Menu

Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu

Conheça o Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu, um dos pontos turísticos imperdíveis da capital do Nepal

Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu

Conheça o Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu, um dos pontos turísticos imperdíveis da capital do Nepal
Estou publicando uma série de posts aqui no blog sobre a nossa recente viagem ao Nepal, e hoje quero contar a vocês como é o Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu, um dos pontos turísticos imperdíveis da capital do Nepal.

Veja também outros posts sobre Kathmandu e suas principais atrações:

Museu do Palácio Real Narayanhiti

O Palácio Narayanhiti, em nepali नारायणहिटी दरवार, é um palácio-museu que, até a queda da monarquia no Nepal, foi a principal residência dos reis nepaleses.

Desde 2008 é um museu, mas a Rainha Ratna, madrasta e tia dos Reis Birendra e Gyanendra, ainda vive na sua residência dentro do complexo do museu.

O palácio atual foi construído entre 1963 e 1969, em substituição do original de 1915, que havia sido semi-destruído por um terremoto em 1934 (que matou 2 princesinhas no local, filhinhas do Rei Tribhuvan).

O projeto neoclássico foi encomendado pelo Rei Mahendra a um arquiteto norte-americano, e o palácio foi inaugurado para o casamento do então herdeiro do trono, Birendra, em 1970.

Em 2001 o palácio foi cenário de um massacre real, quando o herdeiro do trono, o Príncipe Dipendra, em um banquete real em que bebeu demais, matou o pai, o Rei Birendra, a mãe Aiswarya e outros 6 membros da família, suicidando-se logo depois.

A razão para o terrível tiroteio foi a recusa da família real em abençoar o casamento do príncipe com Deviani Ran, que era de uma família de inimigos do rei.

Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu
a família real nepalesa antes do massacre de 2001

Quando fomos ao Nepal pela 1ª vez, em 2004, a carnificina tinha ocorrido há poucos anos, e o local ainda era um palácio real.

Em 2008 uma Assembleia Constituinte aboliu a monarquia no Nepal, e o novo governo pediu a imediata saída do local do então rei, Gyanendra (irmão de Birendra), transformando o palácio em um museu aberto ao público pouco tempo depois - evento que simbolizou o fim da monarquia nepalesa.

O Rei Gyanendra teve apenas 15 dias para deixar o local, que era sua residência, e quem o reinaugurou como museu foi justamente o Primeiro-Ministro Prachandra, exatamente o mesmo líder da guerrilha maoísta que foi responsável pela derrubada da monarquia no país!

Nós mesmos tivemos a nossa cota de perrengue com a guerrilha maoísta durante uma viagem ao Nepal em 2004, em plena Revolta Maoísta, como contamos aqui: Fronteira da Índia com o Nepal, nada é tão ruim que não possa piorar

No Museu do Palácio Real Narayanhiti estão guardadas as joias da coroa, consideradas os objetos mais valiosos do país.

A coroa real, usada pelos monarcas nepaleses por centenas de anos, é feita de 730 diamantes e mais de 2000 pérolas!

Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu
coroa real exposta no Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu

Outra atração do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu é a carruagem dourada que a Rainha da Inglaterra Elizabeth II deu de presente ao Rei Mahendra Shah durante a sua 1ª visita de estado ao Nepal, em 1961.

A carruagem real foi usada pela 1ª vez na coroação do Rei Birendra Shah, em 1975. A carruagem também foi usada para transportar a Rainha Elizabeth durante a sua 2ª visita ao Nepal em 1986. Existem apenas 2 carruagens deste tipo atualmente no mundo - esta e uma outra que está no Palácio de Buckingham em Londres, que a rainha usa até hoje.

Dos 52 aposentos do Palácio Narayanhiti, 31 estão abertos ao público, com todo o seu glamour decadente dos anos 70.

É um museu mais interessante pelos seus acontecimentos glamourosos e trágicos do que pelo seu conteúdo, e vale a visita pela própria história - pela sensação de estar visitando um lugar onde a história do país de fato aconteceu, pois foi exatamente ali que nasceu a República Federativa Democrática do Nepal.

Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu

Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu

Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu

Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu

Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu

Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu
glamour decadente do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu

Informações úteis sobre o Palácio Narayanhiti

  • Horário: abre das 10:30AM às 3:30PM de quintas-feiras a segundas-feiras, e das 10:30AM às 2PM nas terças-feiras. Nas quartas-feiras fica fechado.
  • Ingressos: 1.000 rúpias
  • Endereço: Museu do Palácio Narayanhiti North Gate Road
  • Informações: site oficial
* Não é permitido tirar fotos da área interna do museu, então as fotos internas do palácio que ilustram este post são as disponíveis na página oficial do museu. 

Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu
foto fazendo joinha com policial nepalesa? Temos!! 💪

Mas o que eu realmente gostaria de saber de vocês ao fim deste post é o seguinte: os companheiros de viagens de vocês também têm essa fissura por fotos com policiais?? Ou esse meu 'Karma' decorre do fato de o Peg ser policial, e daí o desejo de confraternizar com os coleguinhas internacionais?

Essa simpatia de policial nós conhecemos fazendo a guarda do Museu do Palácio Real de Kathmandu, e o FAL 7,62 que ela carregava era quase maior que ela!

Já esteve em Kathmandu? Por favor, deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog, assim você ajuda outros viajantes!

Deixei muitas dicas desta viagem salvas lá nos destaques dos stories no Instagram em @claudiarodriguespegoraro, espia lá!

Veja todas as fotos que publiquei na #PVnoEverest no Instagram!

Leia mais sobre o Nepal

Leia outros posts sobre museus pelo mundo

1. Cantinho de Ná - Museu Tate Modern: arte moderna em Londres e Liverpool                                




5. Vamos viajar pra onde agora - Museu Mazzaropi em Taubaté

6. Família que Viaja Junto - O Museu de História Natural de Los Angeles
 
7. Uma Viagem Diferente - Museus em Doha, Qatar 

8. Destinos Por Onde Andei - Museu da Cerveja em Blumenau 


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

17 comentários:

  1. Nossa, que especial!!! Impressionante o Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu. Quero conhecer.

    ResponderExcluir
  2. Wow! Super diferente e interessante esse museu! Adorei saber mais sobre esse país fantástico.

    ResponderExcluir
  3. Patrícia Carvalho Veludosábado, abril 16, 2022 7:21:00 PM

    Acho que é mesmo só o seu companheiro que tem essa empolgação toda por tirar fotos com policias :)
    Adorei o seu post.

    ResponderExcluir
  4. Adoro esses locais que não estão nos guias turísticos tradicionais. Super legal o museu!

    ResponderExcluir
  5. já quero conhecer o Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu. Que interessante e lindo o local né?

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o Museu do Palacio real Narayanhiti em Kathmandu. Adorei o acervo e já coloquei na minha lista! Pretendo fazer uma nova viagem pela Ásia esse ano!

    ResponderExcluir
  7. Conhecer o Nepal já deve ser extraordinário. E ter oportunidade de conhecer esse museu, imagine… fiquei sonhando aqui.

    ResponderExcluir
  8. Que interessante! Gostei muito de conhecer o museu do palácio real NaraYanhiti em kathmandu, através dos seus olhos, da sua percepção. Se Deus quiser, um dia, vou lá conferir! Adorei o poster!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que museu legal !!! Super diferente né? Eu sou apaixonada por Palácio, e com certeza iria amar visitar o Palácio real NaraYanhiti

    ResponderExcluir
  10. Gente, que incrível o Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu, achei a coroa super diferente e a história da carruagem muito interessante. Ótima oportunidade de conhecer mais sobre o Nepal.

    ResponderExcluir
  11. Os palácios e seus encantos, o do Nepal não seria diferente.

    ResponderExcluir
  12. Lindo demais esse museu do Palácio Real Narayanhiti en Katmandu! Não conhecia!Fiquei encantada! Adoro esse tipo de museu! Parabéns pelo Post. Meu marido é louco pra conhecer o Nepau.

    ResponderExcluir
  13. Impressionada com a visita ao Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu, mais impressionada ainda com a tragédia familiar ocasionada por um próprio membro da família, e por motivo não tão sério. O que a bebida faz, não é mesmo, rsrs?

    ResponderExcluir
  14. Que sonho conhecer Kathmandu! Achei super interessante esse Museu do Palácio Real Narayanhiti. E que história! Não conhecia.

    ResponderExcluir
  15. Nossa, nunca pensei em conhecer o Nepal! Mas fique até bastante curiosa depois de saber um pouco mais sobre o Museu do Palácio Real Narayanhiti em Kathmandu! Realmente a história é bastante interessante! Quem sabe um dia..

    ResponderExcluir
  16. Ainda não tive a oportunidade de conhecer o Nepal, mas já vou deixar anotado esse museu, parece realmente interessante 😊

    ResponderExcluir
  17. Eu adorei a sugestão de visitar o Museu do Palácio Real Narayanhiti, em Kathmandu. Já quero que faça parte do meu roteiro quando for viajar para esse destino incrível!

    ResponderExcluir