mais alto conjunto de sinos do mundo e os arcos góticos mais altos e largos do mundo - são muitos recordes do tipo 'maior do mundo', e ela é realmente é impressionante! 

Li que Paul McCartney tentou participar do coral da catedral na infância, mas foi reprovado. 

Vale muitoooo a visita! Por dentro, a grandeza dessa catedral é de tirar o fôlego e dar torcicolo. 

A entrada é gratuita, mas, para subir na sua torre gótica (também uma das maiores do mundo), é preciso pagar ingresso. Dizem que a vista panorâmica da cidade é bem legal, mas nós não subimos. A subida é de elevador até um determinado ponto, mas, no final, ainda tem que encarar várias dezenas de degraus.

A Liverpool Cathedral abre diariamente das 8 às 18hs. A torre abre para visitas de segunda a sexta das 10 às 17hs, sábados das 9 às 17hs e domingos das 12 às 16hs.

Catedral de Liverpool
a Catedral de Liverpool é a maior igreja anglicana do mundo!

Catedral de Liverpool
Catedral de Liverpool

Catedral de Liverpool
a Catedral de Liverpool tem o maior órgão do Reino Unido

Catedral de Liverpool

Catedral de Liverpool
esta capela maravilhosa fica atrás do altar, do lado direito

Catedral de Liverpool
tem até uma linda cafeteria na Catedral de Liverpool

Catedral Metropolitana de Liverpool

Além da catedral anglicana, a cidade tem também uma catedral católica, a Catedral Metropolitana de Liverpool, toda moderna, cinza, com um estilo que lembra um pouco a Catedral de Brasília.

A Metropolitan Cathedral of Christ the King foi construída na década de 60 e não achei muito bonita, mas vale a pena conhecer. 

Aviso que não é fácil encontrar vaga para estacionar ali nos arredores, caso você esteja viajando de carro.

Catedral Metropolitana de Liverpool
Catedral Metropolitana de Liverpool

Chinatown de Liverpool

Como falei antes, a Chinatown mais antiga da Europa e a comunidade chinesa mais antiga do Reino Unido ficam em Liverpool. 

Há uma grande quantidade de restaurantes chineses ali - aproveite para almoçar lá e conhecer o símbolo do bairro, seu enorme portão de entrada, que veio diretamente da China.

Li que é o maior arco chinês fora da China, com mais de 13m de altura.

portão de entrada na Chinatown de Liverpool

Anfield Stadium

Anfield Stadium é o estádio de futebol do Liverpool F.C., atual campeão da Europa E do mundo!

Se você gosta de futebol ou, como no meu caso, se viaja com um super fã de futebol, é um passeio imperdível. 

Eles têm várias opções de tours disponíveis. Você pode optar por visitar apenas o museu The Liverpool FC Story ou então combinar a visita ao museu com um passeio guiado pelo estádio - The LFC Stadium Tour.

No passeio guiado The LFC Stadium Tour de 80min pelo estádio - que é um verdadeiro templo do futebol - você visita o gramado, entrando em campo pelo corredor dos jogadores, que tem a famosa placa This is Anfield, vai até os vestiários dos jogadores, conhece a sala de imprensa e termina na loja do clube, é claro!

O museu The Liverpool FC Story é cheio de troféus e histórias das conquistas impressionantes do time, incluindo várias taças da Champions League!

Caso não saiba, o Liverpool Football Club é o time inglês que mais vezes venceu a Liga dos Campeões (Champions League) da UEFA, competição mais importante dos clubes europeus.

O Anfield Stadium é o lar da torcida mais apaixonada do país, conhecidos como The Reds, por causa do uniforme todo vermelho. Eles também têm o hino de futebol mais lindo que existe, You’ll never walk alone (procure no YouTube). 

Não fui lá, porque estava viajando com a minha mãe e irmã, que não se interessam tanto por futebol - então deixei para conhecer essa atração quando voltar a Liverpool com o Peg - tenho certeza que ele vai querer conhecer o estádio E o museu também hehehe...😜

O Estádio Anfield fica a 5Km do centro turístico de Liverpool e, como já expliquei, dá para ir até lá com carro alugado, Uber, ou com um dos tours de ônibus hop-on, hop-off, que têm uma rota que vai até o estádio (veja acima). 

Também soube que existe um ônibus direto para lá que parte da Gower Street em Albert Dock de hora em hora das 10 às 15hs. Informe-se!

World Museum Liverpool

World Museum Liverpool é um museu de história natural com entrada grátis situado pertinho da estação de trens Lime Street.

O imenso edifício tem uma fachada clássica que mais parece a de um templo grego, e lá você vai encontrar  exibições sobre arqueologia, etnologia, geologia, zoologia, exploração do espaço, ciências naturais e físicas, culturas e até esculturas romanas, colônias de insetos e artefatos da antiguidade. Para os pequenos viajantes, tem dinossautos no cardápio!

Se tiver um 3º dia em Liverpool, vale muito a pena conhecer!

Saint George’s Hall

Saint George’s Hall é um complexo cultural e cívico com um teatro, num edifício neoclássico de 1854 situado pertinho do World Museum, na frente da estação de trens Lime Street.

A entrada é grátis e vale a visita para conhecer o seu lindíssimo interior.

A visita é rápida, a menos que você enlouqueça fotografando o lugar, que é super 'Instagramável' 😛

Saint George’s Hall
Saint George’s Hall em Liverpool

10 outros pontos turísticos em Liverpool

Como falei antes, Liverpool tem atrações turísticas suficientes para preencher 3 dias inteiros ou muito mais.

Nós não tivemos tempo de conhecer várias atrações, então deixo aqui apenas uma lista do que nos faltou. Caso visite a cidade com mais tempo, considere incluir estas 10 atrações de Liverpool no roteiro do seu 3º, 4º ou 5º dia na cidade! E depois volte aqui pra me contrar o que achou destes lugares que não conheci:
  1. Walker Art Gallery - Museu de arte de 1877 num prédio lindo por dentro e por fora.
  2. Liverpool Town Hall - Prefeitura da cidade, localizada pertinho do Cavern Club, com visitas guiadas (conhecemos apenas por fora).
  3. Baltic Market - Mercado coberto legal para passear e para comer, com várias opções de restaurantes, cafés, bares e lojas.
  4. Lark Lane Farmer’s Market - Feira ao ar livre que acontece apenas uma vez por mês, legal para ver produtos típicos regionais como queijos, pães, bolos, etc. Tudo ali é produzido pelos próprios vendedores, muitas vezes com alimentos orgânicos.
  5. Georgian Quarter - Área entre as ruas Hope Street e Rodney Street, com casinhas de arquitetura  típica georgiana. Passamos por lá de carro e vimos um monte de bares e restaurantes charmosos. A Filarmônica de Liverpool fica ali perto. 
  6. British Music Experience - Museu da música situado no Cunard Building, em Pier Head. 
  7. The Casbah Coffee Club - Como expliquei acima, o Casbah só recebe visitantes com agendamento prévio. Se você quer conhecer, programe-se com antecedência. Dizem que o lugar está super bem preservado, exatamente como na época em que os Beatles tocavam lá. 
  8. The Jacaranda - Outro clube onde os Beatles tocavam no início da carreira, que funciona como bar com música ao vivo até hoje.
  9. Ropewalks - Bairro boêmio cheio de restaurantes, arte, música, cultura e instituições culturais. Legal para visitar à noite.
  10. St. Luke's Bombed Out Church - Igreja que foi bombardeada pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. Restaram apenas as paredes laterais e é possível visitar o jardim.
Liverpool Town Hall
Liverpool Town Hall

The Casbah Coffee Club
recriação do The Casbah Coffee Club no museu The Beatles Story

Georgian Quarter Liverpool
arquitetura típica de Georgian Quarter

Chip de celular para usar na Inglaterra

Durante a nossa viagem pela Inglaterra, País de Gales, Holanda e França, usamos o chip de celular da EasySim4U no plano 4G Europa o tempo todo, e funcionou super bem - vocês viram a quantidade de stories que eu fiz, né!!

Recebi o chip em casa pelo correio (levou uns 4 dias para chegar), coloquei no celular dentro do avião, ativei os dados móveis e já chegamos na Europa conectadíssimas, usando o Google Maps desde o aeroporto!

Nós não vendemos chips de celular através do blog - nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - EasySim4U - para ver como comprar esses simcards e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar. 

No site tu encontras os preços dos planos que eles oferecem de acordo com o destino e com os planos de dados e voz que forem mais apropriados para a tua viagem.

Você conheceu Liverpool? Quais são as suas atrações turísticas favoritas em Liverpool? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Durante a nossa viagem pela Inglaterra, País de Gales, França e Holanda, usamos a hashtag #PVnaEuropa nas nossas redes sociais 😊

Fiz várias pastas de "destaques" desta viagem lá nos stories do Instagram - espia lá que tem uma pasta específica sobre Liverpool, com muitas dicas úteis!


Liverpool

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos vídeos no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!


Veja fotografias e dicas das nossas viagens no Instagram.


Você também nos encontra a
qui: Facebook / Twitter / Instagram / Pinterest / YouTube

O que fazer em Liverpool

O que fazer em Liverpool

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: