No ano passado (já estamos em 2012!!!) fizemos uma viagem de trem pela ferrovia transmongoliana com a nossa malinha de 01 ano conosco. Ele gostou muito da viagem, completou 02 aninhos no trem, curtiu muito os vagões, fez farra e, principalmente, muitos amigos. Se você tem alguma dúvida quanto a levar ou não o seu filho numa aventura transiberiana, ou transmongoliana, não se preocupe: ele com certeza vai curtir mais a viagem (e os trens) do que você, e certamente fará muitos amigos, porque os russos e mongolianos viajam direto com as crianças nesses trens, então sempre tem uma galerinha em cada vagão! Muitos trens também têm vagão restaurante, onde você encontra strogonoff aos montes para as crianças, e todos, sem exceção, têm um reservatório de água fervendo, que você pode pegar à vontade para fazer sopinhas de pacote ou fazer mamadeiras, cafés, chás... A única parte meio ruim é dormir, porque as caminhas são estreitas para você dormir com uma criança grande. Como o Lipe ainda era pequeninho, não tivemos muitos problemas, eu dormia de conchinha com ele nas caminhas, mas para uma criança maior recomendo que você compre um sleeper separado (embora seja meio caro)...
como o pequeno viajante tinha um DVD portátil, juntava uma criançada na nossa cabine
para assistir as aventuras do Mate!!
quando a gente se dava conta as nossas camas estavam tomadas de fedelhos russos...
e o povinho continuava chegando...
até umas gatinhas russas, futuras Sharapovas, chegavam para ver Madagascar
outras vezes, as brincadeiras eram nos corredores...
eles ensinavam o Lipe a brincar com os brinquedinhos russos e brigavam pela bola do Grêmio
brasileirinhos e russinhos na maior sintonia heheheh...
os carrinhos também faziam sucesso no corredor
os amigos preferidos do Lipe eram sempre os maiorzinhos, que davam bola para ele...
fazendo arte num trem transmongoliano
ou jogando bola com as futuras Sharapovas...
foi diversão interminável de Moscou a Pequim!!!
Ao longo do percurso, seu filho vai ter a oportunidade de brincar com crianças russas, mongolianas, chinesas e de outras partes da Ásia Central, que também usam os trens transmongolianos (Ucrânia, Cazaquistão, Uzbequistão), conhecer outras culturas, outras brincadeiras, outras línguas, embora a linguagem da amizade infantil seja universal!!!
Sempre acompanho seu blog. Infelizmente viagens internacionais ainda não estão dentro do meu bolso, mas tenho feito muitas viagens dentro do meu estado (Ceará) e pelo Brasil, como minha bebê de 9 meses. Quando fizermos nossa viagem internacional, venho aqui colher mais dicas.
ResponderExcluiro q importa é colocar o pé na estrada, o destino, na verdade, é o q menos importa hehheh...nós estamos pensando em ir ao Ceará em março! é uma época boa? e vale a pena ir a Canoa Quebrada?
ExcluirTambém somos apaixonados por viagens e adoramos o seu blog! Por coincidência nosso pequeno aventureiro também se chama Felipe. Estamos planejando fazer a transiberiana e suas dicas estão sendo maravilhosas e encorajadoras!
ResponderExcluirqquer dúvida, é só perguntar, viu?! o Lipe aí vai amar!!!
ExcluirClaudia, te admiro viu! Eu sou louca de vontade de fazer esse tipo de viagem, mas não tenho coragem com a bebê... Sei lá, medrosa ... Mas adorei "viajar" com você. Se der um dia vou pra Moscou. Dali só sigo de trem quando ela for maiorzinha. Beijão e parabéns pelo blog!
ResponderExcluirCláudia... Socorroooooooooooooooooooooooooo rs!
ResponderExcluirEstou indo no início de julho fazer a transmongoliana... Comecei a viajar a pouco tempo (uns dois anos), mas jah tenmho algumas experiências de viagem... Quase sempre vou sozinho, meu inglê s é horrível, mas mesmo assim, n faltam vontade e coragem... O idioma n será o problema, pois já fuia para países copmo Croácia, Bósnia, Turquia, Grécia, ... e o idioma n foi o problema. Sempre "me virava" rs.
Sempre programo td sozinho e compro pela net. Queria comprar os bilhetes de trem jah daqui do Brasil. Em qual site encontro e posso comprar com segurança?
Agrardo!