Viajando de carro pelo Marrocos |
Neste post, quero contar a vocês sobre a nossa ida de Fèz até a porta de entrada do Deserto do Saara, no vilarejo de Hassilabied.
Depois de passar os dias anteriores desbravando a Medina de Fèz el-Bali, havia finalmente chegado a hora de colocar o pé na estrada mesmo, para uma longa jornada rumo ao interiorzão do Marrocos - quase na fronteira com a Argélia!
Rodamos 468km, saindo de Fèz, passando por Midelt, até Hassilabied/Merzouga, já no Saara.
É só uma viagem longa por um território bem inóspito, mas as paisagens foram tão deslumbrantes e diferentes de tudo o que eu já havia visto antes, que achei que vale a pena fazer este post "fotográfico", para tentar deixar vocês salivando por esta fantástica roadtrip pelo Marrocos.
Foi surpreendente encontrar tanto gelo e neve nas montanhas do Marrocos (isso foi porque viajamos no inverno, em fevereiro), e também uma variedade tão grande de paisagens num trajeto não tão longo assim.
No primeiro post desta série sobre o Marrocos, já escrevi tudo sobre aluguel de carro por lá, custo do diesel, polícia marroquina, estradas, como é viajar de carro pelo país, planejamento, possíveis perrengues que você enfrentará, etc.
Veja tudo aqui:
lidando com as abordagens frequentes da polícia rodoviária marroquina |
o preço do diesel no Marrocos |
estradas boas e bem sinalizadas...em árabe! |
foi uma maravilhosa roadtrip em família pelo Marrocos |
Nosso roteiro rumo ao Deserto do Saara
Tomamos o delicioso café da manhã do Riad Toyour Fèz e saímos de Fèz por volta das 10:30hs da manhã.
Passamos por Ifrane, conhecida como a Suíça marroquina, onde fica o Leão de Pedra de Ifrane (tipo o Leão de Lucerna, para quem conhece) e a Universidade dos ricos do país e, mais adiante, passando Azrou, vimos, na beira da estrada, vários macacos-de-gibraltar, espécie em extinção da região.
Logo começamos a ver as montanhas do Atlas Médio, muito lindas, e bastante gelo na beira da estrada.
A paisagem montanhosa e com neve até Midelt é espetacular. Nos lembrou um pouco as paisagens desoladas e áridas do norte da Argentina.
macacos em extinção na beira da estrada (e o povo alimentando com porcarias 😠) |
um verdadeiro "Grand Canyon" marroquino! |
bastante neve na beira da estrada, num dia lindo de céu muito azul |
Midelt - o melhor lugar para almoçar no caminho
Em Midelt, vimos a maçã gigante que decora a principal avenida da cidade (a região é grande produtora da fruta), e almoçamos tajine de frango e brochette (espetinho) de carne ao ar livre no Complexe Turistique Le Pin e estava tudo excelente.
Foi até engraçado, pois estávamos literalmente no meio do nada, sem nenhuma esperança de encontrar grande coisa para comer e, sem querer, aterrisamos naquele restaurante com toalhas e guardanapos de tecido, copos metidos à besta e um garçom todo cheio de salamaleques - foi uma coisa meio surreal ver aquela cena naquele lugar, entende?
Preço: MAD 300, com gorjeta (com entrada, salada, prato principal, sobremesa e bebidas).
Saímos de Midelt depois das 16hs e ainda não estávamos nem na metade do caminho!!! Sim, foram muitas paradas para apreciar as paisagens e tirar muitas fotografias rsrsrs...
A paisagem continuou espetacular, agora um pouco mais desértica. E as montanhas cada vez mais altas.
Depois de Rich, se abre um vale fantástico, na Garganta do Ziz, ao norte de Er-Rachidia.
Palmeirais abrem caminho entre falésias em meio à sensacional paisagem desértica com montanhas vermelhas, que queimam os olhos ao por do sol.
Chegamos em Hassilabied, no Saara, quando já havia anoitecido, e fomos atrás de um lugar para pernoitar no deserto. Mas isso será assunto para o próximo post! Por ora, fiquem com as fotos-colírio deste dia sensacional - espero que elas te façam desejar uma roadtrip pelo Marrocos:
Vídeo da nossa experiência no Deserto do Saara
Eu havia conhecido o Deserto do Saara há mais de 15 anos, e tanto eu, quanto o Peg, sonhávamos com o dia em que iríamos lá com o Lipe - porque qualquer viagem, com ele, fica muito mais divertida.
Então essa viagem foi, para nós, a realização de um antigo sonho - acho que neste vídeo dá para ver o quanto estávamos emocionados e felizes em estar lá...
Já esteve no Marrocos? Deixe a sua dica na nossa caixa de comentários! Adoramos as contribuições de vocês!
Durante esta viagem, nós usamos a hashtag #LipenoMarrocos nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos!
Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!
Na época em que estivemos no Marrocos (fevereiro de 2017), a cotação da moeda era em torno de MAD 10 = € 1.