Menu

Cingapura: dicas de viagem e curiosidades

Dicas e curiosidades para a sua viagem a Cingapura: descubra onde comprar, comer, como se deslocar, vistos, aeroportos, como chegar lá, qual chip de celular usar, onde trocar dinheiro, qual a melhor época do ano para visitar Cingapura e muito mais - você vai encontrar tudo aqui!
Cingapura: dicas de viagem e curiosidades

Neste post, que encerra uma série de matérias que escrevi sobre Cingapura aqui no blog, vou registrar todas as dicas de viagem que você precisa para aproveitar sua viagem ao pequeno país mais rico do sudeste asiático, e contar um pouco do que aprendi sobre ele!

Onde comprar, onde comer, como se deslocar em Cingapura, vistos, aeroportos, como chegar lá, qual chip de celular usar, onde trocar dinheiro, qual a melhor época do ano para visitar Cingapura e muito mais - você vai encontrar tudo aqui!

Ao completar 200 anos - o ano de 2019 marcou o bicentenário da fundação da moderna Cingapura, mas a cidade-estado já completou mais de 700 anos de uma rica história - a cidade do Merlion está mais moderna e mais quente do que nunca.

Comumente descrita como o 'playground dos milionários', é verdade que a cidade-estado exala riqueza, mas Cingapura oferece muito mais do que apenas hotéis, restaurantes e shoppings luxuosos e futuristas: há muita história, uma cultura miscigenada vibrante que mantém as antigas tradições e religiosidade, e bairros étnicos incríveis, cada qual com seus diferentes costumes, para o viajante explorar.

E existem também jardins e espaços públicos invejáveis, segurança, limpeza, educação e infinitas atrações turísticas bacanas para grandes e pequenos.

Procurando dicas para a sua viagem a Cingapura? Vambora! Registrei abaixo todas as nossas dicas, informações e curiosidades interessantes para quem tem vontade de conhecer Cingapura.

Leia também:

Gardens by the Bay: como são os jardins psicodélicos que viraram cartão postal de Cingapura
Universal Studios Singapore na Ilha Sentosa, em Cingapura: tudo o que você precisa saber
Cingapura transborda modernidade: uma cidade-estado de dar inveja
Como é fazer uma viagem de volta ao mundo com uma criança: vídeo de viagem
Minhas férias de volta ao mundo: uma longa viagem vista pelos olhos de uma criança


Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
Cingapura: dicas de viagem e curiosidades

Cingapura ou Singapura?

Vamos começar a falar sobre Cingapura então? 

Mas, para começar, é preciso esclarecer: o correto é Singapura ou Cingapura

Sempre escrevo Cingapura aqui no blog porque era assim que se costumava escrever no Brasil quando fomos para lá pela primeira vez, em 2011. 

O Brasil era o único país de língua portuguesa que usava o “C” - sabia? 

Mas, hoje em dia, acredito que ambas as formas de escrever o nome do país são aceitas, e já vejo mais gente usando o "S" do que o "C" atualmente - talvez até porque, em inglês, o correto também é Singapore, com "S". 

Também já li que, desde 2009, com o novo Acordo Ortográfico, a grafia correta passou a ser Singapura, e essa grafia com "S" foi adotada oficialmente pelo governo do Brasil - mas eu sou 'das antigas' e vou continuar usando Cingapura com "C", posso?

Cingapura: dicas de viagem e curiosidades

10 curiosidades sobre Cingapura

1 A origem do nome do país vem da junção de "sing" + "pur", que significam 'cidade do leão' - a palavra malaia 'sing' significa leão, enquanto que, em sânscrito, 'pur' significa cidade.

2 Quem nasce em Cingapura é (c)singapurense ou (c)singapuriano.

3 Conhecida oficialmente como República de Cingapura, é reconhecida como cidade, estado e país ao mesmo tempo, e a capital é justamente a região central de Cingapura.

4 Cingapura é um dos menores países do mundo, com pouco mais de 700Km2. É a única ilha que é uma cidade-estado no mundo, formada por uma grande ilha e 63 ilhas menorzinhas, a maioria delas desabitada.

Localizada no Sudeste Asiático, Cingapura fica numa extremidade da Península Malaia. Se você  olhar no mapa do sudeste da Ásia, Cingapura está no sul da Malásia, país do qual fez parte até 1965, quando conquistou a sua independência.

5 O país tem 4 línguas oficiais, e o inglês e o chinês são muito usados pelos locais, além de uma mistura dos 2 (inglês e chinês). O inglês é falado em todos os lugares, por todo mundo, e a sinalização pública também está em inglês, mas o hino nacional é em malaio.

6 O trânsito funciona na mão inglesa.

7 A população de Cingapura é totalmente miscigenada, uma mistura incrível de raças e culturas. Muitos chineses, indianos e árabes - etnias que têm inclusive seus próprios bairros (não deixe de conhecer os 3!).

Há também muitos malaios e europeus - Cingapura é certamente um dos lugares mais multiculturais que já visitamos - há gente de tudo que é canto do mundo vivendo lá, inclusive nossos amigos brasileiros que nos hospedaram!😏

Onde ficar em Cingapura: dicas de hospedagem para todos os bolsos

Eu amo lugares com essa mistura de povos, então, pra mim, o caldeirão de 'gentes' que é Cingapura é um paraíso - não fosse pelo calor, que mais lembra o inferno!

8 E, com toda essa misturança de raças e povos, o resultado não poderia ser diferente na questão da espiritualidade: a diversidade religiosa em Cingapura nos leva de um templo à uma mesquita e à uma igreja em poucas quadras, com pessoas de todos os credos, cores e etnias circulando pelas ruas vestidas com suas roupas típicas.

A grande maioria da população é budista, mas existem também muitos cristãos, muçulmanos e hindus - é uma alegria ver tantas religiões convivendo na mais absoluta paz e harmonia - impressão que também tivemos na Malásia.

Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
um dos rituais mais curiosos que assistimos em Cingapura foi o de queimar dinheiro (falso, é claro!)

Cingapura: dicas de viagem e curiosidades

Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
oferendas nos templos de Cingapura

Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
templo hindu na Chinatown de Cingapura

9 Cingapura é considerado o melhor país da Ásia para se trabalhar, e também o melhor país do mundo para fazer negócios, o que justifica o enorme contingente de estrangeiros no mercado de trabalho por lá (quase 1.5 milhão). 

Como já comentei, Cingapura é conhecida como o 'playground dos milionários' - um dos países mais ricos do planeta, com a maior concentração de milionários do mundo - e, infelizmente, mas também justamente por reunir tanta riqueza, vem sempre emplacando todas as listas de cidades mais caras do mundo!😢

Em menos de 20 anos, eles saltaram direto do 3° para o 1° mundo.

Se você chega a Cingapura em meio a uma viagem pelo Sudeste Asiático, prepare-se para o choque no orçamento: a cidade é bemmm mais cara em relação aos vizinhos Tailândia e Malásia, por exemplo. 

Mas Cingapura também é um dos lugares mais fáceis e confortáveis ​​de se explorar no Sudeste da Ásia - tente não ficar constantemente comparando preços com o Camboja, Laos, Indonésia ou Vietnam, e a sua viagem ficará bem mais aprazível!😀

10 Cingapura é também uma das 10 cidades mais verdes do planeta, mesmo sendo cheia de arranha-céus - eles mantiveram e construíram inúmeras reservas naturais, áreas verdes, parques e jardins, que  hoje ocupam quase a metade do território do país.

Desses, os jardins mais famosos são os Gardens by the Bay, bem no centro de Cingapura, que rapidamente se tornaram um dos símbolos da cidade.

Saiba mais aqui:

Gardens by the Bay: como são os jardins psicodélicos que viraram cartão postal de Cingapura

É um país de superlativos - eles adoram os títulos de "maior do mundo", por exemplo!

Não é por nada que fica lá a maior piscina de bordas infinitas do planeta, no Marina Bay Sands, um hotel que possui 3 prédios interligados por uma estrutura em formato de navio no seu topo - é lá que fica a famosa piscina, com 150m de comprimento, que infelizmente é exclusiva para seus ricos hóspedes.

Veja aqui as nossas dicas de hospedagem em Cingapura:

Onde ficar em Cingapura: dicas de hospedagem para todos os bolsos

Cingapura é um dos países com a maior concentração de milionários do mundo

os jardins mais famosos de Cingapura são os Gardens by the Bay

Cingapura é um lugar seguro para viajar?

Cingapura é o país mais seguro da Ásia, e está sempre entre os top 10 do mundo, com os menores índices de corrupção, o que garante aos singapurenses o melhor padrão de vida do continente asiático - a máfia local foi extinta há muitos anos, e um controle rígido mantém os índices de violência e criminalidade lá embaixo, sempre entre os mais baixos do mundo.

Leia também:

Os países mais seguros do mundo para viajar

As leis em Cingapura são bem rígidas, existem câmeras de segurança espalhadas por todos os lados, e a pena de morte é aplicada em alguns crimes, como o tráfico de drogas - o que você já descobre logo no aeroporto, ao preencher a ficha de controle da imigração.

Aliás, vale a pena conhecer um pouco dessas regrinhas, pois algumas coisas que, para nós brasileiros, parecem até 'bobinhas', lá podem te colocar numa fria - as multas são aplicadas sem dó!

Entre elas, em Cingapura é proibido:
  • Fumar em locais proibidos
  • Não dar descarga em banheiros públicos
  • Vender ou mascar chicletes (isso é para evitar sujeira)
  • Comer alguns alimentos em público - o durian, por exemplo, fruta super fedorenta, não pode ser consumido em lugares públicos
  • Jogar baganas de cigarro ou qualquer lixo no chão (apesar de termos visto um pouco de lixo espalhado, mas sempre ao redor de lixeiras cheias)
  • Atravessar as ruas fora das faixas de pedestres
  • Alimentar pássaros e outros animais em parques
  • Manter plantas com água acumulada
  • Pornografia (mas a prostituição é legal)
  • Discussões públicas sobre sexo e política (sim, há censura)
  • Andar pelado
  • Demonstrações públicas de afeto, ou atos de intimidade física, como ficar de beijos e abraços (é proibido o que eles chamam de PDA: Public Display of Affection)
policiamento ostensivo em Cingapura

cartaz em Cingapura avisando que são proibidas demonstrações públicas de afeto

vimos um pouco de lixo espalhado em Cingapura, mas sempre ao redor de lixeiras cheias

Porque voltar a Cingapura

Estivemos em Cingapura com o Lipe bebê em 2011, e voltamos em 2018/2019 porque amamos o caldeirão étnico que é essa cidade-estado, e queríamos conhecer as novidades que não existiam quando estivemos lá 7 anos antes, como os Gardens by the Bay.


Cingapura é o tipo de país de onde a gente não se despede nunca. Além de ser super bem localizado, no meio de um monte de países interessantes onde quero voltar várias vezes, é um hub aéreo, uma forma bem fácil de chegar no Sudeste Asiático

Leia também:


E mais: Cingapura sempre tem 1000 novidades - é um lugar que está sempre se renovando, recriando e inventando novas atrações para atrair turistas, então sempre há algum bom motivo para voltar lá - talvez não como um destino em si, mas certamente como uma escala numa viagem maior pela região. 

Escrevi mais sobre isso aqui: Lugares que a gente se despede e lugares que a gente não se despede...jamais!

E aqui, sobre as novas e infinitas atrações turísticas que surgem constantemente em Sentosa Island:

Universal Studios Singapore na Ilha Sentosa, em Cingapura: tudo o que você precisa saber

Além de querer muito conhecer os Gardens by the Bay, no caso desta viagem estávamos no meio de uma volta ao mundo - vindo do Sri Lanka para o Sudeste Asiático - e passar a virada do ano em Cingapura nos pareceu uma ótima pedida! 

2019 chegou para nós bem antes do que para quem estava no Brasil!

Para saber como é passar o Réveillon por lá, veja aqui.

Veja mais sobre a nossa 1ª vez em Cingapura nestes posts:


Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
amo o caldeirão étnico que é Cingapura!

Qual a melhor época do ano para visitar Cingapura?

Nós estivemos em Cingapura 2 vezes, em épocas do ano bem diferentes: a primeira vez foi em agosto e a segunda visita foi no final de dezembro/começo de janeiro, e posso afirmar que, nas nossas 2 viagens, o calor infernal foi um ponto em comum. 

Faz calor e muita umidade o ano todo em Cingapura, e não existem estações do ano bem definidas.

A temperatura média anual é de 27°C, e ela não varia muito ao longo do ano. Chove o ano todo e é comum chover um pouquinho e logo o tempo abrir de novo.

A época mais recomendada, em geral, é de fevereiro a abril. O mês que menos chove é fevereiro e, mesmo assim, chove igual. Entre maio e agosto, a visibilidade é pior e a poluição aumenta, com dias cinzentos, por conta das queimadas na Indonésia.

Recomendo levar roupas bem leves!

Acho que não tem como escapar daquela umidade terrível, da sensação de estar constantemente derretendo, especialmente entre as 11 e 15hs. Programe-se para fazer os passeios ao ar livre antes das 11 e depois das 15hs e, neste período do meio do dia, tente visitar museus ou shoppings com ar condicionado.

Na época do Grande Prêmio de Fórmula 1, que acontece em setembro, as diárias de hotéis ficam ainda mais caras e se esgotam rápido - se você optar por ir nesta época, programe-se com antecedência.

Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
até os locais dão um jeitinho de se proteger do calorão infernal em Cingapura
Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
pegamos dias bem cinzentos em Cingapura em agosto, mas pelo menos não choveu!

Como chegar em Cingapura

Existem dezenas de companhias aéreas que voam direto para Cingapura - muitos voos internacionais pousam diariamente no Aeroporto Changi, vindos de todas as partes do mundo.

Para quem está no Brasil, é possível voar com empresas como a Qatar, Emirates e Turkish, com conexões.

Cingapura tem a sua própria companhia aérea, a Singapore Airlines, mas ela não opera mais no Brasil.

Para quem já está na Ásia, frequentemente a forma mais barata de chegar a Cingapura é voando Air Asia ou alguma outra das várias companhias aéreas 'low cost' que operam por lá. 

A primeira vez que estivemos lá foi a partir da Indonésia - pegamos um voo Lion Air da capital Jakarta para Cingapura.

Depois de 4 dias em Cingapura, na hora de seguir viagem para a Malásia, país vizinho, fomos de ônibus até a fronteira, em Johor Bahru e, de lá, seguimos viagem de trem pela Malásia, até Kota Bharu, no norte do país.

Na nossa segunda viagem a Cingapura, chegamos e saímos de avião, voando Air Asia.

Ou seja: respondendo à pergunta como chegar em Cingapura, você tem várias opções - avião, trem, ônibus - tudo vai depender de onde você está e de qual é o seu orçamento.

Leia também:

Como comprar passagens aéreas para uma viagem de volta ao mundo

Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
uma das formas mais baratas de chegar a Cingapura é voando Air Asia

Como é voar com a companhia aérea low cost Air Asia

O voo com a Air Asia é aquela pobreza franciscana de companhia aérea 'low cost' que não te dá nem um gole de água e com assentos super apertados..

É bem ruinzinha - na verdade, pior do que eu lembrava, pois em 2011 voamos Air Asia 4 vezes e eu não me recordava de ter achado tão ruim.

Talvez eu esteja ficando velha...😜


Mas, considerando os preços - muito bons - não dá para escolher outra companhia aérea! O jeito é se preparar psicologicamente e voar Air Asia mesmo!

Embora desconfortável e espartana, posso dizer que já voamos Air Asia 12 vezes no total, e nunca tivemos problemas com eles - um bom retrospecto!

O problema maior são os voos mais longos, naqueles assentos mais apertados e sem quaisquer comodidades - para voos curtinhos, ali no Sudeste Asiático, é bem tranquilo!

Nosso voo para Cingapura saía de Colombo, no Sri Lanka, com escala em Kuala Lumpur, na Malásia, e era assim:

AK 46 Colombo CMB Bandaranayake International Airport 11PM
KUL Kuala Lumpur International Airport 2 (klia2) 5:10AM
Transit in Kuala Lumpur: 1h55min
AK 703 Kuala Lumpur International Airport 2 7:05AM
Singapore SIN Changi Airport T4 8:20AM

Super cansativo, horários horríveis, com uma escala no meio da madrugada...mas, é como eu disse: quer voar 'low cost', aguenta os ônus!

A chegada do nosso voo em Cingapura foi linda: vimos muitas das ilhas que formam Cingapura e toda a Marina Bay lá do alto - o Marina Bay Sands, a roda gigante Singapore Flyer, as estufas dos Gardens by the Bay e tudo mais!

Na hora de ir embora, novamente voamos Air Asia, desta vez de Cingapura para Langkawi, na Malásia.

O voo era assim:

AK 1716 SIN Singapore 12:45PM
LGK Langkawi 2:10PM

Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
voando com a companhia aérea low cost Air Asia

Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
na chegada a Cingapura, vê-se toda Marina Bay lá do alto
 
Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
as ilhas que formam Cingapura vistas do avião

Aeroporto de Kuala Lumpur na Malásia

O Aeroporto de Kuala Lumpur é o 'hub' da Air Asia, e quase todos os voos da companhia aérea saem de lá ou fazem escala lá. Tem um terminal no aeroporto que é só da Air Asia.

Em Kuala Lumpur, na área de trânsito do aeroporto, tem um Starbucks para fazer uma boquinha, mas não tem uma única tomada das "nossas" ou entradas USB, então não esqueça de levar um adaptador universal na sua bagagem de mão, para carregar os seus equipamentos.

No resto, é um ótimo aeroporto, de primeiro mundo.

Já estivemos por lá muitas e muitas vezes, e nunca tivemos nenhum perrengue!

voando de Kuala Lumpur para Cingapura


Cingapura: dicas de viagem e curiosidades

Aeroporto Changi em Cingapura

Chegamos em Cingapura às 8h20min do dia 30/12.

Pensa num aeroporto maravilhoso!

O Aeroporto Changi em Cingapura é reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo, além de ser o maior do Sudeste Asiático - uma maravilha de aeroporto, sem nenhuma fila, completamente automatizado, com 4 terminais.

Para embarcar num voo em Changi, pela Air Asia, você não é atendido por absolutamente ninguém: você faz o seu próprio check-in nas máquinas, vai no bag drop, coloca as tags e larga suas malas na esteira, faz a imigração em guichês, escaneia o seu passaporte, coloca as impressões digitais...enfim...é tudooooo automatizado, impressionante!

O aeroporto é lindo, super tranquilo, moderno, silencioso, sem anúncios em auto-falantes, cheio de obras de arte, todo acarpetado, com mais de 280 lojas e restaurantes, free shops maravilhosos, móveis de design incríveis, super confortáveis e bonitos!

Também tem cinema gratuito 24hs, spa, áreas de entretenimento, muitas áreas de descanso, piscina em estilo balinês e jardins.

Eles têm carrinhos de bebê para emprestar e até videogames nas áreas de embarque para as crianças - um luxo!! O Lipe amou, é claro!

O Changi Airport tem até habitats de borboletas, acredita!? E um show de luz e som a cada hora no HSBC Rain Vortex, a cachoeira coberta de 40m de altura do shopping, das 19h30min às 24hs!

Dá pra ficar um dia inteiro só curtindo o aeroporto em Cingapura hehehe...

Aproveite e pegue mapas grátis de Cingapura lá, quando chegar.

Aeroporto Changi em Cingapura

Aeroporto Changi em CingapuraAeroporto Changi em CingapuraAeroporto Changi em Cingapura

Aeroporto Changi em CingapuraAeroporto Changi em Cingapura 
Aeroporto Changi em Cingapura

Aeroporto Changi em Cingapura
 
Aeroporto Changi em Cingapura
Aeroporto Changi em Cingapura
Aeroporto Changi em Cingapura
Aeroporto Changi em Cingapura

Precisa visto para visitar Cingapura?

Brasileiros não precisam de vistos antecipados para visitar Cingapura a turismo por até 30 dias - eles carimbam o seu passaporte no aeroporto.

Veja mais informações oficiais aqui ou aqui.

Leia também:


Os requisitos de entrada em Cingapura são:

  • Passaporte com pelo menos 6 meses de validade;
  • Recursos $$ suficientes para a permanência no período pretendido;
  • Disembarkation/Embarkation Form preenchido;
  • Bilhete confirmado de retorno ou prosseguimento da viagem;
  • Prova de entrada para o seu próximo país de destino (visto);
  • Certificado de vacinação contra a febre amarela.
Mais informações sobre os requisitos de entrada aqui.

Precisa visto para visitar Cingapura?
carimbo de Cingapura no passaporte do Lipe

Precisa visto para visitar Cingapura?
o Disembarkation/Embarkation Form preenchido é um dos requisitos para entrar em Cingapura

Trocando dólares em Cingapura

O dólar de Cingapura, abreviado como SGD, é a moeda oficial da República de Cingapura desde 1967.

Na maioria dos países que visitamos, eu evito trocar $$ no aeroporto, pois as cotações são sempre péssimas para câmbio - os centros das cidades sempre oferecem taxas de câmbio muito melhores do que os aeroportos, como regra.

Mas, em Cingapura, queríamos trocar pelo menos um pouco de dólares americanos, para ter algum dinheiro local trocado, acaso fosse necessário, e a taxa de câmbio no aeroporto não foi nada extorsiva.

Trocamos U$ 1 = SGD 1,325 no aeroporto.

Mais tarde, acabei trocando mais dólares americanos numa casa de câmbio no shopping do Marina Bay Sands e também em Chinatown, e lá as cotações foram de U$ 1 = SGD 1,33.

Ou seja, em Cingapura, não há grande diferença entre trocar dólares americanos no aeroporto ou em Chinatown!

Trocando dólares em Cingapura
o dólar de Cingapura é a moeda oficial da República de Cingapura

Trocando dólares em Cingapura
comprando dólares de Cingapura no aeroporto

Trocando dólares em Cingapura
comprando dólares de Cingapura no The Shoppes at Marina Bay Sands

Chip de celular para usar internet em Cingapura 

Durante a nossa viagem por Cingapura, usamos o tempo todo um chip de celular da Easysim4u, que apoiou a nossa volta ao mundo.

Com o chip da Easysim4u no telefone durante a nossa viagem de volta ao mundo, cada vez que o avião pousava num novo país, eu recebia uma mensagem no celular me dando as "boas vindas", o que significava que eu já estava automaticamente conectada à internet, inclusive para usar o Google Maps.

Já usamos os chips da Easysim4u em uns 30 países, e foram raras as vezes em que não tivemos cobertura - apenas em alguns lugares bemmmm remotos, ou em países onde eles mesmos avisam que não existe conexão.

Recebemos o chip em casa, antes de sair do Brasil, colocamos ele no celular ainda no avião, e já chegamos em Cingapura com internet funcionando no telefone!

Para quem vai viajar por vários países como nós fizemos, a facilidade e comodidade que esses 'simcards' oferecem é imbatível 😏

Nós não vendemos esses chips através do blog - nem nenhum outro produto, pois o pequeno viajante não visa lucro, é um blog só para compartilhar dicas de viagem mesmo - então dê uma olhada direto lá no site deles - Easysim4u - para ver como comprar esses chips e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar. 

Chip de celular para usar internet em Cingapura
chip de celular para usar internet em Cingapura

Vídeo de viagem a Cingapura

Assista aqui o vídeo das aventuras do pequeno viajante quando estivemos em Cingapura pela 1ª vez, em 2011:

Vídeo da nossa viagem a Cingapura com o pequeno viajante bebê

Não esquece de escolher a opção para assistir em 720p HD! As imagens ficam bem melhores!

Chega a dar um aperto no coração quando vejo essas imagens do Lipe bem piquirruchinho viajando conosco, e percebo como o tempo está passando ápido...mas, ao mesmo tempo, é muito bom ver o quanto nós já vivemos e aproveitamos a vida juntos!


Como se deslocar em Cingapura

O sistema de transportes públicos em Cingapura, como não poderia deixar de ser, funciona com perfeição, facilitando muito a vida do viajante. 

Depois que você tiver uma noção do mapa do metrô, não terá nenhum problema para se deslocar por todos os cantos de Cingapura.

Metrô e ônibus te levam para qualquer lugar e, para quem prefere táxi, os valores dos serviços de aplicativos são bem razoáveis, considerando o alto custo de vida por lá, tanto que usamos muito, pois às vezes era mais em conta para nós chamarmos um táxi através do aplicativo Grab do que comprar 3 tickets de metrô.

1 Metrô e ônibus

Você pode pagar o ônibus com dinheiro, mas tenha trocado porque os motoristas de ônibus não dão troco.

Para o metrô (MRT), você pega um cartão em uma estação e vai colocando créditos nas máquinas - é bem fácil, rápido e prático usar o metrô em Cingapura, como em qualquer grande cidade do mundo.

Essa é a melhor opção para se deslocar em Cingapura, e a mais barata e rápida também, pois evita congestionamentos de trânsito.

pegando o metrô em Cingapura

Como se deslocar em Cingapura

Como se deslocar em Cingapura
no metrô de Cingapura

Como se deslocar em Cingapura
de ônibus em Cingapura

2 Hop-on, hop-off

Na 1ª vez que estivemos em Cingapura, fizemos um tour completo por todos os cantos da cidade usando os ônibus turísticos vermelhos hop-on, hop-off - que eu sempre recomendo muito!

Para quem visita Cingapura pela 1ª vez, e não tem muitos dias para passear por lá com toda a calma do mundo, os ônibus hop-on, hop-off são com certeza a melhor maneira de ver as atrações turísticas de forma rápida, prática e sem tanto suor, e de se familiarizar com o 'layout' da cidade.

Os bilhetes são válidos por 24 ou 48 horas, e os ônibus de 2 andares abertos têm várias rotas e comentários em áudio em várias línguas.

Além de ser um jeito 'refrescante' de ver e aprender um pouco sobre os pontos turísticos de Cingapura, para quem viaja com crianças, que não curtem caminhar tanto, é uma mão na roda: você tem uma boa idéia geral dos lugares e do mapa da cidade, e depois volta e desembarca apenas naquelas atrações que quer conhecer mais a fundo, no seu próprio ritmo.

Leia mais detalhes sobre esses tours nos ônibus turísticos aqui:

O que fazer em Cingapura: 20 atrações turísticas que valem a pena

ônibus turísticos vermelhos hop-on, hop-off em Cingapura
passeio nos ônibus turísticos vermelhos hop-on, hop-off em Cingapura

3 Táxi ou Grab ou Comfort del Gro (não existe Uber lá)

Os táxis em Cingapura têm preços razoáveis, mas pelos aplicativos Grab ou Comfort del Gro os preços são melhores e você sabe antes quanto vai pagar pela corrida (eles funcionam exatamente como o Uber).

A dica é baixar o app Grab antes mesmo de sair de casa, porque eles mandam um código pro teu celular registrado para completar o acesso, que você não vai receber se estiver usando outro 'simcard' - então é mais fácil já baixar esses aplicativos no Brasil, antes de viajar!

Usamos várias vezes!


o aplicativo Grab é o equivalente ao Uber em Cingapura

Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
táxi na mão inglesa em Cingapura

4 Com as suas próprias pernas

Cingapura é uma cidade plana e muito "caminhável".

Sim, embora seja um lugar mega-moderno, como Dubai, por exemplo, Cingapura é completamente diferente daquele Emirado, onde é praticamente impossível caminhar de um lugar a outro, porque simplesmente não existem calçadas entre os milhares de viadutos!

Em Cingapura, caminhar é um verdadeiro prazer (de manhã cedo ou à tardinha, quando o calor infernal diminui um pouco), e uma das melhores formas de aproveitar a cidade-estado!

O único senão é mesmo a umidade - não fosse aquele abafamento horrível, eu andaria o dia todo por lá! 😜

Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
usando as suas próprias pernas para passear em Cingapura, você descobre lugares incríveis, como esses murais em Chinatown

Onde ficar em Cingapura

Procurando um lugar onde ficar em Cingapura?

Descubra nossas dicas de hospedagem na terra do Merlion para todos os bolsos neste post que já escrevi específico sobre esse assunto:


Lá eu escrevi sobre: 
Cingapura: dicas de viagem e curiosidades
Marina Bay Sands em Cingapura, uma das opções de hospedagem mais disputadas do país

Onde comer em Cingapura

Em Cingapura a comida é uma obsessão nacional, seja qual for o seu orçamento.

A terra do Merlion é um lugar de extremos e, ao mesmo tempo em que você encontra restaurantes super refinados, tem também lugares bem populares e simples para comer.

Dá para escolher entre jantares sofisticados num dos restaurantes da lista dos 10 melhores da Ásia ou pratos de arroz frito de U$ 2 nos mercados e praças de alimentação mais baratinhos. 

A miscigenação cultural de Cingapura se reflete também na gastronomia local - a gente encontra especialidades culinárias de todos os cantos do mundo, e a qualidade é geralmente ótima.

Você anda 2 quadras e vê restaurantes chineses, italianos, indianos, japoneses, tailandeses, americanos, coreanos, vietnamitas...não há o que não haja! Amoooo...

Infelizmente nosso orçamento não nos permitia extrapolar nas refeições, então as nossas dicas em Cingapura são de lugares mais econômicos para comer, que eles chamam hawkers centres - praças de alimentação que vendem comidas bem populares, por precinhos amigos. 

Algumas das boas praças de alimentação - mercados gastronômicos que conhecemos em Cingapura foram Lau Pa Sat e Tiong Bahru Market.

Lá dá para experimentar o que há de melhor na culinária asiática - comidas tailandesas, chinesas, indianas e muito mais. Os pratos com camarão e os sucos exóticos são uma delícia, não deixe de provar!

Uma outra praça de alimentação bem variada em Cingapura é a do shopping no Marina Bay Sands. Ela é mais carinha, com pratos em torno de U$ 10, mas compensa por ser um lugar bem conveniente para comer em Marina Bay, na zona turística, com um ar condicionado maravilhoso. 

Ainda lá no shopping, tinha uma lanchonete da Liga da Justiça que o Lipe, é claro, amou! Um bom lugar para levar o seu pequeno viajante para comer em Cingapura. 

Para comer dumplings maravilhosos, vá num dos restaurantes da rede taiwanesa Din Tai Fung

Uma rede de lanchonetes bem famosinha em Cingapura é a Ya Kun Yaka Toast, para cafés e lanches. Experimente as torradas com 'kaya' (uma geléia de coco típica de lá). 

O Bugis Street Market também tem muitas opções de comidinhas para manter os maiores consumistas satisfeitos, como sucos de abacaxi por U$ 2, e barracas vendendo espetinhos ou massas.

Se quiser almoçar melhor, lá no fundo do Bugis Market tem o Albert Center - um centro de vendedores ambulantes que serve refeições completas por cerca de U$ 3,50.

A Orchard Road também pode ser um bom lugar para comer em Cingapura, pois a rua e os shoppings são cheios de restaurantes e fast foods de redes internacionais bem conhecidas. 

Se você - ou seu pequeno viajante - estão precisando dar um tempo nas comidas típicas, a Orchard Road é um ótimo lugar para isso!

Mais dicas de onde comer em Cingapura, divididas pelos diferentes bairros (Chinatown, Little India, Kampong Glam, Orchard Road, Bugis Street) e atrações, aqui:


Onde comer em Cingapura

Onde comer em Cingapura
olha o pato ali!

os refrigerantes e cervejas encarecem as refeições em Cingapura



em Cingapura você encontra comidas típicas de todo o Sudeste Asiático

Onde comer em Cingapura
Onde comer em Cingapura
lanchonete de super heróis no shopping do Marina Bay Sands em Cingapura

Onde comer em Cingapura

Onde comer em Cingapura
almoçando na Chinatown de Cingapura




Onde comer em Cingapura
amo esses dumplings!

Onde comer em Cingapura

Chinatown Food Street em Cingapura

Onde comer em Cingapura

Tiong Bahru Market em Cingapura, uma praça de alimentação boa e barata

Onde comprar em Cingapura

Cingapura tem fama de ser um paraíso das compras, pela quantidade de shoppings, lojas e mercados da cidade, que atraem todos os gostos e bolsos.

Das centenas de lojinhas de bugigangas de Bugis Street aos shoppings de luxo de Orchard Road, dos bairros étnicos com suas lojas de produtos típicos às lojas de marcas famosas no The Shops at Marina Bay Sands, você de fato encontra de tudo em Cingapura. 

Little India, Chinatown e Kampong Glam são ótimos redutos para comprar souvenirs e produtos típicos indianos, árabes e chineses. 

Veja mais dicas de compras no The Shops at Marina Bay Sands e nesses bairros étnicos de Cingapura aqui.

Onde comprar em Cingapura
Chinatown é um ótimo lugar para comprar souvenirs e produtos típicos em Cingapura

Onde comprar em Cingapura

Onde comprar em Cingapura
loja de brinquedos no The Shops at Marina Bay Sands em Cingapura


Onde comprar em Cingapura

Num lugar cheio de milionários, seria impossível que não houvesse uma cultura forte de consumo de luxo também, e a Orchard Road é a rua de compras mais famosa de Cingapura, uma verdadeira ode ao consumismo num lugar que já foi, no passado, um pomar de árvores frutíferas!

São intermináveis lojas de marcas conhecidas de luxo, 22 shoppings e 6 lojas de departamentos com arquitetura ultra moderna espalhados em aproximadamente 2Km de vitrines famosas.

Nós não podemos nem chegar perto de lojas como Chanel, Prada ou Louis Vuitton com os nossos chinelos de dedo, mas com certeza vale o passeio, nem que seja somente para olhar as vitrines lindas e chiques, os letreiros luminosos, e a arquitetura futurista das lojas e shoppings grandiosos.

Sem falar que, devido ao calor extremo e umidade constante de Cingapura, passar o tempo em shopping centers faz parte da cultura deles, assim como em Dubai, por exemplo. Os shoppings são verdadeiros oásis de descanso para nós, viajantes - o melhor jeito de fugir do calor infernal de Cingapura num espaço climatizado.

São realmente muitos shoppings, um ao lado do outro, numa espécie de corredor do consumismo, com inúmeros hotéis, cafés, salões de beleza, salas de cinema, bares de karaokê, galerias de arte, lojas de designers e restaurantes. Mas é só isso - se você não estiver com uma mala cheia de $$$, não terá muito a fazer na Orchard Road além de espiar as vitrines das lojas luxuosas...pelo menos foi assim conosco, reles mortais: a graça lá é justamente vivenciar o consumismo e luxo de Cingapura nas lojas caríssimas, numa farra de compras.

Se esse programa extrapola seu orçamento, uma hora será suficiente para uma caminhada pelo bairro.

Se você for a Cingapura no mês de dezembro, como nós, deixe para passear na Orchard Road à tardinha, quando toda a rua e as fachadas das lojas e shoppings se iluminam com as decorações de Natal.

Para mais informações, veja o site oficial Orchard Road.

É muito fácil chegar na Orchard Road, porque existe uma estação de metrô super bem localizada para quem vai passear por lá, no principal cruzamento do bairro, bem no meio dos maiores shoppings centers da região.

Aliás, ao desembarcar do metrô, você já vai se surpreender com lojas de alto luxo, chiquérrimas, que no Brasil a gente não encontra nem mesmo nos melhores shoppings.

Não esqueça de sempre verificar se você tem direito ao reembolso de impostos nas lojas Tax Free, e guarde sempre as notas fiscais e formulários!

Estação de metrô: Orchard

Orchard Road é a rua de compras mais famosa de Cingapura
Orchard Road em Cingapura, o paraíso das compras

O Bugis Street Market é um dos lugares mais baratos (e provavelmente mais quentes) para fazer compras em Cingapura.

São mais de 800 lojas de roupas, souvenirs, bugigangas e tranqueiras em geral - a antítese de Orchard Road e, assim como Orchard Road, merece uma visita mesmo que você não tenha nenhum interesse em comprar porcarias - mas simplesmente como uma experiência quase que "antropológica" heheheh...

Há aproximadamente 50 anos, este famoso distrito comercial era mais conhecido pela sua vida noturna, atraindo travestis e prostitutas que faziam a festa dos turistas da época, os militares.

Mas isso tudo é passado: hoje em dia, o Bugis Street Market abandonou seu lado rebelde e se tornou um importante centro de compras, cheio de restaurantes, bares e cafés bacanas, que ficam abertos até tarde.

É certamente o maior mercado de Cingapura, e a maioria das bancas abre por volta das 11hs, ficando abertas até perto das 22hs. Como o mercado é todo coberto, dá para aproveitar as pechinchas até na chuva!

O Bugis Street Market é famoso entre turistas e locais como o lugar mais barato para comprar lembrancinhas, souvenirs, acessórios, roupas, eletrônicos, utensílios domésticos e produtos de beleza em Cingapura.

É lá que você vai encontrar aqueles chaveirinhos, ímãs de geladeira, cartões postais e papelaria por U$ 1.

Também tem roupas - moda para todos os gostos, com calças jeans de U$ 10, camisetas de U$ 5, sapatos de U$ 15 e óculos e chapéus de U$ 2.

Estação de metrô: Bugis

Procure a entrada com telhado vermelho ou simplesmente siga as multidões.

Se o mercado estiver quente demais, e você ainda "precisar" de mais umas comprinhas, tem o Bugis + mall ao lado e o Bugis Junction em frente, mais fresquinhos.

Leia mais sobre compras em Cingapura aqui:


E, para mais informações sobre compras em Cingapura, veja também: Visit Singapore

Como é passar o Ano Novo em Cingapura

Foi a primeira vez na vida que passamos a virada do ano num evento público coletivo, e já contei num post aqui no blog todos os detalhes de como foi passar o Réveillon assistindo a queima de fogos em Marina Bay, em Cingapura.

Veja todas as nossas dicas aqui para evitar perrengues:

Você já esteve em Cingapura?

Tem dicas? Conta pra gente! Nós adoraríamos ter as suas contribuições aqui no blog! Deixe as suas dicas na nossa caixa de comentários, por favor!

Acompanhe o nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro - muitas dicas de Cingapura por lá! Veja tudo nas hashtags #LipeVoltaaoMundo e #LipeemCingapura.

Mostrei muito mais dos nossos passeios em Cingapura lá nos stories do Instagram - espia lá que está tudo salvo numa pasta de destaques de Cingapura!

Nos próximos posts, continuamos contando sobre a nossa viagem de volta ao mundo - não saia daí!

O Lipe também escreveu um post contando o que ele achou da nossa viagem, veja aqui: 


Precisa reservar um hotel para a sua viagem a Cingapura?

Veja aqui nossas dicas de hotéis em Cingapura:

Onde ficar em Cingapura: dicas de hospedagem para todos os bolsos

Clique abaixo para conferir os preços na data da sua viagem e fazer a sua reserva:



Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: