Menu

Viajando de motorhome no inverno e na neve: a nossa experiência em 8 perguntas e respostas

Como é viajar de motorhome durante o inverno, com muita neve e gelo: a nossa experiência em vários países.
Como é viajar de motorhome durante o inverno, com muita neve e gelo?

Viajando de motorhome no inverno e na neveTerminei de baixar as fotos da nossa última viagem de motorhome no inverno pelo oeste americano, e comecei a escrever um post sobre a aventura, mas já tinha escrito tantos posts sobre nossas viagens de RV pelo mundo (já tem 155 posts no blog sobre o assunto 😂) que não sabia mais que dúvidas vocês poderiam ter. 

O assunto é interminável. Toda semana alguém escreve algo assim "acabei de pegar um motorhome alugado em X lugar e agora surgiu X dúvida". E muitas dessas dúvidas se repetem. 

Mas as dúvidas mais comuns são sempre sobre viagens de motorhome durante o inverno - o pessoal já descobriu que o inverno é a época do ano em que os alugueis de RV são mais baratos, mas morrem de medo de passar frio e/ou perrengue. 

Sei, por exemplo, que muita gente quer saber sobre a questão de congelamento da água nos tanques quando se viaja no frio, como se aquecer dentro do motorhome, como se vestir para enfrentar o frio e até como lavar roupas numa viagem de motorhome, e vou contar para vocês neste post detalhes da nossa experiência viajando de motorhome no inverno e na neve, e como agir nestes casos, além de outras dicas para viajar de motorhome em temperaturas negativas

Para poder ajudar a resolver todas as dúvidas que possam surgir nas viagens de motorhome dos nossos leitores, perguntei pelas redes sociais "que dúvidas vocês têm que eu possa responder no post? O que querem saber?" 

Abaixo, as respostas a todas as perguntas que nos fizeram! Espero colaborar com a nossa experiência para que a aventura de vocês tenha um mínimo de perrengues kkkk...

Não deixe de ler também estes posts super didáticos sobre o funcionamento de motorhomes:
Viajando de motorhome no inverno e na neve
na última viagem de motorhome no inverno, pegamos muita neve em Utah

1 Melhor época para viajar de motorhome

É certo que a melhor época para viajar, seja da maneira que for (avião, trem, moto, carro ou motorhome), é sempre no outono ou na primavera, quando as temperaturas são amenas, tudo é mais barato e menos cheio de gente (baixa temporada). 

Quando viajamos pelos Bálcãs (na Europa) e pela Nova Zelândia de motorhome, era primavera ou outono (abril/maio), com bons preços de alugueis, lugares vazios (de turistas) e temperaturas ótimas (com neve na NZ). 

Leia mais sobre estas viagens aqui:
Viajando de motorhome no inverno e na neve
muita neve nas estradas da Ilha Sul da Nova Zelândia

Ocorre que, para quem tem filhos em idade escolar, viajar na primavera e no outono é uma utopia, drama de todas as famílias. 

Quando viajar entre abril e maio ou setembro e outubro se torna impossível, a gente precisa se adaptar. 

Eu nunca viajei de motorhome no verão, mas acredito que seja um inferninho. Você precisará ficar sempre em camping, para se conectar na energia elétrica e poder usar o ar condicionado para dormir, se não quiser fazer sauna. 

A única vez que viajamos de motorhome no verão (em julho) foi pelo Canadá, mas vamos combinar que no Canadá não chega a fazer calor de verdade, nem no auge do verão hehehe...e os preços dos alugueis eram realmente de chorar no cantinho, mesmo no gelado verão canadense!

Já no inverno, a calefação funciona perfeitamente a gás, e você não precisa nem estar em camping para ficar quentinho. 

Por isso, a nossa opção é viajar de motorhome sempre no inverno

Ok, não só por isso, mas também porque no verão os preços dos alugueis de motorhomes são absurdos, como falei, e todos os lugares estão lotados. No inverno, por outro lado, os parques nacionais estão vazios, tudo fica super barato (inclusive os alugueis de motorhomes) e as paisagens, com neve, ficam espetaculares! 

Ah, e não se preocupe: o Papai Noel sempre consegue nos encontrar! 

Já passamos vários Natais viajando de motorhome, seja na Califórnia, França ou Utah, e o Papai Noel sempre nos encontrou e deixou os presentes do Lipe em cima da clarabóia do motorhome  (essa era a grande preocupação dele, que o Papai Noel não nos encontrasse!). 

Viajando de motorhome no inverno e na neve
teve churrasco de Natal no camping em Moab, com perrengue de congelamento na manhã seguinte

2 Nossa última experiência viajando de RV no inverno

Já contei a vocês que fizemos uma viagem de motorhome maravilhosa em dezembro passado, no auge do inverno, passando por Nevada, Utah e Arizona. 

Aqui o nosso roteiro bem detalhadinho: roteiro de viagem de 15 dias de motorhome pelo oeste americano 😏

Reservamos o motorhome com a Motorhome Trips, que eu super recomendo - já recomendei eles em outros posts e o feedback tem sido ótimo: todo mundo que reservou através deles gostou muito, só recebi elogios e agradecimentos até agora pela indicação. 

Primeiro pensamos em viajar pela Flórida, mas os valores dos alugueis, na Flórida, especialmente em dezembro, onde faz calor, são fora de cogitação, super caros. Aí o Francisco (vide Motorhome Trips) entrou em ação e conseguiu uma super parceria para a gente num motorhome saindo de Las Vegas, e para lá fomos nós!

Eu sempre recomendo muito alugar através da Motorhome Trips, pegando um motorhome da Cruise America em Las Vegas. 

É sempre um ótimo negócio! 

Viajando de motorhome no inverno e na neve
a locadora de motorhomes Cruise America, em Las Vegas, tem modelos de motorhomes para todos os gostos e tamanhos de famílias!

Viajando de motorhome no inverno e na neve

E esta é uma região de belezas intermináveis! 

Já viajamos por lá uns 40 dias de motorhome, e ainda temos muito o que desbravar na Califórnia, Oregon, Utah, Arizona, Nevada, Colorado...

Veja aqui um outro roteiro de viagem de 28 dias por Nevada, Utah, Arizona e Califórnia 😍 

Vou contar um pouco das nossas experiências nesta última viagem de motorhome no inverno americano nos tópicos abaixo.

Veja aqui neste post a nossa dica de ouro para alugar um motorhome no exterior através de uma empresa brasileira, podendo até parcelar em reais no cartão de crédito e recebendo toda a assessoria top do Francisco em português (e ainda pagando menos). 

Outros posts que já publicamos sobre esta viagem:

Viajando de motorhome no inverno e na neve
paisagens salpicadas com neve ficam ainda mais espetaculares: Kodachrome Basin State Park, em Utah

3 Congelamento da água nos reservatórios

Já somos super experientes em viagens de motorhome em temperaturas geladas, mas, até esta última viagem, nunca tínhamos passado por esta situação, que não é tão comum como pode parecer. 

Vejam que não somos especialistas, e tudo o que escrevemos aqui decorre da nossa própria experiência, então não venham me cobrar depois se a experiência de vocês for diferente. 

O fato é que pegamos neve/gelo viajando de motorhome na Nova Zelândia, em vários países da Europa e nos EUA, várias vezes, e a única ocasião em que a água do motorhome congelou no reservatório foi a black water (que é o esgoto do vaso sanitário, com a água podrona mesmo) quando estávamos em Moab, em Utah, na véspera de Natal, num camping, na nossa última viagem de RV em dezembro de 2017. 

Foi a única noite da viagem que decidimos ficar em um camping, ao invés de fazer free camping, justamente porque era noite de Natal e, coincidentemente, foi a única vez que a água congelou no reservatório, porque fez -13ºC. 

Nos disseram que, enquanto a temperatura está acima de -6 ou -7ºC, dificilmente a água do motorhome congela no reservatório - só chega a congelar se a temperatura desce a -10ºC. 

Não sei se isso é cientificamente comprovado, mas conosco se provou verdadeiro. 

Numa outra ocasião, no camping de Flagstaff, Arizona, pertinho do Grand Canyon, tínhamos deixado a mangueira da água conectada na torneira, do lado de fora do motorhome, durante toda a noite, e a mangueira congelou ali enroscada - foi uma bobeira nossa. Como descongelamos? Como se descongela qualquer coisa: colocando água quente por cima aos pouquinhos. 

Veja como foi essa experiência clicando aqui.

Viajando de motorhome no inverno e na neve
demos bobeira e a mangueira congelou enroscada na torneira

Mas, desta vez, a água estava congelada no reservatório da caca, e não tínhamos ideia de como descongelar. 

Primeiro, tentamos enfiar um arame ali dentro, para ver se era um bloquinho de gelo que a gente pudesse desmanchar, desbloqueando o cano. Não deu certo. 

Depois, nos recomendaram, no camping, usar um tipo de sal descongelante que se vende nos mercados. Veja que não é sal de cozinha comum, mas sim um sal especial, que eles usam para jogar nas calçadas, para não deixar acumular gelo (já tínhamos visto eles usando muito desse sal quando estivemos em Helsinque, na Finlândia, em pleno inverno). 

Compramos o tal sal especial descongelante num mercado de Moab e jogamos um pouquinho para dentro do vaso sanitário, mas, como não sabíamos direito como aquilo funcionava, decidimos não usar mais, com medo de que piorasse a situação e entupisse mais ainda o cano do reservatório. 

Decidimos, então, esperar até o dia seguinte, torcendo que o sol batesse forte e o Papai Noel resolvesse nos dar, de presente de Natal, um "desbloqueio de canos de caca".

Deu certo. 

Se foi o arame, o sal, o sol batendo forte, ou um presente do bom velhinho, eu não tenho certeza, mas o fato é que, lá pelas 13hs, na hora mais quente do dia, paramos numa dump station, a temperatura estava batendo nos 3ºC, abrimos o reservatório da caca e ela saiu todinha, terminando por ali nosso problema de congelamento dos canos e nos liberando para voltar a usar a água das torneiras do motorhome, que tínhamos parado de usar assim que percebemos o problema do congelamento. 

Então, a nossa dica, em caso de congelamento, é: mantenha a calma e torça que a temperatura suba - assim que subir de zero, o gelo descongela. Enquanto isso, não abra as torneiras do motorhome, em nenhuma hipótese, para não piorar o problema! 

Viajando de motorhome no inverno e na neve
enquanto a temperatura não baixa de -6ºC, a água dos reservatórios não congela!

4 Como manter o motorhome aquecido

Já expliquei em outros posts, mas não custa repetir: para evitar qualquer problema de congelamento, eles nos explicaram o truque na Europa: mantenha SEMPRE a calefação do veículo ligada, no mais fraquinho, quando você estiver fora do motorhome. 

Por exemplo: chegou em Yosemite ou em Bruges, a temperatura está perto de zero graus e você vai sair para dar um passeio pela cidade ou fazer uma trilha a pé: ligue a calefação do RV no mais fraquinho e deixe ligada enquanto estiver fora. Você acaba gastanto um pouco de gás, mas evita qualquer problema do tipo. 

Sobre manter o veículo aquecido durante a noite, eu sempre repito, mas as pessoas não acreditam: a calefação do motorhome funciona muito bem, nunca passamos frio (a não ser uma noite que não atinamos como ligar a calefação!). 

Antes de sair da locadora, tenha certeza de que você entendeu exatamente como funciona para ligar a calefação do motorhome, essa é a dica mais importante que eu posso dar. NÃO SAIA DA LOCADORA ENQUANTO NÃO TIVER CERTEZA DE QUE SABE OPERAR A CALEFAÇÃO. 

Se a calefação do motorhome estiver ligada, o RV fica super quentinho por dentro. Você para num lugar qualquer para dormir lá pelas 19hs, faz janta, toma banho, quando você for dormir, lá pelas 23hs, o motorhome vai estar super aquecido por dentro, pode estar fazendo zero grau lá fora que você vai estar de camiseta lá dentro! 

A verdade é que a gente nem aguenta a calefação ligada muito tempo, fica um calorão lá dentro! Antes de dormir, nós desligamos e, se dá frio durante a madrugada, ligamos de novo. É tranquilo, não se passa frio mesmo.

Para saber mais sobre o funcionamento da calefação do motorhome: Manual de instruções para viajar de motorhome pelos EUA 😏

Para saber como funciona um motorhome, veja estes vídeos bem didáticos, com os nossos 'tours dos motorhomes': 

Estados Unidos


Europa


E o banheiro do motorhome?

5 Como se vestir para enfrentar neve, gelo e frio numa viagem de RV

Já escrevi um post explicando como se vestir para enfrentar frio e neve - clique neste link vermelho para ler, porque não vou repetir tudo aqui. 

Leia mais sobre o assunto aqui: 10 conselhos de uma mãe de muitas viagens 💚

Em resumo, a resposta é: vista-se no estilo "cebola", em camadas. No mínimo, 4 camadas.

Viajando de motorhome no inverno e na neve
gurizinho com 3 ou 4 camadas, sempre!

6 Como lavar roupas numa viagem de motorhome

Como em qualquer outra viagem: usando uma máquina de lavar roupas. 

Nesta última viagem, foi complicado, porque fomos do calor do deserto de Dubai direto para o frio de -13°C de Utah, então a mala tinha que ser micro para caber do maiô às luvas, mas, como foram menos de 2 semanas no frio, e no frio a gente suja pouca roupa, foi tranquilo, lavávamos só as roupas térmicas de usar por baixo no banho mesmo, sabe? 

Nem precisou lavanderia! 

Mas, no ano passado, passamos 3 meses viajando no frio direto (dezembro, janeiro e fevereiro no hemisfério norte), e aí lavamos muitas máquinas de roupa suja nos campings e também nos hotéis japoneses (no Japão TODOS têm lavanderia grátis!).

Já viajando no verão, a gente sua bastante, e acaba sujando muito mais roupas, não é verdade??

Viajando de motorhome no inverno e na neve
lavanderia de camping em Nuremberg, na Alemanha

7 Uso de correntes nos pneus do motorhome

Sempre nos perguntam se alugamos correntes para viajar no inverno de motorhome e a verdade é que TODAS as vezes que alugamos motorhomes nos EUA e Canadá nos advertiram expressamente que é terminantemente proibido usar correntes em pneus de motorhomes.

Eu não sei se é pelo fato de os motorhomes serem veículos muito pesados, que têm potencial para danificar o asfalto se você usar correntes nos pneus, ou se é pelo fato de eles serem tão pesados que quebram o gelo por si só, sem precisar de correntes, mas a verdade é que nunca passamos aperto numa estrada com gelo viajando de motorhome. 

Veja que pegamos neve e gelo nas estradas da Nova Zelândia, pegamos gelo no Arizona, em Yosemite, na Alemanha e na Suíça, e nunca teve perrengue. 

Viajando de motorhome no inverno e na neve
neve e gelo nas estradas dos Estados Unidos: basta dirigir com cuidado

Claro que nós não somos bobos de nos metermos numa estradinha montanhosa na Suíça com neve rolando...acho que é só uma questão de se precaver... 

Eles são muito preparados para estes climas extremos: nem bem começa a nevar, já estão com as máquinas na rua limpando a neve. 

Uma vez, na Espanha, achamos que a estrada entre Madrid e Segóvia estava muito perigosa para transitarmos com o RV debaixo de uma tempestade de neve, e resolvemos voltar e pegar uma outra estrada, mais longa, e não pelas montanhas. É só ser cuidadoso. 

Mas também sei de algumas pessoas que não puderam entrar em Yosemite de motorhome, pois estava nevando muito quando chegaram lá, era obrigatório ter correntes para transitar pelas estradinhas de montanha do parque e, como não podiam usar correntes no motorhome alugado, simplesmente não puderam ingressar no parque nacional de motorhome. A solução, nestes casos, seria alugar um carro por um dia, ou pegar um tour específico para fazer os passeios em Yosemite, por exemplo. 

Pode acontecer. 

Leia também: Dirigindo um motorhome nos EUA 😏

Viajando de motorhome no inverno e na neve
quando chegamos em Yosemite, havia bastante neve e gelo nas estradas do parque,
mas nos deixaram entrar tranquilamente sem correntes para os pneus

8 O Lipe não enjoa de ficar preso dentro do motorhome por muito tempo?

Como viajamos quase sempre no inverno, as pessoas me perguntam muito se o Lipe não se estressa de ficar "preso" dentro do motorhome por muito tempo, principalmente durante os deslocamentos entre um e outro lugar. 

Em primeiro lugar, o Lipe ADORA brincar na neve - quando está nevando, somos "obrigados" a parar o motorhome sempre que aparece uma área que pareça "perfeita" para uma guerra de bolas de neve.

Veja aqui: 


Além disso, me perguntam o que o Lipe faz enquanto o RV está em movimento, porque todo mundo que tem filhos sabe que as crianças não conseguem ficar quietas por muito tempo  dentro de um veículo (longas viagens de carro com crianças, por exemplo, podem ser um caos).

Acontece que, numa viagem de motorhome, a graça é justamente o caminho. 

Ninguém aluga um motorhome simplesmente para se deslocar de um lugar a outro. Motorhomes são feitos justamente para roadtrips, viagens em que o objetivo é exatamente o caminho a ser percorrido, por uma estrada excepcionalmente bonita.

Sendo assim, a gente nunca consegue rodar mais de 30min seguidos, sem parar!! 😛 

Paramos a todo momento, seja para fazer uma trilha, uma foto, um café, voar o drone, visitar um ponto turístico, comer um muffin, ir ao banheiro...

Nós costumamos começar o dia cedo (porque no inverno também anoitece super cedo no hemisfério norte!), por volta das 7 ou 8hs, e encerramos as atividades no máximo por volta das 18hs. Nessas 10hs, raramente rodamos mais de 250km, então faz a conta!

Um trajeto que poderia facilmente ser percorrido em 4hs, leva no mínimo 10hs, porque a grande viagem é justamente percorrer esses 250Km, curtindo todas as belezas do caminho, entendeu? 

Desse jeito, não tem como as crianças enjoarem, pelo contrário: o Lipe fica é pedindo para a gente deixar ele quieto um pouco no tablet, descansando dentro do motorhome, ao invés de estarmos sempre parando e mandando ele calçar os tênis para mais uma aventura!

Viajando de motorhome no inverno e na neve
muitas paradas para guerras de bolas de neve em Bamberg, na Alemanha

Já fez uma viagem de motorhome no inverno? Como foi a sua experiência? Tem mais dicas? 

Acompanhe nossos Instagrams @claudiarodriguespegoraro @marlonpegoraro tem muitas dicas das nossas viagens de motorhome por lá! Para ver tudo o que postamos nas redes sociais sobre esta viagem, é só espiar na hashtag #LipenaMotorhomeTrip. 

Para ler mais:




Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minivídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

15 comentários:

  1. Adorei!!!
    Espero que a nossa primavera no canadá, não seja tão congelando kkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Em janeiro de 2017 pensamos em alugar o RV para viajar pelo Texas, Arizona, Utah e Novo México. Nos assustaram tanto na Cruise America com esse negócio do congelamento que desistimos e alugamos um carro.��
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!!! Super importante as dicas do inverno. Eu viajei de RV no inferninho do verão da Flórida e posso garantir que não é nada fácil; mesmo assim, vamos outra vez rsrsrs. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deb, vamos agora em janeiro de motorhome pela Flórida e ao mesmo tempo que quero pegar praia nos Keys, torço que não faça muito calor, pq não deve ser agradável no RV! Ano passado em dezembro deu praia em Miami!

      Excluir
  4. Ótimo post, Cláudia, como sempre!
    Estamos partindo para a nossa primeira aventura de motorhome pela Europa essa semana e estamos munidos de várias dicas suas, inclusive, o aluguel pela motorhome trips! O Francisco é de uma simpatia e atenção sem precedentes! Super recomendo tb!
    Mais uma vez, obrigada pela generosidade de sempre!
    Beijão,
    Geysa

    ResponderExcluir
  5. Oi, estou adorando ler sobre a viagem de vocês. Estamos planejando uma viagem de RV na Califórnia no inverno.
    Queria saber se o seguro de carro do cartão de crédito vale para motorhome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vale não! Mas normalmente os RVs já vêm com seguro incluído no valor do aluguel, não pode optar por alugar sem seguro, pelo menos nas locadoras que nós alugamos era sempre incluído!

      Excluir
  6. Olá pessoal, o Blogo de vocês com certeza deve ser referência de viagem para muita gente. Parabéns pelo trabalho. QUeria tirar uma dúvida com vocês. Estamos indo fazer uma viagem de Motorhome, pela primeira vez, bem parecida com a que vocês fizeram pelo costa oeste dos EUA. Iremos partir de San Francisco, descer a costa, ir até Las Vegas, e voltar pelos parques, agora em Dezembro voltando no início de Janeiro. Ai sempre vem aquele monte de dúvidas. Bem, vocês tiveram alguma dificuldade para estacionar o Motorhome em ruas , não para pernoitar, mas para parar e ir conhecer as cidadezinhas, tipo, San Luis O Bispo, Solvang, Monterey, Carmel, etc ? Estamos em 4 adultos e uma criança de 2 anos então devemos pegar o Motorhome médio.

    Outra questão , que quase não encontro alguém falando, é sobre a autonomia do Motorhome. Vocês tinham que parar muitas vezes em campings? Vejo muita gente falando de fazer a viagem praticamente só em free parking e ai vem a questão de como faz com a autonomia de : Agua potável, De esgoto (remoção), etc.

    Ah, a gasolina ? É algum tipo especial ? :D

    Valeuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Diego! Tens que ler nossos posts específicos de cada um destes lugares...nos posts específicos sobre San Francisco, Las Vegas, San Luis Obispo, Solvang,Monterrey, Carmel...eu explico onde estacionar, o que fizemos em cada lugar, as dificuldades que encontramos...tb tem um post específico no blog sobre free camping. O problema é que com 5 pessoas num motorhome vcs não terão qse nada de autonomia...não tem como tomar 5 banhos no RV e ainda sobrar água para cozinha, vaso, etc...nós chegamos a viajar mais de 20 dias fazendo free camping, e abastecendo água e tirando esgoto em dump stations pelo caminho (olha em sanidumps.com), mas com 5 pessoas a bordo imagino que isso se torne mais complicado! A gasolina é a comum :)

      Excluir
    2. Muito obrigado mesmo Claudia. Irei dar uma olhada em cada cidade. Valeu mesmo!

      Excluir
  7. Oi, pessoal! Primeiramente, parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar todas essas experiências! Vocês entusiasmaram a mim e ao pessoal aqui de casa para a nossa primeira viagem de motorhome, em janeiro/2018... amamos a experiência, e estamos indo novamente no final desse ano! Pela segunda vez, motorhome alugado através da Motorhome Trips, por indicação de vcs! Dito isso, gostaria de tirar uma dúvida: nesse episódio do congelamento, vcs estavam com o motorhome no modo "normal" ou winterizado? Já viajaram com ele winterizado alguma vez? Se sim, lembram qual a temperatura que estava fazendo para que a locadora entregasse ele neste modo? Sei que, de praxe, os motorhomes funcionam bem até 0 graus, mas gostaria de saber se na prática é essa mesmo a temperatura usada pelas locadoras como parâmetro para winterizar ou não o veículo... Abraços! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, estávamos com o motorhome normal, nunca pegamos winterizado e nem pegaria, porque daí não tem vantagem nenhuma de viajar de motorhome, se não puder usar a cozinha e nem banheiro, melhor ficar em hotel!

      Excluir