Roteiro de viagem pela Espanha - 15 dias rodando pelo melhor do país (post índice)

Roteiro de viagem de 15 dias pela Espanha
Nas últimas férias, fizemos uma longa viagem de volta ao mundo, que terminou com um lindo roteiro de motorhome pela Espanha

Ao todo, foram 15 dias conhecendo o melhor de MadridGranadaRonda, os Pueblos Blancos, Arcos de La FronteraSevilhaCórdobaConsuegraToledo e Segóvia

É claro que, em 15 dias, seria impossível visitar tudo o que eu gostaria de conhecer na Espanha - faltou Salamanca, Cuenca, Ávila, Santiago de Compostela, Bilbao, San Sebastián, Pamplona, Cádiz, Málaga, Valência e tantos outros lugares que eu gostaria de ter visto.

Também não está neste roteiro a lindíssima Barcelona, que eu já conhecia e que fica longe demais para conjuminar com Sevilha em tão pouco tempo, sem correria nem maratona.

Alugamos um motorhome e rodamos pelas cidades do roteiro em 12 dias - os outros 3 dias foram "gastos" entre idas e vindas e em passeios na capital Madrid

Sobre o motorhome, já publicamos vários posts, cujos links, em vermelho, estão aqui abaixo - basta clicar em qualquer dos assuntos a seguir para ler os posts completos:

Viajando de motorhome - conhecendo um veículo destes por dentro (inclusive o banheiro)

Para começo de conversa

Para começar, preciso dizer que já escrevi detalhadamente sobre cada um dos lugares onde estivemos na Espanha: MadridGranadaRondaPueblos Blancos (Arriate, Setenil de las Bodegas, Torre Alháquime, Olvera, Algodonales, Zahara de la Sierra, Grazalema e El Bosque), Arcos de La FronteraSevilhaCórdobaConsuegraToledo e Segóvia

Por isso, não vou repetir tudo aqui, para não me tornar repetitiva.

Em cada um dos posts, por exemplo, eu dou detalhes de onde estacionamos, onde comemos, quais passeios fizemos, onde pernoitamos gratuitamente e onde abastecemos em cada cidade onde estivemos.

Se você quiser saber, por exemplo, onde estacionar de graça em MadridGranadaRondaPueblos BlancosArcos de La FronteraSevilhaCórdobaConsuegraToledo ou Segóvia, é só clicar no link referente a cada cidade que você vai encontrar lá todas as informações detalhadinhas e mastigadinhas, inclusive com mapas.

Abaixo, uma lista completa com todos os posts que já publicamos sobre esta viagem:

Madrid, Espanha - roteiro para ver o melhor da capital espanhola em 2 dias, com crianças

Roteiro de 15 dias pela Espanha

Dia 1 - Chegada em Madrid

Chegamos em Madrid às 20hs vindos de Helsinque, na Finlândia

Leia também:

Dia 2 - Madrid - Tembleque - Jaén

Fomos até Alcalá de Henares (cidade na área metropolitana da capital Madrid) buscar o motorhome que alugamos da locadora McRent Alquiler Autocaravanas Madrid, que tem sede lá. Pegamos o veículo às 12hs.

Também fizemos compras no supermercado Alcampo em Torrejón de Ardoz (perto da McRent).

Depois pegamos nossas malas no apartamento que havíamos alugado no centro de Madrid - Madrid Centre Apartments - uma baita confusão circular de motorhome pelo centrinho histórico de Madrid, precisa autorização especial e tal - não recomendo.

Saímos então de Madrid para Granada, já no meio da tarde. Sempre recomendo que você não planeje muita coisa para o dia de pegar o motorhome, porque na função de acomodar tudo lá dentro e fazer as primeiras compras, gasta-se muitas horas!

Entre Madrid e Granada são 420Km - 4hs

Paramos no caminho em Tembleque para voar o drone sobre os moinhos de vento, onde eu acho que vi Dom Quixote e Sancho Pança passando no horizonte!

Dormimos estacionados num posto de gasolina em Jaén, antes de chegar em Granada.

Abastecemos diesel e enchemos o reservatório de água lá. Gastamos € 54,07 - € 1,15 por litro - 47 litros.

Dia 3 - Granada

Saímos cedo de Jaén, e logo chegamos em Granada e pegamos nossos Granada Cards no Escritório de Turismo do Ayuntamiento de Granada, na Plaza del Carmen, 9 (funciona das 9am às 7pm).

Passeios que fizemos em Granada, dentre outros:

* Catedral de Granada
* Mirador de la Lona
* Calle Calderería Nueva
* Calle Elvira

Fizemos free camping na Calle Curro Cúchares, longe do centro. É grátis (não tem nem parquímetro).

Para saber mais detalhes:

Granada, Espanha - roteiro para 2 dias com muitas dicas

Dia 4 - Granada - Ronda

Começamos o dia com a visita à lindíssima Alhambra

Depois paramos num mirante perto da Alhambra para voar o drone e seguimos para Ronda às 15hs. São 178Km - 2hs até lá.

Leia também: Alhambra, em Granada - como aproveitar melhor a sua visita ao ponto turístico mais famoso da Espanha

Paramos no caminho para voar o drone novamente nos olivais e tomar café com bolo 😄

Viagem linda, linda!

Chegamos em Ronda quase 18hs.

Primeiro demos uma volta na parte baixa da cidade, mas acabamos concluindo que seria melhor estacionar o motorhome na parte alta, e conseguimos uma vaga ótima na Calle Sevilla (quase na esquina da Calle las Flores). Não tem nem parquímetro, é free camping mesmo! Fica uns 800m da Ponte Nova.

Depois ainda teve caminhada noturna, de mais ou menos 1h30min, passando, entre outros lugares, por:

* La Casa del Jamón
* Ponte Nova sobre o Rio Guadalevín
* El Tajo Gorge
* Calle Armiñán
Dia 5 - Ronda - Setenil de las Bodegas

Deixamos o motorhome estacionado no mesmo lugar onde dormimos em Ronda e passamos o dia desbravando a cidade a pé. Ficamos apaixonados!

Alguns (poucos) dos muitos lugares onde estivemos:

* Plaza de Toros
* Ponte Nova
* Casa del Rey Moro
* Arco de Felipe V
* Baños Arabes
* Santa María La Mayor

Ronda merece no mínimo um dia e uma noite, ou seja, 24hs. A cidade é pequena, mas espalhada para todos os lados, e há muito o que ver lá, sem falar que é um deslumbre de tão linda!

Almoçamos no restaurante Casa Manuela - a conta deu € 23 - preço de McDonald's!

No meio da tarde, pegamos o motorhome e passamos pela Puerta de Almocábar para ir até o Camino de los Molinos, que tem a melhor vista de Ronda pendurada nas encostas dos penhascos.

Saímos de Ronda no fim da tarde para Setenil de las Bodegas, passando por Arriate - um pueblo blanco lindo - no caminho. Em Arriate abastecemos diesel e colocamos água no motorhome num posto de gasolina. € 51 - € 1,11 por litro - 46 litros.

Em Setenil de las Bodegas, pernoitamos na beira da estrada, exatamente na frente de um pequeno mirante com uma vista sensacional do casario do pueblo blanco lá embaixo! No dia seguinte, quando amanheceu e espiamos pela escotilha do motorhome, é que percebemos que estávamos estacionados justamente acima do principal ponto turístico da cidade, a Calle Cuevas del Sol

Leia também: Roteiro pela Rota dos Pueblos Blancos da Andaluzia, na Espanha - de motorhome

Dia 6 - Rota dos Pueblos Blancos

* Roteiro pelos Pueblos Blancos da Andaluzia

* Grazalema
* El Bosque

Ver post específico.

Dia 7 - Arcos de La Frontera - Sevilha

* Roteiro pelos Pueblos Blancos da Andaluzia

* El Bosque
* Arcos de La Frontera
* Sevilha

Em Sevilha, ainda deu tempo de aproveitar:

* Tablado de Flamenco (El Palacio Andaluz)
* Caminhada noturna no centro histórico
Dia 8 - Sevilha

Passeios em Sevilha:

* Catedral
* Bairro Judería
* Real Alcázar de Sevilha
* Plaza de la Encarnación - Metropol Parasol (Cogumelo de Sevilha)

Leia aqui: Sevilha, Espanha - roteiro para 2 dias com muitas dicas

À noite: Museo del Baile Flamenco - show de flamenco

Dia 9 - Sevilha - Córdoba

Ainda em Sevilha, fomos ao supermercado Alcampo e, saindo da cidade, passamos por Carmona e Écija que, de fora, parecem ser pueblos blancos muito lindos, que mereceriam visitas se tivéssemos mais tempo.

A seguir, continuamos viagem até Córdoba (distante 140Km - 1h40min).

Encontramos uma vaga ótima e gratuita para estacionar num lugarzinho entre as ruas Cáñamo e Madre Mogas - tão bom que acabamos pernoitando lá mesmo!

Pegamos um táxi na esquina por € 3 e fomos direto visitar a Mesquita - Catedral

* Ponte Romana - Torre de La Calahorra
* Caminhada noturna no centro histórico

Para saber mais detalhes: Córdoba, Espanha - muito melhor do que o esperado

Dia 10 - Córdoba - Consuegra - Toledo

Saímos do nosso free camping no centro de Córdoba direto para a Medina Azahara (que fica 8km a oeste do centro).

Saímos às 11:30hs da manhã de Córdoba para Consuegra, a 300Km de distância.

Chegando em Consuegra, atravessamos a cidadezinha e subimos o morro direto até o Castillo e os 12 incríveis moinhos de vento.

Já era noite quando afinal saímos de Consuegra - e valeu muito a pena ficar lá até depois do anoitecer, porque os moinhos e o castelo iluminados à noite são uma visão para nunca mais esquecer!

Seguimos para Toledo, cidade espanhola mega turística, próxima de Madrid, e lá estacionamos na Avenida de la Reconquista, exatamente ao lado do Circo Romano de Toledo, de graça, porque, embora houvesse parquímetro ali, entre às 20hs e às 10hs da manhã não precisa pagar! Então o nosso pernoite foi totalmente gratuito 😋

Em Toledo, as 4 principais atrações são:

* Alcázar
* Catedral
* Monastério franciscano de San Juan de los Reyes
* Igreja de Santo Tomé (El Greco - El Entierro del Conde de Orgaz)

Leia também: Toledo e Consuegra, na Espanha - nossas dicas para você aproveitar melhor o seu tempo na terra de Dom Quixote e Sancho Pança

Dia 11 - Toledo - Segóvia

Ainda em Toledo, fizemos um passeio a pé pelo Casco Antiguo.

Depois, pegamos o motorhome e fomos almoçar 'com vista' nos 2 melhores mirantes da cidade:

* Puente de Alcántara
* Mirador Del Valle

Às 15hs, seguimos para Segóvia (são 170Km - 2hs até lá).

Já quase chegando em Segóvia, havia muita neve na estrada, antes e depois do túnel - se você vem, como nós, do sul da Espanha, ou mesmo de Madrid, vá preparado, porque Segóvia é sempre bem mais fria, com vários graus de temperatura a menos!

Em Segóvia vimos vários bons lugares para estacionar e pernoitar, mas acabamos escolhendo um estacionamento gratuito perto do aqueduto não apenas pela proximidade, mas principalmente pela vista da Catedral, um verdadeiro desbunde! Esse estacionamento fica no encontro da Calle 3 de Abril com a carretera Madrona, perto da estação de ônibus. Da janela do nosso escritório, a vista era a da estupenda Catedral de Segóvia

Por volta das 18hs, saímos a pé para uma caminhada meio diurna/meio noturna por SegóviaEm 2 ou 3hs de passeio dá para ver os principais pontos turísticos da cidade, que são, pela ordem da nossa caminhada, dentre muitos outros lugares que vimos no caminho:

* Aqueduto romano
* Calle Real (mirantes)
* Plaza Mayor (Prefeitura e Catedral)
* Alcázar (palácio do século 12 que inspirou Walt Disney a construir o Castelo da Bela Adormecida na Disneyland da Califórnia)

Mais detalhes em: Segóvia, Espanha - superando todas as nossas expectativas

Dia 12 - Segóvia - Madrid

No dia seguinte, depois de contornarmos toda a cidade de Segóvia de motorhome, para vê-la pelo lado de fora das muralhas (lindo ver o Alcázar lá em cima do morro!), seguimos para Madrid, pois queríamos organizar as nossas tralhas e o motorhome para devolvê-lo na manhã do dia seguinte, e comprar algumas roupas de verão para a nossa viagem ao Marrocos

Nos deparamos com uma super nevasca no caminho de volta para Madrid! Acabamos chegando em Madrid no meio da tarde e demoramos um tempão para encontrar um bom lugar para estacionar o motorhome.

Acabamos encontrando vagas ótimas no entorno da Plaza de Toros de Las Ventas

Decidimos ficar em hotel em Madri nesta última noite antes de ir pro Marrocos porque tínhamos que esvaziar o motorhome para limpar e entregar cedo, imprimir os cartões de embarque da RyanAir (sim, ainda precisa isso!), lavar roupas sujas (reservamos um apartamento que tinha máquina de lavar roupa) e, mais ainda, porque precisávamos reorganizar as nossas mochilas para seguir viagem pelo Marrocos.

Dia 13 - Madrid

Pegamos o motorhome na Plaza de Toros de Las Ventas, onde o havíamos deixado na noite anterior, e o entregamos em Alcalá de Henares, onde fica a sede da locadora.

Abastecemos € 48 - € 1,09 por litro - 44 litros antes de devolver o motorhome.

Voltamos para Madrid de táxi e chegamos de volta ao hotel exatamente ao meio-dia, que era o horário do check-out. Deixamos nossas malas extras no guarda-volumes do hotel em Madri e saímos para passear pela cidade.

Primeiro fomos às compras na Gran Vía, principal avenida da capital espanhola, que tem uma Primark, duas H&M, Zara, Nike, Starbucks e até um Five Guys, o melhor burger joint que existe!

Depois, ainda deu tempo para passear um pouco por MadridPassamos pela Puerta del Sol, Plaza Mayor, fomos ao Mercado de San Miguel, calle Mayor, calle del Arenal, Catedral de Santa María la Real de la Almudena, Palácio Real, etc. É tudo muito pertinho, uma caminhada muito tranquila!

Mais tarde voltamos ao hotel para pegar nossas mochilas e o transfer de van que havíamos agendado para o aeroporto.

Dia 14 - Madrid

Voo: Marrakesh 17:35 – Madri 20:40

Chegamos no Aeroporto de Barajas e pegamos o ônibus amarelo "express" para CibelesDe lá, demos uma rápida espiada na linda fonte e no Palácio e pegamos o metrô até a Ópera para ir ao nosso hotel de sempre em Madrid

Dia 15 - Madrid

Enquanto eu e o Lipe fazíamos um tour pelas pracinhas de Madrid, o Peg foi fazer o Tour do Bernabéu, pelo famoso estádio de futebol que é lar do Real Madrid.

Já registrei aqui o nosso trajeto a pé neste dia, porque é um roteirinho perfeito para ver o melhor de Madrid em um dia com crianças, justamente pelo fato de passar por tantas pracinhas no caminho.

De brinde, segue a listinha das principais atrações de Madrid, tome nota aí:

* 3 museus de arte: Museo del Prado, Centro de Arte Reina Sofía e Museo Thyssen-Bornemisza
* Templo de Debod
* Plaza de España (estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança)
* Gran Vía
* Plaza de Cibeles
* Puerta de Alcalá
* Parque de El Retiro - Palácio de Cristal
* Plaza Santa Ana (bares)
* Plaza de la Puerta del Sol
* Plaza Mayor
* Mercado de San Miguel
* Palácio Real
* Catedral de Santa María la Real de la Almudena

À noite, seguimos para o Aeroporto de Barajas em Madrid, pois pegaríamos o voo da Iberia de Madrid para São Paulo naquela noite.

Quem aí tem medo de voar também?? Escrevi sobre nosso recém adquirido medo de avião aqui.

Chegando em São Paulo, na manhã seguinte, ainda tínhamos um longo tempo de espera antes da nossa conexão para Porto Alegre, então nos hospedamos no Hotel Slaviero Fast Sleep no Aeroporto de Guarulhos e contamos como foi a nossa experiência.

Clique aqui para ler.

Também contei sobre o nosso voo LATAM de São Paulo para Porto Alegre, quando fomos vítimas de overbooking, e sobre o Monaco Hotel em Guarulhos, onde ficamos lá.

Vídeos da Espanha

Veja algumas imagens dos nossos melhores momentos viajando de motorhome pela Espanha:

As edições dos vídeos foram feitas com o software Sony Vegas Pro 13.

Escolha outros videoclipes para assistir no nosso canal no YouTube!

Ainda não se inscreveu lá?? Faça isso já 😍

Assista também os vários vídeos que já estão lá no nosso canal no Vimeo!

Participe do pequeno viajante

Você já viajou pela EspanhaNós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí!

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipeVoltaaoMundo
#LipenaEuropa

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

* Sobre Portugal
* Sobre Luxemburgo
* Sobre a Holanda
* Sobre a Áustria

Precisa reservar um hotel para a sua viagem à Espanha?

Nós ficamos várias noites no Madrid Centre Apartments, e recomendamos muito!

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:

Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.