Tudo sobre a Traelanípa Hike - a trilha que leva ao Lago Sørvágsvatn e à Cachoeira Bosdalafossur, 2 dos maiores cartões postais das Ilhas Faroé
Esta trilha era uma das nossas prioridades nas Ilhas Faroé, um dos passeios que mais queríamos fazer lá, e não decepcionou - pelo contrário: o lugar é ainda mais espetacular do que pensávamos - especialmente porque tivemos a sorte grande de chegar lá após uma nevasca e encontrar tudo coberto de neve, uma paisagem mágica e indescritível (embora geladaaaa!).
Junto com a Cachoeira Múlafossur em Gásadalur, o Lago Sørvágsvatn tem uma das paisagens mais icônicas das Ilhas Faroé, aquelas que aparecem em todos os cartões postais do arquipélago, aquele lugar que ninguém pode deixar de conhecer. Merece a fama que tem!
O Lago Sørvágsvatn é o maior das Ilhas Faroé, mas não é o seu tamanho - e sim a sua localização dramática, sobre o mar - que o torna tão único! Sørvágsvatn fica situado em cima de penhascos rochosos, chegando até a beirada do mar, com direito a uma cachoeira lindíssima - Bosdalafossur - despencando no oceano.
Coisa de cinema!
Por causa desses penhascos, recortados em pequenos fiordes, que chegam a alcançar mais de 40m de altura, quando você chega no alto da montanha Traelanípa, um penhasco que se ergue sobre o lago, é possível ter uma perspectiva em que parece que o lago está flutuando sobre o mar!
Parece uma ilusão de ótica!
Eu não sei como fazem as pessoas que não estão acostumadas a fazer trilhas, mas acredito que este é um daqueles lugares que nenhum turista pode deixar de conhecer - se você nunca fez uma trilha, que esta seja a 1ª da sua vida!
Vou explicar tudo direitinho neste post sobre a Trilha Traelanípa, o Lago Sørvágsvatn e a Cachoeira Bosdalafossur 💓
Veja também:
o Lago Sørvágsvatn parece "flutuar" acima do mar sobre os penhascos de Traelanípa |
uma parada para descanso com nosso aborrescente viajante |
muitas guerras de bolas de neve pela Trilha Traelanípa |
Lago Sørvágsvatn, Cachoeira Bosdalafossur e Trilha Traelanípa: os cartões postais das Ilhas Faroé |
Lago Sørvágsvatn, Cachoeira Bosdalafossur e Trilha Traelanípa
A Traelanípa Hike é uma trilha que vai pela encosta da montanha Traelanípa acompanhando o famoso Lago Sørvágsvatn, que despenca no mar ao chegar na Cachoeira Bosdalafossur.
São 7Km entre ida e volta, com 233m de ganho de elevação. De caminhada foram 1h43min, mas, no total, contando com as inúmeras paradas para fotos e descanso (estávamos com nosso pequeno aborrescente) levamos 2h20min.
Dados técnicos Trilha Traelanípa:
- Distância: 7Km ida e volta
- Altimetria: 233m
- Tempo: 2hs
Acredito que, em condições climáticas mais "amenas", essa trilha seja até bem fácil.
O ganho de elevação é concentrado na parte final, quando você sobe a montanha Traelanípa para ver a vista incrível lá de cima, com o Lago Sørvágsvatn parecendo flutuar sobre o mar.
No restante do caminho, a trilha é relativamente plana, bem tranquila.
a Trilha Traelanípa é relativamente plana na maior parte do caminho |
o ganho de elevação é concentrado somente na parte final da trilha |
Mas...como falei, fizemos a Traelanípa Hike logo após uma nevasca.
O dia estava lindo, a paisagem era de sonhos, mas a sensação térmica era de -9°C, os ventos eram congelantes e nossos pés afundavam na neve fofa.
Sabe como é caminhar na areia fofa de uma praia? Caminhar na neve fresca é tão cansativo quanto caminhar na areia fofa, com o agravante que molha seus pés e gela até a alma kkkk...
Também tivemos que pular vários riachos que cruzam a trilha e atravessar diversos pequenos cursos d'água que descem da montanha, e afundamos os pés na água várias vezes 😅
"Vou sentar nesse banco e não saio mais daqui hoje. Posso até dormir aqui."Pegoraro, Felipe. Exausto.
caminhar na neve fresca é tão cansativo quanto caminhar na areia fofa |
Aliás, vale dizer que levamos nossas calças de esqui, que são impermeáveis, e nossos tênis de trilha/botas também são impermeáveis - sem roupas adequadas teria sido muito complicado (e até perigoso) fazer esta trilha no inverno!
Nas Ilhas Faroé, lembre de se vestir em camadas sempre, mesmo quando a previsão do tempo estiver prometendo um clima ameno. O clima em Faroé muda o tempo todo! Tenha sempre no mínimo 3 camadas à mão (ou mais, se você for friorento)!
E mais: li relatos de pessoas que foram no verão reclamando que a trilha não é bem demarcada, e é cheia de lama e pedras, com um vento tão forte que parece que vai te carregar - então realmente não sei se ir no verão não é ainda pior kkkkk...prefiro caminhar na neve do que na lama 😜
sem roupas adequadas - impermeáveis, e em camadas - teria sido muito complicado (e até perigoso) fazer esta trilha no inverno! |
Como é a Trilha Traelanípa
Para você entender melhor a geografia do local, veja o mapa abaixo, do meu aplicativo Strava:
Veja também este mapa, que fica lá no início da trilha, onde é bem fácil visualizar e entender o percurso oficial:
a trilha começa no estacionamento, vai até a cachoeira que despenca no mar, depois volta e sobe até o alto da montanha e, então, começa o caminho de volta ao estacionamento |
A trilha começa no estacionamento, em Miðvágur, onde você deixa o seu carro (é grátis). São 7Km entre ida e volta ao estacionamento.
Nesse estacionamento tem um banheiro - estava aberto e nós usamos, é grátis.
O café onde se paga pelos ingressos estava fechado, então não foi possível pagar, pois não tem outra opção de pagamento.
A taxa para fazer essa trilha é bem salgada - 200 coroas por pessoa = U$ 29 - mas o café estava fechado quando chegamos e também quando saímos, e não há uma caixinha para pagamento do lado de fora.
Aliás, essa é mais uma vantagem de ir para as Ilhas Faroé no inverno: no verão, muitas trilhas exigem o pagamento de ingressos ou de guias para te acompanhar; no inverno, têm tão poucos turistas lá, que provavelmente nem compensa eles colocarem alguém para cobrar entradas.
Quando o café está aberto, você paga lá, com dinheiro ou com cartão de crédito.
Menores até 15 anos não pagam ingresso.
Bicicletas são proibidas na trilha.
a trilha começa no estacionamento em Miðvágur |
a taxa para fazer essa trilha é bem salgada, mas o café estava fechado quando chegamos e também quando saímos, e não há uma caixinha para pagamento do lado de fora |
eles mandam pagar o ingresso neste café, mas o café fica fechado no inverno - tem tão poucos turistas lá nesta época do ano que, provavelmente, nem compensa colocar alguém lá para cobrar entradas |
banheiro grátis no início da trilha |
café no início da trilha onde deveríamos pagar os ingressos |
A trilha vai do estacionamento até a Cachoeira Bosdalafossur, que deságua no mar - é o Lago Sørvágsvatn caindo no mar. Dali, você sobe até o alto da montanha Traelanípa, para ver a vista lá de cima - é do alto desta montanha, na beira do mar, que você terá aquela vista surreal do Lago Sørvágsvatn parecendo flutuar sobre o mar.
Esta parte final do trajeto é a que exige o maior esforço físico para subir a montanha.
No dia em que fomos lá, estava inclusive bem perigoso, porque parecia que os ventos iam nos carregar, e a neve fofa havia tapado tudo, então não conseguíamos identificar ONDE estava a trilha.
Acabamos "escalaminhando" montanha acima e, só quando estávamos lá no alto, lutando para tirar uma selfie com aquela paisagem surreal sem sermos carregados pelos ventos furiosos, foi que finalmente encontramos a trilha oficial, por onde descemos.
Mas aviso uma coisa: a "trilha oficial" é MUITO, exageradamente próxima dos penhascos. Com o vento que fazia naquele dia, era até perigoso ir pela trilha, pois ela fica realmente muito perto da beirada do abismo. Melhor ir um pouco mais por dentro!
Aliás, se você comparar o trajeto que registrei no meu Strava e a trilha "oficial" demarcada no mapa que postei acima, verá que a trilha que nós efetivamente fizemos foi diferente da oficial neste trecho final de subida da montanha, pois simplesmente não conseguíamos identificar por onde seguia a trilha, que estava completamente coberta pela neve fofa.
Trilha Traelanípa |
tivemos a sorte grande de chegar lá após uma nevasca e encontrar tudo coberto de neve, uma paisagem mágica e indescritível |
não se aproxime demais das bordas dos penhascos na Trilha Traelanípa |
do alto do penhasco Traelanípa, parece uma ilusão de ótica quando vemos o Lago Sørvágsvatn lá embaixo, parecendo flutuar sobre o oceano |
difícil é conseguir fazer uma selfie sem voar de cima do penhasco! |
o Lago Sørvágsvatn é bem calminho, em contraste com o Oceano Atlântico furioso lá embaixo! |
na descida do penhasco Traelanípa, finalmente encontramos a trilha oficial |
a Trilha Traelanípa vai pela encosta das montanhas acompanhando o famoso Lago Sørvágsvatn |
imagem de drone do Lago Sørvágsvatn "flutuando" sobre os penhascos de Traelanípa, acima do mar |
cuidado com as pedras soltas na trilha - você pode tanto torcer um pé, quanto escorregar e despencar de um penhasco |
Falei da parte "difícil" da trilha, mas a verdade é que nós nos divertimos muito!
Era nosso 1º dia nas Ilhas Faroé, estávamos entorpecidos com a beleza da paisagem, fazia tempo que não víamos tanta neve, e fizemos a trilha inteira brincando de guerrinha de bolas de neve e dando risada de nós mesmos cada vez que enfiávamos o pé na água gelada.
Parece a descrição de um horror, mas foi divertidíssimo heheheh...
Sem falar nos comentários "ácidos" do nosso aborrescente, que repetia sem parar, inconformado...
"Não dá para entender o que esses faroeses tinham na cabeça quando resolveram colonizar um lugar desses. Qual a necessidade?" 🤣
"Eu queria entender de quem foi a ideia de colonizar esse lugar."Pegoraro, Felipe. Inconformado com as condições climáticas das Ilhas Faroé.
Em resumo, é o seguinte: a imagem do lago parecendo flutuar realmente é impactante; a imagem da cachoeira que se encontra com o mar também.
As Ilhas Faroé são um assombro de lindas, e o Lago Sørvágsvatn são as Ilhas Faroé no seu melhor!
uma cascata congelada no meio trilha |
foi puxado, mas nos divertimos muito! |
até o aborrescente confessou que foi "legal" |
e o #medo de dar mais um passinho!? |
impactante, inesquecível, magnífico - todos os clichês possíveis não são suficientes para descrever esse lugar |
Lago Sørvágsvatn, Cachoeira Bosdalafossur e Trilha Traelanípa |
Cuidados nas trilhas das Ilhas Faroé
Antes de começar qualquer trilha nas Ilhas Faroé, vocês vão encontrar cartazes alertando para alguns cuidados que devem ter.
Em resumo, essas são as recomendações que li na maioria dos cartazes de sinalização de trilhas nas Ilhas Faroé:
- Mantenha-se nas trilhas, não crie novos caminhos - a não ser que estejam cobertas de neve e você não consiga encontrá-las 😜 kkkk...
- Não incomode ovelhas e pássaros que encontrar
- Mantenha um volume de voz baixo
- Carregue todo o seu lixo embora
- Não construa nem destrua antigos cairns (aqueles montinhos de pedra) - eles funcionam como sinalização
- Só é permitido acampar em campings - camping selvagem é proibido
- Tenha atenção extra com pedras soltas nas trilhas
- Não chegue muito perto das bordas dos penhascos, especialmente quando estiverem molhados e escorregadios - não vale a pena morrer por uma foto
- Não faça trilhas sozinho - avise alguém se for sozinho para uma trilha
- Antes de começar uma trilha, sempre consulte a previsão do tempo
- Mas lembre que, nas Ilhas Faroé, o tempo é imprevisível, então sempre se vista em camadas
- Respeite sempre a privacidade dos moradores
- Se informe sobre possíveis atividades de caça nas áreas onde for caminhar
- Deixe as cercas fechadas
- Se você planeja voar um drone, veja informações e restrições em Visit Faroe Islands
- Se tiver uma emergência, ligue 112 - se tiver um telefone 😐
- Lembre-se de fechar os olhos e respirar profundamente o ar mais fresco do mundo!
Lago Sørvágsvatn a caminho do mar |
não chegue muito perto das bordas dos penhascos, especialmente quando estiverem molhados e escorregadios - não vale a pena morrer por uma foto |
tenha atenção extra com pedras soltas nas trilhas |
mantenha-se nas trilhas, não crie novos caminhos - a não ser que estejam cobertas de neve e você não consiga encontrá-las 😜 kkkk |
antes de começar uma trilha, verifique a previsão do tempo, mas lembre que, nas Ilhas Faroé, o tempo é imprevisível, então sempre se vista em camadas |
E você, já esteve nas Ilhas Faroé? Fez a Trilha Traelanípa? Por favor, deixe as suas dicas das Ilhas Faroé nos comentários abaixo aqui no blog!
Deixamos muitas dicas desta viagem pelas Ilhas Faroé e Dinamarca salvas lá nos destaques dos stories no Instagram em @claudiarodriguespegoraro e @marlonpegoraro, espia lá!
Veja todas as fotos que publiquei na #LipenaDinamarca no Instagram!
Leia também:
Comente este Post:
0 comentários: