Como ir de Fèz até o Deserto do Saara: 25 fotos que vão te fazer desejar uma roadtrip pelo Marrocos

Viajando de carro pelo Marrocos: de Fèz ao Deserto do Saara
Viajando de carro pelo Marrocos

Neste post, quero contar a vocês sobre a nossa ida de Fèz até a porta de entrada do Deserto do Saara, no vilarejo de Hassilabied.

Depois de passar os dias anteriores desbravando a Medina de Fèz el-Bali, havia finalmente chegado a hora de colocar o pé na estrada mesmo, para uma longa jornada rumo ao interiorzão do Marrocos - quase na fronteira com a Argélia!

Rodamos 468km, saindo de Fèz, passando por Midelt, até Hassilabied/Merzouga, já no Saara.

É só uma viagem longa por um território bem inóspito, mas as paisagens foram tão deslumbrantes e diferentes de tudo o que eu já havia visto antes, que achei que vale a pena fazer este post "fotográfico", para tentar deixar vocês salivando por esta fantástica roadtrip pelo Marrocos.

Foi surpreendente encontrar tanto gelo e neve nas montanhas do Marrocos (isso foi porque viajamos no inverno, em fevereiro), e também uma variedade tão grande de paisagens num trajeto não tão longo assim.

No primeiro post desta série sobre o Marrocos, já escrevi tudo sobre aluguel de carro por lá, custo do diesel, polícia marroquina, estradas, como é viajar de carro pelo país, planejamento, possíveis perrengues que você enfrentará, etc.

Veja tudo aqui:

Viajando de carro pelo Marrocos
lidando com as abordagens frequentes da polícia rodoviária marroquina

o preço do diesel no Marrocos

estradas boas e bem sinalizadas...em árabe!

Aliás, para começar esta viagem pelo Marrocos junto conosco, recomendo que você veja primeiro estes posts que já publicamos sobre o país:

Viajando de carro pelo Marrocos
foi uma maravilhosa roadtrip em família pelo Marrocos

Nosso roteiro rumo ao Deserto do Saara

Tomamos o delicioso café da manhã do Riad Toyour Fèz e saímos de Fèz por volta das 10:30hs da manhã.

Passamos por Ifrane, conhecida como a Suíça marroquina, onde fica o Leão de Pedra de Ifrane (tipo o Leão de Lucerna, para quem conhece) e a Universidade dos ricos do país e, mais adiante, passando Azrou, vimos, na beira da estrada, vários macacos-de-gibraltar, espécie em extinção da região.

Logo começamos a ver as montanhas do Atlas Médio, muito lindas, e bastante gelo na beira da estrada.

A paisagem montanhosa e com neve até Midelt é espetacular. Nos lembrou um pouco as paisagens desoladas e áridas do norte da Argentina.

Viajando de carro pelo Marrocos
macacos em extinção na beira da estrada (e o povo alimentando com porcarias 😠)

um verdadeiro "Grand Canyon" marroquino!

bastante neve na beira da estrada, num dia lindo de céu muito azul

Viajando de carro pelo Marrocos

Midelt - o melhor lugar para almoçar no caminho

Em Midelt, vimos a maçã gigante que decora a principal avenida da cidade (a região é grande produtora da fruta), e almoçamos tajine de frango e brochette (espetinho) de carne ao ar livre no Complexe Turistique Le Pin e estava tudo excelente.

Foi até engraçado, pois estávamos literalmente no meio do nada, sem nenhuma esperança de encontrar grande coisa para comer e, sem querer, aterrisamos naquele restaurante com toalhas e guardanapos de tecido, copos metidos à besta e um garçom todo cheio de salamaleques - foi uma coisa meio surreal ver aquela cena naquele lugar, entende?

Preço: MAD 300, com gorjeta (com entrada, salada, prato principal, sobremesa e bebidas).

Saímos de Midelt depois das 16hs e ainda não estávamos nem na metade do caminho!!! Sim, foram muitas paradas para apreciar as paisagens e tirar muitas fotografias rsrsrs...

A paisagem continuou espetacular, agora um pouco mais desértica. E as montanhas cada vez mais altas.

Depois de Rich, se abre um vale fantástico, na Garganta do Ziz, ao norte de Er-Rachidia.

Palmeirais abrem caminho entre falésias em meio à sensacional paisagem desértica com montanhas vermelhas, que queimam os olhos ao por do sol.

Chegamos em Hassilabied, no Saara, quando já havia anoitecido, e fomos atrás de um lugar para pernoitar no deserto. Mas isso será assunto para o próximo post! Por ora, fiquem com as fotos-colírio deste dia sensacional - espero que elas te façam desejar uma roadtrip pelo Marrocos:

Morocco roadtrip

Vídeo da nossa experiência no Deserto do Saara

Eu havia conhecido o Deserto do Saara há mais de 15 anos, e tanto eu, quanto o Peg, sonhávamos com o dia em que iríamos lá com o Lipe - porque qualquer viagem, com ele, fica muito mais divertida.

Então essa viagem foi, para nós, a realização de um antigo sonho - acho que neste vídeo dá para ver o quanto estávamos emocionados e felizes em estar lá...

Já esteve no Marrocos? Deixe a sua dica na nossa caixa de comentários! Adoramos as contribuições de vocês!

Durante esta viagem, nós usamos a hashtag #LipenoMarrocos nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos!

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

Na época em que estivemos no Marrocos (fevereiro de 2017), a cotação da moeda era em torno de MAD 10 = € 1.

Precisa reservar um hotel para a sua viagem ao Marrocos? Escrevi esse post super completo com muitas fotos de todos os hotéis em que ficamos na nossa viagem - dá para ter uma boa idéia:

Em Casablanca, nós ficamos no La Petite Ferme.

Em Fèz, ficamos num riad lindo, o Toyour Fez, muito recomendado!

Em Marrakesh ficamos em 2 riads diferentes, e gostamos muito de ambos: o Le Bel Oranger e o El Wiam. Recomendamos os 2!

No Deserto do Saara, escolhemos ficar em Hassilabied, que é o vilarejo mais próximo das dunas, a "porta de entrada" do deserto. Nos decidimos pela Casa Hassan e não poderíamos ter feito escolha mais feliz!

No nosso acampamento no Saara, ficamos no Moda Camp Merzouga, um luxo no meio do deserto!

Na Garganta do Dadès, passamos a cidade de Boulmalne du Dadès e continuamos até o povoado de Tamellalt, onde nos hospedamos no Auberge Miguirne "Chez Ali", que fica no Km 14 da rota do Gorge de Dadès.

Em Ouarzazate, ficamos no Maison d'Hote Ecolodge l'île de Ouarzazate, que tinha nota excelente na avaliação do Booking e custava MAD 428 com café da manhã e estacionamento.

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:

Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!