Menu

Dubai e Abu Dhabi: o que você precisa saber antes de ir aos Emirados Árabes

Dicas de viagem para Dubai e Abu Dhabi
Dubai e Abu DhabiOs Emirados Árabes, situados no Oriente Médio, estão se tornando um dos principais destinos de turistas do mundo inteiro

E não é por nada. Com parques temáticos, museus incríveis, ótimos hotéis com bons preços, restaurantes badalados, espetáculos maravilhosos, uma cultura própria, muita segurança, organização, facilidades e preços razoáveis, é natural que as pessoas estejam cada vez mais escolhendo os Emirados como seu destino preferido de férias

Quando estivemos lá, em dezembro passado (2017), ainda era necessário visto, e tivemos até um perrengue extra por conta dos malditos vistos, mas agora nem é mais necessário tirar visto - tudo o que eles podem fazer para aumentar o turismo, eles estão fazendo!

Dubai, o Emirado Árabe mais famoso, já é, há muito tempo, um dos 10 lugares que mais recebem turistas anualmente no mundo. Segundo os Sheikhs, a palavra impossível não faz parte dos dicionários dos líderes. Não importa quão grandes sejam os desafios, com fé e determinação eles superarão todas as barreiras. Quando a gente chega lá e dá uma primeira espiadinha no Burj Khalifa, o maior edifício do mundo e visível de quase todo lugar (veja foto acima), temos que concordar com os Sheikhs: para eles, sem (tanta) corrupção, e com o $$$ do petróleo, de fato não existem limites. 

Dubai e Abu Dhabi

Abu Dhabi, o Emirado vizinho, também não fica atrás e, para provar que também está se tornando uma potência do turismo mundial, havia acabado de inaugurar nada menos que o museu Louvre Abu Dhabi quando estivemos lá!

Como a gente nunca se contenta em conhecer o basicão, ainda demos uma esticadinha até Al Ain, lugar onde poucos turistas chegam, e onde é possível encontrar atrações mais autênticas, como um incrível mercados de camelos!

Por tudo isso (e mais um pouco que vou mostrar a vocês), é que eu recomendo que você coloque os Emirados na sua wishlist! Sim, quem nos acompanha há tempos sabe que preferimos viagens de estrada, com belas paisagens e muita natureza selvagem, mas também gostamos de capitais badaladas e lugares cheios de atrações - até as mais cafonas e decadentes, como em Las Vegas, por exemplo! Se o seu gosto também é eclético assim, você definitivamente vai curtir os Emirados!

Eu, do meu lado, fiquei simplesmente encantada com Dubai e Abu Dhabi! Dá bem para entender porque esse lugar perdido no meio do deserto é o sucesso turístico que é. Limpeza padrão japonês, excitação padrão NYC e um exotismo que não é completamente fake como eu imaginava, pelo contrário. 

Dubai, por exemplo, vai muito além dos parques temáticos e arranha-céus ícones modernérrimos, e tem uma parte bem autêntica onde se pode ver a cultura árabe "de verdade", além de algumas boas praias!


Dubai e Abu Dhabi
Dubai tem arranha-céus

Dubai e Abu Dhabi
mas também tem uma parte autenticamente árabe que foi a minha preferida

Dubai e Abu Dhabi
com direito a mercados de ervas e temperos

Dubai e Abu Dhabi
e surpreendentemente boas praias!

Eu, que pensei que seria tudo bem fake-para-turista-ver (como Vegas!), mordi a língua! As áreas mais antigas da cidade não têm o exotismo que vimos no Cairo, Marrakesh, Istambul ou Amã, por exemplo, mas dá para ter um bom gostinho das coisas árabes! Se você quer ver "exotismo" num padrão primeiro mundo, sem o caos indiano ou vietnamita, por exemplo, Dubai é o seu lugar (assim como Cingapura também!) - uma ótima "porta de entrada" para o Oriente Médio. 

Comparando com a nossa última aventura, se a Namíbia é "África para iniciantes", acho que dá para dizer que Dubai é "Oriente Médio para iniciantes" hehehe...

Veja outros posts que já publiquei sobre esta viagem incrível:


Mas essa introdução e minha declaração de amor pelos Emirados (sim, já quero voltar) já passaram dos limites, então vamos ao que interessa:


Dubai e Abu Dhabi
essas sapatilhas são tudo de lindas, não são??

O que você precisa saber antes de ir aos Emirados

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) são uma Federação composta por 7 Emirados, situados na Península Arábica. São eles: 
  1. Abu Dhabi
  2. Dubai
  3. Sharjah 
  4. Ajman
  5. Umm al-Qaiwain
  6. Ra’s al-Khaimah
  7. Fujairah

A capital dos Emirados Árabes é Abu Dhabi e a cidade mais populosa do país (e mais famosa mundo afora) é Dubai. 

O país nasceu em 2 de dezembro de 1971, e essa data é muito comemorada por lá, com um longo feriado nacional que foi o que mais atrapalhou os nossos vistos! 

Eles fazem fronteira com o Qatar, Arábia Saudita e Omã. 

Os Sheikhs são super admirados e respeitados pelos árabes - não vá falar nenhuma bobagem no lugar errado! - e é comum ver fotos deles espalhadas em murais por todas as cidades. Independente da SUA ideologia e do que VOCÊ pensa, lembre-se que lá você é o visitante, e recomendo guardar as suas opiniões para você 😏


Dubai e Abu Dhabi

Dubai e Abu Dhabi


O grande responsável pelo crescimento do país foi o Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, e ele dá nome a vários lugares importantes por onde você certamente passará durante a sua estadia no país, como a Sheikh Zayed Mosque, uma das maiores e mais bonitas mesquitas do mundo, em Abu Dhabi, e a Sheikh Zayed Road, principal rodovia de Dubai. 

A população do país inteiro é menor do que a de algumas cidades brasileiras, embora Dubai seja super densamente povoada, com mais de 2 milhões de habitantes. 

A mistura de raças, nacionalidades e etnias é enorme, e a maior parte da população não é emiradense, e sim do sul da Ásia e do Irã. 

A religião de 96% da população é muçulmana e, apesar de Abu Dhabi e Dubai serem cidades super modernas, o povo segue à risca os princípios e tradições da sua religião.


Dubai e Abu Dhabi

Dubai e Abu Dhabi

Dubai e Abu Dhabi

A cultura do povo árabe é bem diferente da nossa, e você tem que estar preparado para alguns "choques" culturais - observe e não tenha faniquitos. 

Quanto às roupas, sim, dá de tudo lá - de mulheres de burka a escandinavas de top e micro shorts - mas, se você quer se sentir bem à vontade, não exagere nos decotes, use roupas discretas e você se sentirá bem em qualquer lugar. O único local onde tive que usar uma roupa "especial" foi na Grande Mesquita de Abu Dhabi - mas saiba que vale muito a pena encarar o calorão dentro daquele pijamão. 

A língua dos Emirados é o árabe, mas o inglês é super usado e não tive o menor problema em me fazer entender (em inglês). Em todas as lojas, restaurantes, atrações turísticas e hotéis há quem te atenda em inglês. 


Dubai e Abu Dhabi
todos os sinais de trânsito, propagandas, avisos, placas, cartazes, etc, são bilíngues




roupas à venda em uma loja do shopping

mas a maior parte dos locais se veste assim

Não é necessário tomar nenhuma vacina para viajar ao país e, como já falei, não é mais necessário providenciar visto antes de viajar, o que era uma chatice. Também não nos pediram o comprovante de vacinação contra febre amarela, mas eu sempre levo comigo, pois nunca se sabe se num país onde a gente faça alguma conexão eles não vão pedir - acho que não custa nada levar (assim como a PID). 

Veja aqui como fazer o seu comprovante for life de vacina da febre amarela

O que realmente é necessário é o passaporte e, para quem quer alugar carro (achei muito bom rodar de carro alugado por lá), é necessária a PID, Permissão Internacional para Dirigir, que é uma carteira de habilitação internacional e deve ser apresentada na locadora junto com a sua CNH brasileira. 

Nós alugamos um carro na Dollar quando chegamos ao Aeroporto de Dubai! Primeiro fomos no balcão da locadora e nos ofereceram uma determinada tarifa por X dias. Entrei no site da Rentalcars ali mesmo, na frente do funcionário, para conferir as tarifas, e o preço no site estava U$ 100 mais barato! Dá para acreditar?? E sim, eles nos pediram a carteira de motorista internacional. Veja aqui como tirar a PID no Brasil

moeda do país é o dirham. 

Nós trocamos U$ no Aeroporto de Dubai na cotação (ruim) de 3,61 por dólar. Alguns dias depois, no Shopping Burjman, trocamos U$ na cotação de 3,66 por dólar. Também li que um bom lugar para trocar dólares por dirhams é nos souqs (mercados típicos), mas não cheguei a ver a cotação lá. 

alugamos um carro no aeroporto de Dubai e com ele rodamos pelo país

carimbo do visto no passaporte

cédulas e moedas de dirham


O clima nos Emirados Árabes é quente e ensolarado o ano inteiro, com as estações do ano contrárias às do Brasil. Em Dubai, a época mais quente é de junho a setembro, o verão deles, quando as temperaturas ficam naquele nível absurdo dos 45ºC (com sensação térmica acima de 50ºC). 

O país, nessa época, é aparentemente uma sauna, e por isso eles têm tantos shoppings incríveis, com todas as atrações lá dentro - porque ninguém se anima a andar pelas ruas, sob o sol escaldante. Aliás, ninguém lá caminha na rua: as pessoas andam em carros, metrôs ou ônibus, mas ninguém anda a pé, mesmo porque é raro encontrar uma calçada por onde caminhar! 

De dezembro a março, é "inverno" em Dubai, e as temperaturas ficam mais amenas, de 20 a 30ºC - essa, sem nenhuma dúvida, é a melhor época para viajar aos Emirados. Infelizmente, essa é também a alta temporada lá, quando os preços de hotéis ficam mais altos e o número de turistas cresce - mas tenho que dizer que nós achamos tudo muito normal, como qualquer grande cidade em qualquer época do ano. Mesmo sendo época de Natal, por exemplo, os shoppings, imensos, nunca estavam lotados. 

E outro detalhe: mesmo sendo "inverno", é perfeitamente possível curtir as praias, tomar banho de piscina nos hotéis ou ir aos parques aquáticos, por exemplo. Nós mesmos fizemos tudo isso! Só parques aquáticos foram dois no nosso roteiro:

Yas Waterworld: o melhor parque aquático de Abu Dhabi


fomos ao parque aquático do hotel Atlantis em Dubai

futurística estação de metrô em Dubai, uma cidade sem calçadas, sem lugar para pedestres

se eu já achei muito calor no inverno, imagina o horror que não deve ser o verão nos Emirados Árabes!

fuso horário nos Emirados é de +7 horas em relação ao Brasil - quando são 14hs no Brasil, em Dubai são 21hs. 

E mais um detalhe importante: para os árabes, os dias de descanso são sexta-feira e sábado. Domingo, lá, é um dia normal! Como as sextas-feiras são sagradas, muitos locais não abrem neste dia (que é o dia de os muçulmanos rezarem), então programe-se com antecedência para não dar com a cara na porta!


sexta-feira muitos negócios ficam de portas fechadas!


Atenção com o Ramadã

Viajar por países muçulmanos em períodos de Ramadã pode ter alguns inconvenientes. Já aconteceu conosco na Indonésia, e chegou a atrapalhar um pouco a viagem, então se programe. 

Durante o Ramadã, os restaurantes e cafés ficam fechados do amanhecer até o pôr do sol, porque neste período os muçulmanos praticam o jejum da religião islâmica. Neste período do dia, não se pode tomar nem água mineral! Nesta época do ano, você acaba tendo que comer sempre em restaurantes de hotéis, que funcionam normalmente para atender não-muçulmanos. 

Não estivemos lá durante o Ramadã, mas acredito que em Dubai a coisa não seja tão estrita, já que as praças de alimentação de shoppings, por exemplo, devem funcionar - mas não sei de certeza, se você souber, nos conte!


será que o Shake Shack fecha no Ramadã?

Para estacionar o carro alugado nos Emirados


Um aviso importante: tenha muito cuidado para não perder o seu carro alugado nos estacionamentos dos shoppings, que são gratuitos e gigantescos. 

Tire fotos das indicações para não esquecer exatamente onde deixou o veículo! Nós perdemos o nosso carro alugado no estacionamento do Yas Mall e não havia jeito de encontrá-lo! 

Precisamos da ajuda do pessoal da segurança para conseguir encontrar o maldito carro por lá, por incrível que pareça!

Aliás, vale dizer que não lembro de termos pago para estacionar em nenhum lugar em Dubai ou Abu Dhabi - em todas as atrações, pontos turísticos e shoppings estacionamento era totalmente gratuito

Pagamos, no máximo, algumas taxas de parquímetro para estacionar na beira da praia, por exemplo. 

comprovante de pagamento do parquímetro na praia em Dubai

o imenso Dubai Mall detém o recorde de maior shopping do mundo, com 1200 lojas - imagine o tamanho do estacionamento!

Como usar a internet em Dubai e Abu Dhabi

Na nossa viagem aos Emirados, usamos um chip de celular da Easysim4u, que nos apoiou. 

Recebemos o chip em casa, antes de sair do Brasil, colocamos no telefone celular ainda no avião e já chegamos lá com internet funcionando no telefone! 

Para quem vai viajar por vários países (e continentes!), como nós viajamos em dezembro de 2017, a facilidade e comodidade que esses chips da T-Mobile (revendidos no Brasil pela Easysim4u) oferecem são imbatíveis!

Nós não vendemos esses chips através do blog (nem nenhum outro produto ou serviço, pois o pequeno viajante é um blog que não visa lucro, é apenas um passatempo nosso mesmo) - então dê uma olhada direto lá no site deles - Easysim4u - para ver como comprar esses chips e recebê-los em casa no Brasil antes de viajar.

ter internet wifi durante a viagem é fundamental, não apenas para postar uma selfie em Dubai...

mas principalmente para encontrar o caminho de volta para o hotel no fim do dia no Google Maps hehehe...


Leia todos os nossos posts sobre o país clicando aqui: Emirados Árabes

Vai viajar para os Emirados Árabes?

Os hotéis em que ficamos nesta viagem, em resumo, foram os seguintes:



* Em Al Ain: Hotel Ayla

Para ver mais dicas desta nossa viagem, dê uma espiada na hashtag #LipenosEmirados nas redes sociais (especialmente no nosso Instagram @claudiarodriguespegoraro). 

Tem dicas de viagem a Dubai, Abu Dhabi ou Al Ain também? Deixe nos comentários, por favor! Nós adoraríamos ter as contribuições de vocês aqui no blog!


Mais fotografias das nossas viagens no Instagram @claudiarodriguespegoraro, na hashtag #Felipeopequenoviajante.

Não esqueça de curtir a fan page no Facebook para acompanhar as nossas aventuras!

Assista todos os nossos minifilmes neste link do Facebook, e os vídeos você assiste no YouTube ou no Vimeo - aproveite e já se inscreva lá nos nossos canais!

Você também nos encontra aqui:

Share

Claudia Rodrigues Pegoraro

Comente este Post:

0 comentários: