Menu

Alugar carro no Irã: tudo que você precisa saber para viajar de carro pelo país

Viajamos pelo Irã num carro alugado e aqui eu conto todos os detalhes de como alugar carro no Irã, custos, gasolina baratíssima, pedágios, etc.
alugar-carro-no-ira

Viajamos pelo Irã num carro alugado, de forma totalmente independente, de Shiraz até Teerã, passando por Persépolis, Yazd, Esfahan e muitos outros lugares no caminho. 
Neste post, contei todos os detalhes de como alugar um carro no Irã, os custos, a gasolina baratíssima, como são as estradas, a sinalização de trânsito, o uso de GPS pelo Google Maps do celular, os pedágios, estacionamentos, os radares, a polícia, etc. Enfim, tudo o que você precisa saber para viajar de carro pelo país.
Sempre que decidimos viajar por qualquer país, a nossa 1ª opção é alugar um meio de transporte próprio, seja carro ou motorhome. Quem nos acompanha sabe que gostamos de viajar de forma totalmente independente e flexível. 

No Irã, essa alternativa é bemmmm incomum. 

Então, neste post, vou contar a vocês como foi viajar pelo Irã de carro alugado, opção que a gente recomenda muito para viajantes independentes!

Quem topa uma roadtrip de carro alugado pela terra dos aiatolás?? Insh'Allah vai dar tudo certo!

Veja também: 


alugar_carro_no_ira
assim que cogitamos alugar um carro para viajar pelo Irã, o Peg resgatou o nosso velho GPS Garmin

alugar_carro_no_ira
Vou-me embora pra Pasárgada!
Quem aí lembra das aulas de literatura? Irã não é só história, mas também literatura 😅

Opções de viagem pelo Irã

1. Metade das pessoas que conhecemos que viajaram pelo Irã foram em grupos organizados, tipo excursão, ou com pacotes organizados por agências, em que você contrata o esquema completo de carro + motorista + guia + hotéis + refeições + vistos, etc.

Esse foi o caso da minha amiga Gisele @bibianagis e também o caso do Lucas @insta.do.lucas, que foram super legais e me mandaram os roteiros completos deles, com direito aos valores cobrados pelas agências e tudo mais!

Vou compartilhar aqui abaixo com vocês:

viajar_de_carro_ira
o pacote completo de viagem de 8 dias com guia e motorista fica entre U$ 1300 e U$ 1600 por pessoa

Achei essa uma opção bem prática - pois eu realmente acreditava que viajar pelo Irã por conta própria pudesse ser um pouco complicado, como todo mundo pinta, em razão da impossibilidade de usar cartão de crédito, das dificuldades iníciais para reservar hotéis, pois eles não têm hotéis disponíveis no Booking, etc. 

Mas...achei os orçamentos beeem caros (pros nossos padrões heheheh) e sei que, logo nos primeiros dias, íamos já estar querendo enforcar o guia e o motorista e deixá-los pendurados numa árvore. Pois é, somos desses kkkkk...caso você ainda não saiba, a gente não curte muito viajar acompanhados de guias e motoristas em geral. Gosto é gosto. 

2. Também cogitei a opção de comprarmos apenas o combo motorista + carro, e faríamos o resto (passeios, hotéis, refeições) de forma independente. Peguei um orçamento que achei bem mais razoável e vou compartilhar aqui abaixo com vocês:

viajar_de_carro_ira
esta operadora me passou o orçamento de carro + motorista por 7 dias: 190 euros por pessoa (total de 380 euros para nós 2)

viajar_de_carro_ira
esse é o Instagram da operadora que me passou o orçamento acima

 Mas...mesmo com um valor melhor, continuaríamos com o problema do que fazer com o motorista hahaha...ficávamos pensando onde colocaríamos o homem para dormir à noite, onde ele comeria quando parássemos em restaurantes no caminho, se teríamos que pagar hospedagem e refeições para ele - não queríamos ter a preocupação de saber que a pessoa ia ficar mal acomodada ou mal alimentada, quiçá dormindo e comendo no próprio carro. 

3. A outra metade das pessoas que foram para o Irã, viajaram por lá de transporte público, especialmente de ônibus - e todos dizem que essa forma de viajar pelo país é excelente, que os ônibus são muito bons e baratos, com direito a lanchinhos e tal, e as viagens bem tranquilas. 

Mas...não era assim que queríamos viajar pelo Irã. Queríamos poder parar onde a gente bem entendesse, especialmente em pequenos vilarejos aonde os transportes públicos simplesmente não chegam ou são muito infrequentes. Não queríamos ter que ficar correndo atrás de comprar passagens, depender de horários pre-fixados...enfim, queríamos flexibilidade total no nosso roteiro e nos nossos horários. 

viajar_de_carro_ira
queríamos poder parar em qualquer lugar para comprar frutas dos vendedores de beira de estrada

4. Também resolvemos experimentar uma outra possibilidade: viajar de táxi!   

Contratamos um taxista para fazer uma daytrip nos arredores de Shiraz, até Qalaat e o Pink Lake, e foi uma ótima alternativa, num dia em que ainda não havíamos pegado o nosso carro alugado - pois só pegamos o carro no dia em que saímos de Shiraz. 

Explico: queríamos conhecer 2 lugares próximos a Shiraz, para onde não há transporte público, então pensamos em combinar com um taxista o passeio. Na saída da Nasir ol Molk - a Pink Mosque - um taxista com uma cara boa veio bater papo (em inglês) e oferecer os seus serviços. Simpatizamos com o Mohsen de cara - ele não era do tipo grudento ou espertinho/malandro - e explicamos o roteiro que queríamos fazer: Qalaat, um vilarejo histórico que fica uns 15Km a noroeste de Shiraz e Mahaloo Lake (o Pink Lake), que fica pro lado oposto, a uns 25Km a sudeste de Shiraz. 

Ele nos pediu U$ 30 pra ficar conosco das 14hs às 18:30hs, nos levar nos 2 lugares (pouco mais de 80Km), esperar e nos trazer de volta ao hotel. Barganhamos e, no final, o negócio saiu por U$ 20

Eram recém 10hs da manhã, então combinamos nos encontrar às 14hs da Shohada Square em Shiraz e, às 14hs em ponto, lá estavam ele e seu Yellow Cab nos esperando. 

Mostramos um pouco deste passeio lá nos stories, e recomendamos demais os serviços do Mohsen, que, mais do que um mero taxista, foi nosso guia (andou conosco pra todo lado, super empolgado para nos mostrar seu país), fotógrafo (ele tirou várias fotos ótimas de nós) e amigo iraniano! 

Vou deixar o contato de WhatsApp dele aqui - Mohsen: +989383466968 👍

Mas, mesmo sendo um cara legal, não conseguimos sequer imaginar passar as semanas seguintes viajando pelo Irã com o Mohsen pendurado na gente. Afinal, era para ser uma viagem de casal - eu e o Peg estávamos comemorando 21 anos juntos! - e não uma viagem a 3 hahahaha...

viajar_de_carro_ira
viajando de táxi amarelo pelo Irã

viajar_de_carro_ira
recomendamos demais os serviços do Mohsen, que, mais do que um mero taxista, foi nosso guia, andava conosco pra todo lado, super empolgado nos mostrando seu país - um verdadeiro amigo iraniano!

viajar_de_carro_ira
e ainda é um ótimo fotógrafo - ele tirou várias fotos boas de nós, como esta acima

5. Daí, depois de explorar todas as opções acima, acabamos concluindo o que na verdade já sabíamos desde o início - que realmente só tínhamos uma única opção para conseguir fazer a viagem dos nossos sonhos pelo Irã - alugar um carro!

Viajando de carro alugado pelo Irã

Claro que também não deve ser ruim viajar pelo Irã de ônibus, ou até mesmo de táxi, como comentei acima, mas nada oferece tanta liberdade e flexibilidade quanto termos as nossas próprias rodas e não dependermos de ninguém para nada!

O Peg adora roadtrips, adora essa liberdade de viajar de carro, não se importa nem um pouco de dirigir - pelo contrário, ele adora ter a experiência de dirigir em lugares diferentes - então essa era a opção número 1 dele. 

Na verdade, eu que fiquei cogitando outras opções, ele só pensava em alugar carro desde o início!

A estas alturas, ele já tinha até resgatado o velho e bom GPS Garmin de guerra e encontrado um mapa do Irã para download gratuito na internet (que acabamos nunca usando)!

Quando descobrimos que estaríamos no Irã em pleno Ramadã - mês sagrado em que os muçulmanos fazem jejum do nascer ao por do sol - ficamos ainda mais determinados a viajar pelo Irã de carro alugado: sabíamos que, pelo menos dentro do carro, poderíamos comer e beber escondidinhos, o que efetivamente fizemos inúmeras vezes kkkkk...

viajar_de_carro_ira
lanchinho escondido com Fanta iraniana dentro do carro alugado em pleno Ramadã

Mas aí comecei a procurar carros para alugar nas locadoras mais conhecidas, que a gente sempre costuma usar, e não encontrava nada - para pegar o carro no aeroporto de Teerã, até que havia disponibilidade, mas em Shiraz, onde começava o nosso roteiro pelo país, não foi tão fácil! Nas grandes locadoras internacionais não encontrei nada. 

Também não encontrei quase nada de informações na internet sobre viagens de carro pelo Irã - acho que não são muitos os turistas que querem viver essa aventura kkkk...mas, depois que o @marlonpegoraro se aventurou ao volante na Índia, no Nepal, no Egito, no Vietnam e no Sri Lanka, já estava achando que o Irã seria fichinha 🙏

Pra não dizer que não encontrei NADA, encontrei um único post (muito bom!) sobre o assunto no blog Sunday Cooks.

Neste post, o Gabriel Quer Viajar recomendava a locadora Europcar, mas eles também não tinham disponibilidade de carros para alugar em Shiraz.

Pesquisa daqui, pesquisa dali, acabei descobrindo uma agência de viagens de Amsterdam que é bem conhecida e oferece muitos serviços no Irã, como reservas de hotéis, seguro viagem, ajuda com vistos e também locação de carros, a Apochi.

viajar_de_carro_ira
viajar de carro, de forma independente, não tem preço! poder parar na beira da estrada a qualquer momento para apreciar essas cenas dos nômades iranianos passando com seus rebanhos é o que faz a viagem incrível, na minha opinião!

Como alugar carro no Irã

O atendimento (em inglês) via WhatsApp da Apochi foi bom, deu tudo certo no aluguel do nosso carro no Irã e eles já nos devolveram, via Paypal, o valor do depósito (caução) que fizemos, então posso tranquilamente recomendar os serviços deles.

Às vezes, as respostas demoravam um pouquinho no WhatsApp, mas aí você precisa lembrar que a diferença de fuso horário entre o Brasil e o Irã é de 7h30min! Tenha um pouquinho de paciência 😏

Vou contar todos os detalhes do nosso carro alugado no Irã: 
 
O aluguel do nosso carro iraniano custou 380,80 euros por 7 dias de aluguel com seguro total

Ficou uma média de 54,40 euros/dia.

Pegamos o nosso Renaultzinho L90 em Shiraz e devolvemos em Tehran, com 300Km/dia incluídos.

Como falei antes, acertei tudo com a agência Apochi pelo WhatsApp +31685818581.

Inicialmente eles me enviaram um link para pagamento com cartão de crédito (essa agência tem sede fora do Irã (em Amsterdam), por isso é possível pagar o aluguel do carro com Visa). No final, deu bug no meu Visa e eles ofereceram também a opção de pagar via Paypal, daí deu tudo certo.

viajar_de_carro_ira
o aluguel do nosso carro iraniano custou 380,80 euros por 7 dias de aluguel com seguro total, pegando o veículo em Shiraz e devolvendo em Tehran, com 300Km/dia incluídos

Também tivemos que enviar 100 euros extras como depósito de garantia, que seriam devolvidos pra nós em 2 semanas se entregássemos o carro na data certa, com o tanque de combustível no mesmo nível e se não tivéssemos multas de trânsito.

Rodamos 1609Km em 7 dias pelas estradas, cidades, desertos e vilarejos do Irã, numa média de 230Km/dia no nosso carro alugado.

Na verdade, ficamos mais dias no Irã, mas não sentimos nenhuma necessidade de ter um carro à disposição em Shiraz (1ª cidade do nosso roteiro) e nem em Teerã (última cidade do roteiro), onde o sistema de metrô é excelente. 

Foi uma decisão super acertada pegar o carro apenas no dia em que íamos sair de Shiraz para começar a nossa roadtrip pelo Irã, e devolvê-lo logo que chegamos à capital Teerã.

Aliás, recomendo que você faça o mesmo - não só porque o carro não é necessário para circular pelas cidades (ele é útil para as viagens ENTRE cidades), mas também porque o aluguel do carro não é barato: são 54 euros por dia! 

Então não vale a pena ficar pagando aluguel do carro nos dias em que você vai estar passeando pelas cidades de início e fim do roteiro, onde você pode circular a pé ou de metrô e gastar apenas alguns poucos centavos! Mesmo que você passe o dia todo circulando de táxi em Shiraz ou Teerã, não vai gastar 54 euros!

E, já que estamos falando em meios de transporte em geral, vale registrar aqui também que o aplicativo equivalente ao Uber no Irã é o Snapp - já baixe no seu telefone antes de viajar e se garanta, pois o Uber não funciona lá! 

O logo dele é um ponto de exclamação branco dentro de um quadrado verde. 

O Snapp funciona super bem, especialmente em Teerã e outras cidades grandes, e evita que você tenha que ficar barganhando os preços das corridas com os taxistas!

viajar_de_carro_ira
o aplicativo equivalente ao Uber no Irã é o Snapp, cujo logo é um ponto de exclamação branco dentro de um quadrado verde 

viajar_de_carro_ira
o metrô de Teerã é excelente e baratíssimo

Receber o carro alugado em Shiraz e devolvê-lo em Teerã também foram procedimentos bem simples e rápidos. 

Para pegar o carro alugado em Shiraz, havíamos combinado que iríamos até o Hotel Zandieh, onde há uma mesa da locadora local Navaran (acredito que a Apochi, que é uma agência internacional, terceiriza as locações para a Navaran, que é uma locadora de veículos iraniana). 

Como a Navaran é local, acho que seria complicado tentar locar direto com eles, pois eles não teriam como receber o seu pagamento online via Paypal ou Visa. 

É um hotel de luxo, bem central em Shiraz, pertinho da praça principal, e bem fácil de encontrar. 

Não tinha como eles nos entregarem o carro no nosso IranMehr Boutique Hotel, pois ele ficava numa ruela praticamente dentro do bazar, de difícil acesso de carro (nem o táxi que nos trouxe do aeroporto conseguiu chegar até o hotel hehehe...). 

Atrasamos no horário combinado e, quando chegamos, o moço já estava lá no estacionamento do hotel nos esperando. Aí foi só preencher a papelada, tirar fotos da quilometragem, nível da gasolina, da placa e de cada arranhãozinho do carro por dentro e por fora (coisa que fazemos sempre), e assinar um monte de contratos escritos em Farsi - que nervoso ver o Peg assinando aquele monte de papéis que eu não tinha nem ideia do que diziam!
 
Faça questão de frisar bem a data, hora e local da entrega do veículo!

Também lembre de confirmar no porta-malas se estão lá o triâgulo, a chave de roda, o macaco e estepe (muito importante!) e verifique no porta-luvas o documento do carro - caso você seja parado pela polícia (nós fomos), terá de apresentar!

viajar_de_carro_ira
pegamos nosso carro alugado em Shiraz no Hotel Zandieh, onde há uma mesa da locadora local Navaran

viajar_de_carro_ira
mesa da locadora Navaran no Hotel Zandieh em Shiraz

viajar_de_carro_ira
que nervoso ver o Peg assinando aquele monte de contratos de aluguel de carro escritos em Farsi, que eu não tinha nem ideia do que diziam!

viajar_de_carro_ira
é muito importante tirar foto da quilometragem quando você aluga carro com quilometragem limitada - no nosso caso, eram 300Km/dia incluídos no aluguel do carro no Irã

viajar_de_carro_ira
sempre tiramos fotos da lataria...

viajar_de_carro_ira
foto da placa, para o caso de esquecermos qual é o nosso carro num estacionamento lotado de veículos muito parecidos

viajar_de_carro_ira
tiramos fotos de quaisquer arranhãozinhos do carro

Logo já estávamos na estrada, a caminho da nossa 1ª parada da roadtrip pelo Irã: Persépolis!

O carrinho 4 portas 1.4 com ar condicionado (imprescindível!) estava meio sujinho por dentro (os assentos), com 134 mil Km rodados, mas era bem bonzinho e estava em bom estado, com tudo funcionando perfeitamente, suficiente para nós, e com um isqueiro onde dava para colocar um adaptador com entrada USB. Não esqueça de levar esse adaptador e também um suporte para colocar o seu celular na hora de usá-lo como GPS durante a viagem.

Nosso carro alugado no Irã era bem simples, equivalente ao Symbol da Renault aqui no Brasil. Esqueça a possibilidade de escolher marca e/ou modelo de carro - não existem muitas opções, abrace o que lhe oferecerem!

Embora o Irã seja o maior mercado da Porsche no Oriente Médio, a frota de veículos que a gente efetivamente vê nas ruas do país é muito antiga e obsoleta, composta majoritariamente de carrinhos baratos Made in Iran, os quais cabem no bolso da maioria da população, que definitivamente não é endinheirada.

De modelos importados, vê-se nas ruas apenas os franceses Renault, Peugeot e Citroën.

Já a produção local praticamente se resume a 2 montadoras - Iran Khodro e Saipa - que produzem alguns modelos iranianos. 

94% da frota de veículos no Irã são destas 2 montadoras. 

A Iran Khodro é uma fabricante iraniana de automóveis e também montadora de automóveis Peugeot no Irã. É a maior fabricante de automóveis do Oriente Médio! Ela produz o Peugeot 405, lançado nos anos 80, até hoje, além do clássico 206 e do 207 brasileiro.

A Saipa é uma montadora iraniana com sede em Teerã, criada para montar Citroëns sob licença para o mercado iraniano. Um dos carros mais conhecidos da montadora é o "miniatura" Saipa Tiba.

viajar_de_carro_ira
1ª parada da nossa roadtrip pelo Irã: Persépolis

viajar_de_carro_ira
nosso Renaultzinho L90 estava com os assentos meio sujinhos, mas tinha ar condicionado, que é fundamental no Irã 

A devolução do nosso carro alugado no Irã em Teerã também foi muito tranquila: havíamos combinado de entregar o carro às 20hs na frente do nosso hostel e, na hora marcada, o funcionário da Navaran chegou lá no albergue para pegar o carro.

Nós já havíamos abastecido o carro e estávamos lá esperando por ele.  

Eles só conferiu a lataria, verificou a quilometragem e o nível da gasolina, e depois olhou no porta-malas se estavam lá o triâgulo, chave de roda, macaco e estepe. E já começou a baixar aquele banzo de fim de viagem...por sorte, ainda tínhamos uns dias pela frente para curtirmos Teerã de transporte público!

Quando retornamos de viagem, esperei 2 semanas e entrei novamente em contato via WhatsApp com a agência, solicitando a devolução do valor do depósito de garantia que fizemos e, passados 2 dias, eles nos devolveram os 100 euros direitinho via Paypal - o que significa que não apareceu nenhuma multa de trânsito nossa por lá!

Sei que tem muita gente ansiosa pelo roteiro desta viagem - para saber, afinal, qual foi o roteiro da nossa roadtrip de carro alugado pelo Irã - mas esse assunto vai ficar para outro post, senão eu não paro mais de escrever!

viajar_de_carro_ira
a devolução do nosso carro alugado no Irã em Teerã foi muito tranquila

viajar_de_carro_ira
fotografei a quilometragem do carro no momento da entrega

viajar_de_carro_ira
2 semanas depois que voltamos da viagem, eu solicitei a devolução do valor do depósito de garantia que fizemos

viajar_de_carro_ira
 passados 2 dias, a Apochi nos devolveu os 100 euros direitinho via Paypal - o que significa que não apareceu nenhuma multa de trânsito nossa por lá!

Gasolina absurdamente barata no Irã

Estamos até agora fazendo contas de cabeça e tentando entender como é que pode um litro de gasolina custar apenas 48 centavos de real! 😳

Abastecemos nosso carrinho iraniano com 34 litros de gasolina e pagamos o equivalente a U$ 3,70 (= IR 3000 por litro)!

É a 3ª gasolina mais barata do mundo, só perdendo para Venezuela e Arábia Saudita, que também estão sentadas em cima de poços de petróleo, é óbvio! O Irã tem a 3ª maior reserva de petróleo do mundo, ou 10% do petróleo mundial. 

De acordo com o que me disse a pri_ana_ceci_felgas, a diferença entre esses 3 países e o 4º local mais barato é muito alta: salta de 0,05 centavos de dólar para 0,50. A gente imagina que esse seja o preço de distribuição, já que o valor que nós pagamos na bomba foi um pouco mais "alto" (10 centavos de dólar). 

Aliás, vale a pena registrar aqui que, além de baratíssimo, é facílimo abastecer o carro no Irã. 

A maioria dos postos de combustíveis têm frentistas bem simpáticos, que se esforçavam para falar inglês ou se comunicar conosco, nem que fosse via Google Translate, e era só pagar pelo abastecimento em dinheiro - porque nossos cartões Visa e Mastercard não funcionam no Irã, devido aos embargos.

viajar_de_carro_ira
como é que pode um litro de gasolina custar apenas 48 centavos de real?!

viajar_de_carro_ira
a gasolina iraniana é a 3ª mais barata do mundo, só perdendo para Venezuela e Arábia Saudita

viajar_de_carro_ira
a maioria dos postos de combustíveis têm frentistas bem simpáticos, que se esforçavam para falar inglês conosco

Veja algumas anotações que eu fiz sobre os custos com gasolina na nossa viagem de carro alugado pelo Irã: 

Preço do litro de gasolina: IR 3000 = 10 centavos de dólar = 48 centavos de real

Abastecemos 3 vezes:
  • Gasolina: IR 101,000 por 34 litros
  • Gasolina: IR 115,000 por 36 litros
  • Gasolina: IR 130,000 por 43 litros
Total de gastos com gasolina na viagem: IR 346,000 (aproximadamente U$ 12,50).

Gastamos 113 litros de gasolina no total. Como comentei antes, rodamos 1609Km em 7 dias viajando de carro alugado pelo Irã, numa média de 230Km/dia, tudo por 12 dólares!! 

Isso dá mais de 14Km por litro - simmm, o nosso Renault L90 era bem econômico!

Juro que, cada vez que abastecíamos, dava até raiva, quando eu lembrava do preço que pagamos pela gasolina no Brasil. Vontade de levar uns galões pra casa!

viajar_de_carro_ira
o Irã tem a 3ª maior reserva de petróleo do mundo, ou 10% do petróleo mundial e, por isso, o preço do litro de gasolina é IR 3000 = 10 centavos de dólar = 48 centavos de real 

Também me perguntaram se os postos de combustíveis no Irã têm banheiros e lojinhas de conveniência, e a resposta é sim. Como aqui no Brasil. 

Os banheiros nem sempre são limpos, muitas vezes os vasos sanitários são no estilo turco, com buraco no chão, e é bom sempre levar o seu próprio papel higiênico. 

E as lojinhas não são moderninhas como aqui no Brasil, são mais do tipo mercadinhos, mas estão lá. E sempre têm um samovar com água quente para podermos fazer aquele café esperto!

Perto de Teerã, paramos até num posto de combustível com uma enorme área de descanso com restaurantes, banheiros e até hotel - parecia que estávamos na Europa ou nos EUA, não fosse pelas mulheres de hijab!

os postos de gasolina no Irã são bem similares aos brasileiros, embora tenham uma aprência meio "anos 80", assim como a frota iraniana - consegue visualizar a loja lá no fundo?

Carteira de motorista internacional

Tão fácil quanto abastecer no Irã (e viajar de carro alugado pelo país), foi renovar a carteira de motorista internacional, chamada oficialmente de PID - permissão internacional para dirigir. 

Pois é, para alugar um carro no Irã, a única exigência é que você precisa ter a PID, que funciona como uma carteira de motorista internacional, pois eles não aceitam somente a CNH brasileira, em português.

Tem um post aqui no blog explicando em detalhes como tirar a permissão internacional para dirigir 🚗

A renovação da PID do Peg custou R$ 73,65 e saiu em uma semana. 

viajar_de_carro_ira
nossas carteiras de motorista internacionais

Como são as estradas iranianas, a sinalização de trânsito, pedágios, radares e a polícia

No meu guia Lonely Planet, eu li que o Irã teve 17 mil pessoas mortas no trânsito em 2014, além de 300 mil lesionados, estando no páreo pelo título de "país com o maior número de mortes no trânsito per capita no mundo".

No guia eles informam também que a maioria dos viajantes conta que dirigir nas estradas iranianas é ótimo, enquanto que nas cidades não é - com o que nós concordamos. 

No post que mencionei antes, do Gabriel Quer Viajar, ele falava bem mal do trânsito iraniano, avisando que o trânsito no Irã é o 3º mais perigoso do mundo, mas também mencionava que foi a 1ª roadtrip da vida dele, o que me deixou bem mais tranquila, apesar dos avisos. 

Como comentei antes, o Peg, modéstia à parte, é o melhor motorista que eu conheço, com MUITA experiência em viagens de carro mundo afora, já tendo se aventurado dirigindo carros, motos e motorhomes em exatos 58 países (acabamos de fazer essa conta!), incluindo peripécias em trânsitos reconhecidamente terríveis, como os da Índia, Nepal, Egito, Vietnam e Sri Lanka. 
Faço essa ressalva sobre os talentos do Peg na direção não para "contar vantagem", mas para enfatizar que a nossa perspectiva é do ponto de vista de uma pessoa com toda essa bagagem. Se essa for a sua 1ª viagem de carro, pode ser que você tenha a mesma impressão do Gabriel - de que o trânsito iraniano é terrível. 
Mas nós realmente não achamos tão ruim assim. Claro, não é um trânsito para abobados - tem que ter noções boas de direção defensiva, cuidado, paciência, previsibilidade das cagadas alheias (que ocorrem com frequência), um pouco de ousadia e bom humor, além de um seguro total do carro - mas também não se compara com os piores trânsitos que já enfrentamos mundo afora. 

Depois da nossa última experiência de moto alugada antes da viagem ao Irã, que havia sido no caos de Kathmandu, o Irã pareceu até tranquilo, porque poucos motoristas andavam na contramão, não existem vacas no meio da rua e nem tanta multidão no trânsito. 

A impressão que dá é que os iranianos não sabem dirigir direito, esse é o verdadeiro problema. Eles não respeitam as faixas de trânsito, cortam a frente, andam grudados uns nos outros, não observam uma distância mínima de segurança, não param nos cruzamentos...enfim, em geral, pode-se dizer que são mal educados no trânsito. É isso, resumindo. 

viajar_de_carro_ira
é comum ver carros batidos no trânsito iraniano, como este que aparece mais ao fundo na foto (mas isso também é muitíssimo comum de ver no sul da Itália)

viajar_de_carro_ira
também é comum encontrar um carro vindo na sua direção numa ruazinha estreita - daí o jeito é voltar de ré até onde a rua seja larga o suficiente para ambos poderem se cruzar (mas isso também era comum de ocorrer na Noruega, e aí tínhamos que fazer a manobra de motorhome)

alugar_carro_ira
no Irã, os animais vão na carroceria, diferente do Nepal e da Índia, onde os encontrávamos no meio das ruas

alugar_carro_ira
a frota de carros iraniana é bem antiga - parece que voltamos aos anos 80

alugar_carro_ira
muitas motos velhas fazendo manobras arriscadas no trânsito iraniano - lembra vocês o trânsito de algum país nosso conhecido??

alugar_carro_ira
em geral, eles são mal educados no trânsito sim, mas não achamos nenhum horror dirigir no Irã

Em compensação, o Irã tem 80% das rodovias (bem) pavimentadas, asfalto que é um tapete (fresado entre o fim da pista e o acostamento, pra ninguém se dormir e sair da pista), e pistas duplas ou triplas, freeways com 2 ou 3 faixas de trânsito em sentido único.

A sinalização de trânsito é boa e quase sempre bilíngue (em farsi e em inglês). 

Quando não conseguíamos entender alguma informação importante, o jeito era usar o Google Tradutor na opção de apontar a câmera (Google Lens) - expliquei melhor lá nos stories do Instagram como usar essa função no seu celular, espia lá e faz um teste, funciona super bem!

E, além do excelente asfalto das estradas, as paisagens são lindas, com desertos incríveis, cadeias de montanhas enormes e mesquitas com cúpulas multicoloridas a cada poucos quilômetros! 

Cada vez que passávamos por uma mesquita, tínhamos que parar para fotografar - e sempre pensávamos: se estivéssemos usando transporte público, jamais poderíamos viajar assim, no nosso ritmo. 

Era sensacional poder parar a qualquer momento nos mercadinhos de beira de estrada, pegar água quente nos samovares que existem em todo lugar e preparar um café no meio da viagem (em pleno Ramadã!) 💓

alugar_carro_ira
o Irã tem 80% das suas rodovias pavimentadas

alugar_carro_ira
o asfalto iraniano é um tapete, e é fresado entre o fim da pista e o acostamento, pra ninguém dormir na direção e sair da pista, como dá pra ver nesta foto

alugar_carro_ira
as rodovias no Irã têm pistas duplas ou triplas

alugar_carro_ira
as freeways no Irã têm 2 ou 3 faixas de trânsito em sentido único

alugar_carro_ira
a sinalização de trânsito no Irã é boa e quase sempre bilíngue, em farsi e em inglês

alugar_carro_ira
viajando de carro alugado pelas estradas do Irã

alugar_carro_ira
quando não conseguíamos entender alguma informação importante no trânsito, o jeito era usar o Google Tradutor na opção de apontar a câmera (Google Lens)

alugar_carro_ira
 expliquei melhor lá nos stories como usar essa função de traduzir no seu celular, espia lá e faz um teste, funciona super bem!

alugar_carro_ira
usando o Google Tradutor na opção de apontar a câmera (Google Lens)

alugar_carro_ira
no Irã, a nossa tradicional cruz vermelha é substituída pelo símbolo do Islamismo 

alugar_carro_ira
mas, muitas vezes, a sinalização de trânsito no Irã vem apenas no alfabeto romano mesmo, o que facilita bastante

as paisagens nas estradas do Irã são lindas, com desertos incríveis, cadeias de montanhas enormes e até fortalezas milenares que surgem do nada na beira da estrada

alugar_carro_ira
mesquitas com cúpulas multicoloridas apareciam a cada poucos quilômetros! 

alugar_carro_ira
e era fantástico poder parar o carro no acostamento sempre que queríamos e saltar para fotografá-las!

A quase totalidade das estradas no Irã são gratuitas. 

Na única rodovia pedagiada que usamos, a caminho de Teerã, haviam 4 pistas para cada lado e o limite de velocidade variava entre 110 e 120Km/h! E o valor do pedágio era ainda menor que o preço da gasolina: IR 2000 = 7 centavos de dólar = 35 centavos de real.

A polícia rodoviária iraniana aparentemente faz um bom trabalho para conter os mais apressadinhos: vimos muitos radares fixos e móveis, então fique sempre dentro dos limites de velocidade. 

A única vez que fomos abordados pela polícia, contudo, foi na chegada ao centro histórico de Yazd, e ali aconteceu o que costumava acontecer sempre: o policial nos abordou e seguiu falando farsi conosco, crente que o Peg era iraniano. Eles SEMPRE achavam que o Peg era iraniano! 

Achamos que ele estava nos pedindo os documentos do carro e a carteira de motorista do Peg, daí, meio sem entender qual era o problema, entregamos todos os documentos (do carro, CNH e PID) e o policial já estava se irritando, porque não compreendia por que motivo o Peg, com toda aquela cara de iraniano, ficava respondendo em inglês pra ele! 

Quando o policial finalmente entendeu que éramos turistas brasileiros, e que queríamos apenas estacionar perto do nosso Orient Traditional Hotel no centro histórico, imediatamente nos mandou seguir adiante e a abordagem ficou por isso mesmo 😜

alugar_carro_ira
encontramos apenas uma rodovia pedagiada no Irã

alugar_carro_ira
pedágio iraniano

alugar_carro_ira
o valor do pedágio no Irã era ainda menor que o preço da gasolina - 35 centavos de real

alugar_carro_ira
vimos muitos radares fixos e móveis nas estradas do Irã, então fique sempre dentro dos limites de velocidade

alugar_carro_ira
se você levar uma multa no Irã, o valor será cobrado do depósito de garantia que você deixou com a locadora

Estacionamento no Irã

Sobre estacionamento no Irã, preciso dizer que, com todas as nossas experiências prévias de viagens de motorhome pela Europa, encontrar vagas para estacionar um carrinho pequeno no Irã ficou até fácil! Não tivemos dificuldade em lugar nenhum. 

Persépolis tem o seu próprio estacionamento, que é enorme e pago. Naqsh e Rostam e Pasárgada também têm estacionamentos (gratuitos). 

Em Abarkooh, Saryazd, Fahraj, Meybod, Naeein e Abyaneh foi fácil encontrar lugarzinhos para estacionar em plenos centros históricos, assim como na capital Teerã, onde estacionamos numa vaga bem na frente do nosso albergue Heritage Hostel, e em Yazd, onde encontramos um excelente estacionamento gratuito bem na frente do Hotel e Restaurante Silk Road. 

Aliás, nesse estacionamento de Yazd também estavam pernoitando 2 motorhomes europeus - imagina se já não fiquei morta de inveja!

Em Qom, há um imenso estacionamento pago exatamente embaixo da Praça Astane - mas tem que ter o cuidado de gravar bem aonde você deixou o seu carro, pois são muitos e muitos andares de estacionamentos subterrâneos! Se perder o carro ali, você não encontra nunca mais - é pior do que os shoppings de Dubai, sério 🤪

O preço desse estacionamento é tão ridiculamente barato (como sempre) que nem registrei.  

alugar_carro_ira
ticket de estacionamento de Persépolis, o mais "caro" da nossa viagem pelo Irã - IR 50,000, equivalente a U$ 1,80, para turistas estrangeiros 

alugar_carro_ira
estacionamento pago exatamente embaixo da Praça Astane, em Qom

alugar_carro_ira
tem que ter o cuidado de gravar bem aonde você deixou o seu carro, pois são muitos e muitos andares de estacionamento subterrâneo, já que Qom é a 2ª cidade + sagrada do Irã, um importante local de peregrinação muçulmana

Esfahan era o nosso maior "medo": sabíamos que nossa pousada - a Kianpour Historical House - não tinha estacionamento próprio e que o trânsito de veículos é proibido no centro histórico, na volta da Praça Naqsh-e Jahan. Mas, no final, tudo deu certo, como sempre: haviam vagas para estacionar a uma quadra da nossa pousada e, no centro, estacionamos (grátis) a poucos metros da Azadegan Teahouse, numa ruazinha de trás. 

No dia seguinte, descobrimos que havia um estacionamento pago enorme também ali pertinho da Azadegan Teahouse, e fomos direto lá: deixamos o carro 2 dias nesse estacionamento enquanto passeávamos a pé pelo centro histórico de Esfahan e pagamos IR 6,000 (20 centavos de dólar) no 1º dia e IR 9,000 (30 centavos de dólar) no 2º dia. 

Uma piada os preços de estacionamento no Irã, né? Nem vale a pena perder tempo procurando vagas para estacionar na rua!

Os únicos lugares que achamos mais chatinhos de encontrar vagas para estacionar em Esfahan foram em Jolfa e nos arredores da Ponte Khaju e da Ponte Si-o-Seh Pol (a famosa Ponte dos 33 Arcos), sobre o Rio Zayandeh. 

Agora que você já sabe que os estacionamentos pagos são tão baratos no Irã, se visualizar um estacionamento desses, entre imediatamente e nem perca seu tempo procurando vaga na rua ou fazendo conta de quanto vai gastar em estacionamento! Os valores são tãoo irrisórios que é até difícil fazer o câmbio para descobrir quanto você gastou!

alugar_carro_ira
local onde estacionamos (grátis), a poucos metros da Azadegan Teahouse, no nosso 1º dia no centro histórico de Esfahan - a gente faz print do local no Google Maps e também enviamos a nossa localização pelo WhatsApp para nós mesmos, para não ter nenhum perigo de esquecermos onde estacionamos e "perdermos" o carro! 

alugar_carro_ira
um dos únicos lugares que achamos mais chatinhos para estacionar em Esfahan foi em Jolfa, o Bairro Armênio da cidade

alugar_carro_ira
em alguns locais, a sinalização de estacionamento é 100% em farsi, daí o jeito é perguntar para algum local ou usar o Google Tradutor

alugar_carro_ira
mas a sinalização de trânsito, na maioria das vezes, mesmo em farsi, é autoexplicativa hehehe...

alugar_carro_ira
dá pra perceber, só de olhar essa placa, que não é uma boa ideia estacionar aqui, né?

Assim como a gasolina e os pedágios, os preços dos estacionamentos no Irã, quando pagos (raramente), são tão irrisórios que a gente até esquece de anotar nas contas! O aluguel do carro, como vocês viram, não é muito barato, mas, em compensação, todo o resto é ridiculamente barato! Não lembro de ter viajado por NENHUM outro país onde tudo isso (gasolina, pedágio, estacionamento) fosse tão absurdamente barato!

Note que nenhum dos hotéis em que nós nos hospedamos tinha estacionamento próprio - e nunca tivemos problema para encontrar onde estacionar perto das nossas hospedagens. 

Nem mesmo nos vilarejos menores, estacionar nunca foi um problema; o que às vezes nos deixava em apuros era o espírito aventureiro do Peg ao volante: ele ama ir se enfiando nas ruazinhas mais estreitas, ruelinhas tão micro que a gente tinha que recolher os espelhos retrovisores do carro para conseguir passar e, claro, às vezes algumas dessas vias eram sem saída e precisávamos voltar de ré kkkkk...

Mostrei vários desses episódios lá nos stories no Instagram, pra depois o Peg não poder dizer que eu estou inventando!

Com calma, tudo dava certo no final, e nunca chegamos a nos meter em apuros, nem mesmo nas nossas andanças até as dunas de areia do deserto, quando, algumas vezes, achei que íamos atolar o carro e precisar de um resgate de 4x4. 

Não foi necessário. Não tivemos atolamentos, pneus furados e nem nenhum episódio marcante o suficiente que eu me recorde para contar a história. Tudo muito civilizado. Como o Irã.

alugar_carro_ira
o espírito aventureiro do Peg ao volante nos enfiava nas ruazinhas mais estreitas

alugar_carro_ira
ruelinhas nas quais tínhamos que recolher os espelhos retrovisores do carro para conseguir passar

alugar_carro_ira
e, às vezes, eu tinha CERTEZA que ia dar ruim, mas dava bom kkkkk...

alugar_carro_ira
mostrei vários desses episódios lá nos stories do Instagram, pra não dizerem que estou inventando

alugar_carro_ira
com calma, tudo dava certo no final, e nunca chegamos a nos meter em apuros

alugar_carro_ira
nem mesmo nas areias do deserto iraniano, quando achei que íamos atolar o carro e precisar de um resgate

Usando GPS pelo Google Maps do celular no Irã

Uma das grandes dúvidas que nós tínhamos ao programar uma viagem independente pelo Irã era justamente a questão do GPS. Não sabíamos sequer se conseguiríamos comprar simcards no Irã para termos internet (dados móveis) nos nossos celulares, então havia uma grande incerteza se conseguiríamos usar o Google Maps para nos guiar pelas estradas iranianas.

Como comentei acima, o Peg ficou nervoso com isso e já tinha até resgatado o nosso velho e bom GPS Garmin de guerra e encontrado um mapa do Irã para download gratuito na internet.

Acabamos nunca usando o GPS Garmin, porque deu um bug nele em razão do alfabeto persa (eles usam o Farsi), completamente diferente do nosso alfabeto romano. Mas isso não foi problema nenhum, porque, diferente do que acreditávamos, foi facílimo (e bem barato!) conseguirmos chips para os nossos telefones celulares no Irã! 

Com os dados móveis devidamente funcionando nos nossos telefones celulares, usamos o Google Maps nas estradas iranianas o tempo todo, e podemos garantir que ele funciona perfeitamente bem no Irã, e não nos deixou na mão em nenhum momento, nem mesmo nas vielinhas mais estreitas de Abarkooh ou Fahraj!

alugar_carro_ira
acabamos nem usando o nosso velho GPS Garmin, porque deu um bug nele em razão do alfabeto Farsi

alugar_carro_ira
o Maps é o nosso aplicativo favorito para fazer roteiros e planejar rotas em todas as viagens

alugar_carro_ira
o Google Maps funcionou perfeitamente bem no Irã, até mesmo no assustador centro histórico de Yazd

Como usar a internet com dados móveis no celular no Irã

Eu tinha lido em alguns lugares (e ouvido de algumas pessoas que viajaram pelo Irã com grupos guiados, estilo excursão) que era bem complicado comprar um simcard e um pacote de dados móveis de internet no Irã, então já viajamos um pouco preocupados com isso. 

Nossa preocupação de ter internet nos telefones celulares no Irã não era exatamente para podermos postar stories no Instagram kkkk como muitos pensarão - porque isso a gente sempre faz à noite, no wifi do hotel. 

A principal razão da nossa preocupação em termos dados móveis nos celulares no Irã era para podermos manter contato constante por WhatsApp com o Lipe (e a Laika, claro kkkk) - pais e mães viajando sem os filhos entenderão...

E, justamente, porque sem internet nos celulares a gente não conseguiria usar o Google Maps direito para calcular nossas rotas e nem o Google Translate, ferramentas fundamentais para se viajar pelo Irã. 

Sim, sempre dá para baixar o mapa offline no Maps, e nós fizemos isso, mas aí o aplicativo não funciona direito para calcular as rotas. 

Pois bem. No dia em que chegamos ao Irã, era um super feriado nacional, e o comércio estava todo fechado em Shiraz, mas, no dia seguinte, a nossa 1ª providência foi justamente ir atrás do tal simcard. E não poderia ter sido mais fácil!!!

Entramos na 1ª lojinha que encontramos com o logo da Irancell na Zand Street (uma das principais ruas de Shiraz) e o carinha providenciou tudo pra nós: colocou os chips e os dados móveis nos nossos celulares e nos devolveu os telefones com internet bombando. Não pediu nem mesmo os nossos passaportes! 

Por 2 simcards da Irancell + 2 pacotes de 15 giga de internet válidos por 2 meses pagamos no total IR 450,000. 

Os chips custaram IR 150,000 cada um e os pacotes de dados custaram IR 75,000 cada um. 
Traduzindo: pagamos pouco mais de U$ 8 cada um de nós pelos chips de telefone e + 15 giga de internet. Nunca foi tão fácil e barato comprar simcards e dados móveis nas nossas viagens!! Logotipo azul e amarelo da Irancell, anota aí! 
internet no Ira
onde houver o logotipo azul e amarelo da Irancell, escrito MTN, você poderá comprar simcards para usar internet com dados móveis no celular no Irã 

internet no Ira
o dono da lojinha não falava nada de inglês, mas providenciou tudo pra nós: colocou os chips e os dados móveis nos nossos celulares e nos devolveu os telefones com internet bombando

internet no Ira
usar a internet com dados móveis no celular no Irã é muito fácil e extremamente barato!

Alguns dias depois, já em Yazd, o bocaberta do Peg fez alguma burrice no telefone novo dele e selecionou uma opção de mandar todas as fotos do celular pro iCloud (até agora não entendi direito o que aconteceu) e, com isso, acabou consumindo todos os dados móveis - 15 giga!!!

Daí tivemos que ir atrás de outro pacote de dados móveis para o celular dele, e novamente em Yazd foi facílimo: encontramos uma lojinha com logo da Irancell perto da torre do relógio e o carinha colocou outro pacote de dados no telefone do Peg.

Desta vez, pagamos IR 100,000 por um pacote de dados de 16 giga (U$ 3,60). 

internet no Ira
simcards da Irancell que compramos para usar a internet com dados móveis no celular no Irã

E mais uma última dica: NUNCA confie cegamente em guias de turismo que querem valorizar o próprio trabalho fazendo parecer que tudo é muito difícil sem eles! Ao invés disso, leia o blog #felipeopequenoviajante e viaje bem informado se quiser fazer tudo por conta própria 😅

PS. Sem desmerecer os guias maravilhosos que existem por aí e que não fazem esse tipo de cretinice!

Você já esteve no Irã? Viajou de carro pelo país? 

Por favor, deixe as suas dicas nos comentários abaixo aqui no blog, assim você ajuda outros viajantes, inclusive para que tenham outras opiniões, além da minha!

Veja todas as fotos e dicas que publiquei na #PVnoIra no Instagram! E eu mostrei tudo nos stories também, tem várias pastas de destaques do Irã lá! ❤

alugar_carro_ira
e aí, quem vai encarar uma viagem de carro alugado pela terra dos aiatolás?
Insh'Allah vai dar tudo certo!

alugar_carro_ira
viajando de carro alugado no Irã: a gasolina era tão barata que era até difícil decidir entre norte, sul, leste ou oeste - dava vontade de explorar o país inteiro!

Leia mais sobre o Irã


ira de carro


Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

2 comentários: