Menu

Ilhas Faroé: tudo o que você precisa saber para viajar ao arquipélago

Tudo o que você precisa saber para viajar às Ilhas Faroé: quanto custa, como chegar, alugar carro, onde comer, melhor época, quantos dias ficar, etc.

Ilhas Faroé

Tudo o que você precisa saber para viajar às Ilhas Faroé
Viajamos às Ilhas Faroé em fevereiro de 2023. 

Conhecer essas ilhas de natureza selvagem e clima inóspito, com paisagens espetaculares, era um sonho antigo nosso (desde que estivemos na Islândia eu queria muito ir até as Ilhas Faroé), que espero muitos de vocês possam realizar também!

Se você também tem vontade de viajar pelas Ilhas Faroé como nós, aqui você vai encontrar um resumo de tudo o que precisa saber para conhecer o arquipélado de Faroé:
  • Como chegar nas Ilhas Faroé
  • Como alugar carro nas Ilhas Faroé
  • Quanto custa uma viagem para as Ilhas Faroé
  • Onde comer e o que comer nas Ilhas Faroé
  • Quantos dias ficar nas Ilhas Faroé
  • Melhor época para visitar as Ilhas Faroé
  • Geografia, história e relação das Ilhas Faroé com a Dinamarca
  • Curiosidades das Ilhas Faroé
Veja também:


Ilhas Faroé
vista da praia de Tjørnuvík para os rochedos Risin & Kellingin

Ilhas Faroé
Fossa Waterfall, a cascata mais alta das ilhas, com 140m

Ilhas Faroé
paisagens de tirar o fôlego nas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
vilarejos-colírio por todos os lados

Ilhas Faroé
Gjógv é um vilarejo famoso pelas escadarias construídas dentro do seu fiorde

Ilhas Faroé
parada para descanso no Traelanípa Hike

Breve resumo das Ilhas Faroé

Vamos começar com um breve resumo das Ilhas Faroé, pra quem não tem ideia de onde elas se escondem:
  1. Hino nacional: Tú alfagra land mítt = "Minha terra, a mais bela"
  2. Os moradores das Ilhas Faroé são feroêses ou feroicos
  3. Capital das Ilhas Faroé: Tórshavn
  4. Línguas oficiais: feroês e dinamarquês
  5. População: aproximadamente 52 mil habitantes 
  6. Moeda: coroa feroesa (DKK), que é a mesma coroa dinamarquesa
  7. Governo: democracia parlamentar no contexto de uma monarquia constitucional
As Ilhas Faroé são um arquipélago autônomo da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte, entre a Noruega, a Escócia e a Islândia. As terras mais próximas são as ilhas da Escócia, que ficam a sul-sueste, e a Islândia, situada a noroeste. 

Elas são conhecidas por suas paisagens naturais deslumbrantes, incluindo montanhas escarpadas, fiordes, cachoeiras, praias isoladas e falésias de penhascos. 

O arquipélago das Ilhas Faroé é formado por 18 ilhas maiores e outras menores desabitadas, que abrigam uma população  de aproximadamente 52 mil pessoas. 

Na ilha maior - Streymoy - encontra-se a capital, Tórshavn, com aproximadamente 20 mil habitantes. 

Você já sabia de tudo isso? Ou é do time "onde vocês foram se enfiar desta vez"? 🤪

Para ler mais informações interessantíssimas sobre as Ilhas Faroé, veja estes sites de lá (em inglês):
E, claro, leia este post completíssimo com o nosso roteiro pelo arquipélago de Faroé: Roteiro de 5 dias pelas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
na maior ilha das Ilhas Faroé - Streymoy - encontra-se a capital, Tórshavn

Ilhas das Ovelhas

Na língua local - o feroês - o nome das ilhas é Føroyar, e em dinamarquês é Færøerne

O nome Føroyar é composto por 'før' (ovelha, carneiro) e 'oyar' (ilhas), significando "Ilhas das Ovelhas", nome que foi dado a essas ilhas ainda na Era Viking pelos povos nórdicos 🐑
  • Føroyar (feroês)
  • Færøerne (dinamarquês)
  • Føroyar = før (ovelha, carneiro) + oyar (ilhas) = Ilhas das Ovelhas
As informações na internet sobre o número de ovelhas nas Ilhas Faroé são desencontradas - os números variam de 70 a 80 mil ovelhas, mas o certo é que o número de ovinos é bem maior que o número de humanos, que é de aproximadamente 52 mil.

Saiba mais sobre as ovelhas de Faroé em Faroe Islands.

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé

História das Ilhas Faroé

A história conhecida das Ilhas Faroé se inicia no ano 600, com a colonização do arquipélago por monges irlandeses e escoceses. 

Entre os anos 600 e 800, se estabeleceram nas Ilhas Faroé monges eremitas irlandeses. A 1ª menção das Ilhas Faroé foi feita em uma obra literária por um monge irlandês em 825.

Já de acordo com a Saga dos Faroeses, de cerca de 1200, o 1º colonizador das Ilhas Faroé teria sido um Viking chamado Grímur Kamban, que teria chegado às ilhas em data incerta, por volta do ano 825.

Há relatos de que, em 825, o arquipélago foi conquistado e colonizado por Vikings noruegueses.

Ilhas Faroé
Tjørnuvík é um dos vilarejos mais antigos das Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
túmulos Vikings em Tjørnuvík nas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
em Kirkjubøur você pode visitar o Roykstovan, uma casa de fazenda do século 11

Ilhas Faroé
ruínas da Magnus Cathedral, uma catedral medieval em Kirkjubøur  

Entre 970 e 1280, as ilhas são uma República. Em 1135, torna-se país tributário à Coroa Norueguesa. Em 1380, a Dinamarca e a Noruega, incluindo as Ilhas Faroé, realizam uma união monárquica. Entre 1655 e 1709, o Rei da Dinamarca confia as Ilhas Faroé à família von Gabel, como um estado feudal. Em 1709, a Coroa Dinamarquesa novamente tomou posse das Ilhas Faroé. Em 1720, as Ilhas Faroé passaram a ser administradas como parte da Islândia e, em 1776, passaram a ser administradas como parte do condado dinamarquês de Zelândia. Em 1814, as Ilhas Faroé foram reconhecidas como possessão dinamarquesa pelo Tratado de Kiel e, em 1816, receberam o grau de Condado. 

Durante a 2ª Guerra Mundial, entre 1940 e 1945, as Ilhas Faroé sofreram ocupação britânica - as tropas britânicas ocuparam as Ilhas Faroé quando a Alemanha invadiu a Dinamarca, numa ocupação amigável destinada a assegurar que os Nazistas não tivessem nenhuma base militar no Atlântico Norte. 

O Aeroporto de Faroé foi inclusive construído pelos Britânicos durante a 2ª Guerra Mundial, justamente porque as ilhas eram um ponto estratégico no Atlântico Norte.

Em 1945, com o fim da guerra, os ingleses partiram das Ilhas Faroé, deixando para trás o Aeroporto de Vágar e 170 soldados, que haviam se casado com mulheres faroesas. 

Ilhas Faroé
o Aeroporto de Faroé foi inclusive construído pelos Britânicos durante a 2ª Guerra Mundial

Ilhas Faroé
o Forte de Tórshavn era o quartel-general das forças britânicas nas Ilhas Faroé durante a ocupação na 2ª Guerra Mundial  

A ocupação britânica durante a 2ª Guerra Mundial suspendeu os contatos com a Dinamarca, e modificou o cenário político. Em 1946, um referendo aprovou a independência, com uma pequena maioria da população a favor da separação da Dinamarca na consulta popular (48,7% a 47%). 

A independência foi declarada em 18 de setembro de 1946, e anulada pela Dinamarca apenas 2 dias depois, dissolvendo o Løgtingið (Parlamento) para a realização de eleições gerais.

O Løgtingið eleito chegou a um acordo com a Dinamarca, negociando áreas conforme os interesses de ambas as partes, e as Ilhas Faroé foram declaradas "comunidade autônoma dentro do Reino da Dinamarca". 

Assim, em 1948, um governo autônomo foi permitido, a língua faroesa foi reconhecida como língua oficial e a bandeira faroesa foi estabelecida como a bandeira das ilhas.

Ilhas Faroé
bandeira das Ilhas Faroé

Relação das Ilhas Faroé com a Dinamarca

Como vimos acima, as Ilhas Faroé são um país autônomo, porém ainda fazem parte da região administrativa da Dinamarca, apesar de sua independência pós 2ª Guerra Mundial: a língua é diferente do dinamarquês e eles têm o direito de participar do Parlamento Dinamarquês, apesar de a Dinamarca já não ter direitos nem poderes políticos sobre as Ilhas Faroé. 

O Reino da Dinamarca é uma monarquia constitucional, que se constitui como uma comunidade de nações - a própria Dinamarca (no norte da Europa) e mais 2 países autônomos:
  1. Ilhas Faroé no Atlântico Norte
  2. Groenlândia no extremo norte da América do Norte
Funciona mais ou menos como a relação que o Reino Unido tem com a Austrália e o Canadá: são países perfeitamente independentes, uma "comunidade de nações", mas ainda “reinados” pelo Rei da Inglaterra. 

De qualquer forma, os feroêses não negam as suas origens escandinavas nos costumes, gastronomia ou arquitetura, já que eles estiveram muitos séculos sob o domínio ou dos dinamarqueses ou dos noruegueses (e até da Islândia por um período, como vimos acima). 

As Ilhas Faroé são, portanto, autônomas da Dinamarca desde 1948, não tendo aderido à União Europeia (a Dinamarca, por sua parte, integra a UE, embora não tenha adotado o Euro).

Gradualmente, Faroé tem alcançado maior autonomia e, para o futuro, há possibilidade de as ilhas se tornarem independentes da Dinamarca.

Como território autônomo da Dinamarca, as Ilhas Faroé contam com um Alto Comissário - representante da Rainha da Dinamarca, com um parlamento unicameral formado por 32 membros - Løgtingið, e um primeiro-ministro chefe de governo - Løgmann.

Atualmente são realizadas eleições regionais de 4 em 4 anos, sendo então eleito um parlamento regional faroês (o Løgtingið), que escolhe um governo local - Landsstýri, constituído por um presidente - Løgmaðurin, e 7 ministros.

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
Tinganes, a sede histórica do Parlamento das Ilhas Faroé na capital Tórshavn, um dos mais antigos locais de reuniões parlamentares do mundo, sendo que os parlamentares se reuniam neste local para debater assuntos de interesse da população desde a Era Viking!

Geografia das Ilhas Faroé

Quando chegamos às Ilhas Faroé, em fevereiro de 2023, muita gente que acompanha nossas viagens "ao vivo" pelos stories do Instagram me 'confessou' que não tinham a menor ideia de onde ficam as Ilhas Faroé.

A resposta é: no Mar do Norte, entre o norte da Escócia e o sul da Islândia, a oeste da Noruega.

Na verdade, as Ilhas Faroé estão localizadas a meio caminho entre a Escócia e a Islândia, e a 575Km da Noruega.

São 113Km entre o extremo norte e sul do arquipélago de Faroé, e 75Km de leste a oeste. As costas têm um perímetro total de 1.117Km.

As Ilhas Faroé têm uma morfologia bem acidentada, rochosa, com litorais recortados por profundos fiordes, e nenhum ponto das ilhas fica mais de 5Km distante do mar.

Ilhas Faroé
onde ficam as Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
olhando o mapa das Ilhas Faroé, é fácil perceber a sua geografia de litorais recortados por profundos fiordes, sem nenhum ponto a mais de 5Km do mar

Ilhas Faroé
a incrível morfologia das Ilhas Faroé

O ponto mais alto das Ilhas Faroé é o Slættaratindur, na Ilha Eysturoy, com 882m de altitude. Dá para subir até o seu pico com relativa facilidade, num dia calmo, o que é raro em Faroé.

Nós estivemos na sua base, mas não tentamos subir, pois definitivamente não era um dia calmo 😜

O arquipélago é formado por 18 ilhas maiores e outras menores desabitadas, com uma população de aproximadamente 52 mil habitantes.

A capital Tórshavn, com aproximadamente 20 mil habitantes, fica situada na ilha maior - Streymoy - e o restante da população fica espalhada pelo resto do país, especialmente na “capital do norte”, Klaksvík, situada na Ilha Bordoy, que visitamos também.
  • Capital Tórshavn - Ilha Streymoy
  • Capital do norte Klaksvík - Ilha Bordoy
As 5 maiores ilhas, que são as mais centrais do arquipélago, são integralmente conectadas por pontes e túneis suboceânicos que dão um nó no estômago para atravessar (um feito arquitetônico incrível!), fazendo com que o país seja facilmente explorável de carro, que não precisa nem de longe ser um 4x4.

Mesmo com muita neve e gelo, como na época do ano em que estivemos lá - fevereiro, no auge do inverno - eles limpam as estradas até que rapidamente.

Já publicamos um post aqui no blog explicando porque não viajamos de motorhome alugado pelas Ilhas Faroé, onde mostramos um pouco mais das estradas das Ilhas Faroé.

Veja aqui: Onde ficar nas Ilhas Faroé - dicas de hotéis e pousadas

Ilhas Faroé
as 5 maiores ilhas de Faroé, que são as mais centrais do arquipélago, são integralmente conectadas por pontes e túneis suboceânicos

Ilhas Faroé
os túneis suboceânicos das Ilhas Faroé são feitos arquitetônicos incríveis

Ilhas Faroé
mapa das Ilhas Faroé - o arquipélago é formado por 18 ilhas maiores e outras menores desabitadas

As cidades principais das Ilhas Faroé podem ser contadas nos dedos (veja na tabela abaixo), e os seus 52 mil habitantes se dividem entre elas.

Passamos por vários vilarejos, como Saksun, que não tinham mais do que 8 habitantes!

Várias vezes o Lipe nos perguntava, intrigado:
"Onde se esconde a população deste país?"
Pegoraro, Felipe. Os comentários mais pertinentes 🤣
Realmente, era raro encontrarmos alguém na rua! Supostamente, como falei acima, as Ilhas Faroé possuem 52 mil habitantes, mas nós não vimos mais do que 50 deles!

E o mais incrível: a expectativa de vida é de 80 anos! Isso talvez explique o fato de que a maioria das pessoas que vimos nas ruas eram idosos - o que é bem impressionante, porque é um clima "difícil" para idosos! 

Mas, por incrível que pareça, à tardinha as luzes das casas se acendiam e a gente percebia que havia vida ali naquelas casinhas super aconchegantes. 

Comparando, um lugar que nos deu uma impressão muito mais estranha de ser "deserto" foi Doha, no Catar, onde víamos todas aquelas construções faraônicas sem ninguém usando. 

Em Faroé, estávamos 99% do tempo em meio à natureza, num clima impiedoso, então não era de se estranhar que as pessoas buscassem o aconchego das suas casas. 

Estranho era quando a gente via umas senhorinhas fazendo uma corridinha matinal ou um grupo de amigos jogando seu futebolzinho debaixo de uma nevasca e ventos de 50km/h. 

Tempo ruim nas Ilhas Faroé não assusta ninguém, e ninguém deixa de fazer nada por causa das condições climáticas. Ninguém fica esperando que o tempo melhore, que as condições estejam boas, pra tocar as suas vidas em frente 😜

Lição aprendida: não espere pelo melhor momento para fazer o que você quer fazer, para viver a sua vida. A vida acontece agora. Viva o momento.

Outra raridade era encontrar alguma árvore nas Ilhas Faroé - assim como na Islândia, as ilhas não possuem árvores, por causa dos verões frios, fortes ventos de oeste e vendavais frequentes.

Na tabela abaixo, você encontra as áreas e população de cada uma das ilhas que compõem o arquipélago das Faroé:

Ilhas Faroé
Fonte: Wikipédia

Ilhas Faroé
uma das únicas árvores que encontramos nas Ilhas Faroé, em Sandavágur

Ilhas Faroé
o vilarejo de Saksun e seus 8 habitantes pedem respeito à sua privacidade

Ilhas Faroé
quando víamos alguém nas ruas de Faroé, corríamos para tirar uma foto, tamanha a raridade de ver um verdadeiro faroês ao vivo e a cores hehehehe...

Ilhas Faroé
nas Ilhas Faroé ninguém deixa de fazer nada por causa das condições climáticas

Clima nas Ilhas Faroé

E, falando em clima...o clima nas Ilhas Faroé é oceânico, com forte influência da Corrente do Golfo, o que, tendo em conta a elevada latitude, suaviza bastante as temperaturas no inverno.

Isso significa que, diferente do que a gente poderia esperar, as Ilhas Faroé não são tão geladas como muitos acreditam. Nós mesmos já passamos muito mais frio nos EUA - em Utah, por exemplo, onde as temperaturas facilmente alcançam os 10ºC negativos no inverno - do que em Faroé!

A diferença entre as temperaturas médias no verão e no inverno, por exemplo, não é muito alta.

Em Tórshavn, por exemplo, não se registam temperaturas médias mensais negativas, oscilando as temperaturas entre 0°C em janeiro (inverno) e 11°C em agosto (verão), ou seja, os invernos não são tãoooo frios como parece, e os verões são bem geladinhos kkkkk...

A temperatura média anual nas Ilhas Faroé é de 6,7°C.

Assim, a amplitude térmica é bem reduzida, com verões frescos e invernos suaves.

A precipitação (chuvas) chega a 1400mm por ano, com um mínimo relativo na primavera e verão.

O céu é em geral nublado, com frequentes nevoeiros, o que dificulta bastante que a gente possa ver o fenômeno da aurora boreal - as luzes dançantes estão lá em cima das ilhas durante todo o inverno, mas, devido ao céu frequentemente nublado, fica difícil podermos visualizar o fenômeno!

Os ventos fortes são frequentes.

Ilhas Faroé
durante várias noites o app informava que havia chance de vermos as luzes dançantes nas Ilhas Faroé, mas não vimos o fenômeno nenhuma noite, pois o céu estava sempre nublado
A característica mais notável do clima nas Ilhas Faroé é o fato de que ele muda a cada 5 minutos!
Chegamos lá num mundo branquinho, com as ilhas completamente cobertas de neve. No dia seguinte, parou de nevar, choveu à noite, a temperatura subiu para 7°C, a neve derreteu e surgiram milhares de cachoeiras

Tivemos então a oportunidade de ver as Ilhas Faroé como elas são na maior parte do ano, verdes!

Era muito comum sairmos do hotel pela manhã com tempo nublado, 15min depois entrava um vendaval, depois abria um solzinho e logo vinha uma tempestade de granizo! Era quase inacreditável! 

Lembre que você precisa estar preparado para viver as 4 estações do ano a cada 2hs, então carregue várias camadas de roupas, e sempre, SEMPRE leve sua jaqueta impermeável corta-vento onde quer que você vá nas Ilhas Faroé, mesmo no auge do verão, em julho/agosto!

Você começa uma trilha com sol e pode terminá-la debaixo de uma tempestade de neve - nunca confie num céu azul em Faroé! E, por outro lado, nunca deixe de fazer nada nas Ilhas Faroé em razão do mau tempo - 15min depois, ele terá melhorado, e você perdeu o passeio por #medinho!

Ilhas Faroé
a principal característica do clima nas Ilhas Faroé é o fato de que ele muda a cada 5 minutos

Ilhas Faroé
enevoado e coberto de neve

Ilhas Faroé
5min depois, céu azul, mas ainda coberto de neve

Ilhas Faroé
3 dias depois, cadê a neve que estava aqui???

Ilhas Faroé
montanhas cobertas de neve num dia...

Ilhas Faroé
e, no dia seguinte, todo esse restinho de neve derretendo nas encostas das montanhas vai virar...

Ilhas Faroé
o fenômeno da multiplicação das cachoeiras

Melhor época para visitar as Ilhas Faroé

Como já expliquei, não há uma diferença tão grande de temperaturas no verão e no inverno em Faroé, então a grande diferença entre visitar as Ilhas Faroé no verão e no inverno, na minha opinião, é a quantidade de horas de luz solar por dia que você vai ter.

No verão, os dias são super longos, com sol no céu até as 22hs.

Já no inverno, os dias são super curtos, com um máximo de 8hs de luz solar por dia - em fevereiro, tínhamos claridade para passear das 8:30 às 17:30hs (9hs por dia).

Se você quer fazer passeios de barco e ver puffins - as aves típicas de Faroé e da Islândia - tem que ir no verão.

A vantagem de ir no verão é que o clima é um pouco melhor - embora isso não seja uma garantia, já que pode até nevar mesmo no verão. Os dias são super longos e você pode aproveitar as muitas horas de luz solar por dia para fazer muitas trilhas e passeios, além de estar tudo aberto e funcionando (no inverno muitas trilhas fecham).

A desvantagem de ir no verão é que tudo fica (ainda) mais caro, e você precisa fazer reservas com bastante antecedência, porque, mesmo não havendo hordas de turistas por lá, o verão é a altíssima temporada em Faroé e, como não existem muitos hotéis e restaurantes no país, os poucos que existem ficam lotados (e mais caros ainda, como já mencionei).

E lembre (já falei, mas não custa repetir): não pense que no verão você vai se escapar do frio: a variação climática entre as estações do ano não é muito grande, e mesmo no verão pode fazer bastante frio!

Se você quer tentar ver aurora boreal (como nós queríamos), o único jeito é ir no inverno, ou pelo menos entre outubro e abril, quando as chances de presenciar esse incrível fenômeno da natureza são possíveis (no veão é impossível).

A vantagem de ir no inverno, além das possibilidades de caçar aurora boreal, é que tudo fica completamente vazio, um pouco mais barato, e você tem chances de ver a paisagem branquinha de neve, estilo terra encantada de Frozen, como nós tivemos a sorte de ver ❤️

Ilhas Faroé
paisagens branquinhas

Ilhas Faroé
montanhas cobertas de neve

Ilhas Faroé
cascatas congeladas

Ilhas Faroé
igrejinhas coloridas

Ilhas Faroé
rochedos no mar

Ilhas Faroé
vilarejos de contos de fadas

Ilhas Faroé
trilhas nevadas

Ilhas Faroé
como eu sonhei com essa paisagem branquinha!

As Ilhas Faroé são tão remotas e inexploradas, que nos acostumamos a ter todas essas paisagens incríveis só para nós. Acho que ter que dividir esses lugares tão inóspitos com outras pessoas, na alta temporada do verão, seria quase que uma afronta hehehehe...

Num dos nossos dias em Faroé, vi uns poucos turistas em Kirkjubour e deu vontade de correr com eles de lá 🤣

A desvantagem de viajar às Ilhas Faroé no inverno é que muitas coisas - hospedagens, restaurantes, passeios de barco e ferries - fecham nesse período.

Isso não representou nenhum problema para nós, porque os passeios que nós queríamos fazer estavam todos abertos. A única trilha que queríamos ter feito e estava fechada foi a Drangarnir - mas, de qualquer forma, hoje em dia é obrigatório fazer esta trilha, que fica situada dentro de uma propriedade privada, com guia, o que não nos agrada muito, então, mesmo que tivéssemos ido a Faroé no verão, provavelmente deixaríamos o Drangarnir Hike de fora do nosso roteiro!

Outra desvantagem de ir às Ilhas Faroé no inverno é que os dias são bem mais curtos, o que também não achei problemático para nós, porque aproveitamos tãoooo intensamente cada dia, que, das 9hs da manhã às 17hs (as 8hs de luz solar que tínhamos por dia), tínhamos tempo mais do que suficiente para ficarmos esgotados de cansaço, com "dor nas vistas", de tanto colírio recebido a cada dia!

Mais do que isso é até difícil de processar por dia, tem que dar um tempo pro cérebro conseguir absorver tanta beleza.

Na Noruega, por exemplo, onde viajamos no verão e tínhamos luz solar até as 22hs, queríamos aproveitar cada dia infinitamente, e acabávamos exaustos de cansaço!

Ilhas Faroé
a felicidade de ter todas essas paisagens incríveis só para nós

Ilhas Faroé
das 9 às 17hs, tínhamos tempo mais do que suficiente para ficarmos esgotados de cansaço

Ainda sobre a melhor época para visitar as Ilhas Faroé, eu costumo dizer que a melhor época para ir a qualquer lugar é quando tenho férias e $$$.

Quem tem filhos em idade escolar sabe que não dá para escolher muito, se quiser descobrir o mundo junto com eles.

E mais: pra ir para lugares como as Ilhas Faroé, você tem que estar preparado para tudo; especialmente para enfrentar as dificuldades do clima, seja ele qual for.

Aquilo lá definitivamente não é lugar para os fracos, pra quem quer confortinho e Starbucks.

Não é lugar de mimimi.

Se a sua ideia de férias é prainha e caipirinha, Faroé não é lugar pra você. O arquipélago é praticamente um teste de sobrevivência kkkk...
Mas a maior certeza que eu tenho, mais ainda depois desta viagem, é que os lugares mais 'difíceis' de explorar nos recompensam em dobro.
 Foi assim viajando pela Patagônia no inverno, foi assim acampando na Namíbia, foi assim na trilha do Everest, foi assim na Islândia, que nos revirou do avesso assistindo aurora boreal numa campervan, e com certeza foi assim nas Ilhas Faroé, com seus ventos diabólicos.

Os lugares mais difíceis de explorar, podem ter certeza, são sempre os maiores tesouros.

'Take the road less traveled'.

Como diria Robert Frost,
Eu estarei contando isso com um suspiro
Em algum lugar, eras e eras daqui:
Duas estradas divergiam em uma floresta, e eu -
Eu peguei a menos percorrida,
E isso tem feito toda a diferença.
Ilhas Faroé
conhecer as belezas do mundo pelos olhos do seu filho adolescente não tem preço 💓

Das lições vividas e (re)aprendidas nesta viagem: não espere o momento "ideal" para viver a sua vida. Não espere o tempo melhorar para sair para correr. Não espere os filhos crescerem para viajar (nãoooo 🙏).

Como já escrevi acima, não espere a hora "certa" chegar para fazer o que você quer fazer da sua vida.
A. Vida. Não. Espera.
E não foi só as Ilhas Faroé que nos mostraram isso. A Irlanda e a Escócia foram escola também. Vimos (e mostramos nos stories) turmas de amigos indo nadar no congelante mar de Galway. Vimos criancinhas jogando rugby nas escolas abaixo de chuva no recreio. Vimos senhores jogando golfe (!!!) num fog que não dava para entender como eles enxergavam a bolinha! Vimos muitossss times jogando o fantástico futebol gaélico num clima inacreditável. Vimos hordas de pessoas fazendo trilhas na Ilha de Skye debaixo de neve e granizo.

Como estamos cansados de saber, não existe tempo ruim, o que existe é gente mal vestida e mal preparada para enfrentar as intempéries da vida.

A vida não espera por sol e céu azul, minha gente!

Ilhas Faroé
nunca deixe de fazer nada nas Ilhas Faroé em razão do mau tempo - em 15min ele terá mudado!

Demografia nas Ilhas Faroé

Já escrevi bastante acima sobre a baixa densidade demográfica nas Ilhas Faroé, mas ainda quero acrescentar alguns dados: 

A grande maioria da população das Ilhas Faroe é de ascendência norueguesa e escocesa. 

Análises de DNA mostraram que a descendência masculina é 87% de escandinavos, enquanto que a descendência feminina é 84% escocesa. 

A taxa de fecundidade das Ilhas Faroé é atualmente uma das mais elevadas da Europa - nós até brincávamos que, com aquele clima, não tem muita programação senão...procriar kkkkkk...

As Ilhas Faroé têm habitantes de 77 nacionalidades diferentes e, por incrível que possa parecer, encontrei não apenas UMA, mas sim DUAS brasileiras nas Ilhas Faroé!! Dá para acreditar??

Pois é, estava lá eu bela e fascinante procurando chá gelado para comprar num mercado Bonus quando, do nada, escuto 2 mulheres conversando em português brasileiro! Tive que dar uma de enxerida e parar para perguntar se elas eram mesmo brasileiras hehehe...

Eu sei, por experiência própria, que existem brasileiros espalhados pelo mundo inteiro - a gente sempre encontra brasileiros viajando mundo afora - mas encontrar 2 brasileiras morando nas Ilhas Faroé, um lugar que a maioria dos brasileiros sequer sabe que existe, foi muito estranho! 😜

O maior grupo de estrangeiros nas Ilhas faroé são os dinamarqueses (5,8% da população), seguidos por groenlandeses, islandeses, noruegueses e poloneses. 

Ilhas Faroé
nas 'Ilhas das Ovelhas', o número de ovinos é bem maior que o número de seres humanos, e várias vezes o Lipe nos indagava "onde se esconde a população deste país?"

Língua Faroesa 

Em 1948, o Feroês foi reconhecido como língua oficial das Ilhas Faroé, e a língua faroesa é falada em todo arquipélago como língua materna. 

Apesar da língua faroesa ser predominante nas Ilhas Faroé, o dinamarquês também é considerado idioma oficial, e é universalmente falado por lá.

O idioma das Ilhas Faroé é uma das menores línguas germânicas. O feroês escrito é mais parecido com o islandês e com o norueguês antigo, mas a língua falada é mais semelhante a alguns dialetos da Noruega.

Para nós, o mais importante é que a maioria dos feroeses falam razoavelmente bem inglês, e todas as informações que você precisa para viajar pelas Ilhas Faroé estão disponíveis em inglês!

Em todos os vilarejos em que chegávamos, haviam placas informativas em inglês:

Ilhas Faroé
nas Ilhas Faroé, você encontra placas informativas em inglês e feroês em todos os vilarejos e pontos turísticos

Ilhas Faroé
tudo o que você precisa saber está informado em inglês nas placas de sinalização de trânsito

Ilhas Faroé
nos pontos turísticos das Ilhas Faroé, você encontra informações em inglês e feroês

Ilhas Faroé
e, às vezes, ainda em dinamarquês, que também é considerado idioma oficial, e é universalmente falado por lá 

Religião nas Ilhas Faroé

A religião é uma parte importante da cultura feroêsa. Por menor que fosse o povoado, SEMPRE havia uma igrejinha - uma mais fofa que a outra!

Em qualquer ilha que você for em Faroé, haverá uma igreja e, se você chegar pelo mar, a igreja provavelmente será sua primeira visão, pois elas eram construídas justamente de forma a que os marinheiros as pudessem avistar do mar, como um farol.

As igrejas são os locais de reunião e centros culturais de cada vilarejo. 

Lembro de um senhor com quem conversamos no micro vilarejo de Bøur (74 habitantes) - depois de alguns minutos conversando, ele de repente encerrou a conversa, dizendo: "me desculpem, mas agora preciso ir para a igreja, que está na hora da missa!"

Inclusive - olha que informação importante: nas Ilhas Faroé, é proibido PESCAR aos domingos no horário da missa! 😝

Nas Ilhas Faroé predominam as religiões cristãs, sendo a maior delas o Luteranismo, além de haver Protestantes, Católicos, Testemunhas de Jeová e Bahá'is.

Aproximadamente 87% da população pertence à Igreja das Ilhas Feroé, sendo o restante dividido entre outras denominações cristãs e poucas crenças não cristãs.

No idioma Feroês, Igreja = Kirkjan. 

Ilhas Faroé
a igreja de Sandavágur é uma das mais fotogênicas das Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
Tórshavn Cathedral, famosa pelo seu interior inteiramente construído em madeira

Ilhas Faroé
no vilarejo de Eiði, mais uma linda igrejinha com cemitério ao lado, tradição muito comum nas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
a igreja luterana Christianskirkjan em Klaksvík fica bem bonita iluminada à noite

Ilhas Faroé
igreja fofinha em Elduvík Village

Ilhas Faroé
a igreja luterana de Tjørnuvík é de 1936, e é conhecida por manter um estilo de canto desacompanhado tradicional faroês muito antigo

Economia nas Ilhas Faroé

Os recursos naturais são escassos nas Ilhas Faroé. 

A vegetação (grama) dos morros é utilizada na criação de ovelhas.

No mar - na pesca - é que fica a riqueza das Ilhas Faroé. 

A pesca é responsável por quase 98% das exportações, e praticamente todo o comércio deriva dos produtos capturados no mar, como bacalhau, salmão e arenque. 

O Aeroporto Vagar (EKVG) é o único na ilha. Foi construído durante a 2ª Guerra Mundial pelos militares ingleses, como comentei acima, é hoje é um aeroporto civil.

Ilhas Faroé
no mar - com a pesca - fica a riqueza das Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
'fazenda' de salmão nas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
a pesca é responsável por quase 98% das exportações das Ilhas Faroé, e praticamente todo o comércio do país deriva dos produtos capturados no mar, como bacalhau, salmão e arenque

Ilhas Faroé
porto da capital Tórshavn 

Ilhas Faroé
a criação de ovelhas é parte importante da economia das Ilhas Faroé

Caça às baleias nas Ilhas Faroé

O tema da caça às baleias nas Ilhas Faroé é super polêmico, e já escrevi tudo o que aprendi a respeito desse assunto aqui: Caça às baleias nas Ilhas Faroé

Dá uma lida no post e deixa teus comentários com a tua opinião lá!

Ilhas Faroé
Baía de Miðvágur, onde acontece, todos os anos, a caça às baleias nas Ilhas Faroé

Cultura e festivais nas Ilhas Faroé

A cultura das Ilhas Faroé tem raízes nórdicas bem tradicionais, como já mencionei. 

Como as Ilhas Faroé estiveram por muito tempo isoladas dos principais movimentos culturais que surgiram em diferentes partes da Europa, a população local conseguiu manter grande parte das suas tradições intactas.

O principal festival das Ilhas Faroé é o Ólavsøka, realizado todos os anos em 29 de julho para homenagear São Olavo

As celebrações são realizadas em Tórshavn, com início na noite do dia 28, se estendendo até ao dia 31 de julho.

Algumas pessoas que estiveram lá durante o festival me disseram que é simplesmente es-pe-ta-cu-lar - mas, como já comentei, se você decidir viajar para as Ilhas Faroé no período do festival, trate de fazer reservas com MUITA antecedência - esse é o período em que a maioria dos faroeses que moram fora do arquipélago retornam às ilhas para participar das festividades, sem falar nos turistas do mundo inteiro - e comece a jogar na Mega-Sena para bancar a sua viagem 😜

Ilhas Faroé
as celebrações do principal festival das Ilhas Faroé - Ólavsøka - são realizadas na capital Tórshavn 

Telhados de grama nas Ilhas Faroé

Quando escrevi sobre a Noruega, contei sobre a quantidade de casas com grama no telhado que havíamos encontrado viajando pelo país, e nas Ilhas Faroé (assim como na Islândia) não é diferente: pelo contrário, a proporção de edifícios com telhados de grama em Faroé é muito maior do que na Noruega e na Islândia!


Em Faroé nós encontramos prédios do governo, igrejas, dezenas de casinhas, casas grandes de 2 andares na capital...enfim, todo tipo de edifício com telhado de grama.

Até o excelente hotel Hilton Garden Inn, onde nos hospedamos na capital Tórshavn, tinha telhado de grama!


Durante muitos séculos, quase todas as casas nesses países nórdicos eram cobertas com grama e, nas áreas rurais, os telhados de grama eram quase que universais, até o início do século 18.

Como já tinha comentado aqui no blog antes, as vantagens dos telhados de grama são muitas. 
Eles são uma tradição muito antiga - coisa de 2000 anos - e não é só pela estética que os povos nórdicos usam esse modo de construção, mas também pelo isolamento térmico e pela estabilização extra, pois a turfa protege o prédio do calor no verão, das tempestades de neve no inverno e, em Faroé, principalmente dos ventos diabólicos que assolam o arquipélago.
Por ser um material pesado, a grama ajuda na estabilização e proteção das casas durante as tempestades e vendavais. É como se a grama ajudasse a "enraizar" melhor as casas, para que elas não saiam voando com os ventos fortes 😊

Todos os anos, desde 2000, é atribuído um prêmio ao melhor projeto de telhado verde na Escandinávia pelo conselho da Scandinavian Green Roof Association.

Mas o que eu mais AMEI nas Ilhas Faroé, e que eu não lembro de ter visto nem na Noruega nem na Islândia, foi ver as ovelhas pastando nos telhados!!

Muita gente me perguntava se eles cortam a grama dos telhados das casas com cortador de grama, pois a turfa dos telhados quase sempre está bem aparadinha e, até então, eu não tinha certeza sobre a resposta a esta pergunta - foi só nesta viagem às Ilhas Faroe que nós vimos as ovelhas em cima dos telhados "aparando" a grama 🐑

Ilhas Faroé
foi só nas Ilhas Faroe que vimos ovelhas em cima dos telhados "aparando" a grama

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
prédios do governo com telhado de grama na região da capital conhecida como Tinganes

Ilhas Faroé
igrejinha com telhado de grama nas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
outra igrejinha com telhado de grama nas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé

Respeite a privacidade dos moradores

Como já comentei acima, alguns vilarejos das Ilhas Faroé possuem menos de uma dúzia de moradores, e normalmente estes povoados mais bucólicos são justamente os mais pitorescos e fotogênicos do arquipélago, recendo muitos visitantes - muitos turistas sem a menor noção de respeito à privacidade alheia. 

Em TODOS os vilarejos que você chega nas Ilhas Faroé, você vai encontrar placas pedindo respeito à privacidade dos moradores

Em alguns deles, a gente tem até a impressão de que não somos bem-vindos - além de não haver um único café aberto, onde você possa tomar ou comer algo, você também vai se deparar com muitos cartazes sinalizando que o uso de drones é proibido, que você deve respeitar as cercas, que é proibido passar, que não pode ingressar de carro...enfim, parece que só falta eles dizerem: "vá embora, não queremos visitantes aqui!"

Sério, às vezes dava até vontade de rir, tamanha a 'antipatia'!

Mas eu entendo perfeitamente o lado deles - e você também pode ter um pouco de empatia e se colocar no lugar deles: imagine você ir morar no fim do mundo, justamente porque gosta daquele lugar extremamente bucólico, de não ter vizinhos, de não ver gente, da natureza selvagem e da solidão e, de repente, uma van lotada de turistas desembarca no seu quintal e você se depara com gente sem noção espiando pelas janelas da sua casa para ver o que tem lá dentro (como se fossem encontrar algo diferente de qualquer outra moradia no planeta). 

Simmmm, eu entendo muito bem os aparentemente "antipáticos" faroeses! 

Eu também de-tes-ta-ria turistas no meu quintal! Em Bento Gonçalves eu já me irrito às vezes quando eles lotam o meu restaurante por quilo preferido ahahaha...

Então, por favor, não seja esse turista desrespeitoso. É por causa de gente assim que muitos lugares simplesmente se fecham ao turismo, proíbem o uso de drones, criam taxas e mais taxas para permitir a visitação, etc. 

Respeite a privacidade dos faroeses!

Ilhas Faroé
às vezes, dava até vontade de rir, tamanha a 'antipatia'!

Ilhas Faroé
note que todas as janelas têm cortininhas e, mesmo assim, tem gente sem noção querendo "espiar" para dentro das casas!

Ilhas Faroé
esta placa de sinalização significa que o acesso no povoado de carro e moto só é permitido a moradores - visitantes devem estacionar e entrar no vilarejo a pé 

Ilhas Faroé
por favor, respeite a privacidade dos moradores desta vizinhança

Quantos dias ficar nas Ilhas Faroé

4 dias são suficientes para ver as principais atrações das Ilhas Faroé. 

Mesmo no auge do inverno, quando os dias são curtos, deu para ver o principal que queríamos e ainda repetir. 

As distâncias são muito curtas e é muito fácil ir de um lugar para outro. 

Já no 1º dia lá fizemos tudo o que queríamos ter feito no dia anterior, quando o nosso voo para lá atrasou e chegamos só à noite - ou seja, fizemos 2 dias da nossa programação em um e "tiramos o atraso" do nosso roteiro! 

Apesar de termos que rodar devagar nas estradinhas estreitas (numa velocidade média de uns 70km/h), e de querermos parar a cada curva e a cada mirante para desfrutar das paisagens sensacionais e tirar fotografias, os dias rendiam bastante.

Como falei antes, aproveitávamos tãooo intensamente cada dia, que as 8hs que tínhamos de luz solar por dia eram mais do que suficientes para esgotar as nossas energias!

Claro que existem muitos outros lugares que poderíamos ter conhecido - especialmente no verão, quando é mais fácil fazer passeios de barco até outras ilhas onde não é possível chegar via pontes e túneis, e também quando é possível fazer algumas trilhas que fecham no inverno. Se você quiser, dá tranquilamente para ficar um mês passeando por Faroé, e você não vai ter dificuldades de encontrar diferentes passeios para fazer e lugares para conhecer. 

Mas...quando vocês me perguntam quantos dias ficar nas Ilhas Faroé, eu sei que estão querendo saber qual é o tempo mínimo que você precisa para conhecer o MELHOR de Faroé. E, para esta pergunta, a resposta é 4 dias inteiros

Nós acabamos ficando 5 noites em Faroé, mas isso foi porque nossos voos de volta foram cancelados - 4 dias inteiros estavam de bom tamanho 💪

Não vale a pena pagar caro pelas passagens aéreas até lá para ficar menos tempo do que isso, pois você não conseguirá sequer ver as principais atrações em menos de 4 dias, e ficará com aquele sentimento (ruim) de que não aproveitou o suficiente - já que Faroé, infelizmente, é um daqueles lugares onde dificilmente conseguiremos voltar mais de uma vez nesta vida 😓

E mais: lembre que sempre temos que levar em consideração, no planejamento do roteiro pelas Ilhas Faroé, a possibilidade de atrasos e cancelamentos nos voos, além de tempo ruim. 

Se você planejar menos de 4 dias, corre o risco de só ter 2 dias inteiros lá, por exemplo, se os seus voos forem cancelados ou se você for pego em uma tempestade de neve que te impeça de descer do carro!

Se for possível, sempre calcule alguns dias a mais no seu roteiro em Faroé, e não a menos!

Neste post sobre as nossas hospedagens nas Ilhas Faroé, já escrevi sobre dicas de roteiro e quais os melhores lugares para pernoitar nas 4 noites que recomendamos que você fique em Faroé: Onde ficar nas Ilhas Faroé: dicas de hotéis e pousadas

Espero em breve publicar o post com o nosso roteiro de 5 dias nas Ilhas Faroé 🙌

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
4 dias inteiros é o tempo mínimo que você precisa para conhecer o melhor de Faroé

Chip de celular para usar internet com dados móveis nas Ilhas Faroé

Durante a nossa recente viagem pela Europa, usamos os simcards OMeuChip, mas eles não funcionaram nas Ilhas Faroé, como expliquei aqui: Melhor chip de celular para usar na Europa - OMeuChip

Chegamos a pensar que teríamos que procurar um chip local para comprar lá, mas, no final das contas, não foi necessário MESMO. 

Baixamos o mapa das Ilhas Faroé no Google Maps para usar offline e, à noite, como sempre ficávamos em hotéis e pousadas com ótimo sinal de wifi, sempre usávamos a internet das nossas acomodações. 

Na verdade, sempre chegávamos nas nossas hospedagens por volta das 17hs, quando escurecia no inverno de Faroé, então, a partir das 17hs, já tínhamos internet disponível. E, na rua, o Google Maps baixado para uso offline era mais do que suficiente para nos guiar pelas poucas estradinhas das Ilhas Faroé!

Faroé é tipo a Patagônia - não tem muitas estradas onde você possa se perder hehehe...

Aliás, se eu puder fazer uma confissão, vou dizer a vocês o seguinte: tanto antes de irmos para lá - na nossa viagem de motorhome pela Irlanda e em Copenhagen, como depois de Faroé - na viagem de motorhome pela Escócia, estávamos tão conectados, com internet 24hs por dia fornecida pelo OMeuChip, que foi até um alívio não ter internet e ficar algumas horas por dia totalmente desconectada durante os dias em que estivemos viajando de carro pelas Ilhas Faroé!

A verdade é que é muito bom desconectar um pouco, não é?!

Numa viagem de motorhome, seria complicado não ter internet no celular, mas, na viagem pelas Ilhas Faroé, sabendo que teríamos internet à nossa disposição à noite no hotel, eu não senti nenhuma falta de ter internet durante o dia, quando estávamos passeando e aproveitando!

Ilhas Faroé
foi muito bom usar o celular apenas para fotografar as paisagens incríveis das Ilhas Faroé

Seguro de viagem para as Ilhas Faroé

Usamos nesta viagem apenas o seguro gratuito fornecido pelos cartões Visa.

Eu só faço algum seguro viagem 'extra' quando vamos viajar para algum lugar "de risco", como Irã, Everest, ou algo do gênero - nas viagens "normais" usamos apenas o seguro viagem gratuito fornecido pelos cartões de crédito Visa. 

Não estou recomendando que ninguém faça isso - veja bem! 

Pelo contrário, sei que a maioria dos blogueiros do mundo inclusive participam de programas de afiliados e ganham comissão sempre que você adquire um seguro usando o link deles...mas, honestamente, eu seria um pouco hipócrita se te oferecesse um link para adquirir seguro viagem, já que eu mesma raramente compro 😜

As poucas vezes que comprei seguro viagem, foram da Assist Card (esse é o link geral do site deles, eu não ganho nada de comissão sobre vendas e não tenho nada a ver com isso se eles não te atenderem bem!) e da World Nomads e, quando precisamos usar o seguro da WN, eles nos atenderam bem, então eu recomendo!


Como nunca precisamos de fato usar o seguro viagem gratuito fornecido pelos cartões Visa, não sei dizer se, na hora de uma real necessidade, ele nos serviria. 

A verdade nua e crua é que, se tivéssemos algum problema sério de saúde nas Ilhas Faroé, provavelmente teríamos que deixar nossos 6 rins lá para pagar a conta, então não faça o que eu faço 😝

Ilhas Faroé
não siga nosso péssimo exemplo no que diz respeito a seguros de viagem

Onde ficar nas Ilhas Faroé

Nosso roteiro de hospedagem pelas Ilhas Faroé ficou assim: 

Dia 1 - perto do aeroporto - Pouls Airport Guesthouse em Sorvágur

Dia 2 - na capital Tórshavn - Hilton Garden Inn

Dia 3 - em Klaksvík - The Hans Apartment

Dia 4 - na capital Tórshavn - Hotel Djurhuus

Dia 5 - na capital Tórshavn - Hilton Garden Inn

Já escrevi um post super completo aqui no blog explicando TUDO sobre as nossas opções de hospedagem nas Ilhas Faroé, com muitas fotos de cada hotel, e inclusive explicando porque decidimos ficar nos vilarejos e cidades onde nos hospedamos. 


Ilhas Faroé
na nossa 3ª noite nas Ilhas Faroé, decidimos pernoitar na capital do norte, Klaksvík

Porque não alugamos motorhome nas Ilhas Faroé

Esta explicação é longa, e eu já escrevi um post super completo aqui no blog explicando direitinho e em detalhes porque não alugamos motorhome nas Ilhas Faroé.

Neste post está tudo explicadinho, e vocês vão encontrar lá muitas dicas para organizar o seu roteiro nas Ilhas Faroé: Porque não alugamos motorhome nas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
não foi pelas condições das estradas que não alugamos motorhome nas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé

Onde comer e o que comer nas Ilhas Faroé

Uma das dúvidas mais frequentes durante esta viagem foi sobre onde comíamos e o que comíamos nas Ilhas Faroé. 

As comidas que você vai encontrar mais facilmente nas Ilhas Faroé são fish & chips, nuggets, hot dog (eles fazem com salsicha de ovelha e um pão francês com um furo no meio) e pizza. 

Mas realmente, especialmente no inverno, não é fácil encontrar comida, e muito menos comida acessível (= pagável) nas Ilhas Faroé. 

Vi algumas pessoas reclamando que chegam nos povoados para visitar e não é possível comprar sequer um café. E não é mesmo! 

No inverno não tem NADA aberto vendendo comida ou bebidas fora das cidades maiores! Não tem um café ou uma padaria, muito menos um restaurante! Você tem que estar preparado com um piquenique no carro! 

Nas cidades maiorzinhas, é possível encontrar mercados Bonus (o do porquinho), onde dá para comprar vários lanchinhos e fazer piquenique no carro entre um passeio e outro. Nós já conhecíamos essa rede de supermercados da nossa viagem pela Islândia, e encontramos vários desses mercados nas Ilhas Faroé também (mas apenas nas cidades maiores). 

Nós sempre levávamos conosco uma garrafa térmica com café feito no hotel.

Nos postos de combustíveis também existem lojinhas de conveniência onde dá pra comprar lanches - embora sejam ainda mais caras que os mercados. 

Nas capitais Tórshavn e Klaksvík vi cafés e restaurantes, mas é tudo tão, tãoooooo caro, que chega a dar um #medo. 
Quando falo em MUITO caro, estou falando em R$ 328,00 (445 coroas) pelo filé que o Peg e o Lipe comeram no hotel Hilton - uma jantinha que, para nós 3, deu mais de R$ 1.000,00 (e que só aconteceu porque foi bancada pela companhia aérea que cancelou nossos voos, claro!) 😜
O que nós fazíamos: tomávamos um super café da manhã no hotel ou pousada, fazíamos um sanduíche para levar para mais tarde, comprávamos lanchinhos e bebidas nos mercados Bonus e, à noite, fazíamos alguma comida simples nos hotéis e pousadas. 

Nos hotéis dá para ferver água nas jarras elétricas e fazer cup noodles - escolha um hotel com jarra elétrica no quarto, isso é importante kkkkk...

Tem uns cup noodles da Knorr que são ótimos!

Ilhas Faroé
o melhor lugar para comprar lanchinhos nas Ilhas Faroé são os mercados da rede Bonus, que têm um porquinho no logotipo

Ilhas Faroé
a dica é reservar um hotel com jarra elétrica no quarto para poder ferver água e fazer cup noodles

Ilhas Faroé
fazendo compras no mercado nas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
a nota do supermercado comprova como nos alimentamos 'bem' durante a nossa estadia em Faroé: bolinhos, barrinhas de cereal, cup noodles, ice tea e Doritos 

Ilhas Faroé
esses cup noodles da Knorr são ótimos!

Ilhas Faroé
os refrigerantes 'made in' Ilhas Faroé são simplesmente horríveis - experimentamos a Sprite fake, a Coca fake e a Fanta fake e nenhuma se salvou

Ilhas Faroé
não deixe de experimentar os típicos lanchinhos escandinavos: peixe seco (é proteína da boa!)

Ilhas Faroé
lojinhas de conveniência em postos de combustíveis podem quebrar o galho, mas são obviamente mais caras que os mercados Bonus

Ilhas Faroé
na capital Tórshavn, vi cafés, cervejarias e restaurantes, mas é tudo tão, tãoooooo caro, que chega a dar um #medo

Ilhas Faroé
pra ninguém dizer que estou mentindo: o cardápio com o filé mais caro das nossas vidas, que o Lipe só usou para tirar a barriga da miséria porque estava jantando às custas da companhia aérea que cancelou nossos voos

E não deixe de experimentar o salmão faroês!

Nas 2 pousadas em que ficamos, em Sandavágur e em Klaksvík, tínhamos cozinhas completas à nossa disposição (e máquina de lavar roupa 🙏), e aí era mais fácil cozinhar o que quiséssemos. 

Em resumo, as únicas refeições que fizemos na rua durante os nossos 5 dias nas Ilhas Faroé foram o almoço no café do aeroporto e o jantar no Hotel Hilton Garden Inn pagos pela companhia aérea Atlantic Airways - todas as outras refeições foram café da manhã em hotel, jantas improvisadas em quartos de hotel e piqueniques improvisados no carro! 


Desse jeito, nossos custos de viagem foram bemmm razoáveis!

Ilhas Faroé
 o delicioso jantar no Hotel Hilton Garden Inn pago pela companhia aérea Atlantic Airways

Ilhas Faroé
não deixe de experimentar o salmão faroês - quase todo café da manhã de hotel tem!

Ilhas Faroé
almoço no café do aeroporto bancado pela companhia aérea Atlantic Airways: peixe à milanesa

Ilhas Faroé
como vocês perceberam, as únicas refeições que fizemos 'na rua' durante os nossos 5 dias nas Ilhas Faroé foram integralmente bancadas pelos 'meal vouchers' da companhia aérea faroesa, que cancelou vários voos nossos!

Uma outra dica bem importante que posso dar já para a sua chegada ao aeroporto das Ilhas Faroé - assim como na Islândia, aliás: compre todas as bebidas alcoólicas que você pretende consumir na viagem nos free shops do aeroporto, na chegada ao país. 

É bem mais barato! Compramos 12 latinhas de cerveja nos free shops do aeroporto por 90 coroas - US$ 12,99. Bem em conta!

E não só cervejas, mas também chocolates e outras guloseimas. 

Ilhas Faroé
aproveite para comprar bebidas alcoólicas e chocolates nos free shops do aeroporto de Faroé, já na chegada ao país

Ilhas Faroé
compramos 12 latinhas de cerveja nos free shops do aeroporto por 90 coroas - US$ 12,99

Ilhas Faroé
fardos de latas de cerveja no free shop do aeroporto das Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
essa marca de cerveja 'Okkara' não é grande coisa - uma Itaipava da vida - mas dá pro gasto!

Ilhas Faroé
compramos da Pilsen e da Clássica, e deu pra beber bem kkkk

Ilhas Faroé
quase um Lego do meu chocolate alemão preferido, Ritter Sport, no free shop do aeroporto das Ilhas Faroé

Quanto custa uma viagem para as Ilhas Faroé

Vocês já estão carecas de saber que eu não somo o que gastamos nas nossas viagens. Prefiro não saber. 

Como não sou egoísta, sempre coloco nos posts aqui no blog TODOS os custos das nossas viagens.  
Se vocês lerem os meus posts do início ao fim, vão encontrar o quanto gastamos nas passagens aéreas, quanto custou cada diária de hotel, os gastos com combustível, pedágios, aluguel do carro, etc, etc, etc, mas não me peçam para somar. 
Aqui neste post, por exemplo, vocês podem descobrir quanto custou cada diária de hotel nas Ilhas Faroé: Onde ficar nas Ilhas Faroé: dicas de hotéis e pousadas.

Se quiserem saber o valor total, é só fazer a conta. 

Mas, para colaborar com vocês que estão interessados em saber dos custos de uma viagem para as Ilhas Faroé, em resumo, posso acrescentar o seguinte - nossos custos na viagem para as Ilhas Faroé foram com: 
  • Passagens aéreas
  • Aluguel do carro
  • Diesel
  • Pedágios de túneis suboceânicos
  • Comidas e bebidas compradas em mercados Bonus
  • 4 noites de hotel 
Não fizemos seguro de viagem e não usamos chip de celular, como já expliquei acima. Não gastamos nem um centavo com estacionamentos ou com passeios.

Aliás, essa é mais uma vantagem de ir para as Ilhas Faroé no inverno: no verão, muitas trilhas exigem o pagamento de ingressos ou de guias para te acompanhar; no inverno, tem tão poucos turistas lá que provavelmente nem compensa eles colocarem alguém lá para cobrar entradas. Em Traelanípa, por exemplo, o café onde supostamente teríamos que pagar os ingressos estava fechado. 


Além disso, minha única compra na viagem foi um par de meias de lã no Aeroporto de Faroé: 110 coroas = US$ 15,91. 

Acho que, quando a tua única compra numa viagem pela Europa é um par de meias, isso é um grande sinal de velhice, né!?😜

Ilhas Faroé
quando a tua única compra numa viagem pela Europa é um par de meias, isso é um grande sinal de velhice, né!?

Ilhas Faroé
sou aquela turista que não compra nem um ímã de geladeira (custam 19 coroas)

Ilhas Faroé
a taxa para essa caminhada é bem salgada (200 coroas por pessoa = U$ 29), mas o café estava fechado quando chegamos e também quando saímos, e não há uma caixinha para pagamento do lado de fora

Ilhas Faroé
eles mandam pagar o ingresso neste café, mas o café fica fechado no inverno - tem tão poucos turistas lá nesta época do ano que, provavelmente, nem compensa para eles colocar alguém lá para cobrar entradas 

Por último, vale dizer que a moeda usada nas Ilhas Faroé é a coroa feroesa (DKK, abreviada como kr, de 'kroner', ou coroa), que é a mesma coroa dinamarquesa. 
coroa feroesa = coroa dinamarquesa
Como já mencionei, a Dinamarca faz parte da União Européia, mas não adotou o Euro, e as Ilhas Faroé não integram a UE, embora façam parte da comunidade de nações do Reino da Dinamarca. 

E, embora tenhamos ficado mais de uma semana viajando entre a Dinamarca e as Ilhas Faroé, em nenhum momento tive a oportunidade de tocar numa nota de coroas - eles usam cartões (de crédito e de débito) para tudo! 

Na época em que viajávamos apenas com cartão de crédito Visa, pagando 6,38% de IOF, eu jamais usaria o cartão de crédito para pagar nossas contas - ele era usado só para emergências e nós trocávamos dólares ou euros pela moeda local sempre. 

Mas agora, usando o cartão de débito Mastercard da Nomad, no qual a gente não paga IOF, acaba sendo mais prático e seguro usar o cartão de débito para tudo, e acabamos ficando a semana inteira entre Dinamarca e Faroé sem trocar dólares ou euros por coroas. 

Fico até com pena, porque gosto de conhecer as moedas locais, saber qual a melhor cotação para o câmbio, etc, mas é tão prático e seguro usar o cartão de débito para tudo, que acaba dando preguiça de ter que ir atrás de um câmbio, descobrir qual a melhor cotação, etc.

Sobre a cotação da moeda feroesa, o que eu posso dizer é que as cobranças de valores em coroas no meu cartão Nomad vieram com a cotação de 6,91 coroas por U$ 1. 
U$ 1 = 6,91kr
Ilhas Faroé
não gastamos nem um centavo com passeios nas Ilhas Faroé

A água e o ar mais puros do mundo

Uma coisa na qual você não vai precisar gastar nenhum centavo nas Ilhas Faroé é em água. 

Os faroeses se orgulham de ter a água de torneira - e o ar - mais puros do mundo!

Nós sempre enchíamos garrafas de água da torneira dos hotéis em que ficávamos, e era esta a água que bebíamos - não há nenhuma necessidade de comprar água engarrafada em Faroé!

Nas Ilhas Faroé, é perfeitamente possível tomar água de qualquer torneira - e inclusive de riachos e fontes naturais - sem que nenhum desastre da natureza (também conhecidos como diarréias) te acometa na viagem.

Ilhas Faroé
os faroeses se orgulham de ter a água de torneira mais pura do mundo

Ilhas Faroé
nas Ilhas Faroé você pode tomar água de riachos e fontes naturais sem qualquer problema

Alugar carro nas Ilhas Faroé

Antes de viajar, alugamos online um carro da Avis de tamanho médio para pegar e devolver no Aeroporto Vagar pela Car Rentals.

A previsão era a seguinte:
  • Pick-up dia 8 as 14hs
  • Devolução dia 12 as 13hs
O único ponto de retirada de carros de aluguel das ilhas, que eu saiba, é justamente no terminal do aeroporto, então, quando for pesquisar no site Car Rentals, coloque “Vagar Airport” na sua pesquisa.

Inicialmente, com milhagem ilimitada e sem seguro, o aluguel do carro por este período tinha ficado em absurdos U$ 65,74 (DKK 503).
Ficamos com medo que fosse um bug do sistema da Avis, pois o preço estava ridiculamente baixo, comparando com outros sites/empresas de locação de veículos em Faroé, mas...sendo um país sério, de 1º mundo, acreditamos que eles honrariam a nossa reserva (mesmo que fosse um erro de sistema). E lá fomos nós, com o #&$% na mão. 
Você precisa ter um cartão de crédito internacional para pagar o aluguel.

Só precisa ter a CNH brasileira para alugar um carro nas Ilhas Faroé, não precisa mostrar a PID (permissão internacional para dirigir).


Ilhas Faroé
nas minhas pesquisas, os preços dos aluguéis de carro em Faroé não baixavam de U$ 110 por dia no site Rentalcars

Ilhas Faroé
resolvi pesquisar também no site Car Rentals, e começaram a aparecer opções mais baratas, com diárias de locação de carros girando ao redor de U$ 70

Ilhas Faroé
e, de repente, naquilo que parecia um bug no sistema, me apareceu uma "great deal" de um veículo "midsize" (eu estava procurando pequenos, compactos ou economy) por ridículos U$ 4 por dia

Ilhas Faroé
o funcionário da Avis não acreditava no valor ridículo do nosso aluguel, mas acabou se convencendo - depois de vários telefonemas para o chefe dele - que a empresa teria que honrar com a reserva feita, mesmo se tratando de um bug no sistema 

Chegando lá, já era noite, havia uma nevasca rolando e estávamos super cansados depois de voos cancelados e todos os acontecimentos do dia. 

Para pegar o carro alugado na Avis, cujo escritório fica localizado num prediozinho ao lado do micro terminal do aeroporto, precisamos apresentar apenas a CNH brasileira e um cartão de crédito internacional. 

Pagamos com cartão os DKK 503 (U$ 65,74), mas não sem perrengue antes!

Explico: primeiro, como já esperávamos, o funcionário da Avis não acreditava no valor ridículo do nosso aluguel.

Depois, quando ele se convenceu que a empresa teria que honrar com a reserva feita, mesmo se tratando de um bug no sistema, os cartões de crédito internacionais da Visa não passaram de jeito nenhum, nem o meu, nem o do Peg. 

Já meio desesperados e super cansados, convencemos o funcionário da Avis a aceitar o pagamento com cartão de débito da Nomad - mas, para isso, tínhamos que ter bastante saldo no cartão Nomad para o bloqueio do valor da franquia do seguro, que foi altíssimo (U$ 1.516,41). 

Como em qualquer locação de carros, eles bloqueiam no seu cartão o valor da franquia do seguro (7.500 coroas), mas também mais 2.500 coroas de caução, que servirão para pagamentos de pedágios dos túneis e combustível (caso a gente não entregue o carro com o tanque cheio). 

Claro que o valor da franquia e o saldo da caução são desbloqueados depois do seu cartão, caso não sejam usados, mas você precisa ter esse saldo no seu cartão de débito se quiser usá-lo para o pagamento!

E eu não tinha um saldo de U$ 1.516,41 no cartão de débito Nomad naquele momento, então imagina o stress. 

A gente chegando à noite nas Ilhas Faroé, depois de um voo super atrasado, debaixo de uma tempestade de neve e sem um carro para sair do aeroporto e ir para a pousada, num lugar onde não existem transportes públicos no aeroporto!! 

Então tive que transferir R$ pro cartão Nomad, depois fazer a conversão para dólares e rezar que a conversão fosse concluída logo (pode demorar até 1 dia útil). 

Por sorte, os U$ entraram logo no cartão Nomad, e conseguimos concluir a locação, deixando o bloqueio da franquia e da caução no cartão de débito.

Até o funcionário da Avis, a estas alturas, já estava torcendo que tudo desse certo logo, para nos ver pelas costas 😂

Ilhas Faroé
até o funcionário da Avis, a estas alturas, já estava torcendo que tudo desse certo logo, para nos ver pelas costas

No final das contas, a única coisa que não convencemos o carinha da Avis foi sobre o seguro CDW. Ele encasquetou que tínhamos que ter o maldito seguro CDW e ele não nos entregaria o carro se não fizéssemos o tal seguro. 

Como já estávamos pegando um carro ótimo, alugado por uma mixaria num bug do sistema, e ele já tinha deixado que pagássemos com o cartão de débito, e estávamos podres de cansados a estas alturas do campeonato, aceitamos pagar o tal seguro CDW para finalmente podermos ir embora. 

Assim, o aluguel do carro por 4 dias no final ficou 1203 coroas, incluindo aí 200 coroas de pedágios dos túneis que atravessamos, o maldito seguro CDW que tivemos que fazer, taxas e impostos. Em dólares, foi U$ 174,04 no total

Eu sei, um valor ridículo para locação de carro nas Ilhas Faroé.

Só não esqueça que você terá que ter disponíveis para bloqueio no seu cartão uns U$ 1.600,00:
  • + franquia de 7.500 coroas em caso de avarias no carro locado
  • + depósito de 2.500 coroas para pagamentos de pedágios e combustível, caso a gente não entregasse o carro com o tanque cheio, como já expliquei
E, se quiser fazer um daqueles seguros totais que eles oferecem, com isenção de franquia, acho que vale a pena. No nosso caso, me ofereceram seguro total para todo o período de locação por apenas U$ 55 - não sei se foi bug também, mas achei bem barato. 

Acabei deixando para fazer na hora de pegar o carro no balcão da locadora, mas, como nosso voo atrasou, no horário que chegamos lá já não era mais possível contratar esse seguro, pois o horário do início da locação já tinha passado e já aparecia no sistema como "oferta expirada" 😜

Até me arrependi de não ter feito antes, para ficar mais tranquila naquelas estradinhas. 

Então, se você conseguir um seguro total destes, com isenção de franquia, por um preço bom, recomendo que faça ANTES, pois, se você deixar para fazer na hora do pick-up, e o seu voo atrasar, a oferta terá expirado!

E isso faz todo sentido: você não pode querer contratar o seguro depois que o período de locação já começou (no sistema) - é como se você se envolvesse num acidente e DEPOIS quisesse contratar o seguro. Eu sei, é uma burrice do sistema, pois eu ainda estava lá no balcão da locadora, mas o tal "sistema" deles não sabe disso, e retira a oferta do seguro total. 

Ah, e outro detalhe: como acabamos não contratando, eu não sei dizer se, caso tivéssemos esse seguro, eles nos isentariam da cobrança do tal seguro CDW e dos bloqueios de franquia no cartão. Isso realmente não sei informar. 

E ele ainda nos deu um mapa rodoviário das Ilhas Faroé e nos explicou tudo sobre o funcionamento dos pedágios nos túneis e rotas de barco.

Ilhas Faroé
se você conseguir um seguro total destes, com isenção de franquia, por um preço bom, recomendo que faça antes de viajar, pois corre o risco de a oferta expirar e desaparecer antes de que você consiga chegar ao balcão da locadora

Ilhas Faroé
note que na própria reserva já vem a advertência no sentido de que a oferta desse seguro total só é válida até o horário previsto na reserva para pick-up do seu carro alugado 

Ilhas Faroé
no final, o funcionário da Avis conseguiu nos empurrar goela abaixo o tal seguro CDW, mas, mesmo assim, o valor final da nossa locação de carro nas Ilhas Faroé ficou muito bom

Ilhas Faroé
mapa rodoviário das Ilhas Faroé

O carro que eles nos deram era ótimo, um Kia Optima 1.7 com 76.912Km rodados, a diesel.

Tiramos fotos dos machucados que encontramos ao redor do carro, debaixo de um vendaval, à noite, usando a lanterninha do celular, e fomos embora dali rapidinho, antes que o funcionário da Avis se arrependesse de ter nos entrgado aquele carrão por um valor tão baixo 😂

A devolução do carro alugado no aeroporto, dias depois, foi muito simples. 

Enchemos o tanque de combustível no posto mais próximo que encontramos do aeroporto (o posto de combustíveis de Miðvágur), tiramos novas fotos do carro, para garantir que não nos cobrariam por nenhum arranhão que o carro não tinha, e deixamos as chaves na caixinha da Avis - o escritório da locadora no aeroporto estava fechado.

Ilhas Faroé
não deixe de fotografar os machucados que encontrar ao redor do carro locado, mesmo que tenha que fazer isso debaixo de um vendaval, à noite, usando a lanterninha do celular

Ilhas Faroé
abaixo falaremos mais sobre os pedágios nos túneis suboceânicos e sobre os reloginhos de estacionamento, ou P-clocks

Ilhas Faroé
centro de locação de veículos no aeroporto das Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
a devolução do carro alugado no aeroporto de Faroé foi bem simples

Ilhas Faroé
no momento da devolução do carro, o escritório da locadora Avis no aeroporto estava fechado

Ilhas Faroé
tiramos novas fotos, trancamos o carro, e deixamos as chaves na caixinha da Avis

Pedágios nos túneis e rotas de barco nas Ilhas Faroé

E, falando em funcionamento dos pedágios nos túneis e rotas de barco nas Ilhas Faroe, como já comentei, as 5 maiores ilhas do arquipélago de Faroé, que são as mais centrais e também as mais visitadas, são integralmente conectadas por pontes e túneis suboceânicos:
  1. Vágar
  2. Streymoy
  3. Eysturoy
  4. Bordoy 
  5. Vidoy
Eles são feitos incríveis de engenharia - especialmente os túneis suboceânicos - e alguns túneis foram construídos tão recentemente que é incrível pensar que, há pouquíssimos anos, já no século 21, alguns daqueles lugares ainda estavam completamente isolados do mundo exterior!

Pense que, antes da construção dos túneis, só era possível chegar em tais vilarejos por trilhas a pé pelas montanhas, de barco ou de helicóptero!

E mais: as Ilhas Faroé têm excentricidades como um túnel suboceânico com rotatória (o Eysturoyartunnilin, que é o mais novo e com travessia mais cara) e com direito a luzes coloridas no meio - notamos que as luzes coloridas ficavam sempre na parte mais "funda" do túnel, no meio dele, e era um alívio saber que já tínhamos passado da metade, e estávamos nos encaminhando para a saída hehehe...

Os principais túneis suboceânicos das Ilhas Faroé e seus custos são:
  1. Vágatunnilin: 100 DKK ida e volta
  2. Norðoyatunnilin: 100 DKK ida e volta
  3. Eysturoyartunnilin: 175 DKK só ida
Como contei acima, nós fomos cobrados 200 coroas de pedágios dos túneis suboceânicos que atravessamos, pois cruzamos (ida e volta) o Vágatunnilin e o Nordoytunnilin.

Além destes, cruzamos diversos outros túneis e pontes, mas não sofremos nenhuma outra cobrança - acredito que apenas esses 3 são cobrados. 

As principais ilhas "turísticas" do arquipélago de Faroé que não têm conexão via pontes ou túneis são:
  1. Kalsoy
  2. Mykines
Estas ilhas são conectadas às demais por serviços de barco.

As 2 principais rotas de ferry nas Ilhas Faroé são entre Vágar (a ilha do aeroporto) e Mykines (ilha onde os turistas vão no verão para ver os famosos pássaros locais, os puffins) e entre as ilhas Kalsoy e Bordoy (onde fica a capital do norte, Klaksvík):
  1. Vágar e Mykines
  2. Kalsoy e Bordoy
Eu gostaria tanto que alguém tivesse me contado tudo isso assim, desse jeito didático, bem explicadinho, antes de eu viajar...😂

Ilhas Faroé
as principais rotas de ferry são entre Vágar (a ilha do aeroporto) e Mykines (ilha onde os turistas vão no verão para ver os famosos pássaros locais, os puffins) e entre as ilhas Kalsoy e Bordoy (onde fica a capital do norte, Klaksvík)

Ilhas Faroé
note que este túnel só foi construído em 2006 - até então, o vilarejo de Gásadalur, onde fica a famosa Cachoeira Múlafossur, ficava completamente isolado do resto do mundo, acessível por uma trilha no meio das montanhas 

Ilhas Faroé
túneis com direito a luzes coloridas e rotatória no meio? temos!

Ilhas Faroé
embora na placa diga "toll road", não sofremos nenhuma outra cobrança além dos 2 túneis suboceânicos que atravessamos - as chamadas "toll roads" são justamente as estradas que levam aos túneis suboceânicos

Ilhas Faroé
os túneis das Ilhas Faroé, atravessando montanhas que, à primeira vista, parecem intransponíveis, são feitos incríveis de engenharia

Ilhas Faroé
as ilhas do arquipélago de Faroé que não têm conexão via pontes ou túneis são conectadas às demais por serviços de ferry

Viajando de carro alugado pelas Ilhas Faroé

Com nosso carro alugado, um Kia Optima 1.7 a diesel, rodamos exatos 470Km pelas Ilhas Faroé.

Deu 12,3Km por litro nosso consumo. 

Colocamos 38 litros para completar o tanque do carro no posto de combustíveis de Miðvágur, que é o mais próximo do aeroporto, e deu 440 coroas no total - U$ 63,66. 

São 11,65 coroas por litro, ou, para facilitar a sua vida, U$ 1,67 por litro de diesel. Mais ou menos o mesmo preço (um pouquinho menos, na verdade) que no Uruguai 😜

Considerando o quão remotas são as Ilhas Faroé, achei o preço do diesel até razoável!
Assim, em resumo, rodamos 470Km em 5 dias percorrendo as Ilhas Faroé e gastamos U$ 63 em diesel.
Ilhas Faroé
rodamos exatos 470Km pelas Ilhas Faroé com nosso carro alugado, um Kia Optima 1.7 a diesel

Ilhas Faroé
colocamos 38l de diesel para completar o tanque do carro e deu 440 coroas no total - U$ 63,66

Ilhas Faroé
abastecemos o tanque do carro com diesel no posto de combustíveis de Miðvágur, que é o mais próximo do aeroporto

Ilhas Faroé
nosso consumo foi de 12,3Km por litro de diesel

Ilhas Faroé
em Faroé, são 11,65 coroas, ou U$ 1,67 por litro de diesel - um pouquinho mais barato que no Uruguai, por incrível que pareça

Ilhas Faroé
considerando o quão remotas são as Ilhas Faroé, achei o preço do diesel até razoável!

Dirigir e explorar as Ilhas Faroé de carro é bem mais fácil do que se imagina, pois, como expliquei, todas as principais 5 ilhas são interligadas por pontes e túneis suboceânicos, e as distâncias são muito, muito curtas.

O país é bem pequeno, e o mapa das Ilhas Faroé definitivamente engana nos planejamentos!

A distância entre o aeroporto (no meio da Ilha Vágar) e a capital Tórshavn, por exemplo, não leva nem 40min para percorrer de carro. É muito fácil ir e voltar, seja para rever lugares, tirar fotos, voltar a outros pontos turísticos, etc.

Como falei antes, são apenas 113Km entre o extremo norte e sul do arquipélago de Faroé, e 75Km de leste a oeste.

E o carro não precisa ser um 4x4 - não vimos nenhuma estrada onde um 4x4 fosse necessário nas Ilhas Faroé.

Ilhas Faroé
o carro não precisa ser um 4x4 para dirigir em Faroé

Ilhas Faroé
o maior 'problema' de dirigir pelas Ilhas Faroé é que você fica querendo parar a cada 5min para filmar e fotografar as paisagens!

Ilhas Faroé
embora as estradas sejam estreitas, o asfalto é sempre bom, e não vimos nenhuma estrada onde um 4x4 fosse necessário nas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
o mapa das Ilhas Faroé engana: parece que tudo fica longe, mas, na verdade, as distâncias são curtas e mesmo os povoados que parecem mais remotos são totalmente acessíveis nas principais ilhas

Em outro post, já expliquei porque não alugamos motorhome nas Ilhas Faroé, e a explicação, diferente do que muita gente pensa, não tem muito a ver com as condições das estradas nas Ilhas Faroé ou a dificuldade para dirigir lá. 

Esses não foram os motivos que determinaram a nossa escolha por alugar um carro, e não um motorhome. Veja todos os detalhes aqui: Porque não alugamos motorhome nas Ilhas Faroé

Mas, nesse mesmo post, também fiz questão de colocar as impressões do Peg sobre como foi dirigir nas Ilhas Faroé no inverno, e vou repetir aqui para vocês, porque é importante lembrar que você sempre corre o risco de pegar uma nevasca e ter muita dificuldade de dirigir nas estradinhas cobertas de gelo e neve - eles não limpam as estradas tãoooo rapidamente como no resto da Europa, e sentimos dificuldade com nosso carro alugado depois da nevasca que pegamos no 1º dia.

Pois é, quem acompanhou a nossa viagem lá nos stories do Instagram viu que, já na 1ª manhã nas Ilhas Faroé, tivemos dificuldades para tirar o carro alugado do local onde havíamos estacionado na noite anterior. Se estivéssemos de motorhome, certamente precisaríamos de um guincho para sair de lá!

Se você não acompanhou os nossos stories durante a viagem, deixamos muitas dicas salvas lá nos destaques do Instagram em @claudiarodriguespegoraro e @marlonpegoraro, espia lá!

Na (hashtag) #LipenaDinamarca também tem muitas fotos e dicas desta viagem pelas Ilhas Faroé e Dinamarca!

Aliás, vou registrar aqui a opinião do nosso motorista oficial, que não é de se assustar com pouca coisa: o Peg já dirigiu os mais diferentes motorhomes em dezenas de países por muitos milhares de quilômetros, na mão inglesa muitas vezes, já entrou com motorhomes em vilarejos cheios de canais na Holanda, nos povoados da Andaluzia e em outros lugares onde qualquer pessoa 'normal' consideraria uma insanidade andar dirigindo um motorohome e, nas Ilhas Faroé, ouvi várias vezes ele dizer algo do tipo: "imagina se a gente tivesse de motorhome aqui!"

Isso me marcou, porque viajamos de motorhome por toda a Noruega, por exemplo, com suas estradinhas estreitas e sinuosas de montanha, e com muito mais trânsito de veículos do que em Faroé, e ele não arregou lá em nenhum momento, enquanto que, em Faroé, eu vi ele "altamente concentrado" em vários trechos de estradinhas complicadas.

Sei que, se estivéssemos de motorhome em Faroé, ele teria sim dado o jeito dele, mas que teria sido bem mais estressante, isso eu não posso negar!

Você vê as marcas de pneus na estradinha estreita que aparece na foto abaixo, sem nenhum 'guard rail', totalmente coberta de neve e gelo? 

Depois que passamos por ali, e deixamos as marcas dos nossos pneus na neve fresquinha que cobria essa estradinha, paramos neste mirante mais acima, olhamos para trás e ficamos um bom tempo ainda com o estômago retorcido de medo!

Ilhas Faroé
dirigir por essas estradinhas de montanhas cobertas de neve e gelo não é para os fracos de coração

Ilhas Faroé
na neve e no gelo, dirija devagar e com atenção redobrada

Ilhas Faroé
ver essas cenas não tem preço!

Ilhas Faroé
quando você está numa estradinha estreita como esta, que leva ao povoado de Tjørnuvík, tudo o que você não quer ver é um farol de outro veículo vindo na sua frente 😜  

Ilhas Faroé
pelas estradinhas congeladas das Ilhas Faroé

Mas atenção: lembre que estou o tempo todo falando de uma viagem feita no inverno - não quero desestimular ninguém a alugar um motorhome nas Ilhas Faroé - imagino que no verão deve ser uma experiência MUITO legal!

Se, como nós, você decidir alugar um carro para viajar pelas Ilhas Faroé, temos apenas uma recomendação importante, além de dirigir devagar, com cuidado e atenção quando houver neve e gelo na pista: tenha muito cuidado com o local que você vai escolher para estacionar

Não estacione num "buraco" de onde depois seja difícil sair, onde você possa ficar derrapando no gelo. Procure estacionar numa descidinha, por exemplo, num lugar de onde seja fácil sair sem derrapar no gelo. Entendeu? 

Com esse cuidado e atenção na direção, você vai tirar de letra!

Ilhas Faroé
escolha com cuidado o local onde você vai estacionar o seu carro, especialmente se estiver nevando

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
em estradinhas assim, preferíamos deixar o carro e seguir a pé hehehe

Ilhas Faroé

E, como estamos falando de estacionar seu carro nas Ilhas Faroé, vale lembrar que, como já comentei acima, não gastamos nem um centavo com estacionamento.

Diferente do restante da Europa, onde estacionar quase sempre envolve parquímetros e custa caro, nas Ilhas Faroé não encontramos nenhum parquímetro, nem no centrinho da capital. 

Sim, em alguns lugares existem regras de estacionamento e mesmo de circulação de carros - lembra que mostrei acima que, em alguns vilarejos, não se pode entrar e circular de carro - tem que deixar o carro estacionado fora do povoado e entrar para visitar a pé?

Pois é, existem regras para estacionar, mas sempre há um lugar para estacionar grátis

O que há, muitas vezes, é uma limitação do tempo que você pode ficar estacionado gratuitamente em determinados locais. 

Numa cachoeira, por exemplo, que tinha vagas de estacionamento limitadas, havia um limite de tempo para estacionar (Fossa Waterfall, a cascata mais alta das Ilhas Faroé, com 140m). 

O mesmo ocorria no centro da capital Tórshavn, no porto. 

E, nesses casos em que há uma limitação temporal para estacionar em determinados locais, você tem que usar o reloginho de estacionamento, ou P-clock, como eles chamam. 

Nós já conhecíamos o reloginho de uma viagem de motorhome pela Suíça, pois lá também é comum o uso do relógio para marcar o horário que você chegou. 

Não se preocupe, todos os carros de aluguel têm um destes reloginhos no porta-luvas ou já grudados nos para-brisas!

É só marcar ali no reloginho qual era o horário quando você chegou e estacionou - assim, todo mundo (especialmente a fiscalização) saberá qual é a hora que você tem que liberar a vaga em questão. 

Ilhas Faroé
na Fossa Waterfall há um limite de tempo para estacionar: 8 horas 

Ilhas Faroé
em alguns vilarejos, não se pode entrar e circular de carro ou de moto - tem que deixar o seu veículo estacionado fora do povoado e entrar para visitar a pé

Ilhas Faroé
essa regra é super compreensível quando você mora em um lugar com ruazinhas estreitinhas assim, que nem foram feitas para circulação de veículos - as casas são construídas bem próximas umas das outras justamente porque, agrupadas, elas ficam mais protegidas dos fortes ventos e tempestades

Ilhas Faroé
estes são os P-clock, que eu chamo de 'reloginhos de estacionamento'

Ilhas Faroé
placa em vilarejo indicando que o máximo de tempo que você pode estacionar ali são 8 horas 

Ilhas Faroé
placa de sinalização de trânsito no porto da capital Tórshavn indicando que o máximo de tempo que você pode estacionar nesta vaga são 30 minutos

Sobre a sinalização de trânsito, como já mencionei, nas Ilhas Faroé, você encontra placas informativas em inglês e feroês em todos os vilarejos e pontos turísticos. 

Quase tudo o que você precisa saber está bem informado em inglês e feroês - em outros casos, a sinalização é tão óbvia que nem precisa traduzir:

Ilhas Faroé
neste caso, a 'sinalização' de trânsito é tão óbvia que nem precisa de placa

Ilhas Faroé
em outros casos, como nesta placa escrita apenas em faroês, é melhor perguntar ao Google Translate - mas, quando vejo um ponto de exclamação, acho mais seguro nem ir em frente, pois é sempre algum tipo de alerta

Ilhas Faroé
todos os vilarejos onde você chega são identificados por estas placas

Ilhas Faroé
no trânsito, sempre é importante ter cuidado com essas fofuras de cachorros que vêm nos dar as boas-vindas

Ilhas Faroé
e tenha também muito cuidado com as ovelhas nas estradas!

Ilhas Faroé
veja como a sinalização de trânsito é universal e bem compreensível

Ah, e na hora de fazer o seu roteiro de carro pelas Ilhas Faroé, lembre que eles possuem algumas estradinhas de montanhas muito lindas que são consideradas "rotas cênicas". 
As rotas turísticas nas Ilhas Faroé são chamadas de Sóljuleiðir (rotas 'Buttercup', ou 'botão de ouro'), em homenagem à flor nacional das Ilhas Faroé.
Nas rotas turísticas cênicas, você pode dirigir devagar e desfrutar da viagem e da deslumbrante natureza ao seu redor, e principalmente parar nos acostamentos para fotografar, sem perturbar o trânsito nas estradas principais (e sem receber xingamentos dos locais também hehehe...).

Sempre que você estiver viajando pelas estradas das Ilhas Faroé e encontrar uma destas placas abaixo, com uma flor amarela, pode preparar a máquina fotográfica, porque é certeza que vem muita beleza pela frente:

Ilhas Faroé
flores amarelas na sinalização de trânsito nas Ilhas Faroé são certeza de muita beleza natural pela frente

Ilhas Faroé
nas Ilhas Faroé eles possuem algumas estradinhas de montanhas muito lindas que são consideradas "rotas cênicas"

Ilhas Faroé
quando ver uma flor amarela na sinalização de trânsito em Faroé, não desvie!

Como chegar nas Ilhas Faroé

A melhor forma de chegar nas Ilhas Faroé é voando com a companhia aérea local, a Atlantic Airways, a partir de Copenhagen, na Dinamarca. 

É possível ir de ferry também, e até levar um carro ou um motorhome no ferry, mas a passagem de ferry para uma pessoa é muito mais cara do que a passagem aérea, então não compensa. 

No verão, existem voos diretos de outros países da Europa, como Noruega (Bergen), Escócia (Edimburgo) e até da França (Paris), pelo que pesquisei, e com outras companhias aéreas também, mas, no inverno, os voos são bem mais limitados. 

No inverno, os voos diretos de/para Faroé são somente de Copenhagen (Dinamarca). 

Como nós queríamos visitar Copenhagen de qualquer forma (eu já conhecia, mas o Peg e o lipe não), tivemos um ótimo incentivo. 

Compramos passagens aéreas de ida da Atlantic Airways de Copenhagen direto para Faroé saindo 12:25 e chegando 13:40:
  • COP 12:25
  • FAE 13:40
Esses voos da Atlantic Airways têm uma franquia de bagagem incluída de 23Kg de bagagem despachada e mais 8Kg de bagagem de mão.

Pagamos, pelos 3 voos de ida (eu, Peg e Lipe), R$ 2.177,76 + R$ 138,94 de IOF do Visa. Na moeda local, eram DKK 2952.

Se você quiser comprar voos de ida e volta Copenhagen - Faroé - Copenhagen, é só multiplicar por 2 os valores acima, pois os voos de ida tinham os mesmos preços dos voos de volta e, pelo que pesquisei, não ficava mais barato comprando ida e volta. 

Ilhas Faroé
é possível chegar às Ilhas Faroé de ferry ou em navios de expedições também, mas isso é para quem tem bastante tempo e dinheiro, o que não era exatamente o nosso caso

Ilhas Faroé
para comprar os voos no site da Atlantic Airways, ainda teve essa chatice com os tais códigos de confirmação da Visa, que são enviados por mensagem para o seu celular - se você está em viagem no exterior, não tem jeito de conseguir receber esses códigos por mensagem de texto, é um perrengue!

Já na volta, a coisa complicou, porque não queríamos voltar para a Dinamarca, e sim para a Escócia e, como já expliquei, no inverno eles não têm voos diretos de Faroé para nenhum lugar que não seja Copenhagen. Ou seja, tivemos que comprar voos com escalas, de outra companhia aérea. 

Depois de muito pesquisar, o melhor que consegui foi um voo da KLM horrível, com 2 conexões, uma em Copenhagen e outra em Amsterdam, para finalmente conseguirmos chegar em Edimburgo, na Escócia. 

O nosso voo de volta horroroso da KLM originalmente era assim:
  • Faroé 14:30 - 17:35 Copenhagen
  • Copenhagen 18:55 - 20:20 Amsterdam
  • Amsterdam 21:40 - 22:10 Edimburgo
Esses voos da KLM têm uma franquia de bagagem incluída de apenas 12g de bagagem de mão, sem direito a bagagem despachada.

Pagamos, pelos 3 voos de volta (eu, Peg e Lipe), R$ 3.667,77, divididos em 4 vezes no cartão.

Sugiro que você pesquise as opções possíveis, dependendo da data da sua viagem, no Google Flights. O destino para colocar nas suas pesquisas é o Aeroporto Vagar.
Se pelo menos tivéssemos conseguido embarcar nesses voos que compramos...
Bom, vamos começar pelo começo:

No dia da nossa ida para as Ilhas Faroé, 8 de fevereiro, o previsto era que partiríamos de Copenhagen para Faroé num voo da Atlantic Airways de 2h15min, saindo 12:25 e chegando lá às 13:40hs - eles têm 1h de diferença de fuso horário

Ocorre que...ao fazer o check-in online durante o café da manhã no Hotel Astoria em Copenhagen, descobrimos que nosso voo para Faroé foi adiado para as 16hs!

Ligamos para confirmar e nos disseram que o voo realmente foi adiado em função das "condições climáticas". Eu já tinha lido que é comum isso acontecer em voos de/para as Ilhas Faroé.

Ilhas Faroé
ao fazer o check-in online em Copenhagen, descobrimos que o nosso voo para Faroé foi adiado para as 16hs

Não posso reclamar desse atraso - passamos a manhã toda passeando em Copenhagen - foram mais de 8Km de caminhada! Fomos na loja da Lego, em Christiansborg, na Borse, caminhamos até Vor Frelsers Kirke, o Peg e o Lipe tiveram a oportunidade de conhecer Christiania, e voltamos novamente à Royal Library, agora durante uma manhã de muito sol e céu azul.

Voltamos ao hotel para pegar as nossas bagagens e fomos pegar o trem que nos levaria para o aeroporto na estação ferroviária, que fica situada exatamente ao lado do Hotel Astoria, onde nos hospedamos em Copenhagen.


As passagens de trem para nós 3 da estação ferroviária ao aeroporto de Copenhagen custaram 75 coroas (US$ 10,83).

Saímos de trem do centro de Copenhagen às 13:27 e chegamos ao aeroporto às 13:40hs por apenas US$ 10,83 para 3 passageiros. Melhor do que isso não fica.

Ilhas Faroé
em Copenhagen, o melhor jeito de ir do centro para o aeroporto é de trem

Como nosso voo havia atrasado das 12:25 para as 16hs, no momento do check-in com a Atlantic Airways no aeroporto, ganhamos vouchers de 335 coroas dinamarquesas (para cada um de nós) para fazermos uma refeição no Aeroporto de Copenhagen. 

Fomos no Carlsberg Aviator Lounge, e valeu a pena! Eles oferecem vários tipos de cervejas, vinhos, bebidas e comidas ótimas à vontade, num ambiente excelente. 

Se você vai num outro restaurante do aeroporto, tem que ficar somando o que vai consumir - já no Carlsberg Aviator Lounge, o sistema é de buffet livre, então você pode ficar horas lá e consumir todas as bebidas e comidas que quiser, à vontade. 

Ilhas Faroé
o Carlsberg Aviator Lounge é o melhor boca-livre do aeroporto de Copenhagen

Ilhas Faroé
eles oferecem vários tipos de cervejas no Carlsberg Aviator Lounge - um excelente lugar para tomar uma última Carlsberg antes de embarcar

Ilhas Faroé
no Carlsberg Aviator Lounge, o sistema é de buffet livre, então você pode ficar horas lá e consumir todas as bebidas e comidas que quiser, à vontade

O Aeroporto de Copenhagen é todo self-service. 

O check-in é praticamente self-service, despacho de bagagens também e até o embarque! Em nenhum momento ninguém pediu para ver os nossos passaportes! 

É um aeroporto não muito grande, bem fácil de se orientar, e com bastante opções de free shops e lugares para comer ou tomar uma última Carlsberg.

No raio-x, todos os líquidos/gel/fluídos têm que estar num saco plástico fora da mala, senão eles separam a tua mala para fiscalizar. Melhor evitar a função e já deixar tudo separado no saquinho zip-loc na bandeja para passar sem problemas no raio-x.

Ilhas Faroé
check-in no Aeroporto de Copenhagen

Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
esperando nosso voo atrasado para as Ilhas Faroé no aeroporto de Copenhagen

Ilhas Faroé
a melhor forma de chegar nas Ilhas Faroé é voando com a companhia aérea local, a Atlantic Airways, a partir de Copenhagen, na Dinamarca

Segundo o piloto informou, nosso voo com a Atlantic Airways atrasou por causa dos fortes ventos naquela manhã em Faroé. 

O avião da Atlantic Airways que faz esse trecho é daqueles de 6 poltronas em cada fileira: xxx corredor xxx. No check-in online já nos colocaram os 3 juntos na mesma fileira.

Durante o voo de 2h15min, eles servem café, chá e água como cortesia no avião; outras bebidas e comidas são pagas.

Acabamos decolando somente às 16:40hs, e chegamos lá pouco antes das 18hs.

Lá embaixo, o mar estava super revolto. O avião aterrisou em Faroé derrapando no gelo da pista, parecia que ia dar um cavalinho de pau 😳

Um faroês que estava sentado do nosso lado no avião, vendo que levamos um susto com aquela aterrisagem, comentou "os pilotos estão acostumados a aterrisar aqui, é sempre assim" - e acho que ele tinha razão. 

Como pretendíamos chegar em Faroé inicialmente às 13h40min, íamos aproveitar e fazer alguns programas ainda neste 1° dia. Acabamos chegando lá somente à noite - 18hs - e nosso roteiro já começou atrasado kkkkk...

Ilhas Faroé
o avião da Atlantic Airways que faz esse trecho é daqueles de 6 poltronas em cada fileira

Ilhas Faroé
nosso voo com a Atlantic Airways atrasou por causa dos fortes ventos naquela manhã em Faroé

Ilhas Faroé
voando Atlantic Airways pela 1ª vez

Ilhas Faroé
durante o voo de 2h15min até as Ilhas Faroé, eles servem café, chá e água como cortesia no avião

Ilhas Faroé
comidas são pagas

Ilhas Faroé
no check-in online, já nos colocaram os 3 juntos na mesma fileira de assentos do avião

Ilhas Faroé
chegando nas Ilhas Faroé com a Atlantic Airways

Na volta, teve 'perrengue de aeroporto' de novo. 

Nosso voo de volta de Faroé para Copenhagen novamente atrasou, assim como na ida de Copenhagen para Faroé, e desta vez não foi pouco 😔

Acabei compreendendo que esses atrasos são praxe nos voos da Atlantic Airways. 

Quando for para Faroé, vá preparado para atrasos de até 24hs nos voos! 

Nosso voo estava previsto para 14:30hs, depois a previsão foi de que ele só decolaria após as 20hs, depois passou para 21hs, até que, finalmente, foi cancelado! 

Isso tudo por causa do mau tempo na noite anterior, que obrigou o voo que ia para Faroé a ser desviado para Bergen, na Noruega, o que atrasou todo o cronograma de voos, num efeito dominó, e ficamos sem ter ideia de quando chegaríamos no nosso destino seguinte!

Ilhas Faroé
devido ao 'mau tempo', nosso voo de Faroé para Copenhagen foi adiado várias vezes, até que, finalmente, foi cancelado

Tínhamos até hotel já pago e obviamente não cancelável na data no nosso destino (viu porque detesto fazer reservas com antecedência!?), mas, infelizmente, sabemos que essas coisas podem acontecer, e inclusive são bem comuns num destino tão remoto como são as Ilhas Faroé. 

A gente tem que estar preparado e fazer caipirinha dos limões que aparecem! 

Há uns anos atrás, eu ficaria MUITO p. da vida com um acontecimento desses. 

Perdemos uma noite de hotel, uma diária de aluguel de motorhome na Escócia, tivemos que fazer outras reservas, estragou todo o roteiro e passeios que tínhamos planejado fazer...mas fazer o quê!? Essas coisas sempre podem acontecer - e de fato acontecem - e a gente não pode deixar esses abacaxis melarem nossa viagem e, principalmente, nossa alegria de estar viajando. 

A Atlantic Airways nos pagou almoço no aeroporto, nos mandou de táxi de volta para Tórshavn (são uns 40min de viagem), nos hospedou no maravilhoso hotel Hilton Garden Inn (onde já tínhamos passado uma noite), com direito a um jantar excelente (de pernil de cordeiro e filé) e café da manhã, e mandou um táxi nos buscar na manhã seguinte para voltarmos ao aeroporto. 

O que mais eu poderia querer?!

Ilhas Faroé
chegamos cedo ao aeroporto das Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
ficamos várias horas no aeroporto de Faroé esperando nosso voo para Copenhagen

Ilhas Faroé
até que o voo acabou sendo cancelado e a Atlantic Airways nos mandou de táxi de volta para Tórshavn

Claaaaro que eu preferia já estar na Escócia a essas alturas, rodopiando minhas tranças no motorhome que havíamos alugado, mas tem coisas que não dependem das nossas forças, que estão além da nossa vontade, e não adianta nada ficar nos estressando com problemas que não podemos resolver, desperdiçando energia e perdendo a nossa alegria com esses contratempos, que, no fim das contas, se a gente olhar de fora da situação, são realmente apenas contratempos.
Se você parar para pensar, a classe de "perrengues de aeroporto" nem deveria ser de fato considerada perrengue. Hoje mesmo, tendo passado o dia inteiro trabalhando como uma louca, estou aqui em casa agora à noite pensando que adoraria estar vivendo um "perrengue de aeroporto" neste exato momento hahahaha...
De uns anos pra cá - e já repeti isso várias vezes aqui - desde que perdi meu pai para aquela doença horrível que começa com a letra "C", procuro não me abalar mais com esses pequenos problemas do dia a dia. 

Tento me afastar deles, olhar a situação de fora e pensar se, daqui a um ano, esse acontecimento terá tido realmente alguma importância negativa na minha vida, ou se será apenas mais uma história de viagem para contar. 

No mais das vezes, se a gente prestar atenção, é "só dinheiro", ou só uma pequena perda de tempo. 

E isso, convenhamos, é muito pouco para nos deixarmos desestabilizar. 
Aliás, se o problema não é de saúde, nem considero mais um real problema. Na vida, a única coisa realmente importante é estarmos com saúde. O resto é só história pra contar.
Ilhas Faroé
depois de todos os atrasos e cancelamentos, já chegamos no aeroporto de Faroé com o coração apertado, rezando para que, desta vez, nosso voo de fato decolasse

Ilhas Faroé
tudo certo no 1° trecho de Faroé até Copenhagen com a Atlantic Airways

Ilhas Faroé
céu de brigadeiro no voo de Faroé para Copenhagen

Assim, os nossos voos de volta, que tínhamos comprado inicialmente com a KLM, partindo de Faroé às 14:30hs e chegando em Edimburgo às 22:10hs, com conexões em Copenhagen e Amsterdam, foi cancelado. 

No 1° trecho, voaríamos com a Atlantic Airways entre Faroé e Copenhagen e, nos 2 trechos seguintes, com a KLM até Edimburgo. Esse foi realmente o melhor voo que encontrei para irmos de Faroé a Edimburgo. Não tinha nenhum voo direto ou mais rápido. 

Com a remarcação que a KLM fez para nós, diante dos cancelamentos do dia 12 de fevereiro, acabamos voando apenas na manhã seguinte, dia 13 de fevereiro, e com conexões bem diferentes:
  • Faroé 8:20 - 11:25 Copenhagen (Atlantic Airways)
  • Copenhagen 13:05 - 15:45 Helsinque (Finnair)
  • Helsinque 16:25 - 17:20 Edimburgo (Finnair)
Ao invés de chegarmos ao nosso destino (Edimburgo) dia 12 à noite, chegaríamos apenas às 17:20 do dia 13 😖

Ninguém disse que a saga para chegar a Edimburgo ia ser fácil!!

Depois de todos os atrasos e cancelamentos, já chegamos no aeroporto de Faroé dia 13 de manhã com o coração apertado, rezando para que, desta vez, nosso voo de fato decolasse. 

Tudo certo no 1° trecho até Copenhagen, embarque e voo tranquilo para Helsinque - fiquei impressionada que a Finnair está fazendo 100 anos! Deve ser uma das companhias aéreas mais antigas do mundo, não?!

Mas...o maldito voo atrasou mais de 30min para pousar em Helsinque, e a nossa conexão para Edimburgo, que já era apertadíssima (menos de 40min), de repente ficou impossível!

O voo aterrisou com um baita atraso em Helsinque, e desembarcamos no exato horário da partida do voo para Edimburgo!


É clarooo que estava tudo perdido e que iríamos passar mais uma noite num hotel 5 estrelas pago por companhia aérea, né?

Nãooooooo em se tratando de nós 3 kkkkk...brasileiros que somos, não desistimos nuncaaaaa 🤣

Corremos do portão de embarque 12 ao 40 (não podia ser mais longe!?) como 3 criaturas enlouquecidas arrastando armas, casacos e bagagens - imagino a cena para quem assistia - e chegamos ao portão 40 botando bofes, pulmões e alguns outros órgãos para fora. 

Não fosse por uma paradinha de 2min na imigração para carimbar os passaportes (simmm, ainda teve isso!), meu coração não teria aguentado tanta correria! Estou até agora esbaforida só de lembrar daquilo 😝

Resultado: a moça da Finnair disse que ainda estavam esperando outra conexão vinda de Bangkok e que podíamos embarcar tranquilos. 

Juro, achei que meu coração ia explodir - não sei se da correria ou de felicidade!

Ainda bem que tínhamos lanchinhos nas nossas mochilas e o café da manhã em Tórshavn foi violento, porque não tivemos tempo nem para pensar em comprar algo para comer, e a Finnair só dá suco de blueberry!

embarcando num voo tranquilo para Helsinque com a companhia aérea finlandesa Finnair, que nós já conhecíamos de uma viagem anterior à Finlândia

ninguém disse que a saga para chegar a Edimburgo ia ser fácil!!

o maldito voo atrasou mais de 30min para pousar em Helsinque, sobrevoando a cidade

Ilhas Faroé
não fosse por uma paradinha de 2min na imigração finlandesa para carimbar os passaportes, meu coração não teria aguentado tanta correria

Indenizações por cancelamentos de voos para as Ilhas Faroé

Depois de todos os cancelamentos dos nossos voos de/para as Ilhas Faroé, muita gente disse que eu tinha que pedir indenização/compensação, que na União Europeia é fácil de conseguir, e blablablá... 

Pois bem, decidi, pela 1ª vez na vida, ver se eu teria direito, mesmo achando que isso não daria em nada. 

E realmente não deu kkkkk...

Em 1º lugar, atrasos e cancelamentos de voos decorrentes de condições climáticas não geram indenização - o que eu já sabia, aliás, mas era tanta gente me "intimando" a tentar que...

Inclusive, devo dizer que essa regra é justíssima, né...como a companhia aérea vai ser responsabilizada pelos devaneios climáticos de São Pedro?! É uma questão de segurança para nós mesmos. Prefiro não voar, do que voar em condições climáticas perigosas.



Em 2º lugar, as Ilhas Faroé NÃO SÃO membros da União Europeia - a Dinamarca é, embora não tenha adotado o Euro, mas Faroé não é membro da UE. Portanto,  as regras da UE não se aplicam aos voos de/para Faroé.

Veja a informação que traduzi do site da Atlantic Airways: 
Observe que as regras do Regulamento da UE 261/2004 se aplicam apenas a partidas com uma companhia aérea com sede na UE e partindo de aeroportos localizados na UE ou entre 2 aeroportos localizados na UE. Portanto, as regras dos regulamentos da UE não se aplicam a partidas das Ilhas Faroé. Não existem regras semelhantes que abranjam as Ilhas Faroé.

Eu só resolvi tentar obter a indenização online porque achei que eles poderiam não ter razão, já que, nos horários dos nossos voos, o clima estava ótimo - tanto que um avião cheio de passageiros decolou de Faroé exatamente no horário do nosso voo. 

Eram os passageiros que já estavam esperando no aeroporto, pois o voo deles, anterior ao nosso, havia sido de fato cancelado por condições climáticas

O que acontece nas Ilhas Faroé - e que eu só fui entender nesse dia - é que, quando dá ruim com um voo por más condições climáticas, todos os voos seguintes vão atrasar também, num efeito dominó, pois o avião deles precisa ir até Copenhagen com os passageiros dos voos atrasados anteriores e voltar para o Aeroporto de Vagar em Faroé até conseguir colocar todos os voos atrasados em dia, entendeu? 

Simmmm, eu sei que isso não é culpa ou problema nosso, que talvez o certo fosse eles colocarem voos extras para tapar os furos, mas...vale a pena ficar anos brigando na Justiça por isso?

Aí vai da belicosidade de cada um...eu já brigo tanto pelas causas maiores dos outros, devido à minha profissão (sou Promotora de Justiça), que fico com preguiça de brigar pelas minhas causas menores 😜

Ilhas Faroé
no horário do nosso voo de Faroé para Copenhagen, o clima estava ótimo - tanto que um avião lotado de passageiros decolou de Faroé exatamente no horário do nosso voo

As Ilhas Faroé são como a Islândia?

Muitas são as comparações possíveis entre a Islândia e as Ilhas Faroé. 

Enquanto viajávamos, as pessoas que conhecem a Islândia inclusive apontaram muitas semelhanças, nas paisagens que parecem saídas de outro planeta e também no clima insano, que muda a cada 5min. 

Eu diria que também é possível encontrar muitas semelhanças culturais entre as Ilhas Faroé e a Noruega: as casas com teto de grama, a água puríssima, as estradinhas estreitas, os túneis inacreditavelmente longos, etc. 


Mas, para resumir, se você quer saber - como muitas pessoas me perguntaram - qual país eu gostei mais de visitar, entre a Islândia e as Ilhas Faroé, a resposta é que eu realmente não sei. 
Os 2 lugares são espetaculares e estão na minha lista top 10 de belezas naturais, junto com Patagônia, Namíbia, Alaska, Utah, Nova Zelândia, Noruega, Himalaia, Filipinas...
O que eu posso dizer, para tentar explicar um pouco o que há de diferente entre a Islândia e as Ilhas Faroé, é que na Islândia vocês vão encontrar mais "pontos turísticos", e um turismo mais organizado: na Islândia tem geysers, águas termais, vulcões, crateras, icebergs, campos de lava e todo tipo de fenômenos da natureza. Lá também é mais fácil ver a aurora boreal (vimos várias noites). Também é um lugar excelente para viajar de motorhome. 

Já nas Ilhas Faroé, você não vai encontrar tantos "pontos turísticos": as belezas naturais de Faroé estão espalhadas por todos os lados, e não em lugares pré-determinados. Onde quer que você olhe, você estará vendo uma montanha de um lado e o mar de outro. Os fiordes profundos e as montanhas lindíssimas te cercam o tempo todo, com paisagens belíssimas por todos os lados. Também existem muito mais vilarejos-colírio nas Ilhas Faroé.

Qual delas VOCÊ vai escolher?

Ilhas Faroé
vilarejo-colírio nas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
entre fiordes e montanhas nas Ilhas Faroé

Ilhas Faroé
cenas de contos de fadas vão te acompanhar durante toda a tua viagem por Faroé

Ilhas Faroé
paisagens belíssimas por todos os lados o tempo inteiro nas Ilhas Faroé

E você, já esteve nas Ilhas Faroé? Por favor, deixe as suas dicas das Ilhas Faroé nos comentários abaixo aqui no blog!

Deixamos muitas dicas desta viagem pelas Ilhas Faroé e Dinamarca salvas lá nos destaques dos stories no Instagram em @claudiarodriguespegoraro e @marlonpegoraro, espia lá!

Veja todas as fotos que publiquei na #LipenaDinamarca no Instagram!

Leia também:


Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar nossas aventuras!

Assista todos os nossos mini vídeos neste link do Facebook, e os vídeos completos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


Ilhas Faroé: tudo o que você precisa saber para viajar

Ilhas Faroé: tudo o que você precisa saber para viajar


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

4 comentários:

  1. Apenas uma observação: Coroa feroesa não é a mesma que coroa dinamarquesa, o que acontece é que lá eles aceitam coroa dinamarquesa, mas se você tiver coroa feroesa e o troco for moedas você receberá em coroa dinamarquesa, já coroas feroesas não são aceitas na Dinamarca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa era a informação que eu tinha, mas então perguntei no hotel e a senhora me disse que são as mesmas células dinamarquesas que eles usam em Faroé. Não contente, pesquisei por coroas feroesas no Google imagens e só aparecem células de coroas dinamarquesas...então coloquei no blog a informação que a senhora faroesa e o Google me deram...se tu tiveres uma nota de coroa feroesa e puderes me mandar uma foto, eu gostaria de ver

      Excluir
  2. Oi, eu procurei no post, mas não achei nada relacionado ao visto. Vocês precisaram tirar visto para entrar na ilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, assim como nos outros países da Europa, AINDA não era necessário visto antecipado para visitar Faroé. Mas a partir de 2024 acredito que será necessário, assim como para os outros países da Europa, infelizmente

      Excluir