Menu

Roteiro de viagem pela Flórida de motorhome ou de carro

Ideias de roteiros para viagens pela Flórida
Roteiro de viagem pela Flórida
Roteiro de viagem pela Flórida

Neste post vou dar a vocês algumas sugestões de roteiros de viagens pela Flórida, sendo que esses roteiros pela Flórida podem ser feitos tanto de motorhome (como nós fizemos), quanto de carro alugado - embora de motorhome seja bem mais divertido, né gente?!

Eu tinha há muito tempo na cabeça um longo roteiro de viagem de motorhome que gostaria de fazer pela Flórida. Mas, quando surgiu a oportunidade de alugarmos um motorhome para viajar pelo estado queridinho dos brasileiros nos EUA, só tínhamos uma semana disponível, e tive que escolher apenas uma pequena parte do meu roteiro dos sonhos pela Flórida para fazer. 

Então agora vou contar a vocês, detalhadamente, o roteiro de uma semana que fizemos e, mais resumidamente, o roteiro completão que um dia eu ainda quero fazer de motorhome pela Flórida.

Antes de mais nada, tenho que dizer que já escrevi vários posts sobre esta viagem de motorhome e sobre o sul da Flórida:


Roteiro de viagem pela Flórida
viajando de motorhome pela Overseas Highway na Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida

Overseas Highway - a famosa US 1


Como tínhamos que optar, escolhi a parte da Flórida que eu mais sonhava conhecer, o arquipélago de Florida Keys, que são um conjunto de pequenas ilhas conectadas por uma estreita faixa de terra e várias pontes, localizadas no sul da Flórida.

É em Key West, lá no fim dos Keys, que começa a US 1, uma das estradas mais longas dos EUA - ela vai da pontinha sul da Flórida até o Maine, já pensou que super roadtrip?

Nesse trecho bem no sul da Flórida, ela é conhecida também como Overseas Highway, porque passa por 42 pontes sobre o mar, com o Golfo do México de um lado e, do outro, a Baía da Flórida, interligando 113 ilhas de mangue e bancos de areia.

O trajeto de Miami até Key West, como vocês podem ver nas fotos, é lindíssimo. 

É lá em Key West que fica o ponto mais extremo ao sul dos Estados Unidos - o famoso e super estimado 'Southernmost Point'. São apenas 144Km de Key West até Cuba, e por isso o povo de lá tem um espírito mais caribenho, bem diferente de Miami, que fica a 270Km de distância (mais ou menos 3h30min de carro, sem paradas).

Como falei, a Overseas Highway passa por 113 ilhas e 42 pontes, mas as mais conhecidas são Key Largo, Isla Morada, Marathon, Big Pine Key e Key West, a última ilha, no final do arco-íris.

Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida
Overseas Highway

Quanto tempo nos Florida Keys


A maioria dos brasileiros aluga um carro em Miami e faz um bate e volta até Key West. Com sorte, fazem um pernoite na região. Sinto dizer, mas vocês não viram nada, inocentes! 😂

Nós ficamos 4 dias nos Florida Keys, e sinto que foi pouco para tudo o que eu gostaria de ver! Há muita coisa para fazer por lá, que delícia de lugar esses Keys!

Eu jamais recomendaria fazer essa viagem direto, sem paradas, e muito menos num bate e volta. A estrada, por si só, merece inúmeras paradas no caminho, e a cidade de Key West merece no mínimo 2 dias, de tanto que há para ver e fazer por lá.

Para passear pelos Florida Keys e Miami (que já conhecíamos de outras viagens) e conhecer rapidamente os Everglades, além de fazer umas comprinhas, que ninguém é de ferro, você vai precisar pelo menos 7 dias. Era exatamente o tempo que tínhamos de férias.

Vamos?


Roteiro de viagem pela Flórida
Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de 7 dias por Florida Keys, Everglades e Miami


Dia 1: Chegando em Miami


Chegamos em Miami no meio da tarde, no voo American Airlines 39 vindo de Londres (Heathrow) - esse voo sai às 10:35AM de Londres e chega em Miami às 3:40PM.

Logo que chegamos ao hotel, no fim da tarde, lembrei de ligar para a Cruise America para marcar o pick-up do motorhome no primeiro horário no dia seguinte, mas já estava fechado e não consegui agendar, o que acabou nos atrasando no dia 2 do nosso roteiro - leia mais sobre isso aqui: Viagem de motorhome pela Flórida.

Não esqueça que a chegada em Miami é sempre super demorada: você tem que passar pela imigração, que é super demorada, com filas enormes, pegar malas, procurar seu transporte (que pode ser um carro alugado)...enfim, nunca demora menos de 2hs entre o avião tocar no solo e sairmos do aeroporto!

Contei mais sobre o Aeroporto Internacional de Miami, sobre o MIA Mover, aluguel de carro, pedágio com o SunPass e muito mais neste post: Roteiro em Miami: o que fazer em 2 dias na cidade e nossas dicas práticas.

Roteiro de viagem pela Flórida

Dolphin Mall


Fomos passear, fazer compras e jantar no Dolphin Mall.

O Uber até o Dolphin Mall custou U$ 14 (mais U$ 14 de volta). 

Jantamos no The Cheesecake Factory, um dos restaurantes de rede que a gente mais gosta nos EUA, e pagamos U$ 60. 


No ano anterior, tínhamos passado alguns dias em Miami no Runway Inn Miami (U$ 280 por 2 diárias) e foi apenas ok: um lugar limpo e confortável para capotar por algumas horas, com café da manhã incluído. Como foi uma reserva feita na véspera, não dava para reclamar, mas achei bem caro para o que o hotel oferecia. 

Pelo que vimos em Miami, os preços de hospedagem são super caros, tanto que este foi o hotel mais barato que encontramos de última hora...talvez procurando com mais antecedência você consiga algo melhor por um preço equivalente.

Se estiver procurando algo barato e aceitável, e não encontrar nada por menos de U$ 140 a diária, o Runway Inn dá para ficar, e tem a vantagem de oferecer transfer gratuito tanto para o aeroporto quanto para o Porto de Miami - vimos muitos hóspedes saindo de lá direto para os seus navios. A maior vantagem, a nosso ver, é que ele ficava bem pertinho do aeroporto (só 3Km), na 656 East Drive, Miami Springs.

Desta vez, acabamos também reservando o hotel na véspera: sim, eu sei, também não entendo que droga que a gente faz que todas as nossas viagens são sempre decididas de véspera 😒

Reservamos o Days Inn by Wyndham Miami International Airport, e pagamos U$ 116 a diária. 

Achei bem melhor (e mais barato) que o Runway Inn: tem transfer gratuito de/para o aeroporto, que nós usamos, e o quarto era bom, com 2 camas queen size, mas os corredores e a recepção eram decadentes. 

Tinha uma piscina boa e sala de jogos para as crianças, mas não tem café da manhã. 

Veja fotos abaixo:

Days Inn by Wyndham Miami International Airport
Days Inn by Wyndham Miami International Airport

Days Inn by Wyndham Miami International AirportDays Inn by Wyndham Miami International Airport


Days Inn by Wyndham Miami International Airport

Days Inn by Wyndham Miami International Airport

Days Inn by Wyndham Miami International Airport

Days Inn by Wyndham Miami International Airport
Days Inn by Wyndham Miami International Airport

Dia 2: Atrações na Overseas Highway


Era o dia de pegar o motorhome que havíamos alugado na Cruise America Miami South.

Eu sempre aviso, mas às vezes até esqueço da minha própria regra, então vale a pena repetir a principal dica para começar bem uma viagem de motorhome: no 1° dia de uma viagem de RV, não programe muita coisa! Pegar o motorhome na locadora, fazer a papelada, arrumar as suas coisas lá dentro, aprender a "usar" a casinha e fazer as primeiras compras para rechear a geladeira é parte da diversão, e você vai gastar mais da metade do dia só nisso! 

Sem falar naquela passadinha básica num Amazon locker para pegar as comprinhas feitas online...

Uma dica importante é ligar com antecedência e agendar o horário do seu pick-up (o horário que você vai buscar o seu veículo). Na locadora Cruise America de Miami South, onde nós alugamos o nosso motorhome, eles só trabalham com horários agendados, e é importante você ligar e marcar seu horário se quiser pegar o veículo mais cedo. 

Nós só conseguimos pegar o motorhome na locadora depois das 15hs, porque eu não tinha conseguido ligar com 48hs de antecedência para agendar mais cedo - estávamos voando da Malásia para Londres e depois de Londres para Miami.

Fomos de Uber do hotel para a locadora (e de Lyft da locadora para o aeroporto), e pagamos entre U$ 25 e U$ 30 pelas corridas. A corrida é carinha mesmo, porque a locadora fica em Miami South, bem distante do aeroporto de Miami. 

Como acabamos saindo da locadora já no meio da tarde, esse dia não "rendeu" tanto quanto gostaríamos, e acabamos deixando para fazer algumas das paradas que eu queria fazer no trajeto até Big Pine Key na viagem de volta para Miami, mas recomendo que você tente sair de Miami o mais cedo possível, para aproveitar bastante o trajeto. 

Roteiro de viagem pela Flórida
viajando de motorhome pela Flórida

amazon locker miami
buscando as comprinhas num Amazon locker em Miami

John Pennekamp State Park


A primeira parada interessante no caminho é no John Pennekamp State Park, em Key Largo.

É um parque estadual mundialmente famoso entre mergulhadores, e você encontra todas as informações aqui no site oficial. Na verdade, ele é considerado um parque subaquático, pois a maior parte da área protegida é de oceano, e não de terras. 

Dá para fazer snorkel, mergulho, passeios de barco (daqueles com fundo de vidro), passeios de caiaque nos manguezais ou simplesmente curtir a praia e as trilhas - se viajar no verão, é uma parada obrigatória. No inverno, a água é gelaaaaada!

Tem também um centro de visitantes, que funciona das 8 às 17hs, com um pequeno aquário, e um camping que lota rápido no MM 102.5 - faça reservas com antecedência. 

Bem mais adiante na estrada, perto do MM 54, nos pareceu um bom local para free camping. MM significa "mile marker", ou seja, são os "marcadores de milhas" da estrada - quase todos os endereços nesta rota indicam que tal lugar fica no "MM X", o que significa que o lugar fica na milha X da estrada.

Roteiro de viagem pela Flórida

Bahia Honda State Park


Outra parada imperdível na Overseas Highway é no Bahia Honda State Park.

Esse parque estadual funciona das as 8hs ao por do sol, e o endereço para colocar no GPS é 36850 Overseas Highway, MM 36.8.

No Bahia Honda State Park existiam 2 praias: Calusa e Sandspur Beaches. Depois de conhecer a Calusa Beach, menorzinha, no lado do Golfo, e caminhar pela Old Railroad, onde foram gravadas cenas do filme 'True Lies', fui perguntar ao guarda-parques como chegar à Sandspur Beach, e qual não foi a minha surpresa quando ele me respondeu "it's gone" 😕

Sim, o furacão Irma, que passou por lá ano passado (quem lembra?), levou a praia. Ainda tem muita coisa em reconstrução nos Keys.

Para entrar na reserva estadual nós pagamos U$ 9,50 no total (pelo motorhome e mais 3 pessoas).

Essa foi a minha parada preferida no caminho, lugar mega fotogênico! A água estava bem geladinha e cheia de algas, e mesmo assim havia bastante gente curtindo o mar de cores caribenhas.

Há um camping lá no parque, mas você precisa reservar com bastante antecedência para conseguir vagas.

Bahia Honda State Park

Bahia Honda State Park

Roteiro de viagem pela Flórida
Roteiro de viagem pela Flórida
Bahia Honda State Park

Bahia Honda State Park
Bahia Honda State Park

Os Keys


Eu simplesmente amei o clima caribenho dos Florida Keys! As pontes imensas sobre o mar, as palmeiras, os mangues, os pescadores, as casinhas em tons pastel e os muitos restaurantes de frutos do mar...que delícia de lugar!

É possível entender perfeitamente porque os 'snowbirds' - americanos do norte e canadenses - voam para esta região no inverno.

Entramos em vários Keys do caminho e passeamos bastante de motorhome por eles, tentando entender o modo de vida das pessoas que residem por lá.

É im-pres-sio-nan-te conhecer a geografia local - uma maluquice ver como eles aproveitam cada pedacinho de terra sobre o mar, cada um dos Keys é totalmente recortado por montes de canais. A gente olha o mapa de um determinado Key (ilha) no Google Maps e não acredita que aquele lugarzinho possa ser tão densamente povoado!

Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida
Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida
Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida
Roteiro de viagem pela Flórida

Pontes interrompidas nos Florida Keys


Já contei que os Keys são um arquipélago de 113 ilhas, ligadas por estradas e 42 pontes, mas o que eu não mencionei - e é o mais interessante do caminho - é que existem um monte de "pontes interrompidas", como o Lipe chamava. Pontes que levam do nada a lugar nenhum, simplesmente interrompidas no meio do mar, super fotogênicas.

Eu já tinha visto fotos de uma ponte assim, terminando no meio do oceano, mas não imaginava que não é apenas uma ponte assim que tem lá, são várias! Várias pontes de ferro, por onde passavam trens, e que agora estão abandonadas, desmoronadas, em desuso, com trânsito proibido, algumas abertas apenas para pedestres e ciclistas, e outras completamente fechadas.

Essas pontes formavam a Overseas Railroad, e esta linha férrea até Key West foi muito usada entre 1912 e 1935, quando grande parte dela foi destruída pelo 'Labor Day Hurricane', um dos vários furacões que assolaram essa região ao longo do tempo e que colaboraram que que a via férrea fosse abandonada em favor da Overseas Highway.

Roteiro de viagem pela Flórida
Overseas Highway

Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida
Roteiro de viagem pela Flórida

Roteiro de viagem pela Flórida

Seven Mile Bridge


De todas as pontes do caminho, a mais famosa é a 7 Mile Bridge, entre Marathon e Big Pine Key, dividindo as Middle Keys das Lower Keys.

É uma ponte que tem quase 11Km de comprimento, sobre o mar, e que, quando foi construída, era uma das maiores do mundo, um grande feito de engenharia!

Ao lado dela fica a Old 7 Mile Bridge, a ponte antiga que hoje está fechada para o trânsito e hoje é a maior ponte para pesca do mundo, pois só é aberta para pedestres pescadores.

Obrigada, Keys, por essa recepção espetacular!! Há males que vêm para bem! Como eu disse antes, saímos tarde de Miami rumo aos Keys e, para nos compensar, a Flórida preparou esse por do sol espetacular exatamente enquanto cruzávamos a 7 Mile Bridge e chegávamos ao Bahia Honda State Park. 

Como diz o Peg, é bom estar vivo para ver isso! Os Florida Keys já chegaram prometendo, e estávamos empolgados para descobrir o que a estrada ainda nos reservava nos dias seguintes 😎

Overseas Highway

Cervo dos Keys


Nesta região, especialmente em Big Pine Key, fique atento para ver o mini bambi típico desta área, conhecido como cervo de Key, pouca coisa maior que um cachorro.

No camping que nós ficamos lá não podia nem usar o gerador do motorhome para não incomodar (ou assustar) os veadinhos anões, e vimos alguns deles rodeando nosso motorhome, coisa mais bonitinha!

Pena que eles só apareceram à noite, e as nossas fotos ficaram muito escuras e desfocadas, porque só tinha a luz da lua iluminando.

Se você não der sorte de vê-los "ao natural", pode ir até o National Key Deer Refuge, onde certamente verá alguns. 

Onde ficar a caminho de Key West


No caminho para Key West, decidimos ficar no Camping The Big Pine Key Fishing Lodge, localizado entre Marathon e Key West, a mais ou menos 2h30min de Miami, no MM 33 (marcador de milha 33), logo que passa a Spanish Harbor Bridge.

O endereço é 33000 Overseas Highway, MM 33. Telefone: 305-872-2351.

Contei todos os detalhes sobre este camping maravilhoso aqui: Viagem de motorhome pela Flórida.

Camping The Big Pine Key Fishing Lodge

Camping The Big Pine Key Fishing Lodge
Camping The Big Pine Key Fishing Lodge

Onde comer a caminho de Key West


Nesta noite fomos jantar no Tonio's Seafood Shack and Tiki Bar: lugar mais típico local, impossível. Frutos do mar fresquíssimos, música country e uma clientela animada.

Fica a 15min do camping, em direção a Key West.

Pagamos U$ 48.

Tonio's Seafood Shack and Tiki Bar

Tonio's Seafood Shack and Tiki Bar

Tonio's Seafood Shack and Tiki Bar

Tonio's Seafood Shack and Tiki Bar

Tonio's Seafood Shack and Tiki Bar
Tonio's Seafood Shack and Tiki Bar

Dia 3: Key West


Onde ficar em Key West


Em Key West, ficamos 2 noites no camping mais legal da vida: o Boyd's Key West Campground

Contei tudo sobre esse campground aqui: Viagem de motorhome pela Flórida: dicas gerais.

Boyd's Key West Campground

Boyd's Key West Campground
Boyd's Key West Campground


O que fazer em Key West



A convite da Historic Tours of America, nós visitamos um monte de atrações turísticas de Key West - mas, se você tiver que pagar cada um dos ingressos para toda a família, a brincadeira acaba saindo muito cara!

Então fiz um post específico sobre as atrações de Key West, contando sobre cada ponto turístico que conhecemos por lá, para ajudar vocês a decidir o que realmente interessa à sua família!

E mais: escrevi sobre como chegar a Key West, quantos dias ficar lá, onde dormir, onde comer, etc.
O que fazer em Key West

O que fazer em Key West
O que fazer em Key West

O que fazer em Key West

Dia 4: Dry Tortugas National Park


Dry Tortugas National Park estava no alto da minha lista de desejos para esta viagem e, embora fosse um passeio super caro (na minha opinião de pão-dura), eu estava tão decidida a fazê-lo que havia reservado e pago com bastante antecedência, já que só um número limitado de turistas pode ir até lá por dia. Para quem nunca faz reservas, dá para vocês verem o meu grau de empolgação com este passeio.

Só que...pela primeira vez, numa viagem que durou quase 2 meses, São Pedro não colaborou comigo e, no dia marcado, o tempo amanheceu horrível, um verdadeiro vendaval e chuva! 

A única maneira de chegar a esta ilha maravilhosa que é um parque nacional americano é de hidroavião ou no ferry chamado Yankee Freedom, e nós tínhamos reservado o ferry. Só que, do jeito que o dia amanheceu, eu logo vi que os ferries não navegariam daquele jeito e, ao ligar pro porto, minhas suspeitas foram confirmadas: o barco foi cancelado naquele maldito dia! 2hs depois, o sol apareceu e fez um dia lindo, mas aí o passeio já havia sido cancelado! 

Dica do pequeno viajante: não deixe este passeio para o seu último dia em Key West como nós, ou você corre o risco de pegar um vendaval e ficar a ver navios...

O passeio custa U$ 180 por adulto e U$ 125 por criança, e os ferries partem do Key West Ferry Terminal, na 100 Grinnell Street, no Historic Seaport. Reserve com antecedência. 

Como não foi possível fazer este passeio, logo que o tempo melhorou aproveitamos a piscina aquecida maravilhosa do camping e depois fomos passear mais por Key West, pois ainda tínhamos um monte de passeios a fazer pelo centrinho. 

Dia 5: Everglades National Park


Este foi o dia de voltar de Key West, pelos Keys, até Miami.

Um bom lugar para almoçar no caminho, e talvez o mais famoso, seja o Keys Fisheries.

A lagosta ao molho Reuben de lá é uma lenda. Infelizmente chegamos lá antes do meio-dia e ainda não estava aberto, então continuamos viagem e fizemos outra parada em Robbie's Marina.

Keys Fisheries

Keys Fisheries
Keys Fisheries

Robbie's Marina


Essa parada nos Florida Keys, no MM 77.5, é muito legal para quem viaja com crianças.

O horário de funcionamento é das 8 às 18hs.

A Robbie´s Marina é uma marina, loja e restaurante que vende peixes para os pequenos viajantes poderem alimentar no cais os tarpões, que são os peixes gigantes da região. Só que o lugar fica cheio de pássaros tentando roubar os peixinhos dos peixões, então é uma diversão para as crianças tentarem fazer os peixinhos chegar nos peixões antes que os pássaros avancem e roubem a comida deles!

Robbie´s Marina

Robbie´s Marina
tentando dar peixinhos para os tarpões em Robbie´s Marina

Robbie´s Marina

Robbie´s Marina
Robbie´s Marina

Onde comer a caminho de Miami


Almoçamos no Wahoo's Bar and Grill, em Isla Morada.

O lugar é super agradável, tem uma vista linda e frutos do mar frescos.

Pagamos U$ 38.

Fizemos várias paradas para conhecer outros lugares no caminho, mas a nossa prioridade de passeio neste dia era o Everglades National Park.

Já contei tudo sobre este parque nacional americano num post específico, veja aqui: Everglades National Park com crianças.

Wahoo's Bar and Grill Isla Morada

Wahoo's Bar and Grill Isla MoradaWahoo's Bar and Grill Isla Morada


Wahoo's Bar and Grill Isla Morada

Wahoo's Bar and Grill Isla Morada

Wahoo's Bar and Grill Isla Morada

Wahoo's Bar and Grill Isla Morada
Wahoo's Bar and Grill, em Isla Morada

Best Buy em Miami


Chegamos em Miami quando já estava escurecendo e fomos direto na Best Buy, porque já estávamos entrando em crise de abstinência de comprinhas depois de 4 dias nos EUA sem comprar nem uma agulha!

Atenção: o melhor Best Buy para ir de motorhome em Miami é o que fica na 7751 Bird Rd, perto do Tropical Park. Alguns outros têm estacionamentos verticais, e aí não cabe a altura do motorhome. O de South Beach, por exemplo, é complicado! 😏

Best Buy em Miami
Best Buy em Miami

Red Lobster em Miami


Nosso restaurante de rede preferido nos EUA é o Red Lobster, e fomos jantar lá.

Escrevi sobre alguns dos nossos favoritos aqui: Bubba Gump, Rainforest Cafe, Red Lobster e restaurantes de rede recomendados.

O Red Lobster quase sempre é uma opção super conveniente para que está viajando de motorhome, pois normalmente eles ficam naqueles shoppings horizontais comuns nos EUA, e não há qualquer dificuldade para estacionar. 

É só colocar Red Lobster no GPS e seguir para o mais próximo (existem vários em Miami). 

Fomos várias vezes no Red Lobster nesta viagem e as contas sempre ficaram em torno de U$ 50, o que eu considero bem bom preço para encher a cara de frutos do mar 😜


Red Lobster

Red Lobster

Red Lobster
Red Lobster em Miami

Free camping em Miami 


Em Miami, fizemos free camping nas 2 noites em que ficamos lá (os dias 5 e 6 do nosso roteiro). 

Para saber nossas dicas de como pernoitar de graça num motorhome em Miami, veja aqui:

Viagem de motorhome pela Flórida

Dia 6: Miami


Para começar a falar das nossas andanças em Miami, preciso antes fazer um alerta: nós já conhecíamos a cidade de outras viagens, e já havíamos estado nos principais pontos turísticos, como a Calle Ocho em Little Havana, South Beach em Miami Beach, Lincoln Road Mall, o Dolphin Mall, Key Biscayne, Wynwood Walls e o Art District.

Veja aqui:


Claro que voltamos em vários destes lugares nesta viagem de motorhome, mas não precisamos de tanto tempo para explorá-los desta vez. Ficamos 2 dias em Miami, mas, para fazer tudo que listei acima, e mais os passeios sobre os quais vou contar abaixo, você vai precisar de pelo menos 4 dias!

Começamos o dia passeando por Little Havana, na Calle Ocho, meu bairro preferido em Miami!

Little Havana Calle Ocho
Little Havana, Calle Ocho

Amo Miami Beach também, mas é bem ruim passear de motorhome por lá, com ruas apertadas e sem estacionamentos grandes, então desta vez optamos por passear em Coral Gables, Coconut Grove, Wynwood Art District, fomos a alguns parques como Cape Florida, Crandon Park, Matheson Hammock...todos lugares amplos e fáceis de estacionar um motorhome!

Queria muito ter ido ao Bayside Marketplace, um shopping com muitas lojas e restaurantes ao lado da arena do Miami Heat, mas, pelo que me disseram, não tem estacionamento para motorhomes lá...então esse é um cuidado que se tem que ter quando você viaja de motorhome: não é em qualquer lugar que dá para estacionar.

Vale dizer que de lá saem passeios no barco Island Queen, com duração de 90 minutos, várias vezes por dia. Eu fiz esse passeio há algumas décadas, na minha primeira viagem a Miami, mas lembro de ter achado muito legal.

Aproveito para deixar a dica da minha pastinha de destaques desta viagem lá no Instagram, que tem muitassss dicas para quem quer viajar de motorhome pela Flórida!

MiamiMiami
Miami
skyline de Miami

Também voltamos a Key Biscayne, onde já tínhamos estado no ano anterior e gostado muito!

Esta ilha, a poucos minutos de Downtown Miami, tem algumas praias consideradas como as melhores dos EUA, sabia??

Em Key Biscayne, não deixe de ir na Crandon Park Beach, no Key Biscayne Community Center (day use para crianças U$ 6), e no Bill Baggs Cape Florida State Park, um parque estadual delicioso!

Crandon Park


O Crandon Park fica no número 6767 Crandon Blvd, e é lindo.

A praia é ótima, e eles dão aulas de kiteboard e alugam caiaques lá.

O horário de abertura do parque é das 10 às 18hs de março a setembro, e das 9 às 17hs de outubro a fevereiro.

Bill Baggs Cape Florida State Park


Quase não dá para acreditar que existe uma praia linda e selvagem como aquela em plena Miami!

O ingresso no parque estadual para o sunset custou apenas U$ 4 - se você chegar mais cedo, para passar o dia na praia, é um pouco mais - veja todas as informações no site oficial.

Não deixe de espiar Stiltsville, uma vila de palafitas sobre o mar que você enxerga lá da pontinha do parque!

Infelizmente o farol estava fechado para visitas, mas o parque é lindo e eu amei poder 'take a walk on the wild side' of Miami, um lado selvagem da cidade que muita gente como eu nem imagina existir, a apenas 15 minutos do centro da cidade.

Eles têm áreas para piqueniques e banheiros com chuveiros lá, mas não têm camping, então nem pensar em pernoitar lá. Também têm playgrounds para os pequenos e restaurante.

Há aluguel de bicicletas e também de cadeiras e guarda-sol.

A praia do parque já foi votada como uma das 10 melhores dos EUA. No verão, deve ser uma maravilha de lugar para passar o dia!

O horário de funcionamento é das 8 ao pôr do sol, e o endereço é 1200 South Crandon Boulevard, em Key Biscayne.

Bill Baggs Cape Florida State Park

Bill Baggs Cape Florida State Park

Bill Baggs Cape Florida State Park

Bill Baggs Cape Florida State Park

Bill Baggs Cape Florida State Park

Bill Baggs Cape Florida State Park
Bill Baggs Cape Florida State Park

Dia 7: Miami


Matheson Hammock Park


Começamos o dia no Matheson Hammock Park, na 9610 Old Cutler Road, em Coral Gables.

Essa rua (Old Cutler Road), em Coral Gables, é uma beleza, com árvores gigantes! Deve ser a rua mais bonita de Miami - não deixe de passear por lá! 

O ingresso no parque custa U$ 5 por veículo. No site diz que eles cobram U$ 15 de RVs (motorhomes), mas eu acho que eles só cobram este valor se for um motorhome grandão, com várias pessoas. Como o nosso era um 'standard', nos cobraram o mesmo valor que cobram de automóveis. 

O parque funciona das 8 às 17hs e tem uma piscina de água salgada, que é renovada a cada maré alta. Não esqueça de levar toalha para tomar banho. 

Há um restaurante, banheiros, trilhas e uma linda vista da baía e de Downtown Miami.

É um lugar super diferente, e fiquei morrendo de pena de não ter levado o drone para tirar umas fotos aéreas para vocês terem uma ideia melhor de como é essa praia. 

Matheson Hammock Park

Matheson Hammock Park

Matheson Hammock Park
Matheson Hammock Park

Outros passeios que eu gostaria de ter feito, e fiquei devendo a mim mesma: Vizcaya Museum, Coco Walk em Coconut Grove, South Pointe Park e Hallendale City Beach. 

Perguntei ao Lipe se ele queria ir ao Miami Children´s Museum, Miami Zoo ou Sea Aquarium, mas ele não se interessou muito - preferiu passear pelos parques conosco. Como já tínhamos estado no aquário de Key West há poucos dias, nem insisti! 

Quanto ao Museu das Crianças, pelo que me disseram, é mais legal para crianças até 7 anos - acho que o Lipe não ia achar muita graça...mas fica a dica para quem ainda tem pequenos viajantes 'de verdade', hehehe...

Para muitas outras dicas de passeios em Miami, veja este post super completo da Dani:


Miami
Downtown Miami

Depois de muitos passeios de motorhome por Miami (rodamos muitoooooo pela cidade!), fomos fazer tudo o que precisávamos para devolver o motorhome: abastecer gasolina e gás, faxinar, limpar os reservatórios, arrumar malas, etc. 

Dei todas as dicas de onde fazer tudo isso, e também de um ótimo camping em Miami, aqui: Viagem de motorhome pela Flórida.

Devolvemos o motorhome na locadora Cruise America de Miami South sem nenhum problema e pegamos um Lyft (equivalente ao Uber) de lá para o aeroporto por U$ 30.

Nosso voo era o American Airlines 929 de Miami para São Paulo, saindo as 8PM e chegando 7:40AM.

Assim encerramos nosso roteiro de uma semana pelo sul da Flórida. Mas...se você tiver mais tempo, tenho muitas outras dicas de lugares que eu gostaria de ter conhecido (e de alguns que já conhecemos) para deixar para vocês. 

fim de viagem, hora de acordar para a vida real 😛

Roteiro completo pela Flórida


Eu tenho pelo menos uns 30 roteiros de viagens prontinhos na minha cabeça - e também alguns no papel. Leio tudo o que me cai nas mãos sobre os lugares que quero conhecer um dia, e vou montando roteiros imaginários na minha cabeça, anotando nomes de lugares...acho até graça quando alguém me pede dicas de onde ir nas férias porque precisa de inspiração - eu tenho ideias de viagens para no mínimo uns 15 anos!

Com a Flórida é assim: mesmo depois de ter ido 2 vezes a Orlando e 3 vezes a Miami, conhecido Orlando, os parques (veja todas as dicas sobre a Disney nos nossos posts!), Tampa, o Kennedy Space Center e os Keys, ainda tem muitos lugares que quero conhecer lá! E a cada dia a lista aumenta! 

Fico DOENTE quando vejo tanta gente indo para a Flórida e repetindo sempre os mesmos destinos! Tudo bem que sejam viciados na Flórida, mas pelo menos vamos alargar os horizontes e tentar incluir alguns destinos diferentes por lá nos roteiros, né!?

Então vou deixar abaixo algumas sugestões de lugares que dariam um excelente roteiro pela Flórida, se você tiver mais tempo.

Só quero frisar que a maioria destes lugares eu não conheço, então o que eu sei é de "ouvir falar", e não por conhecimento próprio, ok?

guia Lonely Planet de Miami e Keys
esse guia Lonely Planet de Miami e Keys é ótimo para ajudar a planejar este roteiro

Naples - Venice - Siesta Key - Sarasota


Bom, depois de passear em Miami e nos Keys, eu voltaria pelos Everglades e então seguiria para Naples, Venice, Siesta Key e Sarasota, que são praias lindas no Golfo do México (lado oeste da Flórida).

St Petersburg e Clearwater


Depois, iria a St Petersburg, para passear pela Beach Drive, no pier, conhecer o Museu Salvador Dalí e a Sunshine Skyway Bridge. 

De lá, são em torno de 20 milhas (30min) até Clearwater, onde quero curtir praia e o por do sol no Pier 60.

Tampa


De Clearwater, o melhor é seguir para Tampa, que fica em torno de 25 milhas adiante (40min). 

Em Tampa, os programas são passear pela praia, pelo pier e ir ao Busch Gardens, um parque cheio de montanhas-russas super radicais que eu conheci há algumas décadas e que deve estar muito diferente do que eu lembro!

Veja mais dicas de Tampa e Clearwater aqui: Orlando sem Disney: pode isso? Roteiro de 6 dias

Orlando


De Tampa até Orlando são aproximadamente 135Km, 1h30min de viagem. 

Se você ainda não conhece Orlando, saiba que é possível passar um mês inteiro lá e ainda vai faltar tempo para conhecer tudo. Só para conhecer todos os parques da Disney, da Universal Studios, do Sea World, os parques aquáticos, a Legoland, etc, você precisa de pelo menos uns 20 dias, e um bilhete premiado da loteria também, porque os preços dos ingressos destes parques estão pela hora da morte. 

Escolha os que mais empolgarem a sua família, e não exagere: se você tentar conhecer tudo em uma viagem, vai sofrer uma estafa e voltar para casa precisando de férias! É muito cansativo passear pelos parques de Orlando - evite uma overdose!

Já tenho vários posts no blog sobre Orlando:

Alimentando golfinhos no Dolphin Cove do Sea World: programa incrível e barato

E a lista de atrações que eu ainda quero levar o Lipe em Orlando é grande:

Disney´s Boardwalk
Downtown Disney (restaurante T-Rex)
Discovery Cove 
Wonderworks
Lake Eola
Orlando Eye
Celebration
Winter Park 

Hollywood Studios em Orlando
Hollywood Studios em Orlando

Saint Augustine


No meu roteiro dos sonhos, de Orlando eu seguiria 173Km (1h45min) a nordeste para St Augustine, a cidade mais antiga dos EUA, fundada em 1565, onde é possível caminhar pela rua mais antiga do país, visitar um antigo forte, conhecer o farol e uma missão espanhola. 

Daytona Beach


Daytona fica a pouco mais de 1h (90Km) ao sul de St Augustine, no lado leste da Flórida.  

O que tem para fazer lá?

  • Daytona International Speedway
  • Ocean Walk Shoppers (centro de lazer de frente para o mar, onde tem um restaurante Bubba Gump
  • Daytona Beach Pier e Boardwalk

Kennedy Space Center


O Kennedy Space Center fica a aproximadamente 1h20min de Daytona. 

Estive lá há décadas, e morro de vontade de levar o Lipe, tenho certeza que ele vai amar!

Cocoa Beach - Melbourne Beach - West Palm Beach - Palm Beach - Delray Beach - Boca Raton


Depois de todas as atrações "culturais" e "instrutivas" de St Augustine, Daytona e o Kennedy Space Center, eu estaria pronta para curtir mais uma prainha 'do lado de cá' da Flórida. 

Eu iria descendo aos poucos pelo litoral, rumo ao sul, conhecendo cada uma dessas praias. 

Li maravilhas sobre Cocoa Beach (vai direto pela I-95, fica a 135 milhas, 2hs de Palm Beach).

Em Palm Beach tem um Playmobil Fun Park para os pequenos e a Worth Ave (a 'Rodeo Drive da Flórida').

Indo pelo litoral, são 28 milhas (1h) de lá até Boca Raton. No caminho, ainda tem a Delray Beach.

Fort Lauderdale


De Boca Raton são 20 milhas/50min pelo litoral até Fort Lauderdale.  

Estivemos apenas no Aeroporto de Fort Lauderdale, e quero muito um dia conhecer essa cidade, que fica 50Km (40min) ao norte de Miami. 

O que tem lá?

  • Riverfront Cruise (passeio de barco pelos canais)
  • Feira Las Olas
  • Las Olas Blvd 
  • Riverwalk 
  • Stranahan House 
  • Andrews Ave Brigde
  • Sawgrass Mills Mall

Vocês não concordam comigo que este roteiro pela Flórida seria simplesmente perfeito??? 

Já fez um roteiro de viagem pela Flórida? Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Leia também o post que o Lipe (nosso pequeno viajante de 9 anos) escreveu sobre esta viagem: Minhas férias de volta ao mundo - uma longa viagem vista pelos olhos de uma criança.

Para ver os melhores momentos desta viagem de motorhome pela Flórida, vá direto no minuto 21:00 deste vídeo:


Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook/Twitter/Instagram - é só procurar na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipedeMotorhomenaFlorida    #LipeVoltaaoMundo

Acompanhe nossos Instagrams @claudiarodriguespegoraro e @marlonpegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá! 

Também fiz "destaques" lá nos stories do Instagram de cada lugar que visitamos nesta volta ao mundo - espia lá que tem muitas dicas úteis! 

Fiz uma listinha dos posts mais específicos sobre as nossas viagens de motorhome pelos EUA e Canadá. 

Seguem os links bem mastigadinhos para vocês se inspirarem 😏

Dicas gerais de viagens de motorhome


Roteiros para viagens de motorhome


Relatos de viagens de RV dos leitores


Vídeos de viagens de motorhome

Para saber mais sobre as nossas experiências viajando de motorhome pelos Estados Unidos e Canadá, veja estes vídeos:




Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

3 comentários:

  1. Olá Claudia!
    Parabéns pelas preciosas dicas. Logo acabou com a dúvida de quanto tempo dedicar ao passeio pelas Keys!

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Muito legal esse roteiro, parabéns e obrigada por compartilhar...quero muito fazê-lo com minha família...só que a oportunidade de fazermos vai ser no inverno da Florida...em que época vcs foram mais ou menos??

    ResponderExcluir