Menu

15 viagens para fazer com seu filho antes que ele cresça

15 viagens para fazer com seu filho antes que ele cresça - nossos lugares favoritos no mundo para viajar em família
viagens para fazer com seu filho

Para celebrar o dia dos pais, resolvi listar 15 viagens para fazer com seu filho antes que ele cresça - coincidentemente, esses são alguns dos nossos lugares favoritos no mundo!

Muitas pessoas, ao saberem que já estivemos em 87 países, sendo 61 deles com o Lipe, nos perguntam "e qual o lugar preferido"?!

Eu tenho até preguiça de pensar numa resposta pra essa pergunta, porque é simplesmente impossível escolher entre o Alaska ou a Patagônia, entre a Namíbia ou a Tanzânia!

Mas, há um tempo atrás, ganhei da minha irmã um livro chamado 500 lugares para levar seus filhos antes que eles cresçam, e fiquei pensando qual seria a NOSSA lista de viagens para fazer com seu filho antes que ele cresça - e, não por acaso, percebi que todos os lugares que eu indicaria a alguém para levar seus filhos enquanto pequenos são os mesmos que estão na nossa lista de top 15 viagens da vida. 

Aliás, tem uma única exceção: o único país que está na minha lista de viagens mais incríveis da vida que eu não indico a qualquer um é a Índia 😜

Embora seja um dos lugares mais fenomenais onde já pusemos os pés, eu sei que, de fato, a Índia não é para os fracos - e tem que ter muita coragem (e um pouquinho de inconsequência, talvez) para viajar pelo Subcontinente com um bebê como nós fizemos hehehe...

viagens para fazer com seu filho
a Índia é a maior viagem que alguém pode fazer no planeta Terra, mas não é para os fracos kkkk...

Vamos então à nossa lista de 15 viagens para fazer com o seu filho antes que ele cresça??

Leia também:


viagens para fazer com seu filho
o livro que inspirou esta lista de viagens para fazer com seu filho antes que ele cresça

Patagônia

Esta foi a 1ª viagem que eu e o Peg combinamos de fazer logo que nos conhecemos, e demorou muitos anos para sair do papel - eu não esperava tanto dela, e a Patagônia superou todas as nossas expectativas e sobrou!

Além da estupenda beleza natural - ainda não conheci outra região do mundo que tenha um conjunto tão grande de lugares tão incrivelmente bonitos - foi uma viagem muito bem planejada, em que nós fizemos uma coisa rara para nós: viajamos devagar.

Sempre queremos aproveitar ao máximo as nossas viagens, e acabamos nunca conseguindo ver tudo o que queremos no tempo disponível para as férias. Na Patagônia foi diferente: tínhamos bastante tempo e deu e sobrou para fazermos todo o planejado, lentamente, curtindo cada instante!

Slow travel é uma delícia, ainda mais com crianças - recomendo muito!

No nosso roteiro, Ushuaia, El Calafate e El Chaltén, na Argentina, e ainda Puerto Natales e Torres del Paine, no Chile.

Lá, nós fizemos alguns dos passeios mais inesquecíveis das nossas vidas: o Lipe começou a aprender a esquiar, nos afundamos na neve, passeamos num trenó puxado por cachorros, andamos de snowmobile, fizemos trilhas, caminhei sobre um glaciar, vimos uma cachoeira congelada, inúmeros animais e icebergs e nos maravilhamos com as impressionantes paisagens dos "cuernos del Paine" e dos Cerros Fitz Roy e Torre.

É uma viagem tão 'fácil', seja pela língua, pela proximidade ou pela moeda, que deveria ser "obrigatória" para todas as famílias viajantes brasileiras!

Para ler tudo bem organizadinho, veja o nosso post-índice da Patagônia!

Algumas das fotografias mais bonitas que nós já tiramos foram nesta viagem, e estão lá no Instagram, na hashtag #operaçaofimdomundo2013.


Veja tudo sobre a Patagônia aqui 😊

viagens para fazer com seu filho
trenó puxado por cachorros na Patagônia

Alaska

O Alaska foi, provavelmente, o lugar que mais me emocionou na vida, com aquela beleza natural crua  e exuberante tão diferente dos EUA continental. 

Foram, no total, 903 milhas percorridas em 8 dias. 

No caminho, muitos ursos, salmões, orcas, leões marinhos, focas, águias, glaciares, icebergs e algumas das estradas mais bonitas do mundo!

Estivemos na capital Anchorage, percorremos a Seward Highway - estrada mais bonita do Alaska, fomos ao Wildlife Conservation Center, subimos o Mt Alyeska Aerial Tram, fizemos passeio de barco, conhecemos os parques nacionais Denali e Kenai Fjords, tomamos algumas cervejas Alaskan White, e ainda conhecemos Talkeetna, cidadezinha fofinha que surgiu lá pelo início do século 20 como um centro de suprimentos para os mineradores de ouro, mas, desde os anos 50, se tornou famosa por ser um quartel-general para os alpinistas que partem de lá para expedições à montanha mais alta da América do Norte - visitamos até o cemitério dos alpinistas 😞

Veja tudo sobre o Alaska 😊

viagens para fazer com seu filho
glaciares, orcas e icebergs - muita emoção no Alaska

Montanhas Rochosas do Canadá

Em julho de 2015 fizemos mais uma maravilhosa viagem de motorhome em família - vocês já devem ter percebido que, dentre as nossas viagens favoritas, a maioria foi de motorhome, né!?

Alugamos um motorhome da Cruise Canada em Calgary, no Canadá, para viajar pelas Montanhas Rochosas, Whistler, Vancouver, Victoria, Seattle e arredores.

No total, foram 4320Km rodados em 23 dias!  

Vimos dezenas de marmotas, alces, ursos - inclusive encontramos um deles numa trilha, que quase matou pai e filho de susto - parecia um safari, muitos lagos azul-turquesa e verde-esmeralda, canyons, passeamos de caminhão-monstro por glaciares, atravessamos uma passarela suspensa de vidro, fizemos rafting em corredeiras, percorremos a Icefields Parkway, a estrada mais bonita do mundo, e nos maravilhamos com as paisagens espetaculares desta que é uma das regiões mais cênicas que já conhecemos. 

Leia mais sobre os nossos roteiros de motorhome

Veja tudo sobre as Montanhas Rochosas do Canadá 😊

viagens para fazer com seu filho
procurando pelos ursos ao longo da estrada mais bonita do mundo no Canadá

Islândia

De todas as viagens desta lista, a Islândia é a única em que o Lipe não foi conosco (fomos durante o ano escolar), e sempre nos arrependemos de não ter levado o nosso pequeno viajante conosco nesta grande aventura. 

A Islândia é o que há de mais "extraterrestre" neste planeta, com geisers cuspindo água, snorkel entre as placas tectônicas de 2 continentes, espetáculos de aurora boreal à noite, ovelhas e cavalos que mais parecem estrelas de cinema, campos de lava, glaciares, crateras vulcânicas, um avião caído numa praia de areia preta, uma outra praia cheia de diamantes, uma lagoa entupida de icebergs e uma Lagoa Azul de filme - a lista é infinita, e eu não consigo imaginar uma aventura mais inesquecível que você possa fazer com o seu pequeno viajante!

Veja tudo sobre a Islândia 😊

viagens para fazer com seu filho
o Lipe certamente diria que um avião no meio de uma praia de areia preta só pode ser um defeito na Matrix!

Eslovênia

Cavernas, castelos de contos de fadas, ilhas brotando no meio de lagos espetaculares, rios muito verdes correndo pelas montanhas e algumas das paisagens naturais mais espetaculares da Europa - eu não sei como recomendar mais a Eslovênia que, pra mim, é o país mais subestimado do continente!

O Lipe encarou um cavaleiro medieval no Castelo de Ljubljana, fez corrida de carrinho ao redor do Lago de Bled, jogou bola com amiguinho esloveno em Bovec, ferveu na Caverna de Postojna e ficou muito impressionado com o prisioneiro do Castelo de Predjama - tenho certeza que qualquer família do mundo adoraria viver todas estas experiências!

Veja tudo sobre a Eslovênia 😊


viagens para fazer com seu filho
paisagens de contos de fadas na Eslovênia

Noruega

Essa foi uma das nossas viagens de 'férias de julho' mais recentes - a nossa última viagem de motorhome pre-pandemia - e muitos de vocês acompanharam tudo pelos stories lá no Instagram ou pelos muitos posts que publiquei aqui no blog. 

A Noruega é, sem dúvidas, o país mais bonito da Europa, e fazer uma viagem de motorhome por lá com o seu filho será uma aventura certamente inesquecível!

Com a possibilidade de fazer free camping em praticamente QUALQUER lugar, chegar por terra até o Círculo Polar Ártico, ver o sol da meia-noite, muitas trilhas, cachoeiras que se jogam sobre estradas, histórias de Vikings e de Trolls, os túneis mais compridos do mundo, pontes que fazem curvas mirabolantes e as montanhas de Lofoten, que parecem ter nascido de dentro do mar querendo tocar o céu com seus picos pontiagudos, povoadas por aldeias de pescadores tão perfeitinhas que parecem 'fake'...a Noruega é um destino que vale cada coroa norueguesa que você vai gastar hehehehe...

Veja tudo sobre a Noruega 😊

viagens para fazer com seu filho
a trilha mais puxada que o Lipe já fez conosco: Preikestolen, na Noruega

Nova Zelândia

A Nova Zelândia foi a nossa 1ª viagem de motorhome e até hoje permanece na nossa lembrança como uma das melhores viagens que já fizemos em família!

Eu sempre ouvi falar que a melhor maneira de viajar pela Nova Zelândia era de campervan, e foi por isso que resolvemos alugar uma - nunca imaginei que fôssemos nos apaixonar por este estilo de viagem de uma tal maneira que os motorhomes virariam um vício para nós, e inspirariam quase todas as nossas viagens dali para fente!

Para quem inicialmente temia a longa viagem de avião cruzando meio planeta para chegar à NZ com uma criança tão pequena, o Lipe me calou a boca: se comportou melhor naqueles voos do que a maioria dos adultos que estavam no avião! 😂

Mesmo com a enorme diferença de fuso horário (15 horas!), nosso pequeno viajante já chegou a 1000 por hora, querendo subir na "outra torre do Buzz" (a Sky Tower de Auckland)!

Fizemos roteiros incríveis nas Ilhas Norte e Sul da Nova Zelândia, passando por Auckland, Rotorua, Taupo, Napier, Wellington, Picton, Nelson, Kaikoura, Greymouth, Punakaiki, Franz Josef Glacier, Fox Glacier, Lake Wanaka, Queenstown, Te Anau, Milford Sound, Mt Cook Village, Lake Tekapo, Christchurch...e tantos outros lugares!

O Lipe conheceu a neve em Queenstown, se encantou com os geisers do Te Puia em Rotorua, sobrevoou o Fox Glacier e o Mt Cook no seu 1º voo de helicóptero e, mais do que tudo, delirou com a nossa "casinha com rodas", como ele apelidou a nossa campervan!

A terra dos Kiwis certamente é um dos melhores destinos que eu posso te indicar para viajar com o teu filho antes que ele cresça!

Aqui você vê o vídeo da nossa viagem de motorhome pela Nova Zelândia.

Veja tudo sobre a Nova Zelândia 😊

viagens para fazer com seu filho
nossa 1ª 'casinha com rodas' na Nova Zelândia

Fernando de Noronha

Eu sei que muita gente vai me achar louca de indicar logo Fernando de Noronha como uma viagem para fazer com crianças quando tanta gente justamente contraindica levar crianças para Noronha, já que é um lugar sem nenhuma estrutura de apoio nas praias. 

Mas fazer o quê, se a gente é meio doido mesmo??

Em 1º lugar, Noronha é um dos lugares mais lindos do Brasil, e certamente tem as praias mais bonitas do nosso país. 

Se é um lugar tão lindo, porque não ir com seu filho?? 

Nós já estivemos lá 3 vezes, e levamos o Lipe à ilha quando ele era ainda um bebê! E, por incrível que pareça, Noronha é um dos lugares dos quais o Lipe mais tem lembranças: lembra especialmente dos golfinhos pulando na água, das mabuias, do Buggy que alugamos, de descer o buraco da Praia do Sancho amarrado no papai e dos picos Dois Irmãos 😎

Veja tudo sobre Fernando de Noronha 😊

viagens para fazer com seu filho
como era fácil viajar com este bebezão!

Namíbia

Querendo uma grande aventura africana em família? A dica é Namíbia!

Nas férias de julho de 2018 alugamos uma campervan 4x4 com baracas no teto para fazer um roteiro pela Namíbia, na África.

Rodamos 4145Km pelo país inteiro, vivendo momentos incríveis em família. 

Aliás, desde que voltamos desta viagem tenho um post no rascunho do blog sobre '20 coisas para fazer com seu filho na Namíbia' - mais um daqueles posts que nunca consigo tempo para tirar do rascunho! 

Desta viagem, trouxemos de volta para casa nas nossas mochilas um monte de cartões de memória cheios de lembranças, vídeos com gravações de intermináveis conversas noturnas de animais não identificados do lado de fora das nossas barracas, quilos e mais quilos de terra, areia e pó dos 4 cantos da Namíbia, e muitas, muitas histórias para contar, de abraços de cheetahs, kudus voadores, mulheres Himbas que nos ajudaram a desentupir nosso fogareiro a gás, troca de pneu no meio do deserto, negociações difíceis em várias línguas com as nativas Damaras...teve floresta petrificada, teve vulcão extinto, teve barco naufragado, teve fecho de barraca dando problema, teve noites e noites sem wifi jogando conversa fora na beira da fogueira, teve muitos braais e Windhoek lagers, teve torta de maçã e Schnitzel, teve eclipse lunar, colônia de focas gritonas, gente descendo rolando de dunas de areia gigantescas, teve acácias mortas, teve babuínos, zebras, girafas, leões e muitos elefantes. Teve tudo o que esperávamos e mais um pouco. 

Foram férias com todos os ingredientes de uma grande viagem. Uma viagem que contaremos aos nossos netos. 


Veja tudo sobre a Namíbia 😊

viagens para fazer com seu filho
a Namíbia deixou marcas

Marrocos

Outra grande aventura africana, mas desta vez com uma pitadinha de Oriente Médio!

Fizemos 1837km de carro alugado pelo Marrocos em 8 dias, e ficamos mais 3 dias em Marrakesh.

Foi uma overdose de paisagens de deserto, montanhas, cidades vibrantes, pequenos povoados perdidos no meio do nada, vegetação exuberante, desfiladeiros de arrepiar, choques culturais, mar, sol e muita neve. Foi lindo!

Vale lembrar que as estradas lá são lentas e o choque cultural é grande - é necessário tempo e uma mente aberta, além de uma boa dose de paciência, para conseguir absorver pelo menos um pouco de todo o exotismo que o Marrocos entrega 😝

Se você quer viajar com a sua família para um lugar "exótico", muito diferente, e não tão distante quanto a Ásia, podendo até fazer uma dobradinha com Portugal e Espanha, recomendo muitooooo que comece pelo Marrocos - você vai ter a oportunidade de viver momentos inesquecíveis com seu filhote, seja acampando no Deserto do Saara ou fazendo um safari de camelo.

Nesta viagem, o Lipe tinha 6 anos. Para nós, não tem lugar 'ruim' de viajar com uma criança, pois já temos um currículo longo; mas, se você ainda está debutando nas viagens com crianças, vá com a alma preparada, e lance mão de todos aqueles cuidados básicos de 4º mundo: lave as mãos com frequência, use roupas discretas, leve uma farmacinha básica, só tome água engarrafada e bem lacrada...enfim, o básico!

Quer saber o que o Lipe achou desta viagem pelo Marrocos? Bom, nós vínhamos de uma viagem de volta ao mundo que começou na Europa...vindos da modernidade do Japão e da Coreia do Sul, e depois de todo o mega desenvolvimento que ele experimentou na Finlândia, o Marrocos foi meio "chocante" para o pequeno, hehehe...

Anotei as perguntas e comentários mais "embaraçosos" que ele fez durante a viagem - dá para ter uma ideia das percepções do guri:

* "Porque eles não têm vaso, mãe?" (fazendo xixi naqueles buracos no chão)
* "Porque tem tantos cheiros, mãe?" (em todos os souks)
* "Meio fora de moda essas roupas deles, né?"
* "Não tem muita tecnologia por aqui..." (em todas as kasbahs)
* "Porque as crianças ficam pedindo dinheiro pra gente?" (nos vilarejos no interior do país)
* "A gente vai ter que falar de novo com aquelas mulheres que tapam os rostos com uns panos?"
* "Porque eles brigam tanto?" (sempre que precisávamos barganhar para comprar qualquer coisa)

Deu para sentir o drama? Claro que eu a-do-ro que ele consiga perceber tudo isso, todas essas enormes diferenças culturais, religiosas e sociais, um verdadeiro abismo, ainda mais com apenas 6 anos! 

E acho ótimo que ele "sinta o choque": a gente se preocupa tanto com a segurança dele, com a saúde, com a educação dele, no nosso dia a dia, que eu acho maravilhoso que, ao menos durante as viagens, a gente possa tirar ele da "bolha" de segurança que criamos, e que ele possa ver como é a vida real, no mundo real. 

Ver como vivem, de verdade, pessoas de culturas diferentes. O que comem, como se vestem, como lidam com os problemas do dia a dia, com uma língua diferente, um clima diferente, cheiros diferentes...essa é a graça de viajar. Se, mesmo durante as viagens que fazemos pelo mundo, mantivermos nosso filho dentro da "bolha" criada para os turistas, sem experimentar a realidade dos lugares aonde vamos, as viagens vão acrescentar muito pouco a ele! 

Sei que muita gente vai ao Marrocos e se hospeda fora das Medinas, em hotéis de redes hoteleiras conhecidas, ao invés de ficar em riads locais, só come em restaurantes que servem comida internacional, não entra nas kasbahs nem por decreto e só fala com locais se eles forem seus guias. Não é esse, definitivamente, o nosso tipo de viagem. Eu teria a impressão de que não fui ao Marrocos, se fizesse isso. 

Se esse tipo de viagem é o que te agrada e te deixa confortável, dou o maior apoio, mas as dicas que você vai encontrar aqui no blog são para o viajante raiz, e não para o viajante Nutella 😜



Leia tudo sobre o Marrocos no blog 😊

viagens para fazer com seu filho
uma aventura no Deserto do Saara no Marrocos

Ferrovia Transiberiana

Uma viagem de trem com seu filho atravessando 7 fusos horários, 3 países (Rússia, Mongólia e China) e 2 continentes (Europa e Ásia), que tal?

Contei num post aqui no blog o que o Lipe achou da nossa viagem transmongoliana com criança

A Ferrovia Transmongoliana é uma viagem possível para qualquer pessoa com algum tempo, um pouco de dinheiro e um bom senso de aventura. Nas nossas mochilas, muito bom humor e remédios variados para ressaca (não há transiberiana sem vodka).

Ao longo do percurso, seu filho vai ter a oportunidade de brincar com crianças russas, mongolianas, chinesas e de outras partes da Ásia Central, que também usam os trens transmongolianos (Ucrânia, Cazaquistão, Uzbequistão), conhecer outras culturas, outras brincadeiras e outras línguas - embora a linguagem da amizade infantil seja universal!

viagens para fazer com seu filho
nossas cabines nos trens transiberianos ficavam cheias de crianças de várias nacionalidades querendo assistir DVD com o Lipe!

A nossa opção foi pela Rota Transmongoliana, começando em São Petesburgo, na Rússia, e passando por Moscou, a impressionante capital da Praça Vermelha e do Kremlin, dos arranha-céus Stalinistas e bilionários do petróleo, parando em Suzdal para provar a medovukha, em Nizhny Novgorod, às margens do Rio Volga, Kazan, a multicultural capital do Tatarstão, Yekaterinburg, Novosibirsk, Krasnoyarsk, Irkutsk, Listvyanka, na beira do Lago Baikal, a safira da Rússia, lago mais profundo e mais antigo do mundo, que contém quase 1/5 do total de água fresca do globo terrestre, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, uma pausa imprescindível para comemorar o aniversário de 2 aninhos do nosso pequeno viajante em Ulan-Ude, antes de cruzar a pulsante capital da Mongólia, Ulaanbaatar, Datong, já em território chinês, terminando nossa incrível jornada transmongoliana na Beijing pós-Olímpica em que se transformou a antiga capital imperial da China.

Não é uma aventura para quem tem pressa (a velocidade média dos trens não ultrapassa os 70Km/hora), nem são os trens particularmente glamourosos, mas uma viagem transiberiana é, certamente, uma jornada para se lembrar para sempre.

Nós não vamos enganar ninguém dizendo que viajar pela Rússia é fácil. Não é. 

A língua dificulta muito a comunicação, e a cara inicial dos russos é gélida. A acessibilidade para andar com um carrinho de bebê também não é das melhores. Comprar passagens para os trens era ou uma tortura ou a glória do nosso dia: eu saía dos guichês bufando de raiva e gritando para as atendentes que elas eram vacas mal-amadas (em português, óbvio, para não correr o risco...), ou então saía com vontade de beijar a funcionária, tamanha a alegria de ver o esforço dela para nos ajudar.

Tolerar alguns perrengues faz parte, mas a Rússia é um país único, que todos deveriam ir ver por si mesmos! O país de Pyotr Tchaikovsky (O Lago dos Cisnes e O Quebra-nozes), Fyodor Dostoevsky (Crime e Castigo, O Idiota, Os Irmãos Karamazov, A Casa dos Mortos), Leo Tolstoy (Guerra e Paz, Anna Karenina), Boris Pasternak (Doutor Zhivago) e Vasily Kandinsky não decepciona.

Até parte do caminho, optamos pela classe Platskartny, que é a 3ª classe (existem outras piores, hehehehe), com caminhas duras em cabines abertas para 6 pessoas que, no fim dos trechos, mais se pareciam com alojamentos em campos de concentração. Os trechos eram mais curtos. Mais adiante, começamos a reservar cabines na classe Kupeyny (2ª classe) - são cabines fechadas para 4 pessoas, onde a gente tinha mais privacidade. 

Um dado interessante sobre a Rússia é que ela, sozinha, ocupa mais de 1/6 da face da Terra! Os 3 países interligados pelas rotas transiberianas cobrem mais de 1/4 do globo terrestre, sendo a Rússia o maior país do mundo, com a China em 4º lugar e a Mongólia em 8º. 

Atravessamos regiões de tundra, taiga, estepe e deserto; cruzamos o Rio Volga, o mais comprido da Europa, com 3690Km. Para quem faz essa viagem direto, sem parar em nenhuma cidade no caminho (coisa mais sem graça!), o trecho Moscou - Beijing leva quase 7 dias (6 dias e algumas horas) para se percorrer, numa jornada de 7865Km. 

Como nós fizemos vários desvios no caminho, nosso percurso deu mais de 8000Km, e levamos uns 35 dias no total para completar a viagem entre a Rússia, Mongólia e China!

Leia mais sobre a nossa viagem pela Rússia com o Lipe aqui:


Saiba tudo sobre a Ferrovia Transiberiana 😊

viagens para fazer com seu filho
prestes a embarcar em mais um trem transiberiano na Rússia

Tailândia

Na nossa 2ª viagem à Tailândia, o Lipe tinha 2 anos - chegamos em Bangkok no dia 14 de julho e só fomos embora de lá definitivamente em 21 de setembro! Nesses mais de 2 meses, entre idas e vindas pelo Sudeste Asiático (Mianmar, Laos, Indonésia, Singapura, Malásia), estivemos 4 vezes na Tailândia! 

Em 2019, voltamos ao país dos sorrisos e ficamos 4 dias na Ilha de Koh Lipe. O nosso pequeno viajante adorou conhecer a ilha que tem o nome dele hehehe...

Depois de muito rodar pela Tailândia, minhas melhores dicas são: aprenda a cumprimentar e agradecer em tailandês - "Sawadee ka" e "Kap khun ka" - sorria de volta, faça uma verdadeira thai massage, lembre de tirar os sapatos antes de entrar nos lugares, assista a uma luta de muay thai, coma muitos pad thais e Nutella pancakes e tome vários pineapple shakes e Chang beers em Banglamphu

Leve seu filhote para conhecer um mercado flutuante, nadar nas águas cristalinas de Koh Phi Phi, Ao Nang Beach, Railay ou Koh Poda, faça um passeio de barco até a ilha do James Bond ou pelo Rio Chao Phraya em Bangkok, e compre muitas quinquilharias no Mercado Chatuchak e na Khao San Road.

Você terá as férias da sua vida na Tailândia 💓


Veja tudo sobre a Tailândia 😊

viagens para fazer com seu filho
leitinho nos templos tailandeses

Indonésia

Outra terra de mares cristalinos e vulcões fumegantes. 

Já pensou em passar suas férias em família num lugar onde você pode aproveitar as praias paradisíacas das Ilhas Gili num dia, participar do funeral de uma rainha balinesa em Ubud no dia seguinte, continuar seu roteiro por terraços de arroz, comer muito nasi goreng e subir um vulcão com seu filhote!?

Foram 15 dias de andanças pela Indonésia e suas ilhas com nosso pequeno viajante. Teve experiência de terremoto no hotel de Yogyakarta. Foi a única vez na vida que precisamos usar nosso seguro-saúde de viagem para o Lipe, que quase deixou um dedinho do pé por lá - e, mesmo com esses perrengues, temos as melhores lembranças desse paraíso asiático!

O Lipe nunca mais esqueceu das "cucas" (como ele chamava as estátuas budistas) de Prambanan e Borobudur!

Leia mais sobre a Indonésia 😊

viagens para fazer com seu filho
prestando homenagens às 'cucas' de Borobudur

Japão

Experimentar a inacreditável educação do povo japonês e a verdadeira culinária japonesa (que não tem nada a ver com esses sushis cheios de cream cheese que a gente vê por aqui), ver o Monte Fuji passar ao nosso lado da janelinha de um trem-bala Shinkansen, se hospedar num Ryokan, ver os macacos do Parque de Iwatayama em Quioto e os cervos de Nara e de Miyajima, espiar as gueixas no Gion, passear pela floresta de bambu de Arashiyama, pelo Templo Dourado de Quioto ou pelo Castelo de Himeji, ver toda a modernidade de Tóquio, a atividade frenética no mercado de peixes de Tsukiji, as meninas-boneca de Harajuku e a loucura do cruzamento de Shibuya (o mais movimentado do mundo) - foram todas experiências inesquecíveis para nossa família. 

Mas, provavelmente, o que mais impressionou o Lipe foi o Museu de Hiroshima, dedicado a contar a história da bomba atômica que destruiu a cidade, e a quantidade absurda de neve que vimos nos vilarejos de Takayama, Hida-Furukawa e Shirakawa-go - nunca tínhamos visto tanta neve na vida!

O Japão é uma das viagens mais incríveis que você fará na sua vida - vai por mim!

Veja tudo sobre o Japão 😊

viagens para fazer com seu filho
o Japão inspirou pai e filho nas fotos!

Israel

Sobre esta viagem, o próprio Lipe escreveu suas percepções num post aqui no blog: Minhas férias de volta ao mundo - uma longa viagem vista pelos olhos de uma criança.

Israel foi um lugar que impressionou muito nosso pequeno viajante - conhecer o lugar onde Jesus nasceu na Palestina, onde ele morreu em Jerusalém, a ansiedade para chegar pertinho do Muro das Lamentações, aprender sobre o Shabbat, ver como os judeus celebram um Bar Mitzvah, passear pelo Monte das Oliveiras, tomar suco de romã e flutuar no Mar Morto - foram todas experiências que deixaram lembranças fortes nele. 

No diário de bordo, ele escreveu: 
"A comida era muito exótica e algumas vezes eu não gostei.

Além disso, fomos no "Mar Morto", também conhecido como uma praia onde os banhistas não podem afundar devido à grande quantidade de sal na água. Havia também uma lama muito especial que dizem que até cura machucados, mas eu acho que isso é um mito porque não funcionou comigo - ao contrário, a água salgada deixou minhas feridas ardendo!"
Sabe aquele lugar que tu viu na tv, em filmes, documentários, milhares de fotos, e que tu sonhas conhecer? Aquele lugar que te emociona, que é mais bonito ao vivo do que nos teus sonhos? Aquele lugar que te faz sentir que, de fato, é bom estar vivo para ver isso com seus próprios olhos!? Assim é Israel.

Em Jerusalém, tu vais caminhando bem tranquilo pela rua, olha pro lado e páaaa! Ali está o lugar onde nasceu Maria! Juro que foi assim comigo! É assim o tempo todo quando a gente está lá! 

Não precisa nem ser religioso para se emocionar num lugar assim...eu não sou budista e me encantei em todos os lugares onde Buda nasceu, meditou e tal na Índia...acho que basta ser humano e se interessar por outras culturas para se sentir incrível conhecendo lugares que têm uma importância histórica desse tamanho!

Foram 6 dias na Terra Santa, 6 dias que nunca vamos esquecer. 

Veja tudo sobre Israel 😊

viagens para fazer com seu filho
experimentando um banho de lama no Mar Morto em Israel

Parece que, quanto mais lugares nós vemos e experimentamos, mais percebemos como o mundo é grande.

Quanto mais conhecemos, mais notamos o quão pouco sabemos das coisas, quantos lugares ainda temos para visitar, quanto ainda há para aprender.

Talvez isso seja esclarecimento o suficiente - saber que não há um lugar de descanso final da mente, nenhuma certeza presunçosa. Talvez a sabedoria seja justamente perceber o quão pequeno e sem sabedoria eu sou, e o quão longe eu ainda tenho que ir.

Palavras do Anthony Bourdain, mas poderiam ser minhas, porque é exatamente como me sinto! Lá se vão quase 90 países na conta e, quanto mais conheço, mais quero conhecer! Com o Lipe na bagagem, claro! 

E aí, gostou da nossa lista de 15 viagens para fazer com seu filho antes que ele cresça? Conhece algum destes lugares? Concorda com a gente? Que lugar VOCÊ indicaria para viajarmos com nosso pequeno viajante antes que ele cresça (mais ainda 😜)?? Qual destes lugares você gostaria de conhecer com seu filhote?

Deixe a sua dica na nossa caixinha de comentários aí embaixo, vamos adorar saber as indicações de vocês!

viagens para fazer com seu filho
vocês devem ter percebido que muitas das nossas viagens favoritas da vida foram feitas de motorhome 😊

viagens para fazer com seu filho
viajamos de campervan pela Nova Zelândia

viagens para fazer com seu filho
na Namíbia, viajamos neste 4x4 com barracas no teto - uma super aventura para fazer com seu filho antes que ele cresça!

Esse post é parte de uma blogagem coletiva - veja + dicas para o dia dos pais aqui:

Turismo em Família - Viagens para fazer com seu pai
Vamos viajar pra onde agora - Passeio no dia dos pais - Vila St. Gallen

Veja mais fotografias e dicas das nossas muitas viagens em família em #felipeopequenoviajante no Instagram.


Não esqueça de curtir a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas aventuras! 

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os nossos vídeos você assiste no YouTube - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:


15 viagens para fazer com seu filho antes que ele cresça
15 viagens para fazer com seu filho antes que ele cresça

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

6 comentários:

  1. Que lista incrível de viagens! Imagino que, com tantas viagens na bagagem, tenha sido difícil escolher somente 15 rsrsrs Não viajamos tanto quanto vcs, mas concordo que as viagens preferidas são aquelas em que "carregamos" as crianças junto.

    ResponderExcluir
  2. Arrasou na lista! Eu fui para vários deles sem as crianças, mas com eles dei check em Islandia, Tailândia, Montanhas Rochosas e Fernando de Noronha. Um mais lindo que o outro! beijos Pati

    ResponderExcluir
  3. Amei demais sua lista! Não conheço ainda esses 15 destinos. Que vontade de fazer essas viagens com meus filhos antes que eles cresçam!

    ResponderExcluir
  4. Que lista!!! Vontade de sair correndo com meus guris pro que falta! Mas concordo que Noronha é loucura NÃO IR, os meus amaram, e eu também claro. Foi uma das viagens mais lindas que fizemos, e meu mais novo tinha 2 anos na época ficou por meses falando de lá!

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus! Que lista maravilhosa! Arrasou muito! Essa lista de viagens com filhos é super inspiradora!!! Vou dormir com essa sua lista na minha cabeceira

    ResponderExcluir
  6. Amei a sua lista de viagens de pai com filhos. Realmente são lugares incríveis. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir