Irã: como comprar chip de celular e usar internet no país dos aiatolás

Como comprar chip de celular e usar internet com dados móveis no Irã

Eu tinha lido em alguns lugares (e ouvido de algumas pessoas que viajaram pelo Irã com grupos guiados, estilo excursão) que era bem complicado comprar um chip de celular e um pacote de dados móveis para usar a internet no Irã, então já viajamos um pouco preocupados com isso.

Nossa preocupação em ter internet nos telefones celulares no Irã não era exatamente para podermos postar stories no Instagram kkkk como muitos pensarão - porque isso a gente sempre pode fazer à noite, no wifi do hotel.

A principal razão da nossa preocupação em termos dados móveis nos celulares no Irã era para podermos manter contato constante por WhatsApp com o Lipe (e a Laika, claro kkkk) - pais e mães viajando sem os filhos entenderão...

Veja também:

E também precisávamos comprar chips de celular e usar a internet com dados móveis durante a nossa viagem pelo Irã porque, sem internet nos celulares, a gente não conseguiria usar o Google Maps direito para calcular as nossas rotas e nem o Google Translate, aplicativos fundamentais para se viajar pelo Irã.

Sim, sei que sempre dá para baixar os mapas offline no Maps, e nós fizemos isso, mas aí o aplicativo não funciona direito para calcular as rotas.

E, com o Google Tradutor, acontece a mesma coisa: para usar o aplicativo direito, especialmente na função Google Lens (opção de apontar a câmera do telefone celular para o que quer que você queira traduzir), você precisa ter internet funcionando no celular!

Como comprar chip de celular e usar a internet com dados móveis no Irã
o Maps é o nosso aplicativo favorito para fazer roteiros e planejar rotas em todas as viagens

o Google Maps funcionou perfeitamente bem no Irã, até mesmo no assustador centro histórico de Yazd

não é comum encontrar pessoas que falem inglês fluente no Irã, então usávamos o aplicativo Google Translate para nos comunicar

Como comprar chip de celular e usar a internet com dados móveis no Irã
sem o aplicativo Google Translate teríamos dificuldades até para barganhar por tapetes persas nos mercados iranianos! 😂

usávamos muito o Google Tradutor na opção de apontar a câmera (Google Lens) - expliquei melhor lá nos stories como usar essa função de traduzir no seu celular, espia lá e faz um teste, funciona super bem!

Como comprar chip de celular e usar internet com dados móveis no Irã

No dia em que chegamos ao Irã, era um super feriado nacional, e o comércio estava todo fechado em Shiraz, mas, no dia seguinte, a nossa 1ª providência foi justamente ir atrás do tal simcard iraniano. E não poderia ter sido mais fácil!!!

Entramos na 1ª lojinha que encontramos com o logo da Irancell na Zand Street (uma das principais ruas de Shiraz) e o carinha, mesmo sem falar quase nada de inglês, rapidamente entendeu o que precisávamos e providenciou tudo para nós: colocou os chips e os dados móveis nos nossos celulares e nos devolveu os telefones prontinhos, com internet bombando. Não pediu nem mesmo os nossos passaportes!

Por 2 simcards da Irancell + 2 pacotes de 15 giga de internet válidos por 2 meses pagamos no total IR 450,000.

Os chips custaram IR 150,000 cada um e os pacotes de dados custaram IR 75,000 cada um.
Traduzindo: pagamos pouco mais de U$ 8 cada um de nós pelos chips de telefone e + 15 giga de internet. Nunca foi tão fácil e barato comprar simcards e dados móveis nas nossas viagens!! Logotipo azul e amarelo da Irancell, anota aí!
Como comprar chip de celular e usar a internet com dados móveis no Irã
onde houver o logotipo azul e amarelo da Irancell, escrito MTN, você poderá comprar chips de celular para usar internet com dados móveis no Irã

internet no Ira
o dono da lojinha não falava nada de inglês, mas providenciou tudo para nós: colocou os chips e os dados móveis nos nossos celulares e nos devolveu os telefones com internet bombando

usar a internet com dados móveis no celular no Irã é muito fácil e extremamente barato!

Como comprar chip de celular e usar a internet com dados móveis no Irã
pagamos pouco mais de U$ 8 cada um de nós pelos chips de celular da Irancell e + 15 giga de internet

Alguns dias depois, já em Yazd, o bocaberta do Peg fez alguma burrice no telefone novo dele e selecionou uma opção de mandar todas as fotos do celular pro iCloud (até agora não entendi direito o que aconteceu) e, com isso, acabou consumindo TODOS os dados móveis do celular dele - 15 giga!!!

Daí tivemos que ir atrás de outro pacote de dados móveis para o celular dele, e novamente em Yazd foi facílimo: encontramos uma lojinha com logo da Irancell perto da torre do relógio e o carinha colocou outro pacote de dados no telefone do Peg.

Desta vez, pagamos IR 100,000 por um pacote de dados de 16 giga (U$ 3,60).

internet no Ira
simcards da Irancell que compramos para usar a internet com dados móveis no celular no Irã

em Yazd também encontramos uma lojinha e o carinha não falava nada de inglês, mas colocou outro pacote de dados móveis no telefone do Peg e nos entregou o aparelho com internet funcionando!

E mais uma última dica: NUNCA confie cegamente em guias de turismo que querem valorizar o próprio trabalho fazendo parecer que tudo é muito difícil sem a ajuda deles! Ao invés disso, leia o blog #felipeopequenoviajante e viaje bem informado se quiser fazer tudo por conta própria 😅

PS. Sem desmerecer os guias maravilhosos que existem por aí e que não fazem esse tipo de cretinice!

Você já esteve no Irã? Usou internet com dados móveis no seu celular no Irã?

Por favor, deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog, assim você ajuda outros viajantes, inclusive para que tenham outras opiniões, além da minha!

Veja todas as fotos e dicas que publiquei na #PVnoIra no Instagram! E eu mostrei tudo nos stories também, tem várias pastas de destaques do Irã lá! ❤