Depois que fizemos o passeio de barco por Vancouver, percebemos que a nossa estadia na cidade estava chegando ao fim e que nós ainda não tínhamos conhecido aquele que eu considerava o principal ponto de interesse na cidade: Granville Island.
Então para lá seguimos, cruzando a Granville Bridge super valentes, num baita motorhome, certos de que conseguiríamos uma vaga de estacionamento na ilha.
E, como a sorte acompanha os audazes, não é que conseguimos, depois de dar apenas uma voltinha, um lugar excelente, onde era permitido estacionar de graça por até 3hs???
Como eu sempre digo, quem não arrisca, não petisca!
Para provar - porque eu sei que quem já conhece o local está duvidando - vejam as fotos:
Granville Island é uma ilha no meio da cidade de vancouver, que já foi área industrial no início do século 20, zona degradada depois da Segunda Guerra Mundial e, desde os anos 70, vem renascendo como um importante centro de convivência da cidade, dedicado ao lazer dos moradores.
A ilha é mais conhecida pelo seu famoso Mercado Público, mas ele é apenas uma das atrações do lugar, que tem também um Kid´s Market muito legal, inúmeros restaurantes e cafés, playground, um parque aquático gratuito, estúdios e galerias de arte, uma marina, muitas lojas, cervejaria, teatros, escola de arte e design, hotel...enfim, um sem fim de lugares interessantes.
Se tivéssemos mais tempo, eu gostaria de ficar um dia inteiro zanzando por lá, mas 3hs foram suficientes para termos uma boa idéia do lugar!
Outra maneira de ir até Granville Island é no Aquabus - ferries com as cores do arco-íris que cruzam o bonito False Creek continuamente prá lá e prá cá entre Granville e Downtown, carregando passageiros a pé e ciclistas.
O Public Market abre diariamente das 9am - 7pm, e vende de tudo um pouco, dividido por setores: frutas, flores, legumes e verduras, frutos do mar, carnes, produtos típicos, chocolates, temperos, artesanato, etc.
Aliás, é o lugar onde você DEVE ir para uma refeição, pois a ilha acabou se tornando um polo gastronômico da cidade e, além das dezenas de restaurantes, ainda tem as inúmeras bancas do Public Market que vendem comidas prontas de todo tipo, de chinesa a sushi, de poutine a saladas e cheesecakes.
O Kid´s Market fica perto da entrada na ilha (se você vem pela ponte), e funciona das 10am às 6pm.
É um mini shopping apenas de lojas de produtos destinados aos pequenos viajantes: são 25 estabelecimentos, que vendem desde brinquedos até roupas, passando por guarda-chuvas, balas, mágicas, livros, material esportivo, pipas e marionetes.
Infelizmente, 0 Water Park gratuito no False Creek Community Centre (ao lado do Kids Market) estava fechado no dia em que estivemos lá, mas o Lipe se divertiu bastante no playground que fica ao lado.
Adorei conhecer ao vivo a minha primeira obra d`OsGemeos: a Bienal de Vancouver transformou 6 gigantescos silos industriais numa verdadeira tela para os irmãos brasileiros pintarem um mural monumental de 360 graus, 23 metros de altura e 7.200 metros quadrados muito coloridos - é o maior mural público da carreira deles, o primeiro pintado em 3D e o maior do Canadá também - muitos superlativos!!!
O Lipe ficou encantado, pena que não podia chegar mais perto!
Na ilha você ainda vai encontrar balcão de informações, banheiros, fraldário, bebedouros e áreas com mesas de piquenique.
Não é difícil se orientar por lá - você pode imprimir um mapa no site e levar (eu fiz isso), mas nem é necessário, pois também existem painéis com mapas indicando onde você está espalhados por toda a ilha, como este da fotografia abaixo.
No próximo post, continuamos viagem com o nosso diário de bordo de Vancouver - não saia daí!