Menu

Como tirar visto para o Irã

Saiba como tirar vistos para visitar o Irã

visto para o Irã

Saiba como tirar vistos para visitar o Irã

Brasileiros precisam de visto para entrar no Irã.

Os vistos para viajar ao Irã são relativamente simples de se conseguir (ao menos para Brasileiros), mas você precisa estar bem informado para não cometer erros bobos no processo, que podem acabar resultando num visto iraniano negado. 

Eu mesma, depois de preencher e enviar todos os formulários, li que profissões como jornalistas, militares, policiais ou funcionários do governo em geral podem não ser vistas com muito bons olhos pelo Ministério de Assustos Estrangeiros Iraniano (MFA), órgão responsável pela emissão dos vistos no Irã, e fiquei com o coração na mão. 

Pra piorar minha ansiedade, a agência que contratamos para intermediar nossos vistos havia dito que normalmente a carta de aprovação sai em 2 dias, e a do Peg chegou em menos de 24hs, enquanto que a minha não chegava nunca! Daí ainda vieram a quinta e a sexta-feiras, que são o "fim de semana" no Irã, dias não-úteis, só pra me deixar ainda mais nervosa!

Finalmente, no sábado, chegou a minha "Visa Grant Notice", uma pré-aprovação com a qual é quase que 100% garantido que eu poderia simplesmente pegar meu visto iraniano no aeroporto onde chegaríamos ao país! 

Quando nossas autorizações de vistos finalmente chegaram, depois de alguns dias de espera com o ❤ na mão, foi que me caiu a ficha que agora era "real oficial": depois de uns 15 anos de sonho e muitos planejamentos, finalmente iríamos tirar essa aventura do papel. 

E olha, essa era uma daquelas aventuras de dar frio na barriga!

Mas existem outras maneiras de se conseguir o visto para o Irã, especialmente para pessoas que se planejam com mais antecedência do que nós hehehe...

Vou explicar tudo pra vocês aqui, pros e contras de cada opção, e aí vocês podem escolher o que é melhor pra vocês.

Veja todas as fotos e dicas desta viagem que publiquei na #PVnoIra no Instagram! E mostrei tudo nos stories também, tem várias pastas de destaques do Irã lá! ❤

Veja também:


visto para o Irã
"Visa Grant Notice" do Irã para o Peg - uma carta de pré-aprovação que garante que você chegará ao Irã e poderá obter o seu VOA - Visa On Arrival no aeroporto (visto comprado na chegada)

Requisitos para viajar ao Irã 

Quando viajamos ao Irã, em abril de 2022, a pandemia ainda estava restringindo viagens, então era necessário ter o certificado de vacinação para Covid em inglês E um teste PCR feito no máximo 72hs antes da entrada no Irã.

Além disso, era necessário preencher um formulário online antes da chegada ao Irã no site self-decleration COVID-19 ou aqui

Acredito que, atualmente, basta ter OU o certificado de vacina OU o teste PCR, mas recomendo que, antes de viajar, você verifique todas as restrições de viagens ao Irã relativas à pandemia no Iata Travel Map. Pra mim, esse sempre foi o site mais seguro para informações relativas a restrições de viagens referentes à Covid-19. É o site usado pelas companhias aéreas para verificar quais são as atuais restrições de saúde de cada país, então é o mais seguro de estar atualizado e você ter certeza de que está em mãos com todos os documentos que a sua companhia aérea vai exigir para o embarque. Quando viajamos para a Tanzânia, Quênia, Catar, Maldivas, Nepal e Irã - todas as nossas viagens mais recentes, seguimos as informações do Iata Travel Map e sempre deu certo!

Além disso, para pedir os vistos para o Irã, era necessário informar o nosso roteiro detalhado no país e os hotéis onde iríamos nos hospedar. Eu acredito que não tem problema nenhum se depois você alterar o roteiro ou as suas hospedagens, mas acredito que é necessário ter em mãos, quando chegar ao país, pelo menos algumas reservas de hotel para os seus primeiros dias no Irã para mostrar na imigração, caso eles peçam para ver. Em último caso, se você não tem certeza de qual vai ser exatamente o seu roteiro no Irã, sempre é possível fazer algumas reservas canceláveis, só para ter algo impresso para mostrar aos agentes da imigração iraniana 😜

E, por último - e essa regra vale para praticamente todos os países do mundo - é necessário ter as reservas dos seus voos de volta.

Dica do pequeno viajante para quem viaja ao Irã: leve todos os documentos impressos, especialmente o seguro, onde deve constar claramente que é válido para o Irã. Ouvi histórias de pessoas que quiseram mostrar documentos na tela do celular (como passagens aéreas, reservas de hospedagem ou apólices de seguro) e eles não aceitaram.
visto para o Irã
quando viajamos ao Irã, era necessário preencher um formulário online antes da chegada ao país e imprimir e levar impresso

visto para o Irã
os requisitos de saúde para viajar ao Irã mudaram ainda na véspera da nossa viagem


visto para o Irã
verifique os requisitos para viajar a cada país nos sites oficiais sempre antes de viajar

Seguro de viagem para o Irã

Fizemos nossos seguros de viagem para o Irã através da agência 1stQuest

Recomendo essa agência, foram rápidos e responderam todas as minhas dúvidas. 

O seguro de viagem para o Irã é [supostamente] obrigatório. Mas porque o 'supostamente' entre colchetes?? Porque é obrigatório, segundo informado pelo governo iraniano, mas, aparentemente, pode ser feito direto no aeroporto na chegada e ninguém nos pediu para ver. 

Vou explicar melhor:

Como os seguros que a gente normalmente usa em viagens (World Nomads, Assist Card, seguros gratuitos do Visa) não têm cobertura/validade no Irã, o governo iraniano exige que você faça um seguro obrigatório de viagem iraniano

Não nos pediram para ver esse seguro em nenhum momento (nem na imigração, na chegada ao país), mas, como o valor do seguro era bem em conta (20 euros por pessoa para toda a viagem), achei que valia a pena fazer o seguro com antecedência sim, por descargo de consciência e para evitar perrengues na chegada ao Irã, caso eles pedissem. 

Como a mesma agência 1stQuest, que já estava providenciando para nós a função dos vistos, também oferecia o serviço do seguro de viagem para o Irã, resolvi já me garantir e deixar tudo pronto com antecedência. Sim, fui mais precavida do que nunca nesta viagem, mas era o Irã, né gente!? Não queríamos correr nenhum risco de algo dar errado com as autoridades de imigração iranianas no Aeroporto de Shiraz na nossa chegada de madrugada!

Também ouvi falar que, se você chega ao país pelo Aeroporto de Teerã, é fácil fazer esse seguro no próprio aeroporto, na chegada ao Irã, caso ele seja solicitado (li que custaria algo em torno de 12 euros). Mas, como chegaríamos pelo pequeno Aeroporto de Shiraz, no meio da madrugada, achei que não valia a pena arriscar. 

Sem falar que não é só uma questão de papelada para conseguir entrar no país, mas também (e principalmente) o fato de estar segurado no caso de uma emergência: nas nossas apólices de seguro iranianas providenciadas pela agência 1stQuest havia uma parte escrita em inglês que dava para saber direitinho a cobertura que teríamos 😜

visto para o Irã
nas apólices de seguro iranianas providenciadas pela agência 1stQuest havia uma parte escrita em inglês com a cobertura que teríamos em caso de alguma emergência 

Como tirar visto para o Irã

Existem 3 formas de tirar vistos para visitar o Irã:

* na Embaixada do Irã em Brasília
* VOA - Visa On Arrival, que é o visto na chegada ao país com carta de aprovação
* VOA através de uma agência de viagens com carta de aprovação

visto para o Irã
fila da imigração no Aeroporto de Shiraz no Irã

1 Visto do Irã na Embaixada em Brasília

É necessário o envio dos documentos e do passaporte para a Embaixada - esse é o lado ruim, para quem mora no RS. Para quem mora em Brasília, uma beleza!

O lado bom é que, tanto o atendimento por telefone na Embaixada do Irã, quanto as informações por email, foram bem simpáticas e eficientes. 

Não era uma opção para nós, porque essa função de mandar os passaportes por correio pra lá e pra cá era um perigo e, mesmo com Sedex, não tínhamos garantia de que receberíamos nossos passaportes de volta com os vistos para o Irã antes da data da nossa viagem. 

Mas é uma ótima opção para quem se planeja com mais antecedência (uns 30 dias antes, pelo menos). 

Além de você já sair de casa com os vistos garantidos no seu passaporte, ainda acho que fica um pouco mais barato, mesmo acrescentando os custos com Sedex.  

Abaixo vou colar as instruções que a Embaixada do Irã em Brasília me passou por e-mail - veja que nós NÃO fizemos este tipo de visto antecipado, então, se você tiver dúvidas sobre as informações abaixo, que eles me passaram por email, eu não vou poder te ajudar. 

Entre em contato direto com a Embaixada de Brasília pelo email setorconsular@gmail.com.

O visto para viajar ao Irã deve ser solicitado diretamente na Embaixada do Irã em Brasília, o que pode ser feito pessoalmente ou encaminhando os documentos pelos Correios.

O requerente deverá observar que todos os campos do formulário precisam ser preenchidos corretamente, o formulário deve ser impresso e assinado.

O prazo para emissão do visto é de no máximo 15 dias úteis a partir da chegada da documentação na Embaixada, caso esteja tudo correto. 

O prazo de validade do visto é de 90 dias após a emissão.

Documentação necessária para o visto do Irã:
  1. Formulário de visto eletrônico preenchido através do link
  2. 1 foto 3x4 recente
  3. Passaporte original válido, com no mínimo 2 folhas em branco e sequenciais, o que equivale a 4 faces
  4. Comprovante de pagamento da taxa consular, que deverá ser feito via depósito bancário ou transferência eletrônica
  5. Confirmação da reserva do hotel durante toda a permanência no Irã
  6. Atestado de saúde indicando ausência de doenças tais como Malária, Dengue, Febre Amarela e HIV
  7. Teste PCR até 72hs da entrada no Irã
  8. Certificado de Vacinação completa da Covid 19
O visto pode ser estendido por 2 semanas no Irã caso seja solicitado às autoridades locais.

Horário de Funcionamento da Seção Consular: segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 15h30 às 17hs. 

Endereço: 
Embaixada da República Islâmica do Irã
SES, Avenida das Nações 809, lote 31, Asa Sul - Brasília/DF, CEP 70421900
Telefone (61)3242-5733
A taxa consular não será reembolsada caso o visto seja negado ou não seja emitido, e não há emissão de recibo de pagamento da taxa.

Dados bancários para pagamento da taxa consular:
  • BANCO DO BRASIL
  • Agência 1606-3
  • Conta corrente 403315-9
  • CNPJ: 04.119.077/0001-36
visto para o Irã

2 Visto do Irã através de uma agência de viagens

A outra opção, além da Embaixada do Irã em Brasília, é tirar o visto para o Irã através de uma agência de viagens. 

Fiquei super em dúvida se eu deveria fazer o procedimento através de uma agência OU direto no site do Ministério dos Assuntos Estrangeiros do Irã, para obter o VOA (Visa On Arrival). 

Em ambos os casos, você recebe uma carta de pré-aprovação do seu visto por email, que você vai imprimir e levar junto com outros documentos necessários para apresentar no aeroporto, na sua chegada, onde será confeccionado o visto.

A grande diferença é que as agências garantem mais agilidade a este processo de obtenção da carta de aprovação: enquanto no site do Ministério eles falam em 10 dias úteis, as agências relatam que, na maioria dos casos, conseguem a carta de aprovação em apenas 2 dias úteis

Como decidimos viajar em cima da hora e eu dependia dos vistos iranianos para poder fazer reservas de hoteis, carro, etc, decidi gastar 58 euros (que é o valor que a agência cobrava pra fazer esse serviço de "despachante"), para agilizar as coisas. 

Nunca saberei se valeu a pena - se através do site no Ministério dos Assuntos Estrangeiros do Irã não seria igualmente rápido - mas, pelo menos, recebemos nossas cartas de aprovação e pude seguir planejando o restante da nossa viagem com mais tranquilidade. 

Conseguimos as 2 cartas de autorização para os vistos (minha e do Peg) através da agência 1stQuest, como já mencionei acima (a mesma que fez nossos seguros de viagem para o Irã). 

As cartas custaram 58 euros (29 cada uma).
Atenção: esta é apenas a carta que garante que o seu visto foi pré-aprovado e te dá 99% de certeza que você não será deportado na chegada ao Irã SE apresentar todos os documentos necessários. Ela NÃO é o visto em si!
Na chegada ao Irã, você ainda terá que pagar 80 euros por cada visto, apresentar passaportes válidos por 6 meses e com 4 páginas em branco, reservas de hoteis e voos de saída do país e também apresentar o seguro viagem, como já expliquei acima. 

Veja os custos então:
  • seguros de viagem ao Irã (obrigatório): 20 euros cada um
  • cartas de autorização para os vistos (opcional): 29 euros cada uma
  • vistos iranianos: 83 euros cada um (explico melhor abaixo)

visto para o Irã
nossos gastos com seguros de viagem ao Irã e cartas de autorização para os vistos

Sites úteis: 
  • https://evisa.mfa.ir/en/visa-arrival/
  • https://evisatraveller.mfa.ir/en/request/
Em resumo, nós fomos pelo caminho mais seguro para quem decide viajar na última hora, que é obter uma carta de autorização para os vistos através de uma agência de viagens, a qual funciona como uma pré-aprovação para você comprar os vistos na chegada ao Irã. 

Não é uma providência imprescindível, mas foi a maneira mais segura que encontramos, já que decidimos viajar em cima da hora e não tínhamos tempo hábil para enviar nossos passaportes para a Embaixada do Irã em Brasília (para fazer os vistos antes de embarcar). 

Chegando ao Aeroporto de Shiraz, ainda pagamos mais 166 euros pelos 2 vistos iranianos.

Na verdade, sabíamos que os vistos iranianos custam 80 euros cada um, mas, no Aeroporto de Shiraz, o carinha nos cobrou 166 euros pelos 2 vistos.

Imagino que os 6 euros cobrados a mais sejam a 'comissão' ou 'taxa de serviço' do oficial da imigração que foi chamado às pressas e teve que se levantar da cama as 5hs da manhã para ir lá fazer os vistos de 2 gringos que apareceram do nada no Aeroporto de Shiraz no meio da madrugada 🤣

Eu é que não ia ficar encrencando com o oficial da imigração iraniana mal dormido por causa de 3 euros de propina que ele estava cobrando 😮

O lado bom é que no Irã eles não carimbam os nossos passaportes com os vistos iranianos - eles dão o carimbo do visto numa folha à parte, assim como em Israel - desta forma, provavelmente não teremos problemas para entrar em outros países por termos visitado o Irã, já que não ficou nenhum registro nos nossos passaportes da nossa visita ao país. 

Inclusive já tivemos que renovar nossos vistos americanos depois desta viagem ao Irã, e isso não foi um problema.


visto para o Irã
no Irã eles não carimbam os nossos passaportes com os vistos iranianos - eles dão o carimbo do visto numa folha à parte

Vou colar aqui abaixo o email que recebi da agência 1stQuest quando nossas cartas de autorização foram aprovadas:

We have just received your Authorization letter from MFA (Ministry of Foreign Affairs). With this letter you have your visa and just need to collect it. In the visa application form, you chose to collect your visa from Shahid Dastghaib Airport, Shiraz (SYZ).

Before collecting your visa, prepare the following list of items:
  • Print of your authorization letter
  • Passport (which must be valid for the next 6 months with two blank pages)
  • 2 recent passport sized photos
  • Travel insurance valid for Iran (not all travel insurances are valid for Iran)
  • Visa cost in cash; you can find out your visa cost in the below table, based on your nationality
Nationalities Embassy fee Visa on arrival fee
Schengen Nationalities €50 €75
Australian/New Zeland €100 €145-150
British €180 Not Applicable
American €60 Not Applicable
Canadian €50 Not Applicable
Pakistani €25 Not Applicable
Indian €30 €90
Chinese & Taiwanese    €85 €100
Brazilian €60 €80

Having all the items in hand, arrive at Shahid Dastghaib Airport, Shiraz (SYZ). Then, go to the visa section and provide them with the required documents listed above. Pay the visa fee to the bank and take the payment receipt to the visa section. Get your passport back and line up to go through passport control as usual.

visto para o Irã
preenchendo os formulários online para o visto do Irã, você terá todas as informações sobre como deve ser a cópia do seu passaporte e as especificações de como deve ser a sua foto pessoal

visto para o Irã
a foto do Peg eu mesma tirei com o celular e foi aceita de primeira

visto para o Irã

visto para o Irã
depois que envia seus documentos e formulários online, você recebe um número de protocolo e pode ficar acompanhando o status do processamento do seu visto no site do MFA - Ministry of Foreign Affairs 

3 VOA - Visa On Arrival na chegada ao Irã

Essa é provavelmente a melhor opção para quem não decide viajar para o Irã em cima da hora: é a mais barata (não precisa pagar Sedex ou serviços de despachantes) e parece ser bem tranquilo de fazer tudo sozinho, tendo tempo. 

O VOA - Visa On Arrival (que significa "visto na chegada") pode ser tirado com pelo menos 15 dias de antecedência da viagem pelo processo online da Embaixada, como mencionei acima, ou lá no Irã, na chegada ao aeroporto. 

O Visa On Arrival só pode ser obtido nos principais aeroportos do Irã, como os de Teerã, Esfahan ou Shiraz, por exemplo. 

Se você for cruzar alguma fronteira terrestre de trem ou de ônibus, como a da Turquia, precisa obter o visto antecipadamente. Esses são os aeroportos que fazem VOA no Irã:
  • IKA: Tehran Imam Khomeini International Airport
  • MHD: Mashhad International Airport
  • SYZ: Shiraz International Airport
  • IFN: Isfahan International Airport
  • TBZ: Tabriz International Airport
  • AWZ: Ahvaz International Airport
  • KIH: Kish International Airport
  • GSM: Qeshm International Airport
  • KER: Kerman International Airport
  • OMH: Urmia International Airport
  • BND: Bandar Abbas International Airport
  • BUZ: Bushehr International Airport
As exigências para o VOA do Irã são as mesmas que já mencionei acima: 
  • 1 foto 3x4 recente
  • Formulário preenchido com roteiro
  • Passaporte válido por 6 meses, com no mínimo 2 folhas em branco, o que equivale a 4 faces
  • Pagamento da taxa
  • Reservas de hotel para toda a permanência no Irã
  • Passagem de volta
  • Seguro viagem válido para o Irã
É importante salientar que pessoas com passaporte Canadense, Americano ou Britânico não podem se utilizar dessa opção de comprar o VOA - Visa On Arrival. 

Além disso, só pode tentar o VOA quem viaja ao Irã com passaporte comum para turismo. Se a sua viagem tem qualquer outra finalidade, ou se você tem um passaporte diplomático, por exemplo, precisa obter outro visto. 

Se você é jornalista, se já teve um passaporte iraniano rejeitado, se você tem um passaporte iraniano, se você é da Colômbia, Somália, Bangladesh, Jordânia, Iraque, Afeganistão, Paquistão, Índia ou Israel, nem pense em usar o VOA para o Irã. 

Se você tem um carimbo de entrada em Israel no seu passaporte, não arrisque o VOA no Irã: faça um passaporte novo antes de viajar ao Irã.

visto para o Irã

Resumo visto para o Irã

Em resumo, você pode obter o visto para o Irã antes de viajar na Embaixada em Brasília ou então, para obter o visto iraniano na chegada ao Irã, você tem 3 opções (Visa on Arrival - VOA):
  1. obter a carta de aprovação através de uma agência, que faz o serviço de "despachante";
  2. obter a carta de aprovação fazendo tudo sozinho através do site do Ministério de Assuntos Estrangeiros do Irã; ou
  3. arriscar e deixar para conseguir o VOA no aeroporto iraniano onde você desembarcar no país.
O risco desta última opção - que aparentemente é a mais fácil - é que você vai ter que esperar no aeroporto um bom tempo enquanto o seu visto é feito. 

Pelo que eu soube, todos os vistos são processados em Teerã, então, se você chegar por outro aeroporto (nosso caso, que chegamos por Shiraz), complica e demora um pouco mais, porque eles terão que contatar Teerã para processar seu visto. 

Se a sua documentação for aprovada, você recebe o visto no aeroporto; se não for, você é deportado 😛
Importante: eu não embarcaria numa viagem ao Irã sem ter obtido a pré-aprovação para o Visa On Arrival antes! Você pode dar sorte e tudo funcionar perfeitamente pra você, mas também li relatos de gente contando que foi um super perrengue tentar essa alternativa, ficaram horas sendo interrogados no aeroporto e tal. Definitivamente não é recomendado, e você não quer voar até o Irã só para ser deportado do aeroporto, né!! Acho que não vale o risco. 
Você já esteve no Irã? Como tirou seu visto? Compartilhe com a gente! Deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog, assim você ajuda outros viajantes, inclusive para que tenham outras opiniões, além da minha!

Veja todas as fotos e dicas desta viagem que publiquei na #PVnoIra no Instagram! E mostrei tudo nos stories também, tem várias pastas de destaques do Irã lá! ❤

visto para o Irã
a felicidade de quem conseguiu os vistos iranianos

Leia mais sobre o Irã


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

1 comentários:

  1. Olá, Cláudia!
    Estou sempre acompanhando tuas viagens!
    Agora lendo sobre o visto para o Irã fiquei na dúvida, qual a diferença entre o VoA e o VoA pela agência?
    O que fizeste foi solicitar o e-visa (este que se preenche no evida.mfa.ir) e então o visto pelo aero, isso?
    Obrigada desde já!
    Ah e quais os próximos planos?!

    ResponderExcluir