Menu

Hospedaria Rio do Vento e Restaurante Barlavento em Caxias do Sul - para uma estadia diferente (e muito feliz) na Serra Gaúcha

Hospedaria Rio do Vento, Morangos Hidropônicos e Restaurante Barlavento em Caxias do Sul - para uma estadia diferente (e muito feliz) na Serra Gaúcha
Há mais de um ano que eu ouvia falar nos famosos “morangos de Caxias”, mas nunca tinha tido a oportunidade de ir lá. 

Pois não é que, na última semana, em meio a muito trabalho e muitas notícias boas que chegaram repentinamente, depois de muito tempo de espera, chegou também um convite para irmos até a Serra Gaúcha conhecer não só o Restaurante Barlavento e a incrível plantação de morangos hidropônicos, que crescem com a água da chuva e ao som de muito rock´n´roll, mas também a Hospedaria Rio do Vento, pela qual nos apaixonamos à primeira vista. 


Eu já tinha lido maravilhas sobre a Hospedaria nos blogs das minhas amigas Claudia Bins (As Passeadeiras) e Alexandra Aranovich (Café Viagem), e já estava mesmo louca para conhecê-la, então nem pensamos 2 vezes: arrumamos rapidamente nossas mochilas e rumamos para Caxias do Sul – Ana Rech!

Para vocês terem um gostinho da delícia que é esse lugar, olhem este vídeo de 1 minutinho que o Peg fez:


Como chegar

Hospedaria Rio do Vento e o Restaurante Barlavento ficam em Ana Rech, Município de Caxias do Sul, na Rota do Sol, que é a estrada que liga a Serra Gaúcha ao litoral. 

O endereço certinho é RSC 453, Km 154,8. 

Preste atenção para não se passar, pois há apenas uma plaquinha simples na beira da estrada indicando "Rio do Vento - Morangos Hidropônicos". 



Pelo que pude perceber lá, o lugar é uma ótima base para quem vem à Serra Gaúcha em busca de sossego, e quer conhecer mais do que a dobradinha Gramado e Canela. 

Pela sua posição estratégica, localizada entre Bento Gonçalves, Cambará do Sul e Gramado, ela atende muito bem àqueles que querem ficar sossegados em meio à natureza e fazer daytrips – esticadinhas bate-e-volta às cidades ao redor. 

Explico: se você se hospedar em Canela, estará longe de Bento; se se hospedar em Bento, estará super longe de Cambará; se ficar na Hospedaria Rio do Vento, estará no meio do caminho entre Bento, Cambará e Gramado-Canela! 

Canela está situada a 65Km da Hospedaria Rio do Vento, enquanto Nova Petrópolis fica a apenas 28Km de distância e Bento Gonçalves 45Km. 

Além disso, vale lembrar que Caxias do Sul tem voos regulares partindo de São Paulo – então você não precisa voar até Porto Alegre e depois seguir para a Serra. Se escolher se hospedar na pousada, você voa para Caxias e desembarca direto na Serra Gaúcha 😏




Hospedaria Rio do Vento

Hospedaria Rio do Vento foi inaugurada em 2014 e tudo está novinho em folha, embora a impressão que se tenha é a de que o lugar está lá há pelo menos 100 anos. 

A história da Hospedaria começou quando o Maurício, o simpaticíssimo proprietário, comprou 2 casarões antigos que seriam demolidos na região das Missões, que já serviam de hospedagem aos tropeiros da região. Eles foram desmontados e reconstruídos em Caxias do Sul. 







O lugar é lindo, com uma arquitetura em madeira de demolição, chapas de zinco e muitas áreas envidraçadas pela qual nos apaixonamos logo na chegada!

Cada detalhe da decoração foi pensado pelo dono, e adivinhem porque amei tanto tudo? O tema da decoração são as viagens do seu proprietário, e a inspiração vem principalmente da Patagônia, Tasmânia e Uruguai. 

Embora esteja situada na Serra Gaúcha, tem-se a sensação constante de estar no litoral, à beira do mar, ou numa fazenda. 

O aconchego é garantido! 









Um lugar que é ideal tanto para casais em busca de uma lua de mel cheia de romance e muito sossego, quanto para famílias com crianças, que vão adorar conhecer a pracinha, o “Clube Piazada de Merda” (só para meninos kkkkk), e alimentar as galinhas, patos, coelhos e hamsters!

O Lipe gostou tanto de alimentar os bichinhos que, volta e meia, sumia! Lá ia eu para a "fazendinha" catar o guri, que estava enchendo a pança dos coelhos de grama!














A pousada tem apenas 6 suítes, 3 no primeiro piso e mais 3 no segundo piso. 

No térreo, há uma cozinha que os hóspedes podem usar, equipada com fogão, forno elétrico, geladeira e microondas – tudo o que uma família com crianças precisa! 

Eu adorei comer até cansar no maravilhoso restaurante anexo à pousada e depois poder fazer um chá de frutas vermelhas na cozinha e me jogar no sofá para assistir mais um programa sobre viagens no Canal Off ou dar uma folheada nos ótimos livros e mapas que eles deixam à disposição dos hóspedes na sala. 




Nós ficamos num dos menores quartos da pousada, no segundo piso, para 3 pessoas – eles também têm quartos para famílias maiores, com 4 ou 5 pessoas. 

Nosso quarto, que tinha o nome de “La Pedrera” (uma prainha que a gente ama no Uruguai) é legal para famílias com crianças maiorzinhas, pois a cama de solteiro fica no alto de um mezzanino

Cada quarto tem o nome de um lugar por onde o proprietário já se aventurou 💓




cama no mezzanino

escada íngreme

Para quem tem crianças menores, é melhor escolher um dos outros quartos, pois este pode ser meio perigoso (as escadas que sobem para o mezzanino são super íngremes). 

Como as outras 2 suítes do segundo piso estavam desocupadas, pudemos conhecê-las e fotografá-las – então vou colocar aqui no post fotos de tipos de quartos diferentes, para vocês terem uma boa idéia de como são os quartos maiores também! 





No mezzanino do segundo piso ainda tem uma pequena sala de leitura que é puro charme – vontade de passar muitas noites ali lendo aqueles livros!

Não houve nenhum problema quando solicitamos um check-out tardio – acabamos saindo de lá quase 5 da tarde!




Na área social, a pousada também possui um aquecedor a lenha, no qual, em dias frios, o dono da pousada, Mauricio Fedrizzi, cozinha pinhões para os hóspedes. 

O lugar é super aconchegante! Não dá vontade de ir embora - se você quer turistar muito, vai penar para sair da pousada! 

#EuAvisei




Uma coisa que não entendi direito é o funcionamento do wifi: o sinal de telefone celular é bem ruim, mas a conexão de internet é perfeita! Como é que pode isso?

Além disso, a pousada oferece estacionamento coberto (incluído). 



Também incluído no valor da diária é o ótimo café da manhã: simples mas delicioso!

Não são dezenas de variedades para escolher, mas tem tudo o que uma pessoa pode querer no café da manhã e tudo é delicioso: café, suco (de morango, é claro!), frutas, pães, frios, manteiga, geléias variadas (morango e amora são as especialidades), cueca virada e 2 coisas que você não pode deixar de experimentar: 

* o iogurte caseiro com morangos e 

* a cuca de mirtilos com gostinho de nata feita pela Bruna!

Mesmo o Peg, que não gosta nem de cucas nem de iogurte, ficou enlouquecido, querendo comprar tudo para levar para casa!









A maioria dos ingredientes são oriundos da propriedade - lembra que mencionei que eles cultivam morangos hidropônicos e tomatinhos cereja?

Todos os quartos têm ar-condicionado, ventilador e televisão de tela plana com canais a cabo. 

Nosso quarto também tinha frigobar, a roupa de cama e toalhas eram branquinhas e gostosas e havia várias cobertas extras para os mais friorentos. 

O banho era ótimo e eles oferecem sabonetes, shampoo e secador de cabelo. 





serviço de quarto

Ah, e estando lá, não deixe de espiar a plantação de morangos hidropônicos do Maurício! 

Alguns estudos provaram que as vibrações sonoras têm um ótimo efeito no crescimento de frutas e verduras, então eles espalharam caixas de som pelas estufas e os moranguinhos ficam lá, crescendo ao som de Beatles e Bob Marley (queria eu ter aquela playlist!). 

Quero ver você dizer que isso é bobagem depois de provar um dos morangos produzidos lá – nunca experimentei morangos mais doces e suculentos!










Restaurante Barlavento

Na frente da pousada, fica o bar/restaurante Barlavento, que é muito famoso pelas sobremesas que levam nas receitas os morangos hidropônicos cultivados na propriedade, mas que nós recomendamos mais ainda pelas ótimas opções (e preços) para almoço e jantar!!!

No cardápio, pratos quentes como massas, sopas e sanduíches. 

Recomendamos tudo o que experimentamos nas (várias!) refeições que fizemos por lá: Te Agarra Catarina, Fernão de Magalhães, Amotinado, Enseada e Tornados. 

Tudo uma delícia. 






Entre os doces, nossos preferidos foram A Popa da Valentina (morangos, creme de chocolate e massa de crepe em camadas), Lestada (sorvete ao forno, calda de framboesa e merengue) e Morena do Siriú (morangos com creme de chocolate). 

Infelizmente, não houve estômago suficiente para provar também o Tormentim, que levava brownie, sorvete de nata e calda de mirtilo - ficou para a próxima! 







Para acompanhar, vá de suco de morango, é claro, ou, se quiser um drink, experimente um Storm, que leva rum, morango e açúcar - uma delícia!



Assim como a Hospedaria, o Barlavento chama a atenção pela decoração, também influenciada por viagens e com uma forte inspiração náutica

Todas as paredes que não são envidraçadas e abertas para o verde são recobertas por fotos e itens ligados à navegação e ao mar - bóias, cordas, mastros, lemes - veleiros são um dos hobbies do seu dono.

Do lado de fora, as redes e espreguiçadeiras convidam a uma soneca depois do almoço! 









E o melhor de tudo: os preços são bem bons! 

Comemos super bem e nunca pagamos mais de R$ 120,00 por refeição para 3 pessoas, com direito a sobremesa! 

Atenção: leve cash, pois eles não aceitam cartões de nenhum tipo!

O bar/restaurante funciona todos os dias do ano, de segunda a sexta das 8h às 20h e sábados, domingos e feriados das 8h às 21h.







Para verificar os preços da Hospedaria na época da sua viagem e fazer uma reserva, clique aqui: Hospedaria Rio do Vento.

* A nossa hospedagem foi a convite, e agradecemos à pousada pela gentileza. 

Já esteve em Caxias do Sul? Experimentou os deliciosos morangos hidropônicos?? Conte pra gente! Deixe a sua dica nos comentários!

Veja mais fotografias das nossas viagens à Serra Gaúcha em #LipenaSerra no Instagram










Estação Canela - restaurante temático de trens em Canela

Para ler sobre as nossas viagens aqui pelo Estado, clique em Rio Grande do Sul      


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Nosso snapchat é @pequenoviajante.

Você também nos encontra aqui:


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: