Menu

Madrid, Espanha - roteiro para ver o melhor da capital espanhola em 2 dias, com crianças

Madrid, Espanha - roteiro para ver o melhor da capital espanhola em 2 dias, com crianças.

Plaza Mayor em Madrid, na Espanha
Plaza Mayor em Madrid, na Espanha
Já que nunca dá tempo de fazer tudo o que queremos numa viagem, enquanto o Peg foi fazer o Tour do Bernabéu em Madrid, durante a nossa recente viagem pela Espanha, eu, do meu lado, fui fazer com o Lipe um roteiro pelos meus lugares preferidos na cidade, que eu já conhecia de viagens anteriores a Madrid e onde queria muito voltar, já sabendo que encontraria várias pracinhas que agradariam o Lipe no trajeto, como de fato encontramos.

Neste post, portanto, vou listar os meus passeios preferidos em Madrid, num roteiro que você pode fazer em, no mínimo, 2 dias. 

Se tiver mais tempo, poderá ver tudo com mais calma e visitar mais museus - as atrações que listarei aqui são suficientes para preencher 3 ou 4 dias!

Além de listar atrações, também vou registrar aqui o trajeto que fizemos em um dia inteiro passeando a pé, porque é um roteirinho perfeito para ver o melhor de Madrid em 1 dia com crianças, justamente pelo fato de passar por tantas pracinhas no caminho. 

Madrid parece ter uma pracinha ou parque a cada poucos quarteirões! 

O Lipe gostou especialmente de uma que fica no parque logo abaixo do Templo de Debod, além de uma outra excelente no Parque El Retiro

Madrid, Espanha
pracinha no Templo de Debod, em Madrid, Espanha

Jardines de Sabatini
Jardines de Sabatini, Madrid

Ah, e vale dizer que Madrid possui outras atrações de dia inteiro muito legais para famílias, como por exemplo o Parque Warner, o Parque de Atracciones, zoos, aquários, museus e parques aquáticos. 

Como qualquer grande capital européia, ela tem muitas atrações para crianças, mas neste post não é sobre este tipo de passeios que vou falar. Aqui vou tratar dos passeios turísticos tradicionais mesmo, que todo mundo deve conhecer quando vai a Madrid pela primeira vez, e de um jeito de conhecê-los agradando também ao seu pequeno viajante 😏

Vamos lá? 


Palácio de Cristal no parque de El Retiro, em Madrid
Palácio de Cristal no parque de El Retiro, em Madrid

parque de El Retiro, em Madrid
Parque de El Retiro, em Madrid, Espanha

Paróquia de San Manuel y San Benito em Madrid
Paróquia de San Manuel y San Benito em Madrid

Roteiro para um passeio a pé por Madrid com crianças

Comece o seu passeio na Plaza de la Puerta del Sol, onde os pequenos vão se divertir tentando desvendar os truques dos muitos artistas de rua que parecem desafiar as leis da gravidade. 

Por € 1 você tira fotos divertidas com essas verdadeiras estátuas vivas!

Essa plaza é uma das mais animadas da cidade, dia e noite - um ótimo ponto de encontro, bem no centro da cidade.

Madrid

madrid

madrid

madrid

madrid

Siga então para a Plaza Mayor para mais fotos nesta linda praça.

Essa elegante plaza do século 17 era usada como um mercado, mas hoje é cheia de restaurantes e cafés.

Atenção para os afrescos coloridos na Real Casa de la Panaderia.

A estátua equestre de Felipe III é de 1848.

Plaza Mayor, Madrid, Espanha

Depois tome um agradabilíssimo café da manhã no Mercado de San Miguel - é carinho mas vale cada centavo pela delícia que é esse lugar - e só então siga adiante pela calle del Arenal ou pela calle Mayor.

madrid

madrid

madrid




madrid

A próxima atração do roteiro será a Catedral de Santa María la Real de la Almudena.

Essa Catedral é bem nova - de 1992 - e levou um século para ser construída.

Vale uma olhadinha rápida, mas não achei nada demais nela.

madrid

madrid

madrid

Na frente da Catedral, estará o Palácio Real, que ainda é a residência oficial da monarquia espanhola, embora ninguém more de fato lá, sendo usado apenas para eventos de estado.

Esse palácio real do século 18 tem ingressos salgados com longas filas.

Você poderá visitar em torno de 50 das mais de 2800 salas, mas o mais bacana de que eu me recordo da minha visita lá, há quase 20 anos, era a coleção de relógios e de violinos Stradivarius - espero que ainda estejam expostos lá.

Também lembro de ter visto lá uma pomposa cerimônia de troca da guarda, mas não sei se ela ainda acontece, pois desta última vez não vi nem sinal de uma guarda a ser eventualmente trocada.

palácio real de madrid espanha

palácio real de madrid espanha

palácio real de madrid espanha

palácio real de madrid espanha

palácio real de madrid espanha

Na Plaza de Oriente, que fica na frente do Palácio, há uma primeira pracinha no roteiro, essa mais voltada para os pequeninos. 

O que o Lipe mais curtiu lá foi brincar de tirar fotos 'invadindo' o Palácio e também com artistas de rua que ficam por ali imitando marinheiros sem cabeça!

Muito bacana!




Plaza de Oriente




Depois seguimos para os Jardines de Sabatini.

Esses jardins têm um paisagismo lindo, que o Lipe achou que fosse um "labirinto" e se divertiu bastante.

É outro parque gostoso para as crianças se divertirem e descansarem, no meio dos passeios mais turísticos.

madrid

madrid


De lá seguimos até o Templo de Debod, onde eu queria muito voltar e o Lipe encontrou uma boa pracinha 'do tamanho dele'.

A visita ao templo é gratuita.

Esse templo egípcio foi trazido pedra por pedra em 1972 como um gesto de gratidão aos arqueólogos espanhóis que ajudaram a salvar monumentos do país com a construção da represa de Aswan.

Quando estivemos em Aswan, no Egito, em 2007, vimos fotos do "transplante" desse templo para a Espanha e, desde então, fiquei louca para vê-lo ao vivo de novo em Madrid 😉

Não me decepcionou!

Não esqueça de levar uma garrafinha de água nesta caminhada! 

Da parte de trás do templo, há um mirante com uma vista linda do palácio e da catedral.


templo de debod madrid espanha



templo de debod madrid espanha



Descemos do Templo de Debod e, depois de muitas brincadeiras na pracinha, seguimos para a Plaza de España, um ícone de Madrid, onde tiramos essa primeira foto abaixo, que é muito, muito especial para mim, pois foi a primeira vez que o Lipe tirou uma foto minha em viagem! 

Ele vive fotografando tudo com o tablet dele, mas nunca tinha pensado em pedir a ele para tirar uma foto para mim.

Neste dia, como eu queria muito uma foto com as estátuas dos meus personagens preferidos Dom Quixote e Sancho Pança - a sonhadora realista que há em mim ama essa dupla - que ficam no Monumento a Cervantes na Plaza de España, lembrei de pedir a ele e saiu essa foto muito especial para mim!

plaza de españa madrid espanha

Agora quando quiser uma fotinho não preciso mais recorrer a terceiros! Kkkkk...

Essa plaza também é especial para mim porque foi o primeiro lugar que eu conheci em Madrid - ela ficava muito próxima do albergue onde me hospedei na cidade quando estive lá pela primeira vez.

plaza de españa madrid espanha


plaza de españa madrid espanha


Depois de passar pela Plaza de España, seguimos o passeio pela Gran Vía, pois tínhamos combinado de encontrar o Peg para almoçar às 14hs no Five Guys, hamburgeria que eu adoro! 

Esta é a principal avenida da capital espanhola, e um ótimo lugar para compras, com uma grande concentração de lojas conhecidas como Primark, H&M, Zara, Nike, Adidas, etc, em poucas quadras.  

Existem muitas grandes e famosas avenidas nas capitais européias - a Rambla em Barcelona, os Champs Elysees em Paris, Piccadilly Circus em Londres, a Bahnhofstrasse em Zurique, a Via Montenapoleone em Milão, a Laugavegur em Reykjavík...mas nenhuma é tão amistosa e acessível quanto a Gran Vía de Madrid!!! 

Atravessamos a avenida mais conhecida da cidade caminhando do início ao fim e curtindo muito tudo o que ela tem a oferecer: muitas lojas das marcas mais conhecidas, bares de comida típica espanhola, livrarias, teatros, linda arquitetura e até um dos meus hamburgers favoritos no mundo, culminando no maravilhoso edifício Metropolis, no Círculo de Bellas Artes e no Banco de España.

gran via madrid espanha

 









Depois do almoço, bem descansados, seguimos até a Fuente de Cibeles, uma fonte do século 18 que é um dos monumentos mais representativos de Madrid, junto com a próxima Puerta de Alcalá.

É nesta praça que o Real Madrid comemora as suas vitórias, assim como as seleções espanholas de futebol e de basquete.

Ao redor da plaza fica o Palácio de Cibeles, também conhecido como Palácio das Comunicações, de 1919, que já funcionou como sede dos correios e hoje alberga a Prefeitura.





Descemos então caminhando pelo Paseo del Prado, onde vimos as lindas fontes de Apolo e de Netuno.

O Paseo é uma espécie de calçadão urbano que forma um dos principais eixos da cidade, e uma bela maneira de se chegar caminhando ao Museu do Prado.

Nesse caminho há uma outra pracinha para distrair o seu pequeno viajante e dar um fôlego extra até vocês chegarem ao Parque de El Retiro.

Passamos, no caminho, ainda, pelo Museo Thyssen-Bornemisza e pelo Museo Nacional del Prado - que não quis visitar pois eu já conhecia e não tinha tempo suficiente desta vez.

Mais adiante eu falo um pouco mais sobre esses fenomenais museus de arte de Madrid, e como encaixá-los no seu roteiro.



madrid espanha

Depois seguimos para o Parque de El Retiro, que é um passeio absolutamente imperdível em Madrid! 

Dá para passar um dia inteiro passeando por lá, de tantas atrações dentro do próprio parque, que é enorme e cheio de recantos lindos, com um paisagismo maravilhoso!

Não deixe de espiar, em especial, o Palácio de Velázquez e o Monumento Alfonso XII.

Seu pequeno viajante poderá gostar muito de passear de pedalinho no lago.

Para ver o Palácio de Cristal por dentro, no inverno, chegue cedo, pois ele fecha às 18hs.

De abril a setembro, o palácio fica aberto das 10 às 22hs 😏

A entrada é gratuita, mas não pode fotografar lá dentro com tripés. 

parque de el retiro madrid


parque de el retiro madrid

parque de el retiro madrid

parque de el retiro madrid

parque de el retiro madrid

parque de el retiro madrid



palacio de cristal

palacio de cristal
 

 
O que o Lipe curtiu bastante foi uma praça excelente que fica dentro do parque, bem pertinho da estação de metrô Retiro, que usamos para voltar ao hotel. 

Essa é uma daquelas pracinhas bem modernas, cheia de brinquedos para pequenos escaladores, do jeito que o Lipe adora.

E estava cheia de pequenos viajantes, de várias nacionalidades!


A estas alturas, nós já estávamos exaustos, prontos para voltar ao hotel. 

Como disse acima, voltamos da estação de metrô Retiro, ao lado do parque. 

Mas, se ainda não estiverem acabados (ou se você estiver fazendo o roteiro de 2 ou 3 dias), pegue um metrô e siga até a Plaza de Toros de Las Ventas, um autêntico templo das touradas em Madrid. 

Ela é considerada a maior da Espanha, acomodando quase 24 mil espectadores, só perdendo em tamanho para outras plazas de toros no México e na Venezuela, por incrível que pareça! 

madrid

Lista das principais atrações de Madrid

Como vocês viram, o que fizemos no dia descrito acima foi uma grande caminhada pelos principais pontos turísticos de Madrid, sem entrar em igrejas, palácios ou museus. 

Mas Madrid tem muito mais a oferecer, e por isso o título do post é "roteiro para ver o melhor de Madrid em DOIS dias". 

Estou calculando que, no seu 2º dia, você poderá escolher algumas das atrações que listei abaixo para esmiuçar melhor. 

Já falamos sobre:

* Templo de Debod
* Plaza de España (estátuas de Dom Quixote e Sancho Pança)
* Gran Vía
* Plaza de Cibeles
* Puerta de Alcalá
* Parque de El Retiro - Palácio de Cristal
* Plaza de la Puerta del Sol
* Plaza Mayor 
* Mercado de San Miguel
* Palácio Real
 Catedral de Santa María la Real de la Almudena

De brinde, segue, então, a lista de 3 incríveis museus de arte que você precisa conhecer. 

Como falei acima, eu já os conhecia de outras viagens e não tínhamos tempo para visitá-los desta vez, mas, se esta é a sua primeira viagem a Madrid, sugiro que divida as atrações que listei acima em 2 dias (ou mais), e que acrescente pelo menos 2 destes museus no seu roteiro.

O ideal é unir a sua visita ao Museu do Prado com os passeios pelo Parque de El Retiro e com a caminhada pelo Paseo del Prado.  

Tome nota aí: 

mapa turístico de Madrid, Espanha

* Museo Nacional del Prado

É o principal museu de arte de toda a Espanha, desde 1819.

O Prado parece interminável - são mais de 7 mil peças! Tem de tudo lá: os maiores mestres franceses, italianos, espanhóis, alemães, artes decorativas, esculturas, pinturas e desenhos.

Se você ainda não conhece os clássicos espanhóis Goya, Velázquez e El Greco, é a grande sua chance de virar profissional no trabalho deles.

Esse museu é o lar de As Meninas (de Velázquez) e de O Jardim das Delícias (de Bosch). Não saia de lá sem vê-los!

Existem balcões de informações, banheiros, café e livraria.

Dica do pequeno viajante: todos os dias, durante as últimas 2hs de abertura, a entrada é gratuita! Como as crianças dificilmente aguentam mais de 2hs num museu de arte, uma boa pedida é ir 2 vezes, nesse esquema de entrar gratuitamente nas últimas 2hs de funcionamento!

Uma mega economia, já que o ingresso custa salgados 15 euros! 😉

madrid


* Centro de Arte Reina Sofía

Se você gosta de arte moderna, esse é o seu museu.

Eu não sou tão fã, mas tive que ir lá, obrigatoriamente, pois não queria ir embora de Madrid sem conhecer a famosérrima Guernica, de Picasso, que mora lá e, na minha opinião, é a maior razão para qualquer pessoa visitar esse museu.

É uma obra de arte poderosa, daquelas que fazem a gente pensar, e considero imperdível.

Guernica, de Picasso

* Museo Thyssen-Bornemisza

Do outro lado da rua, quase em frente ao Prado, esse museu tem uma coleção bem eclética de obras de arte internacionais.

Lá você vai encontrar os trabalhos de Monet, Rembrandt, Cézanne, Renoir, Degas, Van Gogh, Modigliani, Picasso, Matisse, Dalí, Kandinsky e Miró, por exemplo.

Museo Thyssen-Bornemisza

Museo Thyssen-Bornemisza

Passeios a partir de Madrid

Ah, e se você tiver uns dias "sobrando" no seu roteiro em Madrid, sugiro "gastar" em um destes maravilhosos bate-e-volta:


Você já esteve em Madrid? Quais os seus passeios preferidos na cidade? Quer dividir com a gente? Deixe as suas dicas nos comentários! 

No próximo post, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí! 

Durante esta viagem, nós usamos as seguintes hashtags nas redes sociais Facebook / Twitter / Instagram - é só ir na # e ver todas as muitas dicas que já postamos:

#LipenaEuropa
#LipeVoltaaoMundo

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - tem muitas dicas desta viagem por lá!

* Sobre o Marrocos
* Sobre Portugal
* Sobre a Finlândia
* Sobre a Alemanha
* Sobre Liechtentstein
* Sobre a Bélgica 
* Sobre a França
* Sobre a Suíça
* Sobre Luxemburgo
* Sobre a Holanda
* Sobre a Áustria
* Todos os posts sobre a nossa viagem de volta ao mundo
* Todos os posts sobre as nossas viagens de motorhome


Precisa reservar um hotel para a sua viagem à Espanha?

Nós ficamos várias noites no Madrid Centre Apartments em Madrid e recomendamos muito!

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:



Veja fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Claudia, adorei o post! Estou indo em duas semanas para Portugal e Espanha e os teus posts serão meus guias! Obrigada

    ResponderExcluir